Sunteți pe pagina 1din 10

APOSTILLA DE CABOS ELTRICOS

1. CONDUTORES Os materiais atualmente utilizados como condutores eltricos so o cobre e o alumnio. No caso de cabos isolados o cobre tem sido preferido, visto que para transmisso da mesma quantidade de energia deve-se utilizar uma seo de alumnio cerca de 70% maior do que a de cobre, fazendo com que os volumes da isolao e cobertura sejam tambm acrescidos. De acordo com as caractersticas mecnicas, o cobre pode ser classificado em trs categorias de tmpera, ou seja: mole (ou recozido), meio duro e duro, com propriedades distintas, sendo o cobre mole o de menor resistividade e o duro, o de maior resistncia mecnica trao. O cobre mole recomendvel para aplicao geral em condutores isolados ou no, onde se deseja alta condutibilidade e flexibilidade, sendo a resistncia trao fator secundrio. Os Condutores dos cabos de energia podem ser formados por um nico fio ou pela reunio de vrios fios formando cordas. As cordas so concebidas para chegar-se a diferentes graus de flexibilidade, a qual depende da relao entre a seo total do condutor e a do fio elementar, do passo da corda e do grau de recozimento do material. De um modo geral , quanto maior for o nmero de fios componentes, mais flexvel ser o cabo. Na sua concepo os condutores podem ter as seguintes construes: Fios e cabos com encordamento simples. Neste caso o condutor formado por um nico fio ou por duas ou mais camadas concntricas de fios de mesmo dimetro em torno de um fio central. As formaes padronizadas para cabos com encordamento normal so: 7 fios (1+6) 19 fios (1+6+12) 37 fios (1+6+12+18) 61 fios (1+ 6+12+18+24) etc Ou seja cada coroa possui um nmero de fios igual a ltima acrescida de mais seis.

1 / 10

Cabos redondos com encordamento compactado Aps a formao da corda, esta compactada por uma matriz tornando o dimetro do cabo resultante significativamente menor, uma vez que os espaos vazios so substancialmente reduzido. As vantagens decorrentes da construo compacta so inmeras destacando-se que os cabos isolados tero um menor dimetro final, permitindo um melhor aproveitamento dos dutos e menores raios de curvatura e, principalmente, devido a diminuio do volume de materiais isolantes e protetores.

Condutores Setoriais Compactados. So normalmente utilizados em cabos multicondutores (trs ou quatro condutores) para que se obtenha cabos com menor dimetro interno.

2 / 10

Condutores Redondos com Encordamento Composto. So formados pela reunio de vrios condutores previamente encordoados, chamados cochas. Esta modalidade de encordoamento utilizada em cordes que exigem grande flexibilidade devido a sua movimentao contnua durante seu ciclo de operao em condies de uso.

Nos casos de condutores redondo convencional so as seguintes as classes de encordoamento padronizadas pela ABNT.

CLASSE DE ENCORDOAMENTO

APLICAO

1 2 3 4 5 6

Fio circular de sees nominais de 0,5mm2 a 150mm2 (acima de 16mm2 considerados especiais) Cabos de energia em geral circulares compactados ou no at 2000mm2 e condutores no-circulares compactados Cabos de energia no-compactados circulares de 10 a 185 mm2 Cabos flexveis de 0,5 a 500mm2 Cabos flexveis de 0,5 a 630mm2 Cabos flexveis de 0,5 a 300mm2

No caso de condutores setoriais, anulares e segmentados, a experincia de cada fabricante permite a soluo tima do problema. 2. BLINDAGEM DO CONDUTOR A blindagem do condutor, constituda por materiais condutores no metlicos (normalmente chamados semicondutores) tem como principais finalidades dar uma forma de perfeitamente cilndrica ao condutor e eliminar espaos vazios entre o condutor e a isolao. No caso de um condutor encordoado de um cabo de mdia ou alta tenso no

3 / 10

possuir um recobrimento com material condutor, o campo eltrico assume um forma distorcida, acompanhando a superfcie do condutor. Nestas condies, o dieltrico solicitado de um modo no uniforme, sendo que, em alguns pontos, estas solicitaes podero ultrapassar os limites permissveis a isolao, resultando em uma depreciao na vida do cabo. Alm disto, no caso de dieltricos slidos, quando da extruso da isolao diretamente sobre o condutor, podero surgir bolhas de ar nos locais onde o material isolante no penetrou totalmente entre os fios , e o ar ser ento ionizado pela ao do campo eltrico e ocorrero descargas parciais que iro danificar tanto a isolao at a sua perfurao, devido tanto ao bombardeio de eltrons, gerando calor e eroso, quanto ao ataque de ozona.

Em geral, cabos com tenso nominal a partir de 1,8/3kV possuem condutores blindados. No caso de cabos com dieltricos slidos, a blindagem do condutor, constituda por material condutor no metlico, aplicada, por extruso, simultaneamente com a camada isolante.

3. MATERIAIS ISOLANTES Um dos componentes de maior importncia de um cabo de energia a sua isolao. A necessidade crescente de maiores gradientes de servio, para os cabos modernos, resulta no desenvolvimento tecnolgico contnuo, objetivando o aprimoramento dos dieltricos e processos em uso e a criao de novos tipos. Na escolha do material isolante a ser usado, so determinantes algumas caractersticas, tais como: a) Elevada rigidez dieltrica perante solicitaes a 60 Hz e de impulso (descargas atmosfricas e surtos de manobra); b) Baixas perdas dieltricas; c) Fcil dissipao de calor e portanto baixa resistividade trmica; d) Resistncia ao envelhecimento nas condies de tenso - Temperatura de servio desejadas. Espera-se normalmente que os cabos tenham uma vida superior a 20 anos. e) Flexibilidade, principalmente nas instalaes de equipamentos mveis.

4 / 10

3.1. DIELTRICOS SLIDOS Os dieltricos do tipo slido podem ser divididos em duas Categorias, segundo o seu comportamento trmico: - Termoplstico - Termofixo Estas duas categorias de materiais se distinguem principalmente quanto sua estabilidade trmica e quanto ao seu processo de fabricao. 3.1.1. DIELTRICOS TERMOPLSTICOS Os principais dieltricos do tipo termoplstico atualmente em uso como isolao para cabos de energia so: - Polietileno linear (PE) - Cloreto de polivimela (PVC) Os termoplsticos, obtidos diretamente da extruso do material isolante sobre o condutor, so materiais que quando sujeitos a um aumento gradativo de temperatura mantm seu estado slido at cerca de 120C e, a partir da perdem suas caractersticas mecnicas e amolecem at tornarem lquidos. Na prtica, os compostos termoplsticos tem sua temperatura de regime normal e transitrio limitada para que seja evitada a movimentao relativa do condutor no universo isolante, acarretando uma reduo de sua espessura e ocasionando defeito no sistema. Os compostos de PVC tem-se mostrado adequados para a utilizao em redes de distribuio em baixa tenso residenciais e industriais devido a sua tima resistncia mecnica e sua estabilidade perante o ataque de agentes qumicos. J os compostos de polietileno linear (PE) a partir de tenses nominais de 1,8/3kV tem-se mostrado mais vantajosos do que o PVC devido as suas superiores propriedades dieltricas. 3.1.2. DIELTRICOS TERMOFIXOS Os dieltricos termofixos, obtidos a partir da extruso e vulcanizao do material, caracterizam-se por manter seu estado fsico mesmo em regimes onde altas temperaturas esto envolvidas, uma vez que quando se eleva sua temperatura alm do limite admissvel o material se carboniza sem se tornar lquido. Na prtica a temperatura de regime permanente recomendvel de 90C, sendo que em regime de emergncia se permite atingir 130C e durante transitrios provenientes de curtos-circuitos os termofixos podem suportar, sem se deteriorar, temperaturas de at 250C. A excelente estabilidade trmica destes materiais permite que mais potncia seja transportada utilizando-se a mesma seo de condutor do que o similar termoplstico e, principalmente, em sistemas onde se tem alto nvel de curto-circuito, uma economia global poder ser obtida com aplicao de isolamento termofixos. 5 / 10

Os principais dieltricos termofixos (vulcanizados) utilizados em cabos de energia so:

- Polietileno reticulado (XLPE) - Borracha etileno propileno (EPR) O XLPE, alm das excelentes propriedades dieltricas, apresenta um baixo fator de potncia o que faz com que suas perdas dieltricas sejam mnimas quando comparadas com os demais materiais isolantes. A borracha etileno propileno(EPR) apresenta como propriedades mais importantes a sua alta resistncia a descargas parciais e sua boa flexibilidade a frio. Em particular, o EPR devido a sua boa flexibilidade encontra aplicao como isolao de cabos de controle dos cabos de baixa tenso para a indstria naval e de plataforma de prospeco de petrleo Os cabos isolados com polietileno reticulado (XLPE) e borracha etileno propileno (EPR), tem sido preferido como uma alternativa tcnico-econmica para a substituio dos cabos de papel impregnado em sistemas de distribuio em baixa, mdia e alta tenso. 4. BLINDAGEM DA ISOLAO A funo principal da blindagem da isolao a de propiciar uma distribuio radial e simtrica de campo eltrico fazendo com que o dieltrico seja uniformemente solicitado. Da mesma forma que a blindagem do condutor, a blindagem da isolao para ser efetiva dever manter um perfeito contato com a superfcie externa da isolao, eliminado assim a possibilidade de bolhas de ar que dariam lugar as descargas parciais. A blindagem da isolao proporciona tambm uma capacitncia uniforme entre o condutor e a terra o que representa uma impedncia caracterstica (Zo) uniforme ao longo do cabo evitando pontos com grande concentrao de linhas de campo, o que acarreta uma melhor performance perante s solicitaes de impulso. A blindagem da isolao constituda por meio de uma camada de material condutor no metlico que alm de uniformizar o campo eltrico possui condutncia suficiente para o transporte das correntes de fuga e capacitavas. A blindagem metlica sobre esta semicondutora por meio de fitas ou fio de cobre que tem a funo de transporte de correntes induzidas ou de curto-circuito.

6 / 10

Em geral os cabos com tenso nominal a partir de 1,8/3kV possuem blindagem da isolao. No caso de cabos com dieltricos slidos a blindagem da isolao pode ter uma das seguintes construes: - Material condutor no-metlico, de fcil remoo a frio, obtido, a partir da extruso. - Aplicao contnua de verniz semicondutor sob fita semicondutora. A blindagem metlica pode ser formada pela aplicao helicoidal de fitas de cobre sobrepostos ou pela aplicao de fios de cobre. Para sistema com alto nvel de curto-circuito fase-terra recomendvel a especificao de cabos com blindagem de fios de cobre que alm de uma maior capacidade de corrente possui impedncia praticamente constante ao longo da vida do cabo.

5. PROTEO 5.1. COBERTURAS

7 / 10

Para o ncleo do cabo que constituido pelas camadas internas, abaixo da cobertura foi determinante na escolha destes materiais as caractersticas eltricas, mecnicas e qumicas. Nota-se que at o ncleo, as caractersticas de resistncia a agentes qumicos ou mecnicos externos, executando-se casos particulares, no so consideradas em primeiro plano. necessrio ento que em funo das condies de instalao, sejam projetadas coberturas como proteo ao ncleo do cabo, em funo do meio e dos elementos que mais possam afetar a vida e a integridade do ncleo, mantendo contudo uma coerncia de flexibilidade quando necessrio. Na escolha do material para cobertura a ser usada so fundamentais algumas caractersticas, tais como: a) b) c) d) e) f) g) Impermeabilidade Resistncia a abraso, rasgamento e impacto Inflamabilidade Baixa emisso de gases durante eventual queima Estabilidade trmica Resistncia ao ataque de agentes qumicos e atmosfricos Flexibilidade

Dentre os materiais adotados para coberturas em cabos, os seguintes se destacam, devido s suas diferentes performances perante uma particular aplicao:

Cloreto de polivinila (PVC) Cloreto de polivinila resistente chama (PVC-TRC) Polietileno linear (PE) Polietileno Clorossulforado CSP (Hypalon) Policloroprene (neoprene) Material no halogenado MATERIAIS

CARACTERSTICAS CHUMBO Impermeabilidade Resist. a Abraso Inflamabilidade Emisso de Gases Estabil. Trmica Resist. A Qumicos Flexibilidade Custo Relativo Agentes timo timo timo Mau Alto

PVC Bom Bom Regular Regular Bom Bom Regular Baixo

PVCTRC Bom Bom Bom Regular Bom Bom Regular Baixo

PE Muito Bom Regular Mau Regular Bom Bom Regular Mdio

CSP Regular timo timo Bom timo Muito Bom timo Alto

NEOPRENE Mau timo Bom Regular timo Muito Bom timo Alto

8 / 10

5.2. ARMAES No Caso de instalaes mais sujeitas a esforos ou danos mecnicos podem ser previstas protees metlicas adicionais sendo os tipos mais comumente adotados os seguintes: 5.2.1. ARMAES DE FITAS DE AO GALVANIZADO So normalmente utilizadas em cabos mltiplos instalados diretamente no solo onde nenhuma outra proteo contra golpes e esforos transversais prevista. Em caso de cabos instalados em tneis e galerias esta modalidade de armao particularmente adequada proteo contra ataque de roedores. Normalmente a armao protegida contra corroso por uma cobertura a qual facilita tambm os servios de instalao. No caso de cabos instalados diretamente no solo onde prevista sua proteo por meio de lajotas de concreto a armao perde sua finalidade.

5.2.2. ARMAO COM FIOS DE AO GALVANIZADO So normalmente utilizados em cabos mltiplos instalados em locais pantanosos ou em instalaes subaquticas protegendo o cabo contra esforos longitudinais (trao). Este tipo de armao tambm recomendado quando da instalao de cabos na vertical onde o peso do cabo deve ser suportado pela armao.

5.2.3. ARMAO COM FITAS CORRUGADAS INTERTRAVADAS (INTERLOCKED) Este tipo de armao cumpre o mesmo objetivo que a composta por fitas planas, ou seja, proteger o ncleo do cabo contra esforos mecnicos radiais.

9 / 10

No caso de cabos singelos, para se evitar perdas adicionais, so empregados materiais no magnticos, ou seja, fitas ou fios de bronze caso se deseje proteger contra golpes ou esforos de trao respectivamente.

10 / 10

S-ar putea să vă placă și