Sunteți pe pagina 1din 4

Tipo de empresa

A empresa ser registrada com o nome de " Cursinho X" e ser composta por uma sociedade limitada de propriedade: Do Sr. Adolpho , Sr. Joo , Sr. Andre , Sr. Afonso , Sr. Antonio , Sr. Rodrigo , Sr. Luiz. Sua localizao estar compreendida na cidade de Ilha Solteira , na regio central da cidade.

Estrutura Operacional

Figura 1 - Organograma

O cursinho ser administrado pelo Sr. Andre na funo de diretor. Ele ser auxiliado pelos encarregados Sr. Joo e Sr. Adolpho, os mesmos esto responsveis pelos quadro de professores enquanto o primeiro tambm cuidara das atividades que o atendente desempenhar e o segundo, pelo auxiliar de limpeza.

Os outros tais como : Sr. Rodrigo , Sr. Afonso , Sr. Luiz , Sr. Antonio estaro respectivamente responsveis pelas reas de : Marketing , Finanas/Tesoureiro , Contador e Secretario. Todos os associados presentes no organograma possuem conhecimento na rea de economia , administrao , empreendedorismo e tambm experincia com o desafio SEBRAE o que pode ser fundamental para o sucesso futuro do negocio. Os associados motivaram a entrar nesse tipo de investimento ao ser constatado uma alta demanda de alunos que no ingressaram em concorridos vestibulares e que no possuam renda para frequentar cursinhos pr-vestibulares devido ao alto custo da mensalidade.

Atividades Pr-operacionais
Foram listadas algumas atividades a serem realizadas antes do funcionamento operacional do cursinho , listadas abaixo : Registro da empresa (2 dias); Preparao do plano de negcios (5 semanas); Requerimento/Aprovao do emprstimo (7 semanas); Contrato de fornecedores e equipamentos (1 semana); Requerimento do processo de locao do local (4 semanas); Contrato de mo-de-obra (1 semana); Instalao dos equipamentos (5 dias); Compra de suprimentos (3 dias).

Encontra-se ,abaixo, o modelo operacional a qual tem por intuito demonstrar em forma de tabela as atividades listadas anteriormente. Tabela 1 - Modelo Cronograma (em semanas) 4 5 6

Atividades Registro da empresa Preparao do plano de negcios Requerimento/Aprovao do emprstimo Contrato de fornecedores e equipamentos Requerimento do processo de locao do local Contrato de mo-de-obra Instalao dos equipamentos Compra de suprimentos

10

Cronograma (em semanas) 11 12 13 14

15

16

17

18

19

Despesas Administrativas
No ser necessrio treinar os funcionrios, visto que trata-se de um trabalho simples sem nenhuma habilidade especial. No entanto, alguns custos estaro incorridos para abertura do cursinho, alm dos custos de fornecedores de material didtico, temos os seguintes custos: Custo de Registro; Custo de adequao do prdio; Custo do Aluguel; Eletricidade; Marketing. Tabela 2 - Custos pr-operacionais Despesas operacionais Custo de Registro Custo de adequao do prdio Custo do Aluguel Eletricidade Marketing Total R$ 2,000 3,000 5,000 200 1,000 11,200

Parte dos gastos administrativos ser de encargo dos associados da empresa , como a funo de contador , tesoureiro , diretor , e os demais associados , no se tratando portanto de custos pr-operacionais. Enquanto a depreciao dos equipamentos do cursinho e eletricidade(ps funcionamento) os custos estaro presentes na tabela de despesas de overhead.

S-ar putea să vă placă și