Sunteți pe pagina 1din 30

Intolerncia ao glten: Doena celaca

Definio
A Doena Celaca (DC) autoimune, causada pela intolerncia permanente ao glten - principal frao protica presente no trigo, centeio, cevada e aveia - e que se expressa por enteropatia mediada por linfcitos T, em indivduos geneticamente predispostos.

Estudos de prevalncia da DC tm demonstrado que esta doena mais frequente do que se acreditava, e que continua sendo subestimada. A falta de informao sobre a DC e a dificuldade para o diagnstico prejudicam a adeso ao tratamento e a melhora do quadro clnico.

Definio

A DC comum ao redor do mundo e afeta cerca de uma para cada 100 a 300 pessoas. A taxa de mulheres para homens com DC de 2:1. A epidemiologia da DC tem caractersticas de iceberg - h muitos mais casos no diagnosticados (abaixo da linha d'gua) que diagnosticados (acima da linha d'gua).

Epidemiologia

Histria
A doena celaca conhecida desde o Sculo XI, mas foi s em 1888 que Samuel Gee, um pesquisador ingls, a descreveu em detalhes e achou que as farinhas poderiam ser as causadoras da molstia. Em 1950, Dicke, um pediatra holands, observou que durante a guerra, quando o po esteve escasso na Europa, diminuram os casos de doena celaca. Trs anos depois ele conseguiu comprovar sua teoria, deixando claro o papel do glten (contido no trigo, cevada, aveia e centeio) na provocao da doena.
7

Classificao
Trs formas de apresentao clnica da DC so reconhecidas, quais sejam: clssica ou tpica, no clssica ou atpica, e assintomtica ou silenciosa:

Classificao
I Forma Clssica: caracterizada por diarria crnica, em geral com distenso abdominal e perda de peso. O paciente pode apresentar diminuio do tecido celular subcutneo, falta de apetite, alterao de humor (irritabilidade ou apatia), vmitos e anemia. A crise celaca ocorre quando h retardo no diagnstico e tratamento, particularmente entre o primeiro e o segundo anos de vida, e em geral, desencadeada por infeco. .

Classificao

A crise celaca, potencialmente fatal, caracteriza-se pela diarria com desidratao hipotnica grave, distenso abdominal por hipotassemia e desnutrio grave, alm de outras manifestaes como hemorragia e tetania.

10

II Forma Atpica: caracteriza-se por quadro mono ou oligossintomtico, em que as manifestaes digestivas esto ausentes ou, quando presentes, ocupam um segundo plano. Os pacientes deste grupo podem apresentar manifestaes isoladas, como, por exemplo, baixa estatura, anemia por deficincia de ferro refratria reposio de ferro por via oral, anemia por deficincia de folato e vitamina B12, osteoporose, hipoplasia do esmalte dentrio, artralgias ou artrites, constipao intestinal refratria ao tratamento.

Classificao

11

Classificao
E outros sintomas so: atraso puberal, irregularidade do ciclo menstrual, esterilidade, abortos de repetio, ataxia, epilepsia (isolada ou associada calcificao cerebral), neuropatia perifrica, miopatia, manifestaes psiquitricas - depresso, autismo, esquizofrenia -, lcera aftosa recorrente, elevao das enzimas hepticas sem causa aparente, fraqueza, perda de peso, edema de apario abrupta aps infeco ou cirurgia e dispepsia no ulcerosa.

12

Classificao
III Forma Silenciosa: caracterizada por alteraes sorolgicas e histolgicas da mucosa do intestino delgado compatveis com DC, na ausncia de manifestaes clnicas. Esta situao pode ser comprovada especialmente entre grupos de risco para a DC como, por exemplo, parentes de primeiro grau de pacientes com DC, e vem sendo reconhecida com maior frequncia nas ltimas duas dcadas, aps o desenvolvimento dos marcadores sorolgicos para esta doena. Deve-se mencionar a dermatite herpetiforme, considerada DC da pele, que se apresenta com leses cutneas do tipo bolhoso e intensamente pruriginoso e que se relaciona tambm com a intolerncia permanente ao glten.
13

Diagnstico

Os marcadores sorolgicos so teis para identificar os indivduos que devero submeter-se bipsia de intestino delgado. Os 3 principais testes sorolgicos para deteco da intolerncia ao glten incluem as dosagens de anticorpos antigliadina, antiendomsio e antitransglutaminase.

14

Diagnstico

Considerando a maior facilidade de dosagem do anticorpo antitransglutaminase, aliada a elevadas sensibilidade e especificidade na populao peditrica e adulta, este o teste sorolgico de escolha para avaliao inicial dos indivduos com suspeita de intolerncia ao glten.

15

Para o diagnstico definitivo da DC necessria a realizao de endoscopia digestiva alta com bipsia de intestino delgado.

Diagnstico

16

Diagnstico

A leso clssica da DC consiste em mucosa plana ou quase plana, com criptas alongadas e aumento de mitoses, epitlio superficial cuboide, com vacuolizaes, borda estriada borrada, aumento do nmero de linfcitos intraepiteliais e lmina prpria com denso infiltrado de linfcitos e plasmcitos. Marsh, em 1992, demonstrou haver uma sequncia da progresso da leso da mucosa do intestino delgado na DC:
17

Fisiopatologia
As mudanas patolgicas clssicas do intestino delgado so categorizadas atravs da "classificao Marsh": Estgio Marsh 0: mucosa normal Estgio Marsh 1: nmero aumentado de linfcitos intra-epiteliais, geralmente mais de 20 a cada 100 entercitos Estgio Marsh 2: proliferao das criptas de Lieberkuhn Estgio Marsh 3: atrofia completa ou parcial das vilosidades Estgio Marsh 4: hipoplasia da arquitetura do intestino delgado As mudanas geralmente melhoram ou so revertidas aps o glten ser removido da dieta, devendo ser realizada diversas bipsias meses (4 a 6) aps o incio da excluso do glten.
18

19

20

Tratamento

O tratamento da DC consiste em dieta sem glten, devendo-se, portanto, excluir da alimentao tudo o que contenha trigo, centeio, cevada e aveia, por toda a vida. Com a instituio de dieta totalmente sem glten, h normalizao da mucosa intestinal e das manifestaes clnicas.

21

Dicas
LEIA ATENTAMENTE OS RTULOS DOS PRODUTOS! O uso generalizado de emulsificantes, espessantes e outros aditivos derivados de gros que contm glten nos alimentos e medicamentos processados industrialmente, pode complicar o cumprimento estrito dieta isenta de glten.

22

* Realizar uma dieta variada e equilibrada para evitar carncias nutricionais. Deve-se substituir os ingredientes que contenham glten ( como a farinha de trigo ), por outras opes como o uso de farinha de arroz, amido de milho, farinha de milho, fub, farinha de mandioca, polvilho e fcula de batata
.

Dicas

23

Dicas

A doena celaca est associada a uma incidncia maior de adenocarcinoma de intestino delgado e outras complicaes! preciso observar rigorosamente a dieta! Comer s um pouquinho de alimentos com glten, dificulta a recuperao do intestino e pode agravar muito o problema. O acompanhamento multiprofissional do paciente pode ser necessrio e recomendado (mdicos, psicologos, nutricionistas, farmacuticos, dentistas).
24

Dicas
obrigatrio por lei federal (Lei n 10.674, de 16/05/2003) que todos os alimentos industrializados informem em seus rtulos a presena ou no de glten para resguardar o direito sade dos portadores de doena celaca.

25

H risco elevado de DC em:

Dicas

Parentes de primeiro e segundo graus de celacos ( recomendado rastrear DC nos parentes prximos) (18%) Sndrome de Down (12%) Tireoidopatia auto-imune (5%) Hepatite ativa crnica Diabetes mellitus tipo 1 (5 a 6%) Colite linfoctica (15 a 27%) Sndrome da fadiga crnica (2%) Sndrome do intestino irritvel
26

Fontes
Protocolo Clnico e Diretrizes Teraputicas Doena Celaca Portaria SAS/MS no 307, de 17 de setembro de 2009. (Republicada em 26.05.10) Wikipdia World Gastroenterology Organisation Practice Guidelines: Doena Celaca
27

Compilado por:
Aline Maria S Nascimento Farmacutica bioqumica Ps-graduada em Farmcia

Junho/2012
28

29

30

S-ar putea să vă placă și