Sunteți pe pagina 1din 10

QUESTIONRIO 03

1) Sobre os MTODOS MECNICOS DE CONTROLE DE PRAGAS POR COMPORTAMENTO podemos afirmar, exceto: a) So mtodos que se baseiam nos estudos de fisiologia dos insetos. b) Os principais grupos de hormnios de insetos so: Hormnios endcrinos, Neurormnios e Feromnios. c) O hormnio juvenil um hormnio endcrino. d) O ecdisnio um feromnio de agregao.
e) N.D.A.

2) Sobre os MTODOS MECNICOS DE CONTROLE DE PRAGAS POR COMPORTAMENTO podemos afirmar, exceto:
a) Os semioquimicos so responsveis pela comunicao. b) Os ALELOQUMICOS tem atuao intraespecfica. c) ALOMNIOS so substncias que favorecem o emissor, funcionando como substncia de defesa). d) Os CAIROMNIOS so substncias que favorecem o receptor. e) APNEUMNIOS que so substncias qumicas provenientes de alimento no vivo que atraem o parasitide.

3) Sobre os principais tipos de feromnios com suas respectivas funes podemos afirmar: a) Feromnios de alarme servem para manuteno de um espao mnimo para sobrevivncia e para antiagregao b) Feromnios de disperso para sinalizar perigo e ameaa, provocando a fuga. c) Feromnios de agregao servem para atrao do sexo oposto. d) Feromnios sexuais servem para manuteno das sociedades de insetos colonizao de novos hbitats e agregao antes do acasalamento. e) Os feromnios sexuais passaram a ser mais estudados aps a descoberta do feromnio do bicho-da-seda, bombicol, em 1959.

4) Entre os FEROMNIOS disponveis a venda no Brasil e seus usos podem afirmar, exceto:
a) O MIGDO usado para monitoramento e controle de Mignodolus fryanus em cana-de-aucar. b) CODLURE usado para monitoramento e controle de Cydia pomonella em plantaes de maa.

c) Anthomonus grandis pode ser monitorado e controlado na cultura do algodo, com o uso de GRANDRULE d) Rhyncophorus palmarum pode ser monitorado e controlado com o uso de RHYNCOPHORAL em plantaes de coco. e) Ceratitis capitata pode ser controlada com o uso de GOSSYPLURE em pomares de fruteiras.

5) Entre as PLANTAS ATRAENTES usadas no controle de insetos podemos afirmar, exceto: a) O algodo pode ser plantado com 30 dias de antecedncia para controle da broca-da-raiz Eutinobothrus brasiliensis e do bicudo Anthonomus grandis. b) A melancia (cv. CRISOM SWEET) intercalada com plantios de pepino, abbora, melo etc. pode ser usada o para controle das brocas-das-cucurbitceas Diaphania spp. c) A purunga ou cabaa (Lagenaria vulgaris - Cucurbitaceae): pedaos de fruto verde tratados com carbaril para controle da vaquinha (Diabrotica speciosa). d) Pedaos de pseudocaules de banana, tratados com carbofuran ou fensulfotion base de 150 iscas/h, podem ser usados para o controle do moleque-da-bananeira Cosmopolites sordidus. e) Pedaos de estipe de coqueiro de 50 cm tratados com carbofenotion pode ser usado no controle da broca Rhynchophorus palmarum. 6) Sobre PLANTAS REPELENTES E SUAS SUBSTNCIAS ATIVAS podemos afirmar, exceto: a) Andropogum nardus possui Citronela que usada para repelncia de mosquitos. b) Cucumis sativum exerce repelncia sobre abelhas e vespas atravs da Cucurbinatina. c) Gossypium spp. repele Anthonomus grandis atravs da produo de Tomatina. d) Cupins so repelidos pela Pinosilvina produzida por Pinus Sylvestris. e) O milho produz 6-MBOA para repelir a mariposa Ostrinia nubialis. 7) Sobre MTODOS DE CONTROLE FISICO podemos afirmar, exceto: a) O fogo pode ser usado para controlar nuvens de gafanhotos, cochonilhas em pastagens e cana-de-acar, broca, lagarta-rosada, bicudo em algodoeiro e coleobrocas. b) A drenagem empregada em casos especiais, como em pntanos, para controlar gorgulhos aquticos em cultura de arroz irrigado.

c) A inundao tambm empregada em arroz para controlar certas pragas. d) A temperatura alta (mais de 50C) ou baixa (menos de 5C) usada para matar ou paralisar as atividades de algumas pragas. e) N.D.A. 8) Sobre o uso de CORES NO CONTROLE DE INSETOS podemos afirmar, exceto: a) O pulgo Myzus persicae repelido por radiao ultravioleta ao pousar numa superfcie. b) A palha de arroz pode ser usada em cobertura morta nos canteiros de plantas ou a pulverizao de cal que, devido sua cor branca, tambm atua como repelente desses insetos. c) A cor azul marinho atrai adultos de mosca-branca e moscaminadora. d) A utilizao de superfcies amarelas impregnadas com substncias adesivas (leo mineral, por exemplo) para atrair e capturar adultos no campo diminui a populao de Bemisia tabaci, e tambm da mosca-minadora (Liriomyza sp.). e) N.D.A. 9) Sobre o uso do SOM NO CONTROLE DE INSETOS podemos afirmar, exceto: a) Oferecem boas perspectivas na preservao de alimentos em armazns, tratamento de madeiras de fcil transporte e sujeitas ao ataque de insetos. b) Ondas sonoras de 39 khz causaram mortalidade total de Sitophilus oryzae em gros armazenados, pelo aquecimento produzido pelas ondas e principalmente pelo efeito duplo com a ressonncia obtida. c) Como atraente, o som tem sido empregado no controle de gafanhotos. d) Como repelente, tm sido usados com maior sucesso ultra-sons de 25 a 60 khz. e) possvel proteger a cultura de milho de Ostrinia nubilalis, utilizando alto-falante com emisso de ultra-sons. 10) Sobre MTODOS DE CONTROLE AUTOCIDAS podemos afirmar, exceto: a) As pragas so utilizadas contra os membros da mesma espcie; por isso, essa tcnica tem sido conhecida como controle autocida.

b) O controle autocida baseia-se no princpio da esterilidade por meio de liberaes contnuas e inundativas de machos estreis em uma populao, os quais acasalariam com fmeas normais, produzindo ovos infrteis, o que levaria a uma reduo (e at extino) da populao de uma determinada praga. c) A constituio gentica da populao de inseto alterada e sua reproduo no afetada. d) Outros mtodos de manipulao gentica de pragas, como esterilizao hibrida, mutaes condicionais letais e esterilidade de translocao, envolvem a competio entre gametas de insetos estreis e normais, levando reduo na esterilidade da prognie, na fecundidade ou na sobrevivncia. e) N.D.A.

11) Sobre ESTERILIZAO DE INSETOS podemos afirmar, exceto: a) A esterilizao fsica feita com radiaes ionizantes. b) A esterilizao qumica, em certos casos, pode ser mais vantajosa e a tcnica mais utilizada. c) Os produtos podem agir impedindo a formao de vulos e espermatozides; matando as clulas reprodutoras depois de serem produzidas ou danificando o material gentico delas, impedindo o desenvolvimento da prognie. d) So conhecidos cerca de 300 compostos de ao esterilizante, mas todos so bastante txicos e perigosos. e) Entre os produtos quimioestrelizantes podemos citar: alquilantes como tepa e afolato, busulfan, antimetablitos, triazinas como hemel e ureias. 12) Sobre o uso de RADIAO IONIZANTE EM INSETOS podemos afirmar, exceto: a) A esterilizao dos insetos usando radiaes ionizantes havia sido constatada, desde 1916, com o emprego de raios X no besouro-dofumo (Lasioderma serricorne), que colocou ovos infrteis. b) Ao desenvolver um programa de esterilizao de insetos por meio da radiao ionizante, preciso estudar cada espcie, a fim de conhecer sua reproduo fisiologicamente de cada espcie. c) A radiao em forma de energia podem ser as produzidas pelos raios X e gama. d) Os istopos mais utilizados como fonte de radiao gama so o Cobalto 60 (60Co), com uma meia-vida de 5,3 anos, e o Csio 137 (l37Cs), com uma meia-vida de 30 anos.

e) A esterilizao total consiste na aplicao indireta dos raios sobre a populao dos insetos, por um perodo de tempo indefinido. 13) Sobre a TCNICA DO INSETO ESTERIL (TIE) podemos afirmar, exceto: a) Consiste na liberao de machos e fmeas esterilizados num ecos sistema definido, permitindo sua competio com outros indivduos da populao natural da mesma espcie. b) A TIE bastante simples e pode ser aplicado a qualquer tipo de praga. c) As limitaes de seu emprego esto ligadas principalmente dependncia direta do domnio de tcnicas de criao massal de insetos e controle de qualidade dos insetos liberados, para que os insetos sejam competitivos com os indivduos da populao natural para o acasalamento. d) Um completo estudo da biologia e ecologia do inseto visado imprescindvel, quando se deseja erradic-lo por esse mtodo, pois o desconhecimento de um dos dados relacionados com o ciclo da espcie pode comprometer toda a estratgia adotada; e) As seguintes paragsa foram eliminadas pelo TIE: Mosca-domediterrneo (Ceratitis capitata), Mosca-oriental-das-frutas (Bactrocera dorsalis), Mosca-do-melo (Bactrocera cucurbitae) Mosca-mexicana (Anastrepha ludens), Besouro Melolontha vulgaris por volta de 1962 e Cydia pomonella no Canad, em 1965.

QUESTIONRIO 04

1) Sobre o CONTROLE BIOLGICO CLSSICO podemos afirmar, exceto: a) Consiste na multiplicao de parasitides ou predadores em laboratrio, visando o controle de pragas exticas (eventualmente nativas). b) Foi introduzida no pas a vespinha Diachasmimorpha longicaudata, para controle da mosca-das-frutas, Ceratitis capitata. c) O Brasil tem vrios casos de sucesso com controle biolgico clssico, destacando-se a importao de Neodusmetia sangwani para controle de Antonina graminis. d) Ageniaspis citricola foi introduzida para controlar o minador-doscitros, Phyllocnistis citrella, j est adaptado ao Pas. e) N.D.A. 2) Sobre o CONTROLE BIOLGICO NATURAL podemos afirmar, exceto: a) Refere-se populao de inimigos naturais que ocorre naturalmente. b) Tem como preceito bsico a conservao. c) Parasitides e predadores devem ser preservados por meio da manipulao do seu ambiente de alguma forma favorvel. d) o controle recomendado para algumas culturas, principalmente para culturas com poucas pragas. e) N.D.A. 3) Sobre o CONTROLE BIOLGICO APLICADO podemos afirmar, exceto: a) Trata-se de liberaes de parasitides ou predadores, aps sua produo massal em laboratrio, visando reduo rpida da populao da praga para seu nvel de equilbrio. b) As espcies de Trichogramma podem ser criadas sobre ovos de traas, que no so hospedeiros naturais, ou mesmo ovos de bichoda-seda. c) Controle biolgico aplicado refere-se ao preceito bsico de controle biolgico atualmente chamado de multiplicao (criaes massais). d) Tem como principal vantagem a rpida aplicabilidade e reduo rpida da praga. e) N.D.A.

4) Sobre PARASITAS E PARASITIDES podemos afirmar, exceto: a) Dentre os parasitides, destacam-se moscas da famlia Tachinidae e microimenpteros de diversas famlias. b) Os mais importantes so os da ordem Lepidoptera e, em menor grau Coleoptera. c) Das famlias de Hymenoptera, os mais freqentemente utilizados em controle biolgico so representantes de Braconidae e Ichneumonidae (Ichneumonoidea) e Eulophidae, pteromalidae, Encyrtidae e Aphelinidae (Chalcidoidea). d) Dentre os predadores, destacam-se as joaninhas (Coccinellidae), os percevejos dos gneros Orius, Geocoris, Nabis, Podisus, Zelus etc.; os lixeiros (Chrysoperla spp.), carabdeos, sirfdeos, tesourinhas, vespas, alm de caros fitosedeos e diversas espcies de aranhas. e) Dentre as 32 famlias de predadores, Anthocoridae, Pentatomidae, Reduviidae, Carabidae, Coccinellidae, Staphylinidae, Chrysopidae, Cecidomyidae, Syrphidae e Formicidae so os mais comumente encontrados predando pragas.

5) Sobre PARASITIDES E PREDADORES usados no Brasil para o controle de pragas podemos afirmar, exceto: a) Cotesia flavipes vem sendo utilizada para o controle de Diatrea saccharalis em cana-de-aucar. b) Trissolcus basalis usado na cultura da Soja para o controle de percevejos. c) Na cultura do tomate utiliza-se Trichogramma pretiosum para o controle de Tuta absoluta. d) Podisus nigrispinus controla Lagartas desfolheadoras em floretas. e) Antonina graminis tem sido utilizada em pomares frutferos para o controle de Neodusmetia sangwani.

6) Cotesia flavipes um microhimenoptero que vem sendo amplamente utilizado no controle de Diatrea saccharalis em canaviais brasileiros. Pesquise sobre o processo de criao massal deste parasitae suas aplicaes nos canaviais.

QUESTIONRIO 05

1) Sobre CONTROLE MICROBIANO DE INSETOS podemos afirmar, exceto: a) Baseia-se na introduo inoculativa ou colonizao de artrpodes predadores e parasitoides, usando-os como agentes naturais de controle. b) Os produtos microbianos mais utilizados so base de Bacillus thuringiensis (Dipel, Thuricide), Beauveria bassiana (Boveril), Metarhizium anisopliae (Metarril), Baculovirus anticarsia (Baculo-soja, Baculoviron) etc.c) c) A conservao ou proteo pode ser feita pela manipulao do ambiente usando certas cultivares, espaamentos, tratos culturais, sistemas de cultivos e defensivos seletivos que conservem os entomopatgenos. d) Foram elaboradas iscas de Bacillus thuringiensis para o controle de Diatraea saccharalis, isca com Nosema locustae visando ao controle de gafanhotos e iscas para cupins com Beauveria bassiana. e) Iscas com Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae so usadas para o controle do moleque-da-bananeira, Sphenophorus levis, e Metamasius hemipterus, em cana-de-acar.

2) Sobre FUNGOS ENTOMOPATOGNICOS podemos afirmar, exceto: a) causam enzootias que mantm as pragas sob controle. b) Os fungos contaminam insetos e caros, penetrando principalmente atravs do tegumento, podendo tambm atuar por via oral, anal etc. c) O fungo Nomuraea rileyi muito importante para a cultura da soja, j que ataca a lagarta Anticarsia gemmatalis em condies de alta umidade e temperaturas amenas. d) So exemplos de fungos entomopatognicos: Entomophthora, Entomophaga, Neozygites e Batkoa. e) O produto microbiano BOVERIL, que tem como base o fungo Beauveria bassiana , usado no controle de cupins e caros.

3) Sobre BACTRIAS ENTOMOPATOGNICOS podemos afirmar, exceto: a) Ocorrem em um grande nmero de espcies de bactrias que atacam insetos, sendo que a mais importante Bacillus thuringiensis e suas variedades. b) Existem dezenas de formulaes no mercado internacional, sendo as mais comuns Dipel e Thuricidae. c) O produtos microbianos CONDOR e THURICIDE utiliza Bacillus thuringiensis kurstaki para controlar lagartas. d) O produto microbiano M TRACK utiliza Bacillus thuringiensis sandiego para controle de colepteros. e) O produto microbiano MATTCH utiliza Bacillus thuringiensis para controle de lagartas. 4) Sobre VIRUS ENTOMOPATOGNICOS podemos afirmar, exceto: a) Baculovirus anticarsia, um vrus de poliedrose nuclear (NPV), vem sendo utilizado com grande eficincia para o controle da lagarta-dasoja, em quase todas as reas cultivadas com essa leguminosa. b) Os produtos microbianos Baculo-soja, Baculoviron, Baculovrus, Baculovirus anticarsia e Protege so usados para o controle da lagarta da soja (anticarsia gemmatalis). c) Os produtos microbianos Baculoviron, CYD-X e Granupon so usados para o controle de Cydia pomonela. d) SPOD-XLC vem sendo usado com eficincia no controle do percevejo da soja Nerazida viridula. e) GEMSTAR LC pode ser usado no controla de Helicoverpa e Heliothis. 5) Sobre PROTOZORIOS ENTOMOPATOGNICOS podemos afirmar, exceto:

a) Malamoeba locustae ocorre em mais de 40 espcies de gafanhotos. b) Mattesia grandis: incide sobre o bicudo-do-algodoeiro, alm de alguns lepidpteros e himenpteros. c) Adelina spp.: provoca doena em colepteros dos gneros Tribolium eTenebrio. d) Nosema sp. ocorre enzooticamente em Cotesia flavipes no Brasil e causa problemas na criao desse inseto em laboratrio. e) Vairimorpha necatrix ocorre em mais de 30 espcies de insetos da ordem Lepidoptera, tendo sido constatado em Helicoverpa zea,

Heliothis virescens, Trichoplusiani, Pseudoplusia includens, Spodoptera frugiperda etc. 6) Sobre NEMATIDES ENTOMOPATOGNICOS podemos afirmar, exceto: a) No Brasil, ocorre Coenorhabditis elegans atacando Mahanarva fimbriolata e Hexamermis sp. em Diatraea saccharalis e Mahanarva posticata. b) Algumas espcies de Steinernema j foram observadas parasitando ovos de Migdolus sp., broca-da-bananeira etc. c) Existe potencial para uso dos gneros Steinernema, Heterorhabditis e Deladenus para controle de diversas pragas. d) O nematide Deladenus sericidicola j vem sendo utilizado para controle da vespa-da-madeira Sirex noctilio em Pinus spp. e) N.D.A.

7) Pesquise sobre o processo de multiplicao de microorganismos entomopatognicos em laboratrio.

S-ar putea să vă placă și