Sunteți pe pagina 1din 135

EXMO. SR. MINISTRO RELATOR DA AO PENAL N 470 NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (Min.

JOAQUIM BARBOSA)

Arnaldo Malheiros Filho Ricardo Camargo Lima Flvia Rahal Bresser Pereira Daniella Meggiolaro Guilherme Ziliani Carnels Camila A. Vargas do Amaral Arthur Sodr Prado

DELBIO SOARES DE CASTRO, nos autos da ao penal em epgrafe, vem presena de V. Exa., por seus advogados, nos termos dos arts. 11 da Lei n 8.038/90 e 241 do Regimento Interno dessa Corte, apresentar suas alegaes finais, nos termos a seguir expostos.

1. UMA BREVE INTRODUO


No preciso dizer muito para se apresentar este caso, to conhecido ficou ele, por motivos bvios: Brotando de cenas que trazem o irresistvel apelo do buraco de fechadura como so aquelas registradas com cmeras ocultas, para alcanar os segredos do espiolhado passou pela comadrice do pentito e envolveu, em seus mais altos escales, o Partido poltico majoritrio, bem como as agremiaes que lhe so aliadas, tangenciando o ncleo de poder nacional.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

2.

Mais no seria necessrio para um escndalo com altos ndices de audincia. A mdia, os opositores do atual Governo, os sequiosos por espao na comunicao social, todos fizeram a festa, que s se realiza com o julgamento antecipado dos envolvidos e sua inapelvel condenao, imposta no pela Corte, mas pela grita. Imprensa e Parlamento jogam o jogo da retroalimentao: Matrias jornalsticas estimulam o ambiente espetaculoso das CPIs, que por sua vez passa a ser notcia, notcia que vai aquec-lo ainda mais, numa espiral que gira em remoinho sobre um adjetivo: culpados!

Difcil resistir a esse clima. Nem mesmo a inicial por mais que se reconhea e se louve o honesto esforo da digna Procuradoria-Geral da Repblica para a realizao de um trabalho srio, longe da ribalta escapou a tentaes, resvalando pela vulgaridade para cair na inpcia. O simblico nmero de acusados (40), quando o prprio rgo Ministerial acena com futuras denncias envolvendo outras pessoas, parece escolhido de indstria para acicatar as lnguas viperinas, adicionando lenha fogueira desse auto-de-f, de mera execuo de uma sentena j proferida por bocas mltiplas e sem responsabilidade, contra a qual no possvel recorrer.

Dir-se- que imprensa livre e parlamento atuante so ddivas da democracia ao aprimoramento da sociedade, o que no falso. Mas no menos verdadeiro reconhecer que esse regime superior em tudo a qualquer outro que a humanidade j conheceu tem tambm suas limitaes. Entre elas desponta a criao de estados emocionais coletivos, no privativos da democracia, que tampouco lhes imune, como foi aquele que trocou BARRABS por CRISTO, o que expulsou de Atenas o justo ARISTIDES, o que levou HITLER ao poder na Alemanha.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

3. Mas exatamente em momentos como esse que se agiganta o papel que o Poder Judicirio em particular essa Egrgia Suprema Corte exerce no Estado de Direito: O de substituir a grita da turba pelo exame sereno e tranquilo da prova, em cotejo com os princpios e regras que formam o ordenamento jurdico, a anlise fria dos fatos e de sua qualificao jurdica, chegando a concluses que no raro frustram a expectativa popular, at porque Justia no novela de televiso, que tem o desfecho ajustado ao desejo da platia.

que, como dizia o saudoso SRGIO PITOMBO, uma das funes do processo penal arredar os trs fantasmas que o afligem, multisecularmente: tortura, presuno de culpa e burocultura judiciria .
1

Essa elevao de esprito que caracteriza as Cortes que d ao peticionrio a confiana que deposita na possibilidade de um julgamento justo.

Com a exposio do quadro probatrio nessas derradeiras alegaes, Vossas Excelncias podero confirmar aquilo que o defendente sustenta desde o incio: o dinheiro utilizado para pagamento de dvidas de campanha foi obtido por meio de emprstimos, junto ao BANCO RURAL e ao BANCO BMG, emprstimos esses cuja existncia o BANCO CENTRAL teve a oportunidade de confirmar.

Alm disso revela-se atpica a pretenso de um Partido poltico de permanecer no poder e tampouco h lei que proba fazer alianas que impliquem a diviso dos custos das campanhas eleitorais, especialmente quando pagos com o dinheiro proveniente de emprstimos privados, no com dinheiro pblico. Esse um dos motivos que torna absurda a pretendida incluso do defendente numa

. SERGIO MARCOS DE MORAES PITOMBO, A dignidade do processo penal: De Canuto Mendes a Rogrio Tucci prefcio Teoria do Direito Processual Penal de ROGRIO LAURIA TUCCI, RT, So Paulo, 2003, p.8. Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

4. quadrilha na qual nem conhece muitos de seus comparsas, com outros nunca se relacionou e nunca se voltou atividade delitiva.

Quanto acusao de corrupo, o rgo ministerial no aponta, nem mesmo remotamente, qualquer conduta do peticionrio prxima do oferecimento de vantagem indevida a funcionrios pblicos para que praticassem, retardassem ou omitissem qualquer ato de ofcio. Na verdade, essa ausncia de imputao se d por uma razo muito simples: Em nenhum momento o acusado ofereceu propina aos deputados denunciados em contraprestao a apoio poltico ao Governo Federal.

Embora caiba Acusao o nus de provar o que alega, ou seja, que o dinheiro dado a Partidos na verdade destinava-se a fazer com que parlamentares praticassem o ato de ofcio de votar a favor do Governo, tem o defendente condies de provar que isso no ocorria. Para tanto, se reporta a dezenas de depoimentos (cf. item 3), bem como ao estudo elaborado pelo Deputado Federal ODAIR CUNHA (fls. 80/102 do apenso 120), mostrando a absoluta desvinculao entre as contribuies financeiras do PT e a postura dos membros da base aliada nas votaes. Ademais, anlises de outras importantes votaes pelo Congresso Nacional poca dos fatos apurados tambm confirmam a inocorrncia de compra de voto.

Desse estudo se destacam duas concluses que pem por terra a alegao de corrupo: a) Nas votaes mais importantes (como a da reforma da previdncia, por exemplo), a aprovao da proposta governamental deveu-se, principalmente, aos votos vindos da oposio (PSDB); b) no h relao entre os eventuais repasses com os resultados em Plenrio (...) e a tendncia linear dos votos das bancadas indica queda no apoio ao Governo justamente em perodos em

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

5. que h repasses mais elevados. Essas afirmaes se tornam ainda mais eloquentes quando expostas na forma de grficos, como se ver adiante.

Com o desenrolar da presente ao penal que, inclusive, contou com ilegalidades, cerceando a defesa do peticionrio as suspeitas, as presunes lanadas contra DELBIO SOARES no se adensaram a ponto de se solidificar em prova de culpabilidade. o que se demonstrar quando o mrito for analisado.

2. PRELIMINARMENTE: A DEFESA CERCEADA

2.1. A indevida realizao de audincia sem a cincia do acusado


Conforme tambm j se sustentou, o peticionrio foi vtima de injustificvel cerceamento de defesa pelo fato de ter sido realizada, na sub-Seo Judiciria de Uberaba, audincia para oitiva de testemunhas de defesa sem a sua cincia.

que, a fim de assegurar a incomum agilidade na tramitao do processo, o eminente Ministro Relator estabeleceu um calendrio para que as 480 testemunhas arroladas pela defesa dos acusados, em 42 cidades do pas, fossem ouvidas em prazos seqenciais (fls. 20.192 vol. XCIII).

De acordo com o referido calendrio, as audincias deveriam ter incio na Seo Judiciria de Belo Horizonte/MG, fixando-se, para cumprimento da respectiva carta de ordem, o prazo de 80 dias.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

6. O destino subseqente, ainda com base no calendrio estabelecido pelo Exmo. Relator, era o de Uberaba/MG, sendo que as respectivas audincias deveriam ser designadas para os trs dias teis consecutivos ao fim do prazo de 80 (oitenta) dias para cumprimento da carta de ordem pelo Juzo da 4 Vara de Belo Horizonte (fls. 20.192 vol. XCIII destaques do original).

Baseando-se nesse calendrio e considerando que a carta de ordem foi recebida pelo D. Juzo de Belo Horizonte/MG em 26 de fevereiro de 2009, a Defesa estava programada para participar da audincia em Uberaba/MG a partir de meados do ms de maio.

No entanto, no dia 2 de abril de 2009 antes de esgotado o prazo para cumprimento da carta de ordem expedida para Belo Horizonte e sem nem mesmo que todas as testemunhas j tivessem sido ouvidas l os defensores do agravante tomaram conhecimento de r. deciso do Ministro Relator autorizando o juzo de Uberaba a realizar as oitivas a ele delegadas, anteriormente oitiva das testemunhas faltantes pelo juzo de Belo Horizonte (fls. 20.899 vol. XCV).

Diante disso, bem como do clere e inusitado andamento empregado ao feito, na manh do dia seguinte (3 de abril), por telefone, a Defesa prontamente entrou em contato com a Seo Judiciria de Uberaba/MG para saber se j havia sido designada audincia para oitiva das testemunhas l residentes, arroladas pelos corrus ANDERSON ADAUTO e JOS LUIZ ALVES.

Para sua surpresa, entretanto, foi informada de que algumas testemunhas j tinham sido ouvidas na manh daquele mesmo dia (3 de abril) especificamente s 8h30, embora o expediente da Seo Judiciria de Uberaba somente se inicie s 9h00 sendo que as restantes seriam ouvidas naquela mesma data s 14h00.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

7.

To logo tomou conhecimento das precipitadas audincias que impossibilitaram o exerccio da defesa do acusado, pleiteou-se fossem elas anuladas, com a conseqente realizao de novos atos dos quais pudesse participar.

Tal pedido, no entanto, foi indeferido, o que ensejou a interposio de Agravo Regimental (fls. 43.402/43.106). Mas a deciso proferida pelo Plenrio, data venia, tambm incorreu em cerceamento de defesa e merece ser revista no julgamento da causa.

De incio, cumpre relembrar que, mesmo que seja mister da Defesa se inteirar do andamento das cartas de ordem, no caso concreto, at a vspera da audincia em debate, estava em vigor uma deciso do prprio Relator estabelecendo a cronologia do cumprimento das cartas deprecadas.

Ao contrrio do que quis fazer crer o v. acrdo, o peticionrio no est se insurgindo contra o clere cumprimento da carta de ordem, mas sim contra os seus efeitos deletrios. Porque uma coisa garantir a efetividade da Justia, outra o fazer por meio da supresso dos direitos mais bsicos de defesa.

Assim, verdade que, encerradas as oitivas em Belo Horizonte, no faria qualquer sentido ficar aguardando ociosamente o fim do prazo inicialmente concedido. Contudo, especialmente pelo fato de que o andamento se antecipou to expressivamente, o que no se explica a afobao na designao da audincia em Uberaba.

Ora, com a carta de ordem to adiantada, no deveria o Exmo. Relator ter garantido que a audincia em Uberaba se realizasse em data que realmente

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

8. possibilitasse Defesa, alm da cincia da antecipao, o necessrio deslocamento? Por que deferir uma antecipao to apressada, com audincia designada para horrio em que nem mesmo o expediente forense se teria iniciado? Se se houvesse observado a necessidade de comunicao Defesa, estaria devidamente legitimada a antecipao e, ainda assim, a celeridade do feito estaria plenamente garantida!

O voto condutor argumentou que em 26 de maro j estaria no andamento disponibilizado pelo site do Tribunal a notcia da designao de audincia na Subseo de Uberaba. Mas essa informao equivocada: o que se encontra naquele andamento apenas a notcia de juntada de um ofcio daquele Juzo prestando informaes. No h nenhuma meno a designao de audincia (menos ainda antecipao), o que seria de todo modo irrelevante quele momento porque, repita-se, a Defesa se sentia assegurada pela cronologia estabelecida espontaneamente por essa Colenda Corte.

Posteriormente, no dia 31 foi juntado um novo ofcio de Uberaba no qual se informava as audincias para oitiva das testemunhas de defesa aqui residentes para o dia 02 de abril prximo. E ainda no dia 1 de abril foi juntada nova comunicao sobre a redesignao das audincias para oitiva das testemunhas de defesa aqui residentes para o dia 03/04/2009.

No entanto, como tambm se extrai das informaes do site, no foi disponibilizada nenhuma notcia a respeito dessas informaes, o que s veio a ocorrer, por meio de publicao oficial, no dia 2 de abril.

Portanto, at o dia 2 de abril no se tinha notcia de despacho algum deferindo a designao daquelas datas e, como evidente, a Defesa se fiava na deciso que ento vigorava e no poderia simplesmente supor que a

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

9. antecipao da audincia seria deferida to s pressas! Alis, ao contrrio: diante da azfama do Juzo de Uberaba, mal se poderia acreditar que aquelas datas to prximas viessem a ser admitidas.

Mesmo ciente dos ofcios e das datas designadas, era necessrio aguardar uma deciso. Deciso essa que somente se disponibilizou s vsperas do ato designado, antes mesmo que a carta precatria fosse plenamente cumprida em Belo Horizonte e a menos de 24 horas do horrio da audincia!

Assim, sustentar que no houve surpresa no mnimo inadequado. No razovel uma antecipao como essa s porque a informao foi publicada no andamento eletrnico da ao penal no dia 26 de maro, comunicando que a audincia se realizaria no dia 02. E, na verdade, ela se realizou no dia 03, mas a realidade que somente em 31 de maro ficou claro que uma audincia havia sido designada em Uberaba e, at a publicao do dia 2 de abril, no se tinha como prever que a deciso do Relator seria nesse sentido, ainda mais levando em conta o calendrio preestabelecido. Insista-se: a publicidade necessria da deciso s se deu no dia 2, a menos de 24 horas da realizao do ato!

Vale recordar que a 2 Turma dessa Colenda Corte, contando tambm com o voto do ilustre Ministro Relator, entendeu por bem anular audincia em que o defensor do acusado no havia tido tempo hbil para tomar conhecimento de audincia realizada em carta precatria expedida do Rio de Janeiro para Belm do Par. No caso, entre a designao e a data em que a audincia ocorreu, haviam transcorrido 7 dias teis:
1. A ausncia de intimao para oitiva de testemunha no juzo deprecado no consubstancia constrangimento ilegal. Havendo cincia da expedio da carta precatria, como no caso se deu, cabe ao paciente ou a seu defensor

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

10.
acompanhar o andamento do feito no juzo deprecado. 2. Peculiaridade do caso. Efetiva violao do princpio da ampla defesa resultante da impossibilidade de atuao da defesa tcnica. O advogado do paciente teve, a partir da cincia da expedio da carta precatria, sete dias teis para deslocar-se do Rio de Janeiro a Belm do Par, o que, na prtica, inviabilizou seu comparecimento. 3. Nomeao de defensor dativo para atuar em momento importante do processo, cuja inicial contm quatrocentas pginas. Satisfao apenas formal da exigncia de defesa tcnica ante a impossibilidade de atuao eficiente. Ordem 2 concedida. .

A gravidade da situao do paciente ainda maior, pois, as oitivas em Uberlndia se iniciaram s 8h30 da manh do dia seguinte publicao do despacho que modificou o calendrio que at ento vigorava!

E para finalizar a discusso que aqui se estabeleceu ainda se fosse o caso de se atribuir Defesa alguma desdia no acompanhamento, s se poderia invocar essa premissa a partir do 81 dia do prazo. At a, a obrigao dos defensores era estar a par do andamento em Belo Horizonte, onde a carta de ordem deveria permanecer pelo lapso de 80 dias ou at que fossem ouvidas todas as testemunhas. Como nenhuma dessas condies se cumpriu, no havia como prever que uma audincia em Uberaba estivesse prestes a se realizar.

De todo modo, E. Tribunal, conquanto os argumentos do voto condutor pudessem ser rebatidos um a um, a verdade que o s esprito do contraditrio e da ampla defesa deve preponderar em detrimento das mincias a que se apegou o v. acrdo, o que por si justificaria o deferimento do pedido ento formulado.

. STF, HC 91.501/RJ, Rel. Min. EROS GRAU, DJe 8.5.2009.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

11. No interessa a quem incumbia acompanhar o feito ou em quantos dias a audincia se antecipou. O resumo da pera que, de fato, ocorreu uma surpreendente inovao no rito assentado pelo prprio Relator, que a Defesa no podia prever justamente porque confiou na cronologia antes estabelecida.

Nesse contexto, no podia ser mais acertado o entendimento exposto pelo eminente Min. MARCO AURLIO no julgamento do Agravo Regimental. Sem adentrar as pequenezas, o voto foi demonstrao de puro apreo pelas garantias da ampla defesa, do contraditrio e do devido processo legal:
Presidente, estamos a apreciar uma questo da maior importncia. Envolve ela o direito de defesa. Estamos a apreciar questo que revela a fixao de um cronograma com perodos certos e com espaos de tempo reservados para a audio de testemunhas nas diversas localidades. Trata-se de tramitao de um processo complexo, de um processo que diria de complexidade maior, at mesmo ante a circunstncia de se haver mantido, no Supremo, acusaes contra pessoas que no detm a prerrogativa de foro. A situao concreta com a qual nos defrontamos envolve processo de cumulao maior subjetiva, com quarenta rus, com mais de cem volumes e cento e setenta e trs apensos. O relator foi zeloso relativamente s audincias a serem realizadas: prolatou despacho minucioso quanto permanncia da carta de ordem em Belo Horizonte em primeira passagem , audio das testemunhas e remessa da carta de ordem a Uberaba. No tocante a Belo Horizonte, cogitou do prazo de oitenta dias para cumprimento da referida carta de ordem, ouvindo-se as testemunhas para, posteriormente, ter-se a remessa ao Juzo de Uberaba. No se est mais a cogitar sequer sou voto vencido na Corte da necessidade de intimao para a audincia ser realizada no juzo deprecado. Da a minuta do agravo apontar que, considerado aquele perodo de oitenta dias da

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

12.
permanncia da carta de ordem em Belo Horizonte, imaginou-se que o deslocamento se fizesse para cumprimento dessa carta de ordem na outra Comarca, a de Uberaba, a partir do recebimento em 26 de fevereiro. Mas houve a precipitao dos fatos, com encurtamento do tempo. Em 2 de abril, antes de esgotado o prazo para cumprimento, em Belo Horizonte, da carta de ordem expedida os oitenta dias e sem que, segundo a minuta, todas as testemunhas tivesse sido ouvidas, os defensores tomaram conhecimento de deciso do relator autorizando o Juzo de Uberaba a realizar as oitivas a ele delegadas anteriormente audio das testemunhas faltantes de Belo Horizonte. Ento surgiu uma surpresa, porque foram cientificadas as partes do cronograma inicialmente estabelecido e nele acreditaram. Alm disso, diante do fato, tomando-se conhecimento em 2 de abril, na manh do dia imediato antecipao e vejo que Uberaba acorda muito cedo , via telefone, ocorreu o contato com a Seo Judiciria de Uberaba para saber se j havia sido designada a audincia para serem ouvidas as testemunhas l residentes. Veio a surpresa: nessa manh, a defesa foi informada de que algumas testemunhas j teriam sido ouvidas, porque o expediente comeara s oito e trinta e acredito na pontualidade da Comarca de Uberaba. Presidente, no tenho como sob pena de olvidar o devido processo legal e estabelecer, sob a minha ptica, a possibilidade de surpresa para as partes, e surpresa no processo-crime, envolvida a liberdade de ir e vir placitar essa dinmica que, no caso, implicou o abandono do cronograma inicial, do qual estavam cientificadas as partes, e implicou at mesmo a oitiva das testemunhas de Uberaba, sem o esgotamento da audio, tal como previsto no despacho do relator, das testemunhas residentes em Belo Horizonte. H de punir-se aqueles que tenham claudicado na arte de proceder em sociedade, mas com observncia irrestrita s

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

13.
regras instrumentais, viabilizando-se exausto o exerccio do ldimo direito de defesa. Os advogados do agravante penso que um nico agravante Delbio Soares de Castro, porque acreditavam em cronologia que ganhou publicidade, no se fizeram presentes audincia em que testemunha de certo corru foi ouvida e no importa que a testemunha no fosse do prprio agravante. E o que se pede muito simples: que se oua a testemunha, mas sem surpreender as partes quanto assentada respectiva para essa audio, comparecendo os profissionais, os representantes processuais para, querendo, fazer a colocao de perguntas a essa mesma testemunha. Peo vnia, Presidente, para ressaltar o que j disse nesta assentada: em Direito, o meio justifica o fim e o fim, o meio. A complexidade do processo no pode levar ao atropelo, ao encurtamento, ao desprezo a formalidades legais que so essenciais valia do prprio ato, formao do processo como um grande todo e ao aparelhamento, portanto, para a prolao da deciso.

De fato, a preocupao com a agilidade do processo no pode de forma alguma ser aplicada em detrimento das garantias individuais. A inteno do Congresso ao criar a Emenda Constitucional n 45 foi justamente assegurar aos cidados resposta pronta e eficaz da Justia, sem que isso importasse, evidentemente, na violao dos princpios do devido processo legal e da ampla defesa. que celeridade processual no pode ser sinnimo de no fazer justia, como bem esclarece a doutrina lusitana:
Em ltimo termo, a questo da eficcia da administrao da justia penal que est em causa. Mas a eficcia torna-se um mito se se limita a traduzir, no campo penal, a racionalidade econmica que domina o funcionamento da nossa sociedade. A questo da eficcia deve ser vista de maneira integrada: deve permanecer subordinada justia. Simplificar complexo. Celeridade processual no pode ser sinnimo de no fazer justia.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

14.
(...) precisamente a primazia da celeridade e da rapidez do funcionamento do sistema de justia penal em detrimento dos valores da verdade e da justia que se recusa na soluo, como a tradicional entre ns, do processo sumrio, ou, na agora preconizada, do processo abreviado .
3

Em outras palavras, a aplicao do princpio da durao razovel do processo s pode ser usada em favor dos acusados e nunca, jamais em seu prejuzo, como ocorreu no caso. Tratando de questo semelhante presente, que envolve a aplicao de garantia constitucional, esse E. Supremo Tribunal bem decidiu:
A incorporao do princpio do ne bis in idem ao ordenamento jurdico ptrio, ainda que sem o carter de preceito constitucional, vem, na realidade, complementar o rol dos direitos e garantias individuais j previstos pela Constituio Federal. Cuja interpretao sistemtica leva concluso de que a Lei Maior impe a prevalncia de direito liberdade em detrimento do dever de acusar. Nesse contexto, princpios como o devido processo legal e o juzo natural somente podem ser invocados em favor do 4 ru e nunca em seu prejuzo .

Ademais, a participao dos advogados do acusado na instruo penal e, especialmente, o seu comparecimento a atos em que so colhidas provas de defesa exerccio efetivo de defesa tcnica e deve ser sempre respeitado. De acordo com ALBERTO SILVA FRANCO,
Se se confere ao defensor o exerccio da funo de defesa, que no fica vinculada s instrues ou vontade do ru;

. ANABELA MIRANDA RODRIGUES, A Celeridade no Processo Penal, In Revista Portuguesa de Cincia Criminal, ano 8, fasc. 2, abril/junho de 1998, grifamos. 4 . STF, HC 80.263/SP, Rel. Min. ILMAR GALVO, DJU 27.6.2003, p. 30. Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

15.
se essa funo existe no interesse da prpria coletividade para atuar exclusivamente em favor do ru, no se compreende que se possa realizar qualquer ato processual 5 sem a presena de defensor .

A ampla defesa no possvel, no efetivamente ampla e completa se no vier acompanhada de defesa tcnica. Esta ltima, alis, serve tambm para garantir a paridade de armas com a Acusao, conforme leciona ANTONIO SCARANCE FERNANDES:
No se pode imaginar defesa ampla sem defesa tcnica, essencial para se garantir a paridade de armas. De um lado, tem-se, em regra, o Ministrio Pblico composto de membros altamente qualificados e que conta, para auxililo, com a polcia Judiciria, especializada na investigao criminal. Deve, assim, na outra face de relao processual, estar o acusado amparado tambm por profissional habilitado, ou seja, por advogado. (...) Sendo a defesa necessria e indeclinvel, deve ela se manifestar durante todo o iter processual. No basta, como sucede com a ao civil, o poder de reao inicial, sendo mister que se assegure ao ru a garantia de que, no correr 6 do processo, ter efetiva contraposio acusao (...) .

Assim, a despeito da v. deciso j proferida por essa Colenda Corte, o peticionrio no v outra soluo seno insistir nesse ponto fulcral, por ser expresso do exerccio de sua defesa da forma mais ampla que a Constituio lhe assegura.

. ALBERTO SILVA FRANCO et alii, Cdigo de Processo Penal e sua interpretao jurisprudencial, 2 ed., RT, So Paulo, 2004, p. 460, grifamos. 6 . ANTONIO SCARANCE FERNANDES. Processo Penal Constitucional, RT, So Paulo 1999, p. 254. Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

16. Por isso reitera-se o pedido de anulao da audincia realizada em Uberaba e a designao de nova data para oitiva daquelas testemunhas.

2. 2. A falta de acesso da Defesa a documentos utilizados pela Acusao


Como do conhecimento dessa Colenda Corte, em 15 de setembro de 2008 foram tomadas as declaraes da testemunha de acusao Paulo Vieira Albrigo.

Como tambm j se noticiou nos presentes autos, no momento em que se iniciou a audincia, o ilustre Procurador da Repblica apresentou cpia de extenso documento no qual constava o depoimento prestado pela testemunha no Conselho de tica e Decoro Parlamentar da Cmara dos Deputados, requerendo ao Magistrado que indagasse da testemunha se ela ratificava as declaraes anteriores.

Na ocasio, questionado pelo prprio Magistrado, o representante do Ministrio Pblico informou que referido documento no se encontrava nos autos, requerendo sua juntada na prpria carta de ordem. testemunha foi facultada a leitura das declaraes a fim de que informasse se as confirmava ou no.

Diante dos protestos da Defesa do peticionrio e de outros acusados, que no poderiam exercer o seu trabalho sem ter tido acesso ao extenso documento apresentado ltima hora pela Acusao, aquele D. Juzo destacou um funcionrio para que procedesse leitura em voz alta de parte do seu contedo.

Mas, sendo evidente que tal procedimento vai de encontro garantia constitucional do contraditrio, pleiteou-se perante esse E. Tribunal a anulao da
Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

17. audincia realizada, com a designao de nova data para oitiva da testemunha aps a obteno de cpia integral do documento em questo pelos defensores do peticionrio.

Em deciso monocrtica, porm, o pedido restou indeferido aos seguintes argumentos:


Conforme observado pela PGR na manifestao de fls. 19.781-19.782, no h qualquer nulidade no fato de ter sido lido em voz alta determinado depoimento prestado anteriormente pela testemunha para que pudesse ser ratificado, retificado parcialmente ou simplesmente negado. Alm disso, prossegue a PGR, foi lido pelo servidor da justia exatamente a parte do documento em que constava o depoimento da testemunha, pois se tratava de uma sesso do Conselho de tica e, obviamente, no havia necessidade de ler outros que no seu prprio depoimento. Por fim, a defesa, quando da audincia, no pediu que o documento fosse lido novamente, no requereu o adiamento da audincia, para que pudesse ler a documentao, nem tampouco registrou qualquer inconformismo em relao ao procedimento adotado. Por essas razes, indefiro o pedido de reinquirio da testemunha Paulo Vieira Albrigo.

Tambm nesse ponto a r. deciso, data maxima venia, se apegou a formalismos em nada relacionados ao cerne da questo para indeferir um pedido defensivo.

No se quer aqui discutir a legalidade do procedimento adotado pelo D. Juzo monocrtico, de leitura em voz alta daquele documento, mas sim o cerceamento de defesa consubstanciado na impossibilidade de que os defensores

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

18. do peticionrio tomassem conhecimento prvio do teor das declaraes j prestadas, como pde fazer o Parquet.

Como alerta ANTONIO SCARANCE FERNANDES, no processo penal necessrio que a informao e a possibilidade de reao permitam um contraditrio pleno e efetivo. Pleno porque se exige a observncia do contraditrio durante todo o desenrolar da causa, at seu encerramento. Efetivo porque no suficiente dar parte a possibilidade formal de se pronunciar sobre os atos da parte contrria, sendo imprescindvel proporcionar-lhe os meios para que tenha condies reais de contrari-los. Liga-se, aqui, o contraditrio ao princpio da paridade de armas, sendo mister, para um contraditrio efetivo, estarem as partes munidas de foras similares.
7

No caso concreto, o Ministrio Pblico teve pleno acesso a um documento, do qual fez uso em audincia, sem que a Defesa tivesse conhecimento de seu contedo, o que fere o princpio da paridade de armas.

Mas pior que essa falta de isonomia processual a afronta ao contraditrio. Embora se tenha concedido aos defensores a possibilidade formal de contrariar a nova prova, j que lhes foi feita a leitura em voz alta, a verdade que tal procedimento no proporcionou meios efetivos para que tivessem reais condies de impugn-la.

Em primeiro lugar, porque tiveram literalmente que confiar que s aquilo que estava compreendido nas 19 pginas lidas interessaria defesa do peticionrio. O Parquet at sustenta que o restante das 73 pginas no teria relao com a causa, mas, data venia, no poder conferir com os prprios olhos o

. ANTONIO SCARANCE FERNANDES, Processo Penal Constitucional, 5 ed., RT, So Paulo, 2007,

p. 63. Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

19. contedo integral de uma prova situao que traz consigo um sopro da inquisio, o que no tolerado pelo Estado Democrtico de Direito.

Depois, porque a defesa tcnica depende, e muito, do contributo ftico do prprio acusado. Assim, somente depois de submeter a prova nova ao conhecimento de seu constituinte que a Defesa poderia, com plenitude, exercer o seu mister. Mas, como bvio, tal oportunidade no foi concedida no caso concreto, em que o peticionrio e seus defensores foram juntamente surpreendidos pela leitura das declaraes no prprio ato da audincia, quando a testemunha deveria informar se as ratificava ou no. Seguramente, no houve chance de um contraditrio efetivo.

No obstante o art. 231 do Cdigo de Processo Penal faculte a juntada de documentos a qualquer tempo, num caso como o dos autos, a se apreciar os fatos da forma mais justa, no se pode fugir de uma analogia com o procedimento do Jri.

O estatuto processual veda, em seu art. 479, a produo de provas novas em plenrio. Com isso, quis o legislador impedir ofensa ao contraditrio pleno. A surpresa decorrente da apresentao de documento em plenrio no permite parte contrria refut-lo com eficincia, inviabilizando a contraprova ou, pelo menos, a sua avaliao antecipada em face do conjunto da prova.
8

A razo para que a vedao s esteja expressa nos casos de Jri muito simples: enquanto o Magistrado tem o dever de motivar suas decises, apreciando logicamente o acervo probatrio, os jurados no fundamentam o seu veredicto. Assim, no se pode correr o risco de que uma prova que no possa ser eficientemente refutada venha a nortear a deciso final.
8

. Processo Penal Constitucional... ob. Cit., p. 86.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

20.

Mas, se no uma regra expressa, ao menos uma norma de ordem moral impede que a Defesa seja surpreendida pela juntada de documento ao qual no venha a ter acesso antes da oportunidade de contrariar. Alis, bem j afirmou o eminente Min. MARCO AURLIO, a surpresa no processo penal sempre inadmissvel.

Nada justifica que tal documento no tivesse sido previamente juntado aos autos, a fim de que tambm os defensores pudessem se preparar para aquela audincia tanto quanto pde fazer a Acusao.

E, por fim, o argumento de que a Defesa tampouco registrou qualquer inconformismo em relao ao procedimento adotado, alm de inexato no foi por outra razo que se logrou ao menos a leitura em voz alta de parte do documento no torna a nulidade menos evidente. Afinal, ela foi argida tempestivamente perante o juiz natural da causa, que essa Colenda Corte, tendo S. Exa. o Relator decidido monocraticamente a questo.

Seja em virtude da inegvel ofensa ao princpio da paridade de armas, seja em razo da manifesta afronta ao contraditrio, aguarda o acusado a anulao da presente ao penal desde a oitiva da testemunha Paulo Vieira Albrigo, ela inclusive.

3. A PROVA DOS AUTOS


A despeito de buscar a condenao do peticionrio pela prtica do crime de corrupo ativa, a Acusao no conseguiu obter ao longo da extensa instruo uma nica prova apta a esclarecer a relao entre os pagamentos incriminados e

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

21. qualquer ato de ofcio eventualmente praticado pelos parlamentares em favor do Governo Federal. Ao contrrio, o que ficou bastante evidente aps a oitiva de mais de 400 testemunhas foi justamente que nenhuma das transferncias mencionadas pelo Ministrio Pblico ocorreu com o fim de corromper quem quer que seja, para votar de uma forma ou de outra.

Como se ver adiante, os elementos probatrios colhidos na presente ao penal revelam com clareza que os repasses de valores questionados pela Acusao tiveram como nica finalidade o auxlio financeiro para pagamento de despesas decorrentes de campanhas eleitorais tanto dos Diretrios Estaduais do Partido dos Trabalhadores, quanto dos partidos que integravam a chamada base aliada.

Ademais, a inocorrncia do delito tambm pode ser comprovada pela absoluta desvinculao entre os repasses de numerrio para cobertura de despesas eleitorais e a postura dos membros dos partidos da base aliada nas votaes.

A instruo tambm demonstrou que a razo de os pagamentos terem sido feitos em espcie foi exclusivamente o fato de que tais valores no foram registrados na contabilidade do partido e, portanto, deixaram de ser declarados Justia Eleitoral. Por esse motivo, se houve o cometimento de algum delito, foi o previsto no art. 350 do Cdigo Eleitoral e no o do art. 327 do Cdigo Penal.

3.1. As alianas partidrias e os repasses de valores para pagamento de despesas de campanha


A Acusao limita-se a sustentar a participao do defendente num esquema de repasse de recursos a parlamentares federais, (...) tendo como contrapartida apoio ao Governo Federal (fls. 45.122) sem apresentar qualquer
Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

22. embasamento ftico daquilo que alega. Tanto assim que, ao sustentar a prtica de corrupo ativa pelo peticionrio, no se reporta a um nico elemento probatrio. Sim, Senhores Ministros, nenhuma das centenas de testemunhas ouvidas ao longo da instruo confirmou a alegao ministerial. Ao contrrio, o que se comprovou foi justamente que o montante transferido aos partidos polticos da base aliada e aos polticos do prprio PT foi utilizado para pagamento de despesas decorrentes de campanhas eleitorais

que no momento em que foi formada uma aliana partidria entre o PT e outras agremiaes, decidiu o Diretrio Nacional que os custos de campanha seriam partilhados, de forma a garantir a manuteno e possvel expanso das votaes dos aliados. Isso jamais foi condicionado prtica de atos de ofcio de parlamentares, como emisso de pareceres ou votos. Tanto assim que, como se ver adiante, as mais relevantes votaes de interesse do Governo, como a reforma da previdncia social, foram aprovadas graas a votos da oposio.

Tanto os acusados, como tambm diversas testemunhas ouvidas nesses autos, afirmaram que os repasses de dinheiro realizados pelo PT foram feitos apenas para saldar dvidas pretritas das agremiaes aliadas e tambm promover novos fundos para campanhas futuras que se realizariam em aliana com o PT.

O peticionrio nunca negou que o PT, por meio de emprstimos realizados pelas empresas do acusado MARCOS VALRIO junto aos Bancos Rural e BMG, tivesse auxiliado financeiramente os Partidos polticos a que se aliara. De fato, diversos pagamentos nesse sentido foram feitos em benefcio dos representantes desses Partidos.

Da

mesma

forma

que

os

Partidos

aliados

foram

auxiliados

financeiramente, integrantes do prprio PT que pretendiam concorrer s eleies

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

23. seguintes ou quitar dbitos de campanhas passadas como, por exemplo, os deputados federais JOO PAULO CUNHA e PROFESSOR LUIZINHO tambm se beneficiaram de recursos provenientes dessas empresas e nem por isso se pode alegar que eles foram corrompidos pelo peticionrio. Isso, alis, seria um verdadeiro contrassenso, j que DELBIO SOARES, como tesoureiro do PT, estaria subornando integrantes de seu prprio Partido para que votassem em favor dos interesses desse mesmo Partido. Ficamos ento com essa duplicidade: Ao transferir recursos para membros de seu Partido no pratica o defendente crime; quando o faz para Partidos aliados incide no tipo!

Emblemtico o caso do Deputado JOO PAULO CUNHA. Algum em s conscincia pode acreditar que um poltico guindado pelo PT presidncia da Cmara dos Deputados e a precisa ser corrompido para votar a favor do Governo petista? E o mesmo PT, depois de ser obrigado a corromp-lo para obter seu voto, o faz presidente da importantssima Comisso de Constituio e Justia?

Em todas as muitas oportunidades em que ouvido a respeito desses fatos, o peticionrio ressaltou que jamais participou de qualquer esquema de compra de votos (cf. fls. 2.245/2.250, fls. 3636/3639 e fls. 16.591/16.633), como infundadamente alega o Ministrio Pblico. E se o tivesse, teria sido um fiasco, pois muitos dos beneficirios votaram contra os interesses do Governo!

Quando interrogado, DELBIO explicou que o dinheiro emprestado por MARCOS VALRIO foi utilizado para cobrir despesas com os Diretrios Regionais e partidos da base aliada (fls. 16.606). que muitos diretrios estaduais do PT e dos partidos da base aliada apresentavam pendncias financeiras tanto no perodo em que se realizavam as campanhas eleitorais como no momento ps-campanha. Sem condies ou perspectiva de conseguir quitar as dvidas, os diretrios estaduais procuravam o Diretrio Nacional do PT. Na

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

24. qualidade de Secretrio de Finanas, o peticionrio era frequentemente demandado a fim de que buscasse uma soluo para o pagamento das dvidas, conforme explicou em seu interrogatrio:
Aps as eleies, o Partido dos Trabalhadores, a direo do PT comeou a ser solicitada pelos Diretrios Regionais do Partido dos Trabalhadores, 20 e poucos diretrios, na poca 23 diretrios, solicitando que o Diretrio Nacional encontrasse uma soluo para quitar os dbitos que ficou (sic) nas campanhas enteriores (fls. 16.601).

A instruo deixou bastante evidentes as dificuldades financeiras enfrentadas pelos Diretrios Estaduais do PT e dos partidos da base aliada poca das campanhas eleitorais, o que acarretava a busca de recursos financeiros junto ao mbito nacional do partido. A esse respeito, vale transcrever trecho do depoimento prestado pelo Presidente do PT do Rio Grande do Sul na poca dos fatos ora apurados, DAVID STIVAL:
Campanha eleitoral, nunca os partidos tem dinheiro suficiente, porque... Como ainda, infelizmente, o sistema eleitoral financiado pela iniciativa privada e a militncia por mais que tenha uma contribuio ordinria, estatutria, no custo alto que se tornaram as campanhas, no o suficiente. Ento, sempre se busca apoiadores na iniciativa privada e nem sempre se busca o suficiente para cobrir todas as despesas e geralmente os partidos trabalham no vermelho. Termina a campanha, sobra um saldo devedor muito grande e quando chega a outra campanha ainda no se pagou tudo (fls. 31.794 - grifamos).

A mesma testemunha esclareceu que como houve tambm perda de receita naquele perodo e uma dvida que sobrou (...) ns recorremos direo nacional na poca, para que nos ajudasse a pagar as dvidas (fls. 31.795). Especificamente a respeito do defendente, a testemunha informou o seguinte:
Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

25.

Na poca, eu fiz um contato com o Presidente nacional, o Jos Genono, e ele nos passou o Secretrio de Finanas, que era o Delbio Soares, e foi com ele que a gente tratou do assunto. (...) A direo nacional nos passou um valor em torno, prximo de R$ 1.000.000,00, para ns pagarmos as dvidas (fls. 31.795).

IVAN GONALVES RIBEIRO GUIMARES, responsvel pela arrecadao de recursos para a campanha e pela coordenao do comit financeiro do PT at o final de 2002, presenciou a angstia do acusado quando procurado para solucionar o pagamento da enorme dvida deixada pelas campanhas estaduais:
Ns tnhamos um oramento de campanha que foi adaptado quilo que ns arrecadamos. Ento, ns tnhamos o oramento original de 40 milhes. Juza: Ns quem? Testemunha: O comit financeiro, Excelncia. No foi possvel atingir esse montante de arrecadao, ento ns tivemos que fazer uma compatibilizao entre receita e despesa. At que um dia, aps a campanha ter sido encerrada, o Delbio entra na sala bastante abatido, bastante triste era um final de tarde como esse, e diz o seguinte: Jogaram para ns pagarmos a dvida dos estados. Eu falei: Quanto d isso? 20 milhes, de onde ns vamos tirar 20 milhes de reais se a gente acabou de pagar uma campanha que custou um pouco mais do que isso, custou 38 milhes de reais? Eu no sei, a direo nacional do PT decidiu que as dvidas remanescentes dos diretrios estaduais so responsabilidade da secretaria de finanas do PT. Ento ns terminamos a campanha do Lula OK mas assumindo uma dvida que no foi feita na campanha do Lula. Foi feita pelas campanhas estaduais para governadores. A isso somou-se (...) a conta que o Duda Mendona apresentou para a festa de posse do
Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

26.
Presidente Lula, logo nos dias seguintes ele apareceu por l com a proposta de gastar 14 milhes de reais para a posse do presidente Lula. Isso chegou s minhas mos eu olhei e falei: Isso aqui uma coisa... No tem como fazer dinheiro para isso, no tem arrecadao possvel para pagar isso (fls. 29.531).

Explicou, ainda, que por volta de meados de 2005, a pedido do peticionrio e do corru JOS GENONO, passou a assessor-los financeiramente na gesto da crise do mensalo (fls. 29.532). Sobre os emprstimos tomados pelo partido junto aos Banco BMG e Rural, informou que:
Boa parte da crise era devida a esses emprstimos que no constaram da contabilidade, o caixa dois, a eu percebi que aquelas dvidas que tinham ficado l atrs tinham se transformado em emprstimos, emprstimos. O primeiro emprstimo do BMG coincide temporalmente com a necessidade de fazer recursos daquela dvida, e que os emprstimos sucessivos estavam claramente explicados pela falta de recursos do PT de saldar os seus compromissos dos seus parceiros polticos nas alianas eleitorais que estavam sendo feitas. Defensor: Saldar compromissos polticos pagar dvida de campanha? Testemunha: Exatamente. Saldar pagar dvida de campanha aos partidos que se aliaram ao PT nas eleies. (...) Quando eu voltei para assessorar a crise o ambiente no era exatamente o mais calmo, um ambiente nervoso, tenso, onde as informaes surgiram de forma assimtrica ningum sentou comigo e disse: A situao essa, fizemos tais emprstimos, pagamos tais e tais pessoas. Vou descobrindo isso na medida que estou l dentro, voc vai puxando os assuntos, qual a prxima bomba que vai estourar? No sei se todos tm a memria, mas surgiu um emprstimo, depois surgiu mais um emprstimo, isso aqui vai acabar como? No melhor chamar a imprensa e dizer:

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

27.
Foram tantos emprstimos que ns fizemos e assumir o negcio de uma vez? Isso no vai aparecer, isso est registrado no Banco Central, questo de tempo para que as investigaes mostrem isso. Ento tomei conhecimento desses emprstimos eu no lembro o valor total, mas era algo superior a 40 milhes, se no me engano, eu no vou lembrar agora precisamente. Juza: Mas por volta de 40 milhes de reais? Testemunha: . O que eu lembro, at determinado momento, sei que depois a imprensa teve acesso a todos os contratos de emprstimos, ns mesmos divulgamos alguns contratos, ns achamos melhor publicar os contratos, est aqui os contratos com os valores, como foram feitos, melhor dar publicidade a esse assunto, ficar escondendo no vai resolver o problema de ningum. Eu tomei contato com isso entendi exatamente por que que esses tinham sido feitos para pagar as dvidas de financiamento de campanha com caixa dois. (...) Defensor: Se ele tem conhecimento de que as pessoas que receberam esse dinheiro, principalmente no Banco Rural, so pessoas ligadas execuo de campanha. Testemunha: Uma boa parte dela sim, mas se ver a listas que foram publicadas, eu no tive contato direto com essas pessoas, mas vi que ali tem fabricantes de camiseta, silk screen, fabricante de boton, grfica, produtora de vdeo, enfim, toda essa indstria que orbita ao redor do financiamento das campanhas eleitorais (fls. 29.532/29.534 grifos nossos).

Como se viu, a Direo Nacional do PT atendeu ao pedido e repassou valores ao Diretrio Estadual com a exclusiva finalidade de colaborar na quitao das despesas decorrentes das campanhas eleitorais no Rio Grande do Sul.

A testemunha arrolada pela Acusao, CHARLES ANTNIO RIBEIRO SILVA, que ajudou o Deputado JOO MAGNO na campanha para a Prefeitura de Ipatinga,

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

28. recebeu aproximadamente R$ 10.000,00 (dez mil reais), sendo que o dinheiro seria utilizado para pagamento de dvida de campanha consistente em pinturas de muros e confeco de faixas (fls. 19.141).

Essa testemunha informou, ainda, que ouviu dizer, atravs de outros membros da campanha eleitoral, que o PT ajudaria a pagar as dvidas (fls. 19.141).

Quando interrogado, o acusado JOO MAGNO DE MOURA confirmou a inocorrncia de compra de votos pelo PT e destacou que a praxe que os candidatos peam auxlio ao diretrio nacional do PT, seja antes, durante ou depois, a depender do caso concreto (fls. 16.293). Em resposta s indagaes formuladas pelo representante do Ministrio Pblico, registrou que os valores [repassados pelo Diretrio Nacional] foram integralmente utilizados para a quitao das dvidas eleitorais (fls. 16.294).

DIVINO DONIZETI BORGES NOGUEIRA, dirigente do PT no Estado do Tocantins e coordenador da campanha estadual nas eleies de 2002 registrou os apuros financeiros passados pelo partido diante na campanha eleitoral local de 2002, consignando que a direo estadual do PT recorreu-se a alguns amigos e direo nacional, contando com o apoio do acusado Delbio Soares (fls. 33.573).

MANOEL SEVERINO DOS SANTOS, coordenador e tesoureiro de campanha do PT no RJ tambm comprovou o auxlio da Secretaria de Finanas para o pagamento de despesas eleitorais:
Dr. Marcelo Leonardo: No depoimento que o senhor prestou polcia, consta o seguinte trecho: que o senhor recomendou a Carlos Manuel que entrasse em contato com a Secretaria de Planejamento e Finanas para pedir os

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

29.
recursos necessrios, pois o Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro no tinha dinheiro. Que chegou a ligar para executiva nacional do Partido dos Trabalhadores solicitando socorro financeiro. O senhor confirma essa informao? Depoente Sr. Manoel Severino dos Santos: Confirmo. Eu no s pedi que ele ligasse, como no est preciso ai no depoimento disse que j tinha ligado e pedido ajuda. Porm, por existir dificuldade l tambm, ou seja, no estava chegando na hora certa e as pessoas... Enfim, ns negocivamos, tentvamos reduzir, e que ele fizesse gesto, na medida em que eu achava que no era prudente que continuasse mais cumprindo esse papel. Dr. Marcelo Leonardo: O senhor fez contato para este fim diretamente com Delbio Soares? Depoente Sr. Manoel Severino dos Santos: Sim. Dr. Marcelo Leonardo: tem conhecimento se o Sr. Carlos Manuel acabou recebendo recursos vindos da direo nacional do Partido dos Trabalhadores para quitar as dvidas do Rio de Janeiro? Depoente Sr. Manoel Severino dos Santos: Tenho(fls. 30.359 - grifamos)

JOO BATISTA BARBOSA DA SILVA, ento vice-presidente do PT do Par disse que, em 2004, tinha a tarefa [na regio norte] de ir nos Estados, nos municpios planejar campanha, definio de candidaturas, acompanhar o processo eleitoral em toda essa regio. Merece destaque a explicao apresentada pela testemunha a respeito da forma como ocorriam as ajudas financeiras nas campanhas eleitorais:
Advogado: Durante esse perodo que o senhor atuou como coordenador de campanha na... na regio, o senhor recebeu algum pedido de ajuda financeira dos diretrios regionais? Testemunha: (...) Vrios. Que todos os municpios que a gente ia pra organizar campanha, discutir a campanha, sempre tinha as demandas da direo local, municipal ou
Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

30.
direo estadual. Ento, em todos os casos tinham as demandas que vinham... ... dessas instncias, municipal ou estadual. Demandas de apoio material, apoio financeiro. Advogado: Esses pedidos de apoio-financeiro aconteceram somente durante a campanha eleitoral? Ou perodo pscampanha tambm? Testemunha: Ps-campanha. Por que toda... No perodo da campanha voc tinha as pessoas... dirigentes municipais, estaduais, sempre procurando ajuda. E ps a campanha ficavam as pendncias financeiras e materiais e pessoas. Os dirigentes continuavam procurando e pedindo apoio pra resolver suas dvidas. Advogado: Esses pedidos de apoio financeiro pra pagamento dessas dvidas de campanha foram repassados ao PT? direo nacional? Testemunha: Repassados Executiva Nacional e Secretaria de Finanas Nacional, as demandas, os pedidos que a mim eram feitos nas viagens, eu reportava ento Executiva Nacional e ao Secretrio Nacional de Finanas. Advogado: Qual que foi a soluo, se o senhor soube, lgico, dada pelo partido a esses pedidos de apoio financeiro pra quitao dessas dvidas de campanha? Testemunha: No final do processo eleitoral de 2004, no final do processo, a direo nacional tinha... Foi informada do conjunto das dvidas pendentes que tinha o partido no Brasil como um todo, n? Ento, a direo nacional encaminhava pra que o secretrio de finanas buscasse solues, fora as finanas que o partido tinha, porque as finanas que o partido tinha... o seu recurso permanente mensal no dava conta de pagar os compromissos feitos nas campanhas municipais, portanto a direo nacional autorizava. Autorizou na poca o secretrio de finanas nacional buscar solues, seja com doaes, com emprstimos para fazer face aos compromissos feitos durante a campanha. Advogado: O senhor sabe informar, se posteriormente, essas dvidas foram quitadas. Esses pedidos foram atendidos e as dvidas quitadas?

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

31.
Testemunha: At o perodo que eu estava, vrias dessas dvidas foram solucionadas. As pessoas dos estados e dos municpios foram... foram atendidas, foram encaminhadas (sic) o pagamento dessas dvidas (fls. 33.546/33.547 grifamos).

No mesmo sentido foi o depoimento de JOS OTVIO BAIOCO que, na qualidade de Secretrio de Organizao do PT no Estado do Esprito Santo no perodo dos fatos, acompanhava todas as finanas do partido:
O PT sempre ajudou o PT do Esprito Santo. Teve uns dois anos ou talvez trs, que ns ficamos sem receber fundo partidrio e o PT nacional ajudava o partido do Esprito Santo com uma contribuio n, que no era do Fundo Partidrio, ento ajudava. Em 2004 (...) o PT nacional ajudou o PT do Esprito Santo, institucionalmente com cem mil reais que veio para a campanha poltica e que ns inclusive, t na prestao de contas do PT, ns destinamos uma parte para Cariacica, uma parte para Cachoeiro, o restante ns utilizamos no partido para campanhas diversas, pesquisas de opinio e auxlio s eleies normais (fls. 23.526).

O ento Presidente do Conselho do PT no Estado de So Paulo, PAULO FRATESCHI, confirmou o pagamento de dvidas de campanha pelo Diretrio Nacional:
Defensor: O senhor tem conhecimento se o diretrio nacional acabou por saldar dvidas de campanha dos diretrios estaduais, uma vez que o senhor era um dos presidentes do conselho estadual? Testemunha: Com certeza, com certeza saldou. Ele, porque muitas vezes muito difcil de entender o mecanismo, n, dessa... Mas tem dvidas que muitas vezes so dvidas comuns, so dvidas que so compartilhadas com a nacional, dvidas que a gente joga para instncia

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

32.
superior, e ele com certeza pagou, pagou parte considervel a dos... Do que sobrava de dvidas das campanhas, n (fls. 29.658./29.659).

Ainda a esse respeito, o depoimento da testemunha LUIZ ALBERTO COUTO, deputado federal hoje e poca dos fatos, foi bastante esclarecedor:
Defesa: Deputado, comum que diretrios regionais do Partido dos Trabalhadores peam ajuda ao diretrio nacional para custear despesas de campanha? Sr. Luiz Alburquerque Couto: Em primeiro lugar, importante perceber que essa situao ocorre principalmente porque os partidos no tm recursos. O que ocorre normalmente que, durante a campanha, atravs de confeco de material, ou seja, de mdia, enfim, isso tambm contribuio que o partido em nvel nacional concede para os diretrios (fls. 42.572).

O ento Presidente do PT em Alagoas, PAULO FERNANDES DOS SANTOS, revelou que DELBIO visitava o Estado para discutir formao poltica, discutir organizao, estabelecer parcerias, fortalecer a base partidria do estado, discutindo com os aliados (fls. 34.676). Tratando da formao dessas alianas, a testemunha esclareceu que:
(...) tanto aqui em Alagoas, como nos outros estados, qualquer projeto de governo, voc tem afinidade de programa de governo, ideolgico, enfim, e no ano 2002, principalmente no ano 2002, (...), pela quarta vez quando o presidente Lula foi candidato, estabelecer uma aliana, que foram alianas acima dos anos que antecederam: 89, 94... ampliou o leque de alianas, principalmente de partidos considerados pequenos, n... (...) muito mais forte e isso exigiu do Partido estabelecer um processo de alavancar recursos (inintelgive) muito mais forte. (...)

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

33.
durante a campanha do PT nacional, atravs do Delbio como secretrio de finanas, ele estabeleceu um contrato nos estados e aqui em Alagoas teve esse fato, onde para contribuir com a candidatura do governo na poca, que era uma candidatura do Partido dos Trabalhadores, ele repassou recursos para o PT Alagoas, esses recursos foram diretamente pagos a uma produtora que (inintelgvel) a coisa mais cara que voc tem em uma campanha majoritria seria do prefeito e governador (fls. 34.676 grifamos)

A mesma testemunha destacou que, por sua experincia de disputa local, pode afirmar com segurana que quem arca os custos maiores, em qualquer campanha, quem majoritrio, mas do ponto de vista de ilegalidade, de fazer acordo, inclusive eu desconheo essa prtica (fls. 34.678).

Ainda a respeito das contribuies para despesas de campanha, vale registrar mais uma passagem do depoimento prestado por PAULO FERNANDES
DOS SANTOS:

O Partido tradicionalmente sempre contribuiu com as instncias do poder local quando tinha eleio, n. Isso vinha de que forma? Praticamente de material. E o material legalizado, por exemplo, a campanha de Lula em 89, em 94, em 98 era material legalizado. Esse material, parte que eu recebi tinha como papel de repassar no s pra militncia, pra sociedade. Que material seria? Panfleto, bandeirola, eh... jingle pronto, medida que voc vai sofisticando a campanha de uma forma miditica, foi s organizando mais. E na ltima campanha geralmente tinha ajuda financeira pequenas, mnimas, s verificar a conta do Partido ao longo do ano de 89 at agora (fls. 34.678).

No tocante aos valores repassados ao Partido Liberal, importante destacar o depoimento prestado pela testemunha EUJCIO SIMES VIANA FILHO, candidato
Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

34. a deputado federal, o qual revelou que o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, comunicou aos diretrios que o PT repassaria ao PL quantia expressiva para uma campanha mais agressiva para que os valores fossem transferidos aos candidatos regionais (fls. 33.945 - grifamos).

Sobre a aliana poltica firmada entre o PT e o PL, vale transcrever o seguinte trecho do Deputado Federal LUIZ EDUARDO RODRIGUES GREENHALGH, ento Presidente da Comisso de Constituio e Justia na poca dos fatos:
Defensor: apenas uma pergunta. Se as votaes no mesmo sentido existentes na poca do PT e do PL, faziam parte do contedo programtico do Governo, de acordo com a aliana que existia? Testemunha: Sim, senhor. O PL fez parte e ainda faz parte do bloco de sustentao do Governo. O Vice-Presidente da Republica, hoje no PR, era integrante do PL e foi nessa condio que se formou a chapa do Presidente Lula com o Vice-Presidente Jos de Alencar. O Vice sendo do PL, portanto, o PL faz parte da base de sustentao do Governo.(fls. 29.813/29.814)

Na ocasio em que foi interrogado, o acusado JOS MOHAMED JANENE explicou a aliana poltica partidria do PT com o Partido Progressista:
Eu tive duas reunies, umas das quais a nica vez que estive com Jos Genuno, para discutir em que cidades poderiam haver alianas entre o PP e o PT, Estado por Estado. Eu fiz um mapeamento dentro do partido, levei essa relao na sede do partido e entreguei na mesma poca para o Delbio Soares. Ento ns vamos ver aqui onde vamos fazer aliana e voc traz as demandas do partido que ns vamos em outros lugares onde a gente tiver junto tambm, ns vamos ver no que podemos ajudar (fls. 16.098v).

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

35.

O Deputado Federal ANTNIO CARLOS DE CAMPOS MACHADO, lder do PTB em SP, confirmou a existncia de compromisso eleitoral firmado com o PT:
MPF: O senhor mencionou um repasse de 4 milhes no seu depoimento, certo? Testemunha: Repasse, no, eu disse que tinha conhecimento, do Partido dos Trabalhadores, havia assumido o compromisso de cunho eleitoral de repassar 4 milhes para o PTB, para eleies que ocorreriam naquela poca. Disse isso. (fls. 29.921 - grifamos)

A funcionria do PT Partido dos Trabalhadores, CILENE DA SILVA ANTONIOLLI, responsvel pela ouvidoria do PT e por relatar as atas das reunies do diretrio nacional revelou que DELBIO era frequentemente procurado pelos diretrios estaduais e municipais com o objetivo de conseguir recursos para pagamento de despesas eleitorais:
Que Delbio Soares era sempre procurado por tesoureiros dos diretrios municipais e estaduais do PT; Que era dito testemunha, por Delbio Soares, que os tesoureiros o procuravam para resolver questes ou sanar dvidas de campanha (o partido se posicionava para dar solues aos tesoureiros como repassar recursos a estes diretrios, realizar campanhas de arrecadao de recursos, estimular que os membros se quotizassem para solucionar as dvidas); (...) Que Delbio Soares apresentava nas reunies do diretrio nacional questes trazidas a este como dvidas de campanhas pretritas para que o partido pudesse ajudar e Delbio Soares se posicionava no sentido de que o partido deveria encaminhar formas de colaborar para solucionar as questes de dvidas de campanha, como forma de arrecadar recursos entre os militantes

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

36.
locais, em atividades partidrias como venda de broches, camisetas em locais onde haveria comcio em poca de campanha (fls. 28.477/28.478 grifamos e destacamos).

O Deputado CARLOS AUGUSTO ABICALIL ressaltou a existncia de dvidas decorrentes de campanhas eleitorais no estado do Mato Grosso:
Tenho conhecimento especialmente do caso de Mato Grosso, onde as dvidas so, hoje, de conhecimento pblico, algumas delas, inclusive, questionadas judicialmente relativas a campanhas municipais do ano de 2004, tanto na capital como no interior do estado (fls. 42.577).

A mesma testemunha informou que o Diretrio Estadual do Mato Grosso requisitou ao Diretrio Nacional do PT, inclusive durante o andamento das campanhas eleitorais, um suporte financeiro e, posteriormente, a viabilizao de recursos para saldas as dvidas restantes (fls. 42.577). Disse, ainda, que foi requerido pelo presidente estadual do partido poca no sentido de que, tendo a sede nacional do PT aqui em Braslia, fizesse gesto junto Executiva Nacional para o acompanhamento deste tema do financiamento das campanhas de 2004, sendo que foi com DELBIO SOARES que tratou do pagamento das dvidas (cf. fls. 42.578).

O Deputado NGELO CARLOS VANHONI narrou que antes de exercer o mandato parlamentar, disputou dois mandatos de vereador na capital do Paran, trs eleies de prefeito e trs eleies de deputado estadual, confirmando que tinha conhecimento que era comum o Diretrio Nacional colaborar de forma financeira com o Diretrio do Estado do Paran nos perodos de campanha eleitoral (fls. 42.638).

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

37. Como se viu, a prova dos autos deixou bastante claro que os valores transferidos pelo Diretrio Nacional do PT aos Diretrios Estaduais e aos partidos da base aliada nada mais eram do que conseqncia das alianas polticas que permitiam a diviso dos custos das campanhas eleitorais. Esses repasses so absolutamente lcitos, extremamente comuns e fazem parte da prpria estrutura poltica do PT e de suas agremiaes, de modo que jamais podem ser considerados atos de corrupo, at porque no consta da presente ao penal uma nica prova de que parlamentares recebessem dinheiro para votarem de uma forma ou de outra.

3.2. A inocorrncia de oferecimento ou promessa de vantagem indevida e de ato de ofcio


A despeito de suas extensas alegaes finais, o Ministrio Pblico no aponta, de nenhuma forma, qualquer prova razovel de que o peticionrio tenha participado do crime de corrupo ativa. No h absolutamente nada nos autos indicando, ainda que de forma distante, que DELBIO SOARES tenha prometido ou oferecido vantagem indevida a funcionrios pblicos para que praticassem, retardassem ou omitissem qualquer ato de ofcio.

A deficincia da acusao no tocante prtica de corrupo se d justamente em razo do conjunto probatrio que amplamente favorvel ao peticionrio, j que no h uma prova sequer de que o acusado tenha oferecido ou prometido alguma propina a parlamentares para que votassem de acordo com os interesses do Governo Federal.

Em suas alegaes finais, sustenta o Ministrio Pblico que os parlamentares no conseguiram apresentar, pelo menos at o momento, um nico argumento aceitvel para justificar por que os acordos envolviam sempre a

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

38. entrega de dinheiro em espcie (fls. 45.373). Ora, isso nunca se negou: Porque esses recursos no eram escriturados nas contabilidades de doador ou donatrio!

No deixa de ser curioso: A Defesa, que nada obrigada a provar, traz em suas razes escritas diversos depoimentos afirmando que o dinheiro destinava-se ao pagamento de despesas de campanha. J a Acusao, a quem toca o nus da prova, no traz um nico elemento em favor da alegao de que o dinheiro destinar-se-ia prtica de ato de ofcio.

Os elementos probatrios obtidos durante a instruo deixam muito claro que o montante repassado aos partidos da base aliada e aos prprios integrantes do PT decorria de acordos partidrios e foram utilizados no pagamento de despesas eleitorais. Justamente por inexistir qualquer ato de ofcio que pudesse corroborar a acusao de corrupo, o Ministrio Pblico alega que o ato de ofcio, que seria a causa do pagamento da vantagem, foi a perspectiva [perspectiva agora ato? no mais potncia?] do voto parlamentar em favor do projeto [qual projeto?] do Governo Federal (fls. 45.378/45.379). Essa perspectiva, no entanto, decorre da mesma infundada presuno constante da denncia, totalmente incompatvel com aquilo que a instruo revelou.

At mesmo o deputado federal ROBERTO JEFFERSON, o finto pentito, principal deflagrador do chamado escndalo do mensalo que originou a presente ao penal, informou em juzo que os recursos repassados pelo PT ao PTB no foram troca de apoio parlamentar no Plenrio (fls. 15.914 - grifamos). O mesmo acusado tambm revelou que foi feito um acordo no sentido de o PTB ajudar nas coligaes majoritrias ao PT, nos Estados de So Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paran, Gois, Acre e o PT assumiu conosco o compromisso de financiar candidaturas nossas de Prefeitos e Vereador no Brasil (fls. 15.915).

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

39. A respeito dessa aliana, o ex-Ministro WALFRIDO SILVINO DOS MARES GUIA NETO explicou:
que soube atravs do acusado Roberto Jefferson que foi realizado um acordo entre o PT e o PTB para fins de que o PTB auxiliasse o PT em determinadas cidades em troca do PT que possua uma base de arrecadao de recursos maior auxiliasse o PTB financeiramente na campanha eleitoral de 2004 (fls. 21.272).

O Senador SEBASTIO AFONSO VIANA MACEDO NEVES [TIO VIANA], lder do partido [PT] no Senado tinha acento natural no diretrio nacional do partido e afirmou com preciso que em nenhum momento tratou-se de assuntos dessa natureza [compra de apoio poltico] nas reunies do diretrio nacional (fls. 42.681). Na ocasio em que foi ouvido em Juzo, deixou claro que os assuntos debatidos nas reunies das quais participou com DELBIO diziam respeito militncia poltica, eram sempre questes partidrias, sem nenhum tipo de dvida de ordem moral (fls. 42.683).

Como se ver em item prprio, a configurao do delito de corrupo ativa pressupe uma vantagem vinculada a ato de ofcio vinculado ao exerccio de determinada funo pblica.

NLSON HUNGRIA, a respeito do tema, enftico ao afirmar que o que indispensvel configurao da corrupo que a recompensa seja solicitada ou recebida, ou seja aceita a correspondente promessa, em razo da funo .
9

FRAGOSO complementa esse raciocnio afirmando ainda que:

. Comentrios ao Cdigo Penal..., ob. cit., IX/369.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

40.
A idia fundamental aqui a de retribuio pelo ato de ofcio, retribuio que o funcionrio recebe ou aceita como preo de sua corrupo .
10

Ora, no caso dos autos o valores questionados foram transferidos exclusivamente a ttulo de ajuda financeira aos partidos da base aliada, sem qualquer relao com funes parlamentares, motivo pelo qual so atpicos os fatos imputados ao defendente.

A fim de corroborar o fortssimo conjunto probatrio no sentido de que no houve transferncia de dinheiro para compra de votos no Congresso Nacional, fundamental destacar a complexidade da votao de diversas reformas, especialmente da previdenciria, cuja aprovao somente foi possvel com os votos dos partidos da oposio.

No tocante votao desta reforma, da qual foi relator no Senado, a testemunha TIO VIANA explicou as dificuldades enfrentadas e as intensas discusses polticas sobre o tema:
Nunca presenciei qualquer relao de compra de voto. Foi uma relatoria difcil, tivemos mais de setecentas emendas, dentro do Senado Federal, e eu tive que relatar todas, fazer juzo de todas as emendas, debates que atravessaram muitas madrugadas, entre a base do Governo, o relator e a oposio e nunca ouvi nada que pudesse trazer dvidas de honradez na relao o governo, na reforma a previdncia ou no prprio Senado (fls. 42.681).

Essa mesma testemunha tambm informou que foi responsvel pela criao da chamada PEC Paralela visando a um acordo poltico para minimizar as resistncias da oposio e com ela contar na votao da reforma previdenciria:
10

. Lies de Direito Penal..., ob. cit., p. 426.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

41.

tivemos vrios votos da oposio, porque eu consegui; havia um impasse de aprovar ou no aprovar, a oposio sofreu uma forte presso das organizaes sindicais brasileiras, o governo enfrentava essa e eu vendo como o governo tinha uma maioria muito pequena no Senado aquelas dificuldades, criei um item que foi a chamada PEC Paralela, os itens que no faziam parte do acordo de primeira necessidade do Governo, mas que podiam ser discutidos mais adiante, entraram na chamada PEC Paralela, com o compromisso da base do Governo de votar nesses itens. Ento, a oposio, em parte considervel, votou com o Governo no item bsico, que era o que eu relatava e votou, assumiu o compromisso, concordou que ns, do Governo, votaramos com eles na chamada PEC Paralela. Ento, foi aprovada por negociao desse tipo, completamente tica a negociao, sem qualquer tipo de insinuao da oposio ou da base do Governo ou de sindicato que influenciasse o processo (fls. 42.681/42.682).

A propsito, a testemunha BERNARD APPY informou a importncia do compromisso firmado pelo Governo mediante a PEC Paralela na aprovao da Reforma Previdenciria:
Defensor: O senhor acompanhou a tramitao no Congresso Nacional da Reforma Previdenciria? Testemuha: No diretamente, quer dizer, a negociao no estava a cargo do Ministrio da Fazenda, estava a cargo do Ministrio da Previdncia. Mas tambm no foi uma negociao muito fcil, quer dizer, s foi possvel aprovar a Reforma Previdenciria em 2003 com o compromisso do Governo de enviar aquela que ficou conhecida como PEC paralela, quer dizer, para viabilizar a aprovao da Reforma previdenciria em 2003, embora no fosse o Ministrio da Fazenda que tivesse conduzido o processo.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

42.
(...) Para poder viabilizar a aprovao da Reforma da Previdncia em 2003, o Governo precisou assumir o compromisso com uma nova proposta de Emenda Constitucional, que ficou conhecida como PEC paralela que, inclusive, retirou um pouco da fora da Emenda Constitucional de 2003, foi necessrio para poder viabilizar a aprovao da Reforma da Previdncia, agora, quem conduzia as negociaes era o Ministrio da Previdncia. Defensor: O senhor presenciou, ou mesmo ouviu dizer que houve compra de votos na Reforma da Previdncia? Testemunha: No. De forma nenhuma. No ouvi falar qualquer meno, da possibilidade de compra de votos, nem na da Reforma Tributria, nem da Previdncia

O ento Presidente da Comisso de Constituio e Justia poca dos fatos, Deputado Federal LUIZ EDUARDO RODRIGUES GREENHALGH, corroborou a inexistncia de corrupo na Cmara dos Deputados:
Defensor: Em alguma oportunidade durante esse processo de discusso de aprovao, principalmente das emendas da Previdncia e da Reforma Tributria, o senhor ouviu dizer que algum Deputado de qualquer partido teria alguma condio por corrupo para votar ou deixar de votar algum projeto? Testemunha: No. No ouvi dizer. E tenho, se me permite, uma opinio a respeito disso. A Reforma da Previdncia foi feita sob intenso debate na Comisso de Constituio e Justia e na Cmara e no Senado, depois. E deste debate participaram todos os integrantes dos partidos da base do Governo e da oposio. A tal ponto que na sesso de julgamento da admissibilidade da Reforma da Previdncia, por exemplo, eu me lembro que teve Deputados da base do Governo que votaram contra e Deputados da oposio que votaram a favor. E assim foi feito tambm na Reforma Tributria. E... Tambm acho, continuando, tambm acho que impossvel haver esse

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

43.
tipo de procedimento da Cmara dos Deputados, porque so 513 pessoas na Cmara dos Deputados. Se h algum lugar no pas onde no se tem segredo a Cmara dos Deputados. Milhares de pessoas entram diariamente na Cmara dos Deputados, conversam com os assessores dos Deputados, acompanham as votaes dos Deputados. Ento impossvel se manter, se pensar num processo de cooptao financeira... Eu no acredito nisso. (fls. 29.811/29.812)

Sobre o papel da oposio na aprovao das reformas, afirmou o seguinte:


Defensor: O Senhor diria que a oposio teve um papel preponderante na aprovao dessas duas reformas? Testemunha: A oposio tem papel preponderante em todas as votaes da Cmara dos Deputados, no s nessas duas reformas. Tanto na Reforma Tributria quanto nas demais emendas constitucionais. Entendeu? E a oposio, mesmo tendo minoria em relao base de sustentao do Governo, tem condies de obstruir o andamento. Ns estamos assistindo nesse instante, a chamada CPI da Petrobrs. No se instala porque o Governo tem maioria em compensao a minoria no deixa o Senado andar diariamente nas votaes. T certo? Ento... A oposio tem papel primordial tambm nas votaes. (fls. 29.812)

O ex-Ministro da Previdncia JOS BARROSO PIMENTEL, deputado federal poca dos fatos em apurao, tambm desconhece qualquer fato indicativo de compra de votos:
(...)Vossa Excelncia vislumbrou, nesse incio de primeiro mandato do Presidente Lula, quando atuava como relator das discusses sobre a reforma da Previdncia, indcios de compra de votos de parlamentares? Sr. Jos Barroso Pimentel: No ouvi, de forma alguma, qualquer dilogo sobre isso. Portanto, no h, no

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

44.
presenciei qualquer iniciativa, qualquer insinuao sobre isso. (...) Especificamente sobre as votaes da reforma tributria ou na votao que aconteceu nos anos de 2003 e 2004, nesse primeiro mandado do governo Lula, logo no incio, Vossa Excelncia verificou a existncia de compra de votos de parlamentares na Cmara dos Deputados Federais? Sr. Jos Barroso Pimentel: De forma alguma. (...). (fls. 42.781 e 42.785)

Questionado se j ouviu falar ou se lhe foi proposto pagamento em troca de voto a favor de proposta favorvel ao Governo Federal, o deputado MAURCIO RANDS COELHO BARROS foi categrico:
Nunca. Eu at diria que isso foi objeto de estranheza de todo mundo que conhece o funcionamento do parlamento, porque a base aliada, os deputados do PT, do partido do presidente da Repblica j votariam naturalmente nessa proposio, sobretudo naquele incio de governo. Hoje talvez voc tenha at uma taxa de defeco nas votaes maior do que tinha naquele perodo. Aquele perodo era um perodo em que o entusiasmo na sociedade se refletia dentro do parlamento. Os deputados da base aliada normalmente j votavam com as proposies apresentadas pelo Presidente Lula, que, inclusive, estava no auge do seu capital poltico (fls. 42.596 - grifamos).

A testemunha LUIZ CARLOS SIGMARINGA SEIXAS, deputado federal nos anos de 2002 a 2007, tambm confirmou que neste perodo nunca houve compra de votos na Cmara dos Deputados:
O Sr. (Advogado): Perfeito. O senhor presenciou, na reforma da Previdncia, ou mesmo ouviu dizer algo relacionado compra de voto de parlamentares?

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

45.
O Sr. Luiz Carlos Sigmaringa Seixas: No, nem durante a reforma da Previdncia, nem em todo o perodo em que estive na Cmara dos Deputados. Nunca ouvi falar. Se Vossa Excelncia me pergunta sobre o chamado mensalo, posso me antecipar e dizer que a primeira vez em que li essa expresso foi nos jornais. Tenho impresso, no tenho a certeza de que foi uma expresso cunhada pelo ento deputado Roberto Jefferson, mas, enquanto fui deputado, nunca ouvi falar em compra de votos, alis, nem nesse perodo, nem no meu perodo anterior. (...) O Sr. Davi de Paiva Costa Tangerino OAB/SP 200793: Pela defesa de Delbio Soares, eu gostaria de perguntar a Vossa Excelncia se Vossa Excelncia se recorda, poca da votao das reformas da Previdncia, se foi importante a contribuio dos votos da oposio para essas reformas? O Sr. Luiz Carlos Sigmaringa Seixas: Tivemos maioria, a base aliada teve a maioria. A oposio resistiu muito reforma da Previdncia. No me recordo, mas tenho a impresso de que alguns votos da oposio sim, devemos ter tido-, mas evidentemente no uma votao expressiva, nem poderia ser, porque havia uma resistncia mais de natureza poltica por parte da oposio, com relao aprovao das propostas em debate na reforma da Previdncia (fls. 42300).

O ex-Ministro da Integrao Nacional, GEDDEL QUADROS VIEIRA LIMA, explicou que desde o Governo do Presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO o Partido Progressista j apoiava as reformas previdenciria e tributria e, inclusive, fazia parte da base de sustentao do presidente, sendo obviamente coerente que mantivesse sua posio no Governo do PT:
Sr. Marcelo Leal de Lima Oliveira (pela defesa de Jos Janene e Pedro Corra): De toda forma, em relao posio do Partido Progressista, durante a votao dessas reformas, no governo Fernando Henrique, o Partido

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

46.
Progressista apoiou as reformas previdenciria e tributria, durante o governo Fernando Henrique? Sr. Geddel Quadros Vieira Lima: Apoiou, fazia parte da base de sustentao do presidente. Sr. Marcelo Leal de Lima Oliveira: E o senhor diria que seria coerente que ele tambm apoiasse as reformas do governo do Presidente Lula. Sr. Geddel Quadros Vieira Lima: Seria algo natural. (fls. 42.811).

O j previsvel apoio do Partido Progressista ao PT nas votaes mencionadas tambm foi confirmado pelo Deputado Federal NELSON MEURER, filiado ao Partido Progressista e que participou dos debates sobre a reforma previdenciria:
O Partido Progressista tem um programa e vota de acordo com o seu programa. Por isso, fomos favorvel reforma da Previdncia, como fomos tambm em outras no Governo anterior (fls. 42.824).

Indagado se tinha conhecimento de compra de votos para aprovao da reforma da previdncia, o atual Ministro da Justia, ento deputado federal, JOS EDUARDO CARDOZO, negou peremptoriamente e ainda destacou que as discusses a respeito do assunto apresentavam mais divergncias no prprio PT do que nos partidos da oposio, os quais apoiavam a medida desde o Governo do ExPresidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO:
Nunca, at porque muito importante ter claro que especialmente a reforma da Presidncia foi uma reforma bastante tensionada dentro do PT e do plenrio da casa. Dentro do PT, ele no era consenso; tivemos muitas reunies de bancada para que pudssemos ter uma posio e haver um convencimento da nossa bancada relativamente a isso. A tal ponto que, inclusive, alguns militantes do PT, deputados, saram do PT a partir da reforma da
Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

47.
Previdncia, caso da senadora Helosa Helena, caso do Deputado Chico Alencar, dentre outros. Era curioso, porque tnhamos divergncias do PT, mas tnhamos, especialmente na reforma da Previdncia, um apoio de setores oposicionistas, porque, como o governo de Fernando Henrique Cardoso havia pretendido fazer a reforma previdenciria, parlamentares da oposio defendiam uma reforma que no PT era polmica; uma situao, portanto, bastante paradoxal (fls. 42.734 grifamos).

Como se v, diante das divergncias internas, o apoio de setores oposicionistas foi fundamental para aprovao da reforma. Bem por isso, o atual Ministro da Justia reconheceu que a oposio foi decisiva na constituio da CCJ para que essa tese pudesse ser aprovada naquela comisso (fls. 42.734).

Questionado sobre eventual conhecimento de compra de votos para aprovao das reformas previdenciria e tributria, o Ex-Ministro da Articulao Poltica este, sim, encarregado de conquistar votos de congressistas ALDO REBELO, foi categrico:
Nem eu e isso eu perguntei na poca, nenhum dos outros 512 deputados, nenhum jornalista, tantos, dezenas ou s vezes centenas que cobrem as atividades do Congresso, foram atividades de 2003 com ampla cobertura, porque se tratava de reforma tributria, Reforma da Previdncia, eu nunca ouvi de nenhum jornalista, de nenhum deputado, de nenhuma fonte, qualquer referncia a qualquer forma de pagamento por quaisquer das votaes ocorridas no Congresso, porque essas votaes foram todas para mim discutidas e negociadas, inclusive, com a oposio nas duas reformas mais importantes, no houvesse o voto da oposio, o governo no teria sido vitorioso JOS ALDO REBELO FIGUEIREDO (fls. 29.492/29.493).

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

48. Essa mesma testemunha, deputado federal no perodo dos fatos ora apurados, destacou a participao expressiva dos partidos aliados nas votaes:
(...) ns tnhamos dificuldades em uma situao ou outra, alguns lderes se empenhavam muito, eu lembro que o Deputado Roberto Jefferson cumpria um papel muito importante na defesa das posies do governo, j que outra vez ele tambm tinha sido da base do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso e era um homem, excelente orador, e que falava com desenvoltura. E na base do governo enfrentvamos dificuldades principalmente nesses partidos mais a esquerda, o prprio PT, o PCdoB, tinha que conversar bastante com a oposio, tanto que nessas reformas, ns conseguimos aprovar com apoio importante da oposio, do, ento PFL e do PSDB (...) O PMDB, por exemplo, no participava oficialmente da base do governo, o... O PDT nem sempre votava, no PT ns tnhamos dissidncias, ento ali ns nunca trabalhamos com a hiptese de depender s da base do governo, ns sempre fizemos uma ampla discusso com a oposio. (fls. 29.502/29.503).

A testemunha JOAQUIM WASHINGTON DE OLIVEIRA, que se candidatou a deputado federal pelo PT do Maranho nos anos de 1994, 1998, 2002 e 2006, confirmou a inocorrncia de pagamentos a parlamentares em troca de apoio poltico:
(...) nunca ouviu falar da existncia de um esquema de pagamento peridico de dinheiro para parlamentares federais da base aliada em troca de apoio poltico ao governo federal, chamado pela imprensa de mensalo. (fls. 32.898 - destacamos). (...) que confirma nunca ter ouvido, ainda por comentrios, existir o mensalo, ou seja, de que integrantes do governo

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

49.
Lula e do Partido dos Trabalhadores promoviam loteamento poltico de cargos pblicos e distribuam mesada aos parlamentares federais; que nunca tinha ouvido falar muito menos em reunies do Diretrio Nacional do Partido dos Trabalhadores sobre a existncia de relao das empresas SMP&B Comunicao Ltda., Grafitti Participao Ltda. e DNA Propaganda Ltda. com o Partido dos Trabalhadores (fls. 32.899 - destacamos).

No mesmo sentido foi o depoimento da testemunha JOO BATISTA BARBOSA DA SILVA, vice-presidente do Diretrio do Par do PT poca dos fatos ora apurados e que frequentava reunies do Diretrio Nacional:
Advogado: Alguma vez o senhor soube ou tem conhecimento que o PT teria repassado recursos financeiros ou oferecido cargos no governo a parlamentares em troca de apoio poltico? Testemunha: No. Isso nunca foi pauta do.. das reunies da diretoria nacional que eu participei. Isso nunca foi assunto, discusso l na instncia partidria (fls. 33.948 grifamos).

A testemunha DIVINO DONIZETI BORGES NOGUEIRA, dirigente do PT no Estado do Tocantins, tambm desconhece qualquer ato de compra de votos:
afirma que o Tocantins no tinha membro da direo nacional do PT, mas contava com um observador nas reunies, geralmente trimestrais; a partir de 2000 at 2007 o depoente afirma que participava dessas reunies como observador do Estado do Tocantins; afirma que nessas reunies jamais houve meno compra de votos da Deputados Federais; afirmar que o PT no comprou voto no Parlamento (fls. 33.573 - grifamos).

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

50.

O presidente do PT no Rio Grande Sul confirmou que os valores repassados pelo Diretrio Nacional visavam apenas ao pagamento de despesas eleitorais:
Defesa: S mais uma pergunta, senhor David. O senhor teve conhecimento de pagamentos a deputados em troca de votaes, posies nas votaes? Testemunha: No. O dinheiro que eu tratei com a direo nacional, foi esse, para nos ajudar. A forma que veio foi essa forma, a forma que foi utilizado foi essa, enfim. Confessada Policia Federal, e redundou naquele processo, e foi a nica, as nicas coisas que eu tratei com a direo nacional. Afora isso, so s notcias de jornal que eu sei (fls. 31.795v.).

O Deputado Federal LUIZ ALBERTO COUTO afirmou que, na qualidade de parlamentar federal, participava das reunies do diretrio nacional, sendo que em nenhuma delas chegou a ouvir ou presenciar algum ato de compra de apoio poltico (fls. 42.572/42.573).

Do mesmo modo, o Deputado Federal CARLOS AUGUSTO ABICALIL foi categrico ao afirmar ser absurda a informao de alegada compra de votos de parlamentares na votao da reforma da previdncia, at porque, no acompanhamento da CPMI, como membro titular da CPMI dos Correios, a tentativa de fazer a vinculao entre uma coisa e outra, no meu entendimento, no obedece a qualquer critrio (fls. 42.580).

No mesmo sentido foi o que disse o Deputado LUIZ ROBERTO DE ALBUQUERQUE, filiado ao Partido Socialista Brasileiro, vice-lder do Governo no primeiro mandato do Presidente Lula e que participou ativamente dos debates da reforma previdenciria:

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

51.

Nunca testemunhei, estive presente ou ouvi qualquer dilogo, conversa que tratasse desse tipo de assunto que posteriormente foi estampado na mdia brasileira. Nunca vi qualquer relao de troca, de negcios, para que se votasse alguma matria em plenrio, nunca Nunca houve compra de votos na relao do Governos com a Cmara dos Deputados. Nunca testemunhei isso, nunca vi absolutamente nada disso, alis, na reforma da previdncia, teve, inclusive, parlamentares da oposio que votaram favoravelmente. Quer dizer, desconheo qualquer tipo de relao de negcios em relao a voto (fls. 42.601/42.602).

O Deputado HENRIQUE FONTANA JNIOR, vice-lder do PT na Cmara em 2003, informou que no presenciou nem mesmo qualquer indcio de repasse de valores a parlamentares em troca de apoio poltico (fls. 42.608). Essa testemunha destacou que, no tocante reforma da previdncia, o somatrio total que permitiu a aprovao, teve uma maioria ampla da base do Governo e uma parte da oposio (fls. 42.609).

Indagado se teve algum conhecimento de ato de corrupo na anlise de votao das reformas previdenciria e tributria, o Deputado Federal LUIZ ALBERTO COUTO assentou o seguinte:
No, ns sabemos que toda a legislao sempre sofre mudanas, mas mudana atravs da presso democrtica, ou seja, primeiro lugar, porque na reforma da previdncia tambm ns tivemos votos de deputados de oposio. Ento, havia presso, atravs de setores que eram contrrios, mas nunca ouvi dizer que parlamentares eram comprados para votar esta reforma (fls. 42.573).

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

52. importante registrar que muitos outros parlamentares confirmaram que nunca tiveram conhecimento de qualquer postura poltica nas votaes do Congresso Nacional em troca de algum benefcio financeiro. H uma imensa quantidade de depoimentos que corroboram a inocorrncia de compra de votos, mas, diante da impossibilidade de indicarmos todos eles, transcrevemos a seguir trechos de alguns deles:
no verdade qualquer acusao que Romeu Queiroz, Roberto Jefferson e Jos Carlos Martinez teriam recebido recursos para votar qualquer coisa, ou seja, que no houve dinheiro em troca do voto destes parlamentares; diz que nunca viu isso no Congresso Nacional, especialmente no mbito do Partido Trabalhista Brasileiro (WALFRIDO SILVINO DOS MARES GUIA NETO - fls. 21.278). nunca ouviu falar ao longo de sua vida se deputados federais eram remunerados para votar em determinada matria submetida ao Congresso Nacional (DALMIR JESUS - fls. 21.476).
DE
11

eu conheo a Cmara dos Deputados no Congresso desde a constituinte. Eu trabalhei como assessor parlamentar na constituinte e durante largo tempo at o ano de 2000 quando eu tive que me afastar em virtude de uma enfermidade que tive. Voltei em 2003 e nunca ouvi falar de compra de votos (testemunha RICARDO ZARATTINI FILHO, fls. 29.566).

Para facilitar a compreenso da fragilidade da prova acusatria, o acusado pede vnia para apresentar as seguintes tabelas elaboradas com base na prova testemunhal judicial, comprovando cabalmente a improcedncia da acusao de corrupo ativa:
11

. Deputado Odair Jos da Cunha (fls. 42.624), Deputada Maria Dalva de Souza Figueiredo (fls. 42.631), ngelo Carlos Vanhoni (fls. 42.639), Deputado Federal BENEDITO DE LIRA (fls. 42.758), dentre dezenas de outros.
Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

53.

TOTAL DE DEPOIMENTOS JUDICIAIS TRANSCRITOS NOS AUTOS No mencionam o nome DELBIO SOARES DE CASTRO
Conhecem DELBIO da vida profissional ou partidria Conhecem DELBIO apenas de vista ou da mdia

394

337
39
14 Zero

Conversaram com DELBIO sobre compra de votos ou ouviram falar sobre possvel compra de votos?

TOTAL DE DEPOIMENTOS JUDICIAIS DE DEPUTADOS FEDERAIS


OU SENADORES

79

Receberam diretamente recursos financeiros do PT


Souberam ou ouviram falar que houve recebimento de recursos Informaram que recursos recebidos eram para ajuda de campanha

Zero
18 18

Informaram que os recursos recebidos eram destinados a compra de votos?

Zero

Como se nota da anlise das tabelas acima, a acusao ministerial destoa de toda a prova judicial, inexistindo qualquer elemento probatrio apto a permitir a responsabilizao do peticionrio pelo crime do art. 333 do Cdigo Penal.

Sem conseguir apontar uma nica testemunha ou algum acusado que confirmasse o repasse de valores em troca de apoio poltico no Congresso Nacional, limitou-se o Parquet a transcrever trechos do Relatrio Final da CPMI dos Correios para tentar a qualquer custo justificar a prtica de um delito que a instruo demonstrou no existir.

O art. 155 do Cdigo de Processo Penal claro ao estabelecer que o juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

54. informativos colhidos na investigao, ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas.

Assim, se o teor do Relatrio Final da CPMI dos Correios no foi corroborado na instruo, a pretenso ministerial ao menos no tocante ao peticionrio no se embasa em nenhuma prova judicial, no havendo, pois, como responsabilizar o defendente.

No h nos autos, Senhores Ministros, nenhum indcio, nem mesmo remoto, de que os parlamentares indicados na denncia tenham recebido vantagem indevida em contraprestao a apoio poltico ao Governo Federal. A simples atuao desses deputados em favor das propostas do Governo durante as reformas tributria e previdenciria no suficiente para se falar em suborno pelo acusado ou por qualquer outro membro do PT. Ora, como membros de agremiaes partidrias aliadas ao PT, nada mais natural que votassem de acordo com os interesses deste Partido. A julgar pelo raciocnio simplrio da Acusao, muitos dos deputados membros do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) o maior opositor do PT seriam denunciados por corrupo passiva, j que apoiaram a reforma da previdncia (cf. doc. n 3 do apenso 81).

Demais disso, como j se disse e se ver adiante de forma detalhada, a aprovao das principais reformas polticas no perodo questionado dependeu (e como!) de votos da oposio.

A respeito das acirradas discusses sobre a reforma previdenciria, da qual participou ativamente e intensamente (fls. 42.578), o Deputado Federal CARLOS AUGUSTO ABICALIL informou:
Em primeiro lugar, foi uma reforma intensamente debatida, tanto na comisso especial como durante o
Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

55.
processo de votao no plenrio da Cmara dos Deputados e, posteriormente, no Senado, inclusive, com desdobramento de uma chamada emenda paralela. Esse processo sofreu resistncias especialmente dos setores vinculados ao movimento sindical, em especial dos servidores pblicos e as maiores resistncias notrias que podem ser vistas, inclusive, no painel de votao, se deviam a partidos polticos esquerda ou partidos polticos que tinham vinculaes com movimento sindical j tradicionalmente, notadamente dentro do PT, que houve dissidncia, algumas das quais, inclusive, foram levadas avaliao disciplinar do partido, no PC do B, no PDT, no PSB. As resistncias se situavam, exatamente, nos setores intitulados esquerda e com maior vinculao do movimento sindical, pblicos (fls. 42.579). especialmente dos servidores

Sobre a votao da Reforma Tributria, importante destacar o depoimento de BERNARD APPY:


Defensor: O senhor presenciou ou mesmo ouviu dizer algo a respeito de compra de votos na Reforma Tributria? Testemunha: No. Em momento nenhum ouvi falar de qualquer assunto relacionado compra de votos para aprovao da Reforma Tributria. O que eu gostaria de ressaltar (...) a negociao da Reforma Tributria em 2003, no foi, de forma nenhuma, uma negociao fcil, foi uma negociao que exigiu concesso por parte do Governo. Se ela teve algum facilitador foi o fato do pas se encontrar numa crise econmica, o que fazia com que, inclusive, a oposio entendesse a importncia da prorrogao da DRU e da CPMF, tanto que foram aprovados com apoio da oposio no Senado Federal (fls. 29.716).

O Deputado Federal MAURCIO RANDS COELHO BARROS tambm destacou a importncia dos votos da oposio para aprovao da reforma previdenciria:

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

56.
Cerca de aproximadamente metade da bancada do ento PFL, hoje Democratas e do PSDB, votou pela aprovao da reforma e todos ns parlamentares sabemos que sem esses votos a reforma no teria sido aprovada e o Brasil no teria tido o crescimento econmico que teve a partir desse equilbrio fiscal gerado pela reforma (fls. 42.594 grifamos).

Cabe aqui uma referncia ao estudo juntado a fls. 80/102 do apenso 120, de autoria do Deputado Federal ODAIR CUNHA com base em detalhada pesquisa nos registros do Congresso Nacional (pesquisa esta que o Ministrio Pblico convenientemente poupou-se de fazer) demonstrando a absoluta desvinculao entre os repasses de numerrio para cobertura de despesas eleitorais e a postura dos membros dos Partidos da base aliada nas votaes.

Quando ouvido em juzo, o Deputado ODAIR CUNHA, que poca dos fatos participou da CPI dos Correios e de uma comisso de sindicncia da Cmara dos Deputados, explicou com clareza o resultado do estudo:
O estudo apontou o seguinte: primeiro, inegvel os fatos dos saques havidos no declinar do perodo. O que ns identificamos, j faz algum tempo, vou tentar me lembrar aqui, ns identificamos poca, que havia um comportamento padro dos partidos que apoiavam o Governo, independente da ocorrncia dos saques. As votaes voc tinha na mdia dos partidos, sempre 80% de cada partido votava segundo a orientao do Governo. O que ns buscamos naquela poca foi demonstrar que no havia coincidncia de saque com votao, visto que ora havia saque, ora no havia saque e, independente do saque, voc tinha um comportamento padro. Por exemplo, o partido como o PCdoB votava sempre muito perto da votao do PT. Partidos como o PP, o antigo PL, o PTB e o PMDB tinham uma mdia de fidelidade de 80% das votaes independente dos saques. O estudo em si mostrou

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

57.
exatamente trabalhar nessa lgica, que no havia coincidncia de uma coisa com a outra necessariamente (fls. 42.623 grifamos e destacamos).

Essa anlise que a Defesa procurou manter em sua integridade para que sua apreciao seja mais proveitosa demonstra at mesmo graficamente que propostas de relevncia para o Governo contaram com o apoio da oposio (PSDB e PFL), mais at do que com os parlamentares da base aliada, sendo que muitas vezes as defeces na bancada petista e as adeses entre os oposicionistas fizeram com que os trs Partidos empatassem em sua taxa de apoio, como se v do cotejo entre as posies do PT e de seus dois principais oponentes:

Mdia mvel: PT, PFL e PSDB


100

90

80

70

60

50

40

30

20

10

0 PFL* PSDB PT* 3 por. Md. Mv. (PSDB) 3 por. Md. Mv. (PFL*) 3 por. Md. Mv. (PT*)

Comentrio: As curvas so ilustrativas do comportamento oposicionista de PSDB e PFL: o distanciamento das posies do PT. Nos momentos em que petistas no votam com o governo, ou o PFL ou o PSDB ampliam seu apoio ao governo, indicando que as proposies contrariam determinadas posies ideolgicas existentes no seio do PT.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

58. Por outro lado, nos Partidos da base aliada alm de no se observar nenhum indcio de correlao entre repasse de dinheiro e a prtica de atos de ofcio, v-se que ao longo do perodo em que foram feitos os repasses a taxa de apoio ao Governo diminuiu, o que mostra a absoluta inviabilidade da acusao de corrupo. Vejamos os grficos do Deputado ODAIR CUNHA sobre o comportamento das bancadas dos Partidos da base aliada:

PL
2.500 100

2.000

80

1.500

60

1.000

40

500

20

0 15/10/2003 28/10/2003 19/11/2003 18/12/2003 19/10/2004 23/11/2004 30/11/2004 14/12/2004 25/2/2003 23/4/2003 20/5/2003 18/6/2003 30/7/2003 12/8/2003 13/8/2003 27/8/2003 10/9/2003 16/9/2003 16/9/2003 17/9/2003 24/9/2003 2/12/2003 27/1/2004 10/3/2004 24/3/2004 13/4/2004 28/4/2004 19/5/2004 11/8/2004 2/4/2003 4/6/2003 6/8/2003 9/1/2004 3/2/2004 5/5/2004 8/6/2004 7/7/2004

R$ MIL

VOTO

Linear (VOTO)

Anlise perfunctria

do Grfico acima revela que no perodo

compreendido entre 25 de fevereiro de 2003 e 14 de dezembro de 2004 o apoio (medido pela percentagem de votos) do PL ao governo oscilou entre 85 e 95%, no havendo nenhuma relao entre a variao do apoio com os valores repassados.

Com efeito, em que pese expressivo repasse entre os dias 7 e 11 de julho de 2004, a percentagem de votos alinhados com o Governo registraram nveis inferiores a 10 % (por volta de 23 de julho de 2011). De outro lado, os

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

59. baixssimos (ou nulos) repasses na primeira quinzena de 2003 no impediram a apoio oscilasse entre 90 e 100%.

Dito de outra maneira: ao contrrio do que sustenta a Acusao, no h nenhuma relao entre repasse e apoio ao Governo, o que per se desnatura o falacioso mensalo.

PTB
1.000 100

800

80

600

60

400

40

200

20

0 23/10/2003 19/11/2003 17/12/2003 19/10/2004 17/11/2004 30/11/2004 14/12/2004 14/1/2003 23/4/2003 27/5/2003 10/6/2003 29/7/2003 31/7/2003 12/8/2003 13/8/2003 27/8/2003 10/9/2003 16/9/2003 16/9/2003 17/9/2003 24/9/2003 8/10/2003 2/12/2003 28/1/2004 11/3/2004 30/3/2004 13/4/2004 28/4/2004 12/5/2004 12/7/2004 24/8/2004 1/4/2003 6/5/2003 6/8/2003 7/1/2004 5/2/2004 5/5/2004 2/6/2004 6/7/2004

R$ MIL

VOTO

Linear (VOTO)

Tambm o apoio do PTB ao Governo foi descendente no perodo analisado, muito natural nas acomodaes polticas, sobretudo em ano eleitoral. Da mesma maneira como observado quanto ao PL, em que pese expressivo repasse em 5 de maio de 2004, o apoio do PTB ao Governo em votaes subseqentes registrou cerca de uma semana depois ndices inferiores a 5 %! De maneira inversa, incontveis votaes foram na ordem de 100%, entre maio e setembro de 2003, muito embora os repasses no tenham existido.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

1.200

1.500

1.800

2.100

2.400

2.700

1.000

300 0

600

900

200

400

600

800

0 25/2/2003 2/4/2003 23/4/2003 6/5/2003 3/6/2003 12/6/2003 30/7/2003 5/8/2003 7/8/2003 12/8/2003 19/8/2003 2/9/2003 15/9/2003 16/9/2003 16/9/2003 17/9/2003 24/9/2003 15/10/2003 18/11/2003 26/11/2003 3/12/2003 18/12/2003 22/1/2004 3/2/2004 9/3/2004 24/3/2004 31/3/2004 27/4/2004 4/5/2004 12/5/2004 1/6/2004 23/6/2004 7/7/2004 11/8/2004 19/10/2004 17/11/2004 24/11/2004 8/12/2004 0 20 40 60 80 100 R$ MIL

25/2/2003

2/4/2003

23/4/2003

6/5/2003

3/6/2003

12/6/2003

30/7/2003

5/8/2003

7/8/2003

12/8/2003

19/8/2003

2/9/2003

15/9/2003

16/9/2003

17/9/2003

votaes em que o Governo contassem com poucos votos do PMDB.

R$ MIL

24/9/2003

1/10/2003

15/10/2003

19/11/2003

PP

PMDB

VOTO Linear (VOTO)

VOTO

2/12/2003

17/12/2003

6/1/2004

27/1/2004

3/2/2004

Linear (VOTO)

10/3/2004

24/3/2004

31/3/2004

26/4/2004

4/5/2004

12/5/2004

26/5/2004

15/6/2004

7/7/2004

11/8/2004

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

6/10/2004

26/10/2004

24/11/2004

1/12/2004 100

15/12/2004

final de junho, a exemplo das demais legendas, no impediu uma dezena de

internas nem sempre harmnicas. Mesmo assim, expressiva a quantidade de

votaes cujo apoio est compreendido entre 80 e 100%. Importante repasse em

oscilante, principalmente quando sabido que essa legenda comporta tendncias

No seria preciso grfico para demonstrar como o apoio do PMDB foi

20

40

60

80

60.

61.

O grfico dedicado ao PP revela, ao contrrio dos demais, estabilidade de apoio, quando no um pequeno acrscimo ao longo do tempo. Isso no impediu votaes com apoio reduzido em perodos imediatamente posteriores a repasses robustos, como na primeira quinzena de junho de 2006. A escassez de repasses anteriores a outubro de 2003, de outro lado, no impediu inmeras aprovaes unnimes.

Esses quadros demonstram saciedade que no existe relao (inclusive matematicamente falando) entre a percentagem de apoio dos partidos da base aliada e a existncia de repasses.

Mas essa constatao h de ser complementada com outra, ainda mais mortfera iluso chamada mensalo: em importantes votaes no Congresso Nacional a aprovao governista s pde acontecer em decorrncia do apoio dos partidos da oposio!

Ora ainda que considerando apenas argumentos econmicos quem compraria parlamentares de Partidos (j) aliados quando seus votos fossem insuficientes para alcanar o objetivo pretendido?

Sendo impossvel tabelar todas as votaes desse perodo, elegeram-se quatro casos paradigmticos, por sua importncia estratgica, e cujo sistema de votao (que em essncia no foi o de acordo de lideranas) permite dissecar a dinmica dos partidos: (i) transgnicos; (ii) reforma tributria; (iii) reforma previdenciria; e (iv) lei de falncias.

Transgnicos. Em 14 de maio de 2003 aprovou-se, na Cmara dos Deputados, a converso da Medida Provisria 113/03 em lei. Segundo a acusao, teria havido,

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

62. dias antes, intensa movimentao/ligaes de Marcos Valrio tanto na Cmara dos Deputados, como no Banco Rural e no Diretrio Nacional do PT, o que sugeriria compra de votos.

De quantos votos necessitava o Governo? Considerando que na sesso da Cmara estavam presentes 269 congressistas, e sendo o qurum dessa votao o de maioria simples, seriam necessrios 135 votos. A votao, como se depreende do Dirio da Cmara dos Deputados de 15 de maio de 2003, decorreu de acordo de lderes, o que significa que os partidos votariam em bloco. Nessa ocasio apenas o Partido Verde (PV) e o PRONA votaram de maneira contrria .
12

Qual seria o sentido de comprar votos em acordo de lderes? Se os partidos votariam em bloco, inclusive os oposicionistas PSDB e PFL, detentores de expressivos 80 (oitenta) votos, que somados com os 40 (quarenta) do prprio PT j tornavam quase certa a aprovao, qual o objetivo em comprar quem quer que fosse?

No Senado no foi diferente. Tambm l, consoante extrato de votao, houve votao do requerimento dos Senhores Lderes, que solicita o encerramento das discusses desta MPV. Mais uma vez, vencidos os Senadores do PV e do PRONA .
13

Reforma tributria. A proposta de Emenda Constitucional n. 74, que buscava implementar reforma no sistema tributrio brasileiro, necessitava qurum de 3/5 para sua aprovao, consoante o art. 60, 2, da Constituio Federal.

.http://imagem.camara.gov.br/dc_20.asp?selCodColecaoCsv=D&Datain=15/05/2003&txpagina =20639&altura=650&largura=800. 13 .http://www6.senado.gov.br/diarios/BuscaDiario?tipDiario=1&datDiario=23/05/2003&paginaD ireta=12575. Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

12

63. Considerando que 80 senadores compunham aquela casa, seria mister reunir 48 votos.

Os votos da base aliada eram completamente desnecessrios para a votao no Senado.

Com efeito, propostas to complexas so previamente trabalhadas e acordadas. A soma das bancadas do PT (com 14 votos), dos principais partidos oposicionistas (PSDB, com 11 votos, e PFL, com 17) e dos partidos que no compunham nem a base aliada, nem a oposio (PPS, PDT e PSB, somando 10 votos) somavam um total de 52 votos .
14

Qual seria o sentido de comprar os Partidos da base aliada para votao j ganha, depois de politicamente costurada com as lideranas dos partidos de oposio?

E nem se diga que a oposio votou dessa forma, pois a base aliada j teria qurum de qualquer modo, sendo prefervel, hipoteticamente, no ficar vencida. Isso porque os votos da base aliada (36 votantes pelo sim) seriam insuficientes para a aprovao da PEC.

De mais a mais, a oposio estava muito satisfeita com a Reforma. O Senador do PFL RODOLPHO TOURINHO tomou a tribuna para consignar que tenho absoluta convico de que conseguimos obter o melhor projeto de reforma tributria para este momento e de que esse projeto vai, efetivamente,

. http://rl.senado.gov.br/reports/rwservlet?legis&report=/forms/parlam/vono_r01.RDF&paramform=no&p _cod_materia_i=62161&p_cod_materia_f=62161&p_cod_sessao_votacao_i=2489&p_cod_sessao_votaca o_f=2489&p_order_by=nom_parlamentar


14

14

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

64. ajudar no crescimento do pas (fls. 179 do Apenso 310). No foi diferente a postura pblica do Senador JOS AGRIPINO, ferrenho opositor do Governo Lula:
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, vou procurar ser mais breve possvel, at porque estamos aqui comemorando pela votao um grande entendimento feito em torno de um assunto do mais vivo interesse para o Pas e para a sua sociedade Encaminhei, h algumas horas, e o fiz com muita veemncia, voto contrrio PEC da Previdncia e apresentei minhas razes. Eu dizia que o acordo feito na PEC da reforma tributria poderia ter sido feito na PEC da Previdncia. (...) E da juno do pensamento do PSDB, PFL e do Governo leia-se oposio e Governo passando pelo PDT, Senador Jefferson Peres e seus companheiros, surgiu o documento com 16 pontos que passaram a ser a matriz ou o dogma que deveria presidir a elaborao do texto da reforma tributria. (...) Foi uma tarefa hrcula, produzida em funo da maturidade da classe poltica do Brasil. preciso que isso seja dito aqui e agora: o diploma que estamos votando produto da maturidade da classe poltica brasileira, que soube se reunir e se entender em torno do interesse nacional. (...) De conscincia absolutamente tranqila, digo que voto a favor da PEC n 74. (fls. 182/183 do apenso 310, destaques nossos).

Tambm assim o tucano TASSO JEREISSATI:


Externo minha enorme alegria em participar deste momento que estamos vivendo esta noite. Eu mesmo no esperava que fosse possvel nesta Casa haver um entendimento to grande. (...) E conseguimos chegar a um entendimento nesta Casa, Srs. Senadores. Esse um exemplo que estamos dando ao
Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

65.
Brasil, por meio do entendimento, e, muito mais do que isso, pelo desprendimento, ao promovermos um acordo conjugando todos esses conflitos em um projeto s. (fls. 184 do apenso 310)

O segundo turno da votao no Senado, ocorrido em 17 de dezembro de 2003, no revela quadro diferente. A base aliada contou com 34 votos sim, com o que no lograria aprovar a Reforma. O PT, mais uma vez, no precisava, porm, corromper a base aliada, como faz crer o Ministrio Pblico Federal: seus 14 votos, somados com os 28 da oposio e os 11 dos independentes garantiriam o qurum necessrio .
15

Fica, portanto, totalmente desacreditada a verso de que saques pretensamente realizados em dias prximos a essas votaes, destinados ao PL, decorreriam do imaginrio mensalo. Tal Partido tinha potencial de contribuir com meros 3 (trs) votos em votaes cujo resultado foi quase unnime: 64 votos sim em universo de 67 votantes (primeiro turno) e 64 votos sim em um total de 69 (segundo turno). Registre-se que apenas 1 Senador do PL votou no primeiro turno e 2 no segundo. Pouco expressivo para a prtica de atos de ofcio de congressistas, o PL era Partido do Vice-Presidente da Repblica, em aliana que inclua a contribuio do PT para o custeio das campanhas da agremiao aliada.

Reforma previdenciria. A Proposta de Emenda Constitucional n. 67, chamada de Reforma da Previdncia, teve votao mais apertada que a Reforma Tributria: dos 81 presentes, 55 votaram sim. A oposio votou rachada, atribuindo 13 votos sim e 15 no. Os no alinhados dividiram ao meio seus 10 votos. O PT,

. http://rl.senado.gov.br/reports/rwservlet?legis&report=/forms/parlam/vono_r01.RDF&paramform=no&p_ cod_materia_i=62161&p_cod_materia_f=62161&p_cod_sessao_votacao_i=2463&p_cod_sessao_votacao _f=2463&p_order_by=nom_parlamentar. Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

15

66. nesse cenrio, contava com seus 14 votos que, somados com os sim da oposio e dos no-alinhados, chegaria a 32 votos, aqum do necessrio .
16

Esses dados, porm, devem ser lidos cum granum salis. Isso porque, poucos dias depois, votou-se a chamada PEC Paralela (PEC n. 77), com vistas a aprimorar a PEC precedente: nessa, houve votao unnime !
17

Qual seria o sentido de comprar votos da base aliada para a primeira PEC, se j se sabia que dias depois a PEC Paralela seria votada? A votao unnime sugere que as lideranas j haviam se posicionado previamente quanto ao tema. Colham-se as palavras do Senador Arthur Virglio, lder contundente da oposio:
O SR. ARTHUR VIRGLIO (PSDB AM. Para encaminhar a votao. Sem reviso do orador.) Sr. Presidente, Srs e Srs. Senadores, (...)Entre a PEC ruim que a PEC 67 e a PEC um pouquinho menos ruim que a PEC 77, saudemos as conquistas que esto na PEC 77 como presso da bravura da Senadora Helosa Helena e do seu exemplo para dentro de seu ainda partido; do inconformismo de segmentos que mostraram independncia dentro de outros partidos da base do Governo; do PDT que tem se mostrado bravo e coerente sob a liderana Admirvel do Senador Jefferson Pres. O nosso Partido encaminha contra a reforma, deixando aberto o voto da bancada, Sr. Presidente, por entender que pelo menos temos algumas conquistas na tal PEC paralela: (...) (fls. 140 do apenso 310, destaques nossos)

.http://rl.senado.gov.br/reports/rwservlet?legis&report=/forms/parlam/vono_r01.RDF&paramfor m=no&p_cod_materia_i=60903&p_cod_materia_f=60903&p_cod_sessao_votacao_i=2483&p_cod_sessa o_votacao_f=2483&p_order_by=nom_parlamentar. 17 http://rl.senado.gov.br/reports/rwservlet?legis&report=/forms/parlam/vono_r01.RDF&paramfor m=no&p_cod_materia_i=62771&p_cod_materia_f=62771&p_cod_sessao_votacao_i=2468&p_cod_sessa o_votacao_f=2468&p_order_by=nom_parlamentar Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

16

67. A acusao de compra de votos, alm de no encontrar respaldo na prova dos autos, contraria a lgica dos fatos registrados no Congresso Nacional, at mesmo se levarmos em conta as palavras vindas da oposio.

Lei de falncias. O ltimo projeto de Lei a ser analisado buscava regular a recuperao judicial, a extrajudicial e a falncia de devedores, pessoas fsicas e jurdicas, que exeram atividades econmicas regidas pelas leis comerciais.

Votada uma subemenda substitutiva na Cmara, em universo de 269 votantes, o PT orientou a bancada para o sim, ao lado de todos os demais partidos exceo de PSDB , PFL e PRONA, que orientaram para a obstruo .
18

J no Senado Federal, em votao de 6 de julho de 2004, o substitutivo do Senado ao Projeto de Lei da Cmara foi rejeitado por 64 dos 67 votos , no havendo espao para se pensar em compra de votos da base aliada para votao cujo sucesso era certo. No mesmo dia votaram-se algumas emendas ao Projeto, para cuja rejeio seriam mister 29 votos, considerando o qurum de 56. O PT contava com 13 votos prprios, 13 da oposio e 5 dos no-alinhados, o que somava 31 votos, no sendo necessrio o apoio da base aliada .
20 19

Assim, os saques realizados em datas prximas dessas votaes, nos montantes de R$ 100.000,00 para o PL e de R$ 200.000,00 para o PP no podem guardar relao com as sesses j que o comportamento dessas bancadas em nada influiria para o resultado final.

http://imagem.camara.gov.br/dc_20.asp?selCodColecaoCsv=D&Datain=16/10/2003&txpagina= 54983&altura=650&largura=800 19 http://rl.senado.gov.br/reports/rwservlet?legis&report=/forms/parlam/vono_r01.RDF&paramfor m=no&p_cod_materia_i=63304&p_cod_materia_f=63304&p_cod_sessao_votacao_i=2723&p_cod_sessa o_votacao_f=2723&p_order_by=nom_parlamentar 20 http://rl.senado.gov.br/reports/rwservlet?legis&report=/forms/parlam/vono_r01.RDF&paramfor m=no&p_cod_materia_i=63304&p_cod_materia_f=63304&p_cod_sessao_votacao_i=2724&p_cod_sessa o_votacao_f=2724&p_order_by=nom_parlamentar Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

18

68. Fato que as votaes no teriam sido possveis sem os votos da oposio. Com efeito, o Deputado ODAIR CUNHA explicou em juzo que durante o perodo eleitoral ou prximo do perodo eleitoral de 2004, o Governo teve um ndice de infidelidade maior por parte dos partidos da base aliada (fls. 42.623/42.624).

O Deputador Federal MAURCIO RANDS COELHO BARROS, que integrou a mesma CPMI, teve acesso a esse estudo e, sobre ele, destacou o seguinte:
Esse estudo chegou s mos de todos ns, os membros da CPI que integravam a base aliada e nos chamou a ateno esse fato de que no havia uma coincidncia entre as datas das retiradas no banco e as votaes. Inclusive, alm da reforma da previdncia e da reforma tributria, houve muitas outras votaes muito importantes. Esse estudo foi bem abrangente, foi muito convincente, e mostrou que no tinha uma correlao entre retirada no Banco Rural e votaes importantes no plenrio da Cmara dos Deputados (fls. 42.595 - grifamos).

Como j se disse, embora alegue a ocorrncia de transferncia de dinheiro a parlamentares em troca de apoio nas votaes do Congresso Nacional, essa acusao no se embasa em nenhuma prova. Muito pelo contrrio. O que ficou amplamente demonstrado com a instruo foi a existncia de um apoio financeiro aos partidos aliados ao PT, em virtude de uma aliana partidria a fim de contribuir com as campanhas eleitorais dos partidos menores.

No crvel, Senhores Ministros, que o acusado tenha corrompido parlamentares para votarem de uma forma ou de outra se nenhuma das mais de 390 testemunhas mencionou repasse de dinheiro para que eles praticassem, omitissem ou retardassem ato de ofcio.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

69.

3.3. As despesas eleitorais no contabilizadas


Muito embora a instruo tenha comprovado que os recursos transferidos aos Diretrios Estaduais do PT e aos partidos da base aliada serviram para pagar dvidas de campanha, o Ministrio Pblico simplesmente desprezou toda a prova produzida na presente ao penal, para sustentar sem qualquer embasamento a ocorrncia de repasse de recursos a parlamentares federais, especialmente aos integrantes das respectivas cpulas partidrias, tendo como contrapartida apoio ao Governo Federal (fls. 45.132).

Sem conseguir provar aquilo que alega, a Acusao tenta justificar sua delirante verso valendo-se do seguinte raciocnio:
(...) causa perplexidade o fato de o acusado [Deputado Joo Paulo Cunha] no ter solicitado a Delbio Soares que enviasse o dinheiro por intermdio de uma corriqueira transferncia bancria: operao simples, rpida e segura. Ainda mais tendo-se presente que a manipulao de grandes somas de dinheiro em espcie constitui indcio grave de ilicitude (fls. 45.201).

Ora, ainda que se pudesse suspeitar de alguma irregularidade em razo de os valores terem sido transferidos em espcie, e no mediante transferncia bancria, no se pode simplesmente equiparar esse fato comprovao da prtica do delito de corrupo ativa.

importante registrar que algumas testemunhas at mesmo admitiram que no foi realizada a devida contabilizao dos valores repassados a ttulo de auxlio s campanhas eleitorais. Exatamente por essa razo, boa parte do dinheiro foi transferida em espcie.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

70. Como se viu, o defendente e diversas testemunhas no negam que o montante repassado pela Direo Nacional aos Diretrios Estaduais deixou de ser corretamente registrado na respectiva contabilidade por conta dos obstculos do atual sistema de arrecadao para campanhas eleitorais. Todavia, essa incorreo no pode implicar na gravssima e errada presuno ministerial de que houve pagamentos a parlamentares federais, em troca de votos favorveis aos interesses do Governo Federal. O presidente do diretrio estadual do PT em Alagoas poca dos fatos mencionados pela Acusao, PAULO FERNANDES DOS SANTOS, admitiu que os recursos repassados pela Direo Nacional no eram contabilizados:
(...) se no me falha a memria, foi repassado recurso, e esse recurso no foi contabilizado na conta do partido, no foi creditado na conta do coordenador da campanha de governo do Estado na poca, caracterizando o fato que no teve a contabilidade entre o PT nacional e o PT estadual. (...) o prprio TRE Alagoas notificou o PT Alagoas na poca, principalmente atravs da coordenao de campanha e realmente houve crdito, n... fora da contabilidade do partido, que foi creditado na conta de um dirigente. E esse dirigente teve como papel pagar o restante que faltava produtora de TV e de rdio para a campanha de governo de 2002 (...) no ano de 2002, o nico incidente (...) caracterizado fora do processo legal (...) quando o TRE notificou, e repito aqui perante juzo, foi uma ajuda prometida pelo PT nacional atravs do Delbio, que era o secretrio de finanas e essa ajuda ele deu antes da eleio, objetivando pagar um dbito da produtora e depois das eleies fechouse a conta do partido e no ms de fevereiro foi creditado um valor numa conta de uma pessoa particular, que era o coordenador, pra saldar o dbito de campanha no valor em

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

71.
torno de oitenta mil que faltava e esse valor no foi contabilizado. E isso considerado ilegalidade, n... tipificado at como 34.678/34.679). caixa dois de partido(fls.

O Deputado Federal LUIZ ALBERTO COUTO reconheceu a notria ocorrncia de despesas no contabilizadas:
Sr. Luiz Alberto Couto: Ns sabemos que o caixa-dois infelizmente existe em todas as instncias, em todas as esferas, em todos os partidos, da, quando ns defendemos a reforma poltica, para acabar com essa situao. Defesa: Perfeito. Ento, numa hiptese de uma despesa no contabilizada, o recurso que entra para saldar essa despesa naturalmente no contabilizado, correto? Sr. Luiz Alberto Couto: Certo (fls. 42.572).

A testemunha DIVINO DONIZETI BORGES NOGUEIRA, responsvel pela coordenao da campanha no Estado do Tocantins no ano de 2002 explicou com clareza a disseminao e inevitabilidade do sistema de despesas no contabilizadas:
sempre participava de reunies com a direo nacional do partido; esclarece que inicialmente as campanhas eram feitas com poucos recursos, s vezes com recursos prprios; a partir de 1994 as campanhas eleitorais passaram a custa muito caro, devido s despesas com produo de programas, showmcios, etc. desse modo, segundo afirma, as campanhas eleitorais passaram a ser custeadas com dois caixas: a) um oficial para prestar contas Justia Eleitoral e b) outro paralelo para pagamento de despesas no contabilizadas; essa prtica passou a ser adotada pelos partidos polticos e, posteriormente, o PT tambm aderiu a essa praxe, uma vez que o prprio sistema de arrecadao e fiscalizao das campanhas acabava por impor essa prtica

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

72.
o sistema eleitoral brasileiro est falido e precisa de uma reforma profunda, que o Congresso Nacional ainda no conseguiu fazer; reafirma que esse sistema de despesas no contabilizadas era disseminado e inevitvel; se o denunciado Delbio Soares quisesse, estaria rico; esclarece que outros diretrios estaduais do PT tambm buscavam apoio financeiro junto ao PT nacional, por intermdio do acusado Delbio Soares (...) afirma que os recursos no contabilizados tinham finalidade exclusiva de financiar as campanhas, uma vez que deles ningum se apropriava para satisfazer interesse pessoal(fls. 33.573 - grifamos).

Ainda sobre as despesas no contabilizadas, vale a pena transcrever trecho do depoimento prestado por DAVID STIVAL, que foi Presidente no PT no Rio Grande do Sul:
A direo nacional nos passou um valor em torno, prximo de R$ 1.000.000,00, para ns pagarmos as dvidas. Defesa: Certo. E esses valores repassados, estavam contabilizados, foram declarados na Justia Eleitoral? Testemunha: No. A tem um detalhe... porque quando ele pediu pra gente ir buscar o dinheiro, ele no nos disse que o dinheiro viria em cash e a gente foi l, ficou preocupado, queria saber porque, e ele nos disse que teria que ser assim, porque se tratava de um emprstimo da direo nacional, e que, portanto, no poderia ser contabilizados. Um emprstimo que a direo nacional tinha feito junto a um banco de Minas Gerais, o Banco Rural ou BMG, um dos dois, e que no era pra contabilizar. Inclusive, isso nos criou uma dificuldade, porque no podamos pagar as dvidas de campanha, porque as dvidas da campanha estavam todas em notas a pagar, estavam dentro da contabilidade oficial, e ns acabamos pagando fornecedores de outras dvidas histricas que ns tnhamos

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

73.
a, do Frum Social Mundial, contribuio que a gente dava para as coordenadorias regionais, enfim, fornecedores que tinham, que ainda no estavam na contabilidade oficial, acabamos repassando direto. Inclusive, o dinheiro nem entrou na sede do partido (fls. fls. 31.795).

A testemunha ainda confirmou que por conta da no contabilizao dos recursos, o partido teve que responder a processo na Justia Eleitoral:
Na medida que saiu numa lista, depois, a gente ficou sabendo atravs da CPI do Mensalo, que o Rio Grande do Sul foi includo como beneficirio daqueles valores buscados junto ao Banco Rural, BMG, atravs do Marcos Valrio, aqui a Polcia Federal abriu um inqurito e ns respondemos a um inqurito. Fomos denunciados junto a Justia Eleitoral, e depois fizemos um acordo com a Justia Eleitoral, e pagamos cestas bsicas, eu fiquei dois anos prestando servios. Enfim, o processo est transitado em julgado (fls. 31.795v.).

SOLANGE PEREIRA DE OLIVEIRA, encarregada de contas a pagar do Partido dos Trabalhadores, tambm confirmou a no contabilizao de valores:
MPF: A senhora sabe dizer se esses valores, tanto aqueles sacados pela senhora como os sacados pela senhora Renata, foram encontrados e contabilizados nos livros de registro do Partido dos Trabalhadores? Depoente: No foram contabilizados (fls. 19.581).

Quando interrogado, o acusado foi bastante claro ao admitir que comum no se contabilizar nas campanhas eleitorais todas as despesas:
(...) a campanha no caso de 2002, especialmente no 2 turno, nos Estados e vrios, nos outros partidos tambm aconteceu isso, por isso que teve a participao de outros

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

74.
partidos que eu quero explicar, as pessoas no Brasil tm muitas despesas de campanha que no so contabilizadas, no so registradas no TSE. (...) O PT do Par no estava preparado, no o PT s, o PT, PSB, os partidos, outros partidos que estavam na aliana (fls. 16.603).

Como se viu, o prprio peticionrio e algumas testemunhas reconhecem a existncia do chamado caixa 2, vez que grande parte do montante destinado s campanhas eleitorais no foi registrada na contabilidade do Partido e, portanto, deixou de ser declarado Justia Eleitoral.

Assim, se houve algum crime nos fatos em apurao s se pode cogitar daquele previsto no art. 350 do Cdigo Eleitoral:
Omitir, em documento pblico ou particular, declarao que dle devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declarao falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais: Pena - recluso at cinco anos e pagamento de 5 a 15 diasmulta, se o documento pblico, e recluso at trs anos e pagamento de 3 a 10 dias-multa se o documento particular.

Deste, todavia, o defendente nunca foi acusado! Sem se respaldar em nenhuma prova concreta, a Acusao distorce os fatos a fim de ajustar uma conduta, que na pior das hipteses poderia ser tipificada como crime eleitoral, em crime de corrupo ativa. No se pode admitir, Senhores Ministros, a procedncia da fictcia presuno ministerial de que os valores repassados para custeio das campanhas deixaram de ser contabilizados porque se tratava de pagamentos para compra de votos
Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

75.

Intermezzo

A ALIANA PT-PL, NARRADA POR ELIANE CANTANHDE


Conquanto nunca tenha deixado a reportagem (tanto assim que frequentemente responde por furos), a jornalista ELIANE CANTANHDE assina uma concorrida coluna de opinio. Opinio algo com que se pode concordar ou discordar; tratando-se como o caso de profissional idneo, difcil achar quem sempre discorde e impossvel encontrar quem sempre concorde.

Mas algumas qualidades ningum pode negar a essa jornalista: integridade moral, seriedade profissional e acesso a excelentes informaes, para no mencionar um invejvel domnio do vernculo. Vamos recorrer a essa figra insuspeita, em pginas de sua biografia de JOS ALENCAR, para mostrar como foram feitas as composies partidrias visando ao desempenho eleitoral, particularmente a construo da chapa vitoriosa LULA-ALENCAR.

Os dois [Lula e Jos Alencar] continuaram trabalhando a aliana com o PL, cada um pelo seu lado. Quando tudo parecia fechado e amarrado Alencar assinou a ficha no partido. Mas... Ficou fechado de araque, porque na ltima hora ainda houve problema e quase deu tudo errado, conta ele. Jos Direceu e Valdemar Costa Neto chegaram a redigir nota oficial em que comunicavam a desistncia da coligao. O impasse era sobre a diviso dos recursos arrecadados entre os partidos coligados. Alm de PT e PL, havia o PCdoB. (...)

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

76. Cabe aqui uma explicao: O Partido do cabea da chapa (Lula) era quem tinha o poder de arrecadar. E o PL queria participar dessa captao para financiar suas diversas campanhas nos Estados. A jornalista prossegue:

[Lula] chegou no dia seguinte. Reuniram-se todos no apartamento que os deputados petistas Paulo Rocha e Jair Meneguelli dividiam no final da Asa Sul de Braslia, a 15 minutos do aeroporto. Lula tinha avisado que a viagem era vapt-vupt. A casa ficou lotada, todo mundo tomando uns golos. Participaram Lula, Alencar, Dirceu, Costa Neto, a presidente do PT de Minas, Maria do Carmo Lara, o deputado e futuro secretrio de Direitos Humanos Nilmrio Miranda, tambm do PT de Minas e os anfitries, entre outros. O PT j havia registrado na Justia Eleitoral uma previso de gastos de R$ 40 milhes, o que era considerado insuficiente para enfrentar a campanha, que imaginavam bilionria, do adversrio PSDB. A questo no implicava apenas o financiamento dos candidatos a presidente e vice, mas tambm dos que disputavam o Senado, a Cmara, as assemblias legislativas [faltou aqui mencionar os governos estaduais]. A pergunta era: como distribuir os recursos? [recorde-se que quem tinha potencial arrecadador era o PT e que o PL queria sua parte nesse bolo]. Curiosamente, como conta Alencar, quem sugeriu o critrio finalmente aceito no foi nenhum dos polticos. Foi seu assessor Adriano [o grande Adriano Silva, brao direito de Jos Alencar]. E era simples: os dois partidos trabalhariam para levantar os recursos e depois distribuiriam toda a verba de campanha proporcionalmente ao nmero de deputados de cada um. (...)

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

77. Para simplificar, o PT ficaria com trs quartos da verba, enquanto o PL ficaria com o quarto restante. E o PCdoB? No perguntem, porque nem os envolvidos sabem. Aparentemente os velhos comunistas ficaram fora do rachuncho. E talvez por isso ficaram fora tambm do mensalo que desabaria j no primeiro mandato na cabea do PT e do PL, entre outros menos cotados. (...) Na verso de todos eles, nem Lula nem Alencar participaram da reunio que viria a dar rolo depois, sobre coleta, contabilizao e distribuio de fundos. Eles estavam numa sala ao lado, j se aprontado para ir embora.

Touch! O dinheiro envolido nesse mensalo em que ningum recebeu dinheiro mais de uma vez (quanto mais pagamentos mensais!) destinava-se ao financiamento de campanhas (e ao pagamentos de seus dbitos que ficaram em aberto depois das eleies), tendo havido rolo quanto a sua contabilizao e distribuio.

Votos no Parlamento em qualquer Parlamento do mundo conseguem-se com a partilha do poder, no com dinheiro. Isso era tarefa dos miltantes que estavam no Governo, primeiramente na Casa Civil e, depois, na Articulo Poltica.

O dirigente partidrio, como era DELBIO, preocupava-se em cumprir os compromissos assumidos com os coligados, relativos sua associao para fins eleitorais.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

78.

3.4. Um homem probo e pobre


Mais absurda do que a acusao de ter corrompido parlamentares a votar de acordo com o Governo Federal, a afirmao ministerial de que o defendente no se limitou a indicar os beneficirios das propinas, tendo sido tambm o beneficirio final das quantias recebidas (fls. 45.136).

Sem apontar uma nica prova daquilo que alega, o Ministrio Pblico ainda se atreve a quantificar o fantasioso benefcio, sustentando que o valor total percebido por Delbio Soares foi de R$ 550.000,00 (quinhentos e cinqenta mil reais) (fls. 45.136).

Inicialmente importante repetir que o defendente jamais indicou qualquer pessoa para recebimento de propina, at mesmo porque as pessoas que receberam dinheiro do PT o fizeram para custeio de campanhas eleitorais.

De acordo com as alegaes finais ministeriais, o valor mencionado foi calculado a partir de cinco saques efetuados no Banco Rural, a pedido do peticionrio. curioso, no entanto, que nenhuma das pessoas responsveis por sacar o dinheiro exercia funo junto ao Governo Federal nem tampouco afirmou que o montante seria destinado a corromper parlamentares. Alis, convm registrar que a prpria RENATA MACIEL REZENDE, apontada pelo Ministrio Pblico como sacadora de R$ 150.000,00 (cento e cinqenta mil reais) - uma pessoa que trabalhou com Ivan Guimares durante a campanha de 2002, est no processo de arrecadao de recurso para a campanha (fls. 19.578).

Como se v, novamente a Acusao tenta distorcer a prova dos autos por meio de depoimentos que apenas reforam a inocncia do peticionrio. Basta uma

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

79. leitura atenta dos depoimentos mencionados nas alegaes ministeriais para se constatar que todos eles vo de encontro tese acusatria.

Alm de nenhuma das testemunhas ouvidas no presente feito jamais ter revelado qualquer fato indicativo de compra de votos, tambm no mencionaram nada que pudesse fundamentar a descabida alegao de DELBIO se beneficiou em R$ 550.000,00 (quinhentos e cinquenta mil reais).

O que se constata, portanto, que sem conseguir identificar os destinatrios dos valores sacados, a Acusao simplesmente presume que a quantia foi destinada ao defendente, ainda que no exista nenhuma prova nesse sentido. Acusar assim fcil, mas no justo nem jurdico.

A propsito, o que provaram as testemunhas foi justamente que o defendente sempre foi uma pessoa humilde, com poucos recursos, tudo a demonstrar que seu patrimnio nunca evoluiu de forma abrupta ou incompatvel com seus modestos rendimentos.

Fundamental tambm registrar que tal imputao sequer consta da inicial acusatria, motivo pelo qual o defendente nem mesmo teve a oportunidade de se defender quanto ao novo fato imputado e provar que ele improcedente. No se trata, portanto, de nova definio jurdica a um fato imputado, mas sim de novo fato, ou seja, trata-se de clara situao de mutatio libelli, hiptese em que:
se, no decorrer da instruo, surgir fato no contido nem explcita nem implicitamente na denncia ou queixa, o juiz no pode, por ocasio da sentena, admiti-lo como existente alterando o que foi inicialmente proposto, sem que se d oportunidade defesa. Isso porque o acusado se

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

80.
defende de fatos imputados e deve ter a possibilidade 21 efetiva de contrari-los .

Como se sabe, o objeto do processo penal deve permanecer inalterado desde a denncia at o momento da sentena. Caso surjam fatos que no foram descritos na exordial, deve ser concedida ao acusado a oportunidade de se manifestar sobre a nova imputao, podendo at mesmo produzir provas sobre o fato e arrolar at trs testemunhas, nos termos do art. 384 do CPP.

o que decide esse E. Supremo Tribunal Federal:


O ru no pode ser condenado por fatos cuja descrio no se contenha, explcita ou implicitamente, na denncia ou queixa, impondo-se, por tal razo, ao Estado, em respeito garantia da plenitude de defesa, a necessria observncia do princpio da correlao entre imputao e sentena ("quod non est in libello, non est in mundo"). Cabe, ao juiz - quando constatar a existncia, nos autos, de prova evidenciadora de circunstncia elementar, no contida, explcita ou implicitamente, na pea acusatria -, adotar, sob pena de nulidade (RT 740/513 - RT 745/650 RT 762/567), as providncias a que se refere o art. 384 do CPP, que dispe sobre a "mutatio libelli", ensejando, ento, ao acusado, por efeito da garantia constitucional de defesa, o exerccio das prerrogativas que essa norma legal lhe confere, seja na hiptese de "mutatio libelli" sem aditamento (CPP, art. 384, "caput"), seja no caso de "mutatio libelli" com aditamento (CPP, art. 384, pargrafo 22 nico) .

Assim, no h como se admitir a imputao de novo fato, sob pena de que seja extrapolado o objeto da denncia, em total afronta ao art. 384 do CPP.

21 22

. VICENTE GRECO FILHO, Manual de Processo penal, Saraiva, So Paulo, 1991, p. 288. . STF, HC 88.025/ES, Rel. Min. CELSO DE MELLO, DJU 16.2.2007.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

81.

Ainda que por absurdo no se reconhecesse a ilegalidade de se imputar a essa altura fato que sequer foi mencionado na denncia, os depoimentos realizados em juzo reforam a improcedncia da acusao de que o peticionrio teria se apropriado de $ 550.000,00 (quinhentos e cinqenta mil reais).

DELBIO SOARES foi um dos fundadores do PT, onde militou por mais de 30 anos, trabalhando duro, especialmente no perodo em que assumiu a Secretaria Nacional de Finanas e Planejamento. Naquele perodo, dedicou-se intensamente campanha presidencial e, posteriormente, ao processo de transio e da posse do Presidente da Repblica.

Como explicou em seu interrogatrio, dentre suas atribuies na Secretaria, uma das mais tormentosas certamente foi a de buscar uma soluo para quitar os dbitos que ficaram nas campanhas anteriores (fls. 16.601). Uma das alternativas encontrada foi a tomada de emprstimos realizados com auxlio do acusado MARCOS VALRIO junto aos Bancos Rural e BMG.

inegvel que no perodo das campanhas eleitorais e no ps-campanha circularam no PT altos valores de dinheiro, at mesmo porque as despesas eleitorais englobavam tanto a campanha no mbito federal como tambm as realizadas nos Estados e Municpios, envolvendo o prprio PT e os partidos da base aliada.

No entanto a presuno de que o peticionrio teria se beneficiado desses valores no encontra amparo na prova dos autos, sendo flagrantemente disparatada e incompatvel com a condio financeira do defendente.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

82. A esse respeito, vale a pena transcrever o depoimento prestado pela testemunha CILENE DA SILVA ANTONIOLLI, funcionria do PT em So Paulo:
Que Delbio Soares poca em que trabalhava com a testemunha no ostentava uma posio financeira destoante da realidade dos demais. Hoje tem contato com a esposa de Delbio Soares, Mnica Valente, e tem hoje a mesma impresso de antes, ou seja, de que Delbio Soares no ostenta condio financeira superior aos demais membros do partido (fls. 28.477).

Muito embora tenha requerido a juntada aos autos da Declarao do Imposto de Renda dos acusados, olvidou-se o Ministrio Pblico de conferir o patrimnio do peticionrio. Tivesse a Acusao se atentado para o documento constante da mdia digital juntada a fls. 43.663, certamente concluiria que DELBIO no se beneficiou de valor algum.

Admirado pelos companheiros em razo de sua ampla dedicao ao PT e da correo de seus atos, o defendente sempre foi reconhecido pela excelente militncia poltica e respeitada liderana sindical. A probidade do defendente na militncia do PT indiscutvel e comprovada por diversas testemunhas.

A ttulo de exemplo, o Deputado Federal LUIZ ALBERTO COUTO explicou que DELBIO, como todo aquele que vem da liderana sindical, normalmente tem uma capacidade de articulao, de dilogo, era um homem que era conhecido por todos os filiados e militantes e que havia um respeito muito grande. Era um homem que dialogava sempre, quer dizer, para mim nunca recebi nenhuma informao, durante o tempo, que desabonasse a sua conduta (fls. 42.571/43.574).

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

83. De acordo com o Deputado Federal MAURCIO RANDS COELHO BARROS, o defendente foi o sindicalista que ajudou a fundar o chamado Novo Sindicalismo, que hoje est na literatura internacional como um grande acontecimento para o Brasil (fls. 42.596). Disse, ainda, que Delbio foi um dirigente da CUT muito dedicado e muito respeitado por todos os setores, inclusive por adversrios internos nas concorrncias e disputas que existiam no movimento sindical (fls. 42.597).

O Deputado Federal CARLOS AUGUSTO ABICALIL disse que conheceu DELBIO na formao do sindicato de base de Gois, fundado e presidido pelo peticionrio. Tambm mantiveram contato na Central nica dos Trabalhadores, tendo a testemunha convivido com ele na condio de militante do movimento sindical antes de exercer mandato poltico, inexistindo nesse nterim, qualquer tipo de conduta desabonadora de seu comportamento (fls. 42.580).

A testemunha NGELO CARLOS VANHONI corroborou a idoneidade de DELBIO, afirmando que ele sempre foi um excelente companheiro, militante sindical exemplar, dedicava a sua vida para isso e, na conduo da Executiva Nacional do partido (fls. 42.639).

At mesmo o atual Ministro da Justia JOS EDUARDO CARDOZO, que milita em corrente partidria oposta do defendente, destacou a conhecida idoneidade de DELBIO:
Lembro-me de ouvir falar da minha militncia partidria. Embora o Delbio tivesse um outro campo, e eu, frequentemente, tinha disputas cidas com o Delbio Soares, por questes polticas, posso dizer a voc que ele, na minha percepo, conhecido como sindicalista combativo e leal s causas que defende, sempre foi conhecido como um grande sindicalista, que foi o que

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

84.
acabou guindando o Delbio a um posto na direo nacional de relevo no Partido dos Trabalhadores (fls. 42.737).

A inegvel e irrestrita admirao pela militncia poltica do peticionrio fruto de seu comprometimento e da seriedade na conduo dos projetos que refletem seus ideais.

Humilde, DELBIO ostenta uma condio financeira absolutamente compatvel com seus rendimentos, o que refora ainda mais sua honradez e o despropsito da acusao ministerial de que o defendente teria se beneficiado de valores obtidos por meio dos emprstimos tomados junto aos Bancos Rural e BMG.

4. A ATIPICIDADE DOS FATOS IMPUTADOS AO ACUSADO QUANTO AO CRIME DE CORRUPO ATIVA


Como se sabe, a corrupo (corruption, bribery, bestechung, coecho, corruzione), no seu tipo central, a venalidade em torno da funo pblica, denominando-se passiva quando se tem em vista a conduta do funcionrio corrompido, e ativa quando se considera a atuao do corruptor .
23

Segundo FRAGOSO, no entanto, a ao deve necessariamente relacionar-se com o exerccio da funo pblica que o agente exerce ou que vir a exercer (se ainda no a tiver assumido), pois prprio da corrupo que a vantagem seja solicitada, recebida ou aceita em troca de um ato de ofcio. O agente aqui mercadeja com sua funo .
23 24 24

. NLSON HUNGRIA, Comentrios..., ob. cit, IX/367 grifamos. . Lies de Direito Penal..., ob. cit., p. 424.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

85.

No caso ora em discusso, no se pode afirmar, de forma alguma, a ocorrncia de comrcio da funo pblica, j que a disponibilizao dos recursos no foi realizada em favor dos deputados federais, no exerccio de suas funes, para que eles praticassem, omitissem ou retardassem ato de ofcio.

Embora afirme inmeras vezes nas suas alegaes finais que houve transferncia de dinheiro do PT para parlamentares dos partidos da base aliada votarem a favor de matrias do interesse do Governo Federal, olvidou-se o Ministrio Pblico de indicar um nico depoimento ou outra prova qualquer no sentido de que o peticionrio tenha repassado valores vinculados a compra de votos. Ao contrrio, a vasta prova obtida durante a instruo revela que o aporte financeiro promovido pelas empresas de Marcos Valrio foi feito aos partidos polticos aliados ao PT, nas pessoas de seus representantes, que no estavam no desempenho de seus cargos, no havendo, portanto, qualquer ligao entre as transferncias de recursos com a atuao dos parlamentares junto ao Congresso.

Sem conseguir justificar sua pretenso com base nos elementos probatrios obtidos ao longo da instruo, a Acusao distorce o contedo de depoimentos judiciais como se pudesse iludir Vv. Exas. A ttulo de exemplo, quando trata da acusao de corrupo envolvendo o Partido Trabalhista Brasileiro, o Ministrio Pblico tenta fortalecer sua acusao reportando-se ao interrogatrio de ROMEU QUEIROZ, o qual afirmou justamente que foi contactado pelo ento Presidente do PTB, Deputado ROBERTO JEFFERSON, na condio de segundo secretrio do partido para que angariasse recursos para a agremiao poltica (fls. 45.423).

Segundo MANZINI, se o apoio financeiro se der em razo de amizade, ajuda ou compadecimento, no havendo, portanto, nenhuma vinculao com o

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

86. cargo ou ato de ofcio exercido pelo funcionrio como ocorre no caso dos autos no se pode falar em corrupo:
Cos, ad es., rispetto agli atti tuttora da compiersi, se il pubblico ufficiale promette di compieri latto non gi per uma retribuizone, bens per solo motivo si sentimento (amicizia, piet, ecc.), non v, nellaccordo, delitto alcuno, perch, o si tratta di atti legittimi, e nulla v da rimproveragli, o si tratta di atti iligettimi, e, mancando il compenso corruttore, non applicabile neppure il titolo dellart. 319. E se anche il pubblico ufficiale, indotto alla promessa da mere ragioni sentimentali, compie effettivamente latto promesso, o si tratta di atto legittimo, e non v reato; o si tratta di atto ilegittimo, e, mancando il compenso, non applicabile n il titolo dellart. 318 n quello dellart. 25 319 .

A respeito da necessidade de comprovao da reciprocidade entre a vantagem oferecida e o ato de ofcio de funcionrio pblico para a caracterizao dos crimes de corrupo passiva e ativa, leciona MAGALHES NORONHA:
preciso, entretanto, que qualquer uma das aes traduza comrcio da funo. A retribuio contm um elemento objetivo e um subjetivo, isto , sob o aspecto subjetivo, necessria a vontade que assinala, coisa, que outra utilidade, a destinao especfica de retribuio, enquanto que sob o ponto de vista objetivo deve haver relao entre o ato executado ou a executar e a coisa ou utilidade, pelo menos, 26 uma proporo mnima entre eles .

Como alertam ANTONIO PAGLIARO e PAULO JOS DA COSTA JNIOR, a relao entre o agente corruptor e o agente corrompido deve ser sinalagmtica,

25 26

. VICENZO MANZINI, Trattato di Diritto Penale Italiano, UTET, Torino, 1986, Vol. 5, p. 225. . Direito Penal..., ob. cit., Vol. 4, p. 258.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

87. bilateral, um do ut des, havendo clara individualizao entre a prestao e a contra-prestao:


Entre ato e vantagem indevida haver de apresentar-se uma relao como aquela existente entre prestao e contra-prestao. Segundo uma expresso empregada pelos civilistas a respeito de contratos bilaterais, deve-se tratar de uma relao sinalagmtica. Deve haver, em outras palavras, no s a possibilidade de individualizar a prestao de uma parte e a contraprestao de outra parte, mas deve existir certa proporo ou equivalncia entre uma e 27 outra .

A doutrina lusitana, da mesma forma, esclarece a necessidade dessa relao sinalagmtica, em que deve haver sempre uma contrapartida entre o suborno e o ato do funcionrio:
A terceira e ltima caracterstica que se assinala respeita ao facto de o suborno ter de revestir, em concreto, o significado de contrapartida por um qualquer acto do funcionrio. Quer dizer, na altura em que se solicita, aceita ou promete, a peita deve actualizar j o sentido de uma troca ou transaco com o exerccio do cargo. (...) Como se afirmou, a corrupo assenta numa situao em que de modo real ou virtual se combinam duas prestaes recprocas. A este propsito, houve j quem se reportasse, inclusive, ao pseudo-sinalagma existente entre o suborno e a actividade do funcionrio por ele visada (cf. 28 Pagliaro e A. M. Almeida da Costa) .

. ANTONIO PAGLIARO e PAULO JOS DA COSTA JUNIOR, Dos Crimes contra a Administrao Pblica, Malheiros, So Paulo, 1997, p. 113. 28 . A. M. ALMEIDA DA COSTA, Comentrio Conimbricense do Cdigo Penal Parte Especial Arts. 308 a 386 - Tomo III Dirigido por JORGE DE FIGUEIREDO DIAS, Coimbra Editora, 2001, p. 671. Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

27

88. A correspondncia entre o ato de ofcio do funcionrio pblico e a vantagem indevida requisito bsico para a caracterizao da corrupo. MAGGIORE enftico a esse respeito:
Sin embargo, menester que la utilidad sea recibida como retribuicon, es decir, como dorrespondencia del acto realizado. No deben considerarse restribuicin los donativos que hacen al funcionrio pblico, por motivos de benevolncia. Como ensea Carrara, muchas veces el donante podr tener em su corazn el pensamineto secreto de ganarse la simpata del magistrado, en previsin de especulaciones futuras; y el juez, em su delicadeza, tiene que estar em guardia contra estos ardides y recordar el clebre timeo Danaos et dona ferentes (temo a los griegos aunque presenten ofrendas). Pero no podrn ser matria de investigacin criminal, ni la poca delicadeza de uno ni las 29 ocultas intenciones del outro .

De acordo tambm com FRANCISCO MUOZ CONDE, debe existir, por tanto, una conexin causal entre la ddiva o presente y el acto a realizar . que, conforme esclarece o vetusto CUELLO CALN, las ddivas, los oferecimientos o promesas solicitados o aceptados, hn de constituir retribuiciones que el funcionario no tenga derecho a percibir .
31 30

Segundo leciona MAGALHES NORONHA, citando VALDEMAR CSAR DA SILVEIRA, se a vantagem relativa a um ato no atinente ao ofcio como ocorre no caso dos autos, j que o dinheiro entregue aos deputados tinha como exclusivo escopo a ajuda financeira aos Partidos aliados no h a ocorrncia do delito:

. Derecho Penal Parte Especial, Temis, Bogot, 1972, III/195. . FRANCISCO MUOZ CONDE, Derecho Penal Parte Especial, Tirant lo Blanch, Valencia, 2002, p. 976. 31 . EUGENIO CUELLO CALN, Derecho Penal, Tomo II, Bosch, Barcelona, 1952, p.383 grifamos.
30

29

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

89.
Quid, se a vantagem relativa a um ato no atinente ao ofcio? Em tal hiptese, no ocorre o delito, por isso que a vantagem deve ser referente, de inteira correlao ao ato de ofcio. Se o funcionrio pblico executa outros atos, no inerentes ao prprio ofcio, mesmo quando a sua qualidade facilite tal cumprimento ou execuo, falha definitivamente um dos extremos legais constitutivos do crime de 32 corrupo passiva (V. Csar da Silveira) .

Nesse mesmo sentido, o antigo, porm sempre esclarecedor BENTO DE FARIA, que honrou essa Corte, assinala:
Os meios de realizao de tal prtica [corrupo ativa] podem consistir (...) na dao efetiva da vantagem. Se, porm, no forem pertinentes ao ofcio, o fato poder constituir outro ttulo de delito, ou irregularidades suscetveis de medidas disciplinares, quando as pratique o 33 funcionrio .

O crime ora em discusso, portanto, somente se configura quando a vantagem indevida e ilcita e tal ocorre quando nem o funcionrio tinha o direito ou a faculdade de receber nem o corruptor a de dar .
34

No caso dos autos, a transferncia dos valores incriminados nada tinha a ver com o cargo desempenhado pelos deputados federais envolvidos na denncia e, portanto, no se pode afirmar tratarem tais recursos de vantagens indevidas ou propina como alega a Acusao.

. Direito Penal...,ob. cit., IV/258 grifamos. . BENTO DE FARIA, Cdigo Penal Brasileiro Comentado, Ed. Rcord, Rio de Janeiro, 2 ed., 1959, VII/146. 34 . Idem, p. 108.
33

32

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

90. No julgamento histrico envolvendo o Presidente COLLOR e seu ento attach PAULO CSAR FARIAS, essa Colenda Corte, ao analisar a imputao de corrupo passiva, assim decidiu:
Ao criminal. Cdigo Penal. Corrupo passiva (art. 317, caput), corrupo ativa de testemunha (art. 343), coao no curso do processo (art. 344), supresso de documento (art. 305) e falsidade ideolgica (art. 299). (...) Crimes de corrupo passiva (art. 317, caput) atribudos, em concurso de pessoas, ao primeiro, ao segundo e ao terceiro acusados, e que, segundo a denncia, estariam configurados em trs episdios distintos: solicitao, de parte do primeiro acusado, por intermdio do segundo, de ajuda, em dinheiro, para campanha eleitoral de candidato a Deputado Federal; gestes desenvolvidas pelo primeiro acusado, por intermdio do Secretrio-Geral da Presidncia da Repblica, junto direo de empresas estatais, com vistas aprovao de proposta de financiamento de interesse de terceiro; e nomeao do Secretrio Nacional de Transportes em troca de vultuosa quantia que teria sido paga por empreiteira de cuja diretoria participava o nomeado, ao segundo acusado, parte da qual teria sido repassada ao primeiro. (...) Improcedncia da acusao. Relativamente ao primeiro episdio, em virtude no apenas da inexistncia de prova de que a alegada ajuda eleitoral decorreu de solicitao que tenha sido feita direta ou indiretamente, pelo primeiro acusado, mas tambm por no haver sido apontado ato de ofcio configurador de transao ou comrcio com o cargo ento por ele exercido. No que concerne ao segundo, pelo duplo motivo de no haver qualquer referncia, na denncia, acerca de vantagem solicitada ou recebida pelo primeiro acusado, ou a ele prometida, e de no ter sido sequer apontado ato de ofcio prometido ou praticado pelo primeiro acusado; e quanto ao ltimo, por encontrar-se elidida, nos autos, a presuno de que os crditos bancrios e
Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

91.
pagamentos feitos pelo segundo acusado em favor do primeiro, decorreram de vantagem ilcita paga pela empreiteira pela nomeao de seu ex-diretor ante a plausibilidade da explicao dada pelos acusados de que, ao revs, tais transferncias foram custeadas pelos saldos de recursos arrecadados para a campanha eleitoral de 1989, cuja existncia restou demonstrada por meio de exame 35 pericial .

O voto condutor desse acrdo cuja discusso em muito se assemelha presente assentou que a simples ajuda eleitoral prestada, como adeso a um determinado iderio poltico, ou como incentivo ao xito de um certo programa de Governo no configura o delito em questo. Isso porque, na denncia, em nenhum momento, houve sequer referncia a ato de ofcio, do Presidente da Repblica, que pudesse ser apontado como contrapartida da ajuda financeira solicitada ou recebida.Vejamos:
(...) nunca se teve por passvel de configurar corrupo ativa a ajuda eleitoral prestada simplesmente como adeso a um determinado iderio poltico, ou como incentivo ao xito de um certo programa de governo. (...) Ainda, entretanto, que tivesse sido provado que o acusado Paulo Csar de Farias, ao procurar a Mercedes Benz, o fizera em nome do ex-Presidente, mesmo assim, no se poderia ter por configurado o crime de corrupo passiva. que, em nenhum momento, houve sequer referncia a ato de ofcio, do Presidente da Repblica, em favor da mencionada empresa ou de terceiros, que pudesse ser apontado como contrapartida da ajuda financeira solicitada ou recebida.

35

. STF, AP 307-3/DF, Rel. Min. ILMAR GALVO, DJU 13.10.1995, p. 3.4247.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

92. Segundo, ainda, a deciso, a denncia sequer deveria ter sido recebida, dada a ausncia de elementos configuradores do crime de corrupo passiva:
(...) a denncia, quanto ao fato da Mercedes Benz/Curi, nem sequer tinha condies de ser recebida, j que foi omissa na descrio de elemento essencial configurao do crime, qual seja o ato de ofcio objeto da transao com a autoridade de Presidente da Repblica, exercida pelo primeiro acusado. (...) Trata-se, portanto, de denncia no apenas divorciada do substrato probatrio, mas sobretudo inepta, no que tange aos fatos ligados Mercedes Benz, por omisso de aspectos essenciais ao crime de corrupo passiva, sendo de registrar-se que no houve, por parte do Ministrio Pblico Federal, no curso do processo, qualquer iniciativa no sentido de sanar a omisso, por meio do aditamento, nem ao menos, a preocupao de comprovar a promessa de realizao ou a prtica, pelo primeiro acusado, de algum ato especfico inserido na sua competncia, enquanto Presidente da Repblica, ou decorrente de sua destacada posio no plano da Administrao Pblica, capaz de ser identificado como contrapartida da ajuda financeira prestada pela empresa, providncias que, de resto, no teriam o efeito de operar a convalidao da denncia, no ponto, absolutamente nula.

Assim, E. Tribunal, se o defendente se valeu de expediente pouco usual ao contrair emprstimos de vultosas quantias em nome da agremiao partidria da qual fazia parte para auxiliar outros Partidos polticos, pouco importa. O que no se pode admitir, no entanto, que, somente a partir desses fatos seja ele acusado injustamente de ter corrompido parlamentares, quando nunca o fez!

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

93. Da porque aguarda o peticionrio seja julgada improcedente a acusao da prtica do delito previsto no art. 333 do Cdigo Penal em razo da absoluta atipicidade dos fatos a ele imputados.

5. A ATIPICIDADE DOS FATOS IMPUTADOS AO DEFENDENTE QUANTO AO CRIME DE FORMAO DE QUADRILHA


J est cabalmente demonstrado que no houve corrupo de qualquer funcionrio pblico. Tambm restou demonstrado que o dinheiro entregue a terceiras pessoas, em espcie, tinha por finalidade pagar despesas de campanha, no contabilizadas devidamente.

Pois bem. Se a instruo criminal comprovou alguma coisa nestes autos, foi a j demonstrada inpcia da inicial acusatria no que tange acusao de formao de quadrilha. Afinal, a total falta de indcios que viabilizassem a elaborao de acusao apta veio agora a se confirmar.

O peticionrio enfrentou este processo na situao extremamente desvantajosa de ter de provar sua inocncia, que luz da Constituio deveria ser simplesmente presumida. Mas, afinal, o acervo probatrio serenamente consagrou a injustia materializada na denncia: no h uma nica prova de que DELBIO SOARES se tivesse associado a algum seno com finalidade lcita.

Conquanto a denncia lhe atribua uma posio de destaque no ncleo central da fantasiosa organizao, o que se extrai das declaraes de co-rus e testemunhas que, afora as relaes mantidas por fora de sua funo no PT e uma amizade estabelecida com o publicitrio MARCOS VALRIO, no existe

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

94. nenhum outro lao que o una aos demais acusados e que pudesse sugerir a existncia de uma unio estvel para a prtica de crimes.

De incio, preciso recordar que a prova da infrao ao art. 288 do Cdigo Penal exige a demonstrao inequvoca da associao prvia e estvel de todos os agentes para o fim especfico de cometimento de crimes.

Afora as assertivas do douto Procurador-Geral da Repblica, baseadas na sua percepo pessoal sobre os fatos e no na prova produzida nos autos, nada autoriza a condenao do peticionrio pelo crime de formao de quadrilha.

Ao participar da fundao do PT o defendente associou-se, sim, com muitas outras pessoas com o fim de propugnar por um projeto poltico e implantlo atravs do exerccio do poder obtido pela via democrtica. At a, nada de mais.

Depois disso, o PT no DELBIO por ato prprio associou-se a outras agremiaes partidrias, ainda na busca da implementao de seu projeto poltico. Essa associao incluiu o apoio financeiro do maior dos Partidos ento coligados para que os menores pagassem sua despesa de campanha. Foi ilcito faz-lo atravs de recursos movimentados paralelamente escriturao, mas no foi essa a razo nem de DELBIO associar-se a outros para fundar o PT, nem de o PT firmar acordo eleitoral com outras entidades partidrias.

No que tange ao primeiro ncleo, identificado na denncia como ncleo poltico, cedio que o defendente, JOS DIRCEU, JOS GENONO e SLVIO PEREIRA so integrantes do PT, desde sua fundao. A associao deles, ento, absolutamente lcita.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

95. J se disse que, das 394 (trezentas e noventa e quatro) testemunhas ouvidas, apenas 39 (trinta e nove) conhecem DELBIO da vida profissional ou partidria; e 14 (quatorze) o conhecem da mdia ou apenas de vista.

Nenhuma delas, no entanto, nem mesmo as de acusao, afirma que DELBIO tenha se associados a terceiras pessoas para cometer crimes. Nenhuma.

Bem por isso, as alegaes finais do Ministrio Publico no apontam uma nica prova que lastreie a acusao. A esse respeito, note-se que nelas o Ministrio Pblico, ao tratar da quadrilha, aponta o depoimento de VIRGLIO GUIMARES, que nada disse a respeito da quadrilha; o depoimento de SIMONE VASCONCELOS, que trata do primeiro saque no Banco Rural; o laudo contbil efetivado nos documentos da SMP&B que aponta notas fiscais falsificadas e outras fraudes perpetradas no mbito da empresa, com a qual o defendente no tem e no teve qualquer relao; outro laudo contbil, desta feita a respeito dos documentos fiscais da DNA Propaganda, apontando outras fraudes sem qualquer relacionamento com DELBIO; e um ltimo laudo dando conta que os supostos emprstimos no foram registrados na contabilidade da empresa do publicitrio.

No h uma prova que respalde a acusao de formao de quadrilha. significativo, a propsito, que depois de centenas de testemunhas ouvidas, a acusao no tenha logrado citar uma nica frase indicativa da quadrilha.

Nada. No h um elemento a suportar a acusao e, como diz o sempre atual MAGGIORE, para se caracterizar uma quadrilha h de se comprovar um concerto permanente, de intenciones y de acciones. Decidir si uma asociacin existe, es cuestin de hecho (...) Es necessrio demostrar en cada caso que la

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

96. asociacin de que se trata est constituda con el objeto de cometer determinados delitos .
36

O que mais chama a ateno o que a acusao no fez: no h provas a demonstrar o fato; e no existe sequer indcio de uma associao permanente e constituda para o especial fim de praticar crimes.

Na verdade a acusao de formao de quadrilha, somada ao nmero original de acusados (40) foram os ingredientes necessrios para deleitar a mdia nacional. A cereja do bolo, por assim dizer.

No entanto, afora o objetivo de ver a imputao explodir na mdia, no existe um nico elemento nos autos a respaldar de forma sria esta acusao.

Ao contrrio. A instruo no comprovou qualquer associao entre o peticionrio e as pessoas relacionadas ao ncleo operacional; restou comprovado apenas e to-somente que DELBIO mantinha relacionamento com MARCOS VALRIO.

Alm disso, restou comprovado, como no poderia deixar de ser, que o peticionrio era o responsvel pelas finanas do PT e, portanto, pelo pagamento de dvidas, segundo orientao do Diretrio Nacional do Partido. Todo o dinheiro que foi entregue, como j se demonstrou, tinha por finalidade pagar dvidas de campanha, conforme o prprio peticionrio esclareceu em seu interrogatrio judicial:
No, no so verdadeiras essas acusaes. Primeiro, queria esclarecer doutora que eu, Genono, Silvio Pereira, ns ramos dirigentes do Partido dos Trabalhadores, somos
36

. GIUSEPE MAGGIORE. Derecho Penal, Editorial Temis, Bogot, 1955, vol. III, p. 450/451.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

97.
citados na I denncia. Ns fomos eleitos para dirigir o Partido dos Trabalhadores, a gente cuidava do Partido dos Trabalhadores, interesses do Partido dos Trabalhadores, no tnhamos nenhuma relao com o Governo Federal. O que o PT tinha que o PT o partido a o qual o Presidente da Repblica era filiado ao Partido dos Trabalhadores e vrios Ministros eram do Partido dos Trabalhadores e uma bancada de Deputados, 91 Deputados, 13 Senadores que eram do PT. Isso, o PT responsvel pela poltica e no pelas aes do Governo, aes do Governo quem decide o Governo, por isso tem os seus Ministros, na Cmara Federal e no Senado tem seus lderes, quem fala pelo Governo so os lderes do Governo e quem fala pelos partidos nas votaes so os lderes partidrios. Os partidos discutem entre os partidos, as questes dos partidos para ganhar eleio. Depois que ganhou eleio, quem governa so as pessoas que foram eleitas. Essas pessoas nomeiam as pessoas. O Partido dos Trabalhadores, quando ns fazamos parte, hoje eu estou desligado do Partido dos I Trabalhadores, mas eu, o Silvio, Genono, ramos dirigentes do PT. O Jos Dirceu que est a arrolado junto comigo, no era dirigente do PT, o Jos Dirceu foi presidente do PT at 2002, em 2002 ele se licenciou e foi fazer parte do Governo, o Genono substituiu o Jos Dirceu. Ento, eu, o Genono e o Silvio Pereira, ns tratamos de vrias questes de interesse do Partido e dos interesses dos partidos aliados do PT. (fls. 16.593 do vol. 77) (...) O PT eu conheo bem porque eu sou fundador do PT, entrei desde 1980 quando fundou o PT, conheo bem, como que foi feita a concepo do PT. Ento, quando acaba a eleio presidencial, depois de uns 20, 30 dias depois, os Diretrios Regionais, ns reunimos e todo mundo comeou a reclamar e j ficamos para trs, que foi o dinheiro, um dos motivos da denncia, que ns buscamos um emprstimo via Marcos Valrio. Eu procurei um emprstimo ao Marcos Valrio. As instituies que o

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

98.
Marcos Valrio procurou para pedir os emprstimos, de responsabilidade dele. (fls. 16.594 do vol. 77) (...) JUZA: Qual era a sua relao com Jos Genono, Silvio Pereira e Jos Dirceu? DEPOENTE: A relao com o presidente Jos Genono e com o Silvio Pereira e todos os demais membros da executiva era uma relao saudvel ao qual ns participvamos de reunio, tomvamos as deliberaes e encaminhava o que foi deliberado pela executiva do PT, pelo Diretrio Nacional do PT dentro da linha geral do partido, nossa relao era uma relao fraterna, de amizade... Eu conheo o Genono h anos, o Silvio tambm eu conheo h anos e ns ramos dirigentes do PT. Quanto ao Jos Dirceu, ex-Deputado Jos Dirceu, tambm ele foi presidente do partido, eu conheo o Jos Dirceu de longa data, em 95, quando ele assumiu a presidncia do partido eu assumi a executiva junto com ele, eu ocupava outro cargo e vim a ser tesoureiro, Secretrio de Finanas e Planejamento, algumas pessoas chamam de tesoureiro, no ano 2000, o Jos Dirceu era presidente do partido, o Jos Dirceu foi presidente do partido em 1995 a 2002, dezembro de 2002 onde ele passou a presidncia ao Genono, foi para o Governo, a relao com Jos Dirceu era de amizade e uma relao muito fraterna quando foi dirigente do Partido dos Trabalhadores. Quando era membro do Governo ele era membro do Governo e eu era membro do partido, era uma relao totalmente distinta enquanto membro do Governo e que era antes. Antes ns . . . Era uma relao muito, quando o Jos Dirceu estava no PT, ele era o presidente e eu era o Secretrio de Finanas a gente se falava todo dia. (fls. 16.597 do vol. 77) JUZA: Qual era a sua funo especifica no PT? DEPOENTE: Eu era responsvel pela Secretaria de Finanas e Planejamento do Partido dos I. Trabalhadores. JUZA: E dentro dessa funo o que que o senhor fazia exatamente? DEPOENTE: A funo de Secretrio de Finanas de Planejamento, ele planeja as atividades e executa o

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

99.
responsvel pela execuo do oramento do PT e das grandes atividades polticas do PT tambm, que ele planeja junto com a direo executiva. O PT funciona, doutora, ns temos um encontro nacional, Congresso Nacional, depende da poca, depois tem uma Direo Nacional que so 21 membros, 85 membros, e tem uma executiva de 21. Esses 21 so responsveis por organizar o partido e chamada executiva e que toma... E a dentro dessa executiva tem as funes de Secretrio-Geral, Secretrio de organizao internacional. JUZA: Perfeito. DEPOENTE: E eu era o responsvel pela Secretaria de Finanas e Planejamento do partido. (fls. 16.596/16.597 do vol. 77)

As palavras do peticionrio foram confirmadas na instruo. De fato, o presidente do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul, entre os anos de 2001/2005, DAVID STIVAL, afirmou que:
TESTEMUNHA: Houve a campanha de 2002, para Governo do Estado, senadores e deputados; e tambm houve a campanha de 2004, para as prefeituras ... a era nvel municipal, a direo estadual no coordenava esse processo. DEFESA: E os recursos do Partido dos Trabalhadores, aqui do Rio Grande do Sul, foram suficientes para cobrir a dvida dessas campanhas? Como que foi essa parte financeira dessas campanhas? TESTEMUNHA: Campanha eleitoral, nunca os partidos tem dinheiro suficiente, porque... Como ainda, infelizmente, o sistema eleitoral financiado pela iniciativa privada e a militncia por mais que tenha uma contribuio ordinria, estatutria, no custo alto que se tomaram as campanhas, no o suficiente. Ento, sempre se busca apoiadores na iniciativa privada, e nem sempre se busca o suficiente para cobrir todas as despesas, e geralmente os partidos trabalham no vermelho. Terminam a campanha,

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

100.
sobra um saldo devedor muito grande, e quando chega a outra campanha, ainda no se pagou tudo. DEFESA: E que providncias que o Partido dos Trabalhadores local, tomou diante dessa dvida? TESTEMUNHA: No caso de 2002, que foi a campanha que a gente coordenou, em mbito estadual e tambm tinha a campanha federal, embora isso era concentrado a nvel nacional. Ns tivemos tambm problema, porque o Partido dos Trabalhadores tinha poca, o governador, e perdemos a eleio. Com isso havia tambm ... uma perda de receita, a medida que o estatuto do partido permite que os filiados, independente que sejam filiados normais, ou em cargos de confiana, contribuam a partir de um percentual, dentro do estatuto, do regimento interno do partido. Ento, houve tambm perda de receita naquele perodo e uma dvida que sobrou, e, portanto, ns recorremos direo nacional na poca, para que nos ajudasse a pagar as dvidas. DEFESA: E o senhor sabe especificar quem foi a pessoa da direo nacional, do PT nacional, que ficou encarregado de arcar com essas dvidas? TESTEMUNHA: Na poca, eu fiz um contato com o Presidente, o Jos Genuno, e ele nos passou o Secretrio de Finanas, que era o Delbio Soares, e foi com ele que a gente tratou esse assunto. DEFESA: E esse pedido de dinheiro ao PT nacional, especificamente tratado com O Delbio Soares, esses valores foram efetivamente recebidos? O partido realmente ajudou o local, o diretrio local? TESTEMUNHA: A direo nacional nos passou um valor em torno, prximo de R$ 1.000.000,00, para ns pagarmos as dvidas.(fls. 31.794/31.795, vol. 147)

A respeito da ligao entre DELBIO, JOS DIRCEU e JOS GENONO, a prova aponta que ela, por bvio, estava adstrita poltica, no interior do Partido dos Trabalhadores. CILENE DA SILVA ANTONIOLLI esclareceu que todas as reunies havidas entre eles e outros membros do PT tinham por propsito nico discutir questes partidrias:

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

101.

(...) foi contratada para trabalhar no Partido dos Trabalhadores em So Paulo no dia 1 de abril de 2003 e nesta poca Jos Dirceu era Ministro de Estado. Que sua funo era de Ouvidoria do PT e relatava as atas das reunies do diretrio nacional; que a testemunha trabalhava na sede do partido em So Paulo; que o Ministro no freqentava poca o Partido dos Trabalhadores em So Paulo; que o Ministro Jos Dirceu participava das reunies do diretrio nacional do PT realizadas a cada trs meses; Que o diretrio nacional composto por 81 membros, mais o presidente do PT e os dois lderes do congresso e da cmara dos deputados; que as reunies do diretrio nacional eram realizadas em sbados e domingos; que o Ministro Jos Dirceu participava das reunies do diretrio nacional como membro e se posicionava sempre sobre a poltica nacional; nas reunies do diretrio nacional eram discutidas questes financeiras do partido para a prestao de contas deste que seria posteriormente apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral. Que vez ou outra questes financeiras relativas a campanhas eleitorais eram tambm trazidas para reunio do diretrio nacional. Que a prestao de contas no era matria discutida em todas as reunies do diretrio nacional. Que o Ministro Jos Dirceu como membro do diretrio nacional discutia questes de conjuntura poltica em geral. Que as questes polticas do partido com a bancada do governo feita sempre pelo presidente do partido. Que conhece Delbio Soares desde 1991 quando foi funcionria da CUT onde Delbio Soares era dirigente da entidade; Que o Delbio Soares como dirigente do PT poca (2003/2005) trabalhava no mesmo local da testemunha em So Paulo; Que Delbio Soares, nesta poca, alm de dirigente do partido era tesoureiro; Que no conceito da testemunha Delbio Soares uma pessoa acessvel e querida dentre os membros e dirigentes do partido; que desenvolveu uma poltica de bolsa de estudos para os funcionrios do partido que no tinham curso superior; Que Delbio Soares era sempre procurado por
Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

102.
tesoureiros dos diretrios municipais e estaduais do PT; Que era dito a testemunha, por Delbio Soares, que os tesoureiros o procuravam para resolver questes ou sanar dvidas de campanha (o partido se posicionava para dar solues aos tesoureiros como repassar recursos a estes diretrios, realizar campanhas de arrecadao de recursos, estimular a que os membros se quotizassem para solucionar as dvidas); Que Delbio Soares poca em que trabalhava com a testemunha no ostentava uma posio financeira destoante da realidade dos demais. Hoje tem contato com a esposa de Delbio Soares, Mnica Valente, e tem hoje a mesma impresso de antes, ou seja, de que Delbio Soares no ostenta condio financeira superior aos demais membros do partido. (...) At 2003 era militante voluntria do PT e portanto no conhecia as questes de dividas de campanha. Que Delbio Soares apresentava nas reunies do diretrio nacional questes trazidas a este como dvidas de campanhas pretritas para que o partido pudesse ajudar e Delbio Soares se posicionava no sentido de que o partido deveria encaminhar fornas de colaborar para solucionar as questes de dvidas de campanha, como formas de arrecadar recursos entre os militantes locais, em atividades partidrias como venda de broches, camisetas em locais onde haveria comi cios em poca de campanha. (...) (fls. 28.477/28.478, grifos nossos)

Por outro lado a prova no autoriza a afirmao de que os integrantes do ncleo poltico se reuniam para discutir temas ilcitos, em especial a propalada compra de votos ou o pagamento de mesada a parlamentares.

MARCELO BORGES SERENO, Chefe de Gabinete e Chefe da Assessoria Especial da Casa Civil at 2004, negou ter presenciado o ento Ministro JOS DIRCEU tratar de assuntos financeiros do PT durante o perodo em que esteve na Casa Civil (fls. 30.335). Mais especificamente, foi objeto da produo de provas

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

103. se MARCOS VALRIO teria participado de reunies com o ento Ministro JOS DIRCEU ou com o peticionrio DELBIO SOARES. Transcreva-se sua resposta:
Depoente Sr. Marcelo Borges Sereno: Slvio Pereira e Delbio Soares eram o secretrio-geral e o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores. Eles iam muitas vezes ao Palcio do Planalto para tratar de questes que eu me referi, que eles tratavam comigo a partir de discusses entre diversos partidos polticos, certo? Dra. Maria Helena Benevides: Sim. Depoente Sr. Marcelo Borges Sereno: E eles eram membros da executiva nacional do PT; do qual, eu era membro do diretrio, eventualmente, encontravam-me. Quantas vezes eles reuniram-se com o Ministro Jos Dirceu eu no sei responder a voc, mas algumas vezes. Em relao ao Sr, Marco Valrio eu me lembro que, no depoimento, eu j falei sobre isso duas a trs vezes: ele foi Casa Civil reunir com o Ministro Jos Dirceu, que eu me lembre, uma vez, mas no tenho certeza (fls 30.052).

GILBERTO SILVA PALMARES, Presidente do diretrio fluminense do PT, por sua vez, afirmou jamais ter presenciado qualquer discusso quanto compra de apoio de parlamentares em troca de dinheiro ou loteamento de cargos (fl. 30.506).

O ento Ministro da Justia MRCIO THOMAZ BASTOS, frequentador do Palcio do Planalto, afirmou no se lembrar da presena de SLVIO PEREIRA ou de DELBIO SOARES no Gabinete do Presidente (fls. 29.481). O tambm Ministro ALDO REBELO, quem afirmou ter sido muito prximo do Ministro JOS DIRCEU, indagado quanto presena do defendente do Gabinete de JOS DIRCEU, respondeu: Nunca vi. Nenhum momento, diariamente tinha encontros, conversas ou no meu gabinete ou no gabinete do Ministro Jos Dirceu e nunca via a

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

104. presena de quaisquer dos personagens no gabinete do Ministro Jos Dirceu (fls. 29.493).

EMERSON ELOY PALMIERI, a despeito de longos os trechos, narra de maneira clara e coerente o que versavam as reunies e as transferncias de recursos: acordos polticos lcitos e legtimos, com o subsequente repasse de fundos arrecadados para as campanhas:
J: O senhor me disse que no reconhece como verdadeira a acusao. Eu vou lhe perguntar sobre alguns fatos da denncia. Primeiro, vamos comear por uma eventual reunio de acordo entre o PTB e o PT que narrada na denncia; O senhor tem conhecimento dessa reunio? Participou, eventualmente, desta reunio? R: Tenho. Eu participei. Essa reunio aconteceu em 2004, nas eleies municipais. bom deixar claro, excelncia, que o trabalho que foi feito, foi feito poltico da ordem da eleio municipal. Quando foi feita essa reunio, como eu fazia esse trabalho de estatstica no partido, eu fui chamado pra reunio pra levar essa estatstica. Onde tinha candidato a prefeito, vereadores e vice-prefeito. Foi a que iniciou-se a negociao entre a cpula do PT e o PTB pra um acordo poltico. O PTB abriu mo de algumas candidaturas em alguns Estados em favor do PT, e o PT abriu mo em alguns Municpios, tambm em favor do PTB. Ento, foi feito um acordo poltico. J: O senhor lembra quem estava presente nessa reunio? R: Lembro. Estava presente o Jos Mcio, que era lder do PTB, Roberto Jefferson e eu, que fui chamado pra levar a posio de estatstica. Do lado da cpula do PT, o seu Delbio, Genono, Silvinho Pereira e Marcelo Sereno. J: Chegou a ser estabelecido nessa reunio algum valor? Algum valor que seria transferido do PT, ou por parte do PT, para o PTB? R: Foi conhecido, na poca, que o PT disse que tinha um caixa de 100 a 120 milhes de reais, e, na poca, foi combinado com o Roberto, nessa reunio, de que o PT
Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

105.
passaria para o PTB um recurso de R$ 20 milhes, em 5 parcelas de R$ 4 milhes, do PT pro PTB. Eu me lembro muito bem que o Roberto inclusive, consultou a assessoria jurdica do partido se isso era possvel, e a combinaram que seria feito atravs de doaes, pra conta-contribuio, atravs de recibo. J: Essas doaes seriam, efetivamente, do PT ou eventualmente... R: Do PT ou de alguns empresrios que o PT, porventura, a cpula indicaria, que faria doaes pro PTB, tudo atravs de recibo. J: Nesse acordo realizado qual seria a contrapartida do PTB para o PT, para receber esses R$ 20 milhes? R: Eu no participava dessas reunies polticas. Eu no tenho como lhe informar isso, porque isso era competncia do presidente e da executiva do partido. Da liderana do partido. Eu s participei dessa... (fls. 15.075). J: O senhor teve algum contato, por fora desse ajuste entre o PT e o PTB com alguma liderana do PT, seja com o seu Jos Dirceu, seja com o seu Genono, enfim, em alguma outra oportunidade? R: Com o ex-ministro Jos Dirceu eu nunca conversei. No o conheo pessoalmente. S pela mdia. Com o presidente Genono, me parece, duas vezes na sede do PT quando dessa reunio com o Roberto e o Z Mcio. J: Mais algum, o senhor chegou... R: O senhor Delbio, como eu j lhe disse, Marcelo Sereno e Slvio Pereira. J: Isso na reunio, ainda? R: Na reunio. J: Depois da reunio o senhor estabeleceu contato com eles? R: Nunca... No, com o seu Delbio em contatos que o Dr. Roberto pedia. J: Cobrando ou ...? R: O recibo, atrs do fatdico recibo (fls. 15.077)

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

106.
J: No depoimento prestado pelo senhor no curso do inqurito policial, o senhor refere que aps essa reunio foi apresentado ao Sr. Marcos Valrio. Se o senhor pudesse historiar um pouco como que se passou essa apresentao... R: Quando ficou acordado que o PT ia passar esses valores ao PTB o senhor Delbio apresentou o Marcos Valrio e disse o seguinte: esse o empresrio que ir repassar recursos ao PTB. Ou atravs da empresa dele, ou atravs de outras empresas, e atravs do PT. Foi assim que ele me apresentou o Marcos Valrio (fls. 15.080). J: O senhor j me disse que chegou a cobrar o Sr. Delbio Soares os recibos. R: Duas ou trs vezes. J: Chegou a encontr-lo pessoalmente na sede do PT em So Paulo ou em Braslia? R: Fui. Fui em Braslia, duas ou trs vezes, e duas ou trs vezes em So Paulo, tambm. J: Em alguma dessas oportunidades encontrou, conjuntamente, o senhor Delbio, o senhor Marcos Valrio e o senhor Tolentino? R: No. J: Sempre individualmente? R: Sempre individualmente. MPF: Excelncia, o senhor Marcos Valrio despachava ento, na sede do PT? J: O Senhor sabe me dizes se o senhor Marcos Valrio mantinha uma sala especfica na sede do PT, ou no sabe? R: No sei. No sei. (fls. 15.084).

No fosse suficiente, a prova demonstrou que sequer h relacionamento do Defendente com vrios acusados, que eram Deputados poca dos fatos. Com efeito as testemunhas demonstram no ter havido relao do Defendente com (i) o Deputado JOO MAGNO (testemunha de acusao Charles Antnio Ribeiro Silva fls. 19.141); (ii) o Deputado JOS JANENE (ele prprio afirmou ter encontrado o Defendente por duas ou trs vezes fls. 16.069); e (iii) o Deputado PAULO ROCHA (consoante declarao de Anita Leocdia Pereira da Costa fls. 15.549).
Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

107.

A acusao aduz que o peticionrio se associou a terceiras pessoas dos demais ncleos para praticar crimes. No entanto, a prova demonstra que ele sequer foi visto nestas agncias. Das testemunhas que se referiram ao acusado em seus depoimentos, nenhuma prestou qualquer informao que levasse a crer na existncia de uma quadrilha. MARCUS VINCIUS RIBEIRO, Diretor de Atendimento da SMP&B Comunicao Ltda. de 2000 at o encerramento da empresa, informou:
...nunca viu as pessoas de Jos Dirceu de Oliveira, Jos Genono, Delbio Soares, Joo Paulo Cunha, Luiz Gushikem, Henrique Pizolato, Pedro Corra Neto, Jos Janene, Pedro Henri Neto, Joo Cludio Genu, Valdemar Costa Neto, Jacinto Souza Lamas, Antnio de Pdua Lamas, Bispo Rodrigues, Roberto Jefferson, Emerson Palmieri, Jos Borba, Paulo Roberto Galvo da Rocha, Professor Luizinho e, Anderson Adauto na SMP&B (fls. 21.171)

No mesmo sentido foi o testemunho de ELENIZE ALVES ALMEIDA, Diretora de Operaes da agncia entre 1986 e 2005:
...nunca viu ou esteve com Jos Dirceu de Oliveira, Jos Genoino, Delbio Soares, Silvio Jos Pereira, Deputado Joo Paulo Cunha, Luiz Gushiken, Henrique Pizolato, Pedro Correa Neto, Jos Janene, Pedro Henri Neto, Joo Cludio Genu, Valdemar Costa Neto, Jacinto Lamas, Bispo Rodrigues, Roberto Jefferson, Emerson Palmieri, Paulo Roberto Galvo da Rocha, Professor Luizinho nas dependncias da agncia SMP&B (fls. 21.204)

De ELEN MARISE MACHADO RASUCK, funcionria da empresa no perodo de 1999 a 2005:

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

108.
...se a Dra. J viu algumas dessas pessoas, que so inclusive pessoas de conhecimento pblico na agncia SMP&B: (...) Sr. Delbio Soares de Castro. Interrogado: Tambm nunca vi na agncia (fls. 21.701)

E ainda de PATRCIA DA SILVEIRA MOURO SCARABELLI, secretria do coru RAMON HOLLERBACH CARDOSO de 2003 a 2005:
...questionada se poderia reconhecer Silvio Pereira ou Delbio Soares, diz que sim tendo em vista o que divulgado na imprensa nacional aps a deflagrao do escndalo do mensalo; questionada ento se j teria visto qualquer uma destas pessoas ou qualquer outro membro do Partido dos Trabalhadores na SMP&B respondeu que no (fls. 21.445)

Alguns funcionrios do Banco Rural tambm foram ouvidos e a testemunha MARIA TEREZA FONSECA BITAR BARBOSA, secretria executiva entre 1996 e 2004 e, posteriormente, chefe de gabinete da presidncia, informou que tambm nunca viu Delbio Soares no Banco Rural (fls. 21.305).

J as testemunhas PLAUTO GOUVEIA e NLIO BRANT MAGALHES, funcionrios com 20 e 25 anos de casa respectivamente, deixaram claro no haver, entre o peticionrio e os acusados JOS AUGUSTO DUMONT, JOS ROBERTO SALGADO, AYANNA TENRIO, VINCIUS SAMARANE e KTIA RABELLO, nenhuma relao especial, menos ainda que viesse a favorecer ilicitamente a instituio:
...o Banco Rural nunca foi beneficiado, patrimonial mente ou no, pelo Governo do Presidente Lula; diz que no houve favorecimento do Governo Federal na negociao relativa ao PROER, em 1995 (fls. 21.269)

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

109.
...nunca viu qualquer benefcio que o Governo Lula tenha concedido ao Banco Rural (fls. 21.264)

E nem mesmo a testemunha de acusao CHARLES ANTONIO RIBEIRO SILVA, assistente do Deputado e co-ru JOO MAGNO, pde socorrer a acusao: ele foi categrico em afirmar que (...) nunca presenciou conversa alguma do deputado Joo Magno e Delbio Soares (fls. 19.141).

Ou seja, no existe nenhum indicativo nos autos de que o peticionrio se tivesse aliado a algum, de forma estvel e permanente, com o fim de cometer crimes. Sua relao com os companheiros de partido presumidamente lcita, porque a nica certeza que se pode ter diante do acervo probatrio a de que estavam unidos por uma causa comum e legtima. Nem a amizade com o co-ru MARCOS VALRIO, qual maliciosamente se apegou o Parquet, pode ser considerada alguma forma de aliana espria, porque no h nos autos nenhum elemento nesse sentido.

O que resta mais que evidente, eminentes Ministros, que o peticionrio somente responde absurda imputao porque integrava um Partido poltico e nele exercia relevante cargo de direo. claro que, como membros e dirigentes de um mesmo Partido Poltico, ele e os acusados JOS DIRCEU, JOS GENONO e SLVIO PEREIRA vinculavam-se entre si numa associao estvel e permanente.

Mas, alm de no se ter demonstrado que houvesse qualquer outra finalidade nessa unio, tambm no se pode simplesmente presumir que ele estivesse mancomunado previamente com os demais acusados para a prtica reiterada de crimes.

Com exceo da relao entre o peticionrio e o acusado MARCOS VALRIO cujos laos de amizade so conhecidos e serviram para propiciar a

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

110. colaborao financeira deste ao Partido o Parquet simplesmente se absteve de produzir prova do vnculo existente entre cada um dos acusados e os chamados ncleos criminosos indicados.

No h quadrilha, pois. Mas, ainda que fosse possvel admitir como verdadeiros os fatos narrados na inicial o que se faz agora apenas para argumentar a circunstncia de algumas pessoas concorrerem para a prtica de crime no significa que elas estivessem previamente associadas para a prtica indefinida de delitos.

Definitivamente no se pode confundir a co-autoria na alegada prtica de corrupo com a associao em bando ou quadrilha. Conforme ressaltou NLSON HUNGRIA em julgamento nessa Suprema Corte, uma coisa o associar-se para delinqir, mais ou menos de modo geral, e outra reunir-se, a seguir, para a prtica de determinado crime,
37

no

dependendo

esta

ltima

ao,

necessariamente, da primeira .

A propsito do tema a insupervel lio de ANTOLISEI:


Lassociazione per delinquere presenta qualche affinit com la compartecipazione criminosa, ma ne differisce profondamente. Nel concorso di persone, infatti, laccordo fra i compartecipi circoscritto alla realizzazione di uno o pi dlitti nettamente individuati, comessi i quali laccordo medesimo si esaurisce e, quindi, viene meno ogni pericolo per la comunit. Nellassociazione a delinquere, invece, dopo leventuale commissione di uno o pi reati, il vincolo associativo permane per lulteriore attuazione del programma di delinquenza prestabilito e, quindi, persiste

37

. STF, HC 34.088/RS, Rel. Min. BARROS BARRETO, 1 Turma, j. em 13.7.1956.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

111.
quel pericolo per lordine pubblico che caratteristica 38 essenziale del reato.

Desse modo, primeiro seria necessrio comprovar que os acusados aderiram quadrilha, ou seja, se associaram para o fim precpuo da prtica de crimes e, posteriormente, que passaram a pratic-los. Na lio de CEZAR ROBERTO BITENCOURT no se deve confundir co-participao (co-autoria e participao), que associao ocasional ou eventual para a prtica de um ou mais crimes determinados, com associao para delinqir, tipificadora do crime de quadrilha ou bando. Para a configurao desse crime, repetindo, exige-se estabilidade e o fim especial de praticar crimes indeterminadamente.
39

Os precedentes desse E. Supremo Tribunal Federal no campo dos requisitos mnimos para a configurao do delito de quadrilha no discrepam desse entendimento. Alis, o Ministro RICARDO LEWANDOWSKI quando do recebimento da denncia na presente ao penal fez consignar que:
Associar-se, na lio de Nelson Hungria, : reunir-se, aliar-se ou congregar-se estvel ou permanentemente para a consecuo de um fim comum. No caso retorno ao texto do eminente doutrinador do Direito Penal para o fim de perpetrao de uma indeterminada srie de crimes. Tal figura tpica, todavia, no se confunde com concurso de agentes, nem mesmo quando os delitos praticados so praticados reiteradamente em continuidade delitiva. A propsito, ensina o j citado Nelson Hungria no de confundir-se uma coisa com outra, ainda num caso em que a co-participao ocorra em crime continuado, pois, mesmo em tal hiptese, inexiste organizao estvel entre os co-autores.

FRANCESCO ANTOLISEI. Manuale di Diritto Penale: Parte Speciale II. 13 ed. Milano: Dott. A. Giuffr Editore, 2000, p. 235. 39 . CEZAR ROBERTO BITENCOURT. Tratado de Direito Penal Parte Especial, Saraiva, So Paulo, 2006, vol. IV, p. 312. Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

38

112.
Cuidando-se de crime complexo, plurissubjetivo, perpetrado necessariamente por vrios autores, assemelhase aos delitos societrios, para cuja persecuo penal exige-se a descrio da conduta penalmente relevante de cada um dos autores. A existncia na denncia de indcios reveladores da prtica de diversos delitos, a evidncia no suficiente para a caracterizao do delito de formao de quadrilha. Delito autnomo que , o crime de formao de quadrilha possui contornos prprios, tais como estabilidade, permanncia, nmero mnimo de partcipes, liame subjetivo entre os membros etc. Insisto que no basta a caracterizao do delito de quadrilha a mera co-autoria em diversos crimes de forma continuada ou em concurso material. A expresso quadrilha empregada no sentido comum, popular, leigo da palavra e no em sua acepo tcnico-jurdica, veiculada exausto pelos meios de comunicao, no pode, data venia, impor-se a esta Corte, qual no dado render-se ao que parece bvio. Na condio de guardi suprema da Constituio, que tem como seu vrtice axiolgico a dignidade da pessoa humana, incumbe-lhe zelar para que qualquer pessoa possa exercer o seu direito de defesa em toda a sua plenitude, significando que a acusao no campo penal contenha uma imputao clara e inequvoca de fato tpico.

A respeito do tema o Min. DIAS TOFFOLI deixou assentado que mister para a sua configurao, em carter estvel, de mais de trs pessoas que tenham por escopo a prtica de crimes (RHC 102.984/RJ, 1 Turma, j. 8.2.2011). Do mesmo modo, a Min. CRMEN LCIA: A tipificao do crime de quadrilha exige que pelo menos quatro pessoas se associem, em carter estvel e permanente, com a finalidade de cometer crimes (AP 396/RO, Plenrio, j. 28.10.2010). Tambm o Min. MARCO AURLIO: Mostra-se suficiente a existncia de associao de mais de trs pessoas para o fim de cometer crimes, tratando-se de tipologia autnoma (HC 95.086/SP, Primeira Turma, j. 4.8.2009); e O Min.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

113. JOAQUIM BARBOSA: o crime de formao de quadrilha, como j dito, um delito formal, que no exige a consumao de outros delitos, para os quais ela teria se formado. Bastam, portanto, para sua configurao: 1) a associao estvel entre os seus membros (...); e 2) a existncia de liame subjetivo entre as condutas do paciente e dos demais condenados na ao penal em tela, condutas essas que, de modo organizado, voltaram-se prtica de delitos (HC 89.310/SP, Segunda Turma, j. 31.3.2009).

No caso concreto, como pblico e notrio, a relao entre o peticionrio e os acusados JOS DIRCEU, JOS GENONO e SLVIO PEREIRA, insista-se, se deve exclusivamente ao fato legtimo de integrarem o mesmo Partido poltico.

A acusao procura, maliciosamente, valer-se desta indiscutvel e lcita associao para afirmar que h uma reunio de pessoas, de forma estvel, com intuito de praticar vrios crimes, com liame subjetivo entre pessoas que sequer se conhecem...

A tese, no entanto, j foi analisada por essa Suprema Corte em inmeras oportunidades e a deciso, como no poderia deixar de ser, no sentido de se rechaar a quadrilha quando os acusados, independentemente de terem praticados ilcitos, esto reunidos em funo de uma atividade lcita.

De acordo com HELOSA ESTELLITA, a posio do Min. CEZAR PELUSO que, mutatis mutandis, vem bem a calhar de que a suposta prtica de delitos econmicos por pessoas que se associaram, nos termos da lei, para o exerccio de atividades lcitas, no pode justificar nem legitimar, por si s, imputao do crime previsto no art. 288 do CP e que, para se ter como consumado o delito, o

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

114. propsito da prtica reiterada de crimes deveria ser o mvel da associao de mais de trs pessoas.
40

A concluso direta e irrefutvel que, ainda que fossem verdadeiras as acusaes quanto ao delito de corrupo ativa, a unio dos acusados no caso dos autos se deu em torno de atividades incontroversamente lcitas. Se que se pode falar em associao, nesse caso, certo que no se demonstrou nenhuma outra finalidade alm daquelas inerentes aos interesses da agremiao.

Vale recordar, a propsito, as acertadas palavras de REN ARIEL DOTTI, em artigo intitulado Um bando de denncias por quadrilha:
No h que se falar em quadrilha ou bando sem a caracterizao do dolo especial de agir. elementar que no existe essa infrao contra a paz pblica se, aos indispensveis atos tpicos de reunio e preparao, no houver o elemento subjetivo, o dolo, ou seja, a vontade livre e consciente de manter, em carter permanente, um grupo estvel para cometer crimes. No possvel presumir que a reunio de pessoas desenvolvendo atividades inicialmente lcitas e em local possvel de acesso publico (instituies financeiras, escritrios profissionais etc.) seja arbitrariamente classificada como delituosa. fundamental o tipo subjetivo de se associar para praticar crimes e no para fazer funcionar uma atividade licenciada pelo poder pblico.
41

A doutrina em geral est alerta para casos como o dos autos:


No obstante, tem-se verificado na praxe forense indisfarvel abuso por parte da Polcia Judiciria e do

. HELOSA ESTELLITA Criminalidade de empresa, quadrilha e organizao criminosa, Livraria do Advogado, Porto Alegre, 2009, p. 29, grifamos. 41 . Boletim IBCCRIM n 174, maio de 2007, grifamos. Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

40

115.
Ministrio Pblico, bem como do Poder Judicirio, que, mesmo diante da ausncia de qualquer prova ou mesmo indcio de estabilidade ou permanncia, procedem ou permitem que se proceda contra o Acusado pela prtica do crime deste art. 288. Tal forma de proceder, na verdade, alm de ilegal e injusta, agrava em muito a situao do Acusado, bastando lembrar que este crime encontra-se includo dentre aqueles que admitem a priso temporria. Como assevera Heleno Fragoso (Lies..., cit., v. 3, pp. 755/756), o que mais comumente ocorre a cooperao ocasional entre delinqentes, para a prtica de determinados golpes. Carrara, alis, advertia contra a tendncia de certos Acusadores em ver nessa reunio ocasional verdadeiras quadrilhas. Galdino Siqueira (Tratado de Direito Penal, Rio de Janeiro, 1947, v. 4, p. 399) faz questo tambm de ressaltar a distino entre participao criminosa e associao para delinqir. necessrio que haja, portanto, um maior controle por parte dos juzes e Tribunais ao analisarem denncias ou pedidos de priso temporria nos casos em que caracterizado mero concurso de pessoas, e no uma quadrilha propriamente dita.
42

O Superior Tribunal de Justia j se manifestou sobre a questo, proferindo deciso que se aplica perfeitamente ao caso dos autos:
Caracteriza-se o delito de quadrilha com a associao de pessoas para cometer crimes, imprescindindo o elemento subjetivo que informa o delito, ou seja, o dolo especfico, a vontade consciente dirigida associao em quadrilha com o fim de cometer crimes, sendo este independente daqueles cometidos pela societas delinquentium, possuindo um carter de estabilidade ou permanncia da reunio de pessoa. Todavia, no caso, a dvida reside em se saber se o crime realmente de quadrilha

42

. CELSO DELMANTO et alii, Cdigo Penal Comentado, 7 ed., Renovar, Rio, 2007, p. 717/718.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

116.
(...) A finalidade lcita de exercer atividade comercial em nada se coaduna com o tipo previsto no art. 288 do Cdigo 43 Substantivo.

No mesmo sentido j decidiu esse Excelso Tribunal, com voto condutor do Min. AYRES BRITTO:
Noutro falar, o fato em si de reunirem-se pessoas numa sociedade sem fins lucrativos, com o objetivo de praticar atos de gesto lcitos, no configura a formao de uma quadrilha, na eventualidade de prtica de crimes contra a ordem tributria. No menos certo que pode acontecer a associao de pessoas para praticar atos de filantropia (lcitos) e, paralelamente, cometer crimes contra a ordem 44 tributria .

Mas, curial citar a lio extrada do voto do Min. CEZAR PELUSO, em outro julgamento:
Causa-me estranheza que se possa confundir tal delito com a associao de pessoas para, sob modalidade jurdico-social tpica, desenvolverem atividades comerciais, beneficentes, esportivas, etc. que a lei civil ou comercial prev a associao de pessoas fsicas para a formao de pessoa jurdica, impondo-lhes, segundo a natureza do objeto social, forma tpica, que, sendo lcita numa provncia jurdica, no pode ser considerada criminosa noutra. Tal , alis, a intuitiva ratio do disposto no art. 23, inc. III, 2 parte, do Cdigo Penal, que dispe no haver crime, quando o agente pratique o ato no exerccio regular de um direito. A circunstncia particularmente relevante no mbito do que se convencionou chamar de crimes econmicos, em
43 44

. STJ, HC 6.215/MA, Rel. Min. FLQUER SCARTEZZINI, 5 Turma, RT 754/594, grifamos STF, HC 92.959/SP, Primeira Turma, j. 17.11.2009, grifou-se

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

117.
sua grande maioria praticados no exerccio de atividade empresarial por grupo de pessoas, porque desta forma bvia, com reunio de pessoas fsicas a ttulo de scios, gerentes, diretores, que se organizam as pessoas jurdicas e se administram as atividades empresariais. De regra, as pessoas fsicas associam-se para a prtica de atos lcitos, no para cometimento de delitos. E, igualmente de regra, os crimes econmicos praticados no exerccio de atividade lcita, so-no, se no sempre, pelo menos em boa parte dos casos, por grupos de pessoas responsveis pelo gerenciamento e direo da empresa, no porque acordaram associar-se para prtica de delitos, mas por necessidade orgnica e jurdica da administrao de atividades negociais. O que me preocupa na postura terica de cmulo automtico ou sistemtico da acusao de formao de quadrilha ou bando, nas denncias de crimes econmicos, que se subvertem o alcance do tipo e o escopo da norma, tanto penal, como daqueloutras predestinadas disciplina das empresas e das atividades empresariais. No precisaria lembrar que a prpria Constituio que reconhece e estimula a associao de pessoas para o exerccio de atividades econmicas (v.g. arts. 176, inc. IX, e 174, 2). Isso implica reconhecer como intolervel, enquanto degrada a ordem jurdica, a imputao automtica do crime descrito no art. 288 do Cdigo Penal, sempre que se cuide de suposto delito praticado no suposto no exerccio de atividade empresarial por mais de trs pessoas, ou vista dos termos do contrato social, ou de documento equivalente, que envolva mais de trs scios ou associados. (...) , escusaria insistir, necessria a presena de indcios suficientes da prtica do crime previsto no art. 288, cujo tipo se no confunde com a figura do concurso eventual de agentes, objeto do art. 29 do Cdigo Penal. To clara necessidade, se no decorresse do princpio jurdico fundamental de que no se pode submeter

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

118.
ningum s cerimnias degradantes do processo sem justa causa, decorreria da considerao dos gravssimos efeitos da imputao na s esfera processual penal, tais como possibilidade de priso temporria (art. 1, inc. III, i, da Lei n. 7.960/89), de priso em flagrante por conta 46 do carter permanente do delito e, at, do risco de priso para apelar segundo interpretao menos cuidadosa (art. 9 da Lei n. 9.034/95). Ora, so trs os elementos do crime de quadrilha ou bando: (a) concurso necessrio de pelo menos quatro (4) pessoas (RT 582/348 RT 565/406, (b) finalidade especfica dos agentes voltada ao cometimento de delitos (RTJ 102/614 RT 600/83) e (c) exigncia de estabilidade e de permanncia da associao criminosa (RT 580/328 RT 47 615/272). o que, alis, tem proclamado esta Corte, como se colhe da seguinte ementa exemplar: O crime de quadrilha se consuma, em relao aos fundadores, no momento em que aperfeioada a convergncia de vontades entre mais de trs pessoas, e, quanto queles que venham posteriormente a integrar-se ao bando j formado, no (sic) adeso de cada qual; crime formal, nem depende, a formao de quadrilha, da realizao ulterior de qualquer delito compreendido no mbito de suas projetadas atividades criminosas, nem, consequentemente, a imputao do crime coletiva a cada um dos partcipes da organizao reclama que se lhe possa atribuir participao concreta na comisso de algum dos crimes-fim da associao. E o acerto dessa interpretao demonstra, a contrario sensu, toda a inconsistncia terica da atribuio mecnica
48 45

Nesse sentido, as irrespondveis observaes de LUIGI FERRAJOLI, quando acentua que la sanzione pi temibile nella maggior parte dei processi penali non la pena quase sempre lleve o non applicata ma la pubblica diffamazione dellimputato, che ne offende irreparabilmente non solo lonorabilit ma anche le condizioni e le prospettive di vita e di lavoro (Diritto e Ragione, Roma: Laterza, 1997, p. 761) [rodap do voto]. 46 Cf. HC n. 74.127, Rel. Min. CARLOS VELOSO, DJ 13.06.1997 [rodap do voto]. 47 STF, 11HC n. 72.992, Rel. Min. CELSO DE MELLO, DJ de 14.11.1996 [rodap do voto]. 48 STF, HC n. 81.260, Rel. Min. SEPLVEDA PERTENCE, DJ de 19.04.2002 [rodap do voto]. Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

45

119.
do crime a membros de sociedade empresarial organizada para o exerccio de atividades lcitas, pelo s fato de serem membros da pessoa jurdica. Se tal delito subsiste ainda quando nenhum crime projetado seja cometido, a razo porque a criao da respectiva sociedade se preordenou prtica de delitos, moda de velado objeto social,estando nisso o cerne do tipo, centrado no desvalor da conduta, como sucede em todo crime formal. Na associao de pessoas para exerccio de atividade lcitas, lucrativas ou no, no se encontra nem descobre igual desvalor, porque nele h, por presuno, valor especfico, tutelado e incentivado pela ordem jurdica. Em sntese, penso que, como tese, a suposta prtica de delitos econmicos por pessoas que se associaram, nos termos da lei, para exerccio de atividades lcitas, no lhes pode justificar, nem legitimar, por si s, imputao do crime previsto no art. 288 do Cdigo Penal. Quando a constituio da sociedade se tenha dado para fins lcitos, enquanto objeto permanente da atuao social, no se pode ver ipso facto, em eventuais atos criminosos praticados sob pretexto ou por ocasio de seu exerccio, a formao de quadrilha ou bando. (HC n. 84.223/RS, segundo julgamento em 14.8.2007).

Aqui, assim como na denncia, as alegaes finais ministeriais tambm atrelam necessariamente a infrao ao art. 288 ocorrncia de outras prticas criminosas. A concluso pela ocorrncia de tal delito no se sustenta por si, dependendo sempre da narrativa do suposto esquema criminoso objeto desta ao penal.

Tanto assim que, referindo-se ao acusado JOS DIRCEU, o Parquet afirma que para articular o apoio parlamentar s aes do governo, associou-se aos dirigentes do seu partido e a empresrios do setor de publicidade e financeiro para corromper parlamentares (grifamos). E mais adiante afirma:

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

120.
Esse fato tem especial relevncia, pois comprova, no somente a coautoria dos crimes por Jos Dirceu, mas tambm a existncia dos acordos ilcitos feitos pelo ncleo poltico para obter o apoio parlamentar s aes do governo, pagos com dinheiro havido ilicitamente pelo denunciado Jos Dirceu e, tambm, para quitar as dvidas do partido (grifamos).

Isto , sem demonstrar as elementares do tipo, como a associao prvia, estvel e permanente e a finalidade de praticar crimes de modo genrico, a Acusao descreve com todas as letras a associao criminosa voltada a uma especfica finalidade. Portanto, est claro que se trata em tese de um caso clssico de co-autoria.

Porm, nem mesmo to substanciosa instruo foi capaz de comprovar a formao de quadrilha de forma autnoma e a prpria Procuradoria-Geral, no captulo dedicado ao delito (mais especificamente, ao imaginado ncleo poltico), s consegue se referir co-autoria, at mesmo literalmente.

E o mesmssimo procedimento foi adotado em relao ao peticionrio. No captulo em que supostamente comprovaria a formao de quadrilha, eis o que sustentou o Ministrio Pblico:
Sob o comando de Jos Dirceu, coube-lhe [sic] os primeiro contatos com Marcos Valrio para viabilizar o esquema de obteno dos recursos que financiariam a cooptao de partidos para a composio da base aliada do governo. 89. Definido o modelo delituoso de atuao do grupo (modo de arrecadao do dinheiro e modo de distribuio), Delbio Soares passou a ter o papel de indicar para Marcos Valrio os valores e os nomes dos beneficirios dos recursos.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

121.
90. A partir de sua indicao, Simone Vasconcelos e Geiza Dias, dentro da engrenagem de lavagem disponibilizada pelo Banco Rural, executavam os repasses.

At a, como se v, as razes tratam do imaginado modus operandi para arrecadao de numerrio. Mas no h mostras de formao de quadrilha.

E prossegue a Acusao:
Comprovou-se, todavia, que a ao de Delbio Soares, como integrante do grupo criminoso, no se limitou a indicar os beneficirios das propinas, tendo sido tambm o beneficirio final das quantias recebidas.

Interessante observar, antes de prosseguir, que o e. Procurador Geral da Repblica faz afirmaes sem qualquer respaldo no quadro probatrio, deixando de apontar quais elementos estariam a sustentar as acusaes. Mas, novamente, ainda que fosse possvel considerar a narrativa do Parquet, estaramos diante de co-autoria, mas certamente no de quadrilha. E, por fim, consignou o Parquet:
A operacionalizao do esquema ilcito de compra de apoio poltico no Congresso Nacional aproximou Delbio Soares de Marcos Valrio. 101. Eram constantes as reunies no diretrio do PT em Braslia e em So Paulo entre Delbio Soares, Slvio Pereira, Marcos Valrio, Rogrio Tolentino, alm de encontros no hall do hotel Blue Tree em Braslia, onde Marcos Valrio passou a hospedar-se para, como ele prprio declarou, se entrosar com os integrantes do novo Governo. 102. Esse relacionamento intenso, cuja origem remonta a 2002, quando o Partido dos Trabalhadores sagrou-se vitorioso no primeiro turno da eleio presidencial, foi confirmado por Delbio Soares e Marcos Valrio j nos seus primeiros depoimentos prestados Polcia Federal:
Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

122.
(...)

Ora, E. Tribunal, o co-ru MARCOS VALRIO nunca negou o interesse em se aproximar dos lderes do Governo, justamente visando possibilidade de negcios. Mas em ambos os depoimentos invocados, tudo o que dizem o co-ru e o peticionrio que costumavam se encontrar para tratar dos mais diversos assuntos, no se inserindo entre eles a compra de parlamentares ou qualquer outra impudiccia. Onde est o trao de ilicitude desses encontros? Qual a prova, alm da mera percepo sensorial do Parquet, de que houvesse uma unio realmente voltada prtica generalizada de crimes?

Crvel ou no crvel, a nica verso comprovada nestes autos a de que o relacionamento entre o peticionrio e o co-ru MARCOS VALRIO se limitava a laos de amizade e interesses comerciais por parte do publicitrio, e que o convvio com os acusados JOS DIRCEU, JOS GENONO e SLVIO PEREIRA decorria unicamente de interesses comuns do Partido.

Realmente no importa aquilo em que cr a Acusao e muito menos no que preconiza a imprensa ptria. Para desconstruir a presumidamente lcita relao entre os acusados, cumpria-lhe produzir prova cabal da unio estvel e permanente para a prtica de crimes.

E no foi isso que se fez. Alm de imputar o delito sem apresentar nenhum embasamento plausvel, o Parquet simplesmente no conseguiu se desincumbir de comprovar a sua ocorrncia.

O acervo probatrio demonstrou inexistirem at mesmo indcios nesse sentido.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

123. O nico fato certo e comprovado nestes autos que a unio entre o peticionrio e os demais acusados se resume a amizade ou coincidente filiao partidria. O acervo probatrio passou longe de demonstrar qualquer outra finalidade alm dos ldimos interesses da agremiao.

Por isso, ainda que se tivesse comprovado a prtica de corrupo pelo peticionrio o que s se admite para argumentar , outra situao no restaria caracterizada seno o concurso de pessoas previsto no art. 29 do Cdigo Penal. Da condenao de DELBIO SOARES pela alegada formao de quadrilha, com a devida vnia, no se pode sequer cogitar.

6. A INPCIA DA INICIAL ACUSATRIA


A denncia formulada contra o peticionrio, como j se sustentou, padece de insupervel inpcia. O discurso do Senhor Procurador-Geral da Repblica, perfeito exemplo do uso da retrica, pode at convencer os meios de imprensa e a opinio pblica em geral, leigos no que tange s garantias inerentes ao processo penal.

Mas aos olhos da Justia, a falta de elementos concretos a suportar as acusaes se torna gritante. Aqui no importa quo enftico tenha sido o rgo acusatrio, mas sim quo convincentes podem ser as circunstncias

caracterizadoras do ilcito reveladas na denncia.

Com a devida vnia, E. Tribunal, a verdade que, apesar de sua extenso, a inicial mal consegue ir alm da repetio dos termos da lei quando tenta imputar ao peticionrio a prtica de corrupo e formao de quadrilha. De fato, se que existe algum indcio de sua participao criminosa, ele deve habitar unicamente o

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

124. esprito do Parquet, porque certamente no conseguiu ultrapassar as barreiras do pensamento para se materializar no texto acusatrio.

A pea no indica, por exemplo, nenhum elemento indicirio concreto de que o peticionrio tenha se aliado a outras pessoas, de forma estvel e permanente, para a prtica de crimes. Seu nome sempre mencionado como integrante do ncleo central da organizao, mas, alm de alguns fatos notrios (como a funo exercida dentro do partido) e absolutamente lcitos (como laos partidrios e de amizade com terceiros), nenhum vnculo realmente suspeito chega a ser descrito.

Assim, em relao a tal acusao, perguntas fundamentais ficaram sem resposta. Afinal, se o peticionrio imprimia as diretrizes da atuao da quadrilha, quais foram especificamente as diretrizes criminosas por ele estabelecidas? Com base em que elementos dos autos se pode afirmar que as relaes encadeadas aps a posse do ex-Presidente Lula consistiriam numa associao criminosa? Qual o indicativo de que a proximidade entre o paciente e o publicitrio MARCOS VALRIO fosse alm de discusses sobre o cenrio poltico, assuntos pessoais e outras inanidades? Se o peticionirio atuava no esquema como se fosse representante do Governo, de que forma o fazia e qual o resultado ilcito disso? Qual elemento concreto levaria a crer que ele fosse o principal elo com as demais ramificaes operacionais da quadrilha? Que relao ele mantinha com os dirigentes do Banco Rural e em que medida figurar como avalista num contrato de mtuo pode ser indicativo de formao de quadrilha com os administradores da instituio financeira?

A verdade que, numa inadmissvel inverso, a concluso pela existncia de uma quadrilha derivou unicamente das demais imputaes. Afastada a suspeita de corrupo e peculato (esta ltima j rechaada por essa Colenda Corte), no

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

125. haveria o menor indcio de que o peticionrio fosse integrante de qualquer outra organizao que no a partidria, perfeitamente lcita.

Esse Supremo Tribunal Federal, no caso Collor PC Farias, julgou inepta a denncia relativamente ao delito de quadrilha por no conter libelo a respeito desse tipo . Considerou o voto condutor que pelos trechos da denncia no se chegaria concluso de que foi imputado aos acusados o crime de quadrilha, no fosse a capitulao constante da aludida pea, que se limitava a presumir a existncia da societas por meio de ilao tirada da existncia de amizade entre o ex-Presidente e Paulo Csar Farias e, ainda, da circunstncia de um dos acusados ser empregado do outro. Merece transcrio trecho desse voto, coerente que com o caso concreto:
No que concerne ao crime de quadrilha, como se viu, a denncia padece do duplo vcio, fatal, de no descrever as suas circunstncias. De efeito, limita-se ela, ao longo de seu texto, a fazer referncia a acerto de vontades, para efeito da prtica de crimes, como se j houvesse libelado a respeito, deixando de descrever, como se fazia mister, entre outras circunstncias, o vnculo associativo, o modo, o momento e o lugar em que teria se estabelecido, e, bem assim, quais as pessoas nele envolvidas. Despercebida desse dever indeclinvel, para repetir a expresso utilizada pelo Ministro Pedro Chaves, limita-se a inicial a presumir a existncia da societas por meio de ilao tirada da existncia de amizade entre o ex-Presidente e Paulo Csar Farias; de ajuda eleitoral prometida a terceiro; da troca de agncia bancria, para a movimentao de conta corrente; e, ainda, da circunstncia de um dos acusados ser empregado do outro. certo que, na prtica, como adverte Nlson Hungria, no fcil demonstrar a existncia da quadrilha, de modo que
49 49

. STF, Inq. 705/DF, Rel. Min.ILMAR GALVO, RT 700/414.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

126.
a certeza s possvel, as mais das vezes, quando se consegue rastrear a associao pelos crimes j praticados(Comentrios, IX/181, Forense, 1958). No est o Mestre, neste trecho, todavia, falando em descrio do crime, mas na prova de sua ocorrncia. Uma coisa, na verdade, provar que a suposta quadrilha se formou, tarefa prpria da fase instrutria. Coisa diversa, porm, descrever a sua formao, encargo que, embora de fcil execuo, no pode ser dispensado, porquanto essencial para a validade da denncia grifos nossos.

Na espcie, a denncia no descreve, nem mesmo remotamente, qual a conduta efetiva do defendente e de que forma ele teria se associado aos co-rus, resumindo-se a transcrever os termos da lei, como se isso fosse suficiente demonstrao do delito em questo.

Alm disso, como se disse, o Ministrio Pblico ignorou que a quadrilha constitui crime autnomo e se apegou fortemente s demais prticas em tese delitivas para demonstrar o vnculo associativo entre os acusados. Tal expediente sempre foi coibido por essa Colenda Corte:
O tipo do artigo 288 do Cdigo Penal autnomo, prescindindo quer do crime posterior, quer, com maior 50 razo, do anterior. O crime de quadrilha um crime autnomo, que independe dos demais crimes que vierem a ser cometidos pelo bando.
51

Mas no s. Tambm com relao imputada corrupo ativa a denncia carece de contedo ftico.

50 51

. STF, HC 95.086/SP, Rel. Min. MARCO AURLIO, 1 Turma, DJe 28.8.2009. . STF, HC 75.349/PI, Rel. Min. NRI DA SILVEIRA, 2 Turma, DJ 26.11.1999, p. 84.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

127.

Embora faa meno a uma estrutura montada com o fim de angariar ilicitamente o apoio de outros partidos polticos para formar a base de sustentao do Governo Federal, a pea inaugural no informa de que maneira teria o acusado colaborado nessa empreitada. Foi ele quem aliciou companheiros para integrar a tal estrutura? Qual a prova nesse sentido? E, mesmo afirmando que alguns dos acusados ofereceram e, posteriormente, pagaram vultosas quantias a diversos parlamentares, no existe um nico elemento probatrio de que foi para isso que se associaram. At porque o corruptor no scio ou cmplice do corrupto! Afinal so tipos penais distintos, cada qual enfocando uma das partes na transao.

A Acusao no demonstrou qualquer vnculo entre os alegados pagamentos e a suposta retribuio por ato de ofcio de funcionrio pblico nem, menos ainda, a associao prvia e estvel para esse fim. evidente, portanto, que a participao do peticionrio no pretenso esquema de corrupo no passa de intolervel presuno.

Em situao muito semelhante presente, esse Supremo Tribunal Federal determinou o trancamento de ao penal instaurada contra acusados de crime de corrupo ativa justamente porque a inicial no conseguiu demonstrar a existncia de qualquer compensao ilcita. No caso em referncia, a Acusao basearase nica e exclusivamente na venda de dois apartamentos da COMPANHIA ESTADUAL DE HABITAO DO RIO DE JANEIRO para, a partir da da, deduzir a ocorrncia de pagamento de propina a funcionrios da empresa estatal envolvida na negociao. De acordo com a deciso, entretanto,
textual na denncia que a afirmativa da corrupo bilateral no adveio de qualquer elemento informativo que se

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

128.
tivesse somado aos dados objetivos dos dois negcios imobilirios, mas sim de mera suposio deles extrada. (...) No se trata, logo se v, de indcio que reclama se possa, de fato certo, induzir a existncia do fato incerto (C.Pr.Penal, art. 239): a hiptese de suposio ou conjectura, fundada em mero juzo de possibilidade, que, por si s, no autoriza a denncia. Como posta, a imputao s deixa aos acusados uma possibilidade de defesa: a prova negativa da corrupo bilateral, que no lhes exigvel.
52

Para fundamentar sua deciso, o ilustre Relator invocou memorvel passagem de RUI BARBOSA, que se amolda perfeitamente no s quele caso, como tambm ao presente:
Simplificada assim a tcnica deste critrio de aferio do pensamento escrito, iramos assistir a raciocnios mirabolantes e concluses sesquipedais. Quem no bebe, no se embriaga. Logo, todos que bebem, se embriagam. Quem no diverge, no briga. Logo, todos que divergem, ho de brigar. Quem no espera, no desanima. Logo, todos que esperam, desanimam. Quem no tem boca, no fala. Logo, falam os que tm boca. Quem no possui olhos, no v. Logo, todos os que possuem olhos, vem. Quem no tem ouvidos, no ouve. Logo, ouvem todos que tm ouvidos. Quem no estuda, no aprende. Logo, os que estudam, aprendem. Quem no enxerga, no l. Logo, os que enxergam, lem. Quem no dorme, no ressona. Logo, todos os que dormem, ressonam. Quem no tem, no perde. Logo, perdem todos os que tm. Quem no luta, no vence. Logo, todos os que lutam vencem. Quem no acusa, no calunia. Logo, todos os que acusam, caluniam. Quem no cobia, no rouba. Logo, todos os que cobiam, roubam. Quem no navega, no naufraga. Logo, todos os que navegam, naufragam.

52

. STF, HC 80.161/RJ, Rel. Min. SEPLVEDA PERTENCE, DJ 8.9.2000, p. 6 grifamos.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

129.
Quem no usa, no abusa. Logo, todos os que usam, abusam.

E concluiu:
Como se v, andou-se em crculos. Se foram vendidos, houve corrupo, e houve corrupo porque foram vendidos. No estou a proclamar a inocncia de ningum. Mas no consegui conciliar os imperativos do due process of law a seqncia do processo criminal assim instaurado mediante uma denncia que retrata, ela prpria, a lgica da arbitrariedade na qual se funda.

Em outro caso anlogo, essa Suprema Corte assentou que denncias genricas, que no descrevem fatos na sua devida conformao, violam no s os princpios da ampla defesa e do contraditrio, como tambm o da dignidade humana:
A tcnica da denncia (art. 41 do Cdigo de Processo Penal) tem merecido reflexo no plano da dogmtica constitucional, associada especialmente ao direito de defesa. Precedentes. Denncias genricas, que no descrevem os fatos na sua devida conformao, no se coadunam com os postulados bsicos do Estado de Direito. Violao ao princpio da dignidade da pessoa humana. No difcil perceber os danos que a mera existncia de uma ao penal impe ao indivduo. Necessidade de rigor e prudncia daqueles que tm o poder de iniciativa nas aes penais e daqueles que podem decidir sobre o seu curso. Ordem deferida, por maioria, para trancar a ao penal
53

Segundo o voto condutor, proferido pelo eminente Min. GILMAR MENDES:

53

. STF, HC 84.409/SP, Rel. para acrdo Min. GILMAR MENDES, DJU 19.8.2005, p.57.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

130.

Quando se fazem imputaes vagas, dando ensejo persecuo criminal injusta, est a se violar, tambm, o princpio da dignidade da pessoa humana, que, entre ns, tem base positiva no artigo 1, III, da Constituio. Como se sabe, na sua acepo originria, este princpio probe a utilizao ou transformao do homem em objeto dos processos e aes estatais. O Estado est vinculado ao dever de respeito e proteo do indivduo contra exposio a ofensas ou humilhaes. A propsito, em comentrios ao art. 1 da Constituio alem, afirma Gnther Drig que a submisso do homem a um processo judicial indefinido e sua degradao como objeto do processo estatal atenta contra o princpio da proteo judicial efetiva (rechtliches Gehr) e fere o princpio da dignidade humana [Eine Auslieferung des Menschen an ein staatliches Verfahren und eine Degradierung zum Objekt dieses Verfahrens wre die Verweigerung des rechtlichen Gehrs.] (MAUNZDRIG, Grundgesetz Kommentar, Band I, Mnchen, Verlag C.H.Beck , 1990, 1I 18). No difcil perceber os danos que a mera existncia de uma ao penal impe ao indivduo. Da a necessidade de rigor e prudncia por parte daqueles que tm o poder de iniciativa nas aes penais e daqueles que podem decidir sobre o seu curso.

Do voto do Min. CELSO DE MELLO se extraem os seguintes trechos:


No se pode perder de perspectiva, neste ponto, que a anlise de qualquer pea acusatria apresentada pelo Ministrio Pblico impe que nela se identifique, desde logo, a narrao objetiva, individuada e precisa do fato delituoso, que deve ser especificado e descrito, em todos os seus elementos estruturais e circunstanciais, pelo rgo estatal da acusao penal. preciso proclamar que a imputao penal no pode ser o resultado da vontade pessoal e arbitrria do acusador (RTJ 168/896-897, Rel. Min. CELSO DE MELLO). Este, para que

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

131.
possa validamente formular a denncia penal, deve ter por suporte uma necessria base emprica, a fim de que a acusao no se transforme, como advertia o saudoso Ministro OROSIMBO NONATO, em pura criao mental do acusador (RF 150/393). Uma das principais obrigaes jurdicas do Ministrio Pblico, no processo penal de condenao, consiste no dever de apresentar denncia que veicule, de modo claro e objetivo, com todos os elementos estruturais, essenciais e circunstanciais que lhe so inerentes, a descrio do fato delituoso, em ordem a viabilizar o exerccio legtimo da ao penal e a ensejar, a partir da estrita observncia dos pressupostos estipulados no art. 41 do CPP, a possibilidade de efetiva atuao, em favor daquele que acusado, da clusula constitucional da plenitude de defesa. (...) A persecuo penal, cuja instaurao justificada pela suposta prtica de um ato criminoso, no se projeta, nem se exterioriza como uma manifestao de absolutismo estatal. A persecutio criminis sofre os condicionamentos que lhe impe o ordenamento jurdico. A tutela da liberdade representa, desse modo, uma insupervel limitao constitucional ao poder persecutrio do Estado. As limitaes atividade persecutrio-penal do Estado traduzem garantias dispensadas pela ordem jurdica preservao, pelo suspeito, pelo indiciado ou pelo acusado do seu natural estado de liberdade. Tenho salientado, nesta Corte, que a submisso de uma pessoa jurisdio penal do Estado coloca em evidncia a relao de polaridade conflitante que se estabelece entre a pretenso punitiva do Poder Pblico, de um lado, e o resguardo intangibilidade do jus libertatis titularizado pelo ru, de outro. (...) A denncia enquanto instrumento formalmente consubstanciado da acusao penal constitui pea processual de indiscutvel relevo jurdico. Ela, antes de mais nada, ao delimitar o mbito temtico da imputao penal, define a prpria res in judicio deducta.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

132.
A pea acusatria, por isso mesmo, deve conter a exposio do fato delituoso, em toda a sua essncia e com todas as suas circunstncias. Essa narrao, ainda que sucinta, impe-se ao acusador como exigncia derivada do postulado constitucional que assegura ao ru o exerccio, em plenitude, do direito de defesa. Denncia que no descreve adequadamente o fato criminoso j advertiu esta Corte denncia inepta (RTJ 57/389 RTJ 168/896897).

E ainda outra deciso merece destaque:


A imputao penal que no pode constituir mera expresso da vontade pessoal e arbitrria do rgo acusador deve apoiar-se em base emprica idnea, que justifique a instaurao da persecutio criminis, sob pena de se configurar injusta situao de coao processual, pois no assiste, a quem acusa, o poder de formular, em juzo, acusao criminal desvestida de suporte probatrio mnimo. O processo penal condenatrio precisamente porque no constitui instrumento de arbtrio e de opresso do Estado - representa, para o cidado, expressivo meio de conter e de delimitar os poderes de que dispem os rgos incumbidos da atividade de persecuo penal. O processo penal, que se rege por padres normativos consagrados na Constituio e nas leis, qualifica-se como instrumento de salvaguarda da liberdade do ru, a quem no podem ser subtradas as prerrogativas e garantias asseguradas pelo ordenamento jurdico do Estado. Doutrina. Precedentes. No h justa causa para a instaurao de persecuo penal, se a acusao no tiver, por suporte legitimador, elementos probatrios mnimos, que possam revelar, de modo satisfatrio e consistente, a materialidade do fato delituoso e a existncia de indcios suficientes de autoria do crime. No se revela admissvel, em juzo, imputao penal destituda de base emprica idnea, ainda que a conduta descrita na pea acusatria possa ajustar-se, em tese, ao preceito primrio de incriminao. Impe-se, por isso

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

133.
mesmo, ao Poder Judicirio, rgido controle sobre a atividade persecutria do Estado, notadamente sobre a admissibilidade da acusao penal, em ordem a impedir que se instaure, contra qualquer acusado, injusta situao 54 de coao processual.

Por essas razes, aguarda o defendente seja enfim decretada a nulidade da inicial acusatria, prejudicando-se o julgamento do mrito ou, caso a ele se proceda, que se reconhea a cabal improcedncia da acusao de quadrilha, tanto por falta de tipicidade abstrata, quanto de provas concretas.

7. CONCLUSO
DELBIO SOARES dedica sua vida a um sonho: Lutar por democracia, pluralidade, solidariedade, transformaes polticas, sociais, institucionais, econmicas, jurdicas e culturais, destinadas a eliminar a explorao, a dominao, a opresso, a desigualdade, a injustia e a misria, com o objetivo de construir o socialismo democrtico. Assim viveu cada um dos seus dias nos ltimos 31 anos.

Esse sonho no se realiza sabemos todos, sabe ele comprando votos de parlamentares ou engendrando organizaes criminosas. No!

Uma proposta de mudana to intensa da sociedade depende da persuaso, do convencimento, da mudana das concepes das pessoas. Demanda fora e persistncia para prosseguir na luta. Demanda a coragem de ousar lutar e ousar vencer.

54

. STF, Inq. 1.978/PR, Rel. Min. CELSO DE MELLO, Pleno, DJ 16.8.2007.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

134. Homem desprendido, DELBIO vive com simplicidade, pobre, a despeito dos tantos milhes que passaram por suas mos. Por isso mesmo goza de imenso respeito entre os que compartilham suas posies polticas.

Se das finanas do maior Partido poltico brasileiro no desviou um ceitil em proveito prprio, cometeu no h neg-lo um deslize tpico da democracia brasileira e, se dele fosse acusado, defender-se-ia, mas aceitaria a punio que acaso lhe tocasse. Estaria, afinal, sendo punido pelo que fez, no pelo que arbitrariamente se sups que fez.

Este processo, desde a fase investigatria parlamentar, no conseguiu produzir contra ele provas de que tivesse corrompido parlamentares em troca de votos ou de que participasse de alguma organizao criminosa. Mas produziu escrnio e repulsa em camadas esclarecidas da sociedade. Pr-condenaram-no e no querem saber o que os autos contm. Como no Pas das Maravilhas de LEWIS CAROL, sentence first, veredict after, ou first the sentence, than the evidence.

Veja-se o nome que foi pespegado ao caso: mensalo. Mensalo sugere pagamentos mensais, como disse o finto pentito. Ora, revirem-se os autos procura de um nico parlamentar que tenha recebido dinheiro mais de uma vez e nada se encontrar. Onde esto os pagamentos mensais? Mas v indagar-se isso turba...

DELBIO sabe que s o Poder Judicirio de seu Pas, por seu rgo de cpula maior, pode olhar para ele com Justia. S essa Suprema Corte ter capacidade de enxergar o vazio de autos to descomunalmente volumosos e a dignidade de cumprir o dever de proclamar-lhe a inocncia.

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

135. com a conscincia de quem no fez aquilo de que lhe acusam que ele se entrega s mos honradas de seus Juzes, confiante na absolvio.

De So Paulo para Braslia, em 8 de setembro de 2011.

ARNALDO MALHEIROS FILHO


OAB/SP 28.454

CELSO SANCHEZ VILARDI


OAB/SP 120.797

FLVIA RAHAL
OAB/SP 118.584

CAMILA NOGUEIRA GUSMO


OAB/SP 172.691

CAMILA A. VARGAS DO AMARAL


OAB/SP 246.634

p: delbio-mensalo-af

Rua Almirante Pereira Guimares, 537 01250-001 So Paulo SP Tel:(11) 38647233 Fax:(11) 38623816 www.mcr.adv.br

S-ar putea să vă placă și