Sunteți pe pagina 1din 9

Comunicaes ticas Trabalho Sntese 2

Amplificadores ticos semicondutores Vitor Hugo Abreu de Aguiar n.2006308


Docente: Jos Manuel Batista Maio 2012

1. Resumo Este trabalho de sntese teve como tema os amplificadores ticos semicondutores (SOAs). Comeou-se por explicar o porqu de se usar amplificadores e o seu funcionamento. Relativamente aos SOAs, abordou-se a sua estrutura, parmetros importantes na caracterizao dos mesmos (como o ganho, potncia de saturao entre outros), vantagens e desvantagens, os vrios tipos de SOAs existentes bem como as principais aplicaes dos mesmos. 2. Introduo Um sinal que se propaga nos sistemas de comunicao tica sofre dois processos de perturbao: atenuao e disperso [1]. A disperso provoca um alargamento dos impulsos e a atenuao uma reduo da intensidade destes. Estes dois fenmenos deterioram a qualidade da informao, dificultando a deteo do sinal na receo devido degradao do sinal. Nos sistemas de comunicao tica, em particular os sistemas de grande comprimento, existe a necessidade de amplificar o sinal com vista a atenuar estes fenmenos de perturbao. A amplificao do sinal degradado pode ser realizada com recurso a amplificadores ticos. 3. Amplificadores ticos Os amplificadores ticos so usados para amplificar o sinal transmitido por uma fonte tica permitindo que um sinal tico possa ser transmitido ao longo de grandes distncias e combater as perdas devido multiplexagem do sinal.

Centro de competncia de Cincias Exatas e da Engenharia

M.E.T.R.E.

3.1.

Tipos de amplificadores ticos

Os amplificadores ticos podem ser divididos em Optical Fibre Amplifiers (OFAs) baseados em fibras ticas, e em Optical Wave Guide Amplifier (OWGA), que utilizam um laser e onde se incluem os amplificadores ticos semicondutores [2]. Na figura 1 encontram-se esquematizados os principais amplificadores de cada categoria: DFA
(Doped Fibre Amplifier) RA (Raman Amplifier)

OFA

Hbridos

Amplificadores ticos

EDWA (Erbium Doped Waveguide Amplifier) SOA (Semiconductor Optical Amplifier ) LOA (Linear Optical Amplifier) TIA (Transimpedance Integrated Amplifier)

OWGA

Figura 1 Vrios tipos de amplificadores ticos.

3.2.

Funcionamento

Os amplificadores ticos semicondutores permitem o aumento da intensidade da luz incidente atravs do processo de emisso estimulada [3]. A emisso estimulada um processo atravs do qual um tomo, num estado excitado, transita para o estado fundamental devido a um foto incidente, com a libertao de dois fotes. Estes dois fotes possuem as mesmas caractersticas do foto incidente, ou seja, possuem o comprimento de onda, fase e polarizao. Na imagem 2 encontra-se esquematizado o processo referido anteriormente, que tambm ocorre nos lasers. A grande diferena que os amplificadores ticos no possuem realimentao tica.

Figura 2 Emisso estimulada.

Centro de competncia de Cincias Exatas e da Engenharia

M.E.T.R.E.

Estes amplificadores conseguem aumentar os nveis do sinal de entrada mas no conseguem gerar uma sada coerente por si prprios. necessrio haver um sistema de bombagem externo (atravs de tcnicas eltricas) que permita que os eletres da camada ativa passem para nveis de energia superiores, provocando uma situao de populao inversa. Esta situao ocorre quando se tem mais tomos excitados do que no estado fundamental. Um foto incidente ir fazer com que estes tomos passem para um estado de energia inferior, provocando a emisso estimulada referida anteriormente, produzindo uma amplificao do sinal. Na figura 5 encontra-se o esquema de ligao de um amplificador a um sistema tico.

Figura 3 - Esquema de ligao de um amplificador.

3.3.

Amplificadores ticos semicondutores (SOAs)

Os SOAs so baseados na mesma tecnologia do que os lasers. Alis, um SOA no passa de um laser InGaAsP (regio ativa constituda por ndio, glio, arsnico e fsforo) que opera abaixo do ponto limiar. Um dos atrativos deste tipo de amplificador o facto de poderem trabalhar na gama dos 1280 nm at os 1650 nm, que so os valores tpicos usados nas fibras ticas, alm de poderem ser facilmente integrados num mesmo substrato de outros dispositivos ticos e circuitos (como por exemplo acopladores, isoladores ticos e circuitos de receo). Os SOAs consomem pouca potncia e so construdos com poucos componentes. Estes amplificadores tambm possuem uma resposta de ganho rpida (na ordem dos 1 a 100 ps), o que possibilita o seu uso para comutao e processamento de sinais. Tambm podem ser usados para converso de sinais ticos de um comprimento de onda para um outro, sem que o sinal entre no domnio eltrico. Na figura 4 encontra-se um esquema bsico de um SOA. Na construo dos amplificadores utilizado fosfeto de ndio (InP) para o substrato e camadas de InGaAsP para a zona ativa.

Centro de competncia de Cincias Exatas e da Engenharia

M.E.T.R.E.

Figura 4 - Esquema de um SOA.

Os SOAs apresentam algumas limitaes como o facto de no conseguirem entregar muita potncia, apenas alguns mWs. Para um canal de transmisso, este facto no constitui problema j que este pode operar com estes nveis de potncia, mas para sistemas WDM (Wavelength Division Multiplexing), normalmente necessrio valores de potncia de transmisso superiores a alguns mWs. O acoplamento da fibra de entrada aos amplificadores tambm tende a constituir um problema, uma vez que reduz a eficincia do mesmo. Tambm existe bastante crosstalk quando vrios canais ticos so amplificados. Este facto torna os SOA desaconselhados para sistemas WDM.

3.3.1. Parmetros que caracterizam os SOA Os parmetros usados para caracterizar os amplificadores SOA so: ganho do amplificador, potncia de saturao, largura de banda e o rudo [4]. 3.3.1.1. Ganho do amplificador

O ganho de um amplificador dado pela razo entre a potncia de sada e a potncia de entrada. Nos SOAs, o ganho interno dado em funo do resultado da diferena lquida entre a emisso estimulada e os outros processos relativos s perdas no interior do semicondutor. A expresso para o ganho encontra-se representada em (1):

( )

(1)

onde Pin a potncia de entrada, Pout a potncia de sada, g o ganho interno, L o comprimento do amplificador e n a densidade de eletres na regio ativa.
4

Centro de competncia de Cincias Exatas e da Engenharia

M.E.T.R.E.

3.3.1.2.

Potncia de saturao

O ganho apenas linear para pequenos sinais. Sinais com maior intensidade provocam uma saturao do amplificador, tornando o ganho do dispositivo no-linear. Este facto resulta da quantidade finita de eletres disponveis para que exista ganho, sendo que medida que a potncia do sinal de entrada aumenta, o nmero desses eletres diminui at ao ponto de haver uma reduo do ganho do amplificador. Este ganho pode ser obtido atravs da seguinte expresso:

(2)

onde G0 o ganho do amplificador no saturado e Psat,in a potncia de saturao. 3.3.1.3. Rudo

Todos os amplificadores ticos produzem um rudo originado pela emisso espontnea, sendo que nos SOAs o rudo dominante o ASE Amplified Spontaneous Emission. A origem do ASE est relacionada com a emisso espontnea que gera fotes de vrios comprimentos de onda dentro da banda de emisso do SOA, com fases aleatrias que so posteriormente amplificados pela emisso estimulada. O ASE um problema nas operaes realizadas em redes ticas, uma vez que se pode acumular numa cadeia de amplificadores. Alm do mais, se o nmero de eletres emitidos na emisso espontnea for muito elevado, o SOA pode ficar autossaturado, ou seja, saturado pela prpria emisso espontnea. O rudo num SOA pode ser quantificado (nsp) atravs da razo entre a densidade de eletres na banda de conduo pela diferena entre as densidades de eletres nas bandas de conduo (n 2) e de valncia (n1), tal como se encontra na equao (3).

(3)

Centro de competncia de Cincias Exatas e da Engenharia

M.E.T.R.E.

3.3.1.4.

Largura de banda

A largura de banda de um amplificador dado pelo intervalo de frequncias (ou comprimentos de onda) at o ganho cair para metade do seu valor mximo. Nos SOAs a largura de banda do ganho interno independente do ganho mximo, enquanto que o ganho do amplificador proporcional ao tamanho deste. 3.3.2. Tipos de SOAs Os dois tipos bsicos de SOAs existentes so os amplificadores de engate por injeo, os amplificadores Fabry-Perot (FPA) e os amplificadores traveling-wave semiconductor laser amplier (TWALSA) [5]. 3.3.2.1. Amplificadores de engate por injeo

Estes amplificadores consistem em lasers semicondutores polarizados acima do limiar que se aplica para amplificar o sinal de entrada. 3.3.2.2. Amplificadores Fabry-Perot

Os amplificadores Fabry-Perot tm uma estrutura semelhante ao de um laser Fabry-Perot mas com uma polarizao abaixo do limiar, impedindo assim a sua oscilao. A luz que entra na zona ativa refletida vrias vezes e ao ser amplificada, deixa cavidades. Na figura 5 encontra-se representado o percurso da luz num amplificador Fabry-Perot e na figura 6 a relao entre o ganho em dB e o comprimento de onda.

Figura 5 - Esquema de FPA.

Figura 6 - Relao entre o ganho em dB e o comprimento de onda.

Centro de competncia de Cincias Exatas e da Engenharia

M.E.T.R.E.

3.3.2.3.

Amplificadores TWALSA

Este tipo de amplificador elimina as reflexes dos espelhos de sada da cavidade, evitando assim a realimentao do sinal. Assim sendo, a amplificao do sinal devido sua passagem s realizada uma vez pelo dispositivo. O TWASLA o amplificador SOA mais usado atualmente devido ao seu desempenho em saturao, sua largura de banda e ao rudo. composto por uma juno pn polarizada diretamente com os extremos da zona ativa cobertos por um material no refletor, como mostrado na figura 7 a). As faces de entrada e de sada da zona ativa podem ser colocadas numa posio no ortogonal, com o objetivo de no realimentar o sinal que refletido pela face de sada, como mostrado na figura 7 b). Como alternativa, tem-se a colocao das faces numa posio no paralela, como possvel visualizar na figura 7 c). a) b) c)

Figura 7 Esquemas possveis para um TWASLA a) com zona ativa ortogonal s faces de entrada e de sada, b) com a zona ativa no ortogonal, c) com as faces de entrada e de sada numa posio no paralela.

Na figura 8 encontra-se a relao entre o ganho em dB e o comprimento de onda para este tipo de amplificador.

Figura 8 - Relao entre o ganho em dB e o comprimento de onda.

Centro de competncia de Cincias Exatas e da Engenharia

M.E.T.R.E.

3.3.3. Vantagens e Desvantagens dos SOAs 3.3.3.1. Vantagens

Os SOAs tm como principais vantagens [6]: O facto de poderem ser controlados pela corrente; De serem compactos e facilmente integrveis com outros circuitos; De possurem uma boa largura de banda. 3.3.3.2. Desvantagens

Os SOAs apresentam como principais desvantagens: O crosstalk existente quando existe uma multiplexagem; Perdas por acoplamento; Figura de rudo relativamente alta; Potncia de saturao pequena;

3.3.4. Principais aplicaes dos SOAs Os amplificadores ticos semicondutores so utilizados principalmente como moduladores de intensidade e de fase, conversores de comprimento de onda, porta lgica, geradores de impulsos, detetores, compensadores de disperso, entre outros.

3.4.

Comparao entre os diferentes tipos de amplificadores

Na tabela 1 encontra-se as principais diferenas entre os OFA e os SOA [7].


Tabela 1 - Valores de parmetros para os diferentes tipos de amplificadores.

Valor tpico de ganho mximo interno (dB) Valor tpico de perda por insero (dB) Fonte de bombagem Potncia de saturao (dBm)

OFA 30 - 50 0,1 - 2 ptica 10 - 15

SOA 30 6 - 10 Elctrica 5 - 20

Centro de competncia de Cincias Exatas e da Engenharia

M.E.T.R.E.

4. Concluso Com este trabalho de sntese foi possvel conhecer melhor o funcionamento dos amplificadores ticos, mais concretamente, os amplificadores ticos semicondutores (SOAs). Verificou-se o processo de funcionamento dos SOAs, que se baseia na emisso estimulada de eletres, que por sua vez, permitem a emisso de 2 fotes com iguais caractersticas de um foto incidente. este o princpio que permite a amplificao de um sinal, que to importante nas comunicaes ticas, principalmente devido s grandes distncias e fenmenos que ocorrem na fibra, como o caso da disperso e atenuao. Tambm se verificou os principais parmetros que caracterizam os SOAs como o ganho, potncia de saturao e rudo. Os SOAs tm uma vasta gama de aplicaes em sistemas ticos, de onde se salienta a converso em outros comprimentos de onda, detetores e compensadores de disperso. Apresentam vantagens importantes como o facto de serem compactos e facilmente integrveis com outros circuitos e de possurem uma boa largura de banda. Tm como principais desvantagens o facto de haver bastante interferncia (crosstalk) entre os vrios canais de sada e de possurem uma potncia de saturao baixa, no sendo recomendados para sistemas WDM. 5. Bibliografia [1] Amplificadores, http://www2.dbd.pucrio.br/pergamum/tesesabertas/0016243_04_cap_01.pdf, consultado dia 19 de maio de 2012; [2] Tipos de amplificadores, http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialdwdm/pagina_4.asp, consultado dia 19 de maio de 2012; [3] Funcionamento de um SOA, Keiser , Gerd Optical Communications Essentials McGraw-Hill, consultado dia 10 maio de 2012; [4] Parmetros que caracterizam os SOAs, http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/7964/7964_3.PDF, consultado dia 19 de maio de 2012; [5] Tipos de SOAs, http://pt.scribd.com/doc/39831991/35/AmplificadoresOpticos-de-Semiconductor, consultado dia 19 de maio de 2012; [6] Vantagens e desvantagens dos SOAs, http://www.tfo.upm.es/docencia/2002_03/AMPLI-OPTICO.PDF, consultado dia 19 de maio de 2012; [7] Diferenas entre OFA e o SOA, http://www.google.pt/books?hl=ptPT&lr=&id=wCE6dTJrzeYC&oi=fnd&pg=PR9&dq=semiconductor+optical+ampli fier&ots=KISPnCjREX&sig=IbTxGwoZ6oad_NIFPQpQNKsrVI&redir_esc=y#v=o nepage&q&f=false, Consultado dia 19 de maio de 2012.

S-ar putea să vă placă și