Sunteți pe pagina 1din 67

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Portugus p/ CGU (teoria e questes comentadas) Aula 1 Pontuao

(com os termos coordenados - o paralelismo - e com os termos subordinados adverbiais) e Conjunes. Ol, pessoal! com imenso prazer que comeamos nosso curso de Portugus para o CGU. Na Seleo do material para nossas aulas, focarei somente as questes da banca ESAF e todas de nvel superior. Voc ter uma base terica e em seguida a aplicao em questes comentadas. Ao final sero elencadas as mesmas questes para sua reviso, porm sem o comentrio. Haver questes de CERTO e ERRADO e de marcao de alternativa. Isso ocorre porque a banca ESAF, em apenas uma questo, explora, muitas vezes, 5 temas diferentes. Ento ficaria difcil abordar uma questo sem que tivssemos explicado todos os assuntos. Por isso, destaquei das questes de vrios temas o que importante para cada aula. A partir da quinta aula, em que teremos mais volume de matria, as questes de cinco alternativas estaro mais presentes. Outra coisa importante a ser comentada: as questes em concurso so cclicas! O que quero dizer com isso? Em concurso, no podemos estudar ou enfatizar provas que caram s neste ano. natural que enfatizemos as provas mais atuais, mas no desvalorizemos provas antigas; pois aprendemos muito com elas e h forte tendncia por determinados tipos de cobrana voltarem. Isso normal. Vamos ao assunto desta aula????? Para entendermos as estruturas coordenadas, temos que saber a diferena entre frase, perodo e orao. Todo enunciado que possua sentido completo chamado de frase. Podemos dizer que o sentido completo ocorrer explicitamente na linguagem quando houver as seguintes pontuaes finais (. ! ? : ...). Com isso, a prxima palavra dever estar em letra inicial maiscula. No deixe de se manter motivado. Estudo aplicao. O ponto final utilizado para marcar o trmino de uma declarao. A frase terminada com esta pontuao chamada de frase declarativa: As aulas terminaram mais cedo.

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR O ponto de exclamao transmite, de certa forma, uma emoo, um sentimento. A frase terminada com esta pontuao chamada de frase exclamativa: L estava ela com sua ginga exuberante e porte sensual! Socorro! Te amo! O ponto de interrogao finaliza uma frase interrogativa direta: Por que voc no veio ontem? Algumas vezes utilizamos ponto de interrogao para chamar a ateno do leitor: O rombo da corrupo? O povo paga. O conflito durou cerca de trs anos e terminou com o pas ainda dividido ao meio. O saldo? Trs milhes e meio de mortos. Veja que o autor poderia simplesmente declarar as informaes de forma bem objetiva: O povo paga o rombo da corrupo. O saldo foi de trs milhes e meio de mortos. Mas ele preferiu usar o recurso da retrica, a forma de enfatizar aquilo que poderia ser apenas uma declarao, como fizemos nos exemplos acima. Os dois-pontos so utilizados em diversas situaes e so vastamente cobrados nas provas da ESAF, mas cabem aqui apenas os dois-pontos finalizando frase. Os outros empregos dessa pontuao sero vistos adiante e em outras aulas. Isso ocorre quando posteriormente a ele se inicia uma citao, a fala de algum, o recorte de outro texto. Veja: O ministro declarou: H dois anos os juros estavam mais baixos. Perceba que a frase realmente foi finalizada pelo sinal de dois-pontos. Isso ratificado porque a prxima palavra (H) est com letra inicial maiscula. Como h citao, podemos trabalhar o discurso direto, que transmite exatamente a fala de algum. O autor do texto (narrador) no utiliza palavras dele mesmo, ele usa as do personagem. Assim, o termo entre aspas H dois anos os juros estavam mais baixos seria a voz do personagem; e O ministro declarou seria a voz do narrador. Porm, o autor do texto pode querer relatar com suas palavras o falar do personagem. Neste caso, basta que ele insira a conjuno que e adapte quando necessrio. Neste caso, devem-se retirar as aspas, pois o recorte foi modificado. Veja: Discurso direto: O ministro declarou: H dois anos os juros estavam mais baixos. Discurso indireto: O ministro declarou que h dois anos os juros estavam mais baixos. Algumas vezes, percebemos que a citao est integrada sintaticamente voz do narrador, como uma sequncia de sua argumentao. Assim, o autor
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR opta em continuar a informao permeando suas palavras com as do recorte. Com isso, acaba por iniciar a citao com letra inicial minscula, mas deve preservar as aspas para realar que h citao. Dessa forma, no h nova frase, apenas a continuao da anterior. Veja exemplo na prpria questo da ESAF: Questo 1: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: O prprio conceito de liberdade redefine-se atravs dos sculos, de acordo com as circunstncias histricas e o desenvolvimento das foras econmicas. E a liberdade, no mundo atual, s existir de fato quando assentada na segurana e em funo da igualdade. que a verdadeira democracia, j o disse Turner, o direito do indivduo de compartilhar as decises que respeitam a sua vida e da ao necessria execuo de tais decises.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Por se tratar de uma citao, as regras gramaticais admitem que o perodo entre aspas (. 5 a 7) seja precedido do sinal de dois pontos, em lugar de vrgula; e, nesse caso, as aspas podem ser retiradas. Comentrio: Primeiramente, devemos perceber que a banca ESAF chamou de perodo a estrutura entre aspas. Veremos adiante em nossa aula que, sintaticamente, essa no seria a nomenclatura ideal, pois o perodo, assim como a frase, deve ser iniciado por letra maiscula. A inteno da banca, neste caso, que voc entenda que a expresso entre aspas d prosseguimento estrutura inicial que a verdadeira democracia. Assim, o que se encontra entre aspas faz subentender essa expresso inicial, por isso a banca a chamou de perodo. Ainda antes de respondermos questo, devemos perceber que a expresso entre aspas d uma sequncia perfeita estrutura sinttica do perodo. Para provar isso, poderamos retirar o termo entre vrgulas e as aspas. Veja: que a verdadeira democracia o direito do indivduo de compartilhar as decises que respeitam a sua vida e da ao necessria execuo de tais decises. Mas o autor preferiu usar as aspas e o nome de algum renomado na rea, para dar credibilidade ao assunto tratado. Isso chamado de argumento de autoridade. Compare: que a verdadeira democracia, j o disse Turner, o direito do indivduo de compartilhar as decises que respeitam a sua vida e da ao necessria execuo de tais decises. Agora, podemos responder questo. A banca apenas queria que o candidato percebesse que poderia ser mantido o discurso direto, retirando-se as aspas aps ter trocado a vrgula por dois-pontos. Isso possvel porque a referncia ao autor (Turner) continua. Veja: que a verdadeira democracia, j o disse Turner: o direito do indivduo de compartilhar as decises que respeitam a sua vida e da ao necessria execuo de tais decises.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Aps os dois-pontos, foi utilizada a letra inicial minscula, porque se encontra subentendida a expresso que a verdadeira democracia. como se as palavras de Turner fossem a sequncia do que o autor j vinha falando anteriormente. Por isso, toda a questo est correta. Gabarito: C Agora, vamos ao uso das reticncias. Elas podem ser usadas em diversas situaes, mas cabem aqui apenas em final de frase. Elas so utilizadas em final de frase normalmente para indicar que a declarao que vinha sendo feita ainda continua. Isso ocorre quando recortamos um trecho de algum texto. Mas muitas vezes o autor usa esta continuidade do pensamento para que o leitor reflita mais sobre o assunto. Um jovem sem esperana, perturbado, sem sonho, com cinco revlveres e muita munio, entra num colgio em Realengo (RJ) e... As reticncias nos remetem a pensar na catstrofe ocorrida em abril de 2011, numa escola de Realengo. O autor no precisa dizer mais nada, ns j entendemos que ele quer nossa ateno ao problema. Aps termos visto a frase, vamos trabalhar o perodo. Perodo todo enunciado com sentido completo e que possua verbo. Assim, h uma grande diferena entre frase e perodo. Apesar de os dois terem sentido completo, a frase pode ou no ter verbo, mas o perodo obrigatoriamente ter. Assim, todo perodo uma frase, mas nem toda frase ser um perodo. Veja: Socorro! frase, mas no perodo, porque no tem verbo. Ajude-me! frase e tambm perodo, pois possui verbo. Ol! frase, mas no perodo, porque no tem verbo. Voc est bem? frase e tambm perodo, pois possui verbo. Como o perodo dever ter sentido completo, ento a pontuao final dele deve ser a mesma da frase:

. ! ? : ...

Agora veremos a orao. A orao deve possuir verbo. Nem sempre ter sentido completo. Ana foi ao trabalho e bateu o recorde de vendas. Neste enunciado, veja que h frase, porque tem sentido completo. H perodo, porque, alm de ter sentido completo, tem verbo. H oraes, porque cada orao ter um verbo diferente. Assim, vejamos: 1. Socorro! (apenas frase) 2. Ajude-me! (frase, perodo e orao) 3. Ol! (apenas frase)
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR 4. Voc est bem? (frase, perodo e orao) 5. Ana foi ao trabalho e bateu o recorde de vendas. (frase, perodo e oraes) Quando h um perodo com apenas uma orao, chamamos este enunciado de perodo simples, como ocorre com os perodos Ajude-me!, Voc est bem?. Dizemos que perodo simples tambm uma orao absoluta. Quando h perodo com dois ou mais verbos, temos um perodo composto, como ocorre com Ana foi ao trabalho e bateu o recorde de vendas.. Portanto, vamos observar que uma orao absoluta o mesmo que perodo simples e o mesmo que uma frase, portanto ter a mesma pontuao final de uma frase:

. ! ? : ...

Logicamente, no h apenas a orao absoluta, a diversidade de valores de cada orao dentro de um perodo composto o nosso foco nesta aula. Por isso dizemos que, alm da pontuao final vista acima, a orao pode ser sucedida de:

,;

e s vezes no receber nenhuma pontuao.

Cada perodo ter um valor, o qual ser simples, composto por coordenao ou por subordinao. Isso vai depender da orao que nele se inserir. Na sintaxe, toda orao ter um nome conforme sua funo. Quando um perodo simples, j dissemos que ela ser chamada de absoluta. Mas, quando ela est num perodo composto, seu nome muda porque sua relao semntica tambm muda e a veremos o papel muito importante da conjuno e da pontuao. Vamos a uma diferena bsica entre coordenao e subordinao:
1 2 3

Se voc se mantiver atento aula, realizar todas as atividades e ficar calmo durante a prova, passar no concurso. Note que temos apenas uma frase, porque s h um ponto final. Com isso, percebemos que temos tambm um perodo. Como h vrios verbos, h vrias oraes em um perodo composto. O resultado principal do enunciado passar no concurso. Para que algum consiga esse resultado, dever passar por algumas condies: se mantiver atento aula, realizar todas as atividades, ficar calmo durante a prova. Essas trs condies esto paralelas, unidas, por isso as chamamos de estruturas coordenadas. Elas esto justapostas justamente porque todas possuem o mesmo valor: condio. Podemos chamar esta justaposio (coordenao) de ENUMERAO. Assim, perceba que as oraes 1, 2 e 3 esto coordenadas entre si.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br
4

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Mas perceba tambm que a juno destas trs condies (estruturadas em coordenao) foi necessria para se ter um resultado: passar no concurso. Veja que estas trs estruturas sozinhas, sem a ltima orao, no teriam sentido; por isso, alm de estarem coordenadas entre si, elas dependem do resultado, passando a uma relao de subordinao. Elas precisam de outra para ter sentido. Imagine a estrutura acima sem a orao 4, ela teria sentido?
1 2 3

Se voc se mantiver atento aula, realizar todas as atividades e ficar calmo durante a prova ...passar no concurso do TSE. Lgico que no, ento percebemos que a orao 4 necessria para que as outras (subordinadas) tenham sentido. Resumindo, entendemos que as oraes 1, 2, 3 esto coordenadas entre si (justapostas, paralelas, enumeradas) e que estas mesmas oraes esto subordinadas em relao orao 4 (principal). A orao subordinada se refere a uma orao principal, e a orao coordenada se liga a outra tambm coordenada (ou tambm chamada de orao inicial). A enumerao (coordenao) tambm pode ocorrer com substantivos. Veja: Fui ao mercado e comprei os seguintes itens: carnes, frutas e legumes. Podemos dizer que esta estrutura possui termos coordenados, pois os termos carnes, frutas e legumes esto paralelos entre si. A enumerao de substantivos ocorre em qualquer termo composto da orao (mais de um ncleo). Ento podemos entender que termos paralelos (enumerados, coordenados) podem ser substantivos (quando queremos nominar os seres), adjetivos (quando queremos caracteriz-los) e verbos (quando queremos demonstrar uma sequncia de aes).
1

Enumerao de substantivos: Estudo, trabalho e disciplina acompanham o homem moderno. Enumerao de adjetivos: Achei a pintura clara, intrigante, linda! Sequncia de aes:

Joana foi ao trabalho, despachou poucos documentos, sentiu-se mal e voltou para casa.
3

Voc observou o uso das vrgulas nessas estruturas? Poderamos retirar a vrgula aps os vocbulos Estudo, clara e trabalho (das frases 1, 2 e 3, respectivamente)? Lgico que no. Mas isso no novidade, no ?

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Todos j sabemos que, quando ocorre uma enumerao, naturalmente os termos coordenados ficaro separados por vrgula. natural, tambm, que o ltimo dos termos possa ficar separado pela conjuno e, para que o leitor faa a entonao final. Mas isso no obrigatrio. Veja que, na enumerao dos adjetivos, o autor preferiu no inserir a conjuno e. A banca ESAF algumas vezes pergunta o motivo dessas vrgulas, e a resposta que elas ocorrem porque separam termos de uma enumerao, isto , separam termos de mesmo valor. Muitas vezes essas enumeraes podem ser antecipadas por doispontos. Veja: O choque dos alimentos est produzindo enormes estragos globais: semeia inflao, desarranja o abastecimento, precipita protecionismos e fermenta crises polticas. Assim, no exemplo acima, os dois-pontos marcam o incio de uma enumerao, a qual tem por objetivo exemplificar quais so os enormes estragos globais, e esses termos enumerados so separados por vrgulas. Questo 2: Secretaria da Fazenda-SP 2009 Analista POFP Fragmento do texto: Motoristas dispostos a tudo mostram sua estupidez e total falta de responsabilidade: trafegam em alta velocidade, fazem ultrapassagens inconvenientes, andam pelo acostamento, usam faris altos e frequentemente dirigem alcoolizados.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O emprego de sinal de dois-pontos aps responsabilidade (.2) justifica-se por anteceder uma citao de outro texto. Comentrio: A citao o recorte da fala de algum ou do que outro autor escreveu, assumindo, assim, um discurso direto, visto no incio desta aula. Certamente, no h citao neste contexto. Neste contexto, o sinal de dois-pontos marca que em seguida haver uma enumerao de aes, as quais tm por objetivo exemplificar a falta de responsabilidade dos motoristas. Resumindo, nesta questo, os dois-pontos sinalizam uma enumerao de aes, e no uma citao. Gabarito: E Questo 3: Analista de Finanas e Controle - CGU 2008 Fragmento do texto: Com presena internacional crescente, um quadro geral propcio na economia, iniciativas relevantes, dinamismo real em vrios setores e sendo objeto de apostas favorveis para um futuro visvel por parte de analistas presumidamente competentes e distantes da briga poltica domstica e da correspondente atribuio de culpas e mritos, dir-se-ia que a promessa do pas comea a cumprir-se. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) As vrgulas aps crescente (.1), economia (. 2) e relevantes (. 2) tm a mesma justificativa gramatical. Comentrio: Note que h uma enumerao de elementos no incio do perodo, tanto assim que podemos subentender a preposio com nos termos
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR subsequentes. Veja: Com presena internacional crescente, (com) um quadro geral propcio na economia, (com) iniciativas relevantes, (com) dinamismo real em vrios setores... Assim, as vrgulas ocorrem pela mesma justificativa gramatical. Observao: Ao no utilizar demasiadamente a preposio com, o autor evitou a repetio desnecessria, trazendo elegncia ao texto, mas isso no obrigatrio. Gabarito: C Questo 4: SUSEP 2006 Agente Executivo Fragmento do texto: Na compreenso marxista de Estado, esse um mecanismo controlador dos cidados comuns, das relaes de propriedade, do regime de alternncia dos seus poderes polticos.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

As vrgulas aps comuns(.2) e propriedade(.2) tm a mesma justificativa gramatical. Comentrio: Note que h trs expresses que se ligam ao substantivo controlador e esto coordenadas. Veja: esse um mecanismo controlador dos cidados comuns, das relaes de propriedade, do regime de alternncia dos seus poderes polticos. Assim, fcil perceber que h uma enumerao e as vrgulas ocorrem pelo mesmo motivo. Note que o autor optou por no inserir a conjuno e no ltimo termo da enumerao. Gabarito: C Questo 5: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: Para os iconoclastas, dinheiro a base das relaes sociais do mundo capitalista, a rede que organiza a sociedade.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Desrespeita a coerncia ou correo gramatical trocar a vrgula da linha 2 pela conjuno e. Comentrio: Note que h duas caractersticas da palavra dinheiro: a base das relaes sociais do mundo capitalista, a rede que organiza a sociedade. Essas duas caractersticas esto enumeradas. Como h somente dois termos paralelos, pode-se substituir a vrgula pela conjuno e. Veja que a questo afirmou que isso resultaria em desrespeito coerncia ou correo gramatical. Por isso, est errada. Gabarito: E Entendemos basicamente a estrutura enumerativa e o uso da pontuao nestes casos. Continuaremos a falar da pontuao, agora com foco no valor semntico de cada estrutura coordenada. Para isso, vamos ver que as conjunes COORDENATIVAS podem ter cinco valores semnticos, de acordo com o esquema a seguir:
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Esquema do perodo composto por coordenao ______________________ e ____________________. (aditiva) ______________________, mas _________________. (adversativa) ______________________ ou ___________________. (alternativa) ______________________, portanto ______________. (conclusiva) ______________________, pois _________________. (explicativa)
orao inicial orao coordenada sindtica

Perodo composto por coordenao Este esquema vai nos guiar sempre que coordenadas. Os elementos coordenados esto conjunes e, mas, ou, portanto, pois. falarmos de oraes exemplificados pelas

A palavra conjuno tem alguns sinnimos como conectivos e sndetos. Assim, quando uma orao coordenada iniciada por conjuno, ela chamada de coordenada sindtica e a vrgula vai depender de seu valor semntico, conforme apontado no esquema acima. Porm, podemos encontrar oraes coordenadas sem conjuno, neste caso as chamamos de oraes coordenadas assindticas. importante reconhec-las porque a vrgula ser obrigatria, independente do sentido. Exemplo: Mauro saiu e voltou tarde. (orao sindtica) Mauro saiu, voltou tarde. (orao assindtica) A banca ESAF no cobra o nome destas oraes, mas temos que entender sua estrutura para sabermos trocar conjunes de mesmo sentido e usar a vrgula. Vejamos os principais valores: 1) Aditivas: ______________________ e ____________________. (aditiva)
orao inicial orao coordenada sindtica

Perodo composto por coordenao As conjunes aditivas servem para somar enumerao dentro de uma lgica. As principais so: termos, encadear

e, nem, tampouco, no s...mas tambm, no s...como tambm, seno tambm, tanto...como. Ex.: Ele caminha e corre todos os dias.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Via de regra, no usamos vrgula antes da conjuno e. Perceba isso no nosso esquema do perodo composto por coordenao. Mas, se o e for substitudo por qualquer outra conjuno aditiva, como mostradas acima, naturalmente poder receber a vrgula (facultativamente). Perceba isso nos exemplos. Ele no caminha nem corre. Josefina no trabalha, tampouco estuda. Ele no s ajuda financeiramente, mas tambm aconselha os amigos. A vrgula antes da conjuno e usada em trs situaes: a) quando o sujeito for diferente: Ana estudou, e Juclia trabalhou. Note que o sujeito para cada verbo diferente, por isso a vrgula facultativa. b) quando o sentido for de contraste, oposio: Estudei muito, e no entendi nada. No normal uma pessoa estudar muito e no entender nada. Neste caso houve uma contradio, um contraste. A conjuno e, neste caso, pode ser substituda por mas. Esta vrgula considerada obrigatria, mas podemos observar bons escritores dispensando esta vrgula. c) quando fizer parte de uma repetio da conjuno. Esta repetio pode ter valor significativo no texto, a qual chamamos de enumerao subjetiva. Veja: Enumerao subjetiva:
_________, e_________, e_________, e_________, e__________, e _________.

A candidata acordou cedo, e preparou uma refeio leve, e alimentou-se calmamente, e chegou tranquila, e realizou a prova, e saiu confiante. A repetio da conjuno e empregada como um reforo das aes. Chamamos de subjetiva ou enftica, porque se transmite uma carga de emoo para aumentar a fora nos argumentos. Vimos quando empregamos vrgula antes da conjuno e, agora vejamos um aprofundamento do que trabalhamos no incio desta aula. A pontuao numa enumerao, agora objetivamente: Enumerao objetiva:
_________ , _________ , _________ , _________ , __________ e _________.

A candidata acordou cedo, preparou uma refeio leve, alimentou-se calmamente, chegou tranquila, realizou a prova e saiu confiante. Dizemos que esta uma enumerao objetiva, pois o autor simplesmente se atm a relatar aquilo que realmente ocorreu, sem
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

10

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR transparecer envolvimento emocional, como ocorre numa enumerao subjetiva. Cada orao faz parte de um termo da enumerao, por isso as vrgulas so obrigatrias. Perceba a conjuno e, que sinaliza o ltimo termo da enumerao. Ela pode ser retirada, sem prejuzo gramatical. Veja:
_________ , _________ , _________ , _________ , __________ , _________.

A candidata acordou cedo, preparou uma refeio leve, alimentou-se calmamente, chegou tranquila, realizou a prova, saiu confiante. A nica diferena na clareza. Com a conjuno, o leitor saber fazer a entonao final da enumerao, algo que no seria to claro sem a vrgula. Mas as duas construes esto corretas. Agora, vamos ver uma construo com a insero de conjuno ou vrgula dentro dos termos enumerados. Com isso natural separarmos esses elementos por ponto e vrgula. Veja: Uso do ponto e vrgula:
1.1 1.2 2.1 2.2 4.1 4.2

____ e_____; ____e____; _________; ____ e ____; _________; e _________.


1 2 3 4 5 6

Carlos e Jlia acordaram cedo; prepararam o material e uma refeio leve; alimentaram-se bem; chegaram tranquila e calmamente sala; realizaram a prova; e saram confiantes. Veja que os elementos enumerados (1 a 6) agora esto separados por ponto e vrgula, porque h divises internas nos termos 1, 2 e 4. O uso do ponto e vrgula no obrigatrio, porm transmite maior clareza na enumerao, assim tambm o ponto e vrgula antes da conjuno e que une os elementos 5 e 6. Essa pontuao tambm no obrigatria; apenas utilizada para que o leitor no confunda o ltimo termo enumerado (6) e o penltimo (5) como apenas um. Assim, veja os esquemas possveis na enumerao com diviso interna:
1.1 1.2 2.1 2.2 4.1 4.2

____ e_____, ____e____, _________, ____ e ____, _________ e _________.


1
1.1 1.2 2.1

2
2.2

3
4.1

4
4.2

____ e_____, ____e____, _________, ____ e ____, _________, e _________.


1
1.1 1.2 2.1

2
2.2

3
4.1

4
4.2

____ e_____; ____e____; _________; ____ e ____; _________ e _________.


1 2 3 4 5 6

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

11

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR


1.1 1.2 2.1 2.2 4.1 4.2

____ e_____; ____e____; _________; ____ e ____; _________; e _________.


1 2 3 4 5 6

Questo 6: Secretaria da Fazenda-SP 2009 Analista POFP Fragmento do texto: Motoristas dispostos a tudo mostram sua estupidez e total falta de responsabilidade: trafegam em alta velocidade, fazem ultrapassagens inconvenientes, andam pelo acostamento, usam faris altos e frequentemente dirigem alcoolizados.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O emprego de vrgulas nas linhas 2 e 3 justifica-se porque isolam elementos de mesma funo gramatical componentes de uma enumerao. Comentrio: Veja que a orao trafegam em alta velocidade a inicial e as oraes fazem ultrapassagens inconvenientes, andam pelo acostamento, usam faris altos so coordenadas assindticas aditivas. Por esse motivo, so separas por vrgulas. Se h uma sequncia de aes, entendemos que h uma enumerao e possuem a mesma funo sinttica (oraes coordenadas assindticas aditivas). Gabarito: C Questo 7: Analista do Banco Central do Brasil 2001 Fragmento do texto: O Programa de Estmulo Reestruturao e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional - Proer est dando lucro para os cofres pblicos, no prejuzo, como se ouve apregoar desde que os bancos falidos foram submetidos a essa reestruturao. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) Pelo sentido textual, a vrgula entre pblicos e no(.3) admite a substituio pela conjuno embora. Comentrio: Entre as palavras pblicos e no, cabe o valor de adio com a conjuno e. Na orao no prejuzo subentende-se a locuo verbal est dando. Veja: O Programa de Estmulo Reestruturao e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional - Proer est dando lucro para os cofres pblicos, e no (est dando) prejuzo, como se ouve apregoar desde que os bancos falidos foram submetidos a essa reestruturao. A conjuno embora tem valor adverbial de concesso, o qual ser visto adiante. Por isso, tal conectivo no pode ser inserido neste contexto. Gabarito: E Questo 8: Analista de Finanas e Controle - CGU 2003 Fragmento do texto: Sem literatura, corremos o risco de resvalarmos para a mesquinhez dos jarges burocrticos, a farsa do economs, que tudo explica e quase nada justifica, a palilalia estril da linguagem televisiva, a logorria dos discursos polticos, condenando-nos viso estreita e pobreza de esprito despida de qualquer bem-aventurana.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

12

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A substituio proposta para o trecho sublinhado prejudica a correo gramatical do texto: tudo explica, mas quase nada justifica, Comentrio: Na estrutura tudo explica e quase nada justifica h claramente um valor adversativo na conjuno e. Assim, pode-se substitu-la pela conjuno mas. Note que o autor no havia inserido a vrgula antes do conectivo e. Ela obrigatria, mas pode ocorrer, como neste contexto, que o autor no a utilize. Mas a banca corrigiu este desvio, inserindo a vrgula antes do mas. Gabarito: E 2) Adversativas: ______________________ , mas ____________________. (adversativa)
orao inicial orao coordenada sindtica

Perodo composto por coordenao

A banca ESAF explora pouco, mas importante saber que h vrgula obrigatoriamente antes da conjuno coordenativa adversativa, por isso o esquema encontra-se com vrgula antecipando conjuno adversativa. As conjunes adversativas exprimem contraste, oposio, ressalva, compensao. As principais so: mas, porm, contudo, todavia, entretanto, no entanto. Alm delas, h outras palavras que, em determinado contexto, passam a valor adversativo e podem iniciar este tipo de orao, tais como seno, ao passo que, antes (=pelo contrrio), j, no obstante, apesar disso, em todo caso. H uma diversidade de vocbulos que transmitem o valor adversativo; por isso importante entender a oposio e no apenas memorizar as conjunes. Ex.: Estudou muito, mas no passou. Ele teve aumento salarial, porm no quis continuar na empresa. Estude bastante o contedo especfico, todavia no se desligue dos conhecimentos bsicos. No desmatar importante, no entanto no a nica soluo para a sustentabilidade do planeta. O rico esbanja gastos desnecessrios, j o pobre s quer sobreviver. Diferente da conjuno mas, a qual s se pode posicionar no incio da orao, as conjunes porm, entretanto, contudo, no entanto, todavia tm a capacidade de mobilidade, podendo se posicionar tambm no meio ou no final da orao, com vrgula(s) obrigatria(s): H muito servio, porm ningum trabalhava. H muito servio, ningum, porm, trabalhava. H muito servio, ningum trabalhava, porm.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

13

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR A banca ESAF costuma cobrar a substituio de porm por mas. O posicionamento dessas conjunes que ir determinar se a troca possvel ou no. A conjuno porm, nestes exemplos, pode ser substituda pela conjuno mas apenas na primeira frase; j as conjunes entretanto, contudo, no entanto, todavia podem ocupar qualquer uma das trs posies vistas acima. Uso do ponto e vrgula: Com base no que foi visto nas enumeraes com vrgulas internas, podese substituir a vrgula que separa as oraes adversativas por ponto e vrgula, quando h diviso interna. Veja: H muito servio; ningum, porm, trabalhava. H muito servio; ningum trabalhava, porm. Tendo em vista ser largamente usado o ponto e vrgula com conjunes deslocadas (como visto acima); mesmo sem o deslocamento delas na orao, percebida em bons autores a diviso por ponto e vrgula. Veja: H muito servio; porm ningum trabalhava. Somente em dois valores semnticos das oraes, a vrgula pode posicionar-se aps a conjuno: a primeira delas a adversativa e a segunda ser vista adiante. H muito servio; porm, ningum trabalhava. Questo 9: Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional 1998 Fragmento do Texto: O primeiro aspecto comparado diz respeito ao tamanho da carga tributria, sua composio e a evoluo recente. Dentre as inmeras objees ao sistema vigente no Brasil, destaca-se a alegao de excesso de carga tributria. Contudo, a anlise da experincia internacional revela que, do ponto de vista macroeconmico, a carga tributria brasileira baixa e estvel, contrapondo-se aos valores e evoluo observada na Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento OCDE para a qual a carga, alm de alta, cresceu de forma significativa nos anos 70 e 80.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O operador Contudo(.4) pode ser substitudo pelo operador Conquanto sem comprometer a continuidade temtica. Comentrio: A conjuno coordenativa Contudo tem valor adversativo, j a conjuno Conquanto subordinativa adverbial. Por isso, uma no pode ser substituda pela outra. Essa conjuno adverbial ser vista adiante. Gabarito: E Questo 10: Analista do Banco Central do Brasil 2002 Fragmento do texto: O Brasil tem o maior e mais complexo sistema financeiro da Amrica Latina, com 208 bancos, que se distribuem por mais de 17 mil agncias e aproximadamente 15 mil postos de atendimento adicionais. Contudo, o desenvolvimento desse imenso complexo, nos ltimos trinta anos foi profundamente marcado pelo crnico processo inflacionrio que predominou, nesse perodo, na economia brasileira. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

14

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR A substituio sugerida est de acordo com as idias do texto acima e no exige outras transformaes no texto para assegurar a correo gramatical: Contudo, o desenvolvimento desse imenso complexo(.4) O desenvolvimento de tal sistema, todavia, Comentrio: Primeiramente, observe que as expresses desse imenso complexo e de tal sistema tm o mesmo sentido neste contexto. Alm disso, A conjuno Contudo tem o mesmo valor coordenativo adversativo de todavia. Assim, a substituio est correta. Note que a conjuno todavia est deslocada, por esse motivo encontra-se entre vrgulas. Gabarito: C Questo 11: SUSEP 2006 Analista Tcnico Fragmento do texto: A concorrncia constitui ingrediente fundamental do crescimento. Sem concorrncia no h inovao, e sem inovao no h crescimento sustentado. O Brasil acordou na questo da concorrncia. Agora preciso dot-la de recursos adequados e implement-la de acordo com as especificidades do pas.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Julgue a alterao proposta para o texto que resulta em incoerncia da argumentao ou incorreo gramatical. Desconsidere os necessrios ajustes nas letras maisculas e minsculas: Insero de Mas antes de Agora(.3). Comentrio: Note que a estrutura do texto se molda no acmulo de oraes coordenadas e de perodos coordenados por adio. O mesmo ocorre entre os dois perodos finais. Por isso, Podemos at inserir a conjuno E. Veja: O Brasil acordou na questo da concorrncia. E agora preciso dot-la de recursos adequados e implement-la de acordo com as especificidades do pas. Com a insero da conjuno Mas, o sentido muda: refora-se o contraste entre o passado e o presente (Agora), enfatizando-se que antes no havia recursos adequados. Note que a mudana de sentido no implica incoerncia ou incorreo gramatical no texto. Gabarito: E 3) Alternativas: ______________________ ou ____________________. (alternativa)
orao inicial orao coordenada sindtica

Perodo composto por coordenao

A conjuno alternativa por excelncia ou, sozinha ou repetida em cada uma das oraes. Com a conjuno ou sozinha, as oraes alternativas normalmente no so separadas por vrgula, como vimos no esquema acima. Ex.: Faa sua parte, ou procure outro trabalho. Ou voc estuda, ou dorme! A conjuno coordenativa ou poucas vezes cobrada por esta banca como conectivo de oraes, ela normalmente cobra seu valor de incluso ou excluso entre substantivos ou adjetivos. Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 15

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Incluso: Joo ou Pedro so bons candidatos. (valor de incluso) H alternativa de incluso quando se mostra que, independente de qual dos termos, os dois possuem tal caracterstica: Tanto Joo quanto Pedro possuem as caractersticas de bons candidatos. Excluso: Joo ou Pedro ganhar a presidncia do clube. (valor de excluso) Um termo exclui o outro automaticamente. Se Joo ganhar, excluir Pedro e vice-versa. H outros vocbulos de diferentes classes gramaticais que cumprem valor conjuntivo indicando alternncia, como ora...ora, j...j, quer...quer, seja...seja, bem...bem. Eles devem ser duplos e iniciar cada uma das oraes alternativas. No de rigor, mas o uso da vrgula se fortalece por bons autores separando oraes cujo conectivo repetido: Ora narrava, ora comentava. Quer chova, quer faa sol, irei sua casa. Questo 12: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: Dinheiro a maior inveno dos ltimos 700 anos. Com ele, voc pode comprar qualquer coisa, ir para qualquer lugar, consolar o aleijado que bate no vidro do carro no sinal fechado, mostrar quanto voc ama a mulher amada ou comprar uma hora de amor. o passaporte da liberdade. Com dinheiro, voc pode xingar o ditador da poca e sair correndo para o exlio, ou financiar todos os candidatos a presidente e comparecer aos jantares de campanha de todos.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Desrespeita a coerncia ou correo gramatical trocar a conjuno e(.5) por ou. Comentrio: Note que no perodo final do texto, h uma diviso principal com a conjuno ou, a qual separa as estruturas Com dinheiro, voc pode xingar o ditador da poca e sair correndo para o exlio e financiar todos os candidatos a presidente e comparecer aos jantares de campanha de todos. Dentro de cada estrutura menor h a conjuno aditiva e, a qual une as estruturas menores: na primeira, h voc pode xingar o ditador da poca, sair correndo para o exlio; na segunda, h financiar todos os candidatos a presidente, comparecer aos jantares de campanha de todos. Assim, essas conjunes e, internas, no podem ser substitudas pela conjuno ou, muito menos s a primeira, a que se referia a questo. Como foi afirmado que h prejuzo nessa substituio, ela est correta. Gabarito: C 4) Conclusivas: ______________________, portanto ____________________. (conclusiva)
orao inicial orao coordenada sindtica

Perodo composto por coordenao

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

16

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR A vrgula ocorre neste tipo de orao, apesar de serem encontrados exemplos destas construes sem vrgula. Ento no se cobra na prova a obrigatoriedade ou no deste sinal de pontuao. Ele simplesmente pode ocorrer, o registro mais aceitvel. As conjunes coordenadas conclusivas so muito utilizadas em textos dissertativos, como resultado de um fato originrio, fechamento de argumento conclusivo e deduo. As principais so: logo, portanto, por conseguinte, pois (colocada depois do verbo), por isso, ento, assim, em vista disso. Textualmente, podemos enquadrar a relao da orao inicial com a coordenada conclusiva, como uma estrutura de causa e consequncia, muitas vezes chamada de relao de causalidade. Como a orao inicial a origem (aquilo que ocorre primeiro), entendida textualmente como uma causa; e a orao coordenada conclusiva (aquilo que ocorre depois, o resultado) pode ser entendida como consequncia. Veja isso nos exemplos: Ele se manteve organizado, logo teve xito nas tarefas. (primeiro se

manteve organizado, depois teve xito nas tarefas)

O Brasil vem exportando muito, portanto est crescendo economicamente. (primeiro exporta muito, depois cresce economicamente) Joaquim trabalhou duro; terminou, pois, sua casa prpria. Realizamos muitos exerccios, por conseguinte a prova foi fcil. Estudou, ento passou. Algumas vezes, a conjuno e inicia orao que transmite o resultado de uma afirmao anterior. Neste caso, alm do valor aditivo, h tambm o de concluso. Veja: Ele pesquisou na internet e encontrou a soluo. Da mesma forma que o valor adversativo, as conjunes coordenadas conclusivas tambm tm a capacidade de mobilidade, podendo se posicionar no meio ou no final da orao, com vrgula(s) obrigatria(s): H muito servio, portanto trabalharemos at tarde. H muito servio, trabalharemos, portanto, at tarde. H muito servio, trabalharemos at tarde, portanto. H muito servio; trabalharemos, portanto, at tarde. H muito servio; trabalharemos at tarde, portanto. H muito servio; portanto trabalharemos at tarde. H muito servio; portanto, trabalharemos at tarde. Como vimos, somente em dois valores semnticos das oraes, a vrgula pode posicionar-se aps a conjuno: a primeira foi a adversativa e a segunda a conclusiva. Note o ltimo exemplo da sequncia anterior.

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

17

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 13: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: Impe-se, pois, uma igualdade econmica maior, porque os benefcios que um homem pode obter do processo social esto aproximadamente em funo de seu poder de consumo, o que resulta do seu poder de propriedade. Assim os privilgios econmicos so contrrios verdadeira sociedade democrtica.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Apesar de no ser obrigatrio o emprego da vrgula depois de Assim(.4), o valor conclusivo do advrbio recomenda que a seja inserida. Comentrio: Como vimos na teoria, o conectivo conclusivo pode ser seguido de vrgula. Quando inicia perodo ou pargrafo conclusivo, de bom tom que a vrgula permanea, mesmo no havendo obrigatoriedade. Essa vrgula estilstica. Gabarito: C Questo 14: Analista de Finanas e Controle - CGU 2003 Fragmento do texto: Os hebreus imprimiram ao tempo, graas aos persas, um carter histrico e uma natureza divina. E produziram uma literatura monumental a Bblia , que inspira trs grandes religies: o judasmo, o cristianismo e o islamismo. Tira-se o livro dessas tradies religiosas e elas perdem toda a identidade e o propsito. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) Conforme a informao original do texto, subentende-se aps a segunda conjuno e (.4) a idia expressa por qualquer uma das seguintes expresses: em conseqncia, em decorrncia disso, ento, por causa disso, imediatamente. Comentrio: No perodo Tira-se o livro dessas tradies religiosas e elas perdem toda a identidade e o propsito., nota-se que a orao elas perdem toda a identidade e o propsito. um resultado, uma concluso, em relao orao anterior (Tira-se o livro dessas tradies religiosas). Perceba que a ao de tirar o livro dessas tradies religiosas leva a uma consequncia, um resultado, uma concluso de que se perde toda a identidade e o propsito. Assim, esta conjuno e, alm do valor de adio, permite-nos entender o valor coordenado conclusivo. Com isso, cabem todos os conectivos de concluso (tambm entendidos como consequncia): em conseqncia, em decorrncia disso, ento, por causa disso, imediatamente. Gabarito: C Questo 15: Analista do Banco Central do Brasil 2002 Fragmento do texto: Segundo dados da ONU, dois teros da populao mundial no se sente representada por seus governos e tem uma pssima opinio sobre a honestidade e sentido pblico dos polticos, muitas vezes sendo o voto uma manifestao mais contra o que se teme, do que a favor do que se espera. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A conjuno e(.2), alm de ter o valor semntico de adicionar uma idia a outra, tem, no texto, tambm o valor de introduzir uma conseqncia para a
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

18

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR orao anterior. Comentrio: Vimos que a conjuno e pode transmitir, alm do valor aditivo, tambm o conclusivo; mas, neste contexto, tal conjuno tem valor exclusivamente de adio. Veja que a estrutura e tem uma pssima opinio sobre a honestidade e sentido pblico dos polticos no o resultado da informao anterior. O fato de haver essa pssima opinio sobre a honestidade que leva a populao mundial a no se sentir representada por seus governos. Por isso, essa segunda orao no ocorreu temporalmente depois da anterior e no pode ser entendida como concluso. H, na realidade, apenas uma enumerao, adio. Gabarito: E Questo 16: SUSEP 2006 Agente Executivo Fragmento do texto: Herdeiro de uma experincia extremamente rica, mas esgotada pelo autoritarismo, o socialismo dos nossos tempos j no pode utilizar os referenciais do passado e ainda no tem referenciais estratgicos para encaminhar seu futuro. Est condenado a sobreviver politicamente por meio de projetos e programas de administrao humanizada do capitalismo global, o que lhe infunde permanentes crises de identidade e traumticas experincias de poder conforme a maior ou menor solidez ideolgica dos partidos que o representam.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A insero de portanto, entre vrgulas, aps Est (.4) mantm a correo gramatical do perodo. Comentrio: Note que h dois perodos neste pargrafo, em que o segundo transmite um valor conclusivo, o resultado da informao veiculada no perodo anterior. Por isso, cabe a conjuno portanto. A insero da conjuno coordenativa conclusiva portanto aps o verbo Est obriga a utilizao da dupla vrgula. Assim, a questo est correta. Gabarito: C Outro fato relevante para as provas da banca ESAF notarmos que algumas vezes este tipo de orao encontra-se com verbo no gerndio e sem conjuno. Chamamos isso de orao reduzida de gerndio, a qual ser mais explorada adiante. Veja: O Brasil exportou mais em 2010, continuando sua trajetria econmica ascensional. A ESAF pede muitas vezes para transformarmos essa orao reduzida em desenvolvida, com as conjunes conclusivas ou at com a conjuno e. Neste caso, essa conjuno, alm de ter valor adicional, ter tambm o de concluso. Veja: O Brasil exportou mais em 2010, portanto continua sua trajetria econmica ascensional. O Brasil exportou mais em 2010; logo, continua sua trajetria econmica ascensional.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

19

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR O Brasil exportou mais em 2010, e continua sua trajetria econmica ascensional. Com este ltimo exemplo, percebemos como importante entender o contexto para saber o valor da conjuno e. Vimos no geral que ela transmite valor de adio; depois verificamos que pode ter valor adversativo (=mas, porm), e agora estamos trabalhando seu valor conclusivo (=portanto, por isso). Assim, muito cuidado com esta conjuno. Questo 17: Analista do Banco Central do Brasil 2002 Fragmento do texto: A indstria cultural, alm disso, cria a iluso de que a felicidade no precisa ser adiada para o futuro, por j estar concretizada no presente basta lembrar o caso da telenovela brasileira. E, finalmente, ela elimina a dimenso crtica ainda presente na cultura burguesa, fazendo as massas que consomem o novo produto da indstria cultural esquecerem sua realidade alienada. Com a dissoluo da obra de arte e da cultura no cotidiano, extinguem-se a remessa para o futuro e a promessa de felicidade, inerentes obra de arte burguesa. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) Segundo a argumentao do texto, a forma verbal de gerndio fazendo(.4) corresponde a e faz e est sendo empregada com o valor de causa. Comentrio: A estrutura fazendo as massas... uma orao reduzida e pode ser entendida com valor conclusivo, alm de adicional. Por isso, cabe a substituio de fazendo por e faz, permanecendo a coerncia e o sentido do texto. Compare: E, finalmente, ela elimina a dimenso crtica ainda presente na cultura burguesa, fazendo as massas que consomem o novo produto da indstria cultural esquecerem sua realidade alienada. E, finalmente, ela elimina a dimenso crtica ainda presente na cultura burguesa e faz as massas que consomem o novo produto da indstria cultural esquecerem sua realidade alienada. O erro na questo foi afirmar que a referida orao teria o valor de causa. Como visto anteriormente, ela pode ser entendida com valor adicional ou conclusivo. Gabarito: E Questo 18: Analista do Banco Central do Brasil 2001 Fragmento do texto: O Banco Central deixa de ser responsvel pela intermediao das ordens de pagamento, transferindo essa atribuio para um conjunto de cmaras de compensao e liquidao (clearings), que passam a garantir a finalizao destas operaes. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A forma verbal transferindo(.2) pode ser substituda, sem prejuzo para a correo do perodo, por e transfere, eliminando-se a vrgula aps pagamento(.2). Comentrio: Podemos entender nesse perodo uma sequncia de processos verbais referentes ao Banco Central. Primeiro, ele deixa de ser responsvel pela intermediao. Depois, transfere essa atribuio para um conjunto de
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

20

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR cmaras de compensao e liquidao (clearings) e estes passam a garantir a finalizao destas operaes. Assim, entre a segunda e a primeira orao h, alm do valor coordenado aditivo, o conclusivo, pois entendemos que h uma sequncia: um procedimento aps o outro. Por esse motivo, pode-se substituir a orao reduzida de gerndio pela sua forma desenvolvida, com conjuno e e verbo conjugado no presente (transfere). Como a conjuno e liga duas oraes de mesmo sujeito, natural no haver vrgula. Gabarito: C 5) Explicativas: ______________________, pois ____________________. (explicativa)
orao inicial orao coordenada sindtica

Perodo composto por coordenao

As conjunes coordenadas explicativas iniciam termo que esclarece uma declarao anterior ou ameniza uma ordem. As principais conjunes so: porque, pois(anteposto ao verbo), porquanto, que, tanto que. As conjunes de causa tambm podem ter valor de explicao. Assim, natural a banca ESAF pedir para substituir essas conjunes explicativas por uma vez que, j que, etc. Reconheceremos a seguir as conjunes. Podem-se dividir as oraes coordenadas explicativas em duas: a) Esclarecimento de uma informao anterior: Ele deve ter chorado muito, porque os olhos esto inchados. Choveu muito, pois o cho est alagado. Joana est mesmo cansada, porquanto pediu desconto em frias. A vrgula neste caso facultativa. b) Amenizao de uma ordem: Estudem, que o concurso no fcil. Tranque a porta, pois tem havido muito assalto aqui. A vrgula neste caso obrigatria, pois mudamos a entonao em cada orao. A primeira expressa uma ordem; a segunda, uma explicao. Tem sido cobrada nas provas desta banca a insero da conjuno coordenada explicativa com a retirada de ponto final ou dois-pontos. Mas, para isso, deve-se entender SEMPRE o valor semntico da orao no texto. Veja os exemplos: Ele no foi casa dos pais. Sua aparncia de esgotamento os preocuparia.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

21

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Pode-se substituir o ponto final pela conjuno pois, desde que o vocbulo Sua mude a inicial maiscula para minscula. Veja: Ele no foi casa dos pais pois sua aparncia de esgotamento os preocuparia.(Note que a vrgula antes da conjuno pois facultativa.) Esta mesma estrutura poderia ser separada por dois-pontos e at travesso. Veja: Ele no foi casa dos pais: sua aparncia de esgotamento os preocuparia. Ele no foi casa dos pais preocuparia.

sua aparncia de esgotamento os

Questo 19: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: A sociedade baseada na liberdade contratual ser sempre, em grande parte, uma sociedade de classes, cuja estrutura defendida em vantagem dos ricos. Cumpre associar o indivduo no processo de autoridade, isto , o trabalhador no poder industrial. A excluso de algum de uma parcela do poder , forosamente, a excluso daquele dos benefcios deste.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Devido ao valor explicativo do perodo iniciado por A excluso(.4), as regras gramaticais permitem trocar o ponto final que o antecede pelo sinal de dois pontos, desde que se empregue o artigo com letra minscula. Comentrio: O perodo iniciado na linha 4 uma explicao, um esclarecimento da necessidade de associao do trabalhador no poder industrial, veiculado no perodo anterior. Por isso, da mesma forma como fizemos na teoria, podemos iniciar tal perodo pela conjuno pois ou simplesmente trocarmos o ponto final por dois-pontos. Compare: Cumpre associar o indivduo no processo de autoridade, isto , o trabalhador no poder industrial. A excluso de algum de uma parcela do poder , forosamente, a excluso daquele dos benefcios deste. Cumpre associar o indivduo no processo de autoridade, isto , o trabalhador no poder industrial, pois a excluso de algum de uma parcela do poder , forosamente, a excluso daquele dos benefcios deste. Cumpre associar o indivduo no processo de autoridade, isto , o trabalhador no poder industrial: a excluso de algum de uma parcela do poder , forosamente, a excluso daquele dos benefcios deste. Gabarito: C Questo 20: ANEEL - Analista 2006 Fragmento do Texto: Tratava-se de uma famlia musical: o pai, Leopold, era exmio violinista, a irm, mais velha, Nannerl, tocava cravo.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

No lugar dos dois-pontos da linha 1, o autor poderia ter optado por empregar o ponto final. Tal opo tambm manteria a correo gramatical do texto e no alteraria o sentido original do texto. Comentrio: Veja que os dois-pontos sinalizam que a estrutura posterior coordenada explicativa e se encontra enumerada, por haver duas oraes
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

22

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR coordenadas assindticas aditivas. Assim, h a opo de substituio de tal sinalizao pela conjuno pois. Compare: Tratava-se de uma famlia musical: o pai, Leopold, era exmio violinista, a irm, mais velha, Nannerl, tocava cravo. Tratava-se de uma famlia musical, pois o pai, Leopold, era exmio violinista, a irm, mais velha, Nannerl, tocava cravo. Naturalmente, poderia tambm haver o ponto final, desde que o artigo o estivesse em letra maiscula: Tratava-se de uma famlia musical. O pai, Leopold, era exmio violinista, a irm, mais velha, Nannerl, tocava cravo. Como a questo no informou sobre o ajuste de letra maiscula, est errada. Gabarito: E Questo 21: ANEEL - Analista 2006 Fragmento do Texto: Tratava-se de uma famlia musical: o pai, Leopold, era exmio violinista, a irm, mais velha, Nannerl, tocava cravo. Mas talentoso era mesmo Wolfgang, e talento precoce. Aos quatro anos, tambm tocava cravo, e depois rgo, piano e violino. Aos cinco anos, comps um concerto para cravo de incrvel complexidade. Leopold no perdeu tempo; organizou um conjunto musical que viajou por vrios pases da Europa, sempre com bons cachs.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O ponto-e-vrgula empregado na linha 5 poderia ser substitudo, com correo gramatical, por um desses sinais: ponto-final (passando-se a letra inicial de organizou para maiscula), dois-pontos e travesso. Comentrio: O fato de organizar um conjunto musical que viajou por vrios pases da Europa, sempre com bons cachs, explica, esclarece o motivo de o autor ter usado a expresso Leopold no perdeu tempo. Assim, a estrutura aps o ponto-e-vrgula coordenada explicativa. Com isso, cabe ponto final, dois pontos ou travesso. Compare: Leopold no perdeu tempo; organizou um conjunto musical que viajou por vrios pases da Europa, sempre com bons cachs. Leopold no perdeu tempo. Organizou um conjunto musical que viajou por vrios pases da Europa, sempre com bons cachs. Leopold no perdeu tempo: organizou um conjunto musical que viajou por vrios pases da Europa, sempre com bons cachs. Leopold no perdeu tempo organizou um conjunto musical que viajou por vrios pases da Europa, sempre com bons cachs. Gabarito: C Questo 22: Analista do Banco Central do Brasil 2001 Fragmento do texto: Dependendo da situao, a recuperao da estrutura operacional pode levar algumas horas e, no caso do SPB, afetar no s a instituio como eventuais parceiros. importante o planejamento e a
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

23

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR implementao de uma soluo de continuidade de negcios. Os riscos no so desprezveis. Um estudo feito pela Universidade do Texas com empresas que sofreram uma perda catastrfica de dados concluiu que 43% jamais voltaram a operar, 51% faliram em dois anos e apenas 6% sobreviveram. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) linha 5, a articulao semntica entre os dois perodos pode ser expressa pela conjuno tanto que. Comentrio: Note que, na linha 5, o segundo perodo uma explicao do primeiro, por isso podemos subentender uma conjuno explicativa, como pois, porque, tanto que etc. Note que a questo no pediu para inserir a locuo conjuntiva tanto que, pois necessitaria de ajustes de letras maiscula e minscula. Ela simplesmente afirmou que entre esses dois perodos a articulao semntica (isto , o sentido) pode ser expressa por tanto que. Isso est certo. Gabarito: C Aps termos visto os cinco valores semnticos das oraes coordenadas, cabe ressaltar que elas so chamadas de independentes, pois geralmente no dependem de outras para fazerem sentido. Assim, algumas vezes encontramos frases muito grandes nos textos e a banca ESAF pede apenas para que ns nos atentemos na diviso dos argumentos. Veja um exemplo em que o autor deixou um pargrafo, com um perodo muito longo. Isso prejudica a clareza: Octaciano Nogueira, em trabalho a respeito do tema, parte da premissa de que essa distoro no obra do regime militar, que, na verdade, se utilizou desse expediente, como de inmeros outros, para reforar a Arena, durante o bipartidarismo; sua origem remonta Constituinte de 1890, quando, por sinal, o problema foi exaustivamente debatido; a partir da, incorporou-se tradio de nosso direito constitucional legislado, em todas as subsequentes constituies; o princpio, portanto, estabelecido durante as fases democrticas sob as quais viveu o Pas e mantido sempre que se restaurou o livre debate, subsequente aos regimes de exceo, foi invariavelmente preservado, como ocorreu em 1946 e 1988.
Arlindo F. de Oliveira. Sobre a representao dos estados na Cmara dos Deputados. In: Textos para Discusso, n. 5, abr./2004 (com adaptaes).

Se voc produzisse um pargrafo nas questes discursivas com apenas um perodo to longo como este, certamente perderia pontos preciosos na prova!!!! De maneira geral, esta estrutura textual se constitui de oraes coordenadas e, internamente, encontramos subdivises com termos subordinados. Mas se atenha basicamente s informaes separadas pelos sinais de ponto e vrgula. Eles demarcam pausas maiores com oraes coordenadas e podem ser substitudos por ponto final, para mantermos a
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

24

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR clareza. Note que cada orao (numerada a seguir) constitui um argumento a mais na composio do texto, por isso cabe a diviso em novos perodos. Veja:
1

Octaciano Nogueira, em trabalho a respeito do tema, parte da premissa de que essa distoro no obra do regime militar, que, na verdade, se utilizou desse expediente, como
2

de

inmeros

outros,
3

para

reforar

Arena,

durante

bipartidarismo. Sua origem remonta Constituinte de 1890, quando, por sinal, o problema foi exaustivamente debatido. A partir da, incorporou-se tradio de nosso direito constitucional legislado, em todas as subsequentes constituies. O princpio, portanto, estabelecido durante as fases democrticas sob as quais viveu o Pas e mantido sempre que se restaurou o livre debate, subsequente aos regimes de exceo, foi invariavelmente preservado, como ocorreu em 1946 e 1988.
4

Naturalmente, pode ocorrer o contrrio. s vezes, h perodos pequenos e o autor pode optar por transform-los em um perodo maior. Veja a aplicao disso: Questo 23: Analista de Finanas e Controle - CGU 2003 Fragmento do texto: Sem utopia no h ideal sem ideal no h valores nem projetos. A vida reduz-se a um joguete nas oscilaes do mercado. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A substituio proposta para o trecho sublinhado prejudica a correo gramatical do texto: nem projetos, e, nessas condies, a vida reduzse... Comentrio: Os dois perodos esto coordenados e as duas informaes se somam. Assim, podem-se unir os dois perodos em apenas um, ligados pela conjuno e. Compare: Sem utopia no h ideal sem ideal no h valores nem projetos. A vida reduz-se a um joguete nas oscilaes do mercado. Sem utopia no h ideal sem ideal no h valores nem projetos, e, nessas condies, a vida reduz-se a um joguete nas oscilaes do mercado. Gabarito: E Questo 24: Analista de Finanas e Controle - CGU 2003 Fragmento do texto: Os hebreus imprimiram ao tempo, graas aos persas, um carter histrico e uma natureza divina. E produziram uma literatura monumental a Bblia , que inspira trs grandes religies: o judasmo, o cristianismo e o islamismo. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) Mantm-se a correo gramatical do texto substituindo-se o ponto-final aps divina(.2) por vrgula e colocando-se a conjuno aditiva subseqente em minscula. Comentrio: A conjuno aditiva E j nos mostra que o segundo perodo tem valor de adio e est coordenado ao primeiro. Por esse motivo, eles Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 25

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR podem se juntar a um nico perodo. A vrgula que restar antes da conjuno e (e produziram um literatura) no obrigatria, ela apenas sinalizar que esta conjuno separa oraes, diferentemente da conjuno anterior, que separa apenas termos internos (um carter histrico e uma natureza divina). Veja: Os hebreus imprimiram ao tempo, graas aos persas, um carter histrico e uma natureza divina, e produziram uma literatura monumental a Bblia , que inspira trs grandes religies: o judasmo, o cristianismo e o islamismo. Gabarito: C Questo 25: Analista do Banco Central do Brasil 2002 Fragmento do texto: Segundo dados da ONU, dois teros da populao mundial no se sente representada por seus governos e tem uma pssima opinio sobre a honestidade e sentido pblico dos polticos, muitas vezes sendo o voto uma manifestao mais contra o que se teme, do que a favor do que se espera. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A estruturao sinttica do perodo admite que a vrgula aps polticos(.3) seja substituda por ponto final sem que isso prejudique a correo gramatical ou a coerncia do texto. Comentrio: A estrutura sendo o voto uma manifestao... tem valor coordenado conclusivo e se encontra reduzida de gerndio. Apesar de ser uma orao coordenada, considerada independente, estando reduzida de gerndio, necessita ligar-se diretamente sua orao inicial, para transmitir coerncia e coeso. Por isso, no pode iniciar novo perodo. Mas, se a orao fosse desenvolvida (isto , com conjuno e o verbo conjugado em modo e tempo verbal), caberia ponto final, desde que houvesse ajuste de letra maiscula. Compare: ...tem uma pssima opinio sobre a honestidade e sentido pblico dos polticos, por isso muitas vezes o voto uma manifestao mais contra o que se teme, do que a favor do que se espera. ...tem uma pssima opinio sobre a honestidade e sentido pblico dos polticos. Por isso muitas vezes o voto uma manifestao mais contra o que se teme, do que a favor do que se espera. Gabarito: E Questo 26: Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paran 2003 Fragmento do texto: Monteiro Lobato, ao afirmar que "um pas se faz com homens e livros", por certo indicou o caminho das pedras queles que, descuidadamente, promovem a histria sem a preocupao de seu registro e que, por conseqncia, legam ao p do esquecimento tudo o que foi feito certo ou errado ou deixado de fazer. Os homens fazem a histria. Os livros registram a histria. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) uma opo correta unir o segundo e o terceiro perodos, substituindo-se o sinal de ponto final por vrgula aps histria(.5) e inserindo-se a expresso Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 26

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR ao passo que antes de Os livros(.5), com mudana da inicial maiscula para minscula. Comentrio: Note que h dois perodos sintticos Os homens fazem a histria. e Os livros registram a histria., os quais possuem uma relao de contraste entre si. Assim, podem ser unidos em um s perodo pela locuo conjuntiva adversativa ao passo que. Gabarito: C Estrutura subordinada adverbial Vimos no incio da aula que, se no enunciado h apenas um verbo, naturalmente temos apenas uma orao (orao absoluta = perodo simples); porm, se houver outro verbo dentro deste enunciado, teremos duas oraes (perodo composto). Antes de entrarmos no assunto orao subordinada adverbial, devemos entender o que sintaxe e o que adjunto adverbial. A sintaxe trabalha a relao das palavras dentro de uma orao. Nas prximas aulas, falaremos muito sobre ela, mas agora cabe entender basicamente que uma orao deve ter um verbo e este verbo normalmente se flexiona de acordo com o sujeito (de quem se fala) e relaciona-se com o predicado (o que se fala), de acordo com a transitividade. Veja as frases a seguir para que fique tudo bem claro. Pautemo-nos na estrutura SVO (sujeitoverbocomplemento). 1. O candidato 2. 3. 4. 5. sujeito realizou duvidou enviou tem viajou. a prova. do gabarito. recursos banca examinadora. certeza de sua aprovao.

predicado

Toda vez que fazemos uma anlise sinttica, devemos nos basear no verbo. A partir dele, reconhecemos os outros termos da orao. No se quer aqui que voc decore todos os termos da orao, basta entend-los, pois a ESAF tem uma forma bem prpria de cobrar isso em prova. Veja os verbos elencados nos exemplos. Todos eles esto no singular. Isso ocorreu porque eles dizem respeito a um termo, que o sujeito O candidato. Se ele est no singular, natural que o verbo tambm esteja. J que o verbo se flexiona de acordo com o sujeito, a gramtica d o nome a isso de concordncia verbal. Veja agora a relao do verbo dentro do predicado. Nas frases de 1 a 4, os verbos realizou, duvidou, enviou e tem necessitam dos vocbulos posteriores para terem sentido na orao, por exemplo: realizou o qu?, duvidou de qu?, enviou o qu? a quem?, tem o qu?
www.pontodosconcursos.com.br

Prof. Dcio Terror

27

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Assim, voc vai notar que eles dependem dos termos subsequentes para terem sentido. Isso ocorre porque o sentido deve transitar do verbo para o complemento. Por isso falamos que o verbo transitivo. Sozinho, no consegue transmitir todo o sentido, necessitando de um complemento. Dessa forma, os termos a prova, do gabarito, recursos, banca examinadora e certeza completam o sentido destes verbos. Agora, vamos orao 5. Note que o verbo viajou no exige nenhum complemento verbal. Ento no h transitividade. Se quisermos uma estrutura posterior, naturalmente inseriremos uma ou mais circunstncias. A essas circunstncias damos o nome de adjunto adverbial. Poderamos dizer que o candidato viajou a algum lugar, em determinado momento, o modo como viajou, a causa da viagem. Tudo isso so circunstncias, as quais possuem o valor de lugar, tempo, modo e causa. Essas so as circunstncias bsicas, mas h mais e veremos isso nas prximas aulas. Ento veja como ficaria: O candidato viajou para So Paulo ontem confortavelmente a trabalho.
sujeito VI Adj Adv lugar Adj Adv tempo Adj Adv modo Adj Adv causa

O adjunto adverbial no ocorre s com verbo intransitivo, ele pode aparecer junto a qualquer verbo. Por exemplo, nas frases 1 a 3, poderamos inserir o adjunto adverbial de tempo ontem. Na frase 4, poderamos inserir o adjunto adverbial de causa: devido a seu estudo. Essas 5 frases possuem verbos com transitividade (VTD, VTI, VTDI) e sem transitividade (VI). Estruturalmente, esses verbos so o ncleo do predicado, por serem considerados a palavra mais importante de seus predicados. Sujeito tambm possui ncleo: a palavra mais importante. Nas 5 frases acima, o ncleo do sujeito o substantivo candidato. Agora, importante trabalharmos a pontuao com o adjunto adverbial. O candidato
sujeito

passou no concurso,
VTI objeto indireto

adjunto adverbial de causa predicado verbal perodo simples

devido ao seu esforo no estudo.

A orao acima possui a estrutura bsica S V O: O candidato passou no concurso. O termo devido ao seu esforo no estudo o adjunto adverbial. Esse termo transmite a causa de o aluno ter passado no concurso. Esse adjunto adverbial chamado por ns de solto, porque o verbo no o exigiu. Por isso, podemos inserir a vrgula facultativamente. Esta estrutura no foi obrigatria, ela foi inserida para que houvesse mais clareza e situasse melhor o leitor sobre a circunstncia que levou o candidato aprovao. Agora, perceba o seguinte: se dissssemos somente Devido ao seu esforo no estudo, algum entenderia o enunciado? Logicamente, no! Concorda? Por isso, dizemos que esta estrutura dependente da estrutura S V O, isto : subordinada principal:

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

28

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR


vrgula facultativa

O candidato

passou no concurso,

devido ao seu esforo no estudo.


Estrutura adverbial (subordinada)

Estrutura bsica (principal)

Quando esse adjunto adverbial recebe um verbo, observamos que passaremos a ter duas oraes: a principal e a subordinada adverbial causal.
vrgula facultativa

O candidato
sujeito

VTI + objeto indireto objeto indireto predicado verbal predicado verbal orao principal orao subordinada adverbial causal perodo composto VTI

passou no concurso,

porque se esforou no estudo.

Orao principal? Por qu? Diferentemente das oraes coordenadas que so independentes umas das outras (e por isso o nome da primeira orao inicial), a orao principal a base para que a orao subordinada possa se apoiar nela, para haver coerncia. Orao subordinada? Por qu? A orao subordinada aquela que depende da principal para ter sentido, assim como aconteceu com o adjunto adverbial, no exemplo acima. Orao adverbial? Por qu? Porque foi gerada de um adjunto adverbial. Veja, bastou inserir o verbo esforou, para que houvesse a orao adverbial. Questo 27: Secretaria da Fazenda-SP 2009 Analista POFP Assinale a opo que apresenta perodo construdo com os ncleos do sujeito e do predicado da orao principal do perodo transcrito a seguir. A partir de um fragmento perdido, no qual o filsofo Blaise Pascal fala, de passagem, sobre loucura poltica, julgada por ele territrio frtil em imperfeio humana, o velho jornalista e tambm filsofo italiano Emilio Rossi, morto h um ms, escreveu livro saboroso, com o ttulo deste artigo e o subttulo Ironia e verit di Pascal (Edizioni Studium, Roma, 1984). (Rubem Azevedo Lima, A poltica como loucura, Correio Braziliense, 12/1/2009, 12.) a) Com o ttulo A poltica como loucura, Emilio Rossi escreveu um livro saboroso, a partir de um fragmento de Pascal. b) No livro que tem como ttulo o mesmo do artigo de Rubem Azevedo Lima, Blaise Pascal trata, de passagem, da loucura poltica. c) Jornalista e filsofo, Emilio Rossi morreu em dezembro de 2008. d) A loucura poltica foi julgada pelo filsofo Blaise Pascal, em um fragmento perdido, como imperfeio humana.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

29

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR e) Tida pelo autor como territrio frtil em imperfeio humana, a loucura poltica tratada em livro pelo jornalista e filsofo Emilio Rossi. Comentrio: A questo pede apenas que identifiquemos a orao principal e sua diviso bsica em sujeito (de quem se fala) e predicado (o que se fala). Veja que h muitas informaes adicionais, explicativas, mas no transmitem o valor principal. Devemos, assim, encontrar a estrutura S V O, sobre a qual as outras informaes se juntam. Veja: A partir de um fragmento perdido, no qual o filsofo Blaise Pascal fala, de passagem, sobre loucura poltica, julgada por ele territrio frtil em imperfeio humana, o velho jornalista e tambm filsofo italiano Emilio Rossi, morto h um ms, escreveu livro saboroso, com o ttulo deste artigo e o subttulo Ironia e verit di Pascal (Edizioni Studium, Roma, 1984). Dessa forma, encontramos a orao principal: o velho jornalista e tambm filsofo italiano Emilio Rossi escreveu livro saboroso. Devemos, agora, retirar os ncleos do sujeito (o velho jornalista e tambm filsofo italiano Emilio Rossi) e do predicado (escreveu livro saboroso). Veja que a expresso o velho jornalista e tambm filsofo italiano a caracterstica do ncleo do sujeito Emilio Rossi, e o ncleo do predicado verbal o prprio verbo: escreveu. Assim, temos de achar uma alternativa que possua os vocbulos Emilio Rossi e escreveu. A nica possibilidade a alternativa (A). Gabarito: A Tanto o adjunto adverbial quanto a orao adverbial podem deslocar-se para o incio ou para o meio da estrutura principal. E, com isso, a vrgula ser empregada conforme foi visto nos adjuntos adverbiais de grande extenso. A orao subordinada adverbial, quando posposta orao principal, ser iniciada por vrgula facultativamente. Mas, se for antecipada ou intercalada, receber vrgula ou vrgulas obrigatoriamente. Antecipando a estrutura adverbial...
vrgula obrigatria

Devido ao seu esforo no estudo,


adjunto adverbial de causa

o candidato

passou
VTI

no concurso
objeto indireto

sujeito predicado verbal perodo simples


vrgula obrigatria

Porque se esforou no estudo,


VTI

+ objeto indireto predicado verbal sujeito orao subordinada adverbial causal perodo composto

o candidato

objeto indireto predicado verbal orao principal

passou
VTI

no concurso

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

30

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Agora, intercalando...
vrgulas obrigatrias

O candidato,
sujeito

devido ao seu esforo no estudo,

adjunto adverbial de causa predicado verbal perodo simples vrgulas obrigatrias

passou
VTI

no concurso.
objeto indireto

O candidato,
sujeito

porque se esforou no estudo,

VTI + objeto indireto predicado verbal orao subordinada adverbial causal orao principal perodo composto

passou
VTI

objeto indireto predicado verbal

no concurso

As oraes subordinadas podem ser divididas tambm em dois tipos: desenvolvidas (aquelas que possuem conjuno e verbos conjugados em modos e tempos verbais); O candidato passou no concurso, porque se esforou no estudo.
orao subordinada adverbial causal (desenvolvida)

orao principal

reduzidas (aquelas que perdem a conjuno e por isso os verbos passam a uma das formas nominais: gerndio, infinitivo e particpio). O candidato passou no concurso, por se esforar no estudo.
orao subordinada adverbial causal (reduzida de infinitivo)

orao principal

Por que chamada de reduzida? Porque, ao perder uma conjuno, reduz-se a quantidade de vocbulos daquela orao. Por que tenho que saber as oraes reduzidas? Muitas vezes a banca ESAF pede para desenvolver a orao reduzida, inserindo a conjuno adequada sua circunstncia (valor semntico), por isso veremos os valores das oraes adverbiais. Elas basicamente se dividem em 9. 1. Causais: exprimem causa, motivo, razo. Esta orao faz parte da estrutura causa-consequncia, em que a origem ocorre temporalmente antes. E a consequncia, por ser o resultado, ocorre depois. As principais conjunes causais so: porque, pois, que, como (quando a orao adverbial estiver antecipada), j que, visto que, desde que, uma vez que, porquanto, na medida em que, que, etc: Estudo porque necessito. Como fazia frio, fechou as janelas. J que estou cansado, vou descansar. Uma vez que estudou muito, foi aprovado.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

31

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Observaes: I - A conjuno se tambm pode transmitir valor de causa a oraes que funcionam como base ou ponto de partida de um raciocnio, em construes como: Se o estudo o princpio do concurseiro, imprescindvel a organizao de seu material didtico. II - Vimos anteriormente que as conjunes porque, porquanto e pois podem ser coordenativas explicativas. Agora, percebemos que elas tambm podem ser causais. A banca ESAF no pergunta qual a diferena entre elas, apenas pede a troca das conjunes. Isso correto. Questo 28: Analista do Banco Central do Brasil 2001 Fragmento do texto: A implementao do Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB altera todo o processo de transferncia de recursos atravs do sistema financeiro. O Banco Central deixa de ser responsvel pela intermediao das ordens de pagamento, transferindo essa atribuio para um conjunto de cmaras de compensao e liquidao (clearings), que passam a garantir a finalizao destas operaes. Algumas destas cmaras j existem h anos e so responsveis pelas operaes de liquidao e custdia de aes, ativos e derivativos. No novo cenrio, ganham autonomia patrimonial, seguros e novos mtodos de gesto de risco. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A articulao entre os dois primeiros perodos do texto pode ser expressa pela idia de j que. Comentrio: O fato de o Banco Central deixar de ser o responsvel pela intermediao das ordens de pagamento e transferir essa atribuio para um conjunto de cmaras de compensao e liquidao (clearings) gera uma consequncia, a qual expressa no primeiro perodo: a alterao de todo o processo de transferncia de recursos atravs do sistema financeiro. Assim, confirmamos que o segundo perodo a causa do primeiro. Por esse motivo, podemos subentender a locuo conjuntiva de causa j que, entre eles. Note que a questo no pediu a insero desta locuo conjuntiva, o que seria errado, pois no se falou de ajustes das iniciais maiscula ou minscula. Gabarito: C Questo 29: Analista de Finanas e Controle - CGU 2008 Fragmento do texto: O favoritismo do Partido Democrata tambm citado por alguns exportadores como um fator que pode dificultar as exportaes brasileiras, pois os democratas so considerados mais conservadores do que seus rivais republicanos em matria de comrcio exterior o que, ressalve-se, nem sempre foi comprovado na prtica. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) O termo pois(.3) pode, sem prejuzo para a correo gramatical, ser substitudo por porque, porquanto ou conquanto. Comentrio: A conjuno pois inicia uma causa, a qual confirmada pelas conjunes porque e porquanto, mas a conjuno conquanto tem valor
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

32

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR adverbial de concesso, a qual veremos adiante. Assim, a questo est errada. Gabarito: E 2. Consecutivas: Na relao causa-consequncia, o processo verbal da consequncia ocorre aps o da causa, e suas conjunes exprimem um efeito, um resultado e aparecem de duas formas: I - conjuno que precedida de tal, to, tanto, tamanho: Trabalharam tanto que suas mos ficaram inchadas. Tal foi o problema na empresa que todos foram demitidos. Nesta estrutura, os intensificadores tal, tamanho, to, tanto podem ficar subentendidos. Bebia que caa pelas ruas. (bebia tanto...) II locues conjuntivas de maneira que, de jeito que, de ordem que, de sorte que, de modo que, etc: Motivamos a classe empresarial, de sorte que o Brasil aumentou o nvel de empregos regulares. As notcias de casa eram boas, de maneira que pude prolongar minha viagem. (Domingos Paschoal Cegalla) III locuo conjuntiva sem que, e a conjuno que, seguida de negao. Lcia no pode ver uma roupa bonita na vitrine sem que a queira comprar. Lcia no pode ver uma roupa bonita na vitrine, que no a queira comprar. Perceba que, na primeira estrutura, a preposio sem tem valor de negao; na segunda, sua ausncia substituda pelo advrbio de negao no. Questo 30: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 Fragmento do texto: Todos concordam que o sistema tributrio brasileiro repleto de distores e deficincias, porm, quando se aprofunda o debate, os conflitos de interesses aparecem, dificultando a aprovao do projeto.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Uma forma opcional de redao para o trecho seria a substituio da forma dificultando por causando dificuldades para. Comentrio: Nesta questo, cabe ressaltar o valor de consequncia gerado pela orao reduzida de gerndio. Note que, primeiro, os conflitos de interesses aparecem e com isso h uma dificuldade de aprovao do projeto. Esta estrutura a mesma que vimos nas oraes coordenadas conclusivas, no havendo necessidade de especificar se h concluso ou consequncia. Na realidade, a mesma coisa. A diferena pode existir quando se vai desenvolver a orao, utilizando os diversos conectivos com valores diferentes. Veja: ...os conflitos de interesses aparecem, dificultando a aprovao do projeto. ...os conflitos de interesses aparecem e dificultam a aprovao do projeto.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

33

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR (adio ou concluso) ...os conflitos de interesses aparecem, por isso dificultam a aprovao do projeto. (concluso) ...os conflitos de interesses aparecem, de modo que dificultam a aprovao do projeto. (consequncia) Assim, o que importa para a ESAF entendermos que a segunda orao gera um resultado, que pode ser expresso por conjunes coordenadas conclusivas ou subordinadas adverbiais consecutivas, ou at, como foi pedido na questo, traduzi-la em outra orao reduzida de gerndio. Veja: ...os conflitos de interesses aparecem, causando dificuldades para a aprovao do projeto. Gabarito: C 3. Condicionais: Nesta relao de condio, hiptese, muito cobrada a correlao de modo e tempo verbal. Veja:
verbo no futuro do subjuntivo verbo no futuro do presente do indicativo

Se o candidato estudar bastante, passar no concurso.


condio no futuro orao subordinada adverbial condicional verbo no pretrito imperfeito do subjuntivo resultado provvel no futuro orao principal verbo no futuro do pretrito do indicativo

Se o candidato estudasse bastante, passaria no concurso.


condio no passado orao subordinada adverbial condicional resultado improvvel no futuro orao principal verbo no futuro do presente do indicativo

verbo no presente do subjuntivo

Caso o candidato estude bastante,


condio no presente orao subordinada adverbial condicional

passar no concurso.
resultado provvel no futuro orao principal

Se uma condio expressa no futuro ou presente, h condies de cumpri-la; por isso o resultado expresso na orao principal provvel. No h certeza de o candidato ser aprovado, mas h grande possibilidade. J numa condio expressa no passado, no h condies de cumpri-la; por isso o resultado expresso na orao principal pouco provvel, ou mesmo improvvel. A banca ESAF normalmente pede para substituir as conjunes ou os verbos. Algumas vezes, por motivo de nfase e reforo motivacional, o autor do texto troca o tempo verbal da orao principal de futuro do presente para presente do indicativo e futuro do pretrito para pretrito imperfeito do indicativo. Veja a diferena: Se o candidato estudar, passa no concurso. Se o candidato estudasse, passava no concurso. No h erro nestas substituies, h apenas nfase.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

34

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Alm das conjunes condicionais se e caso, h tambm as locues conjuntivas contanto que, desde que, salvo se, sem que (=se no), a no ser que, a menos que, dado que, uma vez que (com verbo no subjuntivo). Caminharei com voc desde que no chova. No terminar a matria, sem que se dedique muito. Podero ganhar o campeonato, salvo se acontecer algum imprevisto. A carinha podia ser de chinesa, fossem os olhos mais enviesados. (Raquel de Queirs) Note a ltima construo. A conjuno condicional fica subentendida, e com isso imprescindvel entender a correlao verbal para que no haja dvida neste valor semntico. As locues conjuntivas condicionais desde que, dado que, uma vez que podem ser confundidas com as causais. Para no ficar com dvida, verifique que os verbos nas oraes condicionais ficam no modo subjuntivo, enquanto os das oraes causais ficam no modo indicativo. Compare esses exemplos com verbos no subjuntivo com os das oraes causais. encontrada tambm a forma reduzida: Conhecendo os alunos, o professor no os teria punido.
(reduzida de gerndio)

Questo 31: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: O prprio conceito de liberdade redefine-se atravs dos sculos, de acordo com as circunstncias histricas e o desenvolvimento das foras econmicas. E a liberdade, no mundo atual, s existir de fato quando assentada na segurana e em funo da igualdade.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A funo condicional da conjuno quando (. 3) ser preservada se substituda por se, mas a correo gramatical do perodo s ser preservada se o verbo que a precede for empregado no presente: existe. Comentrio: A conjuno quando normalmente tem valor adverbial de tempo, o qual ser visto adiante; mas tambm pode expressar condio em tempo futuro, como ocorreu neste contexto. Note que a orao quando assentada na segurana e em funo da igualdade possui o verbo estiver subentendido, tambm no futuro, para combinar com o verbo existir, que precede tal orao: E a liberdade, no mundo atual, s existir de fato quando (estiver) assentada na segurana e em funo da igualdade. A substituio da conjuno quando por se preserva o valor condicional. E a liberdade, no mundo atual, s existir de fato se (estiver) assentada na segurana e em funo da igualdade. O erro na questo foi afirmar a obrigatoriedade da substituio do verbo no futuro existir pelo presente existe. De acordo com o contexto, essa substituio possvel, mas no obrigatria. Veja:
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

35

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR E a liberdade, no mundo atual, s existe de fato se (est) assentada na segurana e em funo da igualdade. Gabarito: E Questo 32: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 1 Em artigo publicado na dcada de noventa, o professor Paul Krugman explicava que todos aqueles pases que falavam ingls haviam tido um desempenho econmico acima da mdia de seus vizinhos e que o ingls estava se tornando rapidamente a lngua franca dos negcios, 5 do turismo e da internet. Assim, os processos de fuso de empresas, to comuns naquele tempo, s teriam sucesso se utilizassem o ingls como lngua de integrao das corporaes. Essa viso nos preocupou quando resolvemos integrar todas as reas de consultoria espalhadas pela Amrica Latina em uma nica 10 diviso de consultoria. Mas ficou uma pergunta no ar: que lngua oficial adotar? O espanhol ou o portugus acirraria a rivalidade que j era bastante grande no campo dos esportes. Adotar o ingls teria a vantagem da neutralidade e da facilidade de interao com nossos colegas de outras regies, mas com perda significativa na agilidade da 15 comunicao e no andamento das reunies. Foi adotada ento uma postura nica: haveria trs lnguas oficiais. Essa pequena sutileza significava, na verdade, que todos eram obrigados a entender as trs lnguas, mas poderiam se expressar no idioma em que se sentissem mais vontade. Hoje, cinco anos depois, sentimos que essa deciso foi 20 fundamental para o nosso processo de integrao, e a lio aprendida que muitas vezes a criatividade local pode ser mais efetiva que verdades importadas.
(Jos Luiz Rossi, Integrao cultural na Amrica Latina, CLASSE ESPECIAL, 89/2001, com adaptaes)

Marque a opo em que, de acordo com as idias do texto, existe uma relao de condio do tipo Se X ento Y a) X = falssemos ingls Y = teramos desempenho econmico acima da mdia b) X = adotssemos ingls como lngua oficial Y = agilizaramos a comunicao c) X = empregssemos espanhol ou portugus Y = exacerbaramos a rivalidade d) X = houvesse trs lnguas oficiais Y = teramos facilidade de interao com outras regies e) X = entendssemos as trs lnguas Y = deveramos nos expressar nas trs lnguas Comentrio: Esta questo aborda mais a interpretao do texto, do que propriamente relao semntica de condio. Basta entendermos que X a condio e Y o resultado, a orao principal. A alternativa (A) est errada, pois expressa a afirmao de Paul Krugman, nas linhas iniciais do texto: Em artigo publicado na dcada de noventa, o professor Paul Krugman explicava que todos aqueles pases que
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

36

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR falavam ingls haviam tido um desempenho econmico acima da mdia de seus vizinhos e que o ingls estava se tornando rapidamente a lngua franca dos negcios, do turismo e da internet. Mas essa afirmao no a do autor do texto e ser contestada a partir do segundo pargrafo. Por isso, est errada. A alternativa (B) est errada, pois nas linhas 12 a 15 afirmado que Adotar o ingls teria a vantagem da neutralidade e da facilidade de interao com nossos colegas de outras regies, mas com perda significativa na agilidade da comunicao e no andamento das reunies. A alternativa (C) a correta, pois vemos nas linhas 11 e 12 que adotar o espanhol ou o portugus poderia trazer como resultado o aumento da rivalidade, por isso foi usado o verbo acirraria. Veja: O espanhol ou o portugus acirraria a rivalidade que j era bastante grande no campo dos esportes. O verbo acirraria tem o sentido de aumento, o qual pode ser expresso de maneira mais enftica com o verbo exacerbaramos, o qual se encontra nesta alternativa e est de acordo com o contexto. A alternativa (D) est errada, pois o texto, ao utilizar a expresso facilidade de interao com nossos colegas de outras regies, refere-se a adotar o ingls, e no as trs lnguas. A alternativa (E) est errada, pois, nas linhas 18 e 19, foi afirmado que poderiam se expressar no idioma em que se sentissem mais vontade. Assim, no haveria obrigatoriedade de se expressar nas trs lnguas. Gabarito: C 4. Concessivas: exprimem um fato que se concede, que se admite, em oposio, contraste, ressalva ao da orao principal. As conjunes so: embora, conquanto, que, ainda que, mesmo que, ainda quando, mesmo quando, posto que, por mais que, por muito que, por menos que, se bem que, em que (pese), nem que, dado que, sem que (=embora no). Gostava de Matemtica, embora tivesse dificuldades com clculos. Por incrvel que parea, eles no conheciam pen-drive. Em que pese autoridade deste cientista, no podemos aceitar suas afirmaes. (Domingos Paschoal Cegalla) Dado que soubesse, no dirigia noite. Por mais que gritasse, no me ouviram. Nem que a gente quisesse, conseguiria esquecer. (Otto Lara Resende) Deve-se tomar muito cuidado quando a banca pedir a substituio de conjuno ou locuo conjuntiva por preposio ou locuo prepositiva. Veja: Embora chegasse cedo, no conseguiu lugar para sentar-se. Ao se substituir a conjuno embora pela preposio mesmo, o verbo obrigado a sair da forma conjugada em modo e tempo verbal para a forma nominal gerndio. Isso far com que esta orao seja reduzida de gerndio: Mesmo chegando cedo, no conseguiu lugar para sentar-se. Se fosse substituda pela locuo prepositiva apesar de, a orao seria reduzida de infinitivo:
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

37

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Apesar de chegar cedo, no conseguiu lugar para sentar-se. Algumas vezes a banca utiliza a locuo prepositiva a despeito de, a qual possui o mesmo valor de concesso. Veja: A despeito de chegar cedo, no conseguiu lugar para sentar-se. Assim, cuidado com as substituies pedidas na prova. Questo 33: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 Fragmento do texto: A reforma tributria no pode ser realizada, na verdade, para livrar o oramento da sangria dos juros exorbitantes, embora enfeitada com os argumentos apelativos, tanto da simplificao fiscal para todo o empresariado quanto do milagre fiscal da multiplicao dos empregos para os mais despossudos.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A orao concessiva do primeiro perodo manteria a correo e no ficaria alterado o sentido geral do texto se estivesse assim redigida: a despeito de vir envolta em argumentos apelativos. Comentrio: A orao subordinada adverbial concessiva iniciada na linha 2 encontra-se desenvolvida. Perceba a conjuno embora e podemos subentender o verbo auxiliar esteja: embora (esteja) enfeitada com os argumentos apelativos O vocbulo enfeitada tem valor contextual de envolvida, ornada. Por isso, pode ser substituda por envolta (=envolvida). A banca, na realidade, queria que o candidato percebesse a transformao da orao desenvolvida em reduzida, com a observao da locuo prepositiva a despeito de, que tambm tem sentido adverbial concessivo e fora o verbo ao infinitivo (vir). Gabarito: C Questo 34: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 Assinale a opo que, ao preencher a lacuna, torna o texto incoerente. O princpio da igualdade tributria deve ser realizado por meio de um critrio estabelecido pela prpria Constituio brasileira a capacidade contributiva , que consiste em graduar os tributos de acordo com a riqueza de cada contribuinte, de modo que os ricos paguem mais, e os pobres paguem menos. Em outros termos, a capacidade contributiva a ferramenta que fornece a medida para comparaes, isto , para distinguir os iguais e os desiguais. _______________________ no legtimo que pessoas com a mesma capacidade contributiva (mesma renda) sejam tributadas de forma distinta, com alquotas diferenciadas em funo da natureza da renda ou do local em que esta foi produzida.
(www.unafisco.org.br)

a) Ela necessria conquanto b) Esse critrio refora a idia de que c) Tal instrumento fundamenta-se no consenso de que d) Justifica-se sua adoo porquanto e) Para a consolidao desse critrio partiu-se da constatao de que
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

38

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Comentrio: Questo simples, rpida e prtica. Basta voc observar que a conjuno adverbial concessiva exige verbo no subjuntivo (neste caso, seja). O verbo est no modo indicativo e sintaticamente impede a utilizao de tal conjuno. Alm disso, semanticamente, percebemos que o contexto no admite um contraste. Inserindo as expresses das demais alternativas, percebemos que esto coerentes com o contexto. Gabarito: A Questo 35: SUSEP 2006 Agente Executivo Fragmento do texto: Para esses pensadores, o Estado seria o apogeu do desenvolvimento moral, substituiria a famlia, e com o direito produzido, racional, imparcial e justo, substituiria a conscincia tica dos indivduos, que, embora retificadora da ao humana, se revelaria, na prtica, invivel, por ser incoercvel.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O termo embora(.4) pode, sem prejuzo para a correo gramatical do perodo, ser substitudo por conquanto. Comentrio: A conjuno conquanto tem valor adverbial concessivo, assim como a conjuno embora. Portanto, a afirmativa est correta. Gabarito: C 5. Comparativas: representam o segundo termo de uma comparao e se expressam de trs formas, com as conjunes como, (tal) qual, tal e qual, assim como, (tal) como, (to ou tanto) como, (mais) que ou do que, (menos) que ou do que, tanto quanto, que nem, feito (=como, do mesmo modo que), o mesmo que (=como): I com verbo expresso: A preguia gasta a vida como a ferrugem consome o ferro. Como a flor se abre ao sol, assim minha alma se abriu luz daquele olhar. A praia tal qual voc descreveu. (tal como) II com o predicado ou verbo subentendido: A luz mais veloz do que o som. (do que o som ) O leopardo to gil quanto a ona. (quanto a ona ) Ele corre feito uma gazela. Nas estruturas comparativas de superioridade e inferioridade (com verbos expressos ou no), a palavra do opcional. Cantava mais do que trabalhava. Cantava mais que trabalhava.
Com verbo expresso. Verbo subentendido

Os mais magros correm mais do que os mais cheinhos. Os mais magros correm mais que os mais cheinhos. III como comparao hipottica (uso da conjuno se): O homem parou perplexo, como se esperasse um guia.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

39

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 36: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: Como os sacerdotes de antigamente, economistas tm a misso de explicar o inexplicvel como o dinheiro tudo e nada ao mesmo tempo, por que falta dinheiro se dinheiro papel impresso, ou se a quantidade de santinhos muda o tamanho do milagre.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Desrespeita a coerncia ou correo gramatical trocar a conjuno Como(.1) por Qual. Comentrio: O conectivo Qual tem o mesmo valor de Tal qual ou Como, por terem valor adverbial comparativo. Por isso, podemos realizar a substituio sem prejuzo da coerncia ou da correo gramatical. Gabarito: E Questo 37: Analista do Banco Central do Brasil 2002 Fragmento do texto: Livro tem comeo, meio e fim. Como a vida. As grandes narrativas favorecem a nossa viso histrica e criam o caldo de cultura no qual brotam as utopias. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A substituio proposta para o trecho sublinhado prejudica a correo gramatical do texto: Livro tem comeo, meio e fim, do mesmo modo que a vida. Comentrio: Antes de comentar a questo em si, perceba que a orao Como a vida subordinada adverbial comparativa, pois podemos subentender o verbo tem em sua estrutura: como a vida tem. Por ser uma estrutura subordinada, no caberia essa informao ser veiculada em um perodo simples (Como a vida). Esta estrutura depende da orao principal para fazer sentido. Assim, de acordo com a formalidade da lngua, deveria haver um perodo composto. Veja: Livro tem comeo, meio e fim, como a vida. O que a banca fez foi incitar o candidato a perceber essa estrutura e reorganiz-la em perodo composto. Assim, a substituio de como por do mesmo modo que preserva o sentido comparao de igualdade. A forma original do texto foi um estilo usado pelo autor. Isso muito encontrado na linguagem jornalstica, literria, ou seja, em textos com liberdade de expresso estilstica. Por isso, no podemos condenar esse uso. A banca simplesmente nos chamou a ateno quanto possibilidade de trazer ao estilo objetivo, formal, como o que voc ter de desenvolver nas questes abertas desta prova. Gabarito: E Questo 38: SUSEP 2006 Agente Executivo Fragmento do texto: A concepo moderna de Estado tem razes no pensamento tico de Kant e de Hegel e o apresenta como uma realizao da idia moral, para o primeiro, ou como a substncia tica consciente de si mesma, para o segundo.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A insero de sendo aps como(.2) mantm a correo gramatical do


Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

40

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR perodo. Comentrio: A expresso como uma realizao da idia moral, para o primeiro, ou como a substncia tica consciente de si mesma, para o segundo tem valor adverbial de modo. Assim, temos o adjunto adverbial de modo. Esse valor de modo tem uma aproximao semntica com a comparao. A Norma Gramatical Brasileira no admite a orao adverbial de modo, somente o adjunto adverbial com esse valor. Assim, ao inserir o verbo no gerndio sendo, passamos a ter uma orao subordinada adverbial comparativa reduzida de gerndio. Veja: como sendo uma realizao da idia moral, para o primeiro, ou como a substncia tica consciente de si mesma, para o segundo. Esta orao subordinada adverbial comparativa tem o sentido de hiptese que especificamos anteriormente no item III. Veja, agora, na forma desenvolvida: como se fosse uma realizao da idia moral, para o primeiro, ou como a substncia tica consciente de si mesma, para o segundo. A segunda conjuno como passa a ter subentendida a mesma expresso: como se fosse uma realizao da idia moral, para o primeiro, ou como (se fosse) a substncia tica consciente de si mesma, para o segundo. O mesmo ocorre com a reduzida: como sendo uma realizao da idia moral, para o primeiro, ou como (sendo) a substncia tica consciente de si mesma, para o segundo. Por isso, a questo est correta. Gabarito: C 6. Conformativas: exprimem acordo ou conformidade de um fato com outro. Suas conjunes so: como, conforme, segundo, consoante. Geralmente usada para reforar argumento. A orao principal a declarao feita pelo autor e a orao subordinada adverbial conformativa a base de sustentao do argumento, muito marcado por leis, regulamentos, fala de especialistas, etc. Esse valor adverbial vastamente explorado como argumento de autoridade: Como disse o prefeito, o IPTU vai subir 5% este ano. Digo essas coisas por alto, segundo as ouvi contar. (Machado de Assis) Conforme prev o artigo 37 da CF, o servio pblico impessoal. Consoante opinam alguns, a histria se repete. 7. Proporcionais: iniciam ideia de proporo, com as locues conjuntivas proporo que, medida que, ao passo que, quanto mais ... tanto mais, quanto mais ... tanto menos, quanto menos ... tanto menos, quanto menos ... tanto mais, quanto mais ... mais, quanto menos ... menos, tanto ... quanto (como). Os alunos respondiam, medida que eram chamados.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

41

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR proporo que subiam a montanha, o ar ia ficando rarefeito. O valor do salrio, ao passo que os preos sobem, vai diminuindo. Tanto gostava de um quanto aborrecia o outro. No so corretas as locues medida em que, na medida que, a medida que, com valor de proporo, cabendo apenas medida que. Outro detalhe, no h crase em locues conjuntivas de outro valor, somente h nas proporcionais: medida que e proporo que. Vimos que a locuo conjuntiva na medida em que causal. Ela pode tambm fazer parte de estrutura oracional adjetiva. Compare todas: medida que os anos passam, as minhas possibilidades diminuem.
orao subordinada adverbial proporcional + orao principal

"O Brasil exportou mais na medida em que a indstria e a pecuria esto fortalecidas."
orao principal + orao subordinada adverbial causal

A expanso da lavoura algodoeira no pde produzir-se em So Paulo na mesma medida em que se produziu noutras terras.
orao principal + orao subordinada adjetiva restritiva

Observao: A locuo conjuntiva ao passo que deve receber especial ateno, pois pode agregar trs valores semnticos distintos. Ela possui valor de tempo concomitante e se estende proporo (que tambm possui a concomitncia temporal) e oposio (pois tambm pode agregar, alm do valor de tempo concomitante, o de adversidade): Subordinada adverbial proporcional: Pequenos cogumelos, ao passo que devoram os tecidos dos insetos, semeiam os seus esporos mortais. (= proporo que) Subordinada adverbial temporal: Ela dormia, ao passo que o professor dissertava. (= enquanto) Coordenada adversativa: feia, ao passo que a irm bonita. (= mas) Deve-se entender, antes de tudo, que esta locuo conjuntiva transmite tempo concomitante e, dependendo do contexto, transmite os outros dois valores semnticos. Perceba que a proporo se d com uma ideia de evoluo temporal, os processos verbais vo se acumulando, progredindo temporalmente, de forma diferente dos outros valores semnticos. Questo 39: Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional 1998 Escreva diante de cada texto, adaptado de Aliomar Baleeiro, o nmero do operador lgico abaixo que preenche corretamente a lacuna: ( ) caracterstica da taxa a especializao do servio em proveito direto ou por ato do contribuinte, ____________, na aplicao do imposto, no se procura apurar se h qualquer interesse, direto ou indireto, por parte de quem o paga. ( ) Em 1896, Amaro Cavalcnti ponderava que a palavra taxa, sem embargo
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

42

( ) ( )

( ) ( ) ( )

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR de ser igualmente usada como sinnimo geral de impostos, no devia ser assim entendida ou empregada; ________________, na sua acepo prpria, designa o gnero de contribuio que os indivduos pagam por um servio diretamente recebido. O pagamento das taxas facultativo; , por assim dizer, o preo do servio obtido e _____________ em que cada um o exige ou dele tira proveito. As taxas se devem revestir sempre do carter de contraprestao inerente a essa espcie de tributos. Ao adotar-se interpretao outra, malograr-seo todas as cautelas da Constituio, que estabeleceu e quer uma rgida discriminao de competncia, ___________, prevendo a reedio de velhos abusos fiscais mascarados com o nome de taxas, preceituou proibio inequvoca. As despesas de administrao da justia poderiam ser pagas convenientemente por uma contribuio particular, __________ que a ocasio o exigisse. Enquanto pelas taxas, o indivduo procura obter um servio que lhe til pessoalmente, o Estado, _____________, procura, pelo imposto, os meios de satisfazer as despesas necessrias da administrao. Os clssicos, assim como os contemporneos, no divergem sobre a noo bsica de taxa, ___________ se separem acerca de outros pontos acessrios. embora ao passo que medida tanto assim que na medida visto como ao contrrio

(1) (2) (3) (4) (5) (6) (7)

A sequncia numrica correta : a) 6, 5, 1, 3, 4, 7, 2 b) 2, 5, 6, 7, 4, 3, 1 c) 1, 7, 5, 4, 2, 3, 6 d) 1, 3, 2, 6, 5, 7, 4 e) 2, 6, 5, 4, 3, 7, 1 Comentrio: Este tipo de questo deve ser realizado por eliminao das expresses confirmadamente erradas. Sejamos prticos: a locuo verbal procura apurar impede o uso da conjuno embora, a qual exige verbo no subjuntivo; as expresses medida, na medida devem ser completadas por que e em que, respectivamente. Assim, j eliminamos as alternativas (C) e (D). Alm disso, o contexto nos mostra que a orao no se procura apurar se h qualquer interesse, direto ou indireto, por parte de quem o paga tem relao contrastante com a anterior. Assim, o melhor conectivo seria ao passo que: caracterstica da taxa a especializao do servio em proveito direto ou por ato do contribuinte, ao passo que, na aplicao do imposto, no se Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 43

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR procura apurar se h qualquer interesse, direto ou indireto, por parte de quem o paga. Mesmo assim, conservemos as demais alternativas. A segunda lacuna tambm no pode ser preenchida pelos conectivos medida ou na medida, pois dependem da conjuno que e da expresso em que, respectivamente. Por isso, podemos eliminar as alternativas: (A) e (B), pois a (D) j havia sido eliminada anteriormente. Assim, j sabemos que a alternativa correta a (E), mas devemos confirmar. Agora, fica mais fcil. Basta acompanhar a sequncia da alternativa (E) e confirm-la. Veja: caracterstica da taxa a especializao do servio em proveito direto ou por ato do contribuinte, ao passo que, na aplicao do imposto, no se procura apurar se h qualquer interesse, direto ou indireto, por parte de quem o paga. (coordenada adversativa) Em 1896, Amaro Cavalcnti ponderava que a palavra taxa, sem embargo de ser igualmente usada como sinnimo geral de impostos, no devia ser assim entendida ou empregada; visto como, na sua acepo prpria, designa o gnero de contribuio que os indivduos pagam por um servio diretamente recebido. (subordinada adverbial causal) O pagamento das taxas facultativo; , por assim dizer, o preo do servio obtido e na medida em que cada um o exige ou dele tira proveito. (subordinada adverbial causal) As taxas se devem revestir sempre do carter de contraprestao inerente a essa espcie de tributos. Ao adotar-se interpretao outra, malograr-se-o todas as cautelas da Constituio, que estabeleceu e quer uma rgida discriminao de competncia, tanto assim que, prevendo a reedio de velhos abusos fiscais mascarados com o nome de taxas, preceituou proibio inequvoca. (subordinada adverbial consecutiva) As despesas de administrao da justia poderiam ser pagas convenientemente por uma contribuio particular, medida que a ocasio o exigisse. (subordinada adverbial proporcional) Enquanto pelas taxas, o indivduo procura obter um servio que lhe til pessoalmente, o Estado, ao contrrio, procura, pelo imposto, os meios de satisfazer as despesas necessrias da administrao. (oposio) Os clssicos, assim como os contemporneos, no divergem sobre a noo bsica de taxa, embora se separem acerca de outros pontos acessrios. (subordinada adverbial concessiva) Note que a conjuno embora seguida de um verbo no modo subjuntivo: separem. Gabarito: E 8. Finais: indicam finalidade, objetivo, com as locues conjuntivas: para que, a fim de que, que (= para que), porque (= para que): Afastou-se depressa, para que no o vssemos. Viemos aqui a fim de que realizssemos um acordo. Fiz-lhe sinal que se calasse. (Machado de Assis) Fez tudo porque eu no obtivesse bons resultados.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

44

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Muito utilizada a forma reduzida de infinitivo: Suportou todo tipo de humilhao para obter o visto americano. Questo 40: Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paran 2003 Assinale a opo incorreta para preencher as lacunas do texto abaixo. O Tribunal ________1__________intensificar a cooperao e o intercmbio de informaes com rgos e entidades nacionais, em especial os de controle de despesas pblicas, _____2_____ aprimorar tcnicas e procedimentos de fiscalizao, _______3_______, no caso dos Tribunais de Contas dos Estados e dos Municpios, com o intuito de desenvolver aes conjuntas de auditoria.
www.tcu.gov.br - Relatrio de atividades do tcu /97

1 2 3 a) tem procurado a fim de como tambm b) vem procurando afim de mas tambm c) est procurando com o objetivo de e tambm d) procura com o fim de mas tambm e) busca para bem como Comentrio: Este tipo de questo deve ser preenchido, eliminando-se as expresses comprovadamente erradas. A primeira lacuna admite qualquer dos verbos das alternativas. A lacuna 2 deve ser preenchida por conectivo adverbial de finalidade. A nica alternativa errada a (B), pois afim deve ficar separado (a fim). A palavra afim tem relao com o substantivo afinidade: uma atitude educada afim com uma atitude cidad, isto , uma tem afinidade com outra. Esse sentido no est no texto, cabendo somente a finalidade. Por isso, a alternativa incorreta a (B). Veja que a lacuna 3 ser corretamente preenchida por qualquer das alternativas. Gabarito: B Questo 41: SUSEP 2006 Analista Tcnico Fragmento do texto: Ou seja, depois de afligir as classes mais baixas, a crise agora bateu s portas da classe mdia e mdia alta. H vrios motivos para que isso esteja acontecendo. Para comeo de conversa, hoje h mais pessoas qualificadas no mercado 14,6% dos empregados do pas tm diploma.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Julgue a reescrita de trecho do texto quanto preservao de sua correo gramatical e coerncia textual: para que isso esteja acontecendo(.2,3) / para tal crise estar acontecendo Comentrio: A questo apenas cobrou o conhecimento de transformao de uma orao subordinada adverbial de finalidade desenvolvida (para que isso esteja acontecendo) em reduzida de infinitivo (para tal crise estar acontecendo). Para isso, bastou retirar da locuo conjuntiva para que a conjuno que, o que resultou na substituio do verbo conjugado no presente do subjuntivo (esteja) pelo infinitivo (estar). Alm disso, note que isso e tal tm o mesmo sentido. Por tudo isso, a questo est correta.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

45

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Gabarito: C Questo 42: SUSEP 2006 Analista Tcnico Fragmento do texto: A concorrncia constitui ingrediente fundamental do crescimento. Sem concorrncia no h inovao, e sem inovao no h crescimento sustentado. O Brasil acordou na questo da concorrncia. Agora preciso dot-la de recursos adequados e implement-la de acordo com as especificidades do pas. Na defesa da concorrncia, como de resto em vrias reas da poltica pblica, preciso copiar um clich do mundo corporativo multinacional: manter a viso global sem perder o enfoque local.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Julgue a alterao proposta para o texto que resulta em incoerncia da argumentao ou incorreo gramatical. Desconsidere os necessrios ajustes nas letras maisculas e minsculas: Insero de Embora antes de Na defesa(.5). Comentrio: A conjuno embora adverbial concessiva, mas o contexto no transmite esse valor. Perceba que se entende que preciso copiar um clich (...) para se defender a concorrncia. Assim, a expresso Na defesa da concorrncia, como de resto em vrias reas da poltica pblica um adjunto adverbial de finalidade, e no uma orao adverbial concessiva. Como a questo afirmou que haveria incoerncia, est correta. Gabarito: C 9. Temporais: indicam o tempo em que se realiza o fato expresso na orao principal, podendo ser um tempo geral, concomitante, antes ou depois de um referente. Suas conjunes: quando, enquanto, logo que, mal (= logo que), sempre que, assim que, desde que, antes que, depois que, at que, agora que, ao mesmo tempo que, toda vez que. No fale enquanto come. Mal voc saiu, ela chegou. S voltou a jogar quando se sentiu bem. Assim que chegou, foi para a cozinha. A forma reduzida tambm muito utilizada: Terminada a festa, todos foram embora. Questo 43: Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional 1998 Fragmento do Texto: A anlise comparada permite estabelecer a pauta necessria para as reformas tributrias no Brasil, ao pr em evidncia as divergncias de nosso sistema relativamente ao padro tributrio dominante.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A vrgula linha 2 necessria para que se d nfase circunstncia de causalidade expressa pela orao reduzida. Comentrio: A vrgula na linha 2 inicia a orao subordinada adverbial temporal (e no causal) reduzida de infinitivo ao pr em evidncia as divergncias de nosso sistema relativamente ao padro tributrio dominante. Como esta orao se encontra aps a orao principal, a vrgula facultativa. Assim, a afirmativa est errada. Gabarito: E
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

46

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 44: Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional 1996 Indique o conjunto de elementos sequencializadores que, preenchendo as lacunas, na ordem dada, confere coeso ao texto: Em menos de trs dcadas, o Brasil foi capaz de transformar o seu extenso contingente de mo-de-obra rural, com poucos laos de assalariamento, em um amplo mercado de trabalho urbano. Em 1940, cerca de 2/3 da populao residia na zona rural e 1/3 na cidade, _______ , em 1980, essa proporo j havia se invertido. A concentrao industrial nas regies Sul e Sudeste favoreceu os movimentos migratrios, _______ a ausncia de mecanismos de garantia de renda e a secular concentrao da posse da terra estimularam ainda mais o xodo rural. A brutal transferncia inter-regional de populao o trao mais evidente da violncia social ocorrida no campo. O enorme crescimento do mercado de trabalho urbano tornou-se um importante elemento de presso para o rebaixamento dos salrios e para a abertura do leque salarial. A formao de um mercado geral para trabalhadores de baixa ou nenhuma qualificao combinada existncia de indstrias com distintos nveis de produtividade e, _______ , capacidade diferenciada de pagamento de salrios, levaram constituio de uma ampla base de trabalhadores mal remunerados, o que favoreceu o aumento da disparidade entre os menores e os maiores salrios.
(Fonte: Correio Braziliense, 02.09.95)

A) ainda que, enquanto que, portanto B) mas, ao passo que, contudo C) embora, portanto, todavia D) sendo que, enquanto, portanto E) contudo, posto que, da Comentrio: A primeira lacuna deve ser preenchida com conectivo de valor contrastante. Mas os conectivos adverbiais concessivos ainda que e embora, apesar de possurem esse valor contrastante, no cabem neste contexto, porque exigem verbo no modo subjuntivo. Note que a locuo verbal havia se invertido encontra-se no modo indicativo. Basta substituir para perceber que tais conectivos no transmitem coerncia. Assim, eliminamos as alternativas (A) e (C). As demais alternativas preenchem corretamente esta lacuna. A segunda lacuna inicia uma informao que confirma a anterior, dandolhe uma sequncia, e no um contraste, como apresenta a alternativa (E), por meio da locuo conjuntiva concessiva posto que. Tambm no cabe a locuo conjuntiva ao passo que, a qual, nesta estrutura sinttica, aproximase do valor adversativo. Por isso, eliminamos as alternativas (B) e (E). Assim, j sabemos que a alternativa correta a (D), mas devemos prosseguir utilizando-a como base. A terceira lacuna inicia orao de valor conclusivo, por isso est correta a conjuno portanto. Gabarito: D

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

47

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Comentrio do autor (oraes intercaladas) Alm das oraes coordenadas, vistas no incio da aula, tambm so estruturas independentes as oraes intercaladas. Elas no fazem parte do grupo de oraes coordenadas, pois so inseres feitas pelo autor, com desprendimento sinttico, por isso podem ser separadas por vrgula, travesso ou parnteses. Essa estrutura tambm chamada de expresso parenttica ou comentrio do autor e transmite certos valores semnticos: a) advertncia: esclarece um ponto que o falante julga necessrio: Em 1945 isto aconteceu no dia do meu aniversrio conheci um dos meus melhores amigos. b) opinio: o falante aproveita a ocasio para opinar: D. Benta (malvada que era) dizia que a sua doena impedia a brincadeira da garotada. (Machado de Assis) c) desejo: o falante aproveita a ocasio para exprimir um desejo, bom ou mau: Jos Deus o conserve assim! conquistou o primeiro lugar da classe. d) escusa: o falante se desculpa: Pouco depois retirou-se: eu fui v-la descer as escadas, e no sei por que fenmenos de ventriloquismo cerebral (perdoem-me os filsofos essa frase brbara) murmurei comigo... (Machado de Assis) e) permisso: o falante solicita algo: Meu esprito (permita-me aqui uma comparao de criana), meu esprito era naquela ocasio uma espcie de peteca. (Machado de Assis) f) ressalva: o falante faz uma limitao generalidade de um enunciado: Ele, que eu saiba, nunca veio aqui. Cobia de ctedras e borlas que, diga-se de passagem, Jesus Cristo repreendeu severamente aos fariseus. (Camilo Castelo Branco) Os livros, pode-se bem dizer, so o alimento do esprito. g) esclarecimento, sntese ou concluso do que foi enunciado: A razo clara: achava a sua conversao menos insossa que a dos outros homens. (Machado de Assis) No era desgosto: era cansao e vergonha (Cochat Osrio) Eu em sua igreja no mando: s assisto e apoio (S. de Mello Breyner

Andressen)

Esses comentrios do autor, ao longo do texto, so muito vistos em diversos gneros (jornalsticos, protocolares, tcnicos etc). A banca no quer que voc decore os valores semnticos, mas apenas perceba que houve uma insero do autor, a fim de completar a informao, chamar a ateno do leitor, dar mais subsdios extras para melhor compreenso do texto, etc. Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 48

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR s vezes, podemos encontrar um dos valores coordenados ou subordinados adverbiais, vistos nesta aula, em um comentrio do autor, e isso ficar bem marcado, pois o autor vai enfatiz-lo por meio de vrgula(s), parnteses, dois-pontos ou travesses, como vimos nos exemplos anteriores. Questo 45: Analista de Finanas e Controle - CGU 2008 Fragmento do texto: preciso que sejam adotadas medidas indispensveis para dar continuidade ao crescimento, entre elas os investimentos necessrios nossa infra-estrutura1 (energia eltrica, portos, rodovias e ferrovias), a melhoria no nvel da educao, aprovao das reformas tributria, sindical, previdenciria e trabalhista e a desburocratizao dos servios pblicos. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A substituio dos parnteses (. 3) por travesses prejudicaria a correo gramatical do perodo. Comentrio: Veja que a expresso entre parnteses uma insero do autor que enumera elementos que exemplificam infraestrutura. Isso torna o texto mais claro. A substituio dos parnteses por travesses mantm a correo gramatical. Como a questo afirmou que haveria prejuzo gramatical, est errada. Gabarito: E Questo 46: ANEEL - Analista 2006 Fragmento do Texto: Tratava-se de uma famlia musical: o pai, Leopold, era exmio violinista, a irm, mais velha, Nannerl, tocava cravo. Mas talentoso era mesmo Wolfgang, e talento precoce. Aos quatro anos, tambm tocava cravo, e depois rgo, piano e violino.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A vrgula antes do e, no perodo Mas talentoso era mesmo Wolfgang, e talento precoce, facultativa, uma vez que tem seu emprego justificado por razes estilsticas. Comentrio: Veja que a expresso aditiva e talento precoce uma considerao parte do autor, o seu comentrio a respeito de Wolfgang. Por ser uma estrutura extratexto, isto , uma insero a mais do autor, sem enquadramento sinttico, a vrgula no pode ser retirada. Gabarito: E Questo 47: Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paran 2003 Fragmento do texto: Monteiro Lobato, ao afirmar que "um pas se faz com homens e livros", por certo indicou o caminho das pedras queles que, descuidadamente, promovem a histria sem a preocupao de seu registro e que, por consequncia, legam ao p do esquecimento tudo o que foi feito certo ou errado ou deixado de fazer. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) Se os travesses (.5) forem substitudos por vrgulas, o perodo permanece gramaticalmente correto. Comentrio: Note que a expresso certo ou errado uma insero do
1

Aps a Nova Reforma Ortogrfica, este vocbulo perdeu o hfen: infraestrutura.

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

49

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR autor, seu comentrio. Assim, os travesses podem ser substitudos por vrgulas. Gabarito: C Questo 48: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2005 No texto abaixo foram substitudos sinais de pontuao por nmeros. Assinale a sequncia de sinais de pontuao que devem ser inseridos nos espaos indicados para que o texto se torne coerente e gramaticalmente correto. Desconsidere a necessidade de transformar letras minsculas em maisculas. Os seres humanos sofrem sempre conflitos de interesse com os ressentimentos, faces, coalizes e instveis alianas que os acompanham(1) no entanto, o que mais interessa nesses fenmenos conflituosos no o quanto eles nos separam, mas quo frequentemente eles so neutralizados, perdoados e desculpados. Nos seres humanos(2) com seu extraordinrio dom narrativo, uma das principais formas de manuteno da paz o dom humano de apresentar(3) dramatizar e explicar as circunstncias atenuantes em torno de violaes que ameaam introduzir conflito na habitualidade da vida(4) o objetivo de tal narrativa no reconciliar, no legitimar, nem mesmo desculpar, mas antes(5) explicar.
(Jerome Bruner. Atos de significao, com adaptaes)

(1) (2) (3) (4) (5) a) ; , . : , b) ; ; . ; c) , ; ; : d) . , ; ; : e) . , , . , Comentrio: Note que a questo informou que devemos desconsiderar as letras iniciais maisculas e minsculas. Isso muito importante. Como a lacuna 1 marca o incio de uma orao coordenada adversativa, pode ser preenchida por ponto e vrgula, vrgula ou ponto final. Na lacuna 2, a expresso Nos seres humanos um adjunto adverbial que se encontra antecipado. Assim, no deve ser separado por travesso, nem por ponto e vrgula, apenas pela vrgula. Por isso, podemos eliminar as alternativas (B) e (C). Na lacuna 3, os verbos apresentar, dramatizar e explicar esto enumerados. Assim, os dois primeiros no devem ser separados por travesso, nem por ponto final, nem por ponto e vrgula, apenas pela vrgula, pois h enumerao sem diviso interna. Por isso, podemos eliminar as alternativas (A) e (D), pois a (B) e (C) j haviam sido, sobrando a (E) como correta. Basta, agora, acompanhar a pontuao sugerida por esta alternativa para confirmao. A lacuna 4 inicia novo perodo. Por isso, deve ser preenchida pelo ponto final. A lacuna 5 separa a expresso mas antes por meio de vrgula. Gabarito: E

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

50

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 49: Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional 1998 Indique o perodo com pontuao incorreta. a) Qualquer que seja a condio observada seja positiva ou negativa nas auditorias, constitui ela a premissa bsica sobre a qual se fundamenta a descoberta de um fato. b) Esse fato, em geral, uma condio observada por auditores, em casos em que parece possvel reduzir os custos ou melhorar os resultados de programas. c) "Observar" usado aqui em sentido amplo, abrangendo no somente o que os auditores vem, mas o que depreendem de debates, anlises e outras tcnicas. d) O planejamento para execuo de auditorias operacionais, normalmente comea com a identificao de um fato a ser descoberto. e) Assim, esse deve ser o ponto central da elaborao de planos para realizao da auditoria e coleta das informaes necessrias. Comentrio: A alternativa (A) est correta, pois a expresso seja positiva ou negativa um comentrio do autor, por isso est separado por travesses. A vrgula aps o substantivo auditorias ocorre por se entender que a estrutura Qualquer que seja a condio observada seja positiva ou negativa nas auditorias tem natureza adverbial e se encontra antecipada. A alternativa (B) est correta, pois a expresso em geral adverbial e por isso est separada por dupla vrgula. A expresso em casos tambm adverbial e por isso est antecipada de vrgula. A alternativa (C) est correta, porque as aspas em Observar transmitem nfase ao vocbulo, o qual ser explicado posteriormente. A vrgula normalmente utilizada antecipando oraes reduzidas de gerndio, como a que ocorre antes de abrangendo. A vrgula que separa a expresso correlativa de adio no somente (...), mas facultativa, por isso seu uso est correto. A ltima vrgula separa corretamente os substantivos enumerados debates e anlises. A alternativa (D) a errada, pois o advrbio normalmente, por ser entendido como pequena extenso (apenas uma palavra), pode at ficar sem vrgulas, mas nunca pode ficar apenas com uma. Veja a correo: O planejamento para execuo de auditorias operacionais, normalmente, comea com a identificao de um fato a ser descoberto. O planejamento para execuo de auditorias operacionais normalmente comea com a identificao de um fato a ser descoberto. A alternativa (E) est correta, pois o advrbio Assim funciona como conectivo de concluso. Quando tal conectivo inicia perodo ou pargrafo de valor conclusivo, recomenda-se o uso da vrgula. Gabarito: D

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

51

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR O que devo tomar nota como mais importante? Esquema do perodo composto por coordenao ______________________ e ____________________. (aditiva) ______________________, mas _________________. (adversativa) ______________________ ou ___________________. (alternativa) ______________________, portanto ______________. (conclusiva) ______________________, pois _________________. (explicativa)
orao inicial orao coordenada sindtica

Perodo composto por coordenao Principais conjunes e seus valores semnticos (coordenadas) 1) Aditivas: e, nem, tampouco, no s...mas tambm, no s...como tambm, seno tambm, tanto...como. 2) Adversativas: mas, porm, contudo, todavia, entretanto, no entanto. 3) Alternativas: ou, ou...ou, ora...ora, j...j, quer...quer. 4) Conclusivas: logo, portanto, por conseguinte, pois (colocada depois do verbo), por isso, ento, assim, em vista disso. 5) Explicativas: porque, pois(anteposto ao verbo), porquanto, que. Principais conjunes e seus valores semnticos (subordinadas)

1) Causais: com as conjunes: porque, pois, que, como (quando a orao adverbial estiver antecipada), j que, visto que, desde que, uma vez que, porquanto, na medida em que, que, etc: 2) Consecutivas: I - conjuno que precedida de tal, to, tanto, tamanho. II locues conjuntivas de maneira que, de jeito que, de ordem que, de sorte que, de modo que, etc: 3) Condicionais: Alm das conjunes condicionais se e caso, h tambm as locues conjuntivas contanto que, desde que, salvo se, sem que (=se no), a no ser que, a menos que, dado que. 4) Concessivas: As conjunes so: embora, conquanto, que, ainda que, mesmo que, ainda quando, mesmo quando, posto que, por mais que, por muito que, por menos que, se bem que, em que (pese), nem que, dado que, sem que (=embora no). 5) Comparativas: representam o segundo termo de uma comparao e se expressam de trs formas, com as conjunes como, (tal) qual, tal e qual, assim como, (tal) como, (to ou tanto) como, (mais) que ou do que, (menos)
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

52

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR que ou do que, tanto quanto, que nem, feito (=como, do mesmo modo que), o mesmo que (=como): 6) Conformativas: Suas conjunes so: como, conforme, segundo, consoante. 7) Proporcionais: Suas locues conjuntivas so: proporo que, medida que, ao passo que, quanto mais ... tanto mais, quanto mais ... tanto menos, quanto menos ... tanto menos, quanto menos ... tanto mais, quanto mais ... mais, quanto menos ... menos, tanto ... quanto (como). 8) Finais: indicam finalidade, objetivo, com as locues conjuntivas: para que, a fim de que, que (= para que), porque (= para que): 9) Temporais: Suas conjunes: quando, enquanto, logo que, mal (= logo que), sempre que, assim que, desde que, antes que, depois que, at que, agora que, ao mesmo tempo que, toda vez que. Esquema das possveis construes da enumerao com diviso interna:
1.1 1.2 2.1 2.2 4.1 4.2

____ e_____, ____e____, _________, ____ e ____, _________ e _________.


1
1.1 1.2 2.1

2
2.2

3
4.1

4
4.2

____ e_____, ____e____, _________, ____ e ____, _________, e _________.


1
1.1 1.2 2.1

2
2.2

3
4.1

4
4.2

____ e_____; ____e____; _________; ____ e ____; _________ e _________.


1
1.1 1.2 2.1

2
2.2

3
4.1

4
4.2

____ e_____; ____e____; _________; ____ e ____; _________; e _________.


1 2 3 4 5 6

Observao: Ao longo da aula, voc deve ter percebido nas questes palavras como idia, assemblia, vem, vo todas com acento. Tambm deve ter percebido muitas palavras ainda com trema. Na poca de algumas provas (antes de 2009), esses acentos e o trema eram aceitos. Mas, com a Nova Reforma Ortogrfica, eles foram suprimidos; porm, preferi deix-los para evitar mudar o contedo original da prova, ok?!!!! Teremos uma aula para comentar essas mudanas. At nosso prximo encontro! Grande abrao. Terror
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

53

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Lista de questes Questo 1: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: O prprio conceito de liberdade redefine-se atravs dos sculos, de acordo com as circunstncias histricas e o desenvolvimento das foras econmicas. E a liberdade, no mundo atual, s existir de fato quando assentada na segurana e em funo da igualdade. que a verdadeira democracia, j o disse Turner, o direito do indivduo de compartilhar as decises que respeitam a sua vida e da ao necessria execuo de tais decises.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Por se tratar de uma citao, as regras gramaticais admitem que o perodo entre aspas (. 5 a 7) seja precedido do sinal de dois pontos, em lugar de vrgula; e, nesse caso, as aspas podem ser retiradas. Questo 2: Secretaria da Fazenda-SP 2009 Analista POFP Fragmento do texto: Motoristas dispostos a tudo mostram sua estupidez e total falta de responsabilidade: trafegam em alta velocidade, fazem ultrapassagens inconvenientes, andam pelo acostamento, usam faris altos e frequentemente dirigem alcoolizados.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O emprego de sinal de dois-pontos aps responsabilidade (.2) justifica-se por anteceder uma citao de outro texto. Questo 3: Analista de Finanas e Controle - CGU 2008 Fragmento do texto: Com presena internacional crescente, um quadro geral propcio na economia, iniciativas relevantes, dinamismo real em vrios setores e sendo objeto de apostas favorveis para um futuro visvel por parte de analistas presumidamente competentes e distantes da briga poltica domstica e da correspondente atribuio de culpas e mritos, dir-se-ia que a promessa do pas comea a cumprir-se. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) As vrgulas aps crescente (.1), economia (. 2) e relevantes (. 2) tm a mesma justificativa gramatical. Questo 4: SUSEP 2006 Agente Executivo Fragmento do texto: Na compreenso marxista de Estado, esse um mecanismo controlador dos cidados comuns, das relaes de propriedade, do regime de alternncia dos seus poderes polticos.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

As vrgulas aps comuns(.2) e propriedade(.2) tm a mesma justificativa gramatical. Questo 5: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: Para os iconoclastas, dinheiro a base das relaes sociais do mundo capitalista, a rede que organiza a sociedade.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Desrespeita a coerncia ou correo gramatical trocar a vrgula da linha 2 pela


Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

54

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR conjuno e. Questo 6: Secretaria da Fazenda-SP 2009 Analista POFP Fragmento do texto: Motoristas dispostos a tudo mostram sua estupidez e total falta de responsabilidade: trafegam em alta velocidade, fazem ultrapassagens inconvenientes, andam pelo acostamento, usam faris altos e frequentemente dirigem alcoolizados.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O emprego de vrgulas nas linhas 2 e 3 justifica-se porque isolam elementos de mesma funo gramatical componentes de uma enumerao. Questo 7: Analista do Banco Central do Brasil 2001 Fragmento do texto: O Programa de Estmulo Reestruturao e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional - Proer est dando lucro para os cofres pblicos, no prejuzo, como se ouve apregoar desde que os bancos falidos foram submetidos a essa reestruturao. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) Pelo sentido textual, a vrgula entre pblicos e no(.3) admite a substituio pela conjuno embora. Questo 8: Analista de Finanas e Controle - CGU 2003 Fragmento do texto: Sem literatura, corremos o risco de resvalarmos para a mesquinhez dos jarges burocrticos, a farsa do economs, que tudo explica e quase nada justifica, a palilalia estril da linguagem televisiva, a logorria dos discursos polticos, condenando-nos viso estreita e pobreza de esprito despida de qualquer bem-aventurana. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A substituio proposta para o trecho sublinhado prejudica a correo gramatical do texto: tudo explica, mas quase nada justifica, Questo 9: Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional 1998 Fragmento do Texto: O primeiro aspecto comparado diz respeito ao tamanho da carga tributria, sua composio e a evoluo recente. Dentre as inmeras objees ao sistema vigente no Brasil, destaca-se a alegao de excesso de carga tributria. Contudo, a anlise da experincia internacional revela que, do ponto de vista macroeconmico, a carga tributria brasileira baixa e estvel, contrapondo-se aos valores e evoluo observada na Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento OCDE para a qual a carga, alm de alta, cresceu de forma significativa nos anos 70 e 80.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O operador Contudo(.4) pode ser substitudo pelo operador Conquanto sem comprometer a continuidade temtica. Questo 10: Analista do Banco Central do Brasil 2002 Fragmento do texto: O Brasil tem o maior e mais complexo sistema financeiro da Amrica Latina, com 208 bancos, que se distribuem por mais de 17 mil agncias e aproximadamente 15 mil postos de atendimento adicionais. Contudo, o desenvolvimento desse imenso complexo, nos ltimos trinta anos
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

55

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR foi profundamente marcado pelo crnico processo inflacionrio que predominou, nesse perodo, na economia brasileira. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A substituio sugerida est de acordo com as idias do texto acima e no exige outras transformaes no texto para assegurar a correo gramatical: Contudo, o desenvolvimento desse imenso complexo(.4) O desenvolvimento de tal sistema, todavia, Questo 11: SUSEP 2006 Analista Tcnico Fragmento do texto: A concorrncia constitui ingrediente fundamental do crescimento. Sem concorrncia no h inovao, e sem inovao no h crescimento sustentado. O Brasil acordou na questo da concorrncia. Agora preciso dot-la de recursos adequados e implement-la de acordo com as especificidades do pas.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Julgue a alterao proposta para o texto que resulta em incoerncia da argumentao ou incorreo gramatical. Desconsidere os necessrios ajustes nas letras maisculas e minsculas: Insero de Mas antes de Agora(.3). Questo 12: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: Dinheiro a maior inveno dos ltimos 700 anos. Com ele, voc pode comprar qualquer coisa, ir para qualquer lugar, consolar o aleijado que bate no vidro do carro no sinal fechado, mostrar quanto voc ama a mulher amada ou comprar uma hora de amor. o passaporte da liberdade. Com dinheiro, voc pode xingar o ditador da poca e sair correndo para o exlio, ou financiar todos os candidatos a presidente e comparecer aos jantares de campanha de todos.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Desrespeita a coerncia ou correo gramatical trocar a conjuno e(.5) por ou. Questo 13: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: Impe-se, pois, uma igualdade econmica maior, porque os benefcios que um homem pode obter do processo social esto aproximadamente em funo de seu poder de consumo, o que resulta do seu poder de propriedade. Assim os privilgios econmicos so contrrios verdadeira sociedade democrtica.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Apesar de no ser obrigatrio o emprego da vrgula depois de Assim(.4), o valor conclusivo do advrbio recomenda que a seja inserida. Questo 14: Analista de Finanas e Controle - CGU 2003 Fragmento do texto: Os hebreus imprimiram ao tempo, graas aos persas, um carter histrico e uma natureza divina. E produziram uma literatura monumental a Bblia , que inspira trs grandes religies: o judasmo, o cristianismo e o islamismo. Tira-se o livro dessas tradies religiosas e elas perdem toda a identidade e o propsito.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

56

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) Conforme a informao original do texto, subentende-se aps a segunda conjuno e (.4) a idia expressa por qualquer uma das seguintes expresses: em conseqncia, em decorrncia disso, ento, por causa disso, imediatamente. Questo 15: Analista do Banco Central do Brasil 2002 Fragmento do texto: Segundo dados da ONU, dois teros da populao mundial no se sente representada por seus governos e tem uma pssima opinio sobre a honestidade e sentido pblico dos polticos, muitas vezes sendo o voto uma manifestao mais contra o que se teme, do que a favor do que se espera. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A conjuno e(.2), alm de ter o valor semntico de adicionar uma idia a outra, tem, no texto, tambm o valor de introduzir uma conseqncia para a orao anterior. Questo 16: SUSEP 2006 Agente Executivo Fragmento do texto: Herdeiro de uma experincia extremamente rica, mas esgotada pelo autoritarismo, o socialismo dos nossos tempos j no pode utilizar os referenciais do passado e ainda no tem referenciais estratgicos para encaminhar seu futuro. Est condenado a sobreviver politicamente por meio de projetos e programas de administrao humanizada do capitalismo global, o que lhe infunde permanentes crises de identidade e traumticas experincias de poder conforme a maior ou menor solidez ideolgica dos partidos que o representam.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A insero de portanto, entre vrgulas, aps Est (.4) mantm a correo gramatical do perodo. Questo 17: Analista do Banco Central do Brasil 2002 Fragmento do texto: A indstria cultural, alm disso, cria a iluso de que a felicidade no precisa ser adiada para o futuro, por j estar concretizada no presente basta lembrar o caso da telenovela brasileira. E, finalmente, ela elimina a dimenso crtica ainda presente na cultura burguesa, fazendo as massas que consomem o novo produto da indstria cultural esquecerem sua realidade alienada. Com a dissoluo da obra de arte e da cultura no cotidiano, extinguem-se a remessa para o futuro e a promessa de felicidade, inerentes obra de arte burguesa. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) Segundo a argumentao do texto, a forma verbal de gerndio fazendo(.4) corresponde a e faz e est sendo empregada com o valor de causa. Questo 18: Analista do Banco Central do Brasil 2001 Fragmento do texto: O Banco Central deixa de ser responsvel pela intermediao das ordens de pagamento, transferindo essa atribuio para um conjunto de cmaras de compensao e liquidao (clearings), que passam a garantir a finalizao destas operaes.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

57

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A forma verbal transferindo(.2) pode ser substituda, sem prejuzo para a correo do perodo, por e transfere, eliminando-se a vrgula aps pagamento(.2). Questo 19: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: A sociedade baseada na liberdade contratual ser sempre, em grande parte, uma sociedade de classes, cuja estrutura defendida em vantagem dos ricos. Cumpre associar o indivduo no processo de autoridade, isto , o trabalhador no poder industrial. A excluso de algum de uma parcela do poder , forosamente, a excluso daquele dos benefcios deste.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Devido ao valor explicativo do perodo iniciado por A excluso(.4), as regras gramaticais permitem trocar o ponto final que o antecede pelo sinal de dois pontos, desde que se empregue o artigo com letra minscula. Questo 20: ANEEL - Analista 2006 Fragmento do Texto: Tratava-se de uma famlia musical: o pai, Leopold, era exmio violinista, a irm, mais velha, Nannerl, tocava cravo.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

No lugar dos dois-pontos da linha 1, o autor poderia ter optado por empregar o ponto final. Tal opo tambm manteria a correo gramatical do texto e no alteraria o sentido original do texto. Questo 21: ANEEL - Analista 2006 Fragmento do Texto: Tratava-se de uma famlia musical: o pai, Leopold, era exmio violinista, a irm, mais velha, Nannerl, tocava cravo. Mas talentoso era mesmo Wolfgang, e talento precoce. Aos quatro anos, tambm tocava cravo, e depois rgo, piano e violino. Aos cinco anos, comps um concerto para cravo de incrvel complexidade. Leopold no perdeu tempo; organizou um conjunto musical que viajou por vrios pases da Europa, sempre com bons cachs.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O ponto-e-vrgula empregado na linha 5 poderia ser substitudo, com correo gramatical, por um desses sinais: ponto-final (passando-se a letra inicial de organizou para maiscula), dois-pontos e travesso. Questo 22: Analista do Banco Central do Brasil 2001 Fragmento do texto: Dependendo da situao, a recuperao da estrutura operacional pode levar algumas horas e, no caso do SPB, afetar no s a instituio como eventuais parceiros. importante o planejamento e a implementao de uma soluo de continuidade de negcios. Os riscos no so desprezveis. Um estudo feito pela Universidade do Texas com empresas que sofreram uma perda catastrfica de dados concluiu que 43% jamais voltaram a operar, 51% faliram em dois anos e apenas 6% sobreviveram. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) linha 5, a articulao semntica entre os dois perodos pode ser expressa
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

58

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR pela conjuno tanto que. Questo 23: Analista de Finanas e Controle - CGU 2003 Fragmento do texto: Sem utopia no h ideal sem ideal no h valores nem projetos. A vida reduz-se a um joguete nas oscilaes do mercado. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A substituio proposta para o trecho sublinhado prejudica a correo gramatical do texto: nem projetos, e, nessas condies, a vida reduzse... Questo 24: Analista de Finanas e Controle - CGU 2003 Fragmento do texto: Os hebreus imprimiram ao tempo, graas aos persas, um carter histrico e uma natureza divina. E produziram uma literatura monumental a Bblia , que inspira trs grandes religies: o judasmo, o cristianismo e o islamismo. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) Mantm-se a correo gramatical do texto substituindo-se o ponto-final aps divina(.2) por vrgula e colocando-se a conjuno aditiva subseqente em minscula. Questo 25: Analista do Banco Central do Brasil 2002 Fragmento do texto: Segundo dados da ONU, dois teros da populao mundial no se sente representada por seus governos e tem uma pssima opinio sobre a honestidade e sentido pblico dos polticos, muitas vezes sendo o voto uma manifestao mais contra o que se teme, do que a favor do que se espera. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A estruturao sinttica do perodo admite que a vrgula aps polticos(.3) seja substituda por ponto final sem que isso prejudique a correo gramatical ou a coerncia do texto. Questo 26: Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paran 2003 Fragmento do texto: Monteiro Lobato, ao afirmar que "um pas se faz com homens e livros", por certo indicou o caminho das pedras queles que, descuidadamente, promovem a histria sem a preocupao de seu registro e que, por conseqncia, legam ao p do esquecimento tudo o que foi feito certo ou errado ou deixado de fazer. Os homens fazem a histria. Os livros registram a histria. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) uma opo correta unir o segundo e o terceiro perodos, substituindo-se o sinal de ponto final por vrgula aps histria(.5) e inserindo-se a expresso ao passo que antes de Os livros(.5), com mudana da inicial maiscula para minscula. Questo 27: Secretaria da Fazenda-SP 2009 Analista POFP Assinale a opo que apresenta perodo construdo com os ncleos do sujeito e do predicado da orao principal do perodo transcrito a seguir.
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

59

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR A partir de um fragmento perdido, no qual o filsofo Blaise Pascal fala, de passagem, sobre loucura poltica, julgada por ele territrio frtil em imperfeio humana, o velho jornalista e tambm filsofo italiano Emilio Rossi, morto h um ms, escreveu livro saboroso, com o ttulo deste artigo e o subttulo Ironia e verit di Pascal (Edizioni Studium, Roma, 1984). (Rubem Azevedo Lima, A poltica como loucura, Correio Braziliense, 12/1/2009, 12.) a) Com o ttulo A poltica como loucura, Emilio Rossi escreveu um livro saboroso, a partir de um fragmento de Pascal. b) No livro que tem como ttulo o mesmo do artigo de Rubem Azevedo Lima, Blaise Pascal trata, de passagem, da loucura poltica. c) Jornalista e filsofo, Emilio Rossi morreu em dezembro de 2008. d) A loucura poltica foi julgada pelo filsofo Blaise Pascal, em um fragmento perdido, como imperfeio humana. e) Tida pelo autor como territrio frtil em imperfeio humana, a loucura poltica tratada em livro pelo jornalista e filsofo Emilio Rossi. Questo 28: Analista do Banco Central do Brasil 2001 Fragmento do texto: A implementao do Sistema de Pagamentos Brasileiro - SPB altera todo o processo de transferncia de recursos atravs do sistema financeiro. O Banco Central deixa de ser responsvel pela intermediao das ordens de pagamento, transferindo essa atribuio para um conjunto de cmaras de compensao e liquidao (clearings), que passam a garantir a finalizao destas operaes. Algumas destas cmaras j existem h anos e so responsveis pelas operaes de liquidao e custdia de aes, ativos e derivativos. No novo cenrio, ganham autonomia patrimonial, seguros e novos mtodos de gesto de risco. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A articulao entre os dois primeiros perodos do texto pode ser expressa pela idia de j que. Questo 29: Analista de Finanas e Controle - CGU 2008 Fragmento do texto: O favoritismo do Partido Democrata tambm citado por alguns exportadores como um fator que pode dificultar as exportaes brasileiras, pois os democratas so considerados mais conservadores do que seus rivais republicanos em matria de comrcio exterior o que, ressalve-se, nem sempre foi comprovado na prtica. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) O termo pois(.3) pode, sem prejuzo para a correo gramatical, ser substitudo por porque, porquanto ou conquanto. Questo 30: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 Fragmento do texto: Todos concordam que o sistema tributrio brasileiro repleto de distores e deficincias, porm, quando se aprofunda o debate, os conflitos de interesses aparecem, dificultando a aprovao do projeto.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Uma forma opcional de redao para o trecho seria a substituio da forma


Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

60

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR dificultando por causando dificuldades para. Questo 31: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: O prprio conceito de liberdade redefine-se atravs dos sculos, de acordo com as circunstncias histricas e o desenvolvimento das foras econmicas. E a liberdade, no mundo atual, s existir de fato quando assentada na segurana e em funo da igualdade.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A funo condicional da conjuno quando (. 3) ser preservada se substituda por se, mas a correo gramatical do perodo s ser preservada se o verbo que a precede for empregado no presente: existe. Questo 32: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 1 Em artigo publicado na dcada de noventa, o professor Paul Krugman explicava que todos aqueles pases que falavam ingls haviam tido um desempenho econmico acima da mdia de seus vizinhos e que o ingls estava se tornando rapidamente a lngua franca dos negcios, 5 do turismo e da internet. Assim, os processos de fuso de empresas, to comuns naquele tempo, s teriam sucesso se utilizassem o ingls como lngua de integrao das corporaes. Essa viso nos preocupou quando resolvemos integrar todas as reas de consultoria espalhadas pela Amrica Latina em uma nica 10 diviso de consultoria. Mas ficou uma pergunta no ar: que lngua oficial adotar? O espanhol ou o portugus acirraria a rivalidade que j era bastante grande no campo dos esportes. Adotar o ingls teria a vantagem da neutralidade e da facilidade de interao com nossos colegas de outras regies, mas com perda significativa na agilidade da 15 comunicao e no andamento das reunies. Foi adotada ento uma postura nica: haveria trs lnguas oficiais. Essa pequena sutileza significava, na verdade, que todos eram obrigados a entender as trs lnguas, mas poderiam se expressar no idioma em que se sentissem mais vontade. Hoje, cinco anos depois, sentimos que essa deciso foi 20 fundamental para o nosso processo de integrao, e a lio aprendida que muitas vezes a criatividade local pode ser mais efetiva que verdades importadas.
(Jos Luiz Rossi, Integrao cultural na Amrica Latina, CLASSE ESPECIAL, 89/2001, com adaptaes)

Marque a opo em que, de acordo com as idias do texto, existe uma relao de condio do tipo Se X ento Y a) X = falssemos ingls Y = teramos desempenho econmico acima da mdia b) X = adotssemos ingls como lngua oficial Y = agilizaramos a comunicao c) X = empregssemos espanhol ou portugus Y = exacerbaramos a rivalidade d) X = houvesse trs lnguas oficiais Y = teramos facilidade de interao com outras regies
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

61

e)

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR X = entendssemos as trs lnguas Y = deveramos nos expressar nas trs lnguas

Questo 33: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 Fragmento do texto: A reforma tributria no pode ser realizada, na verdade, para livrar o oramento da sangria dos juros exorbitantes, embora enfeitada com os argumentos apelativos, tanto da simplificao fiscal para todo o empresariado quanto do milagre fiscal da multiplicao dos empregos para os mais despossudos.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A orao concessiva do primeiro perodo manteria a correo e no ficaria alterado o sentido geral do texto se estivesse assim redigida: a despeito de vir envolta em argumentos apelativos. Questo 34: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2002 Assinale a opo que, ao preencher a lacuna, torna o texto incoerente. O princpio da igualdade tributria deve ser realizado por meio de um critrio estabelecido pela prpria Constituio brasileira a capacidade contributiva , que consiste em graduar os tributos de acordo com a riqueza de cada contribuinte, de modo que os ricos paguem mais, e os pobres paguem menos. Em outros termos, a capacidade contributiva a ferramenta que fornece a medida para comparaes, isto , para distinguir os iguais e os desiguais. _______________________ no legtimo que pessoas com a mesma capacidade contributiva (mesma renda) sejam tributadas de forma distinta, com alquotas diferenciadas em funo da natureza da renda ou do local em que esta foi produzida.
(www.unafisco.org.br)

a) Ela necessria conquanto b) Esse critrio refora a idia de que c) Tal instrumento fundamenta-se no consenso de que d) Justifica-se sua adoo porquanto e) Para a consolidao desse critrio partiu-se da constatao de que Questo 35: SUSEP 2006 Agente Executivo Fragmento do texto: Para esses pensadores, o Estado seria o apogeu do desenvolvimento moral, substituiria a famlia, e com o direito produzido, racional, imparcial e justo, substituiria a conscincia tica dos indivduos, que, embora retificadora da ao humana, se revelaria, na prtica, invivel, por ser incoercvel.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

O termo embora(.4) pode, sem prejuzo para a correo gramatical do perodo, ser substitudo por conquanto. Questo 36: Auditor-Fiscal do Trabalho 2003 Fragmento do texto: Como os sacerdotes de antigamente, economistas tm a misso de explicar o inexplicvel como o dinheiro tudo e nada ao mesmo tempo, por que falta dinheiro se dinheiro papel impresso, ou se a quantidade
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

62

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR de santinhos muda o tamanho do milagre.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Desrespeita a coerncia ou correo gramatical trocar a conjuno Como(.1) por Qual. Questo 37: Analista do Banco Central do Brasil 2002 Fragmento do texto: Livro tem comeo, meio e fim. Como a vida. As grandes narrativas favorecem a nossa viso histrica e criam o caldo de cultura no qual brotam as utopias. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A substituio proposta para o trecho sublinhado prejudica a correo gramatical do texto: Livro tem comeo, meio e fim, do mesmo modo que a vida. Questo 38: SUSEP 2006 Agente Executivo Fragmento do texto: A concepo moderna de Estado tem razes no pensamento tico de Kant e de Hegel e o apresenta como uma realizao da idia moral, para o primeiro, ou como a substncia tica consciente de si mesma, para o segundo.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A insero de sendo aps como(.2) mantm a correo gramatical do perodo. Questo 39: Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional 1998 Escreva diante de cada texto, adaptado de Aliomar Baleeiro, o nmero do operador lgico abaixo que preenche corretamente a lacuna: ( ) caracterstica da taxa a especializao do servio em proveito direto ou por ato do contribuinte, ____________, na aplicao do imposto, no se procura apurar se h qualquer interesse, direto ou indireto, por parte de quem o paga. ( ) Em 1896, Amaro Cavalcnti ponderava que a palavra taxa, sem embargo de ser igualmente usada como sinnimo geral de impostos, no devia ser assim entendida ou empregada; ________________, na sua acepo prpria, designa o gnero de contribuio que os indivduos pagam por um servio diretamente recebido. ( ) O pagamento das taxas facultativo; , por assim dizer, o preo do servio obtido e _____________ em que cada um o exige ou dele tira proveito. ( ) As taxas se devem revestir sempre do carter de contraprestao inerente a essa espcie de tributos. Ao adotar-se interpretao outra, malograr-seo todas as cautelas da Constituio, que estabeleceu e quer uma rgida discriminao de competncia, ___________, prevendo a reedio de velhos abusos fiscais mascarados com o nome de taxas, preceituou proibio inequvoca. ( ) As despesas de administrao da justia poderiam ser pagas convenientemente por uma contribuio particular, __________ que a ocasio o exigisse. ( ) Enquanto pelas taxas, o indivduo procura obter um servio que lhe til Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br 63

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR pessoalmente, o Estado, _____________, procura, pelo imposto, os meios de satisfazer as despesas necessrias da administrao. ( ) Os clssicos, assim como os contemporneos, no divergem sobre a noo bsica de taxa, ___________ se separem acerca de outros pontos acessrios. (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) embora ao passo que medida tanto assim que na medida visto como ao contrrio

A sequncia numrica correta : a) 6, 5, 1, 3, 4, 7, 2 b) 2, 5, 6, 7, 4, 3, 1 c) 1, 7, 5, 4, 2, 3, 6 d) 1, 3, 2, 6, 5, 7, 4 e) 2, 6, 5, 4, 3, 7, 1 Questo 40: Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paran 2003 Assinale a opo incorreta para preencher as lacunas do texto abaixo. O Tribunal ________1__________intensificar a cooperao e o intercmbio de informaes com rgos e entidades nacionais, em especial os de controle de despesas pblicas, _____2_____ aprimorar tcnicas e procedimentos de fiscalizao, _______3_______, no caso dos Tribunais de Contas dos Estados e dos Municpios, com o intuito de desenvolver aes conjuntas de auditoria.
www.tcu.gov.br - Relatrio de atividades do tcu /97

1 a) tem procurado b) vem procurando c) est procurando d) procura e) busca

2 a fim de afim de com o objetivo de com o fim de para

3 como tambm mas tambm e tambm mas tambm bem como

Questo 41: SUSEP 2006 Analista Tcnico Fragmento do texto: Ou seja, depois de afligir as classes mais baixas, a crise agora bateu s portas da classe mdia e mdia alta. H vrios motivos para que isso esteja acontecendo. Para comeo de conversa, hoje h mais pessoas qualificadas no mercado 14,6% dos empregados do pas tm diploma.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Julgue a reescrita de trecho do texto quanto preservao de sua correo gramatical e coerncia textual: para que isso esteja acontecendo(.2,3) / para tal crise estar acontecendo

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

64

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 42: SUSEP 2006 Analista Tcnico Fragmento do texto: A concorrncia constitui ingrediente fundamental do crescimento. Sem concorrncia no h inovao, e sem inovao no h crescimento sustentado. O Brasil acordou na questo da concorrncia. Agora preciso dot-la de recursos adequados e implement-la de acordo com as especificidades do pas. Na defesa da concorrncia, como de resto em vrias reas da poltica pblica, preciso copiar um clich do mundo corporativo multinacional: manter a viso global sem perder o enfoque local.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

Julgue a alterao proposta para o texto que resulta em incoerncia da argumentao ou incorreo gramatical. Desconsidere os necessrios ajustes nas letras maisculas e minsculas: Insero de Embora antes de Na defesa(.5). Questo 43: Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional 1998 Fragmento do Texto: A anlise comparada permite estabelecer a pauta necessria para as reformas tributrias no Brasil, ao pr em evidncia as divergncias de nosso sistema relativamente ao padro tributrio dominante.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A vrgula linha 2 necessria para que se d nfase circunstncia de causalidade expressa pela orao reduzida. Questo 44: Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional 1996 Indique o conjunto de elementos sequencializadores que, preenchendo as lacunas, na ordem dada, confere coeso ao texto: Em menos de trs dcadas, o Brasil foi capaz de transformar o seu extenso contingente de mo-de-obra rural, com poucos laos de assalariamento, em um amplo mercado de trabalho urbano. Em 1940, cerca de 2/3 da populao residia na zona rural e 1/3 na cidade, _______ , em 1980, essa proporo j havia se invertido. A concentrao industrial nas regies Sul e Sudeste favoreceu os movimentos migratrios, _______ a ausncia de mecanismos de garantia de renda e a secular concentrao da posse da terra estimularam ainda mais o xodo rural. A brutal transferncia inter-regional de populao o trao mais evidente da violncia social ocorrida no campo. O enorme crescimento do mercado de trabalho urbano tornou-se um importante elemento de presso para o rebaixamento dos salrios e para a abertura do leque salarial. A formao de um mercado geral para trabalhadores de baixa ou nenhuma qualificao combinada existncia de indstrias com distintos nveis de produtividade e, _______ , capacidade diferenciada de pagamento de salrios, levaram constituio de uma ampla base de trabalhadores mal remunerados, o que favoreceu o aumento da disparidade entre os menores e os maiores salrios.
(Fonte: Correio Braziliense, 02.09.95)

A) ainda que, enquanto que, portanto B) mas, ao passo que, contudo C) embora, portanto, todavia D) sendo que, enquanto, portanto E) contudo, posto que, da
Prof. Dcio Terror www.pontodosconcursos.com.br

65

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR Questo 45: Analista de Finanas e Controle - CGU 2008 Fragmento do texto: preciso que sejam adotadas medidas indispensveis para dar continuidade ao crescimento, entre elas os investimentos necessrios nossa infra-estrutura2 (energia eltrica, portos, rodovias e ferrovias), a melhoria no nvel da educao, aprovao das reformas tributria, sindical, previdenciria e trabalhista e a desburocratizao dos servios pblicos. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) A substituio dos parnteses (. 3) por travesses prejudicaria a correo gramatical do perodo. Questo 46: ANEEL - Analista 2006 Fragmento do Texto: Tratava-se de uma famlia musical: o pai, Leopold, era exmio violinista, a irm, mais velha, Nannerl, tocava cravo. Mas talentoso era mesmo Wolfgang, e talento precoce. Aos quatro anos, tambm tocava cravo, e depois rgo, piano e violino.
Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E)

A vrgula antes do e, no perodo Mas talentoso era mesmo Wolfgang, e talento precoce, facultativa, uma vez que tem seu emprego justificado por razes estilsticas. Questo 47: Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paran 2003 Fragmento do texto: Monteiro Lobato, ao afirmar que "um pas se faz com homens e livros", por certo indicou o caminho das pedras queles que, descuidadamente, promovem a histria sem a preocupao de seu registro e que, por consequncia, legam ao p do esquecimento tudo o que foi feito certo ou errado ou deixado de fazer. Julgue esta afirmativa como CERTA (C) ou ERRADA (E) Se os travesses (.5) forem substitudos por vrgulas, o perodo permanece gramaticalmente correto. Questo 48: Auditor-Fiscal da Receita Federal 2005 No texto abaixo foram substitudos sinais de pontuao por nmeros. Assinale a sequncia de sinais de pontuao que devem ser inseridos nos espaos indicados para que o texto se torne coerente e gramaticalmente correto. Desconsidere a necessidade de transformar letras minsculas em maisculas. Os seres humanos sofrem sempre conflitos de interesse com os ressentimentos, faces, coalizes e instveis alianas que os acompanham(1) no entanto, o que mais interessa nesses fenmenos conflituosos no o quanto eles nos separam, mas quo frequentemente eles so neutralizados, perdoados e desculpados. Nos seres humanos(2) com seu extraordinrio dom narrativo, uma das principais formas de manuteno da paz o dom humano de apresentar(3) dramatizar e explicar as circunstncias atenuantes em torno de violaes que ameaam introduzir conflito na habitualidade da vida(4) o objetivo de tal narrativa no reconciliar, no legitimar, nem mesmo
2

Aps a Nova Reforma Ortogrfica, este vocbulo perdeu o hfen: infraestrutura.

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

66

PORTUGUS P/ CGU - TEORIA E QUESTES COMENTADAS PROFESSOR: DCIO TERROR desculpar, mas antes(5) explicar.
(Jerome Bruner. Atos de significao, com adaptaes)

a) b) c) d) e)

(1) ; ; , . .

(2) , ; , ,

(3) . ; ; ,

(4) : . ; ; .

(5) , ; : : ,

Questo 49: Auditor-Fiscal do Tesouro Nacional 1998 Indique o perodo com pontuao incorreta. a) Qualquer que seja a condio observada seja positiva ou negativa nas auditorias, constitui ela a premissa bsica sobre a qual se fundamenta a descoberta de um fato. b) Esse fato, em geral, uma condio observada por auditores, em casos em que parece possvel reduzir os custos ou melhorar os resultados de programas. c) "Observar" usado aqui em sentido amplo, abrangendo no somente o que os auditores vem, mas o que depreendem de debates, anlises e outras tcnicas. d) O planejamento para execuo de auditorias operacionais, normalmente comea com a identificao de um fato a ser descoberto. e) Assim, esse deve ser o ponto central da elaborao de planos para realizao da auditoria e coleta das informaes necessrias. GABARITO 1C 11 E 21 C 31 E 41 C 2E 12 C 22 C 32 C 42 C 3C 13 C 23 E 33 C 43 E 4C 14 C 24 C 34 A 44 D 5E 15 E 25 E 35 C 45 E 6C 16 C 26 C 36 E 46 E 7E 17 E 27 A 37 E 47 C 8E 18 C 28 C 38 C 48 E 9E 19 C 29 E 39 E 49 D 10 20 30 40 C E C B

Prof. Dcio Terror

www.pontodosconcursos.com.br

67

S-ar putea să vă placă și