Sunteți pe pagina 1din 2

Universidade Federal de Gois Vinicius Rodovalho de Paula Matrcula: 111802 A Geometria de Euclides Por volta de 300 a.C.

, na famosa cidade Alexandria, prximo ao rio Nilo, viveu um homem cuja vida pessoal nada se sabe, coisas do tipo: O que gostava de fazer? O que gostava de comer?. O que sabemos sobre este homem, so as suas contribuies e sua influncia na cincia, as quais muitos dizem ter rivalizado com a bblia. Este homem se chama Euclides, autor de vrios livros: Os Elementos (13 volumes), Dados (94 proposies), Divises (na qual trata do problema da diviso das figuras geomtricas num nmero dado de partes iguais ou obedecendo a uma razo dada), ptica, Os fenmenos (onde estuda a geometria esfrica e suas aplicaes astronomia), Elementos de Msica, Pseudria, Aforismo, Superfcies lugaresgeomtricos e Cnicas (quatro volumes). O mais famoso destes Os elementos, um dos livros mais amplamente lidos de todos os tempos. Os elementos, inicialmente, no era um livro, ele na verdade uma juno de 13 rolos de pergaminhos escritos por Euclides. Euclides nunca disse que foi original, ele se via como um organizador do conhecimento geomtrico existente na poca. A contribuio deste livro sociedade foi to grande, que at hoje, a maioria de suas proposies so usadas. H algumas histrias a respeito da influencia de Euclides na vida das pessoas, uma delas diz que alguns filsofos gregos costumavam colocar nas portas de escolas a seguinte observao: "NO ENTRE NESTA ESCOLA SE VOC NO APRENDEU OS ELEMENTOS DE EUCLIDES. Naquela poca, a definio de espao, era: o lugar em que vivemos, a terra. Assim, medir o espao era basicamente medir a terra, que a origem da palavra geometria. A geometria era utilizada quase que exclusivamente para este fim, demarcar territrios, ou seja, era utilizada para resolver os problemas que se apresentavam. Euclides mostrou que a geometria pode ser usada no s para resolver, mas tambm para revelar. Os gregos perceberam ento que a matemtica poderia ser utilizada para entender a natureza. Nos livros de Euclides, no havia equaes matemticas, ele no fazia clculos. As definies eram feitas de forma dedutiva. Euclides usou um sistema de axiomas, postulados e teoremas para definir a geometria. Ele comeou com suposies fundamentais sobre objetos geomtricos (Ex: Postulado I: Entre dois pontos distintos s pode existir uma nica reta) chamadas de postulados e noes comuns consideradas verdadeiras (Ex: Axioma I: Coisas iguais mesma coisa so iguais entre si). Aps isso os usavam para enunciar os teoremas, excluindo assim a necessidade de demonstraes j que todos os teoremas eram derivados dos postulados e axiomas expostos anteriormente.

Aproximadamente 2000 anos aps Euclides escrever seu livro Os Elementos, nenhum matemtico tinha conseguido demonstrar o quinto postulado de Euclides: Se uma linha reta cortar duas outras retas de modo que a soma dos dois ngulos internos de um mesmo lado seja menor do que dois retos, ento essas duas retas, quando suficientemente prolongadas, cruzam-se do mesmo lado em que esto esses dois ngulos. H quem diga que o primeiro a ter a noo de uma geometria que contrariasse o quinto postulado foi Gauss (1777-1855), o qual disse: Estou cada vez mais convencido de que a necessidade da nossa geometria (euclidiana) no pode ser demonstrada, pelo menos no pela razo humana, nem por culpa dela. Talvez, numa outra vida, consigamos obter a intuio sobre a natureza do espao que no presente inatingvel." Isso resultou em um atraso muito grande no desenvolvimento da cincia, na qual s foi possvel elaborar a Teoria da Relatividade de Einstein (1879 - 1955) aps a criao da geometria no euclidiana (geometria hiperblica).

Referncias - Os Elementos. Disponvel em: http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/euclid/1parte.html >. Acesso em 28/04/2012. - Ivo Roberto. A Janela de Euclides - A histria da geometria, das linhas paralelas ao hiperespao. Disponvel em: http://profivoroberto.blogspot.com.br/2010/09/janela-deeuclides_08.html >. Acesso em 28/04/2012. O Quinto Postulado De Euclides. Disponvel em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/euclides/postuladoeuclides.htm >. Acesso em 28/04/2012. - Tentativas De Demonstrao Do Quinto Postulado De Euclides. Disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/53604723/TENTATIVAS-DE-DEMONSTRACAO-DOQUINTO-POSTULADO-DE-EUCLIDES >. Acesso em 28/04/2012.

S-ar putea să vă placă și