Sunteți pe pagina 1din 79

SENADO FEDERAL CONSELHO DE TICA E DECORO PARLAMENTAR

REPRESENTAO N 1, DE 2012 REPRESENTANTE: PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE PSOL REPRESENTADO: SENADOR DEMSTENES TORRES RELATOR: SENADOR HUMBERTO COSTA

RELATRIO (ART. 17- I, DA RESOLUO N 20, DE 1993)

1. RELATRIO 1.1 DA INSTAURAO DO PROCESSO DISCIPLINAR Analisa-se neste Conselho de tica e Decoro Parlamentar o presente Processo Disciplinar, oriundo da Representao n 1, de 2012, ofertada pelo Partido Socialismo e Liberdade PSOL, pessoa jurdica de direito privado, devidamente qualificada nos autos, em desfavor do Senador Demstenes Torres (sem partido/GO), com fulcro no art. 55, II e 2, da Constituio Federal, combinado com os arts. 5, incisos II e III, 17 e seguintes da Resoluo n 20, de 1993 (SF), que institui o Cdigo de tica e Decoro Parlamentar do Senado Federal, com vistas a verificar quebra de decoro, decorrente de denncias que vinculam o parlamentar a Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido pela alcunha de Carlinhos Cachoeira, com indcios da prtica de diversos atos ilcitos narrados na pea inicial, que sujeitam o Representado perda de seu mandato. Para a devida aclarao dos fatos, mister fazer uma digresso do que est, efetivamente, sob anlise deste Conselho de tica e Decoro Parlamentar no presente processo administrativo disciplinar.

Em 15 de setembro de 2009, a Polcia Federal encaminhou Procuradoria-Geral da Repblica os autos do Inqurito n 042/2008,
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 1

acompanhado da Medida Cautelar de Interceptao de Comunicaes Telefnicas n 2008.35.02.000871-4, que havia tramitado perante o Juzo Federal de Anpolis - Gois, originariamente instaurado para apurar o crime de violao de sigilo profissional, consumado quando da realizao de operao policial para o combate prtica de contrabando e explorao ilegal de jogos de azar naquela cidade. O inqurito era decorrente de uma operao denominada Vegas. Posteriormente, no dia 29 de fevereiro de 2012, o contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, vulgo Carlinhos Cachoeira, foi preso, apontado, aps investigaes da PF em outra operao, chamada Monte Carlo, como chefe de um forte esquema de corrupo montado para encobrir e facilitar a explorao de jogos de azar no Estado de Gois e no Distrito Federal. Consistia tal esquema no pagamento de propinas a policiais civis, militares e federais, alm de outros delitos. Juntamente com Cachoeira foram retidos outros integrantes do mesmo grupo, dentre eles dois Delegados de Polcia Federal e membros da Polcia Civil do Estado de Gois. Tratava-se de medida preventiva, autorizada pela Justia Federal do Estado de Gois.

Sabe-se que o acervo de encontros fortuitos de interceptaes telefnicas (devidamente autorizadas e monitoradas por autoridades judiciais, tanto em 2008/2009 como em 2011/2012) que tinham como alvo aparelhos de Carlinhos Cachoeira e outros membros de seu grupo criminoso, registre-se importou a sujeio da matria considerao do Procurador-Geral da Repblica, por fora de identificao de envolvidos portadores da prerrogativa de foro, junto ao Supremo Tribunal Federal.

Entrementes, a conexo entre o Representado e Cachoeira tornou-se pblica, por divulgao, pela imprensa, de udios das indigitadas interceptaes telefnicas. A sequncia de eventos que levou ao pedido de instaurao de inqurito no STF e propositura da presente Representao j foi narrada no meu informe inicial.

No dia 3 de maio de 2012, apresentei, perante este Colegiado, Relatrio Preliminar pela admissibilidade da Representao n 1, de 2012,
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 2

onde restou consignada a existncia de elementos que apontam para indcios de prtica de atos contrrios tica e ao decoro parlamentar, que tornam o Senador Demstenes Torres sujeito perda de seu mandato.

Deixei de me debruar, naquela pea decisria, sobre diversas questes suscitadas pela mdia como vazamento dos inquritos das operaes Vegas e Monte Carlo, que implicavam o Senador Demstenes Torres em diversos crimes, fazendo a elas meno somente no que era tangencial ao centro dos fundamentos postos na pea decisria.

A opo de bom alvitre que se esclarea no decorreu da suposta alegao de invalidade das provas feita reiteradamente pela defesa do Senador Demstenes Torres. Derivou de no estarem os dados at aquele momento, oficialmente, sob o crivo deste Conselho, no podendo ser verificada sua autenticidade e, sobremaneira, por considerlos desnecessrios anlise preliminar, em que somente indcios da quebra de decoro parlamentar j se apresentavam como suficientes para o acolhimento da Representao.

Nos debates efetuados por ocasio da apresentao do Relatrio Preliminar, o ilustre advogado de defesa proferiu sustentao oral, alegando desconhecimento dos argumentos postos naquela pea decisria, e solicitando, em decorrncia, novo prazo para refutao dos fatos e raciocnios ali expendidos. No dia 7 de maio de 2012, a defesa do Representado apresentou pedido formal e escrito pela devoluo do prazo regimental de 10 (dez) dias teis (fls. 603/608), o que restou indeferido pelo Presidente do Conselho em deciso apartada (fl. 618).

Aprovado o Relatrio Preliminar em votao unnime (dezesseis votos favorveis e nenhum contrrio), no dia 8 de maio do corrente ano, conforme Lista de Votao Nominal (fl. 19), foi instaurado o Processo Disciplinar, com fulcro no 1, do art. 15-A (deciso publicada no dia 9 de maio de 2012, nos termos do 4 do art.15-A), da Resoluo n 20, de 1993, do Senado Federal.
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 3

1.2 DA INSTRUO PROBATRIA

Iniciado o Processo Disciplinar, realizou-se reunio deste Conselho no dia 10 de maio de 2012, oportunidade em que se procedeu votao de doze requerimentos apresentados por esta relatoria para a necessria instruo processual, nos moldes preconizados no art. 17-A a 17-E, da Resoluo n 20, de 1993, com a redao dada pela Resoluo n 25, de 2008, ambas do Senado Federal.

Foram aprovados os seguintes requerimentos de oitiva de testemunhas e solicitao de documentos pertinentes matria suscitada na Representao n 1, de 2012: a) Requerimento n 4 convite ao Delegado Federal Dr. Raul Alexandre Marques Sousa, que conduziu as investigaes que culminaram na Operao Vegas da Polcia Federal; b) Requerimento n 5 - convite ao Delegado Federal Dr. Matheus Mella Rodrigues, que conduziu as investigaes que culminaram na Operao Monte Carlo da Polcia Federal; c) Requerimento n 6 convite ao Dr. Daniel de Resende Salgado, Procurador da Repblica que acompanhou o inqurito e ofereceu denncia criminal decorrente da Operao Vegas; d) Requerimento n 7 - convite Dra. La Batista de Oliveira, Procuradora da Repblica que acompanhou o inqurito e ofereceu denncia criminal decorrente da Operao Monte Carlo; e) Requerimento n 8 solicitao Comisso Parlamentar Mista de Inqurito destinada a investigar prticas criminosas do Senhor Carlos Augusto Ramos, do compartilhamento de operaes referentes ao uso de um aparelho celular-rdio vinculado operadora telefnica Nextel, cedido pelo investigado ao Senador Demstenes Torres; f) Requerimento n 9 solicitao Presidncia do Senado Federal de informaes de registros de entrada e movimentaes dos Senhores Carlos Augusto de Almeida Ramos, Gleyb Ferreira da Cruz, Geovani Pereira da Silva e Idalberto Matias de Arajo nas dependncias do Senado Federal, por meio de protocolos de acessos e gravaes por videocmeras, desde 1 de fevereiro de 2003 at 6 de maro de 2012; g) Requerimento n 10 - solicitao Presidncia do Senado Federal de informaes sobre a relao de servidores comissionados que hajam sido lotados no Gabinete do Senador Demstenes Torres e no Gabinete da Liderana do Democratas no perodo que Sua Excelncia exerceu o cargo de Lder daquele Partido; h)
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 4

Requerimento n 11 - solicitao ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Gois, para que fornecesse a este Conselho cpias autnticas de inteiro teor das prestaes de contas de Demstenes Lzaro Xavier Torres referentes s eleies de 2002, 2006 e 2010; i) Requerimento n 12 solicitao Secretaria Geral da Mesa de cpias autnticas ou autenticadas das declaraes de bens e fontes de renda do Representado, bem como declaraes de imposto de renda, ambos pedidos extensivos a cnjuge ou companheira desde o incio da 52 Legislatura; j) Requerimento n 13 solicitao s empresas Voar Txi Areo Ltda. e Sete Txi Areo Ltda. a relao de voos em que tenha sido passageiro o Senador Demstenes Lzaro Xavier Torres no perodo entre no perodo entre 1 de agosto de 2002 e 6 de maro de 2012, bem como os nomes de eventuais acompanhantes nos voos realizados e dos responsveis pelos pagamentos dos respectivos fretamentos; k) Requerimento n 14 solicitao Agncia Nacional de Aviao Civil - ANAC da relao de voos, em todo o territrio nacional, de aeronaves das empresas Voar Txi Areo Ltda. e Sete Txi Areo Ltda., nos quais tenha sido elencado como passageiro o Senador Demstenes Lzaro Xavier Torres, bem como nominatas de eventuais acompanhantes, tendo como termo inicial o dia 1 de agosto de 2002 e termo final o dia 6 de maro de 2012; l) Requerimento n 15 solicitao Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA informaes sobre os pedidos de reunio solicitados pelo Senador Demstenes Torres no ano de 2011 com aquela instituio, bem como as pautas das referidas reunies e os nomes dos acompanhantes do Representado aos encontros oficiais.

Definiu-se, na mesma reunio, o calendrio de oitiva de testemunhas da seguinte forma, obedecendo-se ao critrio definido no inciso I, do art. 17-C, da Resoluo n 20, de 1993, do Senado Federal: 1) dia 15/5/2012 Delegados Federais Doutor Raul Alexandre Marques Sousa e Doutor Matheus Mella Rodrigues; 2) dia 16/05/2012 Procuradores da Repblica Doutor Daniel de Resende Salgado e Doutora La Batista de Oliveira; 3) dia 22/5/2012 Doutor Ruy Cruvinel, advogado militante no Estado de Gois; 4) dia 23/5/2012 Senhor Carlos Augusto Almeida Ramos; 5) dia 28/5/2012 Senador Demstenes Torres.

1.2.1 DAS OITIVAS

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

Passou-se o seguinte em relao s oitivas:

a) 15/5/2012 - prestaram as autoridades, Doutor Raul Alexandre Marques Sousa, delegado de Polcia Federal responsvel pela conduo da Operao Vegas e Doutor Matheus Mella Rodrigues, delegado de Polcia Federal responsvel pela Operao Monte Carlo, relevantes informaes no que se refere, no ao objeto de suas respectivas investigaes, mas aos chamados encontros fortuitos, onde o Senador Demstenes Torres no era investigado, por ser autoridade detentora de foro privilegiado. O material sobre a oitiva encontra-se em envelope lacrado nestes autos, por tratar-se de material sigiloso; b) 16/5/2012 - os Senhores Procuradores da Repblica Doutor Daniel de Resende Salgado e Doutora La Batista de Oliveira no compareceram audincia marcada, tendo justificado suas ausncias com antecedncia de um dia e solicitado remarcao de depoimento para aps o dia 31 de maio do corrente ano, data ento prevista para julgamento da ao penal do caso Monte Carlo, em Vara da Seo Judiciria da Justia Federal em Goinia-GO; c) 22/5/2012 o Doutor Ruy Cruvinel, testemunha arrolada pela defesa, no compareceu reunio marcada, tendo enviado, na vspera, ofcio Secretaria do Conselho de tica, refluindo do convite ante a alegao de motivos pessoais; d) 23/5/2012 O Senhor Carlos Augusto de Almeida Ramos, testemunha arrolada pelo Representante e pelo Representado tambm no compareceu reunio marcada para ouvi-lo; e) 29/5/2012 o Senador Demstenes Lzaro Xavier Torres compareceu reunio marcada para seu depoimento pessoal como Representado, apresentou termos de sua defesa, referentes ao contedo de degravaes constantes na pea de pedido de instaurao de inqurito perante o Supremo Tribunal Federal em que figura como indiciado (Inqurito n 3.430), bem como acerca dos dados constantes no Relatrio Preliminar aprovado por este Conselho.
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 6

1.2.2 DOS DOCUMENTOS RECEBIDOS E ANALISADOS Este Conselho de tica e Decoro Parlamentar recebeu da Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria ANVISA, a Agenda do DiretorPresidente, Dr. Dirceu Bardano, onde constam os pedidos de audincia, as pautas solicitadas e realizadas e os nomes dos acompanhantes do Senador Demstenes Torres no ano de 2011 com aquela instituio. Foram colacionados aos autos as cpias autnticas dos documentos que constam no Relatrio Preliminar, encaminhados pela Secretaria Geral da Mesa do Senado, que providenciou, ainda: documentos referentes s declaraes de Imposto de Renda do Representado (Requerimento n 12, de 2012), que se encontram em envelope lacrado (fl. 1.420); informaes de registros de entrada e visita ao Gabinete do Senador Demstenes Torres dos Senhores Gleyb Ferreira da Cruz e Idalberto Matias de Arajo, desde 1 de fevereiro de 2003 at 6 de maro de 2012; por fim, a relao de servidores comissionados que estiveram lotados no Gabinete do Senador Demstenes Torres e no Gabinete da Liderana do Democratas no perodo que Sua Excelncia exerceu o cargo de Lder daquele Partido.

Foram ainda obtidos os documentos referentes lotao e exonerao de Kenya Vanessa Ribeiro e dos demais servidores lotados no Gabinete da Liderana da Minoria (PSDB/DEM) no perodo em que foi Lder o Senador Demstenes Torres, ora Representado (fls. 8.753 a 9.059)

Em 28 de maio de 2012, a Empresa Sete Txi Areo Ltda. encaminhou ofcio a este Conselho, onde sustenta, em sntese, no poder informar os nomes dos passageiros nos voos realizados.(fls. 7.668 a 7.671).

No dia 29 de maio foi recebido o documento da Empresa Voar Aviao, recebido durante a 13 Reunio do Conselho de tica e Decoro
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 7

Parlamentar, em resposta ao Of. CEDP n 211/2012, informando sobre o regular pagamento do fretamento das aeronaves, sem o fornecimento dos nomes dos passageiros nos voos realizados (fl. 7.692).

A Agncia Nacional de Aviao Civil -ANAC, em resposta ao Requerimento 14/2012, enviou ofcio a este Conselho em 08 de junho de 2012, onde informa que no h obrigatoriedade legal por parte dos entes regulados no fornecimento da relao e identificao dos passageiros Agncia aps a realizao dos voos em que no haja acidentes, sendo esta uma prtica discricionria das empresas (fls 9.068 a 9.071).

1.2.3 DA PROVA PERICIAL

Na reunio de 5 de junho prximo passado, este Conselho apreciou o requerimento de realizao de prova pericial, apresentado pela defesa, o que foi indeferido nos termos de parecer que exarei sobre a solicitao, naquela oportunidade. Em conformidade com o art. 17-I, da Resoluo n 20, de 1993, com a redao dada pela Resoluo n 25, de 2008, a instruo probatria foi declarada encerrada em 12 de junho de 2012, no sem antes a Presidncia decretar, aps ouvir o Plenrio deste Colegiado, a prejudicialidade de requerimento de renovao de pedido de percia, apresentado pela defesa.

1.2.4 DAS ALEGAES FINAIS

No dia 15 de junho de 2012, a defesa apresentou suas alegaes finais, repisando, em sntese, todas as preliminares ofertadas por ocasio da defesa prvia: inpcia da petio inicial, suspenso condicional do processo, excluso da anlise de atos praticados na legislatura anterior. Acrescentou, tambm, argumentos de outras nulidades que dizem com a conduo do processo, reputando arbitrria a deciso deste Conselho de recusa de produo de prova pericial nas
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 8

gravaes telefnicas, bem como descumprimento dos prazos constantes na Resoluo n 20/1993 do Senado Federal, sobremaneira no que se refere apresentao e votao deste Relatrio que, segundo afirma, no poderia ser apreciado no mesmo dia que apresentado. Requer, ainda em preliminares: a devoluo do prazo de defesa de 3 dias teis contados da nova intimao; seja atendido o prazo de 10 dias teis entre a apresentao e votao do Relatrio; seja acolhido o pleito de realizao de percia tcnica, com o reconhecimento dos vcios na fundamentao no despacho que denegara o pedido, bem como no procedimento de votao do requerimento apresentado no dia 12 de junho ltimo, por ausncia de quorum. No mrito, pugna pelo arquivamento da Representao ora examinada, nos termos do art. 17, I, 2, segunda parte, da Resoluo n 20/1993 do Senado Federal.

o Relatrio.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

2. ANLISE

2.1 DAS PRELIMINARES SUSCITADAS NAS ALEGAES FINAIS DA DEFESA

As preliminares reiteradas pelo Representado em sua pea de alegaes finais que dizem com a inpcia da Representao, a suspenso condicional do processo e a extemporaneidade dos fatos ocorridos na legislatura anterior j foram exaustivamente respondidas no Relatrio Preliminar que apresentei, aprovado unanimidade por este Conselho no dia 08 de maio de 2012, razo pela qual deixo de me debruar novamente sobre seu contedo.

Mesma sorte possui o pedido de realizao de percia nos udios, devidamente respondido em deciso prpria quando formulado.

Quanto alegao de descumprimento de prazo, valho-me da contundente resposta dada ao Representado pela Exma. Ministra Carmem Lcia nos autos do Mandado de Segurana n 31.404/DF, por ele impetrado no ltimo dia 14 de junho, justamente para desconstituir as decises deste Conselho de tica e Decoro Parlamentar, tomadas nos autos desta Representao. Ao denegar a liminar requerida pelo Senador Demstenes Torres para suspenso do processo disciplinar, quanto questo de prazo e procedimento adotado por este rgo por ocasio do indeferimento do reformulado pedido de percia, assentiu a ilustre magistrada:

16. No caso em exame, os argumentos desenvolvidos na petio inicial no se dotam da relevncia jurdica legalmente estatuda, pois a simples constatao de que a fase instrutria j havia se encerrado quando do segundo requerimento de produo de prova pericial demonstram, de pronto, inexistir liquidez e certeza no alegado direito do Impetrante, que teria sido pretensamente violado.
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 10

......................................................................................... 19. Assim, nesse juzo precrio de delibao, caracterstico do exame de liminar, conclui-se que os vcios apontados pelo Impetrante relativamente reunio do Conselho de tica do dia 12.6.2012 resultaram de deliberao sobre a qual o Impetrante sequer tinha o direito de provocar, tornando despiciendo, assim, o enfrentamento da matria. (STF - Mandado de Segurana n 31.404/DF Relatora Ministra Carmem Lcia Deciso proferida em 15/06/2012)

A ttulo de acrscimo, embora parea irrelevante, devo dizer que o debate que pretende travar a defesa sobre a contagem de prazo , no mnimo, curioso. Trata-se de altercao hermenutica de interpretao gramatical que no encontra parmetros sequer no Poder Judicirio.

Com efeito, diz o texto da Resoluo n 20/1993, na parte que pertine ao debate:

Art. 17-I. Produzidas as provas, o relator declarar encerrada a instruo, intimar o representado ou denunciado para apresentar suas alegaes finais no prazo de 3 (trs) dias teis e, aps isso, entregar relatrio que ser apreciado pelo Conselho no prazo de 10 (dez) dias teis. (grifei)

Ora, prazo, como se sabe, a contagem de tempo dentro do qual se deve fazer alguma coisa; tempo este, em regra, fixo e determinado, seja por instrumento normativo ou pela autoridade com poder para aprazar. Tem como exemplos de sinnimos: limite, termo, concluso, desfecho (BECHARA, Evanildo: Moderna Gramtica Portuguesa. So Paulo. Edio 37. 2009. Nova Fronteira). A contagem de prazo nos termos da Resoluo n 20/1993 do Senado Federal feita computando-se somente os dias teis, nico significativo diferencial em relao aos prazos processuais do Poder Judicirio, cuja contagem
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 11

realizada de forma contnua. So ambos prazos peremptrios, dentro do qual se deve cumprir uma obrigao. O dies ad quem (termo final) no julgamento deste Conselho, assim como no Judicirio, ser sempre em dia til. Trata-se, a toda evidncia, de um limite a ser obedecido. Antecip-lo, desde que iniciada a contagem do prazo (dies a quo) critrio de quem possui o encargo de cumpri-lo, deciso que, no caso que ora se discute, cabe ao relator do Processo Disciplinar. E devo aclarar, para que nenhuma dvida subsista, que cumpri rigorosamente todos os prazos legais e regimentais.

Portanto, considero que a questo sobre prazos, alm de ter sido respondida pela deciso judicial, configura-se mero esforo argumentativo, carecedor de legitimidade e desprovido de qualquer razoabilidade.

Contudo, tendo em vista a liminar deferida pelo Ministro Dias Toffoli, nos autos do Mandado de Segurana n 31.407/DF, impetrado pelo Representado no mesmo dia 15/06/2012, obedeceu este Conselho o prazo de trs dias entre a leitura da parte descritiva do Relatrio, que ocorreu no dia 18/06/2012 e a discusso.

As demais questes fomentadas confundem-se com o prprio mrito da Representao e com ele sero decididas.

2.2 DOS FATOS

Em seu depoimento pessoal perante este Conselho de tica e Decoro Parlamentar, no dia 29 de maio de 2012, o Senador Demstenes Torres, por diversas vezes, insistiu no bordo: Julguem-me pelo que fiz e no pelo que disse. Chegou at mesmo a fazer uso de um trecho de Nem bom falar, o belo samba de Ismael Silva: Nem tudo que se diz, se faz, ponderou o Representado, frente a seus pares.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

12

Julgaremos o Representado pelos seus atos, mas isso no nos exime de examinar suas palavras, pois a palavra a essncia do governo democrtico-republicano. Atos e palavras no se desvencilham no processo de conformao de um juzo de valorao poltica. O Poder Legislativo locus privilegiado dessa problemtica, nos regimes democrticos. Isso porque, aqui, no Parlamento, como assinala Habermas, apoiado nas reflexes de Hannah Arendt, ocorre o fluxo livre de temas, contribuies, informaes e argumentos, que produz convices compartilhadas intersubjetivamente e, assim, gera potenciais de poder (HABERMAS, Jrgen. Direito e Democracia: Entre facticidade e validade, volume I. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997, p. 186). No por acaso, a instituio parlamentar tem seu nome formado por uma derivao baseada em um radical italiano que significa palavra (parola), de onde se apura o verbo para o ato de fala: parlare.

Esse fenmeno da produo do direito pela comunicao pode ser ilustrado diz o eminente filsofo alemo

atravs do modelo de tomadas de posio em termos de sim/no em relao oferta de um simples ato de fala. A convico comum entre falante e ouvinte, que produzida ou simplesmente reforada atravs do reconhecimento intersubjetivo de uma pretenso de validade, significa a aceitao tcita de obrigaes relevantes para ao; nesta medida, ela cria uma nova realidade social. A partir do momento em que as liberdades comunicativas dos civis so mobilizadas para a produo do direito legtimo, tais obrigaes ilocucionrias se cristalizam num potencial com o qual os detentores do poder administrativo tm que contar. (HABERMAS, J. op. cit., p. 186)

Na medida em que cidados comuns elegem representantes para corpos da atividade estatal e lhes concedem poderes amplos para deliberar sobre assuntos que afetam o bem-estar de todos, tal representao enseja uma responsabilidade singular. O representante
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 13

deve, para tornar efetivo seu mandato, insisto ter em conta, em suas decises e aes, geradas e conformadas por palavras, a busca do bem comum, evitando a seduo pelo interesse privado e a explorao do cargo para usufruir de privilgios.

No Congresso Nacional, no nos tratamos reciprocamente como excelncias porque temos origem em algum estamento aristocrtico; ou porque somos obrigados a faz-lo como cdigo de identificao e pertencimento a uma confraria ou vocativo de compadrio; ou porque somos portadores da ilustrao positivista capaz de lanar o claro raio ordenador que nos leve ao progresso social, econmico, ou cultural. Parlamentares de outras paragens, da mesma maneira, dirigemse a seus colegas, valendo-se de vocativos anlogos, como honrado. O que pode nos fazer homens e mulheres honrados ou excelentes o grave dever de representar a comunidade poltica, com todas suas complexas contradies, e por ela, mediante procedimentos considerados legtimos, usar da palavra (por isso h a fase da discusso no processo legislativo) e, aps o uso da palavra, decidir, tambm por palavras (sim ou no), quais valores e objetivos devem ser normatizados e quais so os melhores caminhos para atingi-los.

por palavras que senadores firmam o compromisso inafastvel com a promoo da defesa dos interesses autenticamente populares no crculo nacional, com o zelo pelo aprimoramento da ordem constitucional e legal do Pas, particularmente das instituies democrticas e representativas e pelas prerrogativas do Poder Legislativo, com o exerccio do mandato com dignidade e respeito coisa pblica e vontade popular; por palavras que cumprem o dever de debater e tomar parte nas deliberaes parlamentares (art. 2 da Resoluo n 20, de 1993).

Habermas nos expe que o poder comunicativo de convices comuns constantes deste conjunto de propsitos que menciono s pode surgir de estruturas da intersubjetividade intacta (HABERMAS, J. op. cit., p. 191, negritos meus), isto , aquela que no est
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 14

colonizada pelo poder do dinheiro ou da administrao. Alguns chegam a fazer chacota da punio com a perda de mandato por ter um parlamentar faltado com a verdade. bom que se diga, a propsito, que se trata de faltar com a verdade no apenas com seus colegas, mas com a comunidade poltica representada. No percebem os zombadores que mentir desconstitui o paradigma da intersubjetividade intacta que cria o poder poltico legtimo. A fala deixa de ser genuna, deforma-se. Da dizer Habermas que se avalia a legitimidade de um poder pela harmonia entre palavras e feitos (idem, ibidem, p. 189).

Passo, ento, a aferir a harmonia entre palavras e feitos do Senador Demstenes Torres.

2.2.1 DO ENVOLVIMENTO DO REPRESENTADO COM OS NEGCIOS DE CARLINHOS CACHOEIRA NA EXPLORAO DE JOGOS DE AZAR

Em seu depoimento pessoal, frente a este Conselho, no ltimo dia 29 de maio, Sua Excelncia confirmou os termos de seu pronunciamento na sesso ordinria de 6 de maro prximo passado, no Plenrio, ou seja, de que conhecera Carlinhos Cachoeira quando fora Secretrio de Segurana Pblica do Estado de Gois, na gesto do Governador Marconi Perillo. Desde logo, verifica-se que essa aproximao no se deu em circunstncias meramente sociais. Pode-se perceber que, ali, o encontro de ambos se deu em torno de problemas relativos aos negcios de Cachoeira. Perguntado, o Senador Demstenes Torres respondeu que Carlinhos Cachoeira o procurara com um pleito, que eu diria ser bizarro: a represso aos operadores de jogos de azar ilegais, atuantes no Estado de Gois. A cena evoca, de pronto, o clssico final do filme norte-americano de Michael Curtiz, Casablanca, quando o Capito Renault manda prender os suspeitos de costume e sucumbe ao convite para uma grande amizade.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

15

Mas, quem seriam os contraventores, cuja atuao Carlinhos Cachoeira desejava desbaratar? Os banqueiros do jogo do bicho? A resposta, por bvio, negativa, a no ser que a ao repressiva da polcia goiana se limitasse eliminao da concorrncia, pois era notrio o envolvimento de Carlinhos Cachoeira com esse tipo de contraveno penal e posio de destaque nesse ramo de negcios. At as pedras de Pirenpolis e as capistranas de Gois Velho sabiam disso. No crvel que um Secretrio de Segurana Pblica, que antes fora, por duas vezes, o chefe do Ministrio Pblico Estadual, desconhecesse a folha corrida de seu interlocutor.

importante, neste passo, registrar a ainda existente (e provavelmente decrescente) vinculao de Cachoeira com o jogo do bicho. No obstante a confisso que faz Cachoeira a uma interlocutora ntima, segundo a qual passaria a concentrar seus negcios na seara dos jogos de azar (ilegais) num site de loterias virtuais (pela internet), adquirido por oitocentos mil reais (conversa telefnica de 01/06/2011, s 19h52min), verifica-se a continuao da conduta delinquente pelos dilogos telefnicos do contraventor gravados pela Polcia Federal na Operao Monte Carlo. Com efeito, s 18h28min do dia 9 de maro de 2011, logo aps o carnaval do ano passado, conforme extrato de conversa registrada pela PF, Cachoeira comemora com um interlocutor a vitria da Beija-Flor (que tem como patrono Ansio Abrao David) grmio recreativo, no qual de acordo com o registro da PF Cachoeira tinha um negcio e revela que o resultado teria sido obtido com uma mutreta. Na quarta conversa entabulada entre Cachoeira e o Senador Demstenes Torres, na sequncia dos alertas que Sua Excelncia faz ao contraventor sobre possvel operao conjunta do Ministrio Pblico Federal e do Ministrio Pblico Estadual, com vistas a reprimir a explorao de caa-nqueis, Cachoeira esclarece a Demstenes, pouco antes de o Senador viajar para se encontrar com Roberto Coppola, scio de Cachoeira, no negcio de jogos de azar pela internet, que a operao seria sobre o jogo do bicho ( 21/06/2011, s 9h51min). Assim, eliminar os bicheiros, de forma isonmica, naquela quadra, e ainda hoje, seria dar um tiro no prprio p.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

16

Cachoeira pretendia, de fato, afastar competidores e intermedirios em relao a negcios que comeara a vislumbrar como promissores no incio dos anos 90: o mercado das videoloterias, vale dizer, das mquinas eletrnicas programadas, quaisquer que fossem suas marcas de fantasia: videopquer, bingo eletrnico, caa-nqueis, etc. Pelo uso claudicante do vernculo, nos dilogos telefnicos interceptados pela PF, observa-se que Carlinhos Cachoeira um matuto, mas , acima de tudo, astuto. Tinha notvel descortnio quanto s possibilidades de negcios; antevia o pujante mercado na explorao de jogos de azar por meios virtuais (sistemas on line real time via internet). Da sua verdadeira obsesso por alianas negociais com empreendedores que detivessem expertise nessa nova fronteira da jogatina. Cachoeira j prognosticava a extrema comercializao do tempo disponvel como algo a ser explorado no interesse da expanso do capital (MSZROS, Istvn. Para Alm do Capital: Rumo a uma Teoria da Transio. So Paulo/Campinas: Boitempo/Unicamp, 2002, p. 668).

Em seu depoimento, o Delegado de Polcia Federal Raul Alexandre Marques Sousa destacou que o cerne dos negcios de Carlinhos Cachoeira era a videoloteria. O que motivara a Operao Vegas, havia sido o vazamento, no mbito da prpria Polcia Federal, de uma blitz que se realizaria, em Anpolis (GO), quartel-general de Cachoeira, por requisio do Ministrio Pblico Federal, para represso ao contrabando de placas de circuitos eletrnicos de programao das mquinas caanqueis, conforme deixou patente, em seu depoimento, o delegado, aps indagao do Senador Wellington Dias.

Em 1995, Cachoeira iniciou sua jornada no universo de uma atividade de explorao de jogatina mais sotisficada, como era seu intento: as mquinas eletrnicas programadas. A Lei n 8.672, de 6 de julho de 1993 que ficara conhecida como Lei Zico por seu art. 57 (regulamentado pelo art. 45 do Decreto n 981, de 11 de novembro de 1993), excepcionando a aplicao da norma penal, autorizara s entidades de direo de prtica desportiva, devidamente credenciadas junto s Secretarias de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal, a explorar o jogo de bingo ou similar. A adio dessa equivalncia ao jogo de bingo com cartelas abriu brecha para as operaes com bingos eletrnicos.
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 17

Assim concluiu a CPI dos Bingos do Senado Federal a esse respeito: A autorizao para explorao de jogo similar ao bingo, como consta na Lei Zico, e de modalidades lotricas similares ao bingo, como consta no Decreto n 981, de 1993, deram ensejo autorizao para explorao de videoloterias (caa-nqueis) pelas casas de bingo. (Relatrio Final da CPI dos Bingos, p. 25)

Neste passo, j cumpre deixar assentado que o Representado, em seu depoimento, instado pelo Senador Randolfe Rodrigues, disse que no se lembrava de ter tomado parte nessa CPI, embora tivesse sido um dos responsveis pela sua instalao, com a impetrao de um Mandado de Segurana junto ao STF (MS n 24.848) e que para ela tivesse sido designado como membro suplente. Mais relevante, porm, a sua intensa participao, como implacvel inquisidor, em todos os episdios da referida CPI que disseram respeito ao suposto envolvimento do ento Ministro Antonio Palocci Filho com a mfia angolana de jogos, ou com o dinheiro de Cuba na caixa de usque. (v.g Relatrio Final da CPI dos Bingos, p. 519) Mas o Senador Demstenes Torres no guarda memria alguma desses eventos! Como sabemos todos, aquela no era uma CPI qualquer. Era a comisso parlamentar de inqurito que tinha por motivao, conforme consta de seu prprio histrico, a divulgao pela imprensa, em fevereiro de 2004, de uma fita gravada nos idos de 2002 por um empresrio do setor de jogos, Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, [que] exps o assessor parlamentar da Casa Civil, Waldomiro Diniz, poca Presidente da Loteria do Rio de Janeiro (Loterj) (Relatrio Final da CPI dos Bingos, p. 6) O Representado, todavia, no obstante a natureza da CPI dos Bingos, em que pese o envolvimento direto de pessoa relevante na sociedade goiana, com quem o Representado mantinha relao de amizade, e apesar de sua destacada participao no processo de investigao parlamentar, foi tomado por sbita amnsia em relao a esses fatos recentes da vida nacional, nos quais o seu protagonismo muito contribuiu para sua prpria projeo como poltico notvel, de envergadura nacional.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

18

O Relatrio Final da CPI dos Bingos, em sua pgina 133, a partir de informe da Polcia Federal, traa um sumrio da situao de controle territorial no Estado de Gois, para, em seguida, anunciar a expanso dos negcios de Cachoeira no Estado do Rio de Janeiro, nos seguintes termos:

O terceiro esquema envolve a associao entre o bingo tradicional e o bingo eletrnico (MEPs), em que espanhis e brasileiros aproveitam-se da atividade para lavar dinheiro. Uma das estratgias usadas alar ao sucesso pessoas de origem humilde, os chamados testas-de-ferro, que, de uma hora para outra, tornam-se empresrios. Esse esquema foi detectado no Rio de Janeiro, e est por trs da crise envolvendo as relaes da Loterj com Carlinhos Cachoeira e Alejandro Ortiz (item 7.1 deste Relatrio). (Relatrio Final da CPI dos Bingos, p. 135)

Convm recordar, neste ponto, que Cachoeira, alm de buscar a expanso de seus negcios na praa do Estado do Rio de Janeiro, j se assentara em Minas Gerais (v. Relatrio Final da CPI dos Bingos, p. 413).

Mas a conquista de espao no mercado fluminense implicava a necessidade de entendimento com os espanhis, controladores das operaes de mquinas eletrnicas programadas (MEPs) naquele Estado. A Loterj estava demarcando territrios, fixando, numa mesma licitao, o que seria objeto de concursos de prognsticos online/real time e o que seria operado como jogos off line. Portanto, a prensa que Cachoeira exigia do ento Secretrio Demstenes Torres atuao dos espanhis em Gois que operavam mquinas eletrnicas programadas sem a devida concesso da LEG deveria ser dosada; deveria circunscrever-se apenas a uma demonstrao de capacidade dissuasria.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

19

S nesse contexto que se pode compreender uma relao valendo-me da cano de famosa dupla sertaneja goiana entre tapas e beijos que caracterizava o relacionamento de Cachoeira e a mfia espanhola (ou, para a CPI dos Bingos, mfia italiana, mesmo! cf. Relatrio Final da CPI dos Bingos, p. 13 e p. 135-147). Embora o Senador Demstenes Torres tenha fingido no compreender a simples referncia que fiz aos espanhis, todos os atores envolvidos podem ser conhecidos e a trama pode ser elucidada pela leitura das pginas 219-236 do Relatrio Final da CPI dos Bingos, inclusive o que teria se passado em Gois, quando o Representado era Secretrio de Segurana Pblica. Cumpre reproduzir uma passagem da anlise feita pela CPI: Em alguns Estados, como em Gois e no Distrito Federal, constatou-se que as atividades de bingo e caa-nqueis esto intrinsecamente ligadas s atividades desenvolvidas anteriormente por bicheiros, que teriam firmado parcerias com grupos mafiosos, sendo o nome da famlia Ortiz frequentemente citado. (Relatrio Final da CPI dos Bingos, p. 138)

A necessidade de equacionamento da diviso do mercado de caa-nqueis no Estado do Rio de Janeiro impunha atitudes temperadas. Cachoeira perseguia seu objetivo: avanar nas videoloterias at se converter no rei dos jogos de azar pela internet. Como declarara na CPI dos Bingos, queria fazer do Rio de Janeiro uma vitrine para seus negcios, um showroom para o Brasil. A sua empresa, que atendia pelo sugestivo nome de Capital & Limpeza, havia se associado em consrcio (Combralog) a argentinos detentores de vasta expertise tecnolgica em negcios de jogos de azar pela internet (conglomerado Boldt S.A). No nos foi possvel apurar, mas bem provvel que por detrs da Boldt j estivesse o atual scio de Cachoeira em jogos de azar pela internet, o argentino Roberto Coppola, a quem o Senador Demstenes Torres se refere, em uma dos dilogos, como o nosso amigo (dilogo de 21/06/2012, 9h49min).

A Combralog, por fora do know-how dos argentinos, teria melhor tecnologia que a famlia Ortiz para operar os jogos de azar pela internet. Vencera (com prtica criminosa de fraude ao processo licitatrio, apontada no Relatrio Final da CPI dos Bingos, p. 1005) a disputa pelo mercado de jogos on line/real time da Loterj. Mas havia um problema a ser resolvido. A operao de jogos via internet estava
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 20

adjudicada a uma empresa de fachada (uma distribuidora de papis) vinculada famlia Ortiz, que operava as mquinas eletrnicas programas off line, de suporte tecnolgico-operacional inferior s mquinas da Combralog. At ento, a famlia Ortiz era dominante no setor de videoloterias em todo o Pas (v. Relatrio Final da CPI dos Bingos, p. 191).

Na novela entram agora dois novos atores: Waldomiro Diniz, presidente da Loterj (de quem Cachoeira, obviamente, j era conhecido) e a Gtech, a poderosa operadora do segmento de jogos da Caixa Econmica Federal CEF, ambos inconformados com a outorga dos jogos por internet aos espanhis. Cachoeira, porque queria um novo edital de licitao, no qual constasse o deslocamento das operaes de internet dos jogos offline para os jogos on line/real time. A Gtech, porque buscava a impugnao de toda a licitao.

A Gtech era simplesmente, pelas palavras de Cachoeira, a lder mundial de tecnologia on line para loterias (Relatrio Final da CPI dos Bingos, p. 1087). Em agosto de 2006, depois de todo escndalo em que se envolveu no Brasil, foi comprada pela italiana Lottomatica SPA.

Como Waldomiro Diniz, em 2002, arbitrara a disputa em favor da famlia Ortiz, mantendo os jogos via internet no setor das operaes off line, as condies se apresentavam favorveis a uma ao comum a ser levada a efeito pelos dois prejudicados: Cachoeira e Gtech. Os detalhes da parceria podem ser obtidos por meio do depoimento do Senhor Fernando Antnio de Castro Cardoso, presidente da Gtech, perante a CPI da Loterj (Relatrio Final da CPI dos Bingos, p. 216)

Pelo que se deduz de uma interveno do Deputado Estadual Luiz Paulo (PSDB), presidente da CPI da Loterj, Gtech e Cachoeira j eram velhos conhecidos (Relatrio Final da CPI dos Bingos, p. 215). Muito provavelmente, pelo perodo indicado pelo ilustre parlamentar, o relacionamento vinha desde a assinatura do contrato Caixa Econmica Federal e Racimec/Gtech, no ano de 1997.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

21

O desenrolar dos acontecimentos, at a extorso de Waldomiro Diniz por Cachoeira, em janeiro de 2003, e a apresentao do requerimento de informaes sobre a Gtech, pelo Senador Demstenes Torres, em 22 de maio de 2003, j foram por mim exaustivamente narrados no Relatrio Preliminar.

Em seu depoimento, o Representado disse que as denncias que recebera, e que motivaram a apresentao do requerimento naquela data, tambm haviam sido encaminhadas ao Senador Artur Virglio, Lder do PSDB. Dois detalhes relevantes: Sua Excelncia nunca, nem agora em seu depoimento pessoal, declinou os nomes dos denunciantes; e o Senador Artur Virglio, ainda que tivesse recebido o pessoal para fazer a denncia (o Representado no diz quem seria o pessoal) s se manifestaria, com palavras medidas, sobre o assunto no ano seguinte, aps a divulgao do escndalo Cachoeira/Waldomiro Diniz em fevereiro de 2004. Essa justificativa do Representado no melhora a avaliao tica de sua conduta parlamentar. Estamos diante daquela situao que Habermas denomina de discurso pragmtico de partidos que agem voltados para o sucesso (idem, ibidem, p. 207). Com efeito, frustrada, a composio direta entre Cachoeira e Gtech, em maio de 2003 (da qual apenas Cachoeira, Gtech e Waldomiro Diniz estavam a par), o que importava era fazer com que o Governo Federal exercesse seu poder de arbitragem. A provocao se dava pela insinuao de conhecimento dos meandros da matria por quem formulasse o requerimento. Para isso, como adiantei no Relatrio Preliminar, o Representado deu a sua contribuio ao emparedar a Gtech (que j obtivera a renovao de seu contrato com a CEF) com o requerimento de informaes datado em 22 de maio de 2003. Qualquer denunciante, ciente dos fatos, saberia que, para um parlamentar se inteirar dos fatos, em sua gnese, bastaria consultar o Processo n 018.125/1996-4 do Tribunal de Contas da Unio. Por ali qualquer interessado ficaria sabendo que o TCU impugnara a primeira terceirizao de loterias da Caixa, em 1993, por meio da contratao do sistema piloto de loterias on line/real time da Racimec (que j era scia da Gtech). Teria cincia de que a licitao seguinte a essa ao experimental
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 22

(Concorrncia Pblica CEF n 001/1994) fora considerada dirigida pelo TCU, em favor do consrcio liderado pela Racimec/Gtech.

De igual maneira, para quem tivesse a ao voltada para o sucesso, no se poderia denunciar que, na adjudicao do objeto da referida licitao e subsequente contratao, em 1997, bem como no termo de distrato/contrato em 2000, haviam sido includos servios nolotricos, no previstos no edital, e sem licitao. Para no falarmos dos sucessivos termos aditivos de reajustes de preos havidos em 1998 e 1999. Essa situao, absolutamente irregular e criminosa, viria a ser analisada por aquela CPI, da qual o Senador Demstenes no se lembra de ter participado: a CPI dos Bingos. (Relatrio Final da CPI dos Bingos, p. 1043-1055)

Ainda no incio de seu mandato, o Senador Demstenes revelaria o interesse pela temtica de legalizao dos jogos de azar, como j adiantei no Relatrio Preliminar. interessante verificar que, em seu discurso de 18 de junho de 2003, Sua Excelncia, sem declinar a fonte, menciona um nmero de acesso controlado, dadas as restries legais aos jogos no Brasil: o de que somente o segmento do cassino planeja investir no Brasil aproximadamente US$1,5 bilho. Em seguida, demonstrou conhecimentos sobre o setor sobre o qual Cachoeira avanava: as apostas on line real time, via internet. Era a menina dos olhos de Cachoeira. H, inclusive, evidncias, colhidas pela Polcia Federal e pela CPI do Cachoeira, de que o contraventor j estaria operando empreendimentos offshore nesse segmento. Abordando o tema, o Representado fez uma referncia introdutria truncada ao tratamento que os EUA do aos jogos de azar. Citou nmeros de arrecadao tributria com jogos naquele pas. No disse que as receitas advm de jogos presenciais onde o controle de apostas e a fiscalizao tributria so possveis. No mencionou que os jogos de azar pela internet j eram proibidos nos EUA, desde 1999 (The Internet Gambling Prohibition Act, alterada pelo Unlawful Internet Gambling Enforcement Act, 2006). Dentre motivos da proibio nos EUA podem ser arrolados os seguintes: imbricaes com crimes de lavagem, sonegao fiscal, fraude bancria, evaso de divisas, fraude pela manipulao das mquinas de videoloteria, videopquer, caa-nqueis, quando operados pelo sistema on line/internet, exacerbao da dependncia, em caso de viciados em jogos de azar, ou a fcil induo de
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 23

jovens prtica desses jogos. Eis as razes das operaes em regime off shore.

Uma vez mais, um discurso pragmtico. Disse, ento, Sua Excelncia: So exatamente aqueles milhares de sites, operados a partir da Costa Rica, oferecendo toda modalidade de jogo virtual. (Dirio do SF, 19/06/2003, p. 15862) Quem teve a oportunidade de assistir a recente documentrio da Globo News (exibio em 26/05/2012) sobre a atuao da mfia israelense/russa que j estaria associada aos bicheiros do Rio de Janeiro , no segmento de jogos de azar pela internet, a partir de uma base em Chipre, pode melhor entender a existncia de portos seguros em Antigua, Granada, no enclave de Gibraltar (UK), na ilhota de Alderney (UK), na reserva indgena de Mohawk/Canad, ou mesmo em Costa Rica, como ancoradouros no uso da internet para viabilizar a jogatina imune a qualquer fiscalizao. Da referida reportagem bom destacar que o interesse dos mafiosos domiciliados em Israel, no mercado brasileiro, seria a exportao de placas (viciadas) para as mquinas eletrnicas programadas - MEPs, o que nos reporta, de imediato, s questes de setembro de 2007 que suscitariam a Operao Vegas (contrabando de placas para MEPs, em Anpolis-GO). Derivaram do imbrglio Waldomiro Diniz/Cachoeira duas aes fundamentais: concomitantemente exonerao de Waldomiro Diniz de seu cargo na Casa Civil da Presidncia da Repblica, o Governo editou a Medida Provisria n 168, de 2004; no Senado Federal iniciaramse as mobilizaes para a instalao da CPI dos Bingos. No que diz respeito conduta do Representado frente MP n 168, de 2004, eu prprio j adiantara que no se poderia chegar a uma concluso peremptria sobre seu comportamento, posto que a rejeio da MP deu-se na votao preliminar dos pressupostos de constitucionalidade: urgncia e relevncia. Importa, porm, enfrentar a insinuao do Representado, de que a edio da MP seria uma confirmao de que, at ento, os jogos de bingos eletrnicos seriam legais.
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 24

Disse o Representado em seu depoimento: Ento, ao contrrio do que disse o nobre Relator, no estava proibido o jogo a partir do final de 2002. Tanto que o Presidente Lula editou uma medida provisria em 2004. E tanto que o Lder do Governo na ocasio advertiu os seus liderados que se votassem o jogo voltaria a ser permitido como antes da medida provisria. O argumento merece contradita.

No fui eu quem descortinou o quadro de ilegalidade anterior edio da MP n 168, de 2004. Busquei essa informao no Relatrio Final da CPI dos Bingos, que afirma: O nico prejuzo, portanto, do ponto de vista da represso ao jogo de bingo, com a rejeio da MPV n 168, de 2004, consistiu em se deixar de caracterizar a sua explorao como ilcito administrativo. Alis, a aprovao da MPV poderia at ensejar uma interpretao desfavorvel represso do jogo de bingo. A edio de uma normal legal pressupe a inovao do direito. No se deve interpretar um dispositivo legal de forma a que resulte intil. Trata-se de vcio de antijuridicidade, que ofende o art. 7, IV, da Lei Complementar n 95, de 1998, que dispe sobre a elaborao das leis, segundo o qual o mesmo assunto no poder ser disciplinado por mais de uma lei, exceto quando a subseqente se destine a complementar lei considerada bsica, vinculando-se a esta por remisso expressa. Portanto, quando a MPV probe a explorao dos jogos de bingo e das mquinas caa-nqueis, supe-se que at ento essa explorao era autorizada, o que juridicamente falso. Essa interpretao poderia, inclusive, dar ensejo a que as empresas que exploram essa atividade se utilizassem desse argumento para legitimar a sua atividade anterior edio da MPV. O fato que a rejeio da MPV n 168, de 2004, no afastou a ilicitude da explorao do jogo de bingo e das mquinas caa-nqueis, como querem alguns, prevalecendo a norma
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 25

penal que estabelece que a explorao dessas atividades constitui contraveno penal. (Relatrio Final da CPI dos Bingos, p. 30-31, negritos meus)

Para arrematar esse ponto, volto a meu Relatrio Preliminar: a rejeio da MP n 168, de 2004 implicou a restaurao do art. 59 da Lei n 9.615, de 24 de maro de 1998, com a redao dada pela Medida Provisria n 2216-37, de 31 de agosto de 2001, segundo a qual a explorao de jogos de bingo, servio pblico de competncia da Unio, ser executada direta ou indiretamente, pela Caixa Econmica Federal, nos termos desta Lei e do respectivo regulamento.

Quanto CPI dos Bingos, embora o seu ponto de partida tenha sido, como j apontei, a questo entre Waldomiro Diniz e Cachoeira, a sua composio permitiu que as artilharias se voltassem para outros objetivos, de tal modo que o prprio autor do requerimento que ensejara a sua instalao, o Senador Magno Malta, por diversas vezes manifestou o seu desencantamento quanto aos desideratos da CPI que, segundo aquele parlamentar, passara a investigar tudo, menos bingo. Muitos at se reportavam a ela como a CPI do Fim do Mundo. Quando se tratou da investigao das questes pertinentes a Carlos Cachoeira, naquela CPI, o Senador Demstenes Torres adotou postura distinta da que usava para atacar autoridades pblicas: recolheuse, acautelou-se. O seu comportamento, neste particular, me faz lembrar a famosa pardia de Noel Rosa sobre o insolvente soberbo, atolado em dvidas com o bicheiro: No estou disposto a ficar exposto ao sol. No o caso de revisitar tudo o que a CPI dos Bingos apurou sobre Cachoeira. Entretanto, valendo-me tambm, como o Representado, da expresso usada pelo ex-Senador Roberto Campos em sua autobiografia a lanterna na popa nos possvel, hoje, com clarividncia, responder indagao formulada a Cachoeira pelo Senador lvaro Dias e que no foi respondida pelo delinquente a respeito de quem teria sido o araponga com trnsito no setor aeronutico, notadamente na Infraero, que lograra obter fitas gravadas sobre o encontro com Waldomiro Diniz no Aeroporto Internacional de Braslia.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

26

Hoje, sabemos todos qual era o seu destino recorrente, quando dito araponga visitava os recintos do Senado Federal.

simplesmente inacreditvel que o Representado, considerados todos esses prolegmenos, venha sustentar que ignorava tudo sobre os afazeres ocultos de Cachoeira; que tenha respondido candidamente ao Senador Mrio Couto que no sabia que Cachoeira era contraventor; que no tenha sido tomado pela bisbilhotice mais elementar e verificado aquilo que o Senador Randolfe Rodrigues lhe apontou, isto , os indiciamentos de Cachoeira na CPI dos Bingos, a saber: CARLOS AUGUSTO DE ALMEIDA RAMOS incurso nos arts. 288 (formao de quadrilha) e 317, 1 (corrupo passiva), todos do Cdigo Penal; nos arts. 90 e 92 da Lei n 8.666/93 (crime contra o procedimento licitatrio); e no art. 10, inciso XII, da Lei n 8.429/92 (improbidade administrativa). (Relatrio Final da CPI dos Bingos, p. 1005) Quando por mim indagado, em seu depoimento, sobre a invulnerabilidade dos aparelhos rdio-celulares marca Nextel, o Senador Demstenes Torres aditou sua versatilidade algo que, creio eu, o Senado Federal ignorava: a sua vasta expertise acumulada em temas vinculados inteligncia, desde os tempos em que fora Secretrio de Segurana Pblica. Jactou-se at do fato de que fora a Israel, para aprimorar seus conhecimentos. incrvel que algum com tanto conhecimento na rea de informao e contrainformao, simplesmente nada soubesse sobre uma pessoa que lhe era to prxima, o Carlinhos Cachoeira. Tive o cuidado de anotar: apenas no interregno entre 02 de maro de 2011 e 16 de agosto de 2011, pelas gravaes interceptadas pela Operao Monte Carlo e j degravadas, possvel concluir que Cachoeira e o Senador Demstenes Torres teriam se encontrado, no mnimo quarenta vezes; e que o Senador Demstenes Torres teria ligado para Cachoeira 97 (noventa e sete) vezes, apenas com o uso do aparelho Nextel. Assinalo que, nessa ocasio, Cachoeira j era processado criminalmente, pelo menos, no Rio de Janeiro, no Mato Grosso e em Gois. Ademais, admitindo-se, apenas para argumentar, a tese mais favorvel ao Representado, sobre o marco inicial da ilegalidade dos negcios de Cachoeira (a edio da Smula Vinculante n 2, do STF em 2007) j fazia quatro anos que a ao de Cachoeira no ramo de jogos de azar era, sem mais nenhuma sombra de dvidas, ilegal.
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 27

Um detalhe curioso: pelas conversas telefnicas j degravadas, em nenhuma vez trataram do problema conjugal que o Representado asseverara ao Plenrio ser o grosso de suas conversas com Cachoeira. Longe de fazer qualquer investigao mais aprofundada acerca das possibilidades de aquisio de conhecimentos do Representado, por sua prpria assertiva, basta assistir a Munique pelcula sobre os desdobramentos do massacre de israelenses nos jogos olmpicos de 1972, na cidade de mesmo nome , do consagrado diretor Steven Spielberg, para concluir que algum que tenha passado pelos rigorosos treinamentos de inteligncia em Israel no pode ser to parvo assim.

Quanto tramitao do PLS n 274, de 2006, devo confirmar que me parece um tanto estranho que tenha sido atirado vala comum das milhares de proposies que tm o arquivo como destino aquela que tratava de tema to relevante e que tinha como autoria a prpria CPI dos Bingos. Temos, desde os acontecimentos de 2006, um intervalo que no foi dado a este Colegiado apurar. Mas, quando vem tona a proximidade do Senador Demstenes Torres com Carlinhos Cachoeira, a partir dos eventos que se sucedem a contar de fevereiro deste ano, tornase evidente o relacionamento do Senador Demstenes Torres com o argentino Roberto Coppola, megaempresrio argentino do caa-nquel e scio de Cachoeira nos negcios de azar pela internet, como informa a Polcia Federal (Inqurito n 3.430-STF, Apenso 1, volume 1, p. 47 e Apenso 1, Volume 3, p. 568). Sua Excelncia, perguntado pelo Senador Eduardo Suplicy, respondeu que conhecia Coppola e que tinha estado com ele algumas poucas vezes. Eis o teor de suas declaraes, aps quantificar os encontros: Pouqussimas vezes. Por qu? Porque eu fui apresentado ao Roberto Coppola. Na Argentina o jogo legal, e o que ele me pediu, o Sr. Roberto Coppola? Que, no Estado de Santa Catarina, havia uma conversa de que haveria l a legalizao de jogos lotricos, porque em Santa Catarina isso no existe.
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 28

No tem nada a ver com caa-nquel ou com uma coisa e outra. O advogado dele era o Sr. Geraldo Brindeiro. O Sr. Geraldo Brindeiro me procurou com um parecer falando da legalidade dessas loterias estaduais, e eu pedi a um amigo meu, o Secretrio de Estado de Santa Catarina, nio Branco, que tambm outro que no tem nada a ver com a histria est parecendo que deve estar sendo execrado , que recebesse o Sr. Roberto Coppola e o encaminhasse ao ViceGovernador, porque o Sr. Roberto Coppola estava com dificuldade para ter acesso ao Vice-Governador de Santa Catarina, que tambm era Secretrio de Estado e que estaria, segundo o Sr. Roberto Coppola, lidando com a legalizao desses jogos. Foi isso que aconteceu. O Sr. Roberto Coppola se encontrou com nio Branco, que era Secretrio de Infraestrutura hoje ocupa outra secretaria , e no sei se conversou ou no conversou com o responsvel pela legalizao dos jogos de Santa Catarina de loteria. E nem sei se isso foi adiante ou no.

importante registrar, nessa altura, que o Senador Demstenes Torres esteve em Buenos Aires no final de junho do ano passado. Em dilogo no dia 18/06/2011, s 13h36min, Cachoeira informalhe que passaria o contato de Roberto e que esse, Roberto, se encontraria com Demstenes no hotel. No dia 21/06/2011, s 9h49min Demstenes disse a Cachoeira que precisaria do nosso amigo l para ajudar no transporte. Em resposta, Cachoeira lhe diz que passaria o nmero do rdio de Coppola ( provvel que Coppola tambm fizesse parte do clube Nextel; em seu depoimento, o Representado fala da comodidade de se usar o Nextel na Argentina). No dia seguinte, Cachoeira informa a Coppola sobre a ida de Demstenes a Buenos Aires (15h05min). No dia 24/06/2011 (21h40min), Coppola informa a Cachoeira que se encontrava no Mxico, mas que j havia resolvido tudo para Demstenes.

No dia 10 de julho de 2011, s 11 horas, na residncia do prprio Representado, ocorre um encontro entre Demstenes, nio Branco responsvel pela SC Parcerias e que, antes, fora diretor da CELG e Roberto Coppola. No final do mesmo dia (18h00min), Cachoeira indaga a uma pessoa do crculo ntimo de Demstenes Torres quanto
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 29

ficara de dvida da mesa adquirida em Buenos Aires. Dezoito mil dlares a resposta. Mais tarde (19h08min), Cachoeira informa a Demstenes que foi 18 mil dlares o que tem que passar a Roberto (Inqurito n 3.430STF, Apenso 1, Volume 3, p. 394-398)

Como se v, h uma circularidade de procedimentos. O modelo de legalizao de jogos de Coppola repete a sistemtica apontada pela CPI dos Bingos, por mim j mencionada (Relatrio Final da CPI dos Bingos, p. 31-32). E o Senador Demstenes Torres, em que pesem todas suas habilidades na rea de inteligncia, mais uma vez nada sabe sobre os afazeres ocultos de um interlocutor amigo, de que se vale para circular por Buenos Aires e quitar uma dvida de dezoito mil dlares.

O mais relevante, contudo, que desse episdio extrai-se uma concluso sobre a reverso de esforos na aprovao do famoso PL n 7.228, de 2002.

Revolvamos o depoimento do Representado. Ao tematizar sua performance na tramitao do Projeto de Lei n 7.228/2002 (dilogo telefnico de 24/04/2009, 17h05min), que busca autorizar loterias estaduais a concederem jogos de azar, mediante licitao, e tornar crime a explorao de jogos de azar exercida sem a devida concesso, o Representado teve de enfrentar o espanto da opinio pblica frente s suas declaraes, emblematizadas pela orao: isso te pega. O Senador Demstenes, ento, asseverou, em depoimento:

...Nessa segunda fase, que eu coloco a partir de 2007 at o incio de 2011, que aparece uma ligao em que Carlos Cachoeira pede para que eu olhe um processo que se encontra na Cmara dos Deputados. Esse processo, bom que se diga, foi aprovado no Senado no ano de 2002. Em 2004, ele recebeu um parecer e um substitutivo na Cmara dos Deputados e ficou sem movimentao at a data de hoje. Nessa conversa, ele diz: Olha, tem um projeto que transforma contraveno em crime. E eu digo: qual a
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 30

importncia disso? Isso, inclusive, te pega. Voc pode vir, voc quer que a atuao seja legalizada, ento no vai poder ter atividade. E ele, como bem observa o Sr. Relator Humberto Costa, muito mais informado do que eu diz: Tem os artigos 4-A e 4-B, em que a loteria estadual permitida. Ento, a os senhores imaginam o seguinte: eu no tomei nenhuma providncia em relao a isso. O projeto continua onde sempre esteve...

Antes de mais nada, bom que se diga que o PL n 7.228, de 2002 (PLS n 51, de 2002) foi aprovado no Senado Federal pela maneira mais conveniente quando no se quer que uma matria seja debatida: num final de perodo da sesso legislativa de um ano eleitoral, no ms em que os partidos polticos realizam suas convenes (art. 8 da Lei n 9.504, de 1997), sendo terminativo em comisso e relatado por um senador que no era candidato. (cf. tramitao do PLS n 51, de 2002, em www.senado.gov.br)

Quanto declarao em si, afinal, a que atuao e atividade o Senador Demstenes teria se referido? quelas que repetiu insistentemente desconhecer? Tamanha contradio no pode prosperar como tese de defesa. Eu diria que isso demonstra evidente ato falho, em que o depoente termina por revelar, sem o sentir, os fatos que esto no seu inconsciente. Infelizmente, a nica concluso a que plausvel chegar aquela afirmada pelo decepcionado depoimento do Senador Mrio Couto, ao questionar o Representado sobre o mesmo tpico: est mais que provado que o Senador Demstenes Torres tinha toda cincia de que Carlinhos Cachoeira era um contraventor. essa verdade que se afigura em contraposio mentira maior, que perpassa todas as outras: o relacionamento entre o Representado e o delinquente no era apenas de amizade.

Atualmente, tanto a explorao quanto a participao no jogo so contravenes penais, "crimes de menor potencial ofensivo", aes proibidas e punidas com penas mais brandas. O te pega no tinha outro
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 31

significado seno o de que, transformada em crime a atividade de contraveno, seria Carlinhos Cachoeira atingido pelo agravamento penal. E somente faria essa afirmativa quem, obviamente, tivesse toda cincia das aes de Carlinhos Cachoeira.

Na hiptese em que se apresenta, a inverdade contada pelo Senador Demstenes Torres no um fato simples porque no se isola em si mesmo.

Concedam-me, ainda, espao para um comentrio adicional sobre a ltima ponderao do Senador Demstenes Torres: Ento, a os senhores imaginam o seguinte: eu no tomei nenhuma providncia em relao a isso. O projeto continua onde sempre esteve...

Na verdade, s seria conveniente a aprovao do PL n 7.228, de 2002, depois que Cachoeira/Coppola conseguissem a pole position no grid de largada para futuros certames licitatrios nos Estados em que j faziam prospeco de negcios lotricos. Quando o projeto viesse a ser convertido em lei, j teriam dado partida antes dos concorrentes. Santa Catarina, como mencionou o Senador Demstenes Torres, era um desses Estados. Pelo teor do Inqurito n 3.430-STF, pode-se inferir que havia planos, tambm, para Paran e Mato Grosso. Em suma, consideradas as inovaes de produto que Coppola estava obtendo junto a um amigo americano (Inqurito n 3.430-STF, Apenso 1, Volume 4, p. 784), nada difere do que se passou na contratao da Racimec/Gtech, pela Caixa Econmica Federal, em meados dos anos 90. Aqui tambm a histria da experincia-piloto com nova tecnologia se repete. Aqui tambm se volta velha ttica, aplicada por Cachoeira desde 1995, de conquistar um monoplio, sob o manto protetor de uma concesso estadual para explorao e jogos, seguindo-se a isso o esmagamento dos concorrentes com o concurso de autoridades policiais. No h nada de novo debaixo do sol. (Eclesiastes, 1, 9)

O freio reverso em relao tramitao do PL n 7.228, de 2002 foi puxado e a tramitao suspensa, at que se consolidasse essa
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 32

vantagem preliminar; quem deu a ordem de comando e quando isso foi feito no nos possvel afirmar. Mas inequvoca a articulao para a preparao do terreno, como irrefragvel a intensa atuao do Senador Demstenes para aprovar o texto que agradaria Cachoeira. Outra vez, o teor da conversa entre os dois fala por si: Demstenes: Ai, tem que pegar aquele pessoal que... ... t trabalhando no negcio de verificar se o texto te agrada e tambm se satisfaz aquele presidente l do negcio, porque seno ele consegue barrar l. Ento trabalha nesse negcio pra gente ver como que faz eu vou l e... consigo pautar (Inqurito n 3.430/2012, dilogo telefnico de 24.4.2009 s 17h05min)

Tudo posto, de se concluir que a vida poltica do Senador Demstenes, desde 1999, gravita em tornos dos interesses de Carlinhos Cachoeira no ramo de jogos de azar. Tem razo o Representado em arrolar as diversas concluses de delegados de polcia, membros do Ministrio Pblico e um juiz quanto excluso de sua pessoa da tenebrosa engrenagem operacional dos empreendimentos de Carlinhos Cachoeira, sustentada por condutas criminosas que sero mais adiante examinadas. Seu papel, no que diz respeito especificamente a jogos de azar, no era operacional, mas o de brao poltico, um facilitador institucional que poderia auxiliar na manuteno e na satisfao dos interesses de Cachoeira.

As condutas do Senador Demstenes Torres, nesse campo, me parecem observar o padro que, no jargo jurdico, se define como obrigao de meio e no obrigao de fim: envidar esforos, na medida das oportunidades, para que certos objetivos pudessem ser alcanados, sem compromisso com o sucesso. Tudo com cautela, no diapaso do mesmo resguardo pessoal que encontrei em Conversa de Botequim: sem muita exposio ao sol. Afinal, como nos ensina a to famosa e sempre repetida alocuo do Juiz Louis Brandeis, da Suprema Corte dos EUA, a luz do sol o melhor desinfetante. A luz eltrica, o mais eficiente policial.
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 33

2.2.2 DO ENVOLVIMENTO DO REPRESENTADO COM A LAVAGEM DE DINHEIRO DE CARLINHOS CACHOEIRA

Na iniciativa empresarial de quem opera jogos de azar no autorizados podem-se identificar as clssicas etapas da lavagem de dinheiro: a colocao, isto , a reunio do capital de origem ilegal a ser ocultado ou dissimulado e sua posterior insero no sistema financeiro, com o objetivo de distanciar os recursos do verdadeiro beneficirio; a dissimulao ou ocultao, ou seja, a realizao de operaes financeiras sucessivas com o objetivo de eliminar a possibilidade desconstituir o caminho percorrido pelo dinheiro (paper trail); e a integrao, fase em que o capital, descolado de sua origem, retorna aos beneficirios com a aparncia de legalidade e regular incorporao aos circuitos econmicos lcitos. Essa aparncia de empresrio honesto serviu para o Representado lustrar suas relaes com o contraventor.

A instruo probatria carreou a estes autos um grande nmero de evidncias das aes do Senador Demstenes Torres em favor direto dos interesses comerciais de Carlinhos Cachoeira. Extraindo-se questes relacionadas a outros aspectos do entrosamento entre o Representado e Cachoeira, as quais dizem respeito s suas gestes junto ao STJ, ao Tribunal de Justia de Gois, ao Ministrio Pblico Estadual, Sua Excelncia lidou com interesses do empresrio Cachoeira em diversos rgos e entidades, tais como Anvisa, DNPM, Ibram-DF, Ibama, DNIT, Infraero, Receita Federal, MEC, Governo de Gois, Prefeituras em Gois.

Cuidou, ainda, em sintonia com Cachoeira, de um caso da CELG, no STF e de matria eleitoral, junto ao TSE. Atuou, outrossim, em diversos Estados, como por exemplo: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, GDF, Tocantins e So Paulo. Pela sua movimentao em outros entes federados, v-se, de plano, que sua ao no se voltava precipuamente promoo dos interesses do empresariado goiano em termos genricos. O que se v em destaque o seu empenho em favor dos interesses de Cachoeira, estivessem eles localizados em Gois ou
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 34

alhures. Nessa seara, o Representado agia com maior desenvoltura, em face da aparncia de legalidade dos empreendimentos.

Em algumas situaes, os contedos das conversas telefnicas j degravadas so reveladores de graves indcios de fraudes em processos licitatrios, o que no novidade no currculo de Cachoeira. As atuaes na rea de construo civil, construo pesada, prestao de servios urbanos e licenciamento ambiental j esto sendo escrutinadas pela CPI do Cachoeira. Em todos os casos, duas certezas: a) um parlamentar a valer-se do seu inegvel prestgio para viabilizar interesses econmicos do contraventor; b) uma teia de ligaes, consrcios, parcerias, sociedades e associaes empresariais em que se pode averiguar a conhecida tcnica de commingling (mescla) para obstaculizao de qualquer investigao sobre o paper trail.

Para poupar os Senadores, limitar-me-ei a analisar alguns aspectos de suas gestes junto Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria Anvisa, ao MEC e Receita Federal.

Na Anvisa o Senador Demstenes Torres, como admitiu verbalmente, atuou, em vrios momentos, em favor da empresa farmacutica Vitapan, sediada em Anpolis. A Vitapan uma sociedade de Cachoeira com seu ex-cunhado, Adriano Aprgio de Souza (interlocutor frequente de Roberto Coppola) e sua ex-mulher, Andra Aprgio de Souza. Andra, por seu turno, scia no vistoso Instituto de Cincias Farmacuticas de Estudos e Pesquisas Ltda. (faturamento de 30 milhes de reais em 2010, segundo o Inqurito n 89/2011-SPF-DF Monte Carlo), localizado em Goinia-GO, de Marcelo Henrique Limrio Gonalves Filho, ex-controlador do Laboratrio Neoqumica, scio da Hypermarcas e arrematador do antigo Hotel Nacional (processo sob sindicncia na SUSEP), em So Conrado, Municpio do Rio de Janeiro. Marcelo Limrio, por sua vez, scio do Senador Demstenes Torres no Instituto Nova Educao Ltda., localizado no Municpio de Contagem-MG, regio metropolitana de Belo Horizonte, como consentiu o Representado em depoimento.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

35

No MEC, alm de buscar viabilizar a sua prpria faculdade, em associao com Marcelo Limrio, o Senador Demstenes Torres envidou esforos para que se conseguisse a autorizao de funcionamento de uma escola de medicina em Gois, vinculada Faculdade Padro, que pertence a Walter Paulo Santiago, que vem a ser o adquirente de um imvel onde Carlos Cachoeira foi preso, no final de fevereiro deste ano e que funcionava como sua residncia.

Vale consignar, de passagem, que, h vasos comunicantes entre aes empresariais e aes polticas. O triunvirato Cachoeira/Limrio/Demstenes responsvel pela chancela da candidatura de Alexandre Baldy, genro de Limrio e secretrio de Estado, a uma prefeitura, para o pleito municipal deste ano. o que se apura por conversas telefnicas degravadas, aps tratativas havidas numa fazenda de Marcelo Henrique Limrio, para a qual Cachoeira e Demstenes se deslocaram desde Goinia (dilogo telefnico de 21/08/2011, s 10h47min), de helicptero (provavelmente de propriedade de Limrio, segundo conversa telefnica de 20/05/2011, s 17h20min).

Antes, porm, de passar ao prximo tpico, devo mencionar a atuao de Demstenes acerca de interesses de Cachoeira em torno da Receita Federal. Como j notrio, pelas informaes veiculadas pela imprensa, a condio de sonegador contumaz de Cachoeira patente. Ademais, seus interesses na importao (ilegal) de componentes das mquinas eletrnicas programadas fazem com que ter controle ou acesso a postos-chave da Receita Federal seja algo nevrlgico para o xito de seus empreendimentos. Nas conversas telefnicas interceptadas h, saciedade, dilogos que tratam de jeitinhos em despachos alfandegrios ou negcios na tramitao de processos administrativos tributrios. Chocou-me, porm, o dilogo entre o Representado e Cachoeira (24/03/2011, s 10h16min), no qual relatada a abordagem, pelo Representado, de outro senador, com fito de obter, para Cachoeira, alguma vantagem no esclarecida, no mbito da Receita Federal. Felizmente, por causa do rechao do senador abordado, a manobra no resultou frutfera. Reputo grave a conduta do Representado neste particular.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

36

Ante os elementos aqui coligidos, concluo que, no que diz respeito a capitais de Cachoeira j integrados, evidente a atuao do Senador Demstenes Torres como um despachante de luxo do contraventor. Considerado o relacionamento entre o Representado e Cachoeira, devidamente narrado no item anterior, no posso deixar de reconhecer que, por seus atos, o Senador Demstenes Torres, praticou, de forma continuada, o crime de advocacia administrativa, capitulado no art. 321 do Cdigo Penal, envidando esforos para o sucesso dos negcios de Carlos Augusto de Almeida Ramos, capeados de legalidade, valendo-se da sua qualidade de Senador da Repblica.

2.2.3 DO ENVOLVIMENTO DO REPRESENTADO COM A LOGSTICA DE PROTEO AO DE CARLINHOS CACHOEIRA

Por toda a parte h uma grande confuso, sangue e crime, roubo e fraude, corrupo e deslealdade, revolta e perjrio Livro da Sabedoria, 14, 25.

gravssima a ao de dubls brasileiros de corleones. A necessidade de formatao de uma amplssima logstica de segurana dos negcios leva os contraventores eufemismo, creio eu, a ser repelido repetio do temerrio quadro bblico. Constata-se o envolvimento deles com: a) a prtica de trfico de influncia com o objetivo de legalizar a explorao de jogos de azar; b) a prtica, por agentes pblicos associados, dos crimes de corrupo passiva, prevaricao, condescendncia criminosa, advocacia administrativa, violao de sigilo funcional, violao de comunicao telefnica ou telemtica, exerccio de atividade com infrao de deciso administrativa, explorao de prestgio e formao de quadrilha, com a finalidade de impedir a cessao das atividades ilcitas, bem como, em consequncia, a obstruo da persecuo, do processo e da punio criminal; c) a prtica de transferncia de dinheiro ilegalmente obtido por meio da explorao de jogos de azar para empreendimentos supostamente legais (lavagem de dinheiro); d) a fraude ao carter competitivo de procedimentos licitatrios, com o objetivo de obter para empresas supostamente legais vantagens decorrentes da adjudicao do objeto da licitao; e) a manuteno, modificao ou prorrogao de
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 37

contratos administrativos firmados em decorrncia de procedimento licitatrio irregular, com o objetivo de proporcionar vantagens a empresas supostamente legais, f) o contrabando; g) a evaso de divisas; i) a sonegao fiscal e outros delitos tributrios; e at mesmo j) crimes de ameaa e privao de liberdade mediante sequestro.

A viabilidade do empreendedorismo de Carlos Augusto de Almeida Ramos dependia de uma bem azeitada logstica de proteo s suas aes. Questo relevante e delicada o envolvimento do Representado com o esquema de segurana dos negcios de Cachoeira. H trs campos de anlise: a sua participao, como mensageiro, no episdio do vazamento de informaes provenientes da Polcia Federal, em relao campana montada pelo delegado responsvel pela Operao Monte Carlo; a coadjuvao na assistncia, por Cachoeira, a policiais presos, integrantes da Polcia Civil e da Polcia Militar; e a articulao com destacado membro da cpula da Polcia Civil para exposio a pblico de adversrios.

Este Conselho de tica apurou, por depoimento do Delegado Matheus Mella Rodrigues, que, no transcurso das investigaes da Operao Monte Carlo, precisamente no final de junho do ano passado, s vsperas da viagem do Senador Demstenes Torres a Buenos Aires, houve-se por bem simular uma "blitz" para a apreenso de mquinas caa-nqueis em Gois. O objetivo, com a operao fictcia, seria identificar a fonte de vazamentos, dentro da Polcia Federal, que permitia a Cachoeira, com antecedncia, desativar pontos de funcionamento de suas mquinas eletrnicas programadas.

Algum membro da Polcia Federal, ciente dos preparativos, mas desconhecedor de sua natureza simulatria, fez chegar ao Senador Demstenes Torres, direta ou indiretamente, a informao do que estaria por vir. No poderamos informar quem foi. Perguntado por Cachoeira sobre a origem da informao, o Senador Demstenes Torres responde apenas: "o de sempre", que provavelmente era servidor de hierarquia mais elevada na PF. Demstenes diz que o de sempre obteve dados da operao pela turma de baixo (dilogos telefnicos de 20/06/2011, s 23h13min; 21/06/2011, s 9h49min13seg). Isso, por certo, ser objeto de
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 38

investigaes, no desenrolar da Comisso Parlamentar de Inqurito em curso e nas apuraes que sero levadas a efeito pelo Supremo Tribunal Federal. O fato principal que a isca foi mordida: a "blitz", como programado, foi desativada. Na sequncia, os elementos coligidos levam a crer que a informao de "alarme falso" ( negcio de jogo do bicho) foi diretamente enviada a Cachoeira, que, prontamente, a repassou ao senador sob exame, oportunidade em que o Representado aproveitou para checar se os traslados ajustados por Cachoeira e Roberto Coppola estavam confirmados (dilogo telefnico de 21/06/2011, s 9h49min38seg). Aqui inexorvel reconhecer sem prejuzo de ulteriores diligncias para elucidar o papel desempenhado pelo Representado na violao de sigilo funcional haver evidncias de que o Senador Demstenes Torres incorreu na prtica do crime de favorecimento pessoal, tipificado no art. 348 do Cdigo Penal.

A esse respeito, Sua Excelncia, em seu depoimento, procurou responder. Disse que jogou verde com Cachoeira, para ver se ele estava envolvido com jogos de azar, porque ele tinha dito ao governador e a mim tambm que no lidava mais com jogo. Aqui se v como o Representado se contradiz. Antes, afirmava que desconhecia o envolvimento de Cachoeira com jogos; agora, deixa ventilar que, talvez, soubesse que Cachoeira estivesse envolvido com jogos, no obstante o tivesse explicitamente alertado, antes, em 2009, a respeito da agravao da pena para jogos de azar no art. 4-A do PL n 7.228, de 2002 (inclusive te pega). Mesmo na verso do Senador, o advrbio mais, acima reproduzido, d a entender que, pelo menos, em algum momento do passado, tivesse sabido do envolvimento de Cachoeira com jogos. O mesmo se d em relao a outro advrbio: realmente, quando o Representado diz O nico propsito era para saber se ele realmente estava no jogo.

A verso de que o de sempre seria um jornalista no se sustenta, pois Demstenes informara a Cachoeira que o de sempre recebera a informao da turma de baixo e, como se sabe, jornalismo ofcio que se exerce sem hierarquia. A especulao de que poderia ser algo montado pelo Ministrio Pblico irrelevante. Como do conhecimento do Representado, a Polcia Federal articula-se e bem com o Ministrio Pblico Federal para efetuar operaes como aquela.
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 39

Por fim, a tese no se sustenta quando se verifica que, no dia seguinte, Cachoeira responde a Demstenes, com o fito de tranquiliz-lo, que a operao era em cima do jogo do bicho, e no caa-nquel, como alertara Demstenes (dilogo telefnico 21/06/2011, s 9h49min). Por que, uma vez tendo jogado verde, no se sentiu, doravante, incomodado com a companhia do amigo que sabia, com contundncia, que a operao que o Representado pressentia ser uma armao era em cima do jogo do bicho? Por que Cachoeira no se preocupava com o jogo do bicho e se preocuparia com caa-nquel e Demstenes, com tudo isso, no se preocupou com Cachoeira?

A verso , simplesmente, fantasiosa!

No segundo bloco, temos a movimentao do Representado em torno de questes jurisdicionais. Tanto em relao ao processo criminal em que so rus policiais civis como no caso da ao penal em que os denunciados so policiais militares, ambos envolvendo feitos submetidos jurisdio do Tribunal de Justia de Gois e mencionados pelo Senador Demstenes Torres em seu depoimento no h provas de que tenha havido algum tipo de composio entre o Representado e membros do Ministrio Pblico ou da magistratura. Se, efetivamente, contatos houve o que no se tem como comprovado , tudo indica que se teriam limitado a sondagens acerca de alternativas decisionais e informaes sobre desdobramentos procedimentais. O mesmo pode-se dizer em relao a processos que tramitavam no STJ e no TSE. Parece-me, pelas conversas telefnicas entre o Representado e Cachoeira, que havia um qu de gabolice da parte de Sua Excelncia para com Cachoeira em relao a esses fatos: repetindo a clssica expresso dos doutrinadores do Direito Penal, o Senador por Gois "vendia fumaa" a Cachoeira. O comportamento que se examina, tendo-se em conta as vantagens obtidas pelo Representado, que sero mais diante apreciadas, o de condutas que se enquadram no tipo penal previsto no art. 357 do Cdigo Penal: explorao de prestgio.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

40

Para alm disso, todavia, no se pode deixar de comentar a participao do Senador Demstenes Torres na assistncia aos policiais militares presos que respondiam a processo, como resultado da chamada "Operao Sexto Mandamento" (fevereiro de 2011), na qual se investigou o envolvimento daqueles agentes com grupo de extermnio de pessoas em Gois. Cachoeira, quela poca, visava conseguir, primeiro, a transferncia desses policiais, que se encontravam presos na Penitenciria de Segurana de Campo Grande - MS para Goinia; depois, a revogao da priso preventiva. O Representado estava ciente, acompanhou de perto os acontecimentos e, na hiptese que lhe seria mais vantajosa, como j adiantei, explorou seu prestgio (dilogo telefnico 03/03/2011, s 17h41min). Os policiais foram transferidos para a Academia de Polcia Militar de Gois. Porm, no foram postos em liberdade.

As coisas, entretanto, no param por a. Indagado pelo Senador Pedro Taques, o Representado, em seu depoimento, admitiu que um oficial da Polcia Militar de Gois, de nome Hrillner Ananias, prestavalhe servios de segurana. A situao funcional desse oficial no est esclarecida, mas tudo indica que era regularmente cedido pelo Estado para fazer segurana ao Senador. Na coletnea de conversaes telefnicas em foco, h registro de visita do Senhor Hrillner Ananias a tais presos e, depois, do informe por ele repassado a Cachoeira acerca do estado de esprito dos internos e -- o que chega a ser pattico, partindo de um oficial da PM -- da expectativa deles de que Cachoeira conseguiria o relaxamento da priso. Mais tarde trocam impresses sobre as possibilidades de xito na Justia, em relao ao pleito dos policiais presos (dilogos telefnicos de 18/07/2011, s 18h05min e 03/08/2011, s 18h26min). No dia 4 de agosto de 2011 Hrillner vai ao encontro de Cachoeira (dilogo telefnico de 04/08/2011, s 20h10min).

Com efeito, h tambm outra gravao de udio de dilogo (23/02/2012 s 12h39min), na qual Cachoeira d instrues a uma pessoa de sua intimidade para o pagamento da quantia de "cem" a Hrillner (segundo relatrio da PF, seriam cem mil reais), transao essa que se realizaria com a transferncia da quantia, que se encontrava em pacotes plsticos de notas de "cinquenta", mediante conferncia do beneficirio. Hrillner informa a Cachoeira que pegaria o montante depois de resolver um "negcio para o chefe". No parece muito, ao verificar a estreita
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 41

ligao do segurana do Senador Demstenes com Carlinhos Cachoeira, envolvendo recebimento de dinheiro aventar a hiptese de que os servios de proteo por ele prestados fossem remunerados pelo contraventor. So fatos que reputo gravssimos e que devero ser investigados no inqurito presidido pelo Ministro Ricardo Lewandowski. De toda maneira, pelas evidncias j existentes, inescapvel a constatao de que o Representado teria cometido o crime de favorecimento real, capitulado no art. 349 do Cdigo Penal.

Finalmente, neste item, cabe tratar da relao entre o Representado com o Delegado de Polcia Civil Aredes Correia preso em 29 de fevereiro deste ano , que respondia pela Superintendncia da Corregedoria de Polcias do Estado de Gois. Por um dilogo telefnico entre Cachoeira e terceiro (29/03/2011 s 9h39min) verifica-se que Aredes estaria sob observao do setor de inteligncia da Polcia Civil, acusado de receber propina do jogo do bicho. Sua relao com Cachoeira de proximidade. Os diversos dilogos entre ambos revelam preocupaes sobre o controle da cpula da segurana pblica em Gois e que se articulavam para que houvesse uma reconfigurao das posies de comando que lhes fosse mais favorvel. A participao do Representado neste episdio est descrita no item 15 da Representao do Procurador-Geral da Repblica em desfavor do Senador, a partir de dilogo entre Cachoeira e Demstenes, ocorrido em 29 de abril do ano passado. Depreende-se que havia uma mobilizao para o lanamento de contramedidas, com o intuito de fortalecer a posio de Aredes pela desqualificao de adversrios na cpula da Polcia Civil. O estratagema passaria pela repetio de ardilosa divulgao pela imprensa de dados sigilosos, contando com a decisiva participao do Senador Demstenes Torres. Pela semelhana deste fato com outros episdios, o caso ser tratado em captulo parte.

2.2.4 DA PERCEPO DE VANTAGENS ILCITAS PELO REPRESENTADO

O cientista poltico Bruno Wilhelm Speck, publicou no Le Monde Diplomatique, edio brasileira, maio de 2010, p. 7, um ensaio
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 42

intitulado O Dinheiro e a Poltica no Brasil. Reproduzo, neste passo, um extrato do artigo: Por serem as doaes privadas uma das principais fontes de arrecadao da sociedade poltica (eleies, parlamentos, partidos) servem tambm como porta de entrada para a corrupo. Na hora em que doadores cobram a fatura das contribuies, passam a exigir tratamento diferenciado, desde a intermediao na resoluo de problemas com a administrao pblica at a influncia sobre o processo legislativo.

A descrio cabe como uma luva no presente caso. No se pense que possa haver nas prestaes de contas do Senador Demstenes Torres, perante a Justia Eleitoral, desde 2002, algum vestgio de contribuio para suas campanhas que tenha sido doada por Cachoeira. No h espaos para ingenuidade ou amadorismo nesse tipo de assunto. As contribuies seguem o surrado padro do caixa dois: receitas de campanha no contabilizadas. Lida-se com profissionais de inteligncia. Para que se possa aquilatar o paroxismo com a cautela, a preocupao exacerbada em no deixar a digital em nada, h registro de uma conversa telefnica entre Cachoeira e um empresrio, na qual o contraventor solicita a seu interlocutor gestionar junto a um jornalista para apagar as fotos em que est ao lado de Demstenes e que haviam sido tiradas na vspera, na festa de aniversrio do empresrio (dilogo telefnico em 08/08/2011, s 10h36min). Pouco tempo antes, como j relatei, em 20/06/2011, s 9h57min, Cachoeira j havia advertido seu contador, Geovani Pereira da Silva, a no usar o telefone porque estaria grampeado.

No fossem os encontros fortuitos entre Cludio Abreu, Geovani Pereira da Silva, Cachoeira e certo Rodrigo, em fericas e exaltadas conversaes telefnicas ocorridas nos dias 22 e 23 de maro do ano passado, em torno da contabilizao de um milho de reais, certamente o Pas jamais tivesse conhecimento de movimentao de vultosas quantias na campanha eleitoral do Representado, em 2010, no informadas Justia Eleitoral, e que, de acordo com o dilogo telefnico de 22/03/2011, s 11h18min, teriam alcanado a cifra de trs milhes e
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 43

cem mil reais. Este Conselho espera, creio eu, que tais fatos sejam rigorosa e exaustivamente investigados no mbito do Inqurito n 3.430STF e, se possvel, pela CPI em curso. Igualmente espera-se que o STF v fundo na questo que veio a lume por iniciativa do Senador Pedro Taques: as relaes entre o Senador Demstenes Torres e Bruna Bordoni, a jornalista que chegou a ser nomeada para o gabinete parlamentar do Representado, mas que no foi aprovada no exame mdico. Como se sabe, Bruna teria recebido, em sua conta bancria, pagamento em favor de seu pai, o jornalista Luiz Carlos Bordoni, por servios por ele prestados campanha do Governo do Estado de Gois, sendo a origem dos recursos uma empresa fantasma de Cachoeira, de nome Alberto e Pantoja Construes e Transportes Ltda.

Passo questo do aparelho rdio-celular Nextel.

Perante este Conselho de tica, o Senador ora Representado confirmou o j consignado em sua defesa prvia: que recebera um celularrdio marca Nextel de presente de Cachoeira. Em resposta a questionamento feito por esta relatoria, o Senador Demstenes Torres admitiu verbalmente que a conta do celular era paga, pelo que supe, por Cachoeira e que no fazia ideia de que mais pessoas foram beneficirias do mesmo presente. Todavia, como j mencionei, Cachoeira lhe informara que passaria o rdio de Roberto Coppola.

Arrostou saber que qualquer telefone pode ser grampeado. Alis, o prprio Cachoeira considerava essa hiptese, como ficou claro em seu dilogo com Geovani Pereira da Silva, em 20/06/2011. A verso simplista apresentada pelo Senador Demstenes Torres, em seu depoimento pessoal, para tudo credenciar, levou-o a um dilogo com o Senador Randolfe Rodrigues, que o questionou sobre o fato de que, alm de presente-lo com o celular-rdio Nextel, Carlinhos Cachoeira pagava as contas mensais das despesas do Senador com o uso da linha, ao que o Representado respondeu: Quarenta reais, cinquenta reais, isso, me desculpe... como se verdadeiramente estivesse em questo o valor do aparelho, ou o valor das faturas mensais e no o carter de uma relao com um empresrio, melhor dizendo, um meliante, que cobria as despesas de um Senador da Repblica.
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 44

O aparelho celular-rdio Nextel doado por Cachoeira no apenas ao Senador Demstenes, mas a todos os ditos importantes membros de seu grupo criminoso e cujas contas eram todas pagas por ele, constitua objeto significativo da parte operacional da rede de contraveno que comandava. Pelas informaes colhidas nos depoimentos dos Delegados de Polcia Federal, e pelos contedos de degravaes obtidas nos autos dos inquritos decorrentes das Operaes Vegas e Monte Carlo, os membros da organizao criminosa, ainda que pudessem ter dvidas, fiavam-se em que a habilitao nos EUA tornaria o celular-rdio Nextel imune ao do poderoso Guardio da Polcia Federal. Essa contrainformao aparece nos autos dos inquritos, passada pelo prprio Delegado Raul Alexandre Marques Sousa ao Delegado Fernando Antnio Hereda Byron Filho - membro da organizao de Cachoeira - no curso das investigaes. Desse modo, tem-se que o celular-rdio Nextel doado por Carlinhos Cachoeira ao Senador Demstenes Torres e a outras pessoas, com a garantia de conta paga, era uma pea na engenharia do crime organizado, uma rede fechada de comunicao utilizada para a prtica de crimes, no podendo ser reduzido a um mero presente para, supostamente, facilitar a vida do parlamentar, como afirmou em seu depoimento. De fato, alm de ser elemento importante para apurao da prtica, em tese, de crime de quadrilha (art. 288, Cdigo Penal) , a ser corroborado na investigao em curso perante o STF, tal fato configura evidente percepo de vantagem indevida pelo Senador Demstenes Torres, cuja vedao est expressa no art. 55, 1, da Constituio Federal de 1988.

Ao tentar defender-se, neste ponto, o Senador Demstenes Torres derramou o leite. Disse, textualmente, que o mimo de Cachoeira servia para ser utilizado para sua comodidade; falava nos Estados Unidos, falava na Argentina, falava no Brasil.

A est o buslis. A figura de Cachoeira est sempre presente quando se trata de proporcionar comodidade, conforto, bem-estar ao Senador. Cachoeira est junto quando se cuida de pagar uma dvida de dezoito mil dlares pela aquisio de uma mesa; o amigo do peito que se preocupa com todos os detalhes da aquisio de uma aparelhagem de som de vinte e sete mil dlares; quem destaca um estafeta para comprar
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 45

cinco garrafas de vinho ao preo de quinze mil dlares; o padrinho oculto que d uma geladeira e um fogo ao casal querido, ao preo de vinte e cinco mil dlares; o benfeitor secreto que paga a queima de fogos por ocasio da formatura da Senhora Demstenes Torres.

Cachoeira, com o devido respeito, um verdadeiro anjo-daguarda do Senador da Repblica.

A alegao do Senador Demstenes Torres de que todas essas utilidades expresso que caracteriza vantagem indevida em alguns tipos penais seriam, posteriormente, pagas por ele no melhora a sua situao. Com efeito, como poderia algum que, em seu depoimento, declarou possuir parcos rendimentos, manter to elevado padro de gastos conspcuos? A esse propsito, chamou-me a ateno, ouvindo as conversas telefnicas, o fato de, no carnaval do ano passado, ter o Representado se deslocado, em to poucos dias, de Goinia para Angra dos Reis, de Angra dos Reis para Bzios, voltando de Bzios para o CentroOeste. Se no fosse por avio, essa triangulao no seria possvel. Quem teria pagado tais deslocamentos, se a remunerao do Representado to regrada? A propsito: por que a empresa Sete Txi Areo s forneceu informaes de traslados do Representado no ano de 2010, sem se referir inteireza da solicitao? Em que aeronave o Representado teria feito o trecho final para o Centro-Oeste, aps desembarcar de uma viagem Alemanha, em agosto do ano passado? O que explica a carona (ida e volta no trecho Braslia-Goinia) em um avio que estava sob responsabilidade de Cludio Abreu?

Questes que o Inqurito n 3.430-STF, seguramente, lograr elucidar.

No poderia encerrar esse tpico sem tecer algumas consideraes sobre o rumoroso encontro entre Gleyb Ferreira da Cruz, o estafeta de Cachoeira, e o Senador Demstenes Torres, no dia 12 de julho de 2011, na antevspera da viagem do Senador em lua-de-mel.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

46

Cuida-se de debates travados acerca de 20 mil a serem entregues ou recolhidos pelo Senhor Gleyb Ferreira da Cruz no apartamento do Senador Demstenes Torres. Durante sua explanao, o Senador Demstenes buscou demonstrar contradies coloquiais que colocariam em xeque a existncia dos 20 mil. Assumiu o Senador ter tido a conversa por telefone com Gleyb, no dia 12 de julho de 2011 s 13h36min, e ter dado a ele seu endereo para a entrega do negocinho que ele, Senador Demstenes, afirma tratar-se de seis taas de vinho l pelas trs horas, portanto no exato horrio marcado, Gleyb encontra-se nos pilotis do Bloco G da SQS 309, onde reside o Senador Demstenes Torres, e onde trava com Carlinhos Cachoeira o seguinte dilogo:

GLEYB: Oi CARLINHOS. CARLINHOS: NEGO, o problema o seguinte: Aqueles 20 mil l, voc deixa pra ele entregar aqui. GLEYB: Uai. Eu to aqui na porta quase da casa dele. Voc marcou pra mim pegar aqui. Voc quer que eu leve a? CARLINHOS: No... ... j ta a, j fala com ele inclusive dos trem a, ta? Ento ta bom. Voc conseguiu pegar a assinatura do MATEUS? (...)

Ora, a expresso na porta quase da casa dele no deixa qualquer dvida de que a pessoa referida no trato dos 20 mil o Senador Demstenes Torres; o lugar da conversa justamente onde se encontrava Gleyb Ferreira da Cruz, no endereo passado pelo prprio Representado. A discusso, portanto, de emprego gramatical pronominal de se ele iria levar ou pegar 20 mil no a mais importante. A nica pessoa que prima pelo domnio da lngua, nos dilogos interceptados, o Representado. Ainda assim Sua Excelncia, por vezes, apela para a linguagem coloquial. O fato central que houve uma transao entre Gleyb e Cachoeira que envolvia Demstenes e vinte mil.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

47

De forma seletiva, o Representado assumiu ser sua a voz em diversos momentos das gravaes das escutas telefnicas, assim como reconheceu ser ele o Demstenes tratado pelos demais em conversas das quais no participava. Negou, contudo, os contextos de dilogos entre membros da organizao criminosa quando se tratava da entrega de valores e demais comprometimentos em prticas ilcitas que o envolviam. Nesse aspecto, oportuno asseverar que as interceptaes telefnicas que envolvem os demais membros da organizao de Cachoeira so documentos legais e inquestionveis no aspecto da forma, uma vez que feitas com ordem judicial e dentro dos trmites legais. Tampouco h sobre elas questionamento de carter geral, que as desqualifique ou lhes imprima atestado de falsidade.

O Representado fez uma espcie de defesa indireta, mencionando pontos que se apresentariam como conflitantes com a presuno de verdade dos fatos alegados na inicial, em decorrncia do que considera estar descontextualizado nas degravaes feitas pela Polcia Federal. Ocorre que os fatos so, aqui como no todo, considerados em seu conjunto, em razo das consequncias fticas e jurdicas deles decorrentes. Nenhuma alegao feita pelo Senador Demstenes teve o condo de atenuar ou muito menos eliminar a gravidade dos fatos e de seus desenlaces. E mesmo que, por hiptese, se pudesse questionar esse ou aquele tpico de contedo de degravaes, tendo-os por descontextualizados, o que permanece posto que a relao do Senador Demstenes Torres com o grupo criminoso comandado por Cachoeira sistmica e somente o todo verificado durante o processo dos chamados encontros fortuitos expressa essa articulao.

Contudo, devo considerar que, por desnecessria a este relatrio, ainda que considerada de carter gravssimo, a querela em torno da origem e destino dos vinte mil ser deixada para a averiguao nas instncias prprias.

Mas no posso deixar de anotar aspectos concernentes ao relacionamento de ambos, para alm desse episdio especfico. Sobre Gleyb, o Senador Demstenes afirmou que ele fora ao seu gabinete no
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 48

Senado levar cabos de som e ao seu apartamento levar seis taas de vinho de presente s vsperas de seu casamento. Assumiu, ainda, que Gleyb comprou para ele um som no valor de vinte e sete mil dlares, mas no entregou. Segundo o Senador, Gleyb entregou uma parte do som, cabos e tudo o mais. Eu encomendei para ele, porque ele ia sistematicamente aos Estados Unidos (fl. 49 das notas taquigrficas). Questionado se pagou o valor do som a Gleyb, Senador Demstenes respondeu: eu vou pagar (fl. 50 das notas taquigrficas). Em momento anterior, havia afirmado o Senador, a respeito das atribuies do Gleyb: o Gleyb tambm, desculpe-me, era uma espcie de servial. Ningum imaginava que houvesse essa dimenso (fl. 27 das notas taquigrficas) e posteriormente repetiria de outro modo: O Gleyb at, confesso, fiquei surpreso, porque a funo dele, que conhecamos, era de um leva-e-traz (fl. 53 das notas taquigrficas)

Servial de quem? Leva-e-traz do qu? O que significam essas afirmaes? Qual era, afinal, a profisso de Gleyb? Que funes ele exercia dentro dos negcios legais de Cachoeira, aqueles que o Senador Demstenes Torres assume ter conhecimento? Como um servial teria condies de ir sistematicamente aos Estados Unidos? Como possui dinheiro para comprar um aparelho de som de vinte e sete mil dlares para ser ressarcido depois? Como pode comprar cinco garrafas de vinho ao preo de quase quinze mil dlares? E, principalmente, como um Senador da Repblica, relacionando-se com um indivduo, beneficiando-se de seu ofcio de leva-e-traz, sabendo e afirmando que ele no passava de um servial portanto algum de poucos recursos - pode alegar que nem desconfiava de seus afazeres ilcitos? So muitas perguntas sem respostas ou, pior, cujas tentativas de resposta somente revelam a verdade oculta pela obviedade do que negado. Oficialmente, tanto Gleyb quanto Dad, Idalberto Matias de Arajo, sobre quem falaremos a seguir, eram personagens fundamentais no grupo comandado por Carlinhos Cachoeira, presos junto com ele, no mesmo dia 29 de fevereiro, acusados de diversos crimes. O Senador Demstenes Torres, confessadamente, mantinha relaes tambm com eles, assume que recebeu um sofisticado presente de um deles Gleyb Ferreira da Cruz , embora reitere desconhecimento sobre suas atividades e seu carter. Negativas essas importante que se afirme impossveis de merecer credibilidade diante dos fatos e das contradies.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

49

2.2.5 DE OUTROS LIAMES ENTRE O REPRESENTADO E CACHOEIRA

Aspecto relevante do relacionamento entre Cachoeira e o Representado o empenho de Demstenes em conseguir postos na administrao pblica em favor de pessoas do crculo de Cachoeira. Em seu depoimento, o Senador Demstenes Torres assumiu a intermediao para a nomeao de uma pessoa, a pedido de Cachoeira em rgo pblico do Estado de Minas Gerais. Verifica-se, por udio disponibilizado, que o Representado sabia que essa pessoa era uma prima de Cachoeira (dilogo telefnico de 16/05/2011, s 20h46min). H, entre as gravaes postas disposio deste Conselho, uma conversa em que Demstenes comunica a Cachoeira o sucesso na lotao de uma pessoa na Base Area de Anpolis, da Aeronutica (dilogo de 03/08/2011, s 20h38min).

O mais importante para avaliarmos, contudo, creio eu, seriam as nomeaes aqui no Senado Federal.

Algumas degravaes de conversas entre o Senador Demstenes Torres e o Sr. Carlos Cachoeira a que tive acesso por ordem expedida por Sua Excelncia, o Ministro Ricardo Lewandowski (fl. 679) que autorizou a este Conselho de tica e Decoro Parlamentar o compartilhamento dos dados repassados Comisso Parlamentar Mista de Inqurito CPMI criada pelo Requerimento n 01/2012 do Congresso Nacional , dentre eles as constantes dos autos do Inqurito Policial n 3.430, instaurado em 27/03/2012, do conta da nomeao de servidores pelo Senador Demstenes Torres a pedido de Carlos Cachoeira. O Senador afirma, durante um colquio telefnico, que teria de demitir uma pessoa de nome Kenya e outro rapaz, tendo em vista que estaria o Senado procurando servidores fantasmas nos gabinetes, o que foi definido pelo parlamentar como caa s bruxas e que iria renome-los em perodo posterior, quando as coisas se acalmassem.

o seguinte o teor do dilogo:


Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 50

CARLINHOS CACHOEIRA - Fala Doutor. DEMSTENES - Fala Professor. , o seguinte: tem uma notcia ruim a. T...tem que demitir aqui ... a... QUNIA e o... outro rapaz l que... to aqui no...nos gabinetes procurando servidores fantasmas, voc entendeu ? Ento, pra evitar problema, no futuro a gente volta a resolver isso a, falou ? CA - T bom. DE - Caa as bruxas aqui. Mas daqui a uns dois, trs meses a coisa aquieta e a gente retoma, falou ? CA - Ok, Doutor.

A conversao ocorreu no dia 22 de junho de 2009. A esse tempo, cumpre relembrar, o Senado passava por uma reviso na poltica de nomeao de servidores, a partir do afastamento do Diretor-Geral da Casa, no dia 3 de maro de 2009. Atravs do Ato n 294, de 13 de julho de 2009, assinado pelo Presidente da Casa, Senador Jos Sarney, foram anulados seiscentos e sessenta e trs atos administrativos, cuja divulgao desrespeitara o princpio constitucional da publicidade. Em consequncia, as designaes para funes comissionadas aquelas exercidas por servidores efetivos do rgo - foram convalidadas automaticamente, enquanto as nomeaes para cargos em comisso de livre nomeao e exonerao - sofreram um procedimento para que fossem tornadas vlidas.

Questionado a respeito em seu depoimento pessoal no dia 29/05/2012, o Senador Demstenes Torres assumiu que contratou Kenya Vanessa Ribeiro como servidora a pedido de Cachoeira e que a mesma exercia suas funes em Anpolis-GO. Justificou que a exonerou no dia 22 de maio de 2009 em virtude de ato da Comisso Diretora do Senado, que determinava que servidores ocupantes de cargo em comisso em exerccio no gabinete dos senadores somente poderiam ser lotados no respectivo escritrio de apoio, mediante solicitao Diretoria Geral. Em
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 51

sua anlise, a atuao era preventiva, para que nenhum funcionrio fosse considerado em situao de irregularidade. Consignou que no havia irregularidade nem na nomeao nem na lotao da servidora, haja vista que todas as pessoas que trabalhavam no Senado, em qualquer gabinete, poderiam prestar servio em qualquer lugar do Brasil, e alguns Srs. Senadores tinham funcionrios at fora do Brasil, porque isso no era proibido. Com vrias denncias que apareceram, o Senado comeou a discutir qual era a melhor maneira de fazer com que os servidores comissionados prestassem, efetivamente, servio no gabinete do Senador. (folha 17 das notas taquigrficas)

So de diversas ordens os aspectos a serem analisados neste caso. Preliminarmente, o ato de nomeao de um cidado para exercer um cargo em comisso configura-se como ato administrativo, tendo por finalidade equipar os recursos humanos da Administrao Pblica com pessoas capazes, aptas e da confiana do administrador, no sentido de que o interesse pblico seja melhor atendido. Posto isso, tem-se que referido ato de nomeao deve respeito aos princpios constitucionais que regem a administrao pblica, quais sejam: legalidade, impessoalidade, publicidade, moralidade.

O que, na fala do Senador Demstenes Torres, era apelidado de forma politicamente incorreta de caa s bruxas termo que tem origem na Europa, no Sculo XV, a partir da histeria coletiva fundada no fanatismo religioso que durou at o Sculo XVIII, quando ocorre a ascenso do iluminismo era, na verdade, uma disposio da Administrao do Senado Federal de corrigir procedimentos. Buscava-se promover fiscalizao para verificao se a regra geral, constitucionalmente estabelecida como direito fundamental da ampla publicidade dos atos administrativos, estava sendo efetivamente cumprida por todos os membros da Casa Legislativa. Ao mesmo tempo, procuravam os gestores informaes sobre a existncia, nas diversas unidades administrativas que compem o Senado Federal, de pessoas nomeadas que no desempenhassem as atribuies que lhes caberiam, percebessem vencimentos sem trabalhar, se locupletassem custa do errio pblico. No bom jargo popular, os funcionrios fantasmas.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

52

Como se extrai da pea de informao oriunda da SecretariaGeral da Mesa, em resposta ao aditamento ao Requerimento n 10/2012, deste Conselho de tica e Decoro Parlamentar, nos autos da Representao n 01/2012, Kenya Vanessa Ribeiro foi nomeada no dia 06 de maio de 2008, atravs do Ato do Diretor-Geral n 862, de 2008, para exercer o cargo de Assistente Parlamentar, AP-3, do Quadro de Pessoal do Senado Federal, com lotao e exerccio no Gabinete da Liderana do Bloco da Minoria, composto pelos partidos DEM e PSDB, do qual o Senador Demstenes era Lder. Como j enunciado e assumido verbalmente pelo prprio Representado, a indicao e nomeao se dera a pedido de Cachoeira.

O Ato da Mesa do Senado Federal n 16, de 20 de agosto de 2009 a que se referiu o Senador Demstenes Torres em seu pronunciamento e em resposta aos questionamentos que lhe foram feitos no dia 29 de maio de 2002 teve, de fato, o condo de criar os escritrios de apoio s atividades parlamentares nos Estados de origem dos Senadores, que no existiam at ento. O que significa que todos os servidores deveriam estar lotados e com exerccio em Braslia. Tampouco havia qualquer autorizao para que funcionrios do Senado ficassem fora do Pas, como consignado pelo Senador Demstenes. Melhor exemplo disso foi a Representao ajuizada neste Conselho de tica e Decoro Parlamentar contra o ex-Senador Arthur Virglio, em agosto de 2009, em decorrncia da autorizao por ele dada para que um de seus servidores, Carlos Alberto Nina Neto, fizesse um curso na Espanha, mantendo a remunerao do Senado. O ento Senador Arthur Virglio reconheceu, quele tempo, o que chamou de "equvoco" e estornou todos os valores recebidos pelo servidor durante o perodo em questo no total de R$ 328.723,77. O fato demonstra que no havia a suposta autorizao mencionada pelo Senador Demstenes Torres para que servidores exercessem suas funes fora de Braslia e no exterior, sobremaneira servidor lotado em um gabinete de liderana, que sequer se vincula atuao de um parlamentar, mas de vrios que pertencem legenda ou bloco, portanto oriundos de diversos Estados da Federao. No se olvida, portanto, que a situao da servidora Kenya Vanessa Amaral era irregular.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

53

Por outro lado, o que efetivamente desponta dessa situao para alm de que, em nenhum momento o Senador Demstenes Torres ofertou qualquer explicao sobre as atribuies e qualificaes da servidora, ou que tipo de funo ela desempenhava residindo na cidade de Anpolis e recebendo remunerao no Senado Federal o compromisso assumido com Cachoeira de que ela e o outro rapaz - que, a propsito, o Representado no deu a conhecer de quem se tratava, somente seriam afastados em virtude da procura pela Administrao do Senado por funcionrios fantasmas e que seriam renomeados no futuro. A conversa indica que os servidores foram empregados como uma espcie de servio ou favor do Senador Demstenes ao contraventor Carlos Cachoeira. A inexistncia de renomeao da servidora Kenya Vanessa Amaral parece ter decorrido no da vontade do detentor da prerrogativa de indicao, mas da fiscalizao implementada pelo Senado Federal, que impossibilitou a lotao de servidores que efetivamente no cumprissem funes, tanto no escritrio do Estado quanto no gabinete em Braslia. A coisa no se aquietou como esperava o Senador Demstenes, o que somente refora a suspeita de que Kenya Vanessa Amaral fazia jus mais elementar definio de funcionrio fantasma, qual seja um indivduo que recebe sem desempenhar o ofcio para o qual fora nomeado, ganhando ilicitamente custa do tesouro pblico, indicado por um "padrinho", e configurando uma relao clientelista. O padrinho de Kenya Vanessa Amaral chama-se Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Calinhos Cachoeira - que mais tarde saberamos ser seu tio em primeiro grau - e sua nomeao desponta como mais uma dentre as vrias prticas de favorecimento do Senador Demstenes Torres ao contraventor.

2.2.6 DO ENVOLVIMENTO DO REPRESENTADO COM PERNICIOSO ENGENHO DE NOTCIAS

Quando, h poucos dias, Jairo Martins de Souza, compareceu CPI do Cachoeira para prestar depoimento, preferiu exercer o seu direito constitucional de ficar calado para no se autoincriminar. Era, naquele momento, um Jairo bem diferente daquele que havia comparecido CPI dos Correios, em 2005, para explicar como havia montado a geringona que teria permitido a Arthur Wascheck, por interposta pessoa, gravar o "petequeiro" Maurcio Marinho recebendo propina e quais os motivos o teriam levado a, no obstante fosse um ex-sargento da PMDF, repassar a
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 54

fita a um rgo de imprensa, em vez de comunicar o fato s autoridades policiais.

quela poca o Pas ficou sabendo que Jairo era um "araponga", que j havia trabalhado na Agncia Brasileira de Inteligncia ABIN e que tinha relacionamento pessoal com Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Cachoeira. Pouca ateno, porm, se deu a tais aspectos. Indagado pelo Deputado Osmar Serraglio sobre o porqu de suas atitudes, Jairo respondeu com todo ardor cvico: "O que me move o meu Pas. ver a melhora do meu Pas. ver a melhora do Brasil".

Hoje temos um Brasil um pouco melhor. Jairo faz companhia a Cachoeira na cadeia.

Enquanto o heri com ps de barro prestava esclarecimentos quela CPI, seu parceiro de arapongagem, Idalberto Matias de Arajo, o Dad, operava. S o maior dos estultos no reconheceria nele, hoje, o especialista em assuntos de inteligncia e segurana na Aeronutica, que poderia ter acesso gravao de imagens do encontro de Cachoeira e Waldomiro Diniz no Aeroporto Internacional de Braslia, em 2003; que poderia copi-la e repass-la, posteriormente, a Cachoeira. Resolve-se, aqui, a curiosidade do Senador Alvaro Dias a respeito de tal expediente, desde a sonegao de tal informao, por Cachoeira CPI dos Bingos.

Por seu turno, o documento de fls. 1617-1619 informa-nos do nmero de visitas de Idalberto Matias de Arajo, sargento reformado da Aeronutica, ao Gabinete do Senador Demstenes Torres. Idalberto Matias de Arajo e Gleyb Ferreira da Cruz, como j disse, foram presos juntamente com Carlinhos Cachoeira no ltimo dia 29 de fevereiro, na Operao Monte Carlo. Idalberto, ou Dad, como conhecido, acusado de ser araponga do grupo, especialista em espionagem. Considerado como dominador da tcnica de escutas telefnicas e intruso telemtica, trabalhou vrios anos em servios de inteligncia de rgos pblicos e privados. Integrou o Centro de Inteligncia da Aeronutica. acusado pela Polcia Federal pelos crimes de corrupo ativa, formao de quadrilha, lavagem de dinheiro e a contraveno de explorao de jogo de
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 55

azar. Tambm acusado de arregimentar policiais federais, civis e militares para as atividades criminosas, alm de atuar na promoo dos sites de aposta eletrnica da organizao e nas frentes de fechamento de bingos rivais. Segundo informaes oficiais obtidas junto Polcia do Senado, em documento que consta nos autos como resposta a requerimento aprovado neste Conselho de tica, Dad, esteve no Gabinete do Senador Demstenes oito vezes dos anos de 2007 a 2011. As visitas ocorreram nos dias 10 de abril de 2007, 25 de setembro de 2007, 10 de outubro de 2007, 05 de dezembro de 2007, 13 de fevereiro de 2008, 14 de fevereiro de 2008, 26 de fevereiro de 2008, 12 de maro de 2008. Ao responder oralmente sobre seu relacionamento com Dad e acerca das visitas que o contraventor fez ao seu Gabinete, o Senador Demstenes afirmou possuir com ele relaes cordiais, sabendo que ele um homem de informaes e que suas visitas devem ter ocorrido ainda em maior nmero que a informao oficial obtida. Sobre o contedo afirmou: talvez tenha sido a CPI do Apago, mas tratava tambm de outros assuntos (folha 53 das notas taquigrficas). O Senado instalou a CPI do Apago Areo no dia 17 de maio de 2007 e teve seu Relatrio final votado no dia 31 de outubro do mesmo ano. As visitas do Sr. Idalberto Matias de Arajo ao Gabinete do Senador Demstenes, que se alongaram ao ano de 2008, devem, portanto, ter tido como pauta, os outros assuntos a que o Senador se referiu, embora no tenha elucidado a este Conselho quais seriam. Questionado sobre seu conhecimento sobre as implicaes de carter criminal de Idalberto Matias de Arajo, indiciamento pela CPI das Escutas Telefnicas da Cmara dos Deputados em 2009, resposta a inquritos policiais em Gois, a tudo o Senador afirmou desconhecimento.

Hoje sabemos que Dad e Jairo foram peas fundamentais para Cachoeira e Demstenes Torres perseverarem na prtica do discurso partidrio pragmtico voltado ao sucesso, a que j aludi, fazendo uso de veculos da imprensa para reverberar e amplificar suas palavras de combate. Creio no ser necessrio fazer referncias aos inmeros "escndalos" que chegaram a pginas de revistas militantes, seguindo o modelo: obteno de informaes sigilosas ou reservadas, filtragem, divulgao por rgos de imprensa e sute com aes polticas que levem ao enfraquecimento, ou mesmo liquidao de adversrios. O j mencionado e grotesco esquema de defesa do Delegado de Polcia Civil,
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 56

Aredes Correia, ligado ao grupo de Cachoeira e investigado por receber propinas do jogo do bicho, um arqutipo microcsmico da manipulao do noticirio. "A falsificao das palavras pingando nos jornais", diria o poeta. E em tudo est o dedo do Senador Demstenes Torres. Lamentavelmente, Sua Excelncia, a esse respeito, contribuiu de maneira decisiva, reiteradamente, para que a tica jornalstica cedesse passo a uma tortuosa e reprovvel dialtica editorialstica, onde no h espao para notcias que informem que amigos e inimigos podem, s vezes, ser "farinha do mesmo saco". Para o Senador Demstenes Torres deveriam ser divulgadas notcias que conviessem a si prprio e a seu grupo de relacionamento. O que fosse do desagrado dos seus deveria ser escondido ou neutralizado. Conflitos deveriam ser amortecidos, se alguma publicao desfavorvel ocorresse, fugindo-lhe ao controle, tal como se deu em relao a uma empreiteira, com a qual ele prprio e Cachoeira estavam comprometidos. Nesse ponto, me parece que o Representado desonrou o seu compromisso de respeitar a Constituio (art. 4, 2 e 3, RISF), ao inviabilizar aos cidados o acesso a informaes na plenitude, de maneira imparcial, isenta, como conclama o Texto Constitucional no inciso XIV do seu art. 5 e em seu art. 220.

2.3 DOS FUNDAMENTOS DA DECISO

Embora o mandato parlamentar no seja detentor do monoplio da funo de representao no Estado Democrtico de Direito, particularmente no sistema presidencialista de governo, pode-se afirmar que nele se encontra o mago da democracia representativa. Confere-lhe o indispensvel suporte ao regime poltico. por meio dele, sobretudo, que se instrumentaliza a participao poltico-partidria do cidado no poder de legislar.

Os parlamentares exercem uma funo pblica de grande relevncia: so os representantes do povo para a elaborao das leis que integram o ordenamento jurdico da sociedade. Dessa forma, tm o dever de primar pela obedincia a princpios ticos.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

57

Ocorre que, embora legtimo detentor do poder, o povo, ao deleg-lo a um representante, no dispe de qualquer garantia jurdica que os sujeite a executar sua vontade. A ideia de mandato imperativo, como se sabe, no se viabilizou. O professor Alexandre de Moraes assente preocupao com esse distanciamento: a representao poltica no deve ser meramente retrica, pois uma democracia autntica e real exige efetiva participao popular nas decises governamentais e, em especial, na escolha de seus representantes. (MORAES, Alexandre de: Constituio do Brasil interpretada e legislao constitucional. So Paulo: Atlas. 2002, p. 132)

Em entrevista concedida Revista , n 54 (So Paulo. Ano 8. Novembro de 2001.) o professor de Filosofia e tica da Universidade de So Paulo, Renato Janine Ribeiro, respondendo ao questionamento sobre como a referncia tica de princpio e tica de responsabilidade se aplica ao Brasil, asseverou: No Brasil, h uma tendncia muito forte de pensar que o poltico no um indivduo tico. Isso significa dizer que ele algum que at pode seguir alguns preceitos morais, mas que quando precisa escolher entre esses valores e o bolso, entre esses valores e o poder, geralmente opta pelo prprio interesse. O que quero dizer que o preconceito contra a poltica que vigora no Brasil extremamente danoso, porque construmos uma imagem de ns que, ao mesmo tempo em que se mostra muito moralizada, encontra muita dificuldade de lidar com a vida real; construmos uma espcie de esquizofrenia do brasileiro. De um lado, o discurso que proferimos se apresenta como um discurso altamente tico e moralizante, mas, de outro lado, a prtica - de todos ns, no s dos polticos - um Deus nos acuda. Esse quadro particularmente agudo na poltica. Achamos que a poltica deveria ser pautada pela tica, por isso insistimos em nos atermos a grandes princpios, mas no momento de execut-los, falhamos.

No meu Relatrio Preliminar, citei, no por acaso, um trecho do discurso inaugural de Thomas Jefferson, em seu primeiro mandato
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 58

presidencial. Repito o axioma que o ilustre poltico arrolara como um dos pontos fulcrais do credo da f poltica dos cidados norte-americanos: A difuso da informao e a denncia de todos os abusos barra da razo pblica.

Calado nesse fundamento enunciado pelo grande patriarca, um cidado de nome Daniel Ellsberg, ento servidor de uma empresa comissionada pelo Pentgono, repassou ao jornal New York Times, no ano de 1969, em flagrante violao legislao de segurana nacional, documentos ultrassecretos do Departamento de Defesa, pelos quais se evidenciava que o Governo dos EUA faltara com a verdade, perante o prprio povo norte-americano, a respeito das circunstncias do envolvimento daquele pas na Guerra do Vietn e das perspectivas de vitria no conflito blico. A publicao dos documentos alertou o povo norte-americano sobre como eles haviam sido enganados por seu prprio governo, em sucessivas administraes, desde Harry Truman, a respeito da interveno militar na Indochina. Imediatamente aps a edio, por aquele jornal nova-iorquino, de matrias contendo dados sensveis sobre os papis em questo, a Casa Branca tentou impedir judicialmente a continuao das divulgaes, mas foi derrotada, em julgamento histrico, pela Suprema Corte. A vinda a pblico de tais relatrios apressou, significativamente, a retirada dos EUA do conflito e o fim da guerra.

Pouco tempo depois, um diretor do FBI, W. Mark Felt, que ficou amplamente conhecido pelas pginas do Washington Post por seu codinome Deep Throat (Garganta Profunda) , repassou a esse jornal, ao arrepio de toda legislao de proteo do sigilo profissional, informaes sobre o envolvimento da Administrao Nixon no episdio da invaso da sede do Partido Democrata, localizada no edifcio Watergate, e a subtrao ilcita de documentos relativos estratgia eleitoral da agremiao para as eleies presidenciais de 1972. Dois anos aps a ocorrncia, o Presidente Richard Nixon (que havia sido reeleito de forma esmagadora) viu-se forado a renunciar ao cargo, sob ameaa de impeachment.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

59

Reavivo esses acontecimentos para lembrar que, sob a gide da forma republicana de governo e do regime democrtico, os homens pblicos devem respeito a condicionalidades inafastveis para a legitimao do poder poltico. Reporto-me a accountability e a responsiveness, dois conceitos anglo-saxes, de difcil converso para o vernculo, mas que podem assim ser sintetizados: os que governam devem prestar contas de suas aes e por elas responder barra da razo pblica. Para que haja consecuo desses postulados que a Constituio Federal confere a todos, como dispe seu art. 5, inciso XIV, o acesso informao e resguardo do sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional; ou ainda prescreve, no inciso XXXIII do mesmo artigo, no inciso II do 3 do art. 37 e no 2 do art. 216 o direito de todos a receber informaes de seu interesse particular ou de interesse coletivo ou geral. De fato, no haveria possibilidade de aferio de conduta dos governantes, pelos governados, se a esses fossem interditados elementos essenciais para que, como cidados, pudessem formar convices e decidir, livremente, entre manter ou mudar os rumos das aes governamentais.

A razo pblica ensina-nos Canotilho, com lastro nas reflexes de John Rawls busca a realizao de uma coletividade poltica de cidados iguais, regidos por uma constituio e por leis legitimadoras de instituies polticas bsicas, o que, no caso brasileiro, encontra sua formulao lingustica na expresso Estado Democrtico de Direito, constante do art. 1, caput, CF. O ilustre constitucionalista portugus adiciona, para adequada compreenso do conceito de razo pblica, o que ele prprio chama de esclarecimento indispensvel. O Estado Democrtico de Direito dita o insgne jurista um padro legitimatrio aceitvel. (v. CANOTILHO, J.J. Direito Constitucional e Teoria da Constituio. Coimbra: Almedina, 1998, p. 230-231, itlicos do autor)

Partindo dessa digresso que podemos melhor entender aspectos relevantes postos nossa considerao por meio da presente representao. Valendo-me, ainda, dos doutos ensinamentos de Canotilho (op. cit., p. 223), ao cuidar ele da importante questo de densificao da forma republicana de governo, tenho para mim que o que deve pautar a deciso deste Colegiado, neste momento, exatamente a articulao
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 60

com suas integraes e tenses dos impulsos de liberdade antigos (direito de participao poltica), expressa na postulao do PSOL, e a liberdade dos modernos (direitos de defesa individuais), invocada na contestao do Senador Demstenes Torres.

Com efeito, na medida em que no acolhemos, em nosso ordenamento jurdico, a instituio do recall, outra no a pretenso do Representante seno a de submeter ao crivo dos pares do Senador Demstenes Torres que conformam um rgo de representao popular, o Senado Federal a conduta de um agente poltico que, fosse na Atenas Clssica, estaria, guardadas as circunstncias, submetido a processo de excluso da polis e, em caso de deciso desfavorvel, fadado ao ostracismo. No obstante nossa Constituio tenha acolhido, originariamente, expedientes de democracia direta (art. 1, pargrafo nico e art. 14, CF), no admitiu, dentre eles, o instituto da revogao popular de mandato poltico. Registro, de passagem, que o Presidente deste Conselho de tica e Decoro Parlamentar, Senador Antonio Carlos Valadares, coincidentemente, autor de proposio que visa inserir na Carta Magna essa possibilidade de manifestao popular (Proposta de Emenda Constituio n 80, de 2003).

No nos dado, pois, consoante o Texto Constitucional, aplicar, em matria de expurgo poltico, o que Protgoras explicava ser o cerne da vida societal em Atenas: Quando o objeto de sua deliberao implica sabedoria poltica (...) eles ouvem cada homem, porque supem que todos devem participar desta virtude; do contrrio, no poderiam existir poleis. (apud. FINLEY, M.I, Poltica. Em: O Legado da Grcia: Uma Nova Avaliao. Braslia: UnB, 1998, p. 31).

Todavia, nossa Constituio manteve, no mbito do padro legitimatrio aceitvel e no quadro das instituies polticas bsicas, a memria de uma das matrias submetidas considerao da assembleia dos atenienses, a eclsia, que se reunia no alto da colina conhecida como Pnyx: a expuno de pessoas da vida pblica. A Atenas clssica assinala Habermas fornece apenas um dos muitos exemplos de como as
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 61

reunies populares ou parlamentos se reservam funes jurisdicionais (HABERMAS, J. op. cit., p. 215). Com efeito, ecoam ainda entre ns as reminiscncias dessa praxis excludente, em desfavor de qualquer cidado (art. 15, CF) e, tambm, dos que estejam no exerccio das elevadas magistraturas do poder pblico, ao arrimo do Estado Democrtico de Direito (v.g. arts. 37, 4, 52, I e II, 55, 85 e 86, 128, 2 e 4, CF).

H, portanto, situaes, em que, sob a tica do interesse pblico, nossa ordem constitucional considera legtimos os atos de extruso de pessoas que podem comprometer as instituies polticas bsicas. Uma dessas situaes reside no que o eminente Senador Pedro Taques, em outra oportunidade, denominou expresso viajante, ou, que, em outras palavras, pode ser chamado de textura aberta (CANOTILHO, J.J. op. cit., p. 1037): o procedimento declarado incompatvel com o decoro parlamentar. A prerrogativa de fazer tal declarao foi outorgada, pelo Estatuto Poltico Fundamental, soberana deciso das prprias casas legislativas.

importante observar que inexistem arrolamentos das condutas que sejam precisamente tipificadas como incompatveis com o decoro parlamentar. A Constituio faz meno a duas abuso de prerrogativas asseguradas a membro do Congresso Nacional e percepo de vantagens indevidas e remete para o regimento interno a definio das demais hipteses (art. 55, 1, CF). Na Resoluo n 20, de 1993, que dispe sobre o Cdigo de tica e Decoro Parlamentar do Senado Federal, adita-se s previses constitucionais o caso de prtica de irregularidades graves no desempenho do mandato ou de encargos decorrentes (art. 5, inciso III), conceito igualmente impregnado de elevado grau de abstrao e indeterminabilidade, a carecer de mediaes concretizadoras.

Infere-se que estamos diante de uma situao em que o PSOL insta-nos a um juzo de valorao eminentemente poltica. Como compatibiliz-lo com as demandas da defesa de interdio deste julgamento, forte na alegao de aviltamento do devido processo legal, em face da continuada perscrutao de conversas telefnicas do
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 62

Representado com o Senhor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira, e na exposio escancarada pela TV, pelo rdio, pela internet, pelas revistas e jornais, dos contedos dos dilogos, fatos esses que aliceram a fundamentao da representao?

Instalado o processo, passamos a ter um senador, experimentado no ofcio de inquirir e na arte de acusar, a responder, perante seus pares, sobre sua conduta parlamentar. Dworkin nos adverte: Os legisladores que foram eleitos, e precisam ser reeleitos, por uma maioria poltica tendem mais a tomar partido de tal maioria em qualquer discusso sria sobre os direitos de uma minoria contrria; se se opuserem com excessiva firmeza aos desejos da maioria, esta ir substitu-los por aqueles que no se opem. Por esse motivo, os legisladores parecem menos inclinados a tomar decises bem fundadas sobre os direitos das minorias do que as autoridades que so menos vulnerveis nesse sentido. (DWORKIN, R. O Imprio do Direito. So Paulo: Martins Fontes, 1999, p. 449)

Com efeito, a se ter por nica referncia para to grave pronunciamento aquilo que se rotula a voz rouca das ruas, o Representado s poderia esperar, desta instncia, o linchamento poltico sumrio. No posso deixar de reproduzir aqui as percucientes reflexes do mesmo Thomas Jefferson, publicadas em Notes on State of Virginia e copiadas por James Madison no artigo 48 dos Federalistas:

Todos os poderes governamentais, legislativo, executivo e judicirio, acabam por recair no corpo legislativo. A concentrao desses poderes nas mesmas mos precisamente a definio do governo desptico. O fato de serem exercidos por uma pluralidade de mos, e no por uma nica, no melhora nada. Cento e setenta e trs dspotas seriam sem dvida to opressivos como um s. Os que duvidam, que voltem seus olhos para a repblica de Veneza. O fato de eles serem escolhidos por ns tambm no adianta
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 63

muito. O despotismo eletivo no o governo por que lutamos; lutamos por um que no somente seja fundado em princpios livres, mas em que os poderes de governo sejam de tal modo dividido e equilibrados entre vrios corpos da magistratura que nenhum deles possa transgredir seus limites legais sem ser efetivamente controlado e restringido pelos outros. (HAMILTON, A., MADISON, J. e JAY, J. Os Artigos Federalistas: 1787-1788. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993, p. 340-341, destaques do autor)

Os legisladores constituintes ptrios, entretanto, por meio do 2 do art. 55 da Lei Maior, proporcionaram aos que se submetem a tal constrangimento, em homenagem aos direitos de defesa individuais, aqueles escudos que consideraram adequados para que fossem evitadas decises movidas pela algaravia: o voto secreto, a exigncia de qurum qualificado para validao de deciso favorvel defenestrao do mandatrio poltico, e sobretudo, a ampla defesa.

Ningum contesta a exigncia de maioria absoluta para que seja declarada a perda de um mandato parlamentar. Quanto ao voto secreto, a regra a ser seguida, at o presente momento. Alinho-me, contudo, queles que consideram urgente suprimir tal requisito. O imperativo da publicidade, nesse caso, se impe. bom registrar que a constituio norte-americana fonte inspiradora de nosso constitucionalismo, desde o advento da Repblica faculta s cmaras legislativas do Congresso a manuteno do sigilo acerca dos seus trabalhos, mas, os sim e os no dos membros de cada uma das Cmaras sobre qualquer questo constaro, se assim o exigir um quinto dos presentes, do referido Dirio ( 3 da seo 5 do art. 1, Constituio dos EUA, negritos meus).

No que diz respeito clusula da ampla defesa, tnue a linha divisria entre sua venerao e a tentao de sufoc-la por reprovvel crena na vocao da advocacia defensiva para a

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

64

procrastinao, para o tumulto, para interdio do ofcio de decidir quando a causa parece estar perdida.

Quanto a isso, entendo deva ser nossa obrigao, como j adiantei, enfrentar aquilo que o ilustre procurador do Senador Demstenes Torres sustentou, em sua defesa prvia e logo no incio de seu depoimento pessoal, ser o alicerce da contestao: as evidncias apontadas pelo Representante estariam, como os frutos da rvore envenenada, contaminadas e no poderiam ser levadas em considerao. Ningum pode ignorar que esse ponto deva ser objeto de alta indagao, para o mais perfeito exerccio da jurisdio, caso o Representado venha a ser submetido a processo de natureza penal. Posso asseverar, por dolorosa experincia pessoal, quo relevantes so os princpios do contraditrio, da ampla defesa e do devido processo legal para que se faa valer a ideia-fora de dignidade da pessoa humana (art. 1, III, CF).

importante anotar, a esse propsito, que, em que pese haver protestado pela imprestabilidade das provas, o Representado viu-se na contingncia de admitir como verdadeiras, perante este Conselho de tica e Decoro Parlamentar, indigitaes que, segundo ele, teriam vindo baila de forma ilegal constantes da Representao do PSOL, a saber: que conversara por telefone, s centenas, com Carlinhos Cachoeira; que se valia, para tanto, de um aparelho rdio-celular da operadora Nextel, que lhe fora cedido, em confidncia, pelo mesmo Carlinhos Cachoeira; que tinha cincia da existncia de milhares de referncias sua pessoa em dilogos havidos entre Carlinhos Cachoeira e terceiros; que, de fato, ambos discutiram, por telefone, sobre o fretamento de uma aeronave; que recebera, sim, juntamente com sua esposa, presentes de Carlinhos Cachoeira, por ocasio de seu matrimnio.

Em seu depoimento, admitiu outras imputaes derivadas das primeiras: que o contraventor pagava as contas de seu aparelho de rdio-celular Nextel; que nomeou como servidora em seu gabinete parlamentar de Braslia, a pedido de Cachoeira, uma pessoa com residncia fixa em Anpolis; que intercedeu para que uma pessoa, a
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 65

pedido de Cachoeira, fosse nomeada em rgo pblico estadual em Minas Gerais; que um estafeta de Cachoeira comprou para ele, Senador Demstenes, nos EUA, por encomenda, um som no valor de vinte e sete mil dlares, alm de cinco garrafas de vinho francs, no valor aproximado de quinze mil dlares; que adquiriu por dezoito mil dlares uma mesa na Argentina; que Cachoeira pagou os servios de queima de fogos de artifcio da festa de formatura de sua esposa, Flvia Gonalves Coelho.

Por que haveria o Representado de mencionar tais fatos, se teriam vindo por meios que advogou serem irregulares? Por que no ignor-los, simplesmente? Parece-me ser simples a causa dessa estratgia da defesa: a percepo correta de que a natureza deste rito distinta do processo penal. A defesa, a despeito de sua legtima tentativa de impugnao de provas, compreendeu que, onde prevalecem os valores republicanos e o regime democrtico, os que governam devem prestar contas de suas aes e por elas responder barra da razo pblica. Aos norte-americanos pouco importou se os meios utilizados por Daniel Ellsberg ou Mark Felt eram ilegais ou se suas motivaes haviam sido conduzidas por interesses egosticos. Muito importou que, uma vez transparentes fatos gravssimos inerentes ao de agentes pblicos, os cidados se imbussem da necessidade imperiosa de censur-los, posto que punham em xeque o padro legitimatrio aceitvel das instituies polticas bsicas . Nesses contextos, repetindo Cames, outro valor mais alto se alevanta.

isso que leva a doutrina e a jurisprudncia a enfatizarem que os processos de cassao de polticos tornam destacada uma regra tica que se sobrepe a quaisquer outras consideraes: o Estado que se intitula democrtico de direito para que possa regular adequadamente, os conflitos interpessoais existentes na sociedade civil ou, ainda, por meio do direito, organizar-se, isto , produzir instituies polticas, procedimentos e competncias, no pode ser corromper. Corrompido, perde o assentimento da cidadania.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

66

Dessa maneira que, na esteira dos ensinamentos do expoente da escola de Frankfurt, s podemos ter no procedimento democrtico da conformao dos rgos de poder e na prevalncia do critrio republicano de translucidez das aes polticas o fundamento de legitimidade do direito, pois os grupos concorrentes pela maior representao poltica se orientam mais por bandeiras de interesses especficos que por valores morais genricos e abstratos. Reside a, na rigorosa observncia do procedimento democrtico e na permanente exigncia de accountability e responsiveness, o garante de legitimao da ao parlamentar capaz de gerar poder normativo que obtenha consentimento dos cidados.

preciso estar atento tambm para o seguinte. No pode haver processo democrtico se a fora da grana (Caetano Veloso), especialmente do dinheiro sujo, viola a lisura do modo de escolha dos delegados encarregados das tarefas de formao e compromisso, pondo por terra os pressupostos legitimadores da representao equitativa de situaes de interesses e preferncias dadas; se a seduo do vil metal deixa de garantir a incluso de todas as perspectivas de interpretao relevantes, mediada atravs de decises pessoais. (HABERMAS, J. op. cit., p. 228)

Perdoem-me a insistncia, mas considero fundamental que se discutam os perigos da deturpao da vontade democrtica pela influncia malvola derivada da capacidade de mobilizao de vozes para fazer vezes na satisfao de interesses esprios, no plano das instituies polticas bsicas. Servir a Mamon impede que se tenha a representao simtrica de todos os atingidos, numa prtica de negociao poltica teoricamente regulada equitativamente. A presso do dinheiro impede que todos os interesses e orientaes valorativas tenham o mesmo peso nas negociaes. (idem, ibidem, p. 226)

Nessa altura, a questo que se pe, concretamente, com base na mesma formulao adiantada pelo Senador Jefferson Peres, quando do exame da representao em desfavor do Senador Luiz Estevo : poderia o cidado Demstenes Torres, ex-delegado de polcia, duas vezes
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 67

procurador-geral de Justia, ostentar a honraria de um mandato senatorial se os cidados do Estado de Gois soubessem de seus compromissos com a viabilizao dos interesses de Carlinhos Cachoeira; se soubessem de seus vnculos com os afazeres ocultos de Carlinhos Cachoeira? E ainda: como avaliariam os eleitores goianos a contradio entre o senador que, da tribuna, alega ser um paladino na cruzada contra os jogos de azar e, nos corredores e adjacncias, empenha-se por sua legalizao?

A ns cabe, nesta difcil hora, dar a resposta, em nome do prprio povo.

O melhor testemunho, entre ns, da precisa compreenso da autonomia dos processos de impedimentos ou de expulso ( 2, da Seo 5, do art. 1, da Constituio dos EUA), frente a ritualstica do processo penal, no encontrado entre os incontveis acrdos do Supremo Tribunal Federal, que poderiam ser aqui colacionados, ad nauseam, a respeito da natureza interna corporis desses feitos, mas na conduo irretorquvel dos trabalhos deste Senado Federal, no processo de impeachment do ento Presidente Fernando Collor de Mello, pelo, poca, Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Sidney Sanches. De igual maneira, podemos encontrar na irreparvel postura do Juiz William Rehnquist, chefe da Suprema Corte dos EUA, quando do julgamento do impeachment do Presidente Bill Clinton, pelo Senado norte-americano, paradigma jurdico de observncia, sob o plio da Constituio de 1787, da regra de acatamento, pelo poder judicial, de deliberao parlamentar soberana.

O minimalismo adotado pelo Senador Demstenes Torres, segundo o qual todas as falhas apontadas circunscrever-se-iam ao campo da irrelevncia, pe em xeque a referncia que se deve passar sociedade acerca do grau e dos limites do que seria aceitvel como republicano na conduta dos membros do Senado Federal.

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

68

Como asseverou com muita propriedade o Senador Randolfe Rodrigues, em sua interpelao ao Representado no dia 29 de maio prximo passado, no importa que seja uma dvida de um real ou cinquenta reais. O que possui implicncia tica a falta de decoro de um parlamentar quando aceita que terceiro assuma o pagamento de suas faturas telefnicas e outras despesas. Ainda mais quando esse terceiro um delinquente. Quanto insignificncia em si da quantia pretensos cinquenta ou quarentaq reais por ms nos termos postos pelo Senador Demstenes sempre bom lembrar que, sob a alegao do pagamento de vinte e seis reais a dois eleitores a Justia Eleitoral j declarou a perda de mandato de um senador da Repblica.

A lacuna existente entre o que eticamente aceitvel e o controle formalmente institucionalizado das atividades de um parlamentar, por bvio, no pode ser preeenchida aos largos critrios do titular do mandato. Ela se vincula aos princpios que regem o Estado Democrtico de Direito, aplicveis s esferas da Administrao Pblica por seus agentes como forma de reger suas atividades e seus atos, a saber: a finalidade, impessoalidade, moralidade administrativa, discricionariedade, consensualidade, razoabilidade, proporcionalidade, executoriedade, continuidade e a especialidade.

A atuao de ocupantes de mandatos, como de todos os agentes pblicos, no pode ser movida por seus interesses ou satisfao das prprias necessidades ou daqueles que lhes so prximos. Deve ter como finalidade essencial o adimplemento do interesse pblico, buscando as melhores alternativas para a sociedade como um todo. Por certo que "interesse pblico", a par de poder adquirir um sem nmero de conceituaes, no poder jamais ser compreendido como alguma concepo ideolgica pessoal do agente, mas o que moldado como tal pelo Direito. Logo, o princpio da impessoalidade decorre diretamente do princpio da legalidade. Atuar impessoalmente, portanto, significa ter sempre a finalidade de satisfazer os interesses coletivos, independentemente do fato de que, nesse processo, eventuais interesses privados sejam beneficiados ou prejudicados. O que se veda a atuao administrativa com o objetivo de apenas beneficiar ou prejudicar pessoas ou grupos especficos.
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 69

Portanto, ao julgar o Senador Demstenes Torres nesta Representao, por suas palavras e atos, estamos julgando contornos da nossa definio do que republicano no exerccio do mandato senatorial. Os limites, creio, no so um n grdio. No necessitamos de um Alexandre da Macednia para nos cortar a corda. Podemos desat-las sob os auspcios da boa prtica parlamentar.

Tornou-se notrio o envolvimento do Senador Demstenes Torres com Carlinhos Cachoeira. O prprio Representado o admitiu, no obstante tenha tentado, da tribuna, dourar a plula perante seus pares. Tornou-se tambm notrio que so relaes que no se limitam a tertlias sociais, a encontros para degustao de finas iguarias ou vinhos franceses de safras nobres. Seria, talvez, apropriada, para a ocasio, a famosa declarao do orculo da Escola de Chicago: Theres no such thing as free lunch (traduo livre: no h almoo grtis).

H provas, como espero ter exposto, de ter o Representado praticado diversos crimes para favorecer interesses de Cachoeira, dele percebendo, para tanto, vantagens indevidas.

Foram quatrocentas e dezesseis conversas telefnicas em trezentos e dezesseis dias, mais vinte e cinco dilogos entre o Representado e membros da organizao criminosa controlada por Carlinhos Cachoeira. Em outros trezentas e quinze telefonemas entre terceiros, regularmente interceptados, o Senador Demstenes Torres citado. Acredito que a todos ns ocorreu o mesmo que se passou com o Senador Randolfe Rodrigues: a constatao de que nem mesmo com os membros de nossas famlias falamos tanto!

A narrativa do Senador Demstenes em seu depoimento pessoal causou espcie. Suas razes, alm de se chocarem com todas as prticas que ele sempre condenara como parlamentar, foram postas em termos que, a cada momento, envolviam verses improvveis,
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 70

inverossmeis, quase fantasiosas dos fatos, como aquela usada para justificar um dilogo em que passara ao contraventor Carlinhos Cachoeira informaes sobre uma operao da Polcia Federal a ser realizada. Disse o Senador que jogou verde para saber se o amigo operava com jogos de azar. Seria necessrio um esforo hercleo de boaf para crer que algum inteligente e perspicaz como o Senador Demstenes Torres precisasse desse tipo de expediente para confirmar o que era de conhecimento pblico, sobretudo para os que conviviam com Cachoeira. No mesmo sentido est a afirmativa de que passou quase quatro anos frente da Secretaria de Segurana Pblica do Estado de Gois, realizando diversas operaes contra jogos, sendo detentor das informaes de inteligncia que o cargo permite, sem ter a menor noo de quem, de fato, era Carlinhos Cachoeira e quais eram suas atividades. Um espectador mais atento ou irnico poderia sugerir que o Senador Demstenes, como Secretrio de Segurana Pblica do Estado de Gois, abusou do direito desinformao acerca dos afazeres de um indivduo sobre o qual deveria saber tudo, por obrigao de ofcio, ou poderia question-lo diretamente: se jogou verde, Senador, porque desconfiava das atividades do amigo. Por que, ento, no conferiu se a desconfiana fazia sentido?

Diante de tantas, robustas e manifestas provas que ligam o Senador ao contraventor nos mais diversos campos e interesses, como subsistir o frgil argumento, sem qualquer base de sustentao, de tratarse de uma relao de amizade? Inequivocamente, o Senador Demstenes Torres deixou-se instrumentalizar por aquele empresrio que frequentava a alta sociedade goiana, o Carlinhos Cachoeira, que por sua vez se valeu do inegvel prestgio de Sua Excelncia, junto aos demais membros do Congresso Nacional, junto ao Poder Judicirio, junto ao Ministrio Pblico, junto Administrao Pblica, junto a autoridades policiais, para fazer prevalecer os seus interesses.

Alm das vrias provas do uso de seu mandato para buscar influenciar as diversas esferas de poder em favor dos negcios, do contraventor, simplesmente pattica a declarao do Representado, em um dos dilogos com Cachoeira, sobre a aprovao do j discutido projeto de lei que regularizaria as loterias estaduais: Vou fazer o que voc quer! Nos dilogos telefnicos interceptados h expresses equivalentes
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 71

a essa, ditas pelo Senador Demstenes Torres a mancheias, a evidenciar uma humilhante subalternidade de um Senador da Repblica aos interesses de Carlos Augusto de Almeida Ramos. Verifica-se uma inaceitvel subordinao de um parlamentar a negcios escusos; um lao de vassalagem a at-lo a um deliquente. Estamos diante de um mandato parlamentar corrompido.

Em diversas oportunidades, j expressei meu entendimento quanto inconvenincia de relaes entre o poder econmico e o poder poltico, que tornem este refm daquele. O poder poltico s digno de portar o epteto autoridade quando se sobrepe influncia dos agentes econmicos e dos difusores de ideologia. Sou forado a reconhecer que h muito ainda a ser percorrido at que alcancemos uma democracia madura, na qual os representantes polticos possam sustentar, de forma corajosa, desabrida, posies favorveis a postulaes dos donos do dinheiro no como seus serviais, mas como homens livres, pautados apenas pela fora argumentativa de suas prprias convices.

Contudo, no caso submetido nossa considerao, no se trata de uma situao de mera vassalagem de um senador a um empresrio. Trata-se de avaliar o devotamento de um mandato parlamentar aos interesses de um empresrio, cujos negcios primordiais so, como j expus em meu Relatrio Preliminar, escusos e ilegais, ou, para usar um eufemismo de Cachoeira, irregulares.

Pude concluir, aps a instruo probatria, que no se cuida aqui de termos, enquanto agentes pblicos, na formulao de juzo de valor, uma tolerncia com os jogos de azar, em face da eficcia social da ilicitude, como foi defendido, neste mesmo colegiado, para se justificar a aposio do selo de legalidade a essas atividades. Com a coleta de provas, foi-nos dado apurar e assim compreendemos, antecipadamente, a posio da comisso de juristas que elabora o anteprojeto de um novo cdigo penal a relevncia da converso dessa contraveno penal em crime. Com efeito, o problema no est em si nessa espcie de

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

72

acumulao primitiva, mas nos requisitos para o seu regular exerccio e nos seus consectrios desse tipo de empreendedorismo.

A tomar por referncia, para fins de induo, o espantoso espectro de ilicitudes que envolvem a pessoa do Senhor Carlos Augusto de Almeida Ramos deveras preocupante a liberdade de ao de todo o ramo empresarial de jogos de azar no autorizados. Como foi justificado no requerimento de instalao de uma CPMI (Requerimento n 1, de 2012CN), em relao a Carlinhos Cachoeira seu tentacular envolvimento com o poder pblico pode levar a perigoso comprometimento do fundamento republicano e da credibilidade das instituies, sob a gide do Estado Democrtico de Direito.

Logo no incio deste processo, afirmei que essa era, provavelmente, a mais difcil funo que eu jamais exercera na atividade poltica: decidir sobre o destino de um par, interditando-lhe a fala e condenando-o ao ostracismo. Para que todos possam entender o meu desconforto que , certamente, o mesmo de todos os demais senadores s encontro referncia nas tocantes palavras de Tocqueville sobre o legtimo enfatizo, legtimo exerccio da ditadura de maioria nas repblicas democrticas: Sob o governo absoluto de um s, o despotismo, para chegar alma, atingia grosseiramente o corpo; e a alma, escapando desses golpes, se elevava gloriosa acima dele. Mas, nas repblicas democrticas, no assim que a tirania procede; ela deixa o corpo e vai direto alma. O amo no diz mais: pensar como eu ou morrer. Diz: voc livre de no pensar como eu; sua vida, seus bens, tudo lhe resta; mas a partir deste dia voc um estrangeiro dentre ns. Ir conservar seus privilgios na cidade, mas eles se tornaro inteis, porque, se voc no lutar para obter a escolha de seus concidados, eles no a daro, e mesmo se voc pedir apenas a estima deles, ainda assim simularo recus-la. Voc permanecer entre os homens, mas perder seus direitos humanidade. Quando se aproximar de seus semelhantes, eles fugiro de voc como de
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 73

um ser impuro, e os que acreditarem em sua inocncia, mesmo estes o abandonaro, porque os outros fugiriam dele por sua vez. V em paz, deixo-lhe a vida, mas deixo-a pior, para voc, do que a morte. (TOCQUEVILLE, Alexis de. A Democracia na Amrica, Livro I. So Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 294)

O Senador Demstenes Torres, desde o dia de sua primeira posse portou-se nesta Casa como cobrador da boa conduta de seus pares e de todas as autoridades pblicas. Estando do outro lado da situao, firmou-se como um feroz defensor da tica, da moral, da probidade, sublimando, por vezes, princpios gerais, como a presuno de inocncia para alar colegas condio de investigados. Um pequeno fragmento do longo discurso proferido por Sua Excelncia no dia 17/08/2006, ao mostrar sua posio contrria ao arquivamento de denncias contra senadores acusados de quebra de decoro parlamentar no mbito deste Conselho de tica, o Representado assentiu:

Sr. Presidente, Srs e Srs. Senadores, as instituies brasileiras passam por um momento delicado, no propriamente pela estabilidade institucional que adquirimos e que a crise ou as crises no conseguiram abalar, mas porque vrios membros, especialmente do Congresso Nacional, tm sido sistematicamente atingidos pelos mais variados escndalos. A importncia do mandato parlamentar inquestionvel. No podemos, de forma alguma, ter um desencanto por parte da populao em relao atuao parlamentar, em relao importncia do Parlamento. O Parlamento soberbo e tem funes vitais como a de fiscalizar o Poder Executivo, de manter a estabilidade, com a elaborao de leis e com a revogao de outras, e at de promover investigaes quanto a seus prprios membros e quanto a irregularidades praticadas nos Poderes da Unio. Por isso, a perda de um mandato de uma gravidade extraordinria. Primeiro, porque quem faz a escolha do
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 74

Parlamentar o eleitor. aquele que vota em um conjunto de proposta e de idias esperando que o Brasil possa ir adiante e melhorar. E muitos Parlamentares tm se descuidado dessa verdadeira misso que a Constituio nos confia e que tambm devemos trilhar.

Fao esse registro no por sarcasmo ou para demonstrar a ironia da situao, mas sobremaneira porque ouso concordar com o Senador Demstenes em sua anterior postura: o parlamento soberano e no podemos deixar que ele fique maculado pelo descuido de membros misso confiada.

Ante todo o exposto, afirmo, sem tergiversar, que o Senador Demstenes Torres teve um comportamento incompatvel com o decoro parlamentar: percebeu vantagens indevidas; praticou irregularidades graves no desempenho do mandato, incidindo no disposto no art. 55, inciso II e 1, da Constituio Federal, combinado com o art. 5, incisos, II e III, e art. 11, inciso II, da Resoluo-SF n 20, de 1993.

Antes de concluir, no poderia deixar de me reportar ao argumento levantado pelo ilustre patrono do Senador Demstentes Torres a respeito de meu Relatrio Preliminar. Sua Senhoria sustentou que meu texto era uma pea de retrica, comparvel a vezeiro artifcio de advogados em tribunais do jri.

Aqui no o momento para divagarmos sobre as belas pginas de squilo que tratam da origem do tribunal do jri, no julgamento de Orestes no Arepago, a mesma colina de onde o apstolo Paulo pregou para os atenienses.

Mas a provocao me transportou histria de um dos mestres da retrica na Atenas clssica. Ainda menino, aquele que seria reconhecido pela posteridade como um dos mais hbeis oradores do
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 75

perodo helnico, assistiu a um julgamento, no qual um jurista chamado Calstrato tivera um desempenho notvel e, com sua verve, mudou um veredicto que parecia irreversvel. O garoto, extasiado com o poder da palavra do tribuno, invejou a glria de Calstrato ao ver a multido exultar-se e exaltar o seu desempenho no manejo das palavras. Justificava-se a inveja do infante: aquela honra parecia-lhe inalcanvel, pois era gago. Conta-se que o jovem, perseverante, passou a declamar poemas, enquanto corria na praia contra o vento com a boca cheia de seixos.

Aquele menino, antes tomado pela gagueira, tornar-se-ia na idade adulta o maior orador da Grcia antiga. Devotou sua oratria defesa da autonomia de Atenas frente s tentativas de unificao do mundo grego, intentadas por Felipe da Macednia. Seus discursos passaram posteridade como as Filpicas, nos quais procurava persuadir seus concidados da necessidade de Atenas se precaver contra o lder macednio, antes que fosse tarde demais. Atenas sucumbiu Macednia na batalha de Queroneia, em 338 a.C. Trs anos depois, o exmio orador cairia em desgraa. Havia se deixado cooptar por Alexandre, o Grande, filho de Felipe, que lhe propusera a fuga de Atenas. , ento, preso pelos atenienses, mas logra fugir e exilar-se por longo perodo, s retornando a Atenas aps a morte de Alexandre.

Esse grande maestro da retrica era Demstenes.

Mais que a simples homonmia, o exerccio da retrica o elo de ligao entre um e outro Demstenes. Ambos dotados de vasta e invejvel cultura, exmios esgrimistas da palavra na formulao de libelos. Ambos bafejados pela glria e colhidos pela fraqueza.

Tenho por concluda minha rdua tarefa com a apresentao deste alentado Relatrio. Sua Excelncia pediu que o julgssemos pelos seus feitos, no por suas palavras. Procurei explicar que, nesse tipo de julgamento, importa aferir a harmonia entre palavras e feitos. De fato, o
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 76

Senador Demstenes Torres procurou, perante este conselho, passar a imagem de que seria boquirroto e gabola. Considerado todo o conjunto da obra, impossvel no concluir que ela o desabona. Quem o julga somos ns; mas o seu passado que o condena.

Que o Senador Demstenes Torres possa, de tudo isso, haurir ensinamentos do sbio magistrio da poetisa e contista goiana Cora Coralina: Aceitei contradies/Lutas e pedras/Como lies de vida./Aprendi a viver.

3. VOTO

Ao expressar meu voto, gostaria de fazer minhas as palavras do congressista Peter Rodino, presidente da poderosa Comisso de Assuntos Judicirios da Cmara dos Deputados dos EUA, por ocasio das audincias preliminares instaurao do processo de impeachment do Presidente Richard Nixon:

Qualquer que seja o resultado, o que quer que aprendamos ou concluamos, deixemo-nos proceder agora com tal cuidado e decncia, profundidade e honradez, que a vasta maioria do povo americano e seus filhos depois deles diro: Este foi o curso certo. No havia outro caminho. (apud GREEN, Mark J. Who runs Congress. New York: Grossman, 1975, p. 139)

O Senado Federal no um sarau de compadres. O Senado , como conquista da Revoluo Americana, uma instituio duradoura para a opinio. (ARENDT, Hannah. A tradio revolucionria e seu tesouro perdido. Em: Sobre a Revoluo. So Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 290).
Processo Disciplinar Rep. n 01/2012 77

Por todo o exposto e em face do disposto no art. 55, inciso II, da Constituio Federal, combinado com o art. 5, incisos, II e III e art. 11, inciso II, da Resoluo n 20, de 1993, opino, nos termos do art. 17-I, 2, da Resoluo n 20, de 1993, com a redao que lhe foi dada pela Resoluo n 25, de 2008, pela procedncia da presente Representao e, em consequncia, voto pela decretao de perda do mandato do Senador Demstenes Lzaro Xavier Torres, nos termos do seguinte projeto de resoluo:

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

78

PROJETO DE RESOLUO N

, DE 2012

Decreta a perda do mandato do Senador Demstenes Lzaro Xavier Torres.

O SENADO FEDERAL resolve: Art. 1 decretada a perda do mandato do Senador Demstenes Lzaro Xavier Torres, nos termos do art. 55, II, da Constituio Federal, combinado com os arts. 5, incisos II e III, e 11, inciso II, da Resoluo n 20, de 1993, do Senado Federal. Art. 2 Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao. Sala das Reunies, de junho de 2012

Senador HUMBERTO COSTA - Relator

Processo Disciplinar Rep. n 01/2012

79

S-ar putea să vă placă și