Sunteți pe pagina 1din 35

Prof. Esp.

Everton Dall Evedove Crespi

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

Redes de Computadores Meios Fsicos Concentradores LAN Endereos de rede Switch Tipos de Switch Funes do Switch

9. Configurao Bsica 10. Conexo Switch 11. Tipos de Conexo 12. Inicializao do Switch 13. Bios IOS 14. Modo de Inicializao 15. Laboratorios 16. Perguntas

Uma rede de computadores consiste em 2 ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si de modo a poderem compartilhar recursos fsicos e lgicos, estes podem ser do tipo: dados, impressoras, mensagens (e-mails),entre outros.

Cabo de rede coaxial Cabo de rede par tranado Sem fio (Ondas de Radio) Fibra ptica

Hub Switch Access Point

Ip Ex: 192.168.15.54 Mascara De Sub-rede Ex: 255.255.255.0

Mac Ex:0000.0c12.3456 ou 00-00-0c-1234-56

Gateway Ex: 192.168.1.1


Dns Ex: 200.204.0.10

Switches so dispositivos que filtram e

encaminham pacotes entre segmentos (subredes) de redes locais.

Aprendem quais estaes esto conectadas a cada um dos segmentos de suas portas.

Ele examina o trfego de entrada.


Deduz endereos MAC de todas as estaes conectadas a cada porta. Usa esta informao para construir uma tabela de endereamento local.

Tabela Mac

Learning - Flooding - Filtering - Forwarding - Aging

Modelo switch cisco 1900

Modelo switch cisco 2900

Layer 2 Layer 3 Layer 4 Layer 7

Switches Switches Switches Switches

So os switches tradicionais, que efetivamente funcionam como bridges multiportas. Sua principal finalidade de dividir uma LAN em mltiplos domnios de coliso ou nos casos das redes em anel, segmentar a LAN em diversos anis.

Incorporam algumas funes de roteamento, como por exemplo a determinao do caminho de repasse baseado em informaes de camada de rede (camada 3) Validao da integridade do cabealho da camada 3 por checksum Suporte aos protocolos de roteamento tradicionais (RIP, OSPF, etc)

Cisco Catalyst 3560V2-48PS Layer 3 Switch - 4 x SFP (mini-GBIC) - 48 x 10/100Base-TX LAN $2,690.00

Esto no mercado a pouco tempo, e geram uma controvrsia quanto adequada classificao destes equipamentos. So muitas vezes chamados de Layer 3+ (Layer 3 Plus). Basicamente incorpora s funcionalidades de um switch de camada 3, a habilidade de se implementar a aplicao de polticas e filtros a partir de informaes de camada 4 ou superiores, como portas TCP e UDP, ou SNMP, FTP, etc.

O switch HP A3100-48 atua nas quatro camadas, otimizando o processo de transferncia de dados. 1.200,00.

Camada de comutao 7 leva o seu nome a partir do modelo OSI, indicando que o dispositivo muda pedidos com base na camada 7 (aplicao) de dados.Switching Camada 7 tambm conhecido como "comutao pedido", "troca de aplicaes", e "roteamento baseado em contedo".

Modo de operao (cut-through/Store-and-Forward); Suporte a VLANs (Porta/Protocolo/Endereo MAC); Suporte a VLAN Trunk (IEEE 802.1Q); Modo de segmentao (Layer 2, Layer 3, etc); Nmero mximo de VLANs que o equipamento suporta; Capacidade de implementar mais de uma VLAN em uma mesma porta; Capacidade do backplane; Capacidade de aprendizagem de Endereos MAC; Suporte definio de Classes de Servio (CoS) IEEE 802.1p; Suporte configurao de Link Agregation; Suporte definio de Qualidade de Servio (QoS) RSVP; Suporte ao protocolo Spanning Tree; Capacidade de definio de Links Resilientes; Capacidade de implementao de filtros de protocolo; Capacidade de implementao de controle de conteno de broadcast;

Capacidade de implementao de filtros de multicast; Capacidade de implementao de controle de fluxo (congesto); Suporte a DHCP Relay; Nmero de portas; Quantidade e tipo de portas uplink; Implementao de tecnologia auto-sensing; Implementao de Ethernet/Fast/Giga no modo Full Duplex; Capacidade de empilhamento entre switches, sem adicionar nveis de repetio; Redundncia de fontes, portas, mdulos de rede, mdulos de gerncia e controle; Suporte ao gerenciamento SNMP, SNMP v2; Capacidade de implementar o espelhamento de trfego em mais de uma porta; Suporte ao Gerenciamento RMON, para os 4 grupos bsicos (Statistics, Events, Alarms, History); Suporte a RMON, para os demais Grupos (Hosts, HostsTopN, Matrix, Filter, Packet Capture).

Geralmente switches vem sem IP de gerenciamento ativo, isso vale para quase todos os fabricantes, sendo assim a primeira configurao precisar ser feita via cabo serial.

No Windows a melhor maneira usando o HyperTerminal ou TeraTerm. No Linux o Minicom a melhor alternativa.

Figura 1.

Figura 2.
Figura 1.Programa TeraTerm Web 3.1 Free utilizado para fazer conexes via cabo console ou via Telnet (Vty). Figura 2. Configurao da porta COM1.

Cabo console pronto Adaptador DB 25 Jack RJ45 Jack Adaptador DB 9 Jack RJ45 Jack

Porta Console Porta Aux Conexo Vty (Telnet)

Switch> Switch o nome atual do dispositivo e o sinal de maior > significa que um usurio no privilegiado est acessando o equipamento. Neste modo voc pode fazer apenas consultas. Switch# Modo privilegiado neste modo voc pode configurar seu switch e interfaces.

Modo Setup Configurao inicial do equipamento. Modo CLI Linha de console j configurado e pronto para utilizao do usurio (aguardando comandos)

Realizar as conexes necessrias para a execuo do laboratrio.

Conexo de Cabos.
Verificao de segurana.

o o o o o o o o

Configurao Inicial Switch Data Hora Senha Nome Banner Console IP Criptografia senha

o o o o o

Separando Domnios de Broadcast Criao de 2 Vlans Inserindo portas em Vlans Desabilitando portas no usadas Porta Trunking entre Switches Testando Vlan com comando Ping.

S-ar putea să vă placă și