Sunteți pe pagina 1din 42

FORMAO DE CARTER

Jorge Himitian
1a PARTE : O CARTER CRISTO

2a. PARTE : OS PRINCIPAIS FATORES NA FORMAO DO CARTER

--------------------------------------------------

1a Parte : O CARTER CRISTO

Captulo 1 : DE QUE ESTAMOS FALANDO?


Etimologia : "Carter" traduo da palavra grega "xaracter" que vem do verbo xarassein" que significa imprimir ou gravar. A sua etimologia muito rica e preciosa : A idia o que h em nossa alma ou esprito se vai imprimindo em nosso carter como uma gravura ou estampa. Em todo o indivduo h um enigma interior e um sinal exterior; o enigma seria o que ns temos no corao, e o sinal externo, o carter. Explicaes e Definies: Carter a maneira de ser de uma pessoa. a soma de todas as caractersticas de um indivduo tal como seu comportamento o evidencia. a integrao de todas as virtudes e defeitos morais na personalidade. O carter de uma pessoa se manifesta por sua maneira habitual de se comportar no cotidiano e em diferentes situaes dadas. Inclui suas atitudes, seu modo de sentir, pensar, falar, agir, reagir e decidir. O carter se revela principalmente na convivncia familiar, na rea de trabalho, nas relaes interpessoais, no tratamento com os semelhantes, no cumprimento com os deveres e responsabilidades, etc. .

O aspecto mais profundo no carter de uma pessoa se conhece pelo modo em que reage ante a prova, a tentao, a adversidade, a angstia, antes do difcil de suportar, ante de um tratamento injusto, frente a um necessitado; como tambm frente ao sucesso e a prosperidade, etc. Carter e Personalidade : Embora a definio seja arbitrria, em geral, se usa o termo "carter" para se referir quele aspecto em nossa maneira de ser que tem que ver com virtudes e defeitos dizer, o que est bem e o que est mal. Por outro lado o termo personalidade" se usa para referir quele que em nossa maneira de ser moralmente neutro. nossa individualidade de acordo com Deus nos fez a cada um. Cada ser humano nico e diferente a todos os demais com todo o conjunto de suas caractersticas singulares e permanentes. Por exemplo, algum pode ser mais efusivo ou mais tranqilo, mais extrovertido ou mais introvertido, mais emotivo ou mais racional, etc., sem que nenhum destes tipos seja necessariamente melhor que outro. Na personalidade se combinam fatores muito prprios de temperamento, emocionais, constituio psicolgica, inteligncia, etc., que do a cada individuo sua particularidade nica. Devemos distinguir as caractersticas de carter das caractersticas prprias da personalidade. Tudo aquilo que em nossa maneira de ser reprovado pela Palavra de Deus deve ser corrigido ; e ns devemos ser edificados em tudo aquilo que em ns no se conforma imagem de Cristo, at que cheguemos a ter todas as caractersticas do seu carter. Como se vai formando o carter A mesma ao reiterada por um indivduo, uma, duas, dez, cem vezes se torna um hbito. Se este hbito tem que ver com a conduta moral acaba cristalizando em uma caracterstica definida de carter. Essas caractersticas de carter podem ser positivas ou negativas, dizer, podem ser virtudes morais como a sinceridade, a bondade, a humildade, a generosidade, etc ; ou defeitos morais como a falsidade, a raiva, a soberba, o egosmo, etc. bvio que muitos destas caractersticas vo se formando desde a infncia. Atos x 10, 20, ou 100 = Hbito = Caracterstica de carter. Trao + trao + trao +.......... + trao = Carter De modo que, no princpio, a conduta forja o carter, e uma vez forjado o carter, este naturalmente condiciona o comportamento. Conduta --- Carter--- Comportamento

A influncia do lar e da sociedade na formao do carter: Antigamente o lar era o centro da formao integral dos filhos. Ali aprendiam a falar, se comportar, trabalhar, a ler e escrever (se que os pais sabiam). Geralmente o pai ensinava aos valores de seu oficio. As meninas aprendiam em casa as habilidades da me. Os pais Cristos ensinavam a seus filhos a f, a orao, os bons costumes e as virtudes Crists. Havia muito espao e tempo para a reunio familiar. Antes da era da energia eltrica e da revoluo industrial, noite cessavam as atividades, a famlia se reunia ao redor de alguma lmpada para jantar e para conversar. Eles no tinham para onde ir, nem com que sair. Os pais eram quase os nicos educadores de seus filhos.
2

Havia pouca influncia externa na formao dos filhos. Por isso aquela sociedade tambm era muito mais homognea que a atual. Hoje, o contraste muito grande. As exigncias da sociedade moderna e a distorcida mentalidade imperante quase tm obrigado as mes a abandonar a seus filhos desde bebes em mos de babas ou guardis; e ento expor a seus filhos agressiva influncia externa desde os 3 anos em jardins de infncia. Para continuar recebendo na escola pblica a influncia de companheiros que muitos vm de lares muitas vezes destrudos ou sem valores morais. Por outro lado, a maioria dos pais nem sequer aproveitam o pouco tempo da convivncia com os filhos para se ocupar construtivamente deles. A T.V. domina a cena familiar roubando com seus perniciosos e destrutivos programas o valioso tempo que deveria ser dedicado comunicao e edificao da famlia.

A responsabilidade da igreja: Diante deste quadro se requer uma forte e decidida dedicao dos pais formao do carter dos filhos; mas dada a grande deficincia atual ainda nos mesmos pais responsabilidade da igreja ajudar a reverter esta situao, claro que dentro das condies difceis da sociedade atual. E exatamente a razo de ser do presente estudo compartilhar com cada um de vocs aquelas ferramentas espirituais que, no Senhor, estamos seguros que lhes sero de grande ajuda na formao de seu prprio carter, de forma que em troca vocs possam ajudar a outros, seja seus filhos ou seus irmos na f.

Captulo 2 :
NOSSO CARTER DE ACORDO COM O PROJETO DE DEUS
Etimologia Bblica: Existem duas palavras no Novo Testamento grego que esto traduzidas ambos ao portugus, por "imagem"; uma "eikono" (se pronuncia icono), e a outra jaracter (que j vimos que sua traduo carter). Esta ltima aparece uma s vez no N.T. em Hebreus1. 3, onde falando de Cristo diz: O Qual, sendo o esplendor da sua glria, e a mesma imagem do que Ele ". A NVI a traduz: a fiel imagem do que ele .Como esta palavra imagem "carter", significa que Cristo tem exatamente o mesmo carter que o Pai. Todas as virtudes morais do Pai esto no Filho. As outras expresses de imagem = eikono" esto em Rom. 8.29 ; 2Cor. 4.4; Col.1.15 ; 3.10, etc. O homem criado "imagem" de Deus: "E criou Deus ao homem a sua imagem, a imagem de Deus o criou..." (Gen.1.27). Em que consiste esta imagem de Deus no homem nisso que? Obviamente no fsica, mas espiritual. Isto significa, entre outras coisas, que Deus criou ao homem com o mesmo carter moral que ele. Com as mesmas virtudes morais de Deus. Isto revela que o plano original de Deus que os descendentes de Ado e Eva tivessem o carter moral de Deus.

Fomos predestinados no s a ser filhos de Deus, mas ser feitos conforme a imagem de seu Filho. - Romanos 8.29 - 2 Corntios 3.18 - Colos. 3.10 Estes textos nos revelam que apesar de ter pecado e perdido a imagem de Deus, o plano redentor de Deus em Cristo transformarmos at formar novamente em ns o carter de Cristo.

Fomos escolhidos antes da fundao do mundo no meramente para sermos salvos, mas para sermos santos diante de Deus em toda nossa maneira de viver. - Efesios 1.4 - 1 Pedro 1.15-16 Fomos chamados no s a ter a Deus como Pai, mas a ser perfeitos como Ele. - Mateus 5.48 - Colos. 1.28 - Colos. 4.12 O termo perfeito" nestes textos a traduo da palavra grega teleios" o qual no se refere a uma perfeio absoluta. Teleios significa: Acabado, completo, completado. / Que j alcanou seu pleno desenvolvimento/maduro, adulto. / Cumprido, realizado. Isto significa que o plano de Deus nos edificar em todos os aspectos de nossa vida e carter.

No suficiente s nascer, mas crescer at chegar medida da estatura de Cristo. - Efesios 4.13-15 Este o propsito de Deus em estabelecer todos os dons ministeriais na igreja.

Captulo 3 : VIRTUDES DO CARTER CRISTO


Resumo e analises:
Se ns fizssemos um resumo para descrever o carter que cada um de ns deveramos ter, segundo o projeto de Deus, que sejamos como Cristo, quer dizer, que tenhamos o mesmo carter do Filho de Deus, que sejamos perfeitos como nosso Pai. Para isto devemos crescer at chegar medida da estatura da plenitude de Cristo. Ser como Cristo" a grande sntese que resume todas as virtudes de carter. Isto significa ter o mesmo sentimento que houve em Cristo" (Fil. 2.5) ; ter "a mente de Cristo (1 Cor. 2.16) ; e "andar como Ele andou" (1 Joo 2.6). Ser como Ele para andar como Ele; carter e comportamento.

A anlise desta definio consistiria em descrever cada uma das qualidades ou virtudes do carter de Cristo revelado nas Escritas. Este o projeto total do que Deus quer formar em cada um de seus filhos. O resto deste captulo est dedicado para fazer esta anlise. Como a Bblia um livro testemunhal e no aborda nenhum assunto com um tratamento sistemtico, usaremos textos diferentes para fazer esta anlise.

A primeira descrio do carter cristo:


Est na primeira parte do sermo da montanha, o que geralmente se chama as bem-aventuranas". Mateus 5.3-12. O sermo da montanha, que abraa os captulos 5, 6 e 7 de Mateus, de acordo com os estudiosos a primeira parte escrita dos evangelhos, e era a base que usava a igreja do primeiro sculo para doutrinar os discpulos. De modo que aqui ns encontramos com um ensino fundamental para a formao dos discpulos. "Bem aventurados", significa felizes, ditosos, afortunados, sortudos. A felicidade no um objetivo, mas uma conseqncia, a conseqncia de ser como Deus quer e fazer sua vontade. O verbo tcito aqui ser" (os que so humildes, os que so submissos...). Exatamente carter" aquilo que somos, e o que determina nosso comportamento. Jesus mostra oito qualidades de carter que deve distinguir os seus discpulos. Na realidade estas bem-aventuranas so a descrio das virtudes do carter de Jesus; e isso o que Deus quer formar em ns. Tudo aquilo que Jesus ensinava era a descrio de sua maneira de ser e de viver. Oito qualidades de carter de um discpulo : 1) A HUMILDADE: Bem aventurado os pobres de esprito.... Mateus 5.3 Esta a primeira qualidade de carter que Jesus ensina. Os pobres em esprito so aqueles que so conscientes que no tm nada e de que nada so. A humildade de corao a pedra fundamental da construo e formao do carter. Tudo comea ali. Todo o pecado comeou com orgulho, o de Lcifer, e o de Ado e Eva, e isso resultou na rebelio contra Deus. Eles quiseram ser como Deus. A humildade a primeira qualidade inerente a nossa condio humana. Que somos ? P da terra, nada, tudo aquilo ns temos e somos uma ddiva, uma graa de Deus. No h nada em ns por nossa prpria virtude. A humildade a qualidade mais lgica, mais natural, mais inerente e prpria da natureza humana. O orgulho, a soberba, a vaidade, a arrogncia, a auto-suficincia tolice, e, porm a caracterstica mais excelente dos homens. Como o orgulhoso se comporta? O orgulhoso deprecia a seu prximo, o critica, zomba dele. Discute, luta, sbio em sua prpria opinio, ele no gosta de pedir perdo, sempre acredita em ter a razo, no sabe perder, muito difcil a convivncia com ele. O problema bsico de nosso carter e comportamento comea ali. O orgulhoso fala muito e escuta pouco, duro, inflexvel, monopoliza a conversao, exagera, mente, esconde os seus defeitos, cai na hipocrisia. Todos ns, filhos de Ado somos orgulhosos, esta nossa natureza depois da queda. Mas o orgulhoso pode se humilhar. E a primeira condio para humilhar reconhecer aquilo que sou. Jesus disse: aquele que se humilha, ser exaltado. O orgulhoso pode se humilhar e ser transformado imagem de Jesus.

Como ns podemos exercitar na humildade ? 2) O QUEBRANTAMENTO: Bem aventurados os que choram...Mateus 5.4. No so os que choram por raiva ou por auto compaixo, mas por um legtimo quebrantamento diante de Deus (Isaas 57.15). Deus promete que os que choram sero consolados. Em que exemplos e por quais razes legtimo chorar? -

3) A MANSIDO: Bem aventurados os mansos....Mateus 5.5 A terceira qualidade a mansido. Jesus disse: aprendei de mim que sou manso e humilde de corao" (Mateus 11.29). Ser manso o contrario de ser rebelde. Os mansos obedecem com boa disposio, com paz e alegria; so submissos, pacientes, eles tm domnio prprio. A rebeldia pode ser violenta, com gritos, brigas, discusses, ou tambm podem ser uma rebeldia amvel ou silenciosa, mas que finalmente faz sua prpria vontade. Manso aquele que vive submisso a Deus, a sua palavra, a seus irmos, as autoridades. Os filhos mansos obedecem a seus pais e a esposa se sujeita ao seu marido; e todos submissos uns aos outros. Aquele que manso tambm aceita com paz as adversidades e as provas da vida. Quais so os mandamentos que nos ajudam a praticar a mansido? 4) A JUSTIA: Bem aventurados os que tm fome e sede de justia... Mateus.5.6 Muitas vezes esta bem-aventurana mal interpretada. No se refere a aqueles que exigem que outros faam justia para com eles, mas a aqueles que o que mais que desejam vida serem eles mesmos justos e santos diante de Deus e para com os outros. Aquele que tem sede est desesperado por gua, o que tem fome o que mais deseja comer. Bem aventurados aqueles que o que mais desejam na vida ser justos, quer dizer, ser como Jesus. Eles tambm anseiam "novos cus e nova terra nas quais mora a justia" (2 Ped.3.13) A justia das naes do ocidente est baseada na lei romana. Por outro lado a justia de Deus muito superior. Algo pode ser legalmente justo, mas moralmente injusto. Por exemplo: justo que algum tenha em seu patrimnio 100 casas, embora sejam legalmente adquiridas, enquanto que ao seu redor haja famlias que nem mesmo tm uma casa sequer para viver? Para as leis humanas pode ser justo, mas de acordo com a justia de Deus, no . justo que algum pague aos seus empregados salrios que nem sequer alcanam nem mesmo alimentar as suas famlias, enquanto que ele ganha cifras excessivamente superiores que gasta em luxos e desperdia sem medida? A verdadeira justia a de Deus, a qual est inseparavelmente ligada ao amor e a misericrdia. Ver Mateus 5.20 ; 6.1-4 ; 6.33 ; 2 Cor. 8.14-15 ; 9. 9-10.

Mostre no sermo da montanha alguns mandamentos que tm que ver com a justia : 5) A MISERICORDIA: Bem aventurados os misericordiosos" Mateus 5.7 A palavra "misericrdia formada por duas palavras do latim; uma a palavra misria, e a outra a palavra cordia que significa corao. Significa ter o corao aberto para aquele que est na misria, para aquele que est mal, para aquele que est sofrendo ou tem alguma necessidade. Misericrdia significa tratar a outros como Deus nos trata. O misericordioso tem uma atitude positiva para com todos, amvel, bom, perdoa, ama, serve, sorri ; e no deixa de faze-lo embora as pessoas no correspondem da mesma maneira. Mas o aspecto mais especfico sua generosidade e seu servio desinteressado para com o carente ou com o que sofre, como o exemplo do bom samaritano. Quais so os mandamentos no sermo da montanha que nos ajudam a praticar a misericrdia ? 6) A PUREZA DE CORAO: Bem aventurados os limpos de corao...Mateus 5.8 Na realidade todas estas so qualidades do corao, os humildes de corao, os mansos de corao, os que tem sede de justia, os misericordiosos e os limpos de corao. O que ter um corao limpo? Ns os pecadores, com um corao enganoso e perverso, como podemos ter um corao limpo? S atravs de Jesus, ele o nico que pode mudar nosso corao. Devemos rejeitar
8

de nosso corao todo o fingimento, hipocrisia, engano e mentira. Se nosso corao impuro e est sujo, pode ser limpo. A condio andar na luz, viver com sinceridade, em transparncia confessar nossos pecados, e no ocultar nada. E nesta condio de transparncia, sinceridade e arrependimento o sangue de Jesus Cristo nos limpa de todo o pecado. (1Joo 1.7-9). Corao limpo tambm significa ter desejos puros. Nos deixe se lembrar que aquele que olha uma mulher a desejando, j adulterou em seu corao. Significa rejeitar no corao todo o desejo impuro. Ter intenes corretas, motivaes santas em tudo o que faamos. Os tais vero a Deus. Quais so no sermo da montanha as passagens que tm relao com um corao limpo? 7) A PAZ: Bem aventurado os pacificadores...Mateus 5.9 Temos que ser homens e mulheres de paz. difcil lutar com um pacificador. A pessoa o ofende, e ele perdoa e a ama. A pessoa o ataca e ele no reage. A pessoa fala enfurecida com ele, e ele calmamente responde, no entra na briga da discusso. A pessoa o ataca, e ele dissimula. O pacificador perdoa, cede, prefere perder, devolve bem por mal. Quem de ns assim? Eu s conheo um, se chama Jesus. Pacificador tambm significa que um instrumento de paz entre os homens, uma ponte de reconciliao entre aqueles que esto em guerra. Ele no vai falando fofocas daqui que pra l, falando mal de um irmo para outro, pelo contrrio, procura a paz e a unidade entre os irmos. Os tais sero chamados filhos de Deus. Quais so os mandamentos que nos ajudaro a nos formar neste carter? -

8) A ALEGRIA AO SER PERSEGUIDO OU E VITUPERADO POR CRISTO : "Bem aventurados os que padecem perseguio... alegrai vos e regozijai vos..." Mateus 5.10-12. Finalmente a ltima qualidade de carter que Jesus aponta a de ter alegria apesar de padecer sofrimentos injustos, perseguies, vituprios e calunias por causa de Jesus. Nossa alegria no est condicionada pelas circunstncias favorveis nem prejudicadas pelas circunstncias desfavorveis; nossa alegria no depende do que acontece a nosso redor, mas daquilo que ocorre em nosso interior. Que exemplos temos na Bblia de homens que se comportaram assim?

A principal virtude de carter ensinada por Jesus :


O AMOR : Mateus 22.35-40 O amar a Deus com todos nosso ser o primeiro e o maior de todas os mandamentos, ento o amor a Deus o maior de todas as virtudes que ns podemos ter. O amar a nosso prximo como a ns mesmos o segundo mandamento ; ento, a maior de todas as virtudes nas relaes interpessoais. Todos os mandamentos referidos s relaes com nossos semelhantes esto compreendidos nesta virtude. Ver 1 Cor. 13.4 -7 ; Rom. 12 .8 -10. Mostre 8 coisas que no faz o que ama ao seu prximo: -

10

Mostre 8 coisas que faz o que ama o seu prximo: O amar aos irmos como Cristo nos amou: Joo 13.34-35. o novo mandamento e a virtude pela qual nos reconhecero como seguidores de Jesus. O servir aos irmos: Mateus 20. 25-28 ; Mateus 25.31-46 ; Joo 13.13-17 O servir a virtude resultante da combinao de outras duas virtudes: o amor e a humildade.

A falha de carter que Jesus mais duramente reprovou:


A HIPOCRISIA : Mateus 23 Mostre neste captulo seis manifestaes de hipocrisia que ns devemos combater em ns mesmos: -

Quais so as virtudes que o Esprito Santo produz em ns?


De acordo com Glatas 5.22-23 : ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................

11

Quais so os hbitos do velho homem e os do novo homem?


De acordo com Colosenses 3.5 aos 4.6 Hbitos do Velho Homem: ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. Hbitos do Novo Homem: ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................

Quais so as qualidades de carter que se requerem em um pastor ?


De acordo com 1 Timteo 3.1-7 e Tito 1.5-8 (Mostre todas as que encontrar em ambos os textos) ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................
12

Outras qualidades de carter que nos ensinam as Santas Escrituras


- Trabalhador. Provrbios 6.6-11 / 2 Tessalonicenses 3.7-12 - Diligencia. Provrbios 10.4/13.4 - Perseverana. 2 Tim. 3.14 - Autodisciplina. 1 Cor. 9.25-27 - Responsabilidade. 1 Tim. 3.4 / 1 Tess. 4.11 - Estabilidade. Ef. 4.14 - Firmeza. Ef. 6.11 - Coragem. Josue 1.6-9 - Sinceridade. Heb.10.22 - Honestidade. 1 Tess. 4.6 - Integridade. Salmo 15.2 - Imparcialidade. 1 Tim. 5.21 /Lev. 19.15 - Respeitoso 1 Ped. 2.17

RESUMO AGRUPADO DAS VIRTUDES DE CARTER:


Virtudes de carter em nossa relao com DEUS: ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................

Virtudes de carter nas relaes interpessoais: ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. Virtudes morais em relao ao sexo, dinheiro, palavras, etc.: ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. Virtudes Psico-emocionais: ............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................

13

Virtudes nas relaes familiares: Do esposo :........................................................................................................................ ............................................................................................................................................. Da esposa......................................................................................................................... ............................................................................................................................................. Dos pais :..................................................................................................................... ............................................................................................................................................. Dos filhos:.......................................................................................................................... ............................................................................................................................................. Virtudes relativas ao trabalho, ao estudo, ao servio: ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. Virtudes relativas disciplina pessoal: ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................ Virtudes que se manifestam na prova ou no sofrimento: ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................

Virtudes necessrias frente ao diabo : ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................


14

Virtudes Ministeriais: ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................

Virtudes no exerccio de governo : ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................

2da. Parte : OS PRINCIPAIS FATORES NA FORMAO DO CARTER Captulo 4 : FATORES QUE INFLUENCIAM, MAS QUE NO DETERMINAM O CARTER DE UMA PESSOA.
1 - A HERANA GENTICA : Quando Ado e Eva pecaram os seus genes tambm foram afetados ; dali em diante todos seus descendentes herdaram uma natureza pecaminosa o que a Bblia a chama: carne. Todos ns nascemos com esta fortssima influencia interior a pecar. Mas, embora todos temos pecado, porm no estamos condenados a sermos vencidos pelo pecado. Bem, alm da realidade do pecado e da carne, est a realidade do Senhor quem est perto aos que o invocam para os salvar e lhes fazer vencedores sobre o pecado. Isto o que podemos constatar na vida de tantos homens que viveram em santidade apesar de terem a mesma herana gentica de todos os seres humanos. Exemplos :
(coloque a passagem bblica onde comprova que estes homens eram justos antes de Deus)

- Abel: .................................................................. - Enoque: .................................................................. - No: ................................................................... - J: .................................................................... - Samuel :.............................................................. - Daniel :...............................................................
15

2 A CRIAO (Educao dos filhos) bvia a tremenda importncia deste fator na formao do carter de um menino desde o dia do seu nascimento, especialmente nos primeiros 5 ou 6 anos de sua vida. A responsabilidade educadora dos pais fundamental. Porm este outro fator que influencia imensamente, mas no determina. Mais que por argumentos isto tambm pode se constatar tanto por exemplos bblicos como da vida real antiga ou contempornea. Exemplos Bblicos: - Caim e Abel tiveram a mesma herana gentica e a mesma educao, porm eles eram diferentes. Mencione outros 3 exemplos bblicos de irmos que tidos criados pelos mesmos pais eles eram diferentes : (a)................................................................................................................................. (b).................................................................................................................................. (c).................................................................................................................................. 3 OS EXEMPLOS MAIS PROXIMOS: Esta outra grande influncia. Principalmente dos pais e irmos maiores. Tambm de amigos e companheiros. 1 Pedro 1.18, diz: Sabendo que fostes resgatados de vossa v maneira de viver, a qual recebestes de vossos pais..." Muitas vezes equivocadas maneiras de viver se transmitem para vrias geraes. Em Provrbios 1.10-19, Salomo aconselha ao seu filho a no deixar ser levado pelas ms companhias. Outra vez devemos mostrar que este fator influencia, mas no determina. Exemplos Bblicos: - Ensaque se deixou influenciar por um mau exemplo de Abrao, e ele repetiu o mesmo erro que o seu pai. Mostre qual foi e os textos correspondentes: ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. - Jac recebeu a influncia da sua me Rebeca em duas caractersticas negativas de carter : (a)....................................................................................................................................... (b)....................................................................................................................................... - Mas Jos, filho de Jac, no se deixou influenciar com essas caracteriza negativas . - Samuel no se deixou influenciar pelos maus exemplos dos filhos de El. - Os filhos de Samuel no seguiram o bom exemplo bom de seu pai. - Judas Iscariotes no seguiu o bom exemplo de Jesus e de seus onze companheiros.
16

Escreva outros exemplos bblicos que indicam que o ter modelos bons ou maus podem influenciar, mas no determinam o carter de um indivduo. (a)...................................................................................................................................... (b)....................................................................................................................................... (c)....................................................................................................................................... 4 MEIO AMBIENTE, CULTURA E SOCIEDADE : Famlia, bairro, escola, lugar de trabalho, cidade, raa, sociedade, mundo, poca, etc. so fatores que influenciam em grande parte, mas no determinam. Exemplos Bblicos: - Em meio de uma gerao supercorrompida e perversa No e a sua famlia viveram em santidade. Mencione outros trs exemplos bblicos: (a)...................................................................................................................................... (b)....................................................................................................................................... (c)....................................................................................................................................... 5 - AS CIRCUNSTNCIAS ADVERSAS : Provas, injustias, sofrimentos, dificuldades srias, no nos foram a ficar maus ou amargos. Eles podem ser excelentes oportunidades para crescer e ter um carter bem formado. Descreva as circunstncias adversas no tocante a Jos, filho de Jac: ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. Como Jos reagiu? ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................

17

6 - SATANS E SEUS DEMONIOS: poderosa a influncia dos principados, potestades, e as hostes da maldade. Mas maior o que est em ns do que o que est no mundo. Bblicos de exemplos: - Ananias e Safira. (Atos 5) O que nos ensina isto ? ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. - Simo o mgico (Atos 8.17-24) ............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................

OUTROS FATORES QUE PRESSSIONAM, MAS QUE DE NENHUM MODO NOS JUSTIFICAM PARA NO FAZER A VONTADE DE DEUS: 1 - A IGNORANCIA : Davi quando leva a arca pela primeira vez para Jerusalm. 2 Sam. 6. O que aconteceu e por que? ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. 2 - A NEGLIGENCIA : Os sacerdotes Nadabe e Abi que entraram com fogo estranho ao santurio. Levtico 10.1 -11. O que aconteceu com eles? ............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................

3 - O DESCUIDO : Moises golpeou a rocha com a vara a segunda vez, quando Deus lhe havia dito que falara com a rocha. Nmeros 20.1-13. O que lhe disse Deus? ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. 4 AS PRESSES: Ante a presso das circunstncias, Saul se desesperou e fez o sacrifcio e no esperou Samuel para comear a guerra. 1 Sam. 13.1-14. O que lhe disse o profeta ? ............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................

18

5 O ASSEDIO SEXUAL: o exemplo de Jos com a esposa de Potifar. Gen. 39 Que justificativas psicolgicas Jos poderia ter se tivesse pecado ? ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. 6 O CUMPRIMENTO DO DEVER. Os trs companheiros de Daniel no se submeteram a ordem do rei em adorar a esttua de ouro. Daniel 3 Que outros exemplos bblicos lembram onde no se submeteram autoridade quando esta se ops vontade de Deus? ............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................

O QUE NOS ENSINAM TODOS ESTES EXEMPLOS EM FORMA CONJUNTA ? ............................................................................................................................................. ............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................

Captulo 5 : O FATOR DETERMINANTE NA FORMAO DO CARCTER : A RESPONSABILIDADE PESSOAL


A RESPONSABILIDADE HUMANA : O homem foi criado a imagem de Deus. Entre outras coisas isto significa que, ao contrrio dos animais, Deus fez ao homem um ser responsvel. Este um fator decisivo na formao do carter Cristo, e um ponto muito fraco em nossa sociedade ocidental. O homem um ser responsvel porque foi criado a imagem de Deus. um ser que tem entendimento e vontade. Pode entender o que Deus o comunica, pode conhecer a vontade de Deus; e quando a conhece tem a responsabilidade de cumpri-la. Os animais no tm responsabilidade moral. Um cachorro v uma cadela no cio e ele a vai atrs dela. Para o homem no lhe permitido tal comportamento. Deus disse para o homem o que tem que fazer, o que pode fazer, e o que no deve fazer. A raiz da palavra "responsabilidade" o verbo "responder. O significado que todos ns devemos responder a algum por tudo que fazemos e somos. Todo homem responsvel diante de Deus e deve responder ante Ele por seus atos, atitudes, palavras, comportamento, pensamentos, sentimentos, desejos e intenes.

19

John Stott diz em seu livro "A cruz de Cristo": Nossa responsabilidade diante de Deus um aspecto inalienvel de nossa dignidade humana. A sua expresso final ser vista no dia do juzo. Stott tambm cita a para Emil Brunner que disse: A responsabilidade no um atributo, a substncia da existncia humana. Contm tudo,... o que distingue o homem de todas as outras criaturas. AS PRINCIPAIS REAS DE RESPONSABILIDADE: De acordo com Gnesis cap. 1 e 2, nas duas histrias da criao do homem e da mulher, nos deixe observar a responsabilidade do homem nas diferentes reas de sua vida: 1 - A responsabilidade espiritual. Qual a principal responsabilidade do ser humano diante de Deus? .............................................................................................................................................. .............................................................................................................................................. 2 - A responsabilidade do homem e da mulher em relao misso que Deus lhes deu? ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... ......................................................................................................................................................

3 - A responsabilidade matrimonial e familiar do homem e da mulher. (Segundo toda a Bblia) ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... .......................................................................................................................................................

4 - A responsabilidade de trabalho. ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... .......................................................................................................................................................

20

5 - A responsabilidade moral. A moral tem que ver com o bem e o mal. Deus proibiu que o homem comesse da rvore do conhecimento do bem e do mal. O nico que tem a habilidade para estabelecer o que bem e o que mal Deus. O homem leva atribuies que s correspondem a Deus quando pretende determinar para si mesmo o que est bem e o que est mal. A responsabilidade moral do homem obedecer ao que Deus estabeleceu. ................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... 6 - A responsabilidade social. (Seu comportamento em relao a seus semelhantes) ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... ....................................................................................................................................................... 7 - A responsabilidade ecolgica do homem. ....................................................................................................................................................... ...................................................................................................................................................... A PRESTAO DE CONTAS: Deus lhe pediu prestao de contas a Ado quando este pecou. "Onde ests? Voc comeu do fruto proibido?. A mesma coisa fez com Eva. Deus interpelou a Caim quando este matou seu irmo. A Saul, quando desobedeceu. A Davi, quando adulterou. A Ananias e Safira, quando mentiram . A Saulo, quando perseguia os cristos... Um dia todos ns devemos prestar contas diante daquele que conhece todas as coisas. "Porque necessrio que todos ns comparecemos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo com o que fez enquanto estava no corpo, seja bom, ou seja, mal" (2 Cor. 5.10). DEVEMOS ASSUMIR PLENAMENTE A RESPONSABILIDADE PESSOAL Ado no assumiu sua responsabilidade quando Deus lhe pediu contas. Fez da mesma maneira que ns normalmente fazemos hoje, acusou a sua esposa e disse: A mulher que me deste por companheira me deu da rvore, e eu comi. Ado se apresentou como vtima debilitando a sua responsabilidade. Deus chamou Eva e lhe disse: Que fizeste? E Eva tampouco assumiu a sua responsabilidade e acusou a serpente. Hoje muitas vezes ns passamos a responsabilidade de nosso comportamento aos demnios.
21

A operao de Satans existe, a atividade dos demnios uma realidade, a fraqueza de nossa carne inquestionvel. Tampouco podemos negar a influncia que exerce em ns a maldade dos homens, a presso do mundo, ou as circunstncias adversas. Mas nada disto tudo nos exime de nossa responsabilidade pessoal. Menos ainda hoje em dia, porque Deus, atravs de Jesus Cristo, nos proveu tudo aquilo que precisamos para viver em vitria sobre Satans, os demnios, a carne, o pecado, a tentao, o mundo, e sobre todas as circunstncias por mais adversas que sejam. A graa de Deus nos proveu tudo aquilo que precisamos para ser mais que vencedores sobre todas as coisas.. No avanaremos se ns apresentamos desculpas, s nos enganaremos a ns mesmos, porque diante de Deus as desculpas no tm nenhum valor. Seria insensato negar a influncia de nossa herana gentica, nossa educao, os traumas que so trazidos desde a infncia, etc., em nosso comportamento, eles influem, mas no determinam. O fator decisivo de nossa maneira de ser e de viver, de nosso carter e comportamento passa por nossa responsabilidade pessoal. Os fatores genticos, formativos, sociais, culturais, diablicos, so reais; mas eles s nos marcam tendncias, mas depende de cada um de ns que nos entreguemos a essas tendncias ou que a resistamos no nome de Jesus, por meio do poder do Esprito Santo. A v maneira de viver a recebemos de nossos pais, mas ns temos sido resgatados pelo sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. "O que est em Cristo nova criatura, as coisas velhas passaram", Todo o velho foi sepultado na morte de Cristo, e ns unimos a ele no batismo, pela f. Agora o novo homem est sendo formado em ns. Temos os genes de Deus em ns, a semente incorruptvel. A palavra de Deus gerou em ns a mesma natureza de Jesus. E nossa responsabilidade nos entregar a esta nova tendncia que est em ns pelo Esprito Santo. Pela graa de Deus ns podemos mudar, por sua graa nosso carter pode ser refinado. As caractersticas de carter da natureza velha podem acabar, nosso comportamento pode melhorar. Podemos ser mais humildes, mais amveis, podemos ser o marido ideal, a esposa maravilhosa, podemos ser santos e puros. Deus em Cristo j nos proveu tudo, agora depende de nossa responsabilidade pessoal, de nossa f e obedincia.

DECLARAO DE MINHA RESPONSABILIDADE PERSONAL : Eu....................................................................................... Declaro diante de Deus que sou o responsvel de minha conduta, de minhas palavras, de meus pensamentos, de meus sentimentos, de minhas atitudes, de meus desejos, de minhas intenes e de minhas aes. Eu no tenho nenhuma desculpa para no fazer a vontade de Deus; porque Deus, em Cristo, me proveu tudo aquilo que eu preciso viver em vitria sobre o pecado, a carne, o velho homem, minha herana gentica, sobre minha criao, sobre as influncias do mundo, sobre os demnios, as sua mentiras e sobre o mesmo Satans. Aleluia ! Aleluia ! Aleluia ! Proclamo que posso mudar, posso ser melhor, posso ser mais humilde, posso ser mais santo, Tudo posso em Cristo que me fortalece. AMM !

22

Captulo 6 :
(Continuao da 2a. Parte : OS PRINCIPAIS FATORES NA FORMAO DO CARTER).

TER UM MODELO
A IMPORTNCIA DE TER UM MODELO : Na formao do carter fundamental ter um modelo, e ter modelos. O padro a referncia permanente que nos orienta, ensina, inspira, encoraja, corrige e desafia a constantemente nos superar. O modelo produz em ns admirao; e geralmente imitamos a quem admiramos. Exatamente um dos fatores que mais negativamente influenciam em nossa sociedade a falta de modelos, homens de virtude, em todos os ambientes da vida. Esta uma sociedade decadente sem valores morais e sem modelos. Deus teve uma referncia muito concreta ao criar o homem. "Faamos ao homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhana..." O modelo era ele mesmo. E embora por causa do pecado ns perdemos esta imagem, Deus nunca perdeu seu propsito em nos restaurar a esse padro. (Colos. 3.10). A IGREJA SE EDIFICA POR MODELOS : O apstolo Paulo disse: Sede meus imitadores, como tambm eu sou de Cristo" (1 Cor. 11.1). E tambm: o que aprendeste, e recebeste, ouviste, e viste de mim, isto fazei." (Filip. 4.9). Ele tinha muito claro o princpio de que a igreja se edifica atravs de modelos. Cristo o modelo perfeito e absoluto, mas entre Cristo e os novos discpulos necessrio que os discpulos mais crescidos sejam exemplo. Considerando isto, o apstolo disse a seu discpulo Timteo: Ningum despreze atua mocidade, pelo contrario, torna-te padro dos fiis na palavra, comportamento, amor, esprito, f e pureza" (1 Tim. 4.12). Pedro disse aos presbteros: Apascentai a Igreja de Deus que est entre vs... sendo exemplos para o rebanho" (1 Ped. 5.2-3). Por esta mesma razo, quando Paulo escreve, em 1 Timteo e Tito, sobre os requisitos para os reconhecimentos de pastores exige principalmente qualidades de carter. Os homens que pregam e ensinam devem ser modelos vivos diante da irmandade. O GRANDE MODELO QUE DEUS INSTALOU ENTRE O HOMBRES : Jesus Cristo o modelo o qual Deus se props nos conformar, de acordo com seu plano eterno, (Rom. 8.29). Consciente disto Jesus disse: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de corao" (Mateus 11.29). "Quem quiser ser o primeiro entre vs ser vosso servo; como o do Filho do Homem no veio para ser servido, mas servir, e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mat. 20.27-28).
23

"Porque exemplo os tenho dado, de forma que como eu fiz, vs tambm fazei" (Joo 13.15). "Um novo mandamento vos dou : Que ameis uns aos outros; com Eu vos tenho amado, que tambm os amei uns aos outros" (Joo 13.34). Pedro apresenta a Cristo como nosso grande modelo, quando declara: "Pois para isto fostes chamados; porque tambm Cristo padeceu por ns, nos deixando exemplo, para que sigais seus passos; o qual no cometeu, nem houve engano em sua boca; quem quando o amaldioaram no respondia com maldio; quando padecia, no ameaava, mas recomendava a causa ao que julga justamente..." (1 Ped. 2.21-23). DEVEMOS "CONHECER" A CRISTO, NOSSO MODELO, PARA CHEGAR A SER COMO ELE: "At que todos cheguemos unidade da f e do conhecimento (epignosis) do Filho de Deus, a um varo perfeito (teleios), medida da estatura daplenitude de Cristo. (Efes. 4.13). O plano de Deus que todos ns cheguemos estatura plena de Cristo, a ser os homens e mulheres maduros, completos, perfeitos, "teleios", com todas as virtudes do carter de Cristo. Este versculo nos sugestiona que tal estatura se alcana por meio da unidade da f e do"epignosis" - conhecimento pleno - do Filho de Deus. De modo que o fator indicado aqui para chegar estatura de Cristo conhecer o Filho de Deus completamente, em unidade com todos nossos irmos. O que significa na Bblia a palavra "conhecer ? No ocidente temos herdado melhor o conceito grego desta palavra que igual a um conhecimento intelectual, ou adquirir informao. Mas na Bblia prevalece a concepo hebria desta palavra. Em Gnese 4.1, disse: Ado conheceu a sua esposa Eva, a qual concebeu e deu a luz a Caim. Quando o anjo anunciou a Maria que seria me da Salvador, ela perguntou: Como ser isto? porque eu no conheo varo" (Luc. 1.34) O conceito hebreu se refere a um conhecimento experimental, integral, total, participativo. Inclui o intelectual mas no est limitado a ela. "Conhecer significa se fazer um com o que se quer conhecer. Ado se fez um com a sua mulher. De acordo com esta compreenso conhecer" a Cristo significa nos fazer plenamente um com ele. Ns nele, e ele em ns. uma experincia gradual e crescente, at que os seus sentimentos sejam nossos sentimentos; os seus pensamentos, nossos pensamentos; as suas atitudes, nossas atitudes; a sua vontade, nossa. At que todas suas virtudes cheguem a ser nossas virtudes. "Porque somos membros de seu corpo, de sua carne e dos seus ossos. Por isso deixar o homem o seu pai e me, e se unir sua mulher, e ambos sero uma nica carne. Grande este mistrio ; mas falo isto relativo a Cristo e a igreja (Efes. 5.30-31). COMO PODEMOS CONHECER AO FILHO DE DEUS? Por meio de duas operaes conjuntas e inseparveis em ns: a) O testemunho dos apstolos nos Evangelhos b) O testemunho do Esprito Santo em ns

24

Jesus tinha antecipado que seria por este duplo testemunho: Quando vier o Consolador... ele dar testemunho acerca de mim. E vs dareis testemunho tambm, porque haveis estado comigo desde o principio" (Joo 15.26-27). O verbo preexistente eternamente com Deus se fez carne, viveu entre os homens j faz 20 sculos de XX. Morreu, ressuscitou e ascendeu aos cus. Hoje o Senhor glorificado direita do Pai. Como podemos o conhecer de verdade? Crendo no testemunho dos apstolos e no testemunho e a revelao do Esprito Santo. Cristo escolheu doze homens que o conheceram pessoalmente e intimamente, pois durante trs anos eles viveram com ele. Joo, um deles, disse: o que temos ouvido, o que temos visto com nossos olhos, o que contemplamos, e palparam nossas mos, tocante ao Verbo da vida... isso anunciamos..." (1 Joo 1.1-3). Deus em sua providncia fez que alguns deles nos deixassem o testemunho escrito acerca do Filho de Deus para ns. Esses testemunhos escritos so os quatro evangelhos, e eles conformam o ncleo central de toda a Bblia. MATEUS, autor do primeiro Evangelho, era um dos doze. MARCOS, autor do 2. Evangelho escreveu o testemunho recebido principalmente de Pedro. LUCAS, autor do 3 Evangelho, fez um resumo ordenado do testemunho recebido de muitas testemunhas. JOO, autor dos 4 Evangelho, foi o mais prximo de Jesus, tambm um dos doze. fundamental que ns lemos o testemunho destes homens, mas no simplesmente adquirir um conhecimento intelectual sobre Jesus. Devemos ler a Palavra debaixo da uno do Esprito. Ler em orao, pausadamente, observando cada detalhe, imaginando a cena. Perguntando em cada pargrafo, que virtude do carter de Cristo descubro aqui? Meditando em Cristo, o contemplando, o admirando, o elogiando, o adorando, prostrando diante dEle; se maravilhando por sua humildade, a sua mansido, a sua santidade, a sua graa, a sua autoridade, o seu valor, a sua f, a sua sabedoria, a sua dependncia do Pai, o seu amor, a sua compaixo... Deslumbrado diante tanta glria, quebrantado por nossas misrias e, ao mesmo tempo, sendo transformado pelo Esprito Santo. "Porque o Senhor Esprito; e onde est o Esprito do Senhor, ali h liberdade. Ento, ns todos, contemplando com a face descoberta como em um espelho a glria do Senhor, somos transformados de glria em glria na mesma imagem, como pelo Esprito do Senhor.(2 Cor. 3.1718). QUE VIRTUDES DO CARTER DE CRISTO PODEMOS DESCOBRIR NAS SEGUINTES PASSAGENS? (Indique os versculos, as virtudes, e uma breve explicao como deduz essa virtude). Mateus 3.13-17 : -

25

Mateus 4.1-11 Mateus 9.27-38 Mateus 16.1-12 Mateus 20. 17-28 Mateus 23.27-38 -

26

Mateus 26.1-13 Mateus 26.36-46 Mateus 26.47-56 Mateus 26.57-68 Mateus 27.11-31 -

27

Mateus 27.32-50 -

Captulo 7 RECEBER INSTRUO DEBAIXO DO SENHORIO DE CRISTO


O SENHORIO DE CRISTO Por muitos anos a maioria dos pastores evanglicos vem pregando que a condio para que uma pessoa seja salva que aceite a Jesus Cristo como o seu Salvador pessoal. Lgico que Jesus Cristo o nico Salvador; a Bblia ensina com bastante claridade que no h nenhuma salvao fora dele (Atos 4.12). Mas isso no o que est em questo, mas qual a condio para ser salvo. No existe um nico versculo nas Escrituras que afirme que Jesus Cristo me salva quando eu o reconhecer como meu Salvador. O apstolo Paulo em Romanos 10.8-9 declara: Esta a palavra de f que pregamos; que se confessares com sua boca que o Jesus o SENHOR (o Kyrios), e creres em seu corao que Deus o levantou dos mortos, sers salvo. No s este versculo, mas um estudo cuidadoso pelo Novo Testamento inteiro nos revela que a condio para ser salvo reconhecer a Jesus Cristo como o" Kyrios." Kyrios a palavra grega traduzida para o portugus como" Senhor; e significa : Chefe, dono, amo, autoridade mxima. Todo escravo ("doulos") tinha um "kyrios que era o seu amo e proprietrio. No imprio romano se dava ao Csar o mximo ttulo de Kyrios, pois ele era o soberano, a autoridade mxima e o dono de todo o imprio. Na Septuaginta, verso grega do Velho Testamento, a palavra hebraica "Adonai" est traduzida por "Kyrios. Adonai quer dizer "meu Deus e meu Dono. Em Filipenses 2.9-11, Paulo proclama que Deus exaltou a Cristo "at o sumo e lhe deu um nome que est acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus todo o joelho se dobre... e toda lngua confesse que JESUS CRISTO O KYRIOS para glria de Deus Pai. Pedro em Pentecostes conclui sua pregao, dizendo: A este Jesus a quem crucificastes, Deus lhe fez Kyrios e Cristo" (Atos 2.36). Paulo disse ao carcereiro de Filipos: Cr no Kyrios Jesus Cristo, e sers salvo tu e a tua casa" (Atos 16.31).

28

O termo Kyrios, com referencia a Cristo, aparece no Novo Testamento, mais de 600 vezes, enquanto o termo "Soter" = Salvador, s se encontra16 vezes. esta uma mera questo de termos? De modo nenhum. um assunto fundamental em relao salvao que nos ajuda a entender em que consiste a verdadeira converso. O kerigma apostlico apresenta a Jesus como o Filho de Deus que morreu, ressuscitou, e o Senhor. Para ser salvo, o pecador deve crer e o proclamar como Senhor, com tudo o que ele Implica. Aceitar o Cristo somente como Salvador seria pretender receber o perdo, a salvao, a paz, a felicidade e a vida eterna, sem uma verdadeira sujeio ao seu senhorio, e tal coisa no coincide com os ensinos do Novo Testamento. Cristo me salva e me d todos os benefcios da salvao, quando dobro meus joelhos diante dele e reconheo como Senhor. Isto indica o fim de minha rebelio e a aceitao incondicional do seu governo e autoridade sobre minha vida. a entrega de tudo aquilo eu sou e tenho, incluindo minha famlia, minha casa, meus bens, meu dinheiro, meu tempo, meus planos e principalmente minha vontade. Reconhecer Cristo como Senhor no s a condio "sine qua non para a salvao, mas tambm o que tornar possvel que o novo discpulo ao ser instrudo seja edificado e formado imagem de Jesus. As mesmas palavras de Jesus Cristo so claras e terminantes a este respeito. Em Mateus 7.21-27 O DISCIPULO DE JESUS CRISTO (S podemos edificar discpulos) Um discpulo , exatamente, aquele que aceitou a Jesus como o seu Senhor. algum que verdadeiramente se arrependeu e mudou atitude diante de Deus: Antes vivia de acordo com os seus prprios critrios e fazia a sua prpria vontade, mas agora est sujeito autoridade de Cristo, e por conseqncia, a todos seus ensinos. Ao se batizar definiu como discpulo de Jesus Cristo, a sua antiga vida foi sepultada na morte de Cristo, e ressuscitou com ele para viver uma vida nova. A pregao do Evangelho do Reino de Deus e a ao do Esprito Santo tm produzido nele uma verdadeira converso: tornou-se um discpulo de Jesus Cristo. Em um sentido prtico, um discpulo um aluno, um aprendiz, algum que tem um corao manso e humilde perante a instruo da palavra de Deus. Tem avidez para aprender, para conhecer a vontade de seu Senhor para viver de acordo com ela. Um discpulo recebe com f e mansido o ensino. Aceita a correo, imita o bom exemplo, deseja progredir. Tem um nico objetivo na sua vida: ser como o seu Mestre, tanto em comportamento como em apostolado. A DIDAK "Didak" um termo grego traduzido em nossas verses como "doutrina. Aparece 30 vezes no Novo Testamento e significa ensino ou instruo. O seu contedo consiste em mandamentos que revelam a vontade de Deus (Mt.7.28 ; Mc. 12.38; Atos 2.42) Outro termo que sinnimo "Didaskala ", tambm traduzido por "doutrina". Aparece 21 vezes no N. T. (Mc. 7.7 ; Rom. 12.7 ; Tito 2.1,7,10). Ambos termos vm do verbo, "didaskein" (101 vezes no NT), traduzido ao portugus por "ensinar.

29

Significando e caracterstica da didak : 1) Consiste basicamente em ensinos, instrues e mandamentos claros que revelam a vontade de Deus para nossas vidas: -"Amars ao teu prximo como a ti mesmo. -" No julgueis para no ser julgado" -"Se no perdoais aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai os perdoar vossas ofensas." 2) simples e clara : -" Filhos, obedecei a vossos pais.. -"Bendizei aos que o maldizeis.. -" O que repudia a sua mulher e se casa com outra comete adultrio.. 3) Ordena a relao profunda do homem com Deus, consigo mesmo e com o seu prximo: -"Amars ao Senhor teu Deus com todo o teu corao... -" Ningum tenha mais alto de si que o que deveria ter.. -" Sede paciente para com todos.. 4) Seu tom geralmente imperativo, porque Cristo nosso Mestre e Senhor. Os seus ensinos no so sugestes ou conselhos, so ordens, mandamentos. 30

5) Exige obedincia da parte do discpulo : "Qualquer, pois, que ouve estas minhas palavras, e as pratica, ser comparado a um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha... 6) Abraa todas as reas da vida do discpulo : a Famlia, trabalho, sexo, dinheiro, adorao, servio, relaes humanas, etc. 7) um corpo definido e completo de ensinos. No infinito. Mateus 28.19-20 ; Atos 20.26,27. A maior parte do didak podemos encontrar em 9 captulos do N.T. : Mateus 5, 6 e 7 . Efesios 4, 5 e 6 . Romanos 12, 13 e 14.

8) cristocntrica, porque o Cristo a fonte e a exemplificao de toda a didak. Jesus foi a encarnao de todos seus ensinos. Ele pde dizer: Aprendei de mim que eu sou manso e humilde de corao..

9) Seu contedo equivale parte moral da lei (Por exemplo, os 10 mandamentos, ou Lev. 19.1318). 10) O objetivo da didak nos fazer semelhantes a Jesus. freqente a expresso "como Cristo.. 11) palavra de Deus, portanto inaltervel. O seu contedo no pode ser modificado, diminudo, ou aumentado. "O cu e a terra passaro, mas minhas palavras no passaro..... 12) universal, seus mandamentos revelam a vontade de Deus para todo o homem de todos os tempos. Mateus 28.19-20. 13) Seu contedo no se impe pela lgica, mas pela autoridade de Jesus. Na aparente ilgica de seus mandamentos est escondida a sabedoria de Deus para curar as injustias que sofre a sociedade. -"Se teu inimigo tiver fome, d de comer.... 14) necessrio conhece-la, vive-la e divulga-la. necessrio recorda-la e ser renovado nela mediante a repetio. (2 Ped. 1.12-15).

15) To s podemos obedecer a didak no poder do Esprito Santo (Ezequiel 36. 26 e 27). Isto o veremos mais completamente no prximo captulo.

31

TAREFAS : 1) Escreva 30 mandamentos da didak : 2) Mostre que virtude de carter que formaro em voc a prtica diria de cada um desses 30 mandamentos. 3) A modo de confisso e de testemunho explique que correes decide fazer em sua prpria vida para que este fator(o "receber instruo debaixo do Senhorio de Cristo") opere mais eficazmente em voc para a transformao do seu carter.

Captulo 8 : VIVER CHEIOS DO PODER QUE TRANSFORMA


Os doze discpulos de Jesus tiveram diante deles o modelo perfeito e tambm receberam instruo debaixo do Senhorio de Cristo, porm estas duas coisas, embora necessrio, no foram suficientes. De forma que o comportamento e o carter deles mudados precisaram, alm das duas coisas mencionadas nos captulos 6 e 7, estar cheios do Esprito Santo, e viver entregues quele poder transformador. Nos deixe ver por que.

A CONDIO HUMANA - Por causa do pecado, o ser humano se fez envaidecido e pervertido (Rom.1.21, 28-32). - A ira de Deus se revela contra todo o pecado e a injustia dos homens (Rom. 1.18). - Todos os homens pecam e esto destitudos da glria de Deus (Rom. 3.23). - Todos estamos debaixo do pecado e expostos ira e ao juzo de Deus (Rom. 2.1-5 ; 3,19). - Por causa do pecado, ficamos constitudos em inimigos de Deus (Rom. 5.10). - Ficamos espiritualmente mortos : Separados de Deus (Rom. 5.12 ; Efes. 2.1). Um dia morreremos fisicamente: A alma se separar do corpo (Heb. 9.27). Estvamos condenados morte eterna: A separao eterna de Deus (Apoc. 21.8). - Vivamos debaixo da potestade das trevas (Col. 1.13). Debaixo do domnio do que tinha o imprio da morte (Heb. 2.14. Sujeito escravido pelo temor da morte (Heb. 2.15). - A Bblia define ao estado natural do homem depois da queda como "estar na carne." Isto no recorre a nosso corpo fsico, mas a nossa condio espiritual; a nossa natureza pecaminosa, a nossa debilidade e corruptibilidade. No melhor dos casos, aquele que vive de acordo com a carne procura fazer a vontade de Deus com seus prprios recursos, para fracassar repetidas vezes. Paulo descreve esta condio humana

32

claramente em Rom. 7.14-25,..." Porque eu no fao o bem que eu quero, mas a injustia que eu no quero que eu fao..." "E os que vivem segundo a carne no podem agradar a Deus" (Rom. 8.8). E no pior nos casos, dar rdea solta maldade potencial que h no homem (Gal. 5.19-21) ; influenciado e potencializado pelo prncipe das trevas (Efes. 2.1-3). A FUNO DA LEI A lei de Deus justa, boa e santa (Rom. 7.12). A lei revela a vontade de Deus para todos os homens. A lei consiste basicamente em mandamentos, e exige sua obedincia. A lei acusa e condena o transgressor. O que no cumpre as demandas da lei est debaixo de maldio (Gal.3.10). A lei como o prumo do pedreiro, que mostra se a parede est certa ou curvada, mas no caso de estar curvada no pode endireitar. A lei nossa guia para nos levar a Cristo (Gal.3.24). Serve para nos mostrar que precisamos indispensavelmente de um Salvador. No captulo anterior dissemos que a didak equivale parte moral da lei, j que a didak consiste principalmente em mandamentos. Agora ento, se ns s recebemos instruo (didak) debaixo do Senhorio de Cristo, sem receber de vez o poder de Cristo por meio do Esprito Santo, nos sentiremos mais frustrados e condenados que antes. Por isso mostramos que outro fator indispensvel para a transformao de nosso carter Viver cheio do poder ('dynamis') que transforma. Esse poder que precisamos Cristo, que nos enche pela ao conjunta do Kerigma e do Esprito Santo. O KERIGMA 1 Corintios 1.18 aos 2.5: "Porque a palavra (logos) da cruz loucura aos que se perdem; mas aos que se salvam, isto, a ns, poder (dynamis) de Deus..." (1.18). "Pois j que sabedoria de Deus, o mundo no conheceu a Deus por meio da sabedoria, agradou a Deus salvar os crentes pela loucura da pregao (Kerigma). Porque os judeus pedem sinais, e os gregos sabedoria; mas ns pregamos (kerissein)a Cristo crucificado, para os judeus escndalo, (skndalo), e para os gentios loucura; mas para os chamados, assim judeus como gregos, Cristo poder (dynamis) de Deus e sabedoria de Deus (1.21-24). "Assim que, irmos, quando fui a vs para anunciar o testemunho de Deus, no fui com excelncia de palavras ou de sabedoria. Pois me propus no saber entre vs coisa alguma, mas a Jesus Cristo, e a este crucificado. E estive entre vs com fraqueza, e muito temor e tremor; e nem minha palavra (logos) nem minha pregao (kerigma) foi com palavras persuasivas de sabedoria humana, mas com demonstrao do Esprito (pneuma) e de poder (dynamis), para que a vossa f no esteja fundamentada na sabedoria dos homens, mas no poder (dynamis) de Deus (2.1-5). "Kerigma" a palavra grega traduzida como pregao". Aparece 8 vezes no Novo Testamento. Em portugus "Pregao" significa ao de pregar, mas no grego kerigma inclui tambm o contedo da mensagem. A palavra "proclamao" em portugus talvez inclua melhor os dois sentidos. O verbo "kerissein", traduzido pregar; mas no significa simplesmente dar um sermo ou fazer uma exortao, mas "proclamar um fato". Aparece 61 vezes no Novo Testamento.

33

O kerigma apostlico a proclamao da verdade do FATO DE CRISTO. Esta expresso "o fato de Cristo se refere totalidade do que implicou o acontecimento da vinda de Cristo, sua pessoa, sua obra, sua morte, sua ressurreio, sua exaltao, a vinda do Esprito Santo e a criao do povo de Deus, a igreja. O ncleo central do Kerigma A PROCLAMAO DO QUE ACONTECEU NA MORTE E RESSURREIO DE CRISTO. Neste acontecimento nico da morte e ressurreio de Cristo ocorreram coisas em duas dimenses: na dimenso fsica e visvel, e na dimenso espiritual e invisvel. O fato fsico foi visto e relatado pelas testemunhas presentes, registrados principalmente nos Evangelhos. Todas as pessoas que testemunharam a crucificao de Cristo viram s a dimenso fsica: A cruz, um homem pregado, o sangue, a agonia... Mas o fato espiritual foi testemunhado por uma nica testemunha: Deus. O Pai era o nico que viu o invisvel aos olhos fsicos, o que realmente aconteceu na cruz na dimenso total: O Filho carregou nossos pecados sobre seu corpo, levou nossa maldio, crucificou nosso velho homem, venceu aos principados e potestades... Esse o "testemunho de Deus" ao que Paulo se refere 1 Cor. 2.1, e o contedo decisivo do kerigma. O kerigma a proclamao com autoridade e uno desse testemunho de Deus que foi revelado aos apstolos e profetas pelo Esprito. No kerigma est o dynamis, o poder de Deus (dessa raiz vem a palavra dnamo e dinamite) para a salvao e a transformao dos que crem. O kerigma uma erupo do Esprito, um fenmeno de operao sobrenatural. Nela h Esprito (pneuma) e poder (dynamis). O proclamador no deve ser um repetidor mecnico da mensagem, mas um homem que arde pelo Esprito e proclama a verdade de Deus pelo testemunho do Esprito em seu interior. O kerigma atrai f, pois proclama a verdade, o testemunho de Deus. Esta verdade Cristo. Quando algum ouve a verdade e cr, est recebendo a verdade, est recebendo a Cristo pelo "ouvir com f" (Glatas 3 : 2 -5). O kerigma causa e infunde f, graa e experincia. Proclama que tudo j foi feito pela morte e ressurreio de Jesus. E o que ouve com f, participa do fato e experimenta em sua prpria vida. Esta a dinmica do kerigma. "Agradou a Deus salvar aos que crer pela loucura do kerigma. Tanto o kerigma como a didak so palavra de Deus, logos. O kerigma tem a ver com a verdade, e a Didak com os mandamentos. O primeiro atrai f e o segundo obedincia. Ambas tm que ir juntas como a locomotiva e os vages do trem. O poder est na locomotiva. ela o que torna possvel que os vages sejam transportados. O kerigma a locomotiva, e os vages, a didak.

34

PROCLAMAO DO QUE ACONTECEU NA MORTE E RESSURREIO DE CRISTO A NOSSO FAVOR, DE ACORDO COM O TESTEMUNHO DE DEUS: -

35

A OBRA DO ESPRITO SANTO EM NS Nossa unio com Cristo : Um homem chamado Jesus de Nazar, que viveu a uns 2000 anos atrs e passou a sua vida dentro dos limites da Galilia e Judia, morreu pregado em uma cruz, ressuscitou e se sentou direita de Deus nos lugares celestiais (em um lugar remoto e longe de ns). Porm, o kerigma apostlico, principalmente proclamado por Paulo, declara que OS CRENTES ESTO UNIDOS A CRISTO EM UMA UNIO MAIS NTIMA E TRANSCENDENTE QUE A QUE PODEMOS TER COM QUALQUER UM DE NOSSOS CONTEMPORNEOS. O que se une ao Senhor, um esprito com Ele (1 Cor. 6.17 ; Efes. 5.30). Esta unidade do crente com Cristo est descrita por trs principais expresses no N.T. : - Em Cristo" - 2 Cor. 5.17 ; Filip. 4.13 ; Rom. 8.1. (Mais de 160 vezes). - Com Cristo" - Rom. 6.6 ; Gal. 2.20 ; Ef. 2.5-6 - Cristo em ns" - Col. 1.27 ; 1 Joo 4.4. Agora, se Cristo est nos cus direita do Pai, e ns aqui na terra, de que modo estamos to intimamente unidos a Cristo ? Nossa unio com Cristo pelo Esprito Santo : - Cristo ressuscitado e glorificado feito esprito vivificante" (1 Cor. 15.45), e vem a ns para nos comunicar a vida de Deus. - Cristo no s envia seu Esprito a nossos coraes, mas, o mesmo vem pelo Esprito habitar em ns, (Joo 14.18, 23 ; Ef. 3.16-17). - Devido a habitao mtua do Pai, do Filho, e do Esprito Santo, ter ao Esprito Santo ter o Filho em ns, (Joo 14.10-11, 23 ; 1 Joo 3.24). - O Esprito o contato vivo entre o Cristo encarnado, morto e ressuscitado, e ns. O Esprito nosso ponto concreto de unio com Cristo. Ao ter ao Esprito ficamos intimamente unidos a Cristo. A separao de tempo e de espao fica sem valor. - No sentido exato, o que mora pessoalmente em ns o Esprito Santo, pois Cristo em pessoa est a direita do Pai, mas por tudo antes dito totalmente vlido dizer: Cristo vive em mim.. O poder do Esprito em ns : pela presena e o poder do Esprito em ns que podemos experimentar a obra de Cristo que proclama o kerigma : a comunho com Deus, a morte do velho homem, o poder da ressurreio, e a vitria sobre o pecado, a carne, o mundo, e sobre o mesmo Satans. S vivendo no Esprito podemos experimentar o gozo do Senhor, a paz que excede todo o entendimento, a vida em abundncia, o amor - gape de Deus, os rios de gua viva que correm por nosso interior, e a ousadia para dar a todos o testemunho de Jesus. Por isso Jesus disse a seus discpulos "que ficassem em Jerusalm, mas que esperassem a promessa do Pai..." "Mas recebereis poder (dynamis) quando vier o Esprito Santo sobre vs, e sereis minhas testemunhas..." (Atos. 1.4,8).
36

Cada discpulo tem que receber o batismo do Esprito Santo, o qual um dom de Deus para todos seus filhos (Atos. 2.38-39). E ento, viver cada dia cheios do poder que transforma, que o poder do Esprito. O que aciona este poder (dynamis) em ns a f, e o que aciona a f o kerigma. VERDADES SOBRE TUDO O QUE SOMOS E TEMOS EM CRISTO, COM CRISTO, POR CRISTO, SEGUNDO O TESTEMUNHO DE DEUS. (Completar tudo com versos bblicos. Escreva a frase central do verso e a citao). (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) (12) (13) (14) (15) (16)

37

Nos deixe crer nestas verdades e outras semelhantes. Nos deixe as aprender de cor. Meditemos nelas, demos graa, peamos revelao. Proclamaremos diariamente, e a cada momento. Iremos crer de todo nosso corao, alegremo-nos na verdade, cantemos, proclamaremos aos irmos, proclamaremos ao diabo e ele fugir de ns, louvemos e adoremos a Deus com elas (Colos.. 3.1617 ; Efes. 5.18-20). O VIVER NO ESPRITO Romanos 8. 1-17 ; Glatas 5.16-26. Vivamos segundo o Esprito e no segundo a carne. Nos deixemos levar pelo Esprito em tudo o que faamos, pensemos ou sintamos. No procuremos obedecer a Deus com nossas foras, mas no poder do Esprito. Vivamos no Esprito s 24 horas do dia. Se nos abaixarmos carne, confessemos, perdoemos, deixando a mentira, proclamando a verdade, ou faamos o que necessrio, mas nos voltemos vida no Esprito. Todo pensamento, sentimento ou atitude carnal que percebemos em ns, matemo-lo no poder da morte de Jesus. Cortemos toda a ao ou comportamento carnal apenas tenha conscincia disto. "Se pelo Esprito fazeis morrer as obras da carne, vivereis" (Rom. 8.13). "E aquele que poderoso para fazer tudo, muito mais, abundantemente do que pedimos ou pensamos, segundo o poder (dynamis) que atua em ns, Ele seja a glria na igreja em Cristo Jesus para sempre, pelos sculos dos sculos. Amm" (Efes. 3.20-21).

Captulo 9 : OUTROS FATORES IMPORTANTES NA FORMAO DO CARTER


1 ESTAR UNIDO AO CORPO DE CRISTO EM UMA COMUNIDADE DEFINIDA

Atos 2.41-47 : "Assim que os que receberam sua palavra foram batizados; e se acrescentaram naquele dia quase trs mil pessoas. E perseveraram na doutrina dos apstolos, na comunho uns com os outros, no partir do po e nas oraes... E perseverando unnime diariamente no templo, e partindo o po nas casas, comiam junto com alegria e simplicidade de corao, louvando a Deus, e tendo favor com todo o povo. E o Senhor acrescentava diariamente igreja aqueles que haviam de ser salvos. Cada discpulo para a formao de seu carter necessita: - Estar integrado e unido a um grupo concreto: Para ser amado, conhecido, ensinado, animado, sustentado, protegido, orientado, aconselhado, encorajado, bem educado, corrigido, repreendido e, se for necessrio, disciplinado. Ali cada discpulo, ao ser conhecido e amado, pode ser ajudado, especialmente pelos irmos que os presidem no Senhor. (1 Tes. 5.12-14).

38

- Ser discipulado em forma grupal e pessoal : O discpulo precisa estar relacionado com seu discipulador de um modo firme e definido. Necessita receber ensino progressivo para a sua formao; ser sincero e transparente para expor as suas falhas de carter, para ser ajudado em orao e conselho. E deve estar sujeito ao ensino e a correo fraternal. - Receber o ministrio dos apstolos, profetas, evangelistas e pastores-mestres : Eles esto no corpo de Cristo para aperfeioar (Katartismos") aos santos para a obra do ministrio. (Katartismos vem do verbo "katartizo que significa: qualificar, preparar, formar, relacionar, equipar) Efes. 4.11-12 - Trabalhar na edificao do corpo de Cristo e na extenso do Reino Como membro do corpo fundamental trabalhar, servir, ocupar se ativamente na obra do Senhor, (Efes. 4.16) : Evangelismo, discipulado, pregao, servio, intercesso, dons do Esprito, boas obras, visitao, misses, etc. O membro que trabalha, serve, ama, ensina, prega, ora, visita e se ocupa de outros, cresce ; e ajuda aos demais tambm a crescer. 2 - TER UMA ATITUDE CORRETA DIANTE DO SOFRIMIENTO : Jesus no prometeu para os seus discpulos uma vida sem sofrimentos. O que sim nos prometeu paz e vitria em meio as aflies (Joo 16.33). Hoje parece que muitos valores do mundo so as pautas do xito ministerial, dinheiro, fama, popularidade, prosperidade, nmeros, pessoas, poder... Como se fala pouco da cruz, do sofrimento, da disciplina, do vituprio, do sacrifcio...! Diante do sofrimento ns podemos ter basicamente trs atitudes: a - Se rebelar, ficar amargo e reclamar, como Israel no deserto : xodo 15.22 24 ; 16.2-3 e 8 ; 17.2-3 ; Num. 14.1-3. b Resignar (aceita, mas no concorda) sem entender o propsito, como fez J. No princpio abenoou a Deus, mas finalmente estava deprimido e amaldioou o haver nascido: J 1.20-22 ; 2.9 . 10 ; 3.1-26 e ss. J ficou confundido por querer e intervir no obrar soberano de Deus em seu pequeno esquema racional; e tambm pela equao simples e errada de seus amigos: se tu estas a sofrer porque pecaste". At que Deus lhe falou, e J se arrependeu : 38.1 - 4 e ss. 40.1-8... 41.1011 ; 42.1-6. c - Aceitar como plano de Deus, como fez Jos filho de Jac. Ele teve que sofrer muitas injustias e sofrimentos : foi odiado pelos seus irmos, vendido aos ismaelitas, presos pelas difamaes da esposa de Potifar, longe dos seus pais, e da sua terra... Mas no ficou amargo. Ele sabia que "Jeov estava com ele. Vinte e dois anos depois pde dizer falar sem amargura aos seus irmos: No vos entristeais, nem sintam pesar por haver me vendido pra c; porque para preservao da vida Deus me diante de vs... assim, pois, no foram vs que me enviaste pra c, mas Deus..." Para mim, um dos versculos mais difcil do Novo Testamento Hebreus 5.8 E embora sendo Filho, por que padeceu, aprendeu a obedincia. Se o Filho de Deus precisou sofrer para aprender obedincia, quanto mais ns! Deus usa a dor para nossa santificao, perfeio e transformao; de forma que sejamos conformados imagem de Cristo, Rom. 8.28-29.

39

O sofrimento nos ajuda a ser mais humildes, mais humanos, mais sensveis, pacientes, compassivos, misericordiosos, obedientes, dependentes de Deus. Quer dizer, se parecer mais com Jesus. Deus usa o sofrimento para produzir em ns "um cada vez mais excelente e eterno peso de glria" (2 Cor. 4.17). De acordo com o testemunho de Paulo em 2 Cor. 12.7-10 , Deus usa a dor, "um espinho na carne" (seja qual for), para manter nos humildes (v.7)., E para que em nossa fraqueza confiamos completamente na graa e no poder de Deus. "Meus irmos. Tende por alegria suprema quando vos estais em diversas provas, sabendo que a prova de vossa f produz pacincia. Mas tenha pacincia sua obra completa, para que sejais perfeitos, sem que os falte coisa alguma" Tiago 1.2-4. 3 CUIDAR DE NOSSO CORAO: Provrbios 4.23 : "Sobre todas as coisas, guarda teu corao; por que dele flui a vida. Na linguagem bblica, o corao o centro de nosso ser, nossa jurisdio ntima. l onde definimos o que queremos ser. Mateus 15.19. Devemos cuidar e velar sobre : - Os pensamentos do corao. Heb. 4.12 So da carne ou do Esprito? So Mentiras do maligno ou verdades de Deus? Agradam a Deus? - As intenes do corao. 1 Cor. 4.5 Em tudo o que fao, ou decido, eu busco minha glria ou a glria de Deus? A finalidade de todas minhas coisas sou eu ou Deus? - Os desejos do corao. Mateus. 5.28 Desejo pecar? l onde se vence ao pecado. O que mais desejo em minha vida? - As decises do corao. Daniel 1.8, Atos 5.4 Qual o valor supremo de minha vida? Mantenho com firmeza minhas decises sem me preocupar o custo ? - Os enganos do corao. Jer. 17.9 H engano consciente em mim? Como combato o fingimento e a hipocrisia em mim? - As motivaes do corao. Mateus 6.1-6, 1 Cor 13.3, Qual minha motivao profunda em meu servio a Deus e a meu prximo? O que que me motiva a fazer o que fao?

40

RESUMO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES NA FORMAO DO CARTER


Fatores naturais que influenciam, mas no determinam: - A herana gentica - A Criao - Os modelos mais prximos - O meio ambiente, cultura e sociedade. - Circunstncias adversas - Satans e os seus demnios (CAPTULO 4).

O Fator decisivo: A Responsabilidade pessoal

(CAPTULO 5)

Fatores Espirituais: 1) Ter um modelo 2) Receber instruo debaixo do Senhorio de Cristo 3) Viver cheio do poder que transforma 4) Estar unido ao corpo em uma comunidade definida 5) Ter uma atitude correta diante do sofrimento 6) Cuidar de nosso corao. (CAPTULO 6) (CAPTULO. 7). (CAPTULO 8) (CAPIT. 9). (CAPT. 9) (CAPIT. 9)

41

CONCLUSO DUAS RECOMNDAES FINAIS

A disciplina pessoal: As aes reiteradas ao longo do tempo se tornam hbitos. H hbitos que tm caractersticas ticomorais das quais constitui as diferentes caractersticas nosso carter. Assim o comportamento vai forjar o carter, e ento o carter determina o comportamento. Se ns vivemos de acordo com a carne se forjar em ns caractersticas carnais. Por exemplo: A ira, a mentira, a reclamao, a lascvia, a avareza, a amargura, etc. Mas se ns vivermos no Esprito, faremos morrer as obras da carne e manifestaremos as virtudes do carter de Cristo. Por exemplo, a bondade, o servio, a humildade, o dizer a verdade, o perdo, etc. uma vez, duas; um dia, dois, dez, cem, mil... Nesta disciplina do Esprito as qualidades de Cristo acabaro sendo as virtudes de nosso carter. Para isto essencial para viver no Esprito as 24 horas do dia (gal. 2.20)

Na oficina de Deus : Ns precisamos cultivar uma comunho ntima, pessoal e secreta com Deus diariamente Mat. 6.6. L devemos nos submeter a ao profunda da Palavra e do Esprito para sermos impugnados, corrigidos, santificados e transformou. Heb. 4.12; 2 Tim.3.16; 2 Cor 3.18; Rom. 12.1-2. Nossa mxima aspirao deve ser "CONHECER" ao Filho de Deus, o varo perfeito, Ef. 4.13. Este no um conhecimento intelectual (conceito grego), mas experimental e total (conceito hebreu), at que cheguemos medida da estatura de Cristo.

----------------------------

42

S-ar putea să vă placă și