Sunteți pe pagina 1din 6

FATORES ECONMICOS LIGADOS A LOGSTICA

Custo de frete
Dionatan Martins Matos Prof Everson Prass Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Logstica (LOD 0146) 25/06/2012

RESUMO O presente trabalho ir abordar os principais fatores econmicos ligados a o custo de frete e seus significativos usos como forma de reduo de custos, tais como a escolha de modal ,mo de obra operria e tributao. Alm de enfatizar a melhor forma de exercer todos esses fatores como um conjunto de decises a serem tomadas para uma melhor segmento do trabalho logstico , assim atendo- se sobre que todos esses fatores so extremamente importantes para se chegarmos a uma reduo de custo de frete , viabilizando a falta de mo de obra qualificada na logstica, o trabalho demostra solues e opes a serem feitas nesses gargalos e tambm o grande problema com que o frete encontra com a tributao na ausncia da legislao especfica. Palavras chave: Reduo de custo. Gargalos. Decises.

1 INTRODUO

Hoje com o mundo globalizado, o foco da logstica passou a ser o planejamento, a implementao e o controle de fluxo eficiente e economicamente eficaz de matriasprimas, estoque em processo, produtos acabados e informaes relativas desde o ponto de origem at o ponto de consumo, com o propsito de atender s exigncias dos clientes. Este trabalho visa definir, caracterizar, classificar os modais de transporte de carga, o modelo de tributao mais vivel, alm de apresentar uma estratgia de contratao de prestadores de servios logsticos que tenham qualificao suficiente para suprir a carncia de mo de obra qualificada, o que torna o servio logstico um diferencial para a reduo de custo de transporte e assistncia na soluo de problemas.

Desta forma indispensvel escolha de uma boa estratgia logstica, criativa e inovadora que deve oferecer uma vantagem competitiva, enfocando alguns objetivos tais como: reduo de custos associados mo de obra, a tributao e a escolha de modal logstico.

2 A IMPORTNCIA DA ESCOLHA DE MODAL

O transporte um dos componentes essenciais nos projetos e nos gerenciamentos dos sistemas logsticos. Pode ser responsvel por um tero a dois teros dos custos logsticos totais. Dentro de uma empresa, o desafio coordenar a competncia funcional em uma operao integrada concentrada em servir ao consumidor, desta forma a seleo de um modal de transporte ou do servio oferecido dentro de um modal de transporte depende de uma variedade de caractersticas do servio, variando da velocidade assistncia na soluo de problemas.

Quando o servio de transporte no costuma oferecer vantagem competitiva, a melhor escolha ser aquela que compense o custo de utilizar um determinado servio de transporte com custo indireto associado ao desempenho do modal selecionado.
Para auxiliar na escolha do servio de transporte, esse servio poder ser visto em termos de caractersticas: preo, tempo mdio em trnsito, variabilidade do tempo em trnsito e perdas e danos. Esses fatores parecem ser os mais importantes para os tomadores de decises, como numerosos estudos tem revelado ao longo dos anos [...]. (BALLOU, 2001, p.121).

Algumas anlises so parmetros fundamentais para aplicao nesse processo decisrio onde a localizao geogrfica das operaes ponto de partida para se criar uma opo ou uma excluso. Dessa forma, comeamos a observar a importncia da estrutura de transportes em logstica juntamente com a infra-estrutura de todo segmento produtivo, afim de que se tenha um crescimento sustentado em bases slidas, de forma que se possa ser competitivo frente aos principais mercados e concorrentes, como tambm a importncia da adequada utilizao dos modais de transporte para melhorar desempenho.

O usurio do transporte tem uma larga faixa de servios sua disposio, todos girando em torno dos cinco modais bsicos: aquavirio, ferrovirio, rodovirio, aerovirio e dutovirio. Observa-se os percentuais de ocupao de transportes considerados na matriz de transportes no Brasil definindo os percentuais de utilizao dos principais modais: Rodovirio 60,49% Ferrovirio 20,86% Aquavirio 13,86% Dutovirio 4,46% Aerovirio 0,33% Fonte: AET 2001/GEIPOT

Dessa forma, o modal de transporte mais vivel ser aquele que permitir uma entrega na porta do cliente a um custo total menor em um tempo adequado, buscando portanto um melhor equilbrio na relao preo/servio.

3 MO DE OBRA , GARGALO LOGSTICO A ausncia de mo de obra qualificada em diversos setores econmicos tem provocado o aumento de preos de servios e produtos, o transporte e a logstica tem sofrido para encontrar profissionais qualificados, a cada dia crescem as notcias de carncia de mo de obra em todos os setores no pas. Com o crescimento econmico superior a mdia mundial nos ltimos oito anos, que abriu milhares de vagas de trabalho em todo o pas em diversificadas reas, o Brasil vive o que pode ser caracterizado como um apago da mo de obra especializada. As empresas no conseguem encontrar profissionais qualificados na quantidade e com o perfil desejado.

Diante disso a logstica incluindo a prestao de servios sem dvida, um setor em fase de crescimento e de transformao. O crescimento deste setor resultado da propenso cada vez mais intensa de as empresas terceirizarem servios de uma maneira geral, quando antes os realizavam por conta prpria. Hoje, ao repassar servios logsticos a terceiros, fazem-no de forma integrada, contratando pacotes e assim no se 3

preocupando com a busca de mo de obra qualificada, passando essa responsabilidade ao fornecedor do servio terceirizado.

Ao mesmo tempo em que o mercado global oferece mais oportunidades, surge naturalmente uma maior competio entre as empresas. A terceirizao de servios logsticos constitui principalmente para as sociedades comerciais, uma forma de atingir novos mercados e oferecer um melhor nvel de servio aos clientes. Nesse ambiente, as empresas buscam identificar as melhores formas de satisfazer seus clientes e sustentar ou ampliar seu mercado. preciso identificar inicialmente os vrios tipos de funes logsticas que podem ser terceirizadas, para avalia-las e escolher aquelas que realmente devem ser terceirizadas (RAZZAQUE e SHENG, 1998 apud NOVAES 2001, p.330).

Atendo-se a constante falta de mo de obra especializada, um dos principais impactos no mercado brasileiro tem sido uma enorme busca de modernizao e maior eficincia na rea de logstica, o que tem esbarrado, por um lado nas deficincias de infraestrutura e, por outro, na carncia de conhecimentos e na formao de mo de obra especializada.

4 TRIBUTAO NAS OPERAES DE LOGSTICA

Nos ltimos tempos, crescente o nvel de empresas que buscam na terceirizao logstica, uma soluo para seus problemas, sejam para fins de reduo de custos, vantagens competitivas, diluio de riscos, novas tecnologias, otimizao na distribuio de mercadorias, manter estoque prximo aos seus clientes ou outros possveis motivos para a terceirizao. H diversos fatores relacionados definio de uma estratgia de contratao de prestadores de servios logsticos, porm muitas decises esto pautadas nos aspectos fiscais e tributrios oferecido pelo prprio operador logstico, porque para realizar uma operao de transporte, recebimento, armazenagem ou distribuio ou mesmo para a implantao de centrais de distribuio e armazns, deve-se fazer um estudo prvio do fluxo fiscal, avaliando o impacto da carga tributria em todo o processo e anlise dos possveis riscos fiscais, bem como a existncia de incentivos fiscais nos Estados e Municpios que a empresa pretende realizar suas operaes, sob risco de elevadas perdas financeiras. 4

Determina-se que a tributao no transporte tem o seu principal imposto considerado pelo ICMS (Imposto sobre Circulao de Mercadorias e prestao de Servios), o impacto desse tributo grande, pois as alquotas para o comrcio intraestado ou inter-estados variam de 7% a 18%. Alguns estados utilizam-se do regime de substituio tributria (Cobrana do imposto tomador de servio). Com isso o planejamento tributrio tem por objetivo a reduo da carga tributria das empresas considerando seus princpios que norteiam a legalidade fiscal, isto , procurar obter todas as vantagens permitidas em leis que visem economia de tributos tanto no custo de frete como em todo processo logstico. [...] muito importante conhecer a composio do custo e sua
estrutura. Em primeiro lugar, conhecendo melhor a estrutura de custos, poder atuar sobre os processos mais significativo em termos de despesa, visando reduzi-los. Com isso, aumentar sua margem ou, se enfrentar competio acirrada, poder reduzir o preo de seu produto de forma a ganhar vantagem competitiva sobre os seus concorrentes (NOVAES, 2001, p.182).

A ausncia de legislao especfica faz com que as empresas de logstica tenham que encontrar formas alternativas para poder atender seus clientes, tendo que encontrar a alternativa fiscal mais adequada para a armazenagem e distribuio de mercadorias de terceiros, sem deixar de recolher os impostos devidos e sem correr riscos fiscais. Dentro deste contexto, a atividade tributria pode contribuir tambm com o desenvolvimento de servios estratgicos ou complementares, podendo disponibilizar ao operador logstico, atravs da legislao, servios alternativos que possam ser adicionados s atividades principais da empresa, envolvendo sistema just-in-time, mercadoria em trnsito, abertura de central de distribuio em regies incentivadas, transportadoras (mesmo sem veculo prprio), filiais de clientes no depsito do operador logstico, entre outros. Com esses servios, o operador logstico tem uma quantidade maior de alternativas para oferecer.

5 CONCLUSO

Portanto, a finalidade deste trabalho descrever o sistema de escolhas disponveis aos usurios, estas escolhas incluem tipicamente mo de obra, tributao e escolha de modal. Deste modo, os usurios podem contratar os servios ou possu-los. 5

Sendo assim o transporte e a mo de obra so itens indispensveis no projeto e na organizao de sistemas logsticos. Podem ser responsveis por 25% a 50% dos custos logsticos totais, tendo como referencia principal a reduo de custos de frete, de extrema importncia escolha de um modal corretamente e de mo de obra qualificada, pois isto vir interferir na reduo ou no aumento do lucro total do processo. Neste sentido, necessrio que o profissional responsvel por todo o processo logstico esteja em constante atualizao e formao profissional, pois em uma poca cada vez mais competitiva, as empresas tornam-se obrigadas a inovarem rapidamente as suas tcnicas de gesto, exigindo que o profissional esteja devidamente qualificado para atender o processo fsico integral do produto, desde a obteno de insumos at o planejamento para o descarte do mesmo, promovendo solues necessrias para garantir a disponibilidade do produto no momento exato do requisitado pelo cliente. Portanto, os fatores citados no decorrer do artigo interagem uns com os outros, razo pela qual devem ser levados em conta como um todo e no apenas como fatores isolados.

6 REFERNCIAS

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, 4ed. Porto Alegre, Artmed 2001.

NOVAES, Antnio Galvo. Logstica e Gerenciamento da Cadeia de Distribuio, 3ed. Rio de Janeiro, Campus 2001.

KIERNAN, Matthew J. Os Onze Mandamentos da Administrao do Sculo XXI, So Paulo, Makron Books 1988.

S-ar putea să vă placă și