Sunteți pe pagina 1din 32

M7 Estantes para picking

PICKING M7 PARA CARGA MDIA E GRANDE

Sistema de armazenagem de produtos para picking manual que segue o princpio homem a produto. Principais vantagens: - Possibilidade de armazenar produtos de carga mdia e grande. - Graduao entre nveis em mltiplos de 25 ou 50 mm, de acordo com o sistema de construo. - Podem ser construdas estantes com altura de at 20 m. - Possibilidade de instalar um ou vrios corredores para o acesso aos nveis superiores. - Fcil montagem. - Grande flexibilidade. - Variedade de componentes que podem ser adaptados a qualquer necessidade.

Composies bsicas

A partir dos diferentes componentes, podem ser realizadas trs composies bsicas. Os elementos comuns s trs so os bastidores ou escalas verticais, disponveis em diferentes modelos, de acordo com a carga a ser armazenada. Os nveis podem ser formados da seguinte forma: - Com vigas e prateleiras. - Com prateleiras e suportes. - Apenas com vigas. A escolha de um tipo ou outro depende do produto a ser armazenado, do seu peso e medida.

Nveis formados com vigas e prateleiras:


Cada nvel possui, pelo menos, duas vigas com prateleiras ou painis apoiados nelas. o sistema perfeito para armazenar: - Caixas, pacotes e materiais diversos. - Cargas pesadas em espaos mdios. - Cargas mdias em grandes espaos. - Produtos de grandes dimenses. A firmeza proporcionada pelo encaixe das vigas nos bastidores normalmente suficiente para garantir a estabilidade das estantes, pelo que uma estante bsica necessita apenas de bastidores, vigas e prateleiras. Estas ltimas podem ser metlicas, de madeira ou de rede.

PALETIZACIN A GRAN ALTURA - ALMACENES AUTOMTICOS PICKING M7 PARA CARGA MDIA E GRANDE

Nveis formados por prateleiras e suportes


As prateleiras so metlicas, de apenas uma pea, com os abas reforadas e grande capacidade de carga. Existe ainda a possibilidade de colocar reforos para as aumentar. As prateleiras so apoiadas em quatro suportes, colocados nas ranhuras laterais dos bastidores e que encaixam nos cantos da prpria prateleira. Este sistema perfeito para: - Armazenar caixas, pacotes ou material solto. - Espaos de tamanho mdio para cargas ligeiras ou mdias. - Ter compartimentos de classificao mais pequenos atravs de divisrias verticais ou caixas. - Criar espaos fechados nos trs lados. - Mximo aproveitamento da altura. A estabilidade no comprimento conseguida atravs de travamentos verticais colocados na parte traseira da estante. Este sistema de construo muito habitual nas estantes M3, mas pode ser utilizado nas M7 sempre que tal seja necessrio, pelo elevado nmero de nveis ou pelo peso por mdulo.

Nveis formados apenas com vigas


Certos produtos no necessitam de placas para serem armazenados, como por exemplo: - Roupas penduradas. - Mostrurios pendurados. - Pneus e jantes. - Artigos longos rgidos. A adaptao da estante a esses produtos pode ser feita usando diferentes tipos de vigas. preciso ter em conta se a segurana da unio entre as vigas e os pilares suficiente para garantir a estabilidade das estantes.

Componentes

Os sistemas de construo mais utilizados so os que necessitam de vigas e prateleiras para formar um nvel e os construdos por prateleiras e suportes. As diferenas podem ser observadas nestas duas figuras:

Pisos com travessas e placas (componentes bsicos)


1) 2) 3) 4) 5)
Bastidor ou escala Viga Prateleira metlica Prateleira de madeira Prateleira de madeira revestida a melamina

6) Prateleira de rede

7) 8) 9) 10) 11) 12) 13)

Travessa de apoio madeira Travessa de apoio rede Gatilho de segurana Unio de escalas Brida Z-TAM Placa de nivelao Buchas de fixao (quando necessrio)

5 1

10 4 7 11

6 8

13

12

PICKING M7 PARA CARGA MDIA E GRANDE

Nveis com prateleiras e suportes (componentes bsicos)


14) 15) 16) 17)
Bastidor ou escala Prateleira HM Suporte prateleira PK Conjunto de travamento vertical

18) Placa de nivelao 19) Buchas de fixao (quando


necessrio)

20) Unio de escalas

14

20

15

16

19

18

17

Componentes

Nveis apenas com vigas


1) 2) 3) 4) 5)
Bastidor ou escala Viga MS Viga para pendurar Placa de nivelao Buchas de fixao (quando necessrio)

6) Unio de escalas 7) Gatilho de segurana

5 4

PICKING M7 PARA CARGA MDIA E GRANDE

Mdulos para pendurar produtos


Existem duas solues para pendurar roupas ou outros artigos, uma formada por vigas com tubo para pendurar e outra na qual so combinados nveis de prateleiras com suportes e tubo para pendurar.

Os elementos que existem para estes tipos de soluo so:

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10)

Bastidores ou escalas Vigas para pendurados Suportes tubo para pendurados Tubo para pendurados Suportes PK Vigas Z Prateleiras Gatilhos de segurana Placas de nivelao Buchas de fixao (quando necessrio)

7 9

10

Componentes

Mesas de trabalho
Tambm podem ser formadas mesas de trabalho, constitudas por:

1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8)

Bastidores ou escalas Vigas MS soldadas a ras Vigas Z Prateleiras Tampos Gatilho de segurana Placas de nivelao Fixadores para o tampo

Os tampos podem ser de: - Aglomerado de madeira - Madeira revestida a melamina - Madeira revestida a melamina e sem esquinas - Aglomerado de madeira folheado

10

Mdulos mais comuns com vigas

Medidas mais comuns: H = desde 1.000 a 8.000 em mltiplos de 500 mm L = 1.000, 1.200, 1.400, 1.900, 2.300 e 2.700 mm F = 500, 600, 800, 900, 1.000, 1.100 e 1.200 mm

11

Componentes

Bastidores
Formados por dois pilares, pelas diagonais, ps e acessrios correspondentes. Possuem furos na parte da frente a cada 50 mm, para encaixar as vigas, e lateralmente a cada 25 mm, para a colocao dos suportes e acessrios. As diferentes medidas de profundidade permitem a adaptao s medidas dos produtos a serem armazenados. A diversidade de modelos, seces e espessuras dos pilares dever ser adequada s mais diversas cargas.

50 mm

69 mm

69 mm

M-7515

M-60MLD 60 mm

M-80MLD

50 mm

80 mm

Modelos de perfis

Ps dos bastidores
Os bastidores so colocados no pavimento atravs dos ps, situados nas extremidades inferiores. Existem diferentes tipos de ps, em funo do modelo do pilar. Sempre seja necessrio, podem ser colocadas nas estantes buchas de fixao.

Placas de nivelao
As placas nivelam as estantes quando colocadas sobre pavimentos irregulares. Existem placas para cada tipo de pilar e com diferentes espessuras para poder nivelar com maior preciso.

Fixaes
Para fixar os elementos ao pavimento h peas de acordo com os esforos que as estantes tenham de suportar e das caractersticas do prprio pavimento.

12

PICKING M7 PARA CARGA MDIA E GRANDE

Unies
Pea de ao que se adapta aos pilares atravs dos orifcios das extremidades. A sua funo unir as estantes duplas, proporcionando maior estabilidade transversal.

Unies parede
Quando necessrio fixar as estantes simples parede utiliza-se este tipo de unies.

Junes de bastidor
Quando a altura da instalao no permite a colocao de pilares de uma s pea, esto disponveis junes de bastidor, que se aparafusam no interior dos pilares.

13

Vigas

As vigas so os elementos horizontais sobre os quais deposita a carga directamente ou onde so colocadas as prateleiras para armazenar os produtos de pequenas dimenses. Esto unidas aos pilares por ligaes ou grampos que encaixam nas ranhuras. Os ganchos destas peas no sistema de unio desenvolvido e patenteado pela Mecalux, so encaixados no corpo principal em ambas as extremidades, o que aumenta de forma considervel a capacidade de carga. Cada viga leva dois gatilhos de segurana. A Mecalux possui uma extensa gama de vigas para solucionar qualquer problema de armazenagem tanto em dimenses, como em tipo e capacidade de carga.

Existem duas famlias de vigas:

Vigas estampadas
Os grampos so fabricados por quinagem directa nos extremos dos perfis previamente conformados. Este sistema, desenvolvido e patenteado pela Mecalux, permite que sejam fabricados de forma contnua, para evitar a aplicao de soldaduras e proporcionando uma perfeita transmisso da carga. Estas vigas tm forma de Z, com a aba superior vertical a servir para fazer de topo. Os modelos mais comuns so: ZE-35, ZE-55 e ZE-65.

Vigas soldadas
o sistema clssico no qual os perfis so soldados s ligaes dos extremos. Usado sempre que estejam em causa medidas ou aplicaes especficas. Os modelos mais habituais so as vigas ZS-35, ZS-55 e ZS-65.

Vigas ZS-35, ZS-55, ZS-65

Vigas MS-65 Utilizadas quando a prateleira sobressai da estante.

Vigas para pendurados Utilizadas para pendurar roupas, outros elementos ou para apoio de objectos cilndricos.

14

PICKING M7 PARA CARGA MDIA E GRANDE

Gatilho de segurana
Evita a sada acidental das vigas.

15

Prateleiras - Estantes metlicas

Prateleiras picking galvanizadas


A combinao mais habitual a colocao de prateleiras metlicas com as vigas Z. Um nvel composto de vrias prateleiras de largura varivel conforme o comprimento do nvel e do peso do produto a ser armazenado. As prateleiras so apoiadas nas vigas, encaixadas na aba vertical, o que faz com que as duas vigas de um nvel fiquem unidas. Tudo isso proporciona ao conjunto maior rigidez. As diferentes prateleiras que compe um nvel ficam perfeitamente encaixadas, graas s salincias e orifcios laterais.

Divisrias prateleira picking


So separaes verticais metlicas que encaixam entre duas prateleiras do nvel superior e duas do nvel inferior, formando compartimentos dentro de um mesmo nvel. Podem ser amovveis lateralmente, o que permite variar o tamanho do compartimento.

16

PICKING M7 PARA CARGA MDIA E GRANDE

17

Prateleiras - Estantes de madeira

Prateleiras de aglomerado de madeira


Encaixam entre as duas vigas ZE ou ZS, ficando a parte da frente tapada pela aba vertical das vigas. As prateleiras de aglomerado de madeira podem ser revestidas a melamina de cor branca. Podem ser colocadas travessas de acordo com o tipo de carga.

Bridas Z-TAM
Em nveis iguais ou superiores a 1.900 mm so utilizados bridas Z-TAM para unir as duas vigas com a prpria madeira e proporcionar ao conjunto maior rigidez.

Travessas L-Z
So peas metlicas com as extremidades dobradas para conferir um bom apoio s vigas. Aumentam a capacidade de carga das prateleiras de madeira. So colocadas sobre as duas vigas do mesmo nvel por baixo da prateleira de madeira. O nmero pode variar de acordo com a carga a ser armazenada.

18

PICKING M7 PARA CARGA MDIA E GRANDE

19

Prateleiras - Estantes de madeira

Prateleiras de madeira
Quando a profundidade de um mesmo nvel de grandes dimenses e a madeira de apenas uma pea, necessrio efectuar a montagem como indicado na figura abaixo: colocar vigas ZE ou ZS nas extremidades e vigas MS no centro.

Divisrias verticais de madeira


Formam compartimentos mais pequenos dentro de um mesmo nvel. So fabricadas em aglomerado de madeira ou aglomerado de madeira revestida a melamina. Para a sua colocao, so necessrias duas peas superiores e duas inferiores, fixadas s respectivas prateleiras.

Estantes com divisrias de aglomerado de madeira revestida a melamina

20

Prateleira - Estantes de rede

Prateleira de rede
Constituda por uma rede electro-soldada de forma rectangular apoiada sobre as vigas ZE ou ZS e sobre as travessas de rede, funcionando como elementos de estabilizao. Estas prateleiras unem a aba vertical das vigas de um mesmo nvel e proporcionam ao conjunto uma maior rigidez. O nmero de travessas a serem colocadas pode variar de acordo com a carga a ser armazenada. A rede fixada s travessas atravs dos clipes de prateleira de rede.

Clipe prateleira de rede

Travessas da prateleira de rede

21

Prateleiras - Estantes HM e acessrios

Prateleiras HM
Os nveis podem ser formados simplesmente com prateleiras metlicas, no sendo necessrio a colocao de vigas. O tipo de prateleira utilizado a HM, apoiada nos cantos sobre quatro suportes PK previamente encaixados nos orifcios laterais dos pilares. As prateleiras HM so fabricadas em apenas uma pea, em chapa galvanizada, conformada atravs de vrias dobras que proporcionam grande capacidade de carga tanto na parte frontal, como na parte lateral. Os furos na parte superior e inferior permitem a colocao de divisrias e acessrios complementares.
L

As medidas mais comuns so: L = 1.000, 1.250 e 1.400 mm F = 300, 400, 500 e 600 mm

A aba da parte frontal serve de suporte para etiquetas ou porta-etiquetas magnticas.

Reforo de prateleira
Pode ser colocado um reforo central longitudinal nas prateleiras HM, para aumentar a capacidade de carga.

22

Vigas HD e conjunto de travamentos

Vigas HD
A funo fundamental destas vigas aumentar a rigidez e estabilidade longitudinal nas estantes altas compostas por nveis de prateleiras HM. Alm disso, podem ser utilizadas para aumentar a capacidade de carga das prateleiras.

Conjunto de travamentos verticais


Necessrio quando a estante formada por prateleiras HM, para garantir a estabilidade longitudinal. So perfis de tubo com as extremidades adaptadas e aparafusadas aos furos frontais dos pilares. O nmero de mdulos de travamentos depende do comprimento, altura da estante e do peso do produto armazenado.

Vista posterior Unio do conjunto de travamento

23

Suportes tubo para pendurados

Tubo para pendurados


Encaixam nos suportes de tubo para pendurados, simples ou duplos, conforme sejam para um ou dois tubos.

O conjunto apoia-se nos quatro suportes PK, previamente encaixados nas ranhuras laterais interiores dos pilares.

Os duplos podem tambm servir para pendurar produtos ou apoiar objectos cilndricos como, por exemplo, rodas.

Os simples permitem pendurar produtos ou objectos por exemplo, roupas.

24

PICKING M7 PARA CARGA MDIA E GRANDE

25

Laterais e fundo de rede

Nas laterais das estantes podem ser colocados forros de rede, para evitar que os produtos possam cair ou misturar-se com os produtos de outros nveis. Estes forros so fixados aos pilares das estantes.

Tal como nas laterais e com a mesma finalidade, podem ser utilizados forros de rede na parte traseira das estantes. Os forros so fixados aos pilares com clipes rede PK.

Vista posterior

26

PICKING M7 PARA CARGA MDIA E GRANDE

27

Laterais de madeira

Laterais de madeira
Os bastidores tambm podem ser construdos com pilares e laterais de madeira, que pode ser revestida a melamina para proporcionar um melhor acabamento estante e evitar que possam cair ou misturar-se os produtos armazenados em outros nveis.

28

Acessrios

Etiquetas magnticas
Modelo A Perfis de plstico magnetizados que so colocados na
39 26

parte da frente das prateleiras HM para sinalizar os nveis ou os compartimentos formados nos nveis e tambm identificar os produtos armazenados. Encaixam na aba frontal das prateleiras. Existem dois modelos: Modelo A - Superfcie frontal com acabamento em plstico de cor branca. Pode ser rotulada de forma permanente. Modelo B - Pea com duas dobras para inserir uma etiqueta substituvel, da mesma largura que a sinalizador. Esta etiqueta fica protegida por uma lmina de plstico sobreposta, inserida tambm nas dobras.

100
100

Modelo B
25

100

100

Sinalizao lateral
Chapas rectangulares colocadas nas extremidades das estantes que servem para identificar as mesmas atravs de letras ou nmeros.

Placas de identificao
So placas para identificar as caractersticas tcnicas da instalao, utilizadas em zonas visveis nas extremidades das estantes.

Outras solues
O sistema possibilita outros tipos de soluo no apresentadas neste catlogo. Tambm pode ser realizado um estudo prvio conforme a necessidade do cliente.

40
29

Componentes

Divisrias de prateleira ranhurada


Separaes verticais que permitem criar compartimentos nos nveis criados com prateleiras HM. Encaixam nas ranhuras das prateleiras e podem ser colocadas de duas formas diferentes: - Fixadas prateleira superior e inferior dividindo o nvel em toda a altura. - Fixadas somente prateleira inferior. Para mais informaes sobre as divisrias HM, por favor consultar a pgina 42 das estantes de picking M3.

Caixas de plstico extraveis


Adaptadas aos mdulos das estantes, permitem armazenar e classificar objectos ou produtos de pequenas dimenses. O perfeito desenho das formas, os reforos, os furos para os separadores, o sistema de reteno, o portaetiquetas, a resistncia e a facilidade de acesso ao puxador, etc. tornam as caixas o complemento perfeito das estantes de picking para pequenos produtos. So fabricadas em polipropileno, o que proporciona uma grande capacidade de carga e resistncia na manipulao. Para mais informaes sobre as caixas de plstico por favor, consulte a pgina 44 das estantes picking M3.

30

PICKING M7 PARA CARGA MDIA E GRANDE

31

BRASIL - MECALUX BRASIL, LTDA. Alameda Tocantins, 125 cj. 2801 Alphaville Industrial - Barueri - SP Tel. (11) 4689-1925 - Fax (11) 4689-1912

BRASIL FBRICA Estrada Municipal SMR 281 Campinas Hortolndia, s/n Hortolndia - SP-C.Postal 13-CEP 13184-972

Alemanha, Argentina, Blgica, Brasil, Chile, Frana, Italia, Mxico, Polonia, Portugal, Repblica Checa, Reino Unido, Espanha, USA e-mail: mecalux@mecalux.com.br / www.mecalux.com.br
MK-071731-02/09

S-ar putea să vă placă și