Sunteți pe pagina 1din 22

Projeto

Conceitos
Histrico Os elementos estruturais A importncia do projeto estrutural Projetos para Produo

Mtodos de clculo
Mtodo Tradicional Mtodo dos Elementos Finitos As Fases do Projeto Estrutural Apresentao do Projeto Estrutural

O uso dos softwares e da informtica Menu de Estruturas


Tipologias de Estruturas Caractersticas e Variveis

Coordenao de projetos Compatibilizao de Projetos


Estrutura x estrutura Estrutura x alvenaria Estrutura x instalaes Estrutura x acabamentos Estrutura x elevadores

Conceitos Mtodos de clculo O uso dos softwares e da informtica Menu de Estruturas Coordenao de projetos Compatibilizao de Projetos Contratao do Profissional / Escritrio Indicadores de Qualidade do Projeto

Contratao do Profissional / Escritrio


Interface Projetista Contratante Contratao

Indicadores de Qualidade do Projeto


Avaliao do Produto Projeto

Manual de Estruturas

1PRJ

2PRJ

Manual de Estruturas

Conceitos
Histrico A associao entre o concreto e o ao com fins estruturais comeou a ser feita na Europa, em meados do sculo XIX, para a construo de tubos, lajes e pontes. Em 1902, foi elaborada e publicada a primeira teoria cientificamente consistente, e ento redigidas as primeiras normas para o clculo e construo em concreto armado. A partir da, o conceito de projeto estrutural ganhou importncia, enquanto os estudos e pesquisas cientficas se desenvolveram muito. Os fundamentos das idias daquela poca continuam vlidos at a atualidade. O projeto estrutural ter, ento, a funo de representar graficamente a estrutura, seus elementos e peas que a compem, alm de fornecer informaes sobre as caractersticas do concreto e do ao relativos execuo da mesma.

Conceitos

Notas
As sees estruturais dos elementos de concreto so dimensionadas em funo das solicitaes mecnicas, das capacidades resistentes e das geomtricas construtivas para acomodaes das barras e garantia dos cobrimentos. A resistncia trao do concreto e a aderncia aoxconcreto influenciam diretamente na ocorrncia de fissuras do concreto, na zona tracionada.

Glossrio
Armadura passiva: armadura que recebe a solicitao da estrutura atravs do concreto. Nesse caso, quanto maior a aderncia entre o ao e o concreto, melhor ser a absoro dos esforos pela armadura e, consequentemente, a estrutura suportar um maior esforo.

Manual de Estruturas

3PRJ

Os elementos estruturais

Os elementos estruturais podem ser, simplificadamente, separados entre: Blocos Folhas, Placas (vertical) ou laje (horizontal)

Conceitos

Notas
Essa classificao fundamental, porque disciplinar os comportamentos das peas e do sistema estrutural. As folhas, ou estruturas

Barras de elementos Delgados

Barras

de superfcie, tambm so comumente chamadas de placas.

No projeto estrutural, interessante que os elementos com funes semelhantes possam ser agrupados em lotes, pois estaro sujeitos aos mesmos mtodos de clculo. Da, podem ser classificados conforme a tabela a seguir: Elementos Estruturais Bsicos
Item Laje Macia Caractersticas

Elemento bidirecional, (placa) geralmente horizontal, constitui pisos de compartimentos. Suporta diretamente as cargas verticais do piso e solicitada predominantemente flexo.

Pilar

Elemento unidirecional (barra), geralmente vertical, que garante o vo vertical dos compartimentos (p direito), fornecendo apoio s vigas. solicitado compresso, s vezes combinado com flexo. Elemento unidirecional (barra), geralmente horizontal, que vence vos entre os pilares e fornece apoio s lajes, s alvenarias e, eventualmente a outras vigas. solicitada predominantemente flexo.

Glossrio
Existe a discusso sobre se o p direito a medida do piso face inferior da laje, ou do piso face superior da laje seguinte (piso a piso). O dicionrio considera a primeira opo. Mesmo assim, algumas escolas de arquitetura defendem que o p direito mede de piso a piso e o p esquerdo mede de piso laje.

Viga

4PRJ

Manual de Estruturas

A importncia do projeto estrutural Estudos diversos atribuem fase de projeto a responsabilidade pela maioria das patologias encontradas nas edificaes. Sua ausncia de adaptaa resulta da falta de solues adequadas ao produto e ao seu uso. Projetista A responsabilidade do projetista selecionar, dentre diversas alternativas, o melhor sistema estrutural para as caractersticas da edificao em questo, pois a escolha correta de um sistema estrutural muito importante sob o ponto de vista dos custos e da funcionalidade. Atualmente, inconcebvel pensar no projeto sem ter em mente o processo executivo. Um bom projeto estrutural procura evitar improvisao no canteiro de obras, atravs de compatibilizao de interfaces com os demais projetos. A obteno de um aumento na produtividade e na qualidade das estruturas est associada intimamente s caractersticas do projeto. Uma informao errada, ou a falta de um dado importante, iro comprometer os custos e a qualidade do produto final. O aperfeioamento da tecnologia disponvel, requer informaes rpidas e precisas. muito importante que o processo de execuo, implantao e retroalimentao do projeto estrutural seja gil e preciso. A racionalizao propiciada pelo bom projeto estrutural permite melhor controle do processo produtivo, reduzindo custos e aumentando a competitividade do produto. Erram o projetista e o cliente que consideram a importncia do projeto estrutural apenas durante a sua execuo. Seu acompanhamento fundamental durante todo o ciclo do empreendimento. Antes inegvel a presena do projetista j na concepo do negcio, de forma a contribuir com solues adequadas desde o anteprojeto arquitetnico; Durante A racionalizao dos projetos fator que melhor pode contribuir para a obteno de um produto coerente e ajustado, visando atingir de forma mais rpida, direta e com menor custo, os objetivos do empreendimento; Depois O projeto continuar sendo, sempre, a principal referncia do empreendimento, contribuindo para a sua manuteno e operao correta, adequada e econmica.

Conceitos

As solues

Custos e qualidade

Tecnologia

Competitividade

Acompanhamento

Manual de Estruturas

5PRJ

Projetos para produo Os projetos estruturais e de arquitetura mostram a forma do produto, que pode ser, por exemplo, a estrutura e a edificao. Alm desses, existem outros projetos, que mostram como produzir, os quais so denominados de Projetos para produo. So eles:

Conceitos

Projeto de Eixos So projetos que ajudam na marcao dos eixos principais de referncia da obra

Glossrio
Em algumas regies do Brasil, os gastalhos so chamados de gravatas

Projeto de Locao de Pilares muito prtico aos carpinteiros, facilitando a locao dos gastalhos das frmas de pilares. Projeto de Frmas Caso a construtora opte por produzir as frmas, recomendado que esse projeto seja desenvolvido, para orientar a produo e diminuir as perdas de materiais. Projeto de Lajes e Cimbramento Esses projetos auxiliam na paginao das frmas das lajes, utilizao do cimbramento e posicionamento do reescoramento. Exemplo de um Projeto de Lajes e Cimbramento

6PRJ

Manual de Estruturas

Mtodos de clculo
So vrios os mtodos de clculo de estruturas do edifcio. De qualquer forma, os princpios bsicos de comportamento estrutural se assemelham. De uma forma simplicada, podemos diferenciar, por variveis inclusive tecnolgicas e de desenvolvimento, duas formas de clculo. Mtodo tradicional o mtodo utilizado praticamente desde que o clculo estrutural se desenvolveu de forma mais cientfica. Esse mtodo tem as seguintes caractersticas e adota as seguintes premissas: A laje considerada como placa monoltica em todas as situaes; As cargas nas lajes, por questes de aproximao, so consideradas distribudas uniformemente, sendo adotados coeficientes prticos de reduo de momentos; As lajes podem ser consideradas contnuas ou isoladas em cada direo; No encontro de vigas sem pilares de apoio, se as vigas tm a mesma altura, funcionam com os vos totais, e com um ponto de ligao; No encontro de vigas sem pilares de apoio, se as vigas tm alturas distintas, considera-se simplesmente que a viga menor se apoia sobre a maior; As vigas so calculadas como contnuas, com apoios fixos; Muitas vezes os pilares so calculados compresso simples, sem considerao de momentos fletores; So muito empregados bacos, tabelas e grficos. Com o desenvolvimento cientfico, pesquisas especficas e logicamente com a utilizao intensiva da informtica, existe um maior refinamento no trato das cargas e do comportamento estrutural. Dessa forma, alguns parmetros podem ser mais exatos e precisos. Entre os mtodos auxiliares de clculo, destaca-se o Mtodo dos Elementos Finitos.

Mtodo dos elementos finitos Esse mtodo uma importante ferramenta computacional para executar clculos, que, se fossem realizados manualmente, seriam muito difceis, ou at mesmo impossveis. Sua concepo terica data de 1943, mas at a dcada de 70 seu uso era limitado e restrito apenas a centros de pesquisa e instalaes militares. Com a evoluo da capacidade e a reduo dos custos dos computadores, suas aplicaes se expandiram e se tornaram cada vez mais precisas e sofisticadas. As figuras abaixo daro uma noo do tratamento que esse mtodo d s formas de se encarar um modelo estrutural. Pegue-se o exemplo de uma viga de seo retangular engastada em uma extremidade e com uma carga concentrada na outra. Para os conhecedores da teoria, facilmente se determinam as tenses e deformaes da mesma. Para os conhecedores da teoria, facilmente se determinam as tenses e deformaes da mesma. Mas e se a viga tiver um furo no meio? possvel se conseguir uma soluo analtica, mas ela ser bem mais complexa. Essa a idia bsica do mtodo. A viga considerada uma malha, na qual as intersees formam elementos (no caso, retngulos). A esses elementos, so atribudas propriedades de deformao compatveis com o material da viga, e os clculos se fazem por um sistema de equaes lineares em forma de matriz. Consegue-se, assim, uma aproximao muito grande do comportamento real.

Mtodos de clculo

Notas
possvel imaginar que, em muitos casos prticos, as formas geomtricas no so to simples como essa e, portanto, as solues analticas so virtualmente impossveis. Mas e se a viga tiver um furo no meio? possvel se conseguir uma soluo analtica, mas ela ser bem mais complexa.

Manual de Estruturas

7PRJ

Mtodos de clculo

As fases do projeto estrutural No Fluxo de Projeto, o desenvolvimento do trabalho de engenharia estrutural ocorre em fases. Assim, a contratao pode contemplar todas ou algumas fases, dependendo do momento e objetivos da contratao. Pretende-se, com isso, o estabelecimento de um fluxo de trabalho estvel e padronizado na elaborao dos diversos projetos, de modo que as etapas atendam adequadamente as exigncias de todos os intervenientes e entre as equipes. Recomentda-se a adoo da padronizao de fluxo e escopo preconizados pela Associao Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) como
Fase Objetivo

ferramenta de gesto de projetos e soluo de interfaces com as demais especialidades e necessidades dos empreendedores, ao longo do seu amadurecimento. A tabela abaixo, idealizada pela ABECE - resume as fases de projeto.

Nota
O ideal para o desenvolvimento do projeto que a contratao ocorra logo na primeira fase.

A) Apoio Concepo do Produto

Analisar a proposta arquitetnica para o terreno e indicar as condies necessrias viabilidade do ponto de vista da estrutura, atravs de uma anlise qualitativa.

B) Apoio Definio do Produto

Fornecer elementos para verificar a viabilidade do empreendimento, suprindo as informaes necessrias para o projeto legal e ndices para a elaborao de um oramento preliminar de viabilidade.

C) Identificao e Soluo de Interfaces

Gerar desenhos de estruturas com todas as indicaes necessrias para intercmbio entre todos os projetistas envolvidos, resultando, aps a negociao de possveis solues, em um projeto que considere todas essas interfaces.

D) Projeto de Detalhamento das Especialidades

Desenvolver o projeto da obra. No caso de estruturas de concreto e alvenaria estrutural, o projeto consiste em realizar o detalhamento das armaes dos elementos estruturais e incorporao de detalhes de produo dependendo do sistema construtivo.

Dicas
No estabelecimento das referncias fixas dos eixos, procure pontos de fcil acesso e protegidos contra deslocamentos. Ao estabelecer os eixos notveis, procure no sobrep-los sobre paredes. Esses eixos serviro tambm para os ser vios posteriores, de alvenaria, revestimentos, etc. Se possvel, a maior distncia entre um eixo e um elemento no deve ultrapassar os 5 metros. que essa a maior medida das trenas utilizadas normalmente pelos trabalhadores.

E) Ps Entrega do Projeto

Garantir o bom uso do projeto estrutural. Analisar o comportamento da estrutura em servio ou adapt-la a novas condies de uso.

F) Ps Entrega da Obra

Apresentao do projeto estrutural A representao grfica da estrutura feita por meio de dois tipos de desenhos: Os desenhos de frmas e os desenhos de armao. Desenhos de Frmas Definem completamente as caractersticas geomtricas da estrutura. Os aspectos especficos abordados por esses desenhos so: Locao da estrutura: Consiste na definio dos eixos de referncia, principais e secundrios, em relao aos quais a estrutura se posicionar, observando rigorosamente as medidas prescritas no projeto de arquitetura.

8PRJ

Manual de Estruturas

Definio dos elementos estruturais Com base no esquema da estrutura, so detalhados todos os elementos estruturais com relao s suas medidas essenciais. Cortes caractersticos Esses cortes devem elucidar dvidas e mostrar a existncia de lajes rebaixadas, vigas invertidas, lajes inclinadas, vigas superpostas, etc. Dimenses Basicamente devem constar todas as dimenses necessrias para o entendimento da estrutura, como: as distncias entre os eixos; entre os eixos e as peas estruturais; espessuras de lajes; dimenses longitudinais e transversais de vigas e pilares; medidas entre eixos de vigas; rebaixos de lajes; rebaixos de vigas; vos de shafts; posicionamento de inserts (se houver); furaes de modo geral; ngulos de peas (se houver); detalhes de escadas. Desenhos de Armao Definem as armaduras a serem utilizadas nos elementos estruturais. As diretrizes bsicas para a elaborao desses desenhos so: Identificao visual das barras e fios que compem as armaduras; Definio das bitolas, formas e comprimentos das barras e fios; Definio do posicionamento das barras e fios nas sees transversais dos elementos estruturais; Tabela resumo das barras e fios do projeto. Outras informaes importantes: Atualmente, os projetos estruturais vm trazendo outras informaes complementares muito importantes, e que h pouco tempo atrs no eram consideradas como sendo fundamentais: Mdulo de deformao do concreto; Resistncia trao do concreto; Fator gua/cimento; Indicaes de cura do concreto endurecido; Uso e indicao de distanciadores plsticos; Cobrimentos da armadura; Amarraes com alvenaria; Encunhamentos com alvenaria; Proteo trmica da estrutura (por exemplo no caso de pilares prximos a lareiras ou churrasqueiras.

Mtodos de clculo

Dica
A falta de informaes prejudica muito o projeto. Por outro lado, o excesso de informaes (muitas delas desnecessrias) poluem e dificultam a interpretao eficiente do desenho.

Detalhes de armaduras de vigas

Manual de Estruturas

9PRJ

O uso dos softwares e da informtica

Os softwares

O uso da informtica e dos aplicativos (programas) de clculo estrutural vem rendendo longas discusses entre diferentes geraes da engenharia civil. Freqentemente so questionados os limites dessas ferramentas, que tem o intuito de facilitar a vida dos projetistas. Muitas so as opes de programas, que dependem da natureza da utilizao e tambm do refinamento que se espera. Mas um fato inquestionvel: dificilmente os projetistas prescindiro dessas ferramentas. O que se espera uma utilizao responsvel, ponderada e inteligente. A tabela abaixo resume as principais vantagens e desvantagens desses produtos:
Vantagens Desvantagens

Dica
Todas essas informaes complementares so tambm teis na especificao do material, no pedido de compra, no recebimento e no acompanhamento de resultados.

Facilidade de manuseio. Rapidez no processamento de informaes Os programas calculam, detalham, desenham e permitem anlise e comparaes de solues.

No analisam o resultado. A experincia do engenheiro imprescindvel. Detalhamento padronizado pode no atender s necessidades especficas daquele elemento.

Aumento significativo da possibilidade de anlise de solues e simulaes. Rapidez e agilidade na modificao de projetos. Permitem procurar solues mais confiveis, estudadas e arrojadas.

Existem softwares mais e menos testados, podendo alguns gerar informaes distorcidas. A interpretao incorreta de dados pode onerar a obra desnecessariamente. A interpretao incorreta de dados pode forar a estrutura a trabalhar de forma diferente da esperada, contribuindo para o aparecimento de patologias de risco.

Nota
A informtica pode realar as qualidades, mas tambm reala os defeitos.

O produto intercambivel facilmente pela Internet. Preos acessveis.

Aumentam a responsabilidade da coordenao e da compatibilizao de projetos. Todos os desenhos tm a mesma apresentao, dificultando ao contratante a aferio visual do contedo. Muitas entradas de informaes no so digitalizadas, e devem ser lanadas mo (por exemplo a tabela de ferros). As escolas de engenharia no acompanham a evoluo tecnolgica da ferramenta.

10PRJ

Manual de Estruturas

Menu de estruturas
Tipologias de estruturas Podemos tipificar os projetos estruturais convencionais em trs partidos bsicos: Estrutura com laje nervurada Estrutura vigada Estrutura com laje plana Estrutura com Laje Plana As lajes planas caracterizam-se pela eliminao das vigas como elementos estruturais de suporte da laje. O clculo estrutural tem uma concepo voltada utilizao de Elementos Finitos ou de Grelha Virtual. Os importantes fatores no clculo de lajes planas so o limite deformao, os esforos horizontais sua transmisso aos pilares e a puno nos apoios. Nessa tipologia estrutural, os poos de elevador e caixas de escada normalmente funcionam como elementos que absorvero os esforos horizontais, principalmente o vento. A utilizao de vigas nas bordas externas das lajes planas tambm contribuem significativamente para a estabilidade do conjunto estrutural, servindo como contraventamento, absorvendo e transmitindo os esforos horizontais advindos das solicitaes provocadas pelo vento. Estrutura com Vigas a tipologia estrutural mais comum. Baseia-se na concepo de estruturas reticuladas com elementos horizontais de inrcia maior (vigas) suportando chapas de concreto (lajes). Ao se conceber uma estrutura vigada, devemos ter em mente possveis dificuldades oriundos da execuo no canteiro: baixa produtividade da carpintaria em funo da no padronizao do encontro entre vigas e pilares; projeto de vigas muito esbeltas, dificultando a concretagem das peas e possibilitando o aparecimento de bicheiras; maior consumo de frmas e servios de carpintaria.

Menu de Estruturas

Manual de Estruturas

11PRJ

Menu de Estruturas

Estrutura com Laje Nervurada Caracteriza-se pela utilizao de um reticulado formado por vigas de pequena altura e estreitos panos de lajes. As lajes nervuradas podem apresentar nervuras em uma ou nas duas direes. Desta forma, o composto laje + vigas apresentam-se como um plano inferior quase contnuo. Sendo alta a inrcia dos elementos resistentes, a espessura mdia final de concreto normalmente baixa. Tambm baixa a quantidade de ao utilizada. Porm, a taxa de ao por m3 alta, pois, utiliza-se uma baixa quantidade de ao em um volume de concreto reduzido. Dessa forma, podemos vencer significativos vos estruturais com as lajes nervuradas, sem a necessidade de protenso. Caractersticas e variveis Vamos relacionar as principais caractersticas e variveis para cada um dos tipos de projeto descritos acima, com o intuito de auxiliar na escolha do partido estrutural. Essas caractersticas foram divididas nos seguintes grupos: concepo de projeto: altura da edificao; flexibilidade na arquitetura, acabamento do forro e espessura de concreto; concepo executiva: quantidade de ao, protenso, mo de obra de armao, frmas e cimbramento, mo de obra de frma e cimbramento, concreto e no conformidades;
Estrutura Laje nervurada Caracterstica: Altura da edificao Vigada Laje plana

A laje nervurada forma em seu conjunto um volume de grande espessura. A soma da espessura da laje com o pdireito, determina uma grande altura entre pisos. Isto trar reflexo nos outros subsistemas, tais como, instalaes, fachadas, caixilhos e etc. Em obras em que h limitao de gabarito da edificao, pode ocorrer at a eliminao de um pavimento.

A laje vigada costuma apresentar uma distncia entre pisos inferior nervurada. De as tipologias, a que pode apresentar menor altura da edificao, para um mesmo nmero de pavimentos. Em alguns casos em que as tubulaes no podem passar por furaes em vigas, esta vantagem pode ser eliminada. a tipologia mais disseminada, e como tal, apresenta menores exigncias tecnolgicas.

A laje plana pode at propiciar ganhos de pavimentos quando h limitao de gabarito da edificao, principalmente em edificaes comerciais, devido s necessidades de passagem de instalaes.

12PRJ

Manual de Estruturas

Caracterstica: Flexibilidade na Arquitetura

De um modo geral, a laje nervurada permite, sob o aspecto estrutural, uma flexibilidade maior do layout arquitetnico. J para as reas molhadas da edificao, esta flexibilidade diminui, devido a limitao da passagem das tubulaes hidrulicas.
Caracterstica: Acabamento do Forro

A flexibilidade de layout praticamente impossvel, dada a estrutura definida, o vigamentos posicionados e as lajes dimensionadas.

Mantidas posies das reas molhadas (sanitrios, copas, cozinhas), a flexibilidade do layout arquitetnico neste caso quase total.

Menu de Estruturas

H necessidade de utilizao de forro neste tipo de estrutura, seja atravs da aplicao de massa de cimento para regularizar a superfcie, ou placas para esconder a tubulao.
Caracterstica: Espessura da laje

Se o fundo da laje estiver bem executado suficiente a aplicao de gesso ou outra textura.

Se o fundo da laje estiver bem executado suficiente a aplicao de massa de ou outra textura.

A espessura mdia de concreto das lajes nervuradas usualmente baixa. A espessura mdia de concreto de uma laje nervurada obtida pela diviso do volume de concreto do conjunto laje + nervura + pilares pela rea da laje nervurada.

A espessura mdia em estruturas vigadas para edificaes residenciais varia de 11 a 23 cm, para resistncias caractersticas de concreto de 20 MPa. Essa variao ocorre em virtude do vo da laje. Panos grandes com um nmero menor de vigas acarreta uma espessura mdia maior. A espessura mdia de concreto de uma estrutura vigada obtida pela diviso do volume de concreto das lajes + vigas + pilares pela rea total da laje.

Como no podem contar com a inrcia das vigas, as estruturas com lajes planas apresentam uma espessura mdia relativamente alta, entre 15 e 26cm. Essas espessuras so necessrias para fazer frente s deformaes estruturais.

Caracterstica: Quantidade de ao

A quantidade de ao aplicado em uma estrutura com laje nervurada baixa. Porm, a taxa de armadura costuma ser alta, pois o volume de concreto utilizado baixo tambm. Em casos em que no se utilizam estribos nas nervuras, a taxa de ao diminui, oscilando entre 40 e 70 Kg/m3.

Uma taxa de armadura para uma edificao residencial varia de 60 a 100 Kg/m3. A densidade de ao no encontro entre vigas e pilares, alm de utilizao de vigas com espessura delgada podem propiciar o aparecimento de bicheiras na concretagem.

As taxas de ao para as estruturas em lajes planas variam conforme a utilizao de protenso. Em lajes sem proteno, a taxa de armadura varia de 80 a 120 Kg/m3. J a taxa de protenso de aproximadamente 30 a 40 kg / m3 de volume protendido. A utilizao de telas soldadas agrega grandes benefcios neste sistema estrutural, pois elas possibilitam um maior aproveitamento de sua sesso til em relao a sesso de clculo.

Manual de Estruturas

13PRJ

Caracterstica: Protenso

A utilizao de protenso em estruturas com lajes nervuradas muito raro.

Em obras residenciais, a utilizao de protenso em estruturas vigadas rara. Quando a finalidade da edificao comercial, trabalhamos com vos livres maiores, ento possvel encontrarmos vigas protendidas, para vencer grandes vos sem que a altura das lajes cresa exageradamente.

A utilizao de protenso em lajes planas mais usual. Quando vos grandes devem ser vencidos, principalmente em edificaes comerciais, a protenso torna-se a sada mais vivel para que as espessuras das lajes no se tornem muito grandes.

Menu de Estruturas

Caracterstica: Mo-de Obra de Armao

Os encontros entre nervuras, o vigamento principal e pilares so os locais em que a mo-de-obra encontra dificuldade de execuo. Por outro lado, as armaes das nervuras resultam em peas repetitivas e com estruturas leves. Com isso, a pr-montagem das armaduras fora dos locais de aplicao facilita a execuo dos servios e aumenta a produtividade da equipe.

A possibilidade de prmontagem de peas como vigas e pilares pode facilitar o trabalho da mo-de obra de armao. A utilizao de telas soldadas propicia eventuais benefcios que devem ser considerados.

A tarefa de armao facilitada principalmente com o uso de telas soldadas. Devemos ter ateno especial com as armaduras negativas, pois o trnsito de funcionrios sobre a laje, podem torn-las positivas.

Caracterstica: Frmas e Cimbramento

O fundo das lajes usualmente formado por uma superfcie plana e as nervuras so realizadas por tijolos, blocos de isopor ou qualquer outro elemento leve, como elementos de fibra de vidro reaproveitveis (cabaas). A perda de material de frma baixa e o reaproveitamento de compensado alto, devido a configurao plana das frmas.

As frmas e o cimbramento so mais complexos e exigem um projeto mais elaborado, sendo preciso analisar aspectos como a montagem, desfrma, reaproveitamento de painis e reescoramento. As estruturaes dos painis de vigas exigem uma quantidade maior de madeira, tornando-os pesados. O cimbramento requer uma quantidade maior de peas. A durabilidade dos materiais da frma est relacionada ao projeto e manuseio da mesma.

Devido a quase inexistncia de vigas, as frmas e cimbramentos em uma estrutura com laje plana so extremamente fceis de se projetar, executar, montar e desformar. A durabilidade e qualidade das frmas sero altas, desde que observemos os cuidados na desfrma e sejam utilizados] materiais de boa qualidade.

14PRJ

Manual de Estruturas

Caracterstica: Mo-de-Obra de Frma e Cimbramento

Para essa tipologia, a dificuldade ocorre no posicionamento das frmas das nervuras e na desfrma, principalmente quando no utilizamos materiais reaproveitveis. O uso de isopor ou outro material inerte gera muita sujeira. Quando trabalhamos com materiais reaproveitveis para a execuo das nervuras, os servios so facilitados.
Caracterstica: Concreto

Nesse tipo de estrutura, a mode-obra de montagem e desmontagem est vinculada concepo do projeto. Os encontros entre vigas em ngulos agudos, vigas e pilares com diferentes configuraes e medidas, alm das caixas de escada e elevadores so exemplos que dificultam os trabalhos com as frmas para esse sistema estrutural.

Nessa tipologia, a mo-de-obra para montagem e desfrma bastante facilitada, pois quase no temos vigas. Dessa forma, conseguimos atingir altos ndices de produtividade de carpintaria, principalmente quando trabalhamos com sistemas de cimbramento metlico, em que a frma j est acoplada a ele, eliminando a etapa de montagem dos painis de assoalho. O lanamento de concreto facilitado pela ausncia de vigas. Para obter ganhos na produtividade, pode-se estudar a possibilidade de utilizao de concreto bombevel ou concreto auto-adensvel (eliminando o adensamento). importante planejar esta atividade com antecedncia, pois ela interfere, por exemplo, na concepo da frma (estanqueidade), cimbramento (resistncia sobrecargas) e dimensionamento de equipe.

Menu de Estruturas

O lanamento de concreto dificultado pelo excesso de viga (nervuras) e sua espessura esbelta. Alm disso, a alta densidade da armao nesta regio requer cuidados especiais no lanamento e adensamento do concreto, para evitarmos o aparecimento de bicheiras. Recomenda-se, em alguns casos, a utilizao de concreto mais fludo, eventualmente auto nivelante. Durante a tarefa de concretagem, podem ocorrer danos aos elementos inertes, principalmente se forem tijolos ou isopor, aumentando o consumo de concreto. Esta perda pode atingir, em mdia, um acrscimo de consumo da ordem de 10%.

A dificuldade no lanamento de concreto depende da quantidade, geometria (largura), densidade e posicionamento de armao das vigas. Alm disso, cuidados com o trao do concreto, velocidade de lanamento, tipo de lanamento, so variveis que devem ser analisadas previamente.

Manual de Estruturas

15PRJ

Caracterstica: Qualidade e No Conformidade

Caso os materiais utilizados para a execuo das nervuras (tijolos de 8 furos, blocos, isopor e etc.), normalmente no sejam padronizados, teremos

Os problemas de qualidade em uma estrutura vigada podem ser minimizados na elaborao do projeto. Por exemplo, os encontros de vigas e pilares devem ser estudados e compatibilizados, considerando-se a dificuldade de execuo no canteiro. Larguras e alturas diferentes nas peas estruturais so potenciais geradores de no conformidades, j que sempre necessitam de adaptaes nas frmas. Vigas muito estreitas, com armao densas e concreto de slump inadequado, propiciam o aparecimento de bicheiras e imperfeies de concretagem.

A quase inexistncia de vigas, frmas e cimbramento simples, bem como armao mais distribuda so fatores que minimizam a ocorrncia de no conformidades neste tipo de estrutura. Devemos tomar cuidados especiais na desfrma e reescoramento da estrutura, para evitar o aparecimento de flechas nos vos das lajes. As bordas externas das lajes, quando no esto enrijecidas por vigas de borda, so regies com grande possibilidade de aparecimento de deformaes.

Coordenao

variaes geomtricas nas lajes nervuradas. Conseqentemente, teremos dificuldade na execuo das frmas, armao e locao das passagens de instalaes eltricas e hidrulicas, alm de potencializar o aparecimento de patologias.

Coordenao de projetos
Nota
no h mais espao, atualmente, para a soluo quebra-galho ou gambiarra que sempre fizeram o cotidiano da construo civil.

A crescente complexidade operacional e gerencial dos empreendimentos, somada tendncia de especializao cada vez maior, tem gerado uma necessidade de aglutinao e organizao de informaes. Alm disso, o aumento dos custos operacionais e da concorrncia tm forado as empresas a pensarem de maneira otimizada as atividades no canteiro de obras. Tambm latente que os projetos devem chegar obra com o maior nmero de detalhes e especificaes possvel, evitando que o engenheiro tenha que improvisar por falta de informaes tcnicas e executivas nos projetos. Nos dias de hoje, a forma utilizada para resolver este problema a Coordenao de Projetos. Coordenar significa dispor segundo certa ordem e mtodo; organizar, arranjar. A coordenao de projetos deve abranger de maneira global e sistmica todas as especialidades de uma edificao. Sua principal caracterstica acompanhar o desenvolvimento dos projetos e conduzi-los na direo dos interesses do empreendimento e do empreendedor, atravs de uma atitude pr-ativa. As principais funes da coordenao de projetos de um empreendimento so: controlar os prazos de elaborao de projetos, alm dos custos e qualidade dos trabalhos; controle de fluxos e escopo; controle de interfaces; focar as atividades sempre visando a racionalizao e construtibilidade do empreendimento; gerenciar e organizar as informaes: arquivos, projetos, croquis, relatrios e atas de reunies; compatibilizar os vrios projetos do empreendimento e retroalimentar os projetistas com as alteraes e especificaes tcnicas; identificar a necessidade da participao de consultores e/ou contratao de projetos complementares. A coordenao de projetos deve ser executada por profissional que tenha conhecimentos em todas as reas de projeto e vivncia em execuo de obras. Por ser uma atividade multidisciplinar, o coordenador deve possuir caractersticas de liderana, integrao e conseguir transmitir equipe as orientaes necessrias. Podemos representar o organograma de uma equipe multidisciplinar de projetos inserindo a figura do coordenador como condutor do processo.

16PRJ

Manual de Estruturas

Compatibilizao

O projeto arquitetnico o primeiro projeto do empreendimento. Nele esto contidas as idealizaes do produto e devero constar suas principais especificaes de desempenho. Se considerarmos que os demais so projetos complementares a este, o projeto de estruturas um dos mais importantes, no apenas devido ordem cronolgica, mas tambm por detalhar o um subsistema com o maior caminho crtico e custo, e por influenciar as demais atividades do empreendimento. No processo de desenvolvimento dos projetos, elaboramos os anteprojetos dos diversos subsistemas, priorizando os arquitetnico e estrutural. Depois de avaliados cada um deles separadamente e compatibilizados entre si, resolvendo as interferncias, ento eles podero ser detalhados - projetos executivos. Neste contexto, o papel do coordenador de projetos fundamental e a comunicao entre as partes contidas no organograma acima deve ser precisa, rpida e ordenada. Com o intuito de melhorar essa comunicao, algumas empresas utilizam sistemas de gerenciamento atravs da Internet, em que cada empreendimento recebe um endereo prprio, disponibilizando para os diversos projetistas todas as informaes do andamento dos projetos, suas revises, croquis, atas de reunio e etc.

Nota
A maior parte das patologias e problemas encontrados nas obras nasce da falta de solues adequadas e de compatibilizao entre os projetos.

Compatibilizao de projetos

A compatibilizao de projetos uma forma corretiva de combinar os diversos projetos, evitando as interferncias e incompatibilidades. Ela permite a integrao das solues adotadas para os diversos subsistemas. A compatibilizao dos projetos de um edifcio tem por funo principal a integrao das solues adotadas nos projetos de arquitetura, estrutura, instalaes prediais, vedaes, esquadrias, impermeabilizao, contrapiso e etc., assim como, nas especificaes tcnicas para a execuo de cada subsistema. A seguir, exemplificamos alguns itens a serem compatibilizados dentre os diversos subsistemas de projetos:

Manual de Estruturas

17PRJ

Estrutura x Estrutura Ao se desenvolver o projeto de estruturas, devemos observar alguns aspectos das peas estruturais. Pilares executar os pilares evitando dentes ou requadros com as vigas, mantendo as espessuras iguais executar pilares com dimenses constantes ao longo dos andares, procurando modificar as frmas na passagem do subsolo para o trreo. Se utilizarmos concreto de alto desempenho, esta recomendao pode no ser vlida; devemos fazer uma anlise de valor entre o excedente de concreto gasto para manter a seo do pilar constante e o custo da modificao das frmas; evitar formas de difcil execuo na obra, privilegiando formatos retangulares e quadradas. Vigas evitar a utilizao de vigas invertidas, principalmente junto aos pilares, pois dificultam a execuo de gastalhos e atrapalham o ciclo de concretagem; manter uniforme as alturas das vigas de um mesmo pavimento; evitar a execuo de encontro de vigas em ngulos agudos, pois complicam tanto a montagem das frmas como a desforma; Lajes evitar panos de lajes com diversas espessuras dentro de um mesmo pavimento; manter as cotas de fundo de laje no mesmo pano; compatibilizar espessuras com as armaduras embutidas na mesma - malha positiva, malha negativa, cobrimentos, reforos etc.; verificar as deformaes previstas para os panos de laje muito extensos, sobretudo nas regies que no contaro com camada de regularizao de piso; evitar a execuo de panos de laje formando ngulos agudos, pois dificultam a desfrma;

Compatibilizao

18PRJ

Manual de Estruturas

Estrutura x Alvenaria Na compatibilizao entre os projetos estrutural e o de alvenaria devem ser observados os seguintes itens: Pilares compatibilizar a largura dos pilares com as alvenarias, evitando dentes no acabamento; no caso de pilares inclinados ou chanfrados, executar os chanfros perpendiculares s alvenarias; o encontro da alvenaria e a estrutura deve ser de topo; Vigas projetar as vigas evitando dentes e requadros com as alvenarias, tornando as espessuras compatveis; procurar modular as alturas de vigas de acordo com o projeto de alvenaria e de caixilharia, tornando, sempre que possvel, a quantidade de fiadas de blocos um nmero inteiro; Estrutura x Instalaes Compatibilizar o projeto de instalaes (eltrica, hidrulica, ar condicionado, exausto, sprinklers, automao e etc.) com o projeto estrutural vantajoso, evitando retrabalhos. Vigas compatibilizar os furos previstos nos diversos projetos, locando-os e marcando-os com exatido no projeto estrutural; verificar se estes furos no interferem nas armaduras ou esto com dimenses compatveis com a altura da viga; verificar as espessuras de eletrodutos passantes nas vigas at o limite imposto pelo calculista; locar e verificar se os pontos de luz no teto no coincidem com posies de vigas; locar e verificar se as prumadas hidrulicas no coincidem com posies de vigas. Lajes prever na frma, assim que o projeto de instalaes definir, a locao exata das passagens de prumadas e shafts; verificar se na espessura projetada da laje cabem as tubulaes embutidas e as armaes positiva e negativa; verificar as dimenses dos sulcos criados para passagens de tubulao de gs com a espessura da laje, armaes e vigas; verificar todos os rebaixos criados nas lajes considerando as tubulaes embutidas; Blocos de transio verificar as interferncias dos mesmos com as sadas e esgoto e locao das prumadas;

Compatibilizao

Manual de Estruturas

19PRJ

Estrutura x Acabamentos Os aspectos ligados ao acabamento da obra devem ser observados desde o projeto de estrutura. Pilares compatibilizar a locao de pilares com a Arquitetura; compatibilizar a locao dos pilares com as vagas de garagem; Vigas atentar para o tipo de revestimentos a serem utilizados nas paredes e a necessidade de espessuras diferenciadas para as vigas e a alvenaria; verificar as alturas dos peitoris e dimenses dos caixilhos para evitar a execuo de vergas sobre os mesmos; verificar o tipo, material e dimenses das portas para evitar que as vigas impeam a instalao posterior das mesmas, evitando cortes e fragilizao das folhas ou a execuo de portas sob encomenda; verificar o detalhe de arremate dos forros nas varandas, compatibilizando as alturas das vigas com os caixilhos e forros; compatibilizar a posio e altura das vigas com as passagens das rampas de garagem e escadas; atentar para a previso de rebaixos em vigas quando houver: - mudana de nveis na Arquitetura (terraos, trreo interno e externo, jardineiras, escadas e etc.); - chumbamento de contra-marco de porta se no houver contrapiso na laje; - atentar para rebaixo na face das vigas invertidas nas regies onde haver impermeabilizao; sendo necessrio encobrir as vigas, compatibilizar a altura das mesmas com as cotas de forros; atentar para a regio de arremate do forro nas bordas; Lajes compatibilizar nveis da estrutura com espessuras previstas para os revestimentos de piso; compatibilizar rebaixos com as cotas previstas para o piso acabado e desnveis; compatibilizar rebaixos com a impermeabilizao; Estrutura x Elevadores para a caixa de elevadores, compatibilizar os pilares que suportam as corrida dos elevadores com as dimenses e folgas necessrias para a obra e instalao do mesmo; criar condies favorveis desforma, principalmente nos pilares que formam a caixa de corrida do elevador, se esta tiver formato em C; verificar sua real necessidade.

Compatibilizao

20PRJ

Manual de Estruturas

Contratao do profissinal / escritrio


Interface projetista contratante Inicialmente, interessante estabelecer e identificar as figuras que intervm em todo o processo de projeto. empreendedor responsvel pela gerao do produto; atua na formalizao do produto; projetista viabiliza a fabricao do produto; construtor usurio assume a utilizao do produto. Posicionando o empreendedor, o construtor e o usurio como clientes do projeto, o projetista deve levar em considerao suas necessidades, para melhor satisfaz-los. Esse , normalmente, um ponto nevrlgico, em que muitas das crticas so depositadas e muitos problemas so originados. A forma como os agentes interagem muito importante para a viabilizao de projetos mais adequados e em conformidade com as suas necessidades. Contratao At os anos 60, as empresas mantinham em seus quadros uma equipe de projetos. A partir da, houve uma alterao na filosofia de contratao, em que passaram a contratar projetos, ao invs de profissionais. Os passos mais comuns no processo de contratao de projetos so: Seleo inicial das empresas/profissionais; Elaborao de cartas-convite; Pr seleo, que realizada considerando a experincia do profissional, situao econmico-financeira e legal, quadro tcnico e comprometimento com outros trabalhos e clientes; Seleo final. Vale lembrar que as propostas tcnicas devem ser analisadas quanto a: Viabilidade tcnica da proposio; Capacidade tcnica dos profissionais envolvidos; Quantidade de documentos a serem emitidos; Recursos unitrios por documento emitido; Acompanhamento tcnico durante todo o ciclo do empreendimento; Preo da proposta (ver nota); Preo da hora trabalhada; Forma e condies de pagamento; Outros elementos de interesse do contratante. Apesar de tudo isso, muitas construtoras no realizam concorrncia em funo de parcerias j existentes com escritrios de clculo. muito comum encontrarmos construtoras que trabalham ao lado de vrios escritrios, pulverizando a contratao, para no sobrecarregar apenas um escritrio. E isso ir depender do tipo, tamanho e complexidade do empreendimento.

Contratao

Notas
Na prtica, verifica-se que os escritrios estabelecem seus preos em funo do seu prestgio, da rea construda, da complexidade do projeto, do grau de repetitividade, do nmero de simulaes, da existncia de protenso, entre outros. Normalmente o custo de um projeto estrutural representa entre 1% e 3% do valor da obra, mas pode influenciar sobremaneira nos resultados do empreendimento, nos custos de operao e manuteno.

Dica Uma boa maneira de ajudar a pesar os itens de interesse de quem contrata, estabelecer uma pontuao a cada um, e dar maior ateno empresa/ profissional que acumular a maior soma.

Manual de Estruturas

21PRJ

Indicadores de qualidade do projeto

Contratao

Diante das variveis de solues de projetos, do nmero de escritrios de clculo e ainda da influncia de que cada deciso tem sobre os prazos, custos e interferncias, mostra-se necessria a adoo de indicadores para estabelecer comparativos e subsidiar as decises quanto s diversas opes. Algumas construtoras no utilizam qualquer indicador, alegando as seguintes justificativas: restrio da criatividade do projeto arquitetnico; poucas obras com caractersticas semelhantes para poder se estabelecer padres comparativos; no reconhecimento da importncia de indicadores; desconhecimento da existncia dos mesmos. Em contrapartida, atualmente muitas outras construtoras esto aperfeioando esses indicadores, conscientes do impacto que qualquer deciso desse nvel tem no resultado do empreendimento. Avaliao do produto projeto Sob o ponto de vista do projeto estrutural, pode-se dividir os indicadores entre quantitativos e qualitativos, sob a tica de custos, prazos, qualidade e influncia sobre os demais subsistemas. A tabela abaixo destaca alguns pontos relevantes.
Indicadores Quantitativos Indicadores Qualitativos

Relao m2 de frma/m2 de rea construda Relao m2 de frma/m3 de concreto Relao m3 de concreto/m2 de rea construda Relao Kg de ao/m3 de concreto Relao Kg de ao/m2 de rea construda Nmero de repeties dos elementos estruturais Mediana das reas das sees dos pilares Mediana dos comprimentos das vigas

Facilidade de compatibilizao com outros projetos Grau de detalhamento Potencial de racionalizao da produo Clareza nas informaes Padronizao e uniformizao Coordenao modular Correta aplicao das normas tcnicas

22PRJ

Manual de Estruturas

S-ar putea să vă placă și