Sunteți pe pagina 1din 6

Osteologia

Alexandre Bussinger Lopes 2011.2 Medicina UNIRIO E.M.C. O sistema esqueltico O esqueleto o principal responsvel pela sustentao corprea e formado por ossos e cartilagens. Quanto mais jovem o indivduo, maior a proporo cartilagem/osso, j que a estruturao completa dos ossos se d somente aos vinte anos no homem e aproximadamente aos dezoito nas mulheres (essa diferena atribuda aos hormnios femininos). O esqueleto humano contm, em mdia, 206 ossos e possui as seguintes subdivises: Ossos do Crnio Vrtebras Esterno Costelas Cartilagens costais mero (brao) Rdio e Ulna (antebrao) Ossos da Mo Fmur (coxa) Tbia e fbula (perna) Ossos do p

Esqueleto Axial

Superior Esqueleto Apendicular Inferior

do membro Superior Cngulos do membro Inferior

Clavcula Escpula Ossos do Quadril Sacro

Osteologia Os ossos so compostos por duas diferentes substncias, as matrizes orgnica e inorgnica. 01. Matriz orgnica: constituda por mucopolissacardeos - tipo de protena - que se dispe de forma trabeculada e o responsvel pela elasticidade do osso 02. Matriz inorgnica: constituda por sais minerais, principalmente fosfato de clcio - pertencentes ao grupo mineral da apatita - e que encontram-se depositados sobre o trabeculado formado pela matriz orgnica. a responsvel pela resistncia caracterstica dos ossos. A combinao das duas matrizes permite que os ossos sejam a um s tempo estruturas rgidas e elsticas. Quando da sua calcinao (retirada de gua e matriz orgnica) torna-se frivel (quebradio). Quando da sua descalcificao (retirada da matriz inorgnica) torna-se flexvel.

Clulas do tecido sseo


Cl. Osteoprogenitora Caractersticas Gerais Origem Funo Localizao
Fusiforme Mesnquima embrionrio Diferenciar-se em osteoblastos ou, em apxia, cls. condrognicas Camada interna do peristeo e endsteo

Osteoblasto
Organelas polarizadas Cls. osteoprogenitoras Sntese de colgeno tipo I, proteoglicanos e glicoprotenas Superfcie do tecido sseo

Ostecito Adaptam-se lacuna


Aprisionamento do osteoblasto Baixa secreo de substncias Lacunas

Osteoclasto
Multinucleada Sistema mononuclear fagocitrio (linhagem de macrfagos) Reabsoro ssea Lacunas de Howship

1|Pgina

H dois tipos de osso, o compacto e o esponjoso. A diferena entre eles se baseia no tamanho dos espaos existentes e da quantidade de substncia slida. Todos os ossos possuem uma lmina superficial de osso compacto em torno do contedo trabeculado. Em alguns ainda existe uma regio mais interior, a cavidade medular. O osteide embrionrio se assemelha muito ainda a cartilagens, e s depois de alguns anos, ocorre vascularizao e ossificao destes. Com a vascularizao, algumas clulas hematopoiticas alojam-se na cavidade e daro origem medula ssea vermelha. Aps alguns anos, a grande maioria destas ser substituda pela medula ssea flava ou amarela (importante para a reduo do peso do esqueleto e consequente facilitao da locomoo) e somente existir funo hematopoitica no esterno, costelas, vrtebras e ossos do quadril. Histologia de ossos compactos (composto por delgadas lamelas): - Lamelas circunferenciais externas logo abaixo do peristeo, onde as fibras de Sharpey se inserem; - Sistema de Havers (steons) cilindros dispostos concentricamente em torno do canal de Havers. O limite de cada steon feito pela linha cimentante, composta por substncia calcificada e umas poucas fibras colgenas; Canal de Havers: revestido por uma camada de osteoblastos e clulas osteoprogenitoras, abriga um feixe neurovascular ; Canal de Volkmann: unem canais de Havers adjacentes oblqua ou perpendicularmente; - Lamelas circunferenciais internas revestem a cavidade medular, de onde projetam-se as trabculas.

2|Pgina

Classificao dos ossos: I) Ossos longos (exs.: mero e fmur)1: C>LE C: comprimento II) Ossos planos (funo protetora. Ex. ossos do crnio)2: E<LC L: largura III) Ossos curtos (ossos do tarso e carpo) CLE E: espessura IV) Ossos irregulares: a forma no comparvel a qualquer forma geomtrica conhecida V) Ossos sesamides: encontram-se em locais de cruzamento de tendes na extremidades de ossos longos. Eles protegem os tendes e regulam a angulao de insero dos msculos. (ex.: patela) VI) Ossos pneumticos: apresentam seios em seu interior. (exs.: frontal, esfenoide) 1 Ossos longos possuem uma regio central, a difise e duas extremidades, as epfises. Nos indivduos que ainda no completaram o seu desenvolvimento completo, entre a difise e as epfises observamos os discos epifisrios constitudos por cartilagem hialina e responsveis pelo crescimento do osso em comprimento (ossificao endocondral). Externamente difise (exceto onde os tendes se inserem) observa-se lmina dupla de tecido conjuntivo: o peristeo. O seu folheto interno ser o responsvel pelo crescimento do osso em espessura e essencial para a consolidao das fraturas. Possui osteoblastos e cls. osteoprogenitoras e adere-se ao osso atravs das fibras de Sharpey. No seu folheto externo (fibroso) observamos receptores para a dor que, em ltima anlise tem como objetivo impedir que fraturas aconteam, alm de distribuir os vasos sanguneos para o osso. Na regio central da difise observamos a cavidade medular. 2 Os ossos planos do crnio so formados principalmente por ossificao intramembranosa e tm estrutura peculiar: as superfcies interna e externa da calvria (ou calota craniana) possui duas camadas relativamente espessas de tecido sseo compacto (tbuas corticais interna e externa) que recobrem e revestem o tecido sseo esponjoso, que chamado de dploe. A tbuas corticais tm peristeos especiais. O externo denominado pericrnio e a interna revestida pela dura-mter, que tambm protege o encfalo.

VII)

VIII)

Ossos acessrios ou supranumerrios: os ossos adultos muitas vezes so formados da fuso de vrios centros de ossificao. Em algumas pessoas, esse centros no se fundem completamente o que d uma aparncia de ossos sobressalentes. comum encontra-los no crnio, formando os ossos suturais, ou wormianos e tambm nos ps, muito confundido com lascas sseas em radiografias. Ossos heterotpicos: quando h um processo hemorrgico frequente a cicatrizao pode vir a converter tecidos moles em ossos. Em cavaleiros, por exemplo, comum haver um osso na coxa resultante do esforo dos msculos adutores. 3|Pgina

Desenvolvimento sseo Todos os ossos surgem do mesnquima embrionrio, porm em dois possveis processos distintos. 01. Ossificao intramembranosa: tipo de formao ssea que ocorre em um mesnquima no qual se formou uma bainha membranosa. O mesnquima se condensa, tornando-se altamente vascularizado; algumas clulas se diferenciam em osteoblastos e comeam a depositar matriz ou substancia intercelular o tecido osteide ou pr-osso. Os osteoblastos so quase completamente separados uns dos outros, o contato sendo mantido por alguns prolongamentos muito pequenos. O fosfato de clcio ento depositado no osteide medida que este se organiza em osso. Os osteoblastos envolvem-se com matriz, transformandose em ostecitos.

02. Ossificao endocondral: tipo de formao ssea que ocorre dentro de moldes de cartilagem preexistente
principalmente em ossos longos e curtos. Em um osso longo, por exemplo, o centro primrio de ossificao aparece na difise. Nesta regio as clulas cartilaginosas aumentam de tamanho, a matriz torna-se calcificada e as clulas morrem. Ao mesmo tempo, uma camada delgada de osso depositada sob o pericndrio que envolve a difise; deste modo o pericndrio se transforma em peristeo. A cartilagem fragmentada pela invaso de tecido conjuntivo vascular proveniente do peristeo. Algumas clulas invasoras se diferenciam em clulas hemopoiticas da medula ssea. A maior parte dos centros secundrios de ossificao aparece nas epfises nos primeiros anos de vida durante j que quando do nascimento somente a difise est bastante ossificada. As clulas da cartilagem epifiseal se hipertrofiam e h invaso desta cartilagem por tecido conjuntivo vascular. A ossificao se espalha em todas as direes e somente persiste cartilagem na superfcie (cartilagem articular) e no disco epifisrio.

4|Pgina

a: Zona de repouso: condrcitos mitoticamente ativos; b: Zona de proliferao: condrcitos em proliferao rpida posicionam-se em fileiras (grupos isgenos axiais) na direo do crescimento do osso; c: Zona de cartilagem hipertrfica os condrcitos hipertrofiam e iniciam a mineralizao; d: Zona de cartilagem calcificada os condrcitos morrem entre a matriz calcificada; e: Zona de ossificao clulas osteoprogenitoras invadem a zona de cartilagem calcificada, diferenciam-se em osteoblastos, reabsorvem a cartilagem calcificada e depositam a matriz ssea.

03. Crescimento Aposicional: o crescimento da difise em largura se d pela diferenciao das clulas
osteoprogenitoras da camada osteognica do peristeo em osteoblastos, que iniciam a secretar matriz ssea por sobre o osso j existente. Este processo ocorre durante todo o crescimento sseo e acompanhado pela reabsoro ssea a medida que h deposio externamente difise, osteoclastos agem internamente, aumentando a cavidade medular.

5|Pgina

Correlaes Clnicas

01. Fratura: para uma cicatrizao adequada, as extremidades separadas devem ser
unidas e, a isso, se d o nome reduo de fratura. Na fratura, h dano matriz ssea e aos vasos sanguneos que circundam a regio. A hemorragia local logo resulta num cogulo e no impedimento de oxigenao, j que a circulao fica comprometida. Isso resulta em ainda mais dano com morte de mais ostecitos. Posteriormente, o cogulo invadido por capilares e fibroblastos. Estas clulas do tecido conjuntivo adjacente ao osso se proliferam e secretam colgeno formando um calo que depois tem de ser calcificado e reabsorvido. A velocidade de crescimento dos capilares menor do que das clulas osteoprogenitoras e, devido a baixa tenso de O2, estas so diferenciadas em condroblastos, que, aps a calcificao morrem e do lugar aos osteoblastos. Ossos em crescimento tm uma cicatrizao muito mais rpida do que ossos de adultos.

02. Osteoporose: durante a velhice ambas as matrizes, orgnica e inorgnica, so


reduzidas. Isso torna o osso mais frgil o que acaba promovendo uma maior incidncia de fraturas. Nas mulheres esta uma patologia muito comum aps a menopausa, com a queda dos nveis sricos de estrognio, o que estimula a reabsoro ssea.

03. Osteopetrose: doena gentica na qual os osteoclastos no possuem borda pregueada


e, portanto, a reabsoro ssea menos eficiente e a densidade ssea aumentada. Diversas consequncias podem advir da osteopetrose como anemia (devido a diminuio do espao medular), cegueira e surdez (devido a compresso dos nervos cranianos).

04. Acromegalia: espessamento dos ossos, especialmente os da face devido a um excesso


de somatotrofina (GH).

05. Efeitos nutricionais:


Raquitismo: decorrente da deficincia de vitamina D, o que impossibilita a absoro intestinal de clcio. Causa deformaes sseas em crianas. Osteomalcia: resultante da deficincia prolongada de vitamina D em adultos, dificultando a remodelao ssea devido ausncia de clcio. Escorbuto: deficincia de vitamina C o que diminui a sntese de colgenos, dificultando a formao de matriz ssea e reduzindo a velocidade dos processos de cicatrizao.

6|Pgina

S-ar putea să vă placă și