Sunteți pe pagina 1din 17

O PROCESSO DE AVALIAO NA EDUCAO A DISTNCIA

INTRODUO

A Educao a Distncia por ser uma modalidade de "educao formal" pouco explorada no Brasil assume na era da informao e do conhecimento uma nova dimenso. Com o acesso Internet popularizado, novas formas de comunicao e de interao passaram a propiciar a troca de conhecimentos desconsiderando as distncias fsicas e temporais. Professores e alunos passam a usufruir da educao a distncia via WEB, onde os meios eletrnicos de comunicao intermediam o processo de ensino e de aprendizagem de forma mais colaborativa, utilizando-se de ferramentas como: e-mail, WWW, listas de discusso, videoconferncia. Mas e a avaliao neste processo? Por inmeras razes, um professor na modalidade a distncia no pode avaliar o aluno apenas atravs de testes e trabalhos. Assim, a avaliao na educao a distncia deve empregar diversos meios, estar a disposio do aluno, orientar o aluno e, certamente, no deve medir apenas quantidades ou refletir apenas um momento pontual.

O PROCESSO DE AVALIAO NA EDUCAO A DISTNCIA

A apropriao do conhecimento tecnolgico, onde a informtica e as redes de comunicao assumem novos papis no processo de transformao social fundamental na sociedade moderna. Acredita-se que este conhecimento deva ser um instrumento de apropriao e construo de novos conhecimentos. A rede mundial de computadores pode apoiar formas inovadoras de aprender, ensinar e avaliar, sendo vista como uma aliada no processo de reestruturao do ambiente de ensino e aprendizagem. Para se entender o processo de avaliao, especificamente a avaliao na modalidade de ensino a distncia, torna-se necessrio compreender como a educao utiliza-se da avaliao, dentro de enfoques distintos, tal como resumido na tabela 4.1

Educao num enfoque:

Como se avalia: Utilizao de verificaes de curto prazo e prazo mais longo; punio (reprovao, notas baixas) e reforo positivo (aprovao, bons conceitos). Avaliao de comportamentos observveis e mensurveis; controle de comportamento face a objetivos prestabelecidos.

Tradicional

Tecnicista

Libertadora

Verificao direta da aprendizagem desnecessria; avaliao da prtica vivenciada entre educador/educando; autoavaliao em termos de compromisso assumido com a prtica social. A avaliao realizada a qualquer momento, pois sua preocupao diagnosticar falhas; observao do desempenho; valorizao de outros instrumentos que no a "prova".

Progressista

Tabela 4.1: Avaliao segundo diferentes enfoques

Ao integrar educao e tecnologias interativas, ocorreu o surgimento da Educao a Distncia Mediada por Computador (EDMC), que possibilita atividades educacionais assncronas, sem a exigncia de presenas fsicas e simultneas de professor e alunos, transformando a sala de aula em um espao "virtual". Estudar e desenvolver metodologias a serem empregadas na avaliao a distncia e que possibilitem avaliaes mais dinmicas e interativas um desafio, pois embora o avano da modalidade a distncia no sistema educacional, formas de avaliao inovadoras que se adaptem a este modelo so quase inexistentes. Como conseqncia, os participantes ganham no s conhecimento, mas tambm novas habilidades sociais, incluindo a habilidade de comunicar e colaborar com colegas fisicamente dispersos. Outra varivel importante na eficcia do aprendizado a preferncia do aluno por um modo particular de aprendizado: cooperativo, mas individualizado. Muitos projetos de educao a distncia incorporam o aprendizado cooperativo, projetos colaborativos e interatividade entre grupos de alunos e entre locais diferentes. O processo de avaliao a distncia dever contemplar este tipo de aprendizagem. Quais so os critrios bsicos utilizados no processo de avaliao? Ou seja, quando se elabora uma prova o que avaliamos? O que o professor espera de seus alunos no processo de avaliao? A avaliao um processo de deciso seletiva, um processo que envolve contedos e objetivos. Na modalidade presencial, alguns critrios so bastante evidentes: reproduo do contedo ensinado em aula, participao, frequncia, comportamento, apresentao; algumas vezes, busca-se avaliar tambm os critrios subjetivos (fracasso, xito). Dentro do campo educacional, a avaliao assume diferentes papis. A classificao a seguir definida por Bloom e seus colaboradores, onde a avaliao pode ser:

Formativa: ocorre durante o processo de instruo; inclui todos os contedos importantes de uma etapa da instruo; fornece feedback ao aluno do que aprendeu e do que precisa aprender; fornece feedback ao professor, identificando as falhas dos alunos e quais os aspectos da instruo que devem ser modificados; busca o atendimento s diferenas individuais dos alunos e a prescrio de medidas alternativas de recuperao das falhas de aprendizagem. Somativa: ocorre ao final da instruo com a finalidade de verificar o que o aluno efetivamente aprendeu; inclui contedos mais relevantes e os objetivos mais amplos do perodo de instruo; visa atribuio de notas; fornece feedback ao aluno (informa-o quanto ao nvel de aprendizagem

alcanado), se este for o objetivo central da avaliao formativa; presta-se comparao de resultados obtidos com diferentes alunos, mtodos e materiais de ensino.

Diagnstica: ocorre em dois momentos diferentes: antes e durante o processo de instruo; no primeiro momento, tem por funes: verificar se o aluno possui determinadas habilidades bsicas, determinar que objetivos de um curso j foram dominados pelo aluno, agrupar alunos conforme suas caractersticas, encaminhar alunos a estratgias e programas alternativos de ensino; no segundo momento, buscar a identificao das causas no pedaggicas dos repetidos fracassos de aprendizagem, promovendo, inclusive quando necessrio, o encaminhamento do aluno a outros especialistas (psiclogos, orientadores educacionais, entre outros).

O processo de ensinar e de aprender tem suas prprias dimenses, pressupondo reciprocidade. A aprendizagem envolve satisfao de necessidades, podendo gerar frustraes. O ensinar faz parte de um contexto de aprendizagem, existindo a intencionalidade no ato do professor. Que mtodos os professores empregam para dar forma aos objetivos e contedos? Como eles ensinam? Que metodologias os professores conhecem e que melhor se adaptam aos seus propsitos? Como a avaliao est normalmente desvinculada do processo de ensino e aprendizagem, acaba servindo apenas para classificar o aluno, no tendo repercusso na dinmica de trabalho em sala de aula. Segundo o quadro a seguir, analisando-se duas vises de educao: a tradicional e a progressista, percebese a avaliao de forma diferenciada com concepes e objetivos distintos. AVALIAO EM UMA VISO TRADICIONAL

VISO PROGRESSISTA Ao coletiva e consensual Concepo investigativa e reflexiva Atua como mecanismo de diagnstico da situao Postura cooperativa entre professor e aluno Privilgio compreenso Incentiva a conquista da autonomia do aluno.

Ao individual e competitiva

Concepo classificatria Apresenta um fim em si mesma Postura disciplinadora e diretiva do professor Privilgio memorizao Pressupe a dependncia do aluno.

Para alguns autores, possvel elaborar provas somativas e provas formativas utilizando o computador como instrumento na avaliao. As provas somativas ocorrem ao final da instruo e verificam o que o aluno aprendeu, apresentando uma pergunta aps a outra. As provas formativas ocorrem durante o processo de instruo e visam a recuperao de falhas na aprendizagem. O aluno recebe o feedback indicando se a resposta correta ou incorreta e so fornecidas informaes adicionais sobre o assunto abordado pela questo. importante referenciar as diferenas estruturais entre testes formativos, somativos e diagnsticos. Um teste somativo, por exemplo, frequentemente possui mais abrangncia de contedo que um teste formativo engloba, na maioria das vezes, os aspectos mais relevantes e mais gerais de vrias unidades de ensino, enquanto que este ltimo se atm ao contedo de uma unidade especfica de ensino. Embora possa haver diferenas estruturais entre os testes formativos, somativos e diagnsticos, um mesmo teste pode servir s trs funes da avaliao dependendo do uso que se pretenda fazer dos seus resultados

(determinao do ponto de partida do curso ou disciplina, identificao de falhas de aprendizagem que precisam ser sanadas, relao entre contedos e objetivos, entre outros). Considerando vantagens como: feedback imediato ao aluno, flexibilidade na data de realizao da prova, respeito ao ritmo individual do aluno, abordagem modular, oportunidade de fazer cursos no oferecidos no local, apresentao consistente e portabilidade, em relao ao emprego do computador na avaliao distncia, o professor ao avaliar dever:

repensar o uso autoritrio da avaliao; redimensionar o uso da avaliao (tanto do ponto de vista da forma quanto do contedo); alterar a postura diante dos resultados da avaliao.

Como desenvolver um contedo mais significativo de forma mais participativa, diminuindo a necessidade de recorrer nota como instrumento de coero? No se pode conceber uma avaliao reflexiva, crtica, emancipatria, num processo de ensino passivo, repetitivo deve-se buscar a coerncia na teoria e na ao. Grande parte dos professores critica fortemente as medidas (testes de avaliao) usadas para monitorar o desempenho de estudantes e avaliar programas, pois elas fracassam ao avaliar os resultados significativos da aprendizagem e assim enfraquecem o currculo, a instruo e as decises sobre linhas de ao: enfatizam a memorizao de fatos com pouca oportunidade para a prtica de habilidades de ordem mais alta do pensamento. Assim, surgem questes sobre:

Como realizar experincias para avaliar as condutas de alunos e professores e os produtos (aulascontedos) propostos pelas aulas a distncia? E como executar essa avaliao? Como identificar a interao dos alunos com os ambientes de ensino a distncia, para implementar metodologias de avaliao a distncia?

evidente que a avaliao deve ser contnua, realizada no processo enquanto o professor acompanha a construo do conhecimento. Na educao a distncia, o centro do processo de ensino o aluno, deste modo procura-se ampliar as possibilidades de escolha do aluno, oferecendo vises alternativas sobre o mesmo problema e materiais complementares que auxiliem na sua formao. A avaliao deveria ser um ato dinmico, implicando na tomada de deciso, servindo para identificar habilidades dos envolvidos no processo de aprendizagem, visando proporcionar um feedback til aos mesmos e informaes proveitosas para a comunidade escolar. Para muitos autores, entre as caractersticas de um bom instrumento de avaliao, destacam-se: - Validade: mede o que se prope a medir e permite generalizaes apropriadas sobre as habilidades dos estudantes; - Consistncia: requer que os professores definam claramente o que esperam da avaliao, independentemente da matria ou do aluno; - Coerncia: apresenta conexo com os objetivos educacionais e a realidade do aluno; - Abrangncia: envolve todo o conhecimento e habilidades necessrios ao contedo explorado; - Clareza: deixa claro o que esperado do estudante; no confunde nem induz respostas; - Equidade: deve contemplar igualmente todos os estudantes, levando em conta as caractersticas e valores de sua comunidade.

SISTEMAS DE AVALIAO NA WEB

Atualmente, o nmero de instituies que desenvolvem trabalhos na rea de educao a distncia grande. Considerando-se algumas destas instituies, foi realizada uma pesquisa sobre os sistemas de avaliao disponveis na WEB, onde foram selecionados seis sistemas de aprendizagem, mostrando como cada um aborda o processo de avaliao do aluno a distncia, e os mecanismos utilizados neste processo.

CyberQ

um sistema de avaliao, desenvolvido pelo grupo Apollo da InterEd, tendo por base um modelo conceitual que pode ser adaptado as plataformas Windows e Unix, gerenciando um conjunto de atividades (das mais bsicas as mais complexas), atravs de um software instalado em um servidor que realiza todo o gerenciamento. O sistema funciona de forma transparente tanto para alunos como para professores, automatizando a administrao de questes para avaliar a estrutura acadmica, contedo, processo e resultados. Estas questes podem ser aleatrias ou apresentadas quando se chega a alguns pontos definidos. Por exemplo, uma avaliao de 3 minutos pode ser disparada quando o aluno completa uma lio ou a primeira vez na semana em que ele acessa o sistema. Atravs do CyberQ tem-se a implementao de uma estratgia de avaliao multi-caracterstica e multimtodo de vrios alunos e em diferentes nveis, agregando um grande nmero de informaes para avaliaes futuras. Possui um baixo custo por unidade Os componentes funcionais deste sistema so: 1. Software de monitoramento de transaes: o responsvel por controlar o movimento eletrnico das informaes, registrando proporo da entrada e sada de bytes no sentido:
o o o

professor estudante; estudante professor estudante grupo de trabalho. Apresentando a quantidade de informaes trocadas. Destes dados so extradas informaes como o tempo de resposta em consultas, o quanto um aluno est participando das aulas, etc. Aqui as informaes so tratadas de forma comparativa. Quando tem-se grupos de trabalho, pode-se perceber a funcionalidade do mesmo;

2. Software de Anlise Sinttica: a anlise sinttica do que os alunos escrevem, pode ser feita atravs do uso dos ndices Fleisch, em que slabas, palavras e comprimento de sentenas so contados. Uma estratgia muito usada a combinao dos dados acima e sistemas inteligentes baseados em

regras, combinados com tcnicas avanadas de anlise de sentenas para definir o estilo de cada estudante, podendo-se definir com tempo e exemplos suficientes, o progresso acadmico; 3. Anlise de Comentrio: as informaes so armazenadas usando a prpria semntica do aluno, sendo registradas para avaliar o nvel de instruo do aluno, do curso, do ambiente de aprendizado e os servios de suporte; 4. Anlise de Predicado: aqui os textos so agrupados com relao ao seu significado. O caminho mais simples para conduzir este tipo de avaliao, verificar a freqncia do uso de termos descritivos, aplicativos e analticos. Estas tabelas so examinadas de acordo com as diferenas entre o nvel dos cursos e os seus domnios; 5. Software de Avaliao Adaptvel: outra maneira de se medir atravs de perguntas feitas aos alunos durante o decorrer do curso. Umas so feitas quando se acessa o sistema, outras feitas quando se alcana um ponto determinado. O estudante poder, em muitos casos, "passar" a questo, sabendo que isto aumentar o peso da avaliao nas questes subsequentes. Isto permite ao aluno adaptar melhor sua atividade discente a outras atividades do dia. Entretanto, algumas questes tem que ser respondidas na hora e sem consulta, enquanto que em outras pode-se consultar o material. Esta avaliao inclui: a) realizao dos objetivos de aprendizado do curso; b) cumprimento do alvo educacional do estudante; c) crescimento e disposio afetiva do estudante; d) satisfao do estudante com relao instruo, curso e ambiente de aprendizado; e) avaliao da faculdade com relao instruo, curso e ambiente de aprendizado. 6. Software de Suporte a deciso e disseminao de informaes; 7. Sistema de relao de normas e nvel: registro de como o aluno dever se comportar e responder; 8. Sistemas de Banco de Dados e Data Warehousing; 9. Relatrios da evoluo e utilizao do sistema. Atravs destes componentes, o CyberQ proporciona uma avaliao mais abrangente, procurando dar um feedback ao aluno mesmo para as questes discursivas.

Carnegie Mellon University

O modelo desenvolvido pela Carnegie Mellon University considera a avaliao importante para o estudante, pois vista de forma a estimular o aprendizado, verificando suas habilidades e dando-lhe o feedback necessrio. Os resultados de avaliaes so a nica maneira de monitorar as classes a distncia e de adaptar uma aula ao aluno. O Sistema baseado em um Banco de Dados (Oracle V7), onde armazenado todo o contedo do curso, atravs de informaes declarativas, e processadas por um sistema genrico. Pelo fato de ter-se todo o

contedo representado no BD, o registro dos passos do aluno tambm estar no BD, e a entrega ser feita pelo sistema (Internet), o processo de avaliao fica bem mais fcil. A interface Web do sistema com o banco de dados feita pelo Oracle Web Server. Este modelo apresenta um sistema de segurana e autenticao na rede, sendo esta segurana feita com transaes SSL Web e a autenticao com Kerberos login. O aluno deve possuir conexo Internet e um Web browser instalado em seu computador.

Figura 1 - Estrutura do Curso Carnegie Mellon As principais informaes contidas no banco de dados deste modelo incluem:

Pessoas: informaes dos alunos e professores, independente do curso em que esto; Cursos: informaes do curso, como a sua programao, os alunos inscritos e os professores; Contedo: so as questes, respostas, material de aprendizado, tutoriais, avaliaes, podendo ser compartilhado por vrios cursos; Modelo do Curso: descrio dos mdulos que faro parte do curso, bem como o contedo de cada mdulo; Instncias do Curso: seleo de um modelo de curso e associao com pessoas e informaes de registro; Registro de estudante: informaes sobre o progresso do aluno no curso; Mdia: arquivos de mdia, HTML, grficos, programas, usados pelo sistema ou cursos; HTML: pginas geradas dinamicamente e que sero enviadas aos alunos.

O modelo da Carnegie Mellon University possui uma infra-estrutura centrada no estudante, propiciando tanto a entrega do material do curso, como o seu gerenciamento baseado na Web. Alm dos tradicionais hipertextos e outras mdias, o sistema gera contedos personalizados (avaliaes, feedback) para cada aluno, e registra todo o caminho que o aluno fizer durante o curso, obrigando a cumprir as polticas do curso (pr-requisitos, restries de limite de tempo e momento para exames). O sistema suporta um grande nmero de alunos e de cursos. Cada curso possui um nmero de caractersticas especficas para representar e processar a avaliao. Por exemplo, o sistema pode gerar um exame personalizado baseado em um nmero de diferentes critrios e parmetros, incluindo os trabalhos j realizados pelo aluno, bem como seus resultados. A correo feita automaticamente ou posteriormente pelo professor, caso seja necessrio, e o seu resultado (detalhado e personalizado) enviado para o aluno. Com relao utilizao do sistema pelo aluno, cada vez que ele acessa o Banco de Dados para uma determinada unidade, registra-se o momento do acesso, bem como a durao deste acesso.

WebCT

O WebCT uma ferramenta que propicia a criao de sofisticados ambientes educacionais baseados na Web, podendo ser usada para criar desde cursos on-line at a divulgao de material suplementar para algum curso. Este sistema foi desenvolvido em PERL sobre a plataforma UNIX, possuindo cerca de 40.000 linhas de cdigo, sendo utilizado por mais de 500 instituies, incluindo a University of British Columbia, com aproximadamente 140 cursos. Este sistema pode ser dividido sob trs aspectos: a. Ferramenta de apresentao: permite ao projetista do curso definir o lay-out, cor, textos, contadores, para as pginas do curso; b. Conjunto de ferramentas do estudante; c. Conjunto de ferramentas do Administrador. Para o estudante so disponibilizadas as ferramentas de comunicao disponveis na Internet como as listas de discusso, correio eletrnico e salas de chat, sendo que das seis salas de chat existentes, quatro tm suas conversas registradas em um Banco de Dados, para que se possa monitorar a conversao e a participao dos alunos. As questes de mltipla-escolha podem ser colocadas em algumas pginas do curso, e uma explicao anexada indicando porque a resposta estava incorreta ou dando informaes adicionais. Tambm tem-se a opo de perguntas on-line, que so feitas enquanto o aluno est acessando o curso, devendo a resposta ser dada de pronto, ou seja, sempre dado um feedback imediato ao aluno. Cada aluno tem acesso as notas que recebeu em todas as atividades j realizadas. Existe, tambm, uma rea para a apresentao do projeto desenvolvido em grupo, que pode ser visualizada por todos os integrantes do curso. As ferramentas de Administrao so utilizadas para auxiliar na entrega, manuteno e desenvolvimento do material do curso. Pode-se destacar o acesso informaes sobre do progresso dos alunos, estas informaes so obtidas nas seguintes pginas: 1. Pgina resumo: apresenta os estudante (nome completo e identificador de login no sistema), e informaes sobre a data do primeiro acesso, o ltimo acesso e o nmero total de acessos;

2. Perfil do estudante: aqui alm das informaes da pgina de resumo e do ttulo da ltima pgina visitada pelo aluno, tem-se tambm informaes adicionais e mais detalhadas do aluno. Tem-se acesso a trs tipos de pginas:
o

o o

Distribuio do acesso: tipo de acesso que o aluno tem feito (figura 2), apresentando um valor e o percentual do tempo gasto com acesso a: contedo do curso, glossrio, objetivos da aprendizagem, referncias externas, anotaes em sua pgina, questes, listas de discusso e leitura das mensagens, mensagens e respostas enviadas; Nmero de pginas acessadas: nmero de pginas que o aluno acessou em relao ao nmero total de pginas que dever acessar; Histrico das pginas visitadas: pginas que foram acessadas pelo aluno, bem como o tempo gasto em cada acesso. Desta forma pode-se perceber as pginas em que o aluno gasta mais tempo;

3. Pgina de uso: relaciona o uso de cada componente do curso, apresentando o nmero de acessos, tempo total e mdio que os alunos gastaram acessando o componente, bem como mensagens enviadas. Atravs de aes simples, pode-se modificar a indexao das tabelas, sendo que os resultados destas consultas podem ser copiados para uma rea de trabalho e serem reaproveitados em outro componente, como por exemplo no servio de e-mail.

Figura 2 - Tela de distribuio do acesso do WebCT

Existe tambm um Banco de Dados de questes, onde as questes so armazenadas e agrupadas por tpicos. Podem ser questes do tipo: verdadeiro/falso, mltipla-escolha, combinao, preencher espao em branco ou resposta curta. Todas tm feedback imediato indicando a resposta correta e alguma informao extra, menos a resposta curta que possui um modelo de correo aproximado, onde inclui-se o que correto/errado. mantido um histrico da performance dos alunos em cada questo, para saber as questes onde os alunos apresentam maior dificuldade. Todo acesso ao WebCT controlado pelo nome do usurio e senha. Pode-se tambm definir importncia para cada atividade, permitindo assim que o conceito final seja gerado automaticamente. O projetista define os campos do Banco de Dados que interessam e o peso de cada um.

TopClass

TopClass, foi desenvolvido pela WBT Systems, sendo um poderoso mecanismo para gerenciamento virtual de classes (cursos), levando em considerao todos os aspectos relativos ao contedo, gerenciamento e entrega do material, sendo um sistema que trabalha sob a Internet ou Intranet. usado por vrias instituies, entre elas destaca-se a University of New York.

Figura 3 - Funcionamento do TopClass O Sistema composto de um servidor que possui um Banco de Dados Orientado a Objeto, onde esto armazenadas todas as informaes dos usurios, contedo e classes, bem como o servio de servidor Web. A segurana feita atravs de transaes SSL. A migrao de uma plataforma para outra feita simplesmente pela transferncia de um servidor para outro, sem qualquer converso. A solicitao do usurio processada como mostra a figura 3, onde os alunos e instrutores so agrupados em classes, podendo participar em mais de uma classe. O TopClass inclui componentes como:

Ferramentas de colaborao: o aluno pode enviar mensagens para o professor enquanto acessa o curso, o professor receber a mensagem, bem como a indicao do ponto exato do curso onde o aluno estava quando enviou a mensagem. Tambm possui listas de discusso em vrios nveis, sala especial de avisos; Barra de navegao: toda pgina contm uma barra de navegao, da qual o aluno poder enviar e-mail; Conhecimento da situao do aluno: para cada usurio, o sistema registra as pginas lidas, no lidas e as novas pginas colocadas no sistema, bem como as mensagens enviadas/recebidas. Assim, o aluno saber facilmente que material deve rever, que material novo, e o professor saber como est o progresso do aluno no curso, no que se refere ao acesso e ao contedo do mesmo; Ambiente para a construo de cursos: o professor poder montar seu curso, tendo apenas um Web browser, ou importar de algum software existente (Word, PowerPoint, FrontPage, etc) para o TopClass. Os cursos so compostos por Units of Learning Material (ULMs), que podem ser pginas, exerccios ou outras ULMs. Os cursos podem ser remodelados sempre que necessrio, pois o sistema garante a sua consistncia, assim como uma ULM pode ser usada por mais de um curso; Testes e exerccios: TopClass permite que o professor crie testes e exerccios que sero corrigidos pelo professor ou automaticamente pelo sistema. Com base no resultado do aluno, o sistema tomar algumas aes, como por exemplo passar material extra para o aluno que no se saiu bem, assim como comunicar ao professor;

Segurana: o aluno s ter acesso ao material, grupos de discusso e anncios que forem direcionados a classe que ele pertence. A verificao dos direitos de acesso feita para cada objeto, proporcionando um poderoso controle de acesso, permitindo inclusive, diferentes tipos de acesso a um objeto.

ClassNet

Classnet uma ferramenta que proporciona automatizar funcionalidades administrativas para cursos atravs da Internet. Professores, alunos e administradores, interagem com esta ferramenta apenas usando um Web browser, e desta forma podero organizar e ter acesso s informaes da sua classe, pois o Classnet quem faz a ligao entre o Banco de Dados e o browser. Ele consiste em quatro objetos:

Requisio: o primeiro a ser criado quando o servidor HTTP chama o ClassNet. Este objeto cria ento um novo formulrio, contendo os campos para a identificao do usurio: nome, senha, classe e nome da pgina. Este ltimo contm o valor que identifica a requisio do aluno ao Classnet; Classe: verifica se o aluno pertence a classe, para poder registrar-se e criar/remover classes do BD (para administradores); Tarefa: as tarefas so formulrios onde o professor cria testes, trabalhos e perguntas. Estas podem ser do tipo mltipla-escolha (incluindo Verdadeiro/Falso), respostas-curtas (incluindo preencher espaos em branco) e discursivas (onde o aluno discorre sobre algo). Os dois primeiros tipos possuem feedback imediato. Para cada tarefa, o professor define tambm a data de vencimento, uma chave para o aluno poder acessar aps o vencimento, o peso de cada questo, a nota geral, os valores vlidos, etc. Os resultados so armazenados no BD; Membros da Classe: os tipos de usurios que uma classe pode ter so o professor, aluno e proctor. O primeiro pode registrar uma classe (com aprovao do Administrador), manipular (incluir, modificar e eliminar) alunos e tarefas, ver os relatrios referente as tarefas. Os alunos podem submeter tarefas, registrar sua entrada, ver suas notas e responder ao professor. O proctor quem verifica os alunos que enviaram/acessaram os testes, monitorando o seu desenvolvimento.

Figura 4 - Tela do Menu do Instrutor Pode-se destacar como caractersticas do ClassNet:


o o o o o

integrao com materiais j existentes; independncia da estrutura do curso; separao do contedo do curso e o seu gerenciamento; liberao do professor para preocupar-se com o ensino; acesso imediato e privado do aluno a tarefas e notas;

O sistema tambm possui mecanismos de listas de discusso, salas de chat e e-mail. As informaes trocadas so armazenadas para futuras avaliaes. A figura 4 apresenta a tela de opes para o instrutor de um curso com o ClassNet.

AulaNet

O AulaNet um ambiente de aprendizagem cooperativo baseado na Web, desenvolvido no Laboratrio de Engenharia de Software (LES) do Departamento de Informtica da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), para a criao e assistncia de cursos distncia sobre os mais variados assuntos. Os cursos do AulaNet baseiam-se nas seguintes premissas:
o o o o

o autor do curso no precisa ser um especialista em Internet; os cursos criados devem buscar grande capacidade de interatividade, a fim de atrair maior participao do aluno no processo de aprendizado; os recursos oferecidos para a criao dos cursos devem corresponder aos de uma sala de aula convencional, acrescidos de outros normalmente disponveis no ambiente Web; os professores devem selecionar os mecanismos que utilizaro no curso.

A comunicao entre professor e aluno, e entre alunos-alunos, realizada atravs dos seguintes mecanismos:
o

contato com o professor: permite a comunicao assncrona com o professor;

o o o

grupo de discusso: a lista de discusso do curso, permite que as mensagens sejam armazenadas para futuras consultas; grupo de interesse: permite a discusso encadeada sobre um assunto especfico, como em ferramentas de Newsgroups; debate: permite a comunicao sncrona, puramente textual.

O AulaNet oferece trs mtodos de avaliao: prova, trabalho e exerccio. Atravs de exerccios e trabalhos, os alunos podem debater, criar projetos e compartilhar experincias, isto , participar ativamente do processo de aprendizado. Atravs de provas, o professor pode fazer a avaliao formativa do processo de aprendizagem, enfatizando a importncia dos aspectos cognitivos da aprendizagem. As provas so controladas por uma ferramenta de criao e correo automtica desenvolvida no LES, chamada Quest. Os objetivos do Quest so auxiliar o professor na criao de provas, dar feedback aos alunos e gerar relatrios para o professor, pois estes relatrios so importantes para que o professor seja capaz de avaliar o quanto os alunos aprenderam e o seu relacionamento com os objetivos do processo de aprendizagem.

Comparao entre os Sistemas

Como pode-se observar atravs deste levantamento, o nmero de mecanismos de avaliao disponveis, em alguns sistemas atualmente bastante diverso, evidenciando preocupao em promover uma avaliao que no esteja restrita a provas, mas que esta avaliao se realize atravs de outras formas, utilizando as tecnologias disponveis na WEB hoje. A tabela a seguir, apresenta os mecanismos de avaliao utilizados em cada um dos sistemas descritos neste captulo.

Mecanismos de avaliao Testes via Web Sistema de Rastreamento Sistema de anlise de textos Testes Web adaptveis Trabalhos via Web Testes personalizados Registro de informaes trocadas em Chats Registro de informaes trocadas em listas

CyberQ Carnegie WebCT TopClass ClassNet AulaNet

Comparao dos sistemas de avaliao

CONSIDERAES FINAIS

Na educao a distncia, a interao dos alunos com os colegas e com o professor e, a troca de informaes entre o grupo so essenciais para que ocorra a aprendizagem, buscando a construo de conhecimentos por todos os envolvidos ativamente neste processo. A aprendizagem significativa reflexiva, construtiva e auto-regulada (as pessoas so construtoras de seus prprios conhecimentos). Assim, a presena ou ausncia de certa informao no fator primordial na avaliao, mas sim como e se o estudante organiza, estrutura e utiliza a informao para resolver problemas mais complexos. Fatos e habilidades isoladas so mais difceis de aprender e de adaptar na soluo de problemas do cotidiano se no forem pertinentes a realidade do aluno Diversas inovaes tecnolgicas foram desenvolvidas ao longo dos anos e esto sendo incorporadas ao processo educacional, mas especificamente ao processo de avaliao: dos testes de escolha mltipla (de uma nica resposta correta) para as questes abertas, dos trabalhos individuais para os projetos colaborativos, Hoje, quando se pensa em avaliao na educao a distncia percebe-se claramente que um longo caminho ainda deve ser construdo, pois outras perspectivas como a auto-avaliao e os testes adaptativos (teste que se adaptam ao conhecimento do aluno) se tornam mais efetivas na educao de alunos mais crticos, criativos e com maior autonomia. Muitas vezes no se sabe bem como medir os resultados, at porque o que existe so evidncias de que houve melhora, e no provas incontestveis. A implementao de salas de chat, listas de discusso e correio eletrnico podem proporcionar subsdios para o processo de avaliao via WEB, cujos objetivos devem ser: identificar os pontos fortes e fracos, ajudar o aprendiz a aprender, auxili-lo nos estilos de aprendizagem e preferncias.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

AMERICAN CONSULTING ENGINEERS COUNCIL Metrics for Learning. 1997. Disponvel por WWW em http://www.acec.org/business/prodev8.htm (01/03/1999). BELLONI, Maria Luiza. Educao a distncia. Campinas: Autores Associados, 1999. BLACK, Erika. Behaviorism as a Learning Theory. Disponvel por WWW em http://129.7.160.115/inst5931/behaviorism.html (10/10/1998). Bloom, B. S., Hastings, J. T., & Madaus, G. (1971). Handbook on formative and summative evaluation of student learning. New York: McGraw Hill Co. BRA, Paul M.E. de. Teaching Hypertext and Hypermedia through the Web. 1996. Disponvel por WWW em http://aace.virginia.edu/aace/conf/webnet/html/ 110/110.htm (10/01/1999). DIETEL, R.J., HERMAN, J.L. e KNUTH, R.A. What Does Research Say About Assessment? NCREL: Oak Brook, 1991.

DIRKS, Matthew. How is Assessment Being Done in Distance Learning? Disponvel por WWW em http://star.ucc.nau.edu/~nauweb98/papers/dirks.html (15/12/1998). GIBSON, Elizabeth J. A Comparative Analysis of Web-Based Testing and Evaluation Systems. 1997. Disponvel por WWW em http://renoir.csc.ncsu.edu/MRA/Reports/ WebBasedTesting.html (10/01/1999). GOLDBERG, Murray W. An Update on WebCT (World-Wide-Web Course Tools) a Tool for the Creation of Sophisticated Web-Bases Learning Enviroments. Disponvel por WWW em http://homebrew1.cs.ubs.ca/webct/papers/nawweb/full-paper.html (12/11/1998). GORP, Mark J. Van; BOYSEN, Pete. Classnet: Managing the Virtual Classroom. Disponvel por WWW em http://aace.virginia.edu/aace/conf/webnet/html/401.htm (30/11/1998). GRAU, Isidro. Cognitive Psychology and its Application to Education. Disponvel por WWW em http://129.7.160.115/inst5931/COGNTIVE.PSY (16/10/1998). GREENBERG, Arana. WBT: The New Millennium Training at the Speed of Change. Disponvel por WWW em http://www.isoc.org/inet99/proceedings/ 2a/2a_1.htm (28/06/1999). HAZARI, Sunil. Evaluation and Selection of Web Course Management Tools. Disponvel por WWW em http://sunil.umd.edu/webct/default.htm (04/01/1999). HAZARI, Sunil. Online Testing Methods in Web Based Courses. Proceedings of the 14th Annual Conference on Distance Teaching and Learning, 155-157. 1998. Disponvel por WWW em http://sunil.umd.edu/documents/assmnt/onlinetest.htm (04/01/1999). HILTZ, S. R.; BENBUNAN-FICH, R. Supporting collaborative learning in asynchronous learning networks. Disponvel por WWW em http://eies.njit.edu/~hiltz/CR Project/unesco.htm. (15/09/1998). HILTZ, S.R. Impacts of college-level via Asynchronous Learning Networks: some preliminary results. Disponvel por WWW em http://eies.njit.edu/~hiltz/ workingpapers/pnmy/pnmy.htm. (15/09/1998). HILTZ, S.R. The virtual classroom and the virtual university at New Jersey Institute of Technology. Disponvel por WWW em http://eies.njit.edu/~hiltz/CR Project/sloansum1.htm. (15/09/1998). HOOPER, Mary. Assessment in WWW-Based Learning Systems: Opportunities and Challenges. Journal of Universal Computer Science, vol. 4 (1998) 330-348. Disponvel por WWW em http://www.iicm.edu/jucs_4_4/assessmnet_in_www_based/ paper.html (04/01/1999). LAASER, Wolfram. Manual de criao e elaborao de materiais para Educao a distncia. Braslia: CEAD - Universidade de Braslia,1997. LABORATRIO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE - LES. Projeto AulaNet - Ajudando o Professor a Fazer seu Dever de Casa. Departamento de Informtica PUC-RJ. 1998. Disponvel por WWW em http://aulanet.les.inf.puc-rio.br/aulanet/ (07/02/1999) LANG, Trudi. An Overview of Four Futures Methodologies. Disponvel por WWW em http://www.soc.hawaii.edu/~future/j7/LANG.html (01/03/1999)

LOYOLLA, Waldomiro P.D.C.; PRATES, Maurcio. Educao a distncia Mediada por Computador (EDMC) - Uma Proposta Pedaggica. Disponvel por WWW em http://www.puccamp.br/~prates/edmc.html (01/03/1999). MCLEAN, Robert S. Assessing Course Assignments Submitted as Web Pages. Disponvel por WWW em http://info.isoc.org/isoc/whatis/conferences/inet/ 96/proceedings/c7/c7_4.htm (20/12 /1998). OLIVEIRA, D. P. T. A prtica do professor em avaliao: conservadorismo ou transformao. In: Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro: v. 20 (102/103): 39-42, set./dez. 1991. OPEN UNIVERSITY. Disponvel por WWW em http://www.open.ac.uk PORTER, L. R. Creating the virtual classroom: distance learning with the Internet. New York: John Wiley & Sons, 1997. POTTER, Donna J. Evaluation Methods Used in Web-based Instruction and the Online Course, Taming the Electronic Frontier. Disponvel por WWW em http://mason.gmu.edu/~dpotter1/1djp_611.html (06/11/1998). REHAK, Daniel. Carnegie Mellon Online. Disponvel por WWW em http://online.web.cmu.edu/static/doc/overview/overview.html (08/11/1998). SANDHOLTZ, J. H. et alii. Ensinando com tecnologia: criando salas de aula centradas nos alunos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1997. TAROUCO, Liane M. R. Comportamentalismo e o computador como mquina de ensinar. Disponvel por WWW em http://penta2.ufrgs.br/edu/edu3375/e3375m.htm (01/10/1998). TAROUCO, Liane M. R. Ensino Distncia no WWW. Disponvel por WWW em http://penta.ufrgs.br/edu/eduwww.html (01/10/1998). TUROFF, M. Designin a virtual classroom. In: International Conference on Computer Assisted Instruction ICCAI95. Disponvel por WWW em http://eies.njit.edu/ njIT/Department/CCCC/VC/Papers/Design.htm. (15/09/1998). WILLIS, Barry. Evaluation for Distance Educators. 1996. Disponvel por WWW em http://www.uidaho.edu/evo/dist4.html (15.10.1998).

S-ar putea să vă placă și