Sunteți pe pagina 1din 4

Tradio ou modernidade?

A arquitetura de Resende j havia passado por reformas durante esses mais de cem anos de existncia. Mas, nos ltimos anos, a prefeitura criou um projeto chamado Urbano Humano que tem modificado radicalmente a aparncia das vias e rgos pblicos da cidade. No site da prefeitura encontramos a seguinte descrio do projeto chefiado pelo arquiteto Tom Kneip: Desenvolvido com o objetivo de valorizar a esttica urbana e de despertar na populao a alegria de viver em Resende, o projeto Urbano Humano est deixando a cidade mais moderna e colorida. Um bom exemplo dessa transformao a Avenida Dorival Marcondes Godoy, que alm de ter ganhado mais infra-estrutura, ganhou tambm um novo visual. Conversando com a alguns resendenses, achamos opinies divergentes em relao a esse novo visual da cidade. Uns apiam a mudana radical, afirmando que a cidade precisa de um up, um diferencial visual, algo que crie uma marca para a cidade. J os mais conservadores defendem a tradio. Dizem que a parte visual da histria da cidade preservada at agora, est sendo destruda, colocando em seu lugar formas e cores classificadas como modismo. Afirmam que o visual fica artificial demais, acentuando as intervenes urbanas que normalmente so feitas para no atrapalhar a paisagem (como postes, bancos e sinais de transito como o da figura ao lado). Assim, aberta uma discusso que tem defensores fortes das duas partes. O que vale mais a pena em nossa Resende: tradio ou modernidade? Fica a critrio de cada morador avaliar a aparncia, lembranas, da cidade e fazer seu juzo de valor.

Separamos algumas fotos de da cidade na poca do ciclo do caf e na poca atual, fazendo um comparativo apontando grandes mudanas que aconteceram com a modernizao da cidade.

Visitamos um patrimnio histrico da cidade!

O Palacete da Rainha do Caf


O primeiro casaro da Vila de

Resende, fruto da riqueza do caf, foi construdo no Largo da Matriz. Maria Benedita Gonalves Martins: A RAINHA DO CAF EM RESENDE nasceu em 1809, um ano aps a chegada de Dom Joo ao Brasil, filha de um comendador e de uma ndia puri. Seu pai era de Portugal, e veio para o Brasil a procura de riqueza. Apesar do ttulo de comendador, era analfabeto e usava um carimbo de ouro para apor a sua assinatura, razo pela qual era chamado Manoel Carimbo. Manoel conduzia tropas de mulas carregadas de caf para cidades mineiras, em viagens arriscadas e longas. Na volta, trazia objetos em ouro e pedras preciosas, conseguindo grande lucro. Era destemido, tinha viso e ficou rico. Atribui-se a ele uma grande habilidade para lidar com os ndios, o que garantia o sucesso das viagens perigosas e facilitou seu casamento com uma ndia puri (tribo nmade que primeiro habitou Resende). Manoel comprou vrias fazendas e tinha prestgio tambm porque se dedicava causa pblica. Contribuiu decisivamente para a construo da Igreja do Rosrio, entre 1825 e 1827, e fundou a Irmandade de Nossa Senhora do Rosrio. Maria Benedita herdou tanto a fortuna quanto o esprito pblico do pai, no que foi ajudada tambm pelo marido, que era figura influente na vida social e poltica do municpio, com quem se casou aos 15

anos. Em 1848. Manoel Carimbo construiu o primeiro sobrado da cidade, na Praa da Matriz, para ser a sua residncia. O sobrado existe ainda hoje, e na segunda metade do sculo XIX ficou conhecido como o Palacete da Rainha do Caf, entrando para a histria pelas festas exuberantes que Maria Benedita promovia ali, principalmente depois da morte do marido. De forma que Maria Benedita se viu, ainda em idade de mulher ativa, proprietria de diversas fazendas, entre elas e essas com documentao comprovada A Fazenda Babilnia - resindncia de Maria Benedita, a da Serra, colada fazenda Penedo na direo de So Paulo e do Tanque, do outro lado do rio Paraba, sendo que essas duas fazendas eram ligadas pelo luxo de uma linha telefnica. Segundo o livro MULHERES FLUMINENSES, Benedita organizava campanhas, festas, quermesses e bingos, destinando o dinheiro arrecadado causa do ensino. Doou material, principalmente madeira, emprestou escravos para reformas e construes de salas de aula. Buscou apoio, cobrou solues de autoridades locais e da Provncia. Hospedou. Alimentou e at pagou os salrios dos professores. Resende carecia muito de mdicos, e h registros de que Benedita ajudava financeiramente muitos dos que iam se formar como mdicos e advogados no Rio, em So Paulo. H tambm casos de seminaristas irem com sua ajuda para Ouro Preto, Diamantina, Mariana e outros seminrios de Minas. Quando retornavam, eram recebidos com festas no palacete. Benedita entrou tambm em polmica com a igreja e os catlicos porque defendia a tese de alguns mdicos europeus e brasileiros que achavam errado enterrar os mortos no interior e arredores das igrejas. Ela defendia a construo de um cemitrio longe da zona habitada da cidade, o que acabou conseguindo, em 1832. Colaborou tambm decisivamente para a construo da Santa Casa de Misericrdia, em 1835, que ainda hoje funciona em Resende. Certa vez, acusou a Santa Casa de no querer assistir os presos que cumpriam pena na cadeia local.

Fontes - www.resende.rj.gov.br (acesso em 7 de junho de 2012)

- arquivoresende.blogspot.com.br blog da Casa da Cultura, arquivo histrico municipal de Resende (acesso em 7 de junho de 2012-06-07) - texto adaptado do livro MULHERES FLUMINENSES, editado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

S-ar putea să vă placă și