Sunteți pe pagina 1din 4

Resumo Tcnico

Este extracto foi preparado pelo pessoal da IASC Foundation e nao foi aprovado pelo IASB. Para conhecer os requisitos completos, referncia deve ser feita s Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRSs).

IAS 19 Benefcios dos Empregados


Benefcios dos empregados so todas as formas de remunerao dadas por uma entidade em troca do servio prestado pelos empregados. O objectivo desta Norma o de prescrever a contabilizao e a divulgao dos benefcios dos empregados. A Norma exige que uma entidade reconhea: (a) um passivo quando um empregado tiver prestado servios em troca de benefcios de empregados a serem pagos no futuro; e (b) um custo quando a entidade consumir o benefcio econmico proveniente do servio proporcionado por um empregado em troca dos benefcios do empregado. Esta Norma deve ser aplicada por um empregador na contabilizao de todos os benefcios de empregados, excepto aqueles aos quais se aplica a IFRS 2 Pagamento com Base em Aces. Benefcios a curto prazo de empregados Benefcios a curto prazo de empregados so os benefcios dos empregados (que no sejam benefcios de cessao de emprego) que se venam na totalidade dentro de doze meses aps o final do perodo em que os empregados prestem o respectivo servio. Quando um empregado tenha prestado servio a uma entidade durante um perodo contabilstico, a entidade deve reconhecer a quantia no descontada de benefcios a curto prazo de empregados que espera ser paga em troca desse servio: (a) como um passivo (gasto acrescido), aps deduo de qualquer quantia j paga. Se a quantia j paga exceder a quantia no descontada dos benefcios, uma entidade deve reconhecer esse excesso como um activo (gasto pr-pago) na extenso de que o pr-pagamento conduzir, por exemplo, a uma reduo em futuros pagamentos ou a uma restituio de dinheiro; e (b) como um gasto, salvo se outra Norma exigir ou permitir a incluso dos benefcios no custo de um activo (ver, por exemplo, IAS 2 Inventrios e IAS 16 Activos Fixos Tangveis). Benefcios ps-emprego Benefcios ps-emprego so benefcios dos empregados (que no sejam benefcios de cessao de emprego) que sejam pagveis aps a concluso do emprego. Planos de benefcios ps-emprego so acordos formais ou informais pelos quais uma entidade proporciona benefcios ps-emprego a um ou mais empregados. Os planos de benefcio ps-emprego classificam-se como planos de contribuio definida ou como planos de benefcios definidos, dependendo da substncia econmica do plano que resulte dos seus principais termos e condies.

Benefcios ps-emprego: planos de contribuio definida Planos de contribuio definida so planos de benefcios ps-emprego pelos quais uma entidade paga contribuies fixadas a uma entidade separada (um fundo) e no ter obrigao legal ou construtiva de pagar contribuies adicionais se o fundo no detiver activos suficientes para pagar todos os benefcios dos empregados relativos ao servio dos empregados no perodo corrente e em perodos anteriores. Pelos planos de contribuio definida: (a) a obrigao legal ou construtiva da entidade limitada quantia que ela aceita contribuir para o fundo. Assim, a quantia dos benefcios ps-emprego recebidos pelo empregado determinada pela quantia de contribuies pagas por uma entidade (e talvez tambm pelo empregado) para um plano de benefcios ps-emprego ou para uma empresa de seguros, juntamente com os retornos do investimento provenientes das contribuies; e (b) em consequncia, o risco actuarial (que os benefcios sero inferiores aos esperados) e o risco de investimento (que os activos investidos sero insuficientes para satisfazer os benefcios esperados) recaem no empregado. Quando um empregado tiver prestado servio a uma entidade durante um perodo, a entidade deve reconhecer a contribuio a pagar para um plano de contribuio definida em troca desse servio: (a) como um passivo (gasto acrescido), aps deduo de qualquer contribuio j paga. Se a contribuio j paga exceder a contribuio devida relativo ao servio antes da data de balano, uma entidade deve reconhecer esse excesso como um activo (gasto pr-pago) na medida em que o pr-pagamento conduzir, por exemplo a uma reduo em futuros pagamentos ou numa restituio de dinheiro; e (b) como um gasto, salvo se outra Norma exigir ou permitir a incluso da contribuio no custo de um activo (ver, por exemplo, IAS 2 Inventrios e IAS 16 Activos Fixos Tangveis). Benefcios ps-emprego: planos de benefcios definidos Planos de benefcios definidos so planos de benefcios ps-emprego que no sejam planos de contribuio definida. Pelos planos de benefcios definidos: (a) a obrigao da entidade a de proporcionar os benefcios acordados com os empregados correntes e antigos; e (b) o risco actuarial (que os benefcios custem mais do que o esperado) e o risco de investimento recaem, na substncia, na entidade. Se a experincia actuarial ou de investimento forem piores que o esperado, a obrigao da entidade pode ser aumentada. A contabilizao por uma entidade dos planos de benefcios definidos envolve os seguintes passos: (a) usar tcnicas actuariais para fazer uma estimativa credvel da quantia de benefcio que os empregados obtiveram em paga do seu servio no perodo corrente e nos anteriores. Isto exige que uma entidade determine quanto benefcio atribuvel aos perodos corrente e anteriores (ver pargrafos 67-71) e fazer estimativas (pressupostos actuariais) acerca de variveis demogrficas

(tais como rotao e mortalidade dos empregados) e variveis financeiras (tais como aumentos futuros nos ordenados e nos custos mdicos) que influenciaro o custo do benefcio (ver pargrafos 72-91); (b) descontar esse benefcio usando o Mtodo da Unidade de Crdito Projectada a fim de determinar o valor presente da obrigao de benefcios definidos e do custo de servio corrente (ver pargrafos 64-66); (c) determinar o justo valor de quaisquer activos do plano (ver pargrafos 102104); (d) determinar a quantia total dos ganhos e perdas actuariais e a quantia dos ganhos e perdas actuariais a serem reconhecidos (ver pargrafos 92-95); (e) quando tenha sido introduzido ou alterado um plano, determinar o custo do servio passado resultante (ver pargrafos 96-101); e (f) quando um plano tenha sido cortado ou liquidado, determinar o ganho ou perda resultante (ver pargrafos 109-115). Quando uma entidade tiver mais de um plano de benefcios definidos, a entidade aplica estes procedimentos separadamente a cada um dos planos que seja material. Outros benefcios a longo prazo de empregados Outros benefcios a longo prazo de empregados so benefcios dos empregados (que no sejam benefcios ps-emprego e benefcios de cessao de emprego) que no se venam na totalidade dentro de doze meses aps o final do perodo em que os empregados prestam o respectivo servio. A Norma exige um mtodo mais simples de contabilizar os benefcios a longo prazo de empregados do que o mtodo para os benefcios ps-emprego: os ganhos e perdas actuariais e o custo do servio passado so imediatamente reconhecidos. Benefcios de cessao de emprego Benefcios por cessao de emprego (terminus) so benefcios dos empregados pagveis em consequncia de: (a) a deciso de uma entidade cessar o emprego de um empregado antes da data normal da reforma; ou (b) a deciso de um empregado de aceitar a redundncia voluntria em troca desses benefcios. Uma entidade deve reconhecer benefcios de cessao de emprego como um passivo e um gasto quando, e somente quando, a entidade esteja comprometida de uma forma demonstrvel, ou a: (a) cessar o emprego de um empregado ou grupo de empregados antes da data normal de reforma; ou (b) proporcionar benefcios de cessao como resultado de uma oferta feita a fim de encorajar a redundncia voluntria. Quando os benefcios de cessao de emprego vencerem mais de 12 meses aps a data do balano, eles devem ser descontados.

No caso de uma oferta feita para encorajar a redundncia voluntria, a mensurao dos benefcios de cessao de emprego deve basear-se no nmero de empregados que se espera que aceitem a oferta.

S-ar putea să vă placă și