Sunteți pe pagina 1din 2

O SAP separado por mdulos; Exemplo:

Academias Funcionais:
MM Gesto de materiais: Ele suporta todas as fases de administrao de materiais: planejamento e
controle de materiais, compras, recebimento de mercadorias, administrao de estoque e verificao de faturas...

SD Vendas e distribuio: O mdulo de SD realiza operaes para as reas, comercial e logstica, atravs
destas operaes a empresa organiza e gerencia sua estrutura comercial possibilitando gerar pedidos de venda atravs dos cadastros de cliente, materiais, preos, impostos e demais condies comerciais...

FI Financeiro: O mdulo de Contabilidade Financeira (FI) satisfaz todas as necessidades internacionais e


nacionais que devem ser cumpridas pelo departamento de gesto financeira de uma empresa, algumas de suas funes so:

Gesto e apresentao de todos os dados de contabilidade, seguindo o princpio de registro de documentos Fluxo de dados aberto e integrado, assegurado por atualizaes automticas Disponibilidade dos dados em tempo real e sincronizao dos razes auxiliares com a contabilidade do livro razo Preparao de dados operacionais de finanas para ajudar na tomada de decises estratgicas

CO Controladoria:

O mdulo de CO (Controlling) fornece informaes para a administrao do processo decisrio empresarial, facilitando o acompanhamento e otimizao dos processos em uma empresa. Alm de documentar eventos reais, a principal tarefa deste mdulo o planejamento, possibilitando determinar os desvios, comparando os dados reais com os dados planejados, esses clculos de desvios permitem controlar os fluxos de negcios. Os clculos de lucros e perdas como, por exemplo, o clculo da margem de contribuio, usado para controlar a rentabilidade de reas individuais de uma organizao. Controlling (CO) consiste dos seguintes componentes:

Contabilidade de classes de custo (CO-OM-CEL) Contabilidade de centros de custo (CO-OM-CCA) Custeio baseado na atividade (CO-OM-ABC) Ordens internas (CO-OM-OPA) Controlling de custo de produto (CO-PC) Demonstrao de Resultado (CO-PA) Contabilidade de centros de lucro (EC-PCA)

HR Recursos Humanos: O mdulo HCM est totalmente integrado com os outros mdulos do Sistema
SAP. Ele suporta todas as fases de administrao de recursos humanos: Seleo e Recrutamento, Administrao de Pessoal, Treinamento, Remunerao, Planejamento de Carreira e Sucesso, Planejamento de Custos, Administrao de Viagens e Negcios, Administrao de Tempos, Folha de Pagamento. O mdulo HCM consiste dos seguintes componentes: Administrao de Pessoal: Responsvel por manter os dados de funcionrios, como registros de sua admisso, resciso, frias entre outros dados de pessoal relevantes para o funcionamento dos demais mdulos como folha de pagamento, gerenciamento de tempos entre outros. Treinamento: O mdulo T&D inclui trs reas principais que so: Recursos, Eventos e Participantes. Cinco menus dinmicos que so: Participantes, Eventos, Informaes (relatrios), Planejamento e Ferramentas. O acesso as funes feita via uma estrutura que d todas as possibilidades relevantes para o usurio.

Planejamento de Custos: O Planejamento de custo de Pessoal foi desenvolvido para dar suporte ao processo de tomada de decises, onde podemos realizar trs objetivos principais: determinar o custo atual de pessoal, prever custos futuros e projetar custo futuro baseado em alteraes organizacionais antecipadas e. ou por mudanas de estrutura de pagamento. As comparaes podem ser feitas em diferentes cenrios, estes cenrios contm um conjunto de resultados de clculos. Administrao de Tempos: Flexibilidade no processo de levantamento, registro e avaliao de tempo. As faltas e as participaes podem ser transferidas e usadas por outras aplicaes. O Gerenciamento de tempo trabalha com o Calendrio, com Modelos de Tempo e com Regras. Folha de Pagamento: o calculo do pagamento dos funcionrios e inclui alguns processos e algumas atividades subseqentes.

PP Planejamento de Produo: O mdulo PP traz uma extensa soluo de operaes para automatizar e
integrar o desenvolvimento de produtos e manufatura. A soluo tambm traz poderosas ferramentas de anlise para uma melhor tomada de decises Com o mdulo PP.

Planejamento de produo Este mdulo tem uma variedade de estratgias bsicas para planejamento e execuo de produo, o lhe d um maior nvel de eficincia operacional e a flexibilidade para responder rapidamente a demandas de clientes Execuo de manufatura - Capta informaes de produo diretamente do cho de fbrica, trazendo visibilidade para todo o setor de produo , incluindo os conceitos de disponibilidade e custo Gerenciamento de ciclo de vida - Voc pode gerenciar todo o ciclo de vida de dados mestre relacionados a produtos como estruturas de produtos, documentos e receitas desde a inveno at sua remoo do catlogo de produtos. Voc pode administrar e ter acesso a uma grande variedade de informaes de produtos e obter acesso imediato a dados atualizados como a base de atividades de planejamento e execuo produtivo.

Academias Tcnicas:
ABAP Programao: Mesmo que os consultores no necessitem dominar linguagens de programao, j
que a programao feita pelos programadores, se reconhece profissionais que tenham noes bsicas de linguagens. Ao incorporar o ambiente de programao, os Sistemas Integrados de Gesto Empresarial (ERPs) permitem ampliar as funes proporcionadas originalmente. Normalmente as linguagens de programao so orientadas a objetos e tem como caractersticas principais:

So baseadas na programao estruturada; So linguagens interpretadas e no compiladas, mesmo podendo-se gerar verses compiladas; So utilizadas para desenvolver dois tipos de programas: os que executam em modo reporting e os que executam em modo dilogo; existem conjugaes que permitem comutar entre os dois modos; So dirigidas por eventos; Esto integradas por completo ao sistema R/6; So preparadas para que sejam multi-idioma; Incorporam elementos que permitem declarar dados, elementos de controle interno, elementos operacionais e acesso a base de dados

BW Business Warehouse: A Formao de Consultor BW direcionada a consultores, gestores e


membros de equipes de projeto, responsveis pela implementao de solues com o SAP Netweaver Business Warehouse. Os participantes obtero o conhecimento necessrio sobre o SAP BW NetWeaver 7.0 para uma implementao e administrao bem sucedida. Conhecimentos para a extrao de dados dos sistemas de origem da SAP, bem como conhecimento sobre os fundamentos das diferentes interfaces, aprendero os procedimentos relativos modelagem de dados e iro adquirir conhecimento adicional sobre Data Warehousing.

Basis DB: Durante o curso o aluno ver os fundamentos e a arquitetura do NW AS, aprender como iniciar e
parar o sistema (incl. MC), a administrao de usurios, o sistema de monitoramento em AS ABAP e AS Java, os fundamentos de AS Java, o gerenciamento de mudanas e a logstica do software para o NW AS, a configurao e integrao do Internet Transaction Server (ITS) e as tecnologias de internet no ambiente (ITS, ICM, Web Dispatcher).

S-ar putea să vă placă și