Sunteți pe pagina 1din 3

Questo 1

Discorra sobre as principais caractersticas da Guerra Fria.

ver resposta

Questo 2

(FMU-SP) O Pacto de Varsvia, criado em 1955 e extinto em 1991, teve como principal objetivo:

a) Reunir os pases socialistas como a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental contra a OTAN.

b) Consolidar a influncia sovitica sobre os pases da Europa Oriental.

c) Conter a influncia sovitica sobre os pases da Europa Oriental.

d) Consolidar a influncia socialista na Europa Ocidental.

e) Consolidar a influncia capitalista na Europa Oriental.

ver resposta

Questo 3

(Enem) Os 45 anos que vo do lanamento das bombas atmicas at o fim da Unio Sovitica no foram um perodo homogneo nico na histria do mundo. [...] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de guas o incio da dcada de 70. Apesar disso, a histria deste perodo foi reunida sob um padro nico pela situao internacional peculiar que o dominou at a queda da Unio Sovitica. HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. O perodo citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histrico em que houve:

a) corrida armamentista entre as potncias imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.

b) domnio dos pases socialistas do Sul do globo pelos pases capitalistas do Norte.

c) choque ideolgico entre a Alemanha Nazista/Unio Sovitica Stalinista, durante os anos 1930.

d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potncias orientais, como a China e o Japo.

e) constante confronto das duas superpotncias que emergiram da Segunda Guerra Mundial.

ver resposta

Questo 4

De que forma a Guerra Fria influenciou na poltica brasileira?

ver resposta

Questo 5

(TERESA DVILA) A Guerra Fria foi a expresso utilizada para caracterizar um tipo de poltica externa decorrente da:

a) Polarizao do mundo em dois blocos poltico-militares, entre as duas guerras mundiais.

b) Polarizao do mundo em blocos interessados na explorao e posse da Sibria.

c) Polarizao do mundo em dois blocos poltico-militares, aps a Segunda Guerra Mundial.

d) Polarizao do mundo em dois blocos liderados pela Alemanha, Itlia e Japo. De um lado a Inglaterra, Rssia, Estados Unidos e Frana de outro.

e) A disputa das reas rticas e antrticas, aps a Segunda Guerra Mundial.

ver resposta

Questo 6

Guerra Fria foi o nome dado a um conflito aps a Segunda Guerra Mundial (1945) envolvendo dois pases que adotavam sistemas poltico-econmicos opostos: capitalismo e socialismo. Os dois pases protagonistas da Guerra Fria so:

a) Estados Unidos e Japo.

b) Inglaterra e Unio Sovitica.

c) Unio Sovitica e Itlia.

d) Alemanha e Frana.

e) Estados Unidos e Unio Sovitica.

ver resposta

Respostas

Resposta Questo 1 A Guerra Fria caracterizou-se na disputa pela hegemonia mundial entre Estados Unidos e Unio das Repblicas Socialistas Soviticas aps a Segunda Guerra Mundial. Foi uma intensa guerra econmica diplomtica e tecnolgica pela conquista de zonas de influncia. Ela dividiu o mundo em dois blocos, com sistemas econmicos e polticos opostos: o chamado mundo capitalista, liderado pelos Estados Unidos; e o mundo socialista, encabeado pela Unio Sovitica. As duas superpotncias, com discursos ideolgicos distintos, exerceram grande influncia na geopoltica mundial, estabelecendo o chamado mundo bipolar. Esse perodo foi bem tenso, pois os dois pases realizaram uma grande corrida armamentista e possuam tecnologia para a produo de armas nucleares.

voltar a questo

Resposta Questo 2 a) Falso A Alemanha Ocidental estava sob domnio dos Estados Unidos, portanto, era um pas capitalista. b) Verdadeiro O Pacto de Varsvia consistiu numa aliana militar e econmica entre os pases do Leste Europeu e a Unio Sovitica. Foi o principal instrumento contra a OTAN (liderada pelos Estados Unidos). c) Falso O Pacto de Varsvia tinha como principal objetivo expandir a zona de influncia sovitica na Europa Oriental. d) Falso A Europa Ocidental estava sob domnio dos Estados Unidos (capitalista), sendo a Europa Oriental o principal foco de atuao do Pacto de Varsvia. e) Falso O Pacto de Varsvia foi um projeto desenvolvido pela Unio Sovitica, portanto, o objetivo era consolidar a influncia socialista.

voltar a questo

Resposta Questo 3 a) Falso A Guerra Fria ocorreu aps a Segunda Guerra Mundial, e envolveu um pas europeu e um Americano.

b) Falso Essa diviso entre pases socialistas do sul e pases capitalistas do norte no correta, alm de no ter havido domnio de um sobre o outro. c) Falso A Guerra Fria ocorreu de 1945 a 1989, portanto, aps os anos de 1930. Tambm no foi um choque ideolgico entre Alemanha e Unio Sovitica. d) Falso No consistiu numa disputa pela hegemonia mundial envolvendo Japo e nem a China. e) Verdadeiro Com o trmino da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos (capitalista) e Unio Sovitica (socialista) tentaram ampliar suas reas de influncia, pois os dois pases se apresentavam como as duas superpotncias mundiais em virtude de suas estruturas financeiras, dotavam de armas nucleares, entre outros fatores.

voltar a questo

Resposta Questo 4

Aps a Segunda Guerra Mundial, o Brasil integrou o bloco capitalista, no entanto, a partir de 1961 o presidente Joo Goulart (Jango) desenvolveu uma poltica externa independente do apoio das superpotncias da Guerra Fria. Jango promoveu uma aproximao poltica entre o Brasil e a Unio Sovitica, alm de uma srie de reformas sociais, fatos que desagradaram os investidores estadunidenses e a elite brasileira. Em 31 de maro de 1964, o presidente foi deposto por um golpe militar que teve apoio decisivo da Agncia de Inteligncia dos Estados Unidos (CIA). Instalou-se no Brasil (com o total apoio do Estados Unidos) a ditadura militar que governou o pas por duas dcadas (1964 1985).

voltar a questo

Resposta Questo 5 a) Falso Realmente a Guerra Fria desencadeou a formao de dois blocos poltico-militares, entretanto, sua ocorrncia no foi entre as duas guerras mundiais, e sim aps a Segunda Guerra Mundial (1945). b) Falso A Guerra Fria foi muito alm do interesse pela Sibria. Consistiu numa corrida pela hegemonia mundial na tentativa de expanso de zonas de influncia. c) Verdadeiro Aps a Segunda Guerra Mundial, os principais pases envolvidos no confronto (Frana, Inglaterra, Alemanha, Itlia e Japo) estavam com suas economias extremamente fragilizadas, apenas Estados Unidos e Unio Sovitica conseguiram manter uma boa estrutura financeira aps os confrontos. Os dois pases exerceram grande influncia na geopoltica global, Estados Unidos liderando o bloco capitalista, e a Unio Sovitica liderando o bloco socialista. Esse perodo ficou conhecido como mundo bipolar. d) Falso A Guerra Fria foi marcada pela disputa por zonas de influncia entre Estados Unidos e Unio Sovitica. Itlia, Japo, Inglaterra e Frana estavam em pssimas condies econmicas. Em consequncia da Guerra, a Alemanha teve seu territrio divido em zonas de influncia entre EUA e URSS. e) Falso A disputa no teve como principal objetivo a anexao das reas rticas e antrticas.

voltar a questo

Resposta Questo 6 a) Falso Os Estados Unidos foi um dos pases envolvidos na Guerra Fria, no entanto, o Japo no era seu adversrio. b) Falso A Unio Sovitica era o pas que liderava o bloco socialista, porm, a Inglaterra no era o pas que liderava o bloco capitalista. c) Falso A Unio Sovitica participou ativamente da Guerra Fria liderando o bloco socialista, porm, a Itlia no encabeava o bloco capitalista. d) Falso Nenhuns desses dois pases lideravam os blocos. e) Verdadeiro Aps a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos (capitalista) e Unio Sovitica (socialista) travaram uma disputa pela hegemonia mundial, tentando expandir suas zonas de influncia. O perodo da Guerra Fria ficou marcado pela corrida armamentista entre as duas superpotncias. Esses dois pases no chegaram a um confronto armado diretamente, no entanto, vrios conflitos em outros pases foram financiados por essas duas naes.

voltar a questo

S-ar putea să vă placă și