Sunteți pe pagina 1din 12

CRYOJET

MANUAL DE OPERAO

As informaes contidas neste documento esto sujeitas a alteraes sem aviso prvio 2010 PZL Ind. Eletrnica. Todos os direitos reservados Fica proibida a reproduo por quaisquer meios sem a permisso por escrito da PZL Ind. Eletrnica.

Nome do produto: Nome do modelo: Nome da empresa:

Cryojet CR-20 PZL Ind. Eletrnica Ltda. Rua Blgica, 355 D1 86046-280 Londrina Paran - Brasil (43)3337-0008 www.pzltecnologia.com.br

Recomendaes Gerais

Leia com ateno as instrues de uso. Por segurana esse equipamento equipado com cabo terra. Se o local no possui aterramento, instale antes de ligar o aparelho. Coloque o equipamento em uma superfcie plana, nivelada e estvel. Caso caia ou sofra uma severa batida o sistema poder ser danificado. Quando conectar o aparelho na rede eltrica, no deixe o cabo da fonte na passagem para evitar pisar ou tropear nele. Retire da rede eltrica toda vez que for efetuar uma limpeza manual. O aparelho ter que estar desligado da rede eltrica durante todo o processo de limpeza manual. No desmonte o aparelho, pois isto poder causar choque eltrico. Manuseie o aparelho com cuidado, seguindo as instrues de uso.

Contedo

RECOMENDAES GERAIS ................................................................................... 3 CONTEDO ............................................................................................................... 4 1. GARANTIA E ASSISTNCIA TCNICA ................................................................ 5 1.1. TERMO DE GARANTIA ............................................................................... 5 1.2. ASSISTNCIA TCNICA............................................................................. 5 2. INTRODUO ....................................................................................................... 6 3. DESCRIO DO EQUIPAMENTO ........................................................................ 7 3.1. PARTE FRONTAL ....................................................................................... 8 3.2. PARTES LATERAIS .................................................................................... 8 3.3. PARTE SUPERIOR...................................................................................... 8 3.4. PARTE INFERIOR ....................................................................................... 8 3.5. PARTE POSTERIOR ................................................................................... 9 4. INSTALAO E OPERAO DA CRYOJET CR-20 .......................................... 10 5. CONFIGURAES DO PAINEL DE CONTROLE .............................................. 11 5.1) AJUSTE DE TEMPERATURA DE CONTROLE (SETPOINT) ................... 11 5.2) DIFERENCIAL DE TEMPERATURA E MODO DE OPERAO .............. 11 6. ESPECIFICAES TCNICAS 11

Contedo

1. Garantia e Assistncia Tcnica

1.1. TERMO DE GARANTIA Os equipamentos fabricados pela Capi Ind. e Com. de Aparelhos Eletrnicos Ltda so garantidos por 01 (um) ano, contra defeitos de fabricao, garantia esta que se estende aos componentes mecnicos, eltricos, eletrnicos e de refrigerao utilizados. Excluem-se, porm, desta garantia os defeitos causados pelo mau uso do equipamento, pelas ms condies da rede eltrica de alimentao, quedas, condies anormais de funcionamento, de armazenagem e de transportes, bem como fenmenos externos, atmosfricos ou no, que possam provocar defeitos no aparelho, ou por incidentes de ordem fsica ou eltrica. Ficar automaticamente cancelada esta garantia no caso de qualquer alterao no circuito original ou nos componentes nele utilizados, ou se houver manuteno (ou mesmo tentativa) por pessoas no autorizadas.

1.2. ASSISTNCIA TCNICA


No caso de quaisquer defeitos ocasionados por falhas nos componentes ou defeitos de fabricao, durante o perodo de garantia, a assistncia tcnica ser oferecida sem nus para o cliente no que tange reposio de peas e respectiva mo-de-obra. A viagem ou estadia do tcnico ser por conta do cliente, uma vez que o atendimento no domiclio no est incluso na garantia. Se o cliente optar por remeter o equipamento defeituoso para reparos na sede de nossa fbrica (Londrina - PR) dever haver prvia comunicao a Capi, para que a mesma defina expressamente a transportadora a ser utilizada. No caso de no observncia desta determinao, se o cliente enviar por transportadora no autorizada pela Capi, correro por conta do prprio cliente os fretes de remessa, bem como os seguros e taxas adicionais que por ventura se tornem necessrios. As alteraes ou modificaes por evolues tcnicas ou tecnolgicas que venham a ser introduzidas em nossos equipamentos no nos obrigam a introduzi-las nos equipamentos j em posse de nossos clientes. OBS: A necessidade de manuteno nos aparelhos no isenta o comprador da quitao de seus dbitos nos devidos vencimentos. Diante de qualquer atraso nos pagamentos, fica automaticamente suspensa a validade da garantia e a prestao de servios de assistncia tcnica.

Garantia e Assistncia Tcnica I

2. Introduo
Este manual de operao foi desenvolvido para auxili-lo no conhecimento de sua Cryojet CR-20, contendo todas as informaes necessrias para isto. Portanto, antes de colocar seu equipamento em operao, leia com ateno os captulos seguintes onde se explanam todas as funes, cuidados e pontos importantes que devero ser observados para que a utilizao desta Cryojet CR-20 se torne eficiente e confivel. Se houver qualquer dvida a respeito do funcionamento e operao da Cryojet CR-20, que este manual no esclarea adequadamente solicitamos entrar em contato com nosso Departamento Tcnico Fone / Fax: (43) 3337-0008 para sua maior comodidade e rapidez.

Introduo

3. Descrio do Equipamento
A nova Cryojet CR-20 foi projetada com a inteno de suprir as necessidades do mercado, tratando-se de um equipamento que permite o resfriamento de seringas para escleroterapia, a ultrabaixas temperaturas. O funcionamento desse aparelho consiste basicamente de sistema de resfriamento de um compartimento prprio para colocao de seringas para escleroterapia. Apresentamos, a seguir, a descrio fsica da Cryojet CR-20.

5 4 3

-45

1 8
Figura 01

2 7 9

Descrio do Equipamento

3.1. Parte Frontal


Na parte frontal da Cryojet CR-20, vemos (fig. 01): 1. Painel de Controle e Indicao de Temperatura. 2. Boto liga/desliga. No Painel de Controle e Indicao de Temperatura, temos: a) Display de Temperatura. Com trs dgitos, indicar a temperatura interna na cmara de resfriamento (por exemplo, 40,5C). b) Tecla de Ajuste (SET). Serve para o operador definir a temperatura mnima de operao do equipamento (temperatura desejada na cmara de resfriamento). c) Led de Operao (RELAY), que se mantm aceso enquanto o compressor est ligado.

3.2. Partes Laterais


Em cada uma das laterais do equipamento, temos (fig. 01): 3. Grade de Refrigerao destinada a permitir a entrada e sada de ar para circulao dentro do equipamento e resfriamento do compressor e do sistema de condensao.

3.3. Parte Superior


Na parte superior, vemos (fig. 01): 4. Entrada da cmara de Refrigerao. 5. Suporte das Seringas. 6. Tampa da cmara de Refrigerao.

3.4. Parte Inferior


Na parte inferior, temos (fig. 01): 7. P de apoio. 8. Dreno da Cmara de Refrigerao. 9. Tampa do Dreno. Retire esta tampa uma vez por semana (se estiver usando o equipamento diariamente), para drenar eventuais acmulos de gua condensada na cmara de refrigerao. A drenagem deve ser feita antes de ligar a Cryojet CR-20 ou depois de transcorrido tempo suficiente para descongelamento da cmara. I 6

Descrio do Equipamento

3.5. Parte Posterior


Na parte posterior, temos (fig. 02 pgina seguinte): 10. Grade de Proteo do Ventilador. Mantenha o equipamento afastado de paredes, para permitir a circulao do ar e o adequado resfriamento do compressor e do sistema de condensao. 11. Cabo de Alimentao. A Cryojet CR-20 fornecido com tenso de alimentao de 220V. A ligao do produto em tenso inadequada ir danific-lo.

10 11
FIGURA 02

Descrio do Equipamento

4. Instalao e Operao da Cryojet CR-20


Antes de ligar a Cryojet CR-20 na tomada, certifique-se que o boto liga/desliga est na posio desligado. Providencie uma tomada independente, que no seja utilizada por qualquer outro equipamento eltrico ou eletrnico. O consumo da Cryojet CR-20 de 0,65 Kw/h e no deve haver a ligao simultnea de outros equipamentos na mesma tomada, sob pena de sobrecarreg-la. Ligue a Cryojet CR-20, no boto liga/desliga. Aguarde at que o painel do equipamento indique que a cmara de refrigerao atingiu a temperatura adequada ao trabalho que pretende desenvolver. Este tempo depender da temperatura ambiente e do nvel de resfriamento pretendido. Para melhor rendimento do trabalho de crioescleroterapia, aconselhamos colocar as seringas na cmara com antecedncia, para permitir a transferncia de temperatura e o resfriamento da amostra enquanto outras atividades so desenvolvidas. Durante as aplicaes, aconselhvel que as seringas retiradas, que no forem retornar para a cmara, sejam imediatamente substitudas por outras cheias, para adiantar o processo de resfriamento destas.

Instalao e Operao

5. Configuraes do Painel de Controle


O Painel de Controle e Indicao de Temperatura da Cryojet CR-20 permite a configurao da temperatura mnima de operao e de outros parmetros de controle e funcionamento. O equipamento sai de fbrica pr-ajustado, no sendo necessria qualquer configurao especial. Basta ligar e utilizar. Mas, se o usurio desejar, poder redefinir as condies de funcionamento. A Cryojet CR-20 desligar automaticamente o compressor quando atingida a temperatura mnima ajustada pelo operador, religando-se sempre que esta subir acima dos limites previamente estabelecidos. O display apresentar a mensagem Err quando o sensor de temperatura estiver desconectado ou a temperatura medida estiver fora da faixa especificada nos ajustes estabelecidos. Para ajuste dos parmetros do sistema, siga os procedimentos abaixo especificados.

5.1) Ajuste de temperatura de controle (SETPOINT)


Siga os procedimentos abaixo, para ajustar a temperatura de operao (setpoint), em que o equipamento ir desligar o compressor (quando atingida ou ultrapassada) ou ligar (quando no atingido nvel especificado). Pressione a tecla SET por 1 (um) segundo aparecer a inscrio T. Solte a tecla SET. Aparecer a temperatura de controle ajustada anteriormente. Utilize as teclas e para modificar o valor e, quando pronto, pressione SET para gravar.

5.2) Diferencial de temperatura e modo de operao


Pressione simultaneamente as teclas e por 5 segundos at aparecer dIF, em seguida solte as teclas. Aparecer o diferencial a ser ajustado. Utilize as teclas e para alterar o valor e, quando pronto, pressione SET para passar adiante. Agora defina o modo de operao: CoL para refrigerao ou Hot para aquecimento. Utilize as teclas e para selecionar o modo. Aps selecionado, pressione SET para gravar o parmetro.

Configurao do Painel de Controle

6. Especificaes Tcnicas
Temperatura mxima de funcionamento: aprox. 48C (com temperatura ambiente a 20C). Dimenses: 30 x 30 x 27 cm (LxPxH). Peso do equipamento: 21 Kg. Alimentao Monovolt 220 Vac (50/60Hz). Corrente 3,0 A. Consumo 0,65 Kw/h (220 V).

Especificaes Tcnicas I10

S-ar putea să vă placă și