Sunteți pe pagina 1din 8

Rev. Latino-Am.

Enfermagem
18(2):[08 telas] mar-abr 2010 www.eerp.usp.br/rlae

Artigo de Reviso

Posicionamento cirrgico: evidncias para o cuidado de enfermagem

Camila Mendona de Moraes Lopes2 Cristina Maria Galvo3

O posicionamento cirrgico tem como principal finalidade promover o acesso ao stio cirrgico e deve ser realizado de forma correta para garantir a segurana do paciente e prevenir complicaes. O presente estudo teve como objetivo buscar e avaliar as evidncias disponveis na literatura sobre os cuidados de enfermagem, relacionados ao posicionamento cirrgico do paciente adulto no perodo intraoperatrio. O mtodo de pesquisa adotado foi a reviso integrativa da literatura. Para a seleo dos artigos, utilizaram-se as bases de dados PubMed, CINAHL e LILACS. A amostra constitui-se de 20 artigos. Na sntese das evidncias constatou-se que os artigos includos enfocaram trs tpicos principais, a saber: os fatores de risco para o desenvolvimento de complicaes; as complicaes decorrentes do posicionamento cirrgico e os cuidados de enfermagem relacionados ao posicionamento cirrgico. Dentre as lacunas do tema investigado, destaca-se a necessidade de conduo de estudos sobre dispositivos eficazes para cada tipo de posio cirrgica. DESCRITORES: Enfermagem Perioperatria; Cuidados de Enfermagem; Pesquisa.

Artigo extrado da dissertao de mestrado Posicionamento Cirrgico: evidncias para o cuidado de enfermagem, apresentada a Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto, Universidade de So Paulo, SP, Brasil.

Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto, Universidade de So Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, SP, Brasil:
2 3

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, E-mail: camila.mm@usp.br. Enfermeira, Professor Associado, E-mail: crisgalv@eerp.usp.br.

Endereo para correspondncia: Cristina Maria Galvo Universidade de So Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto Av. Bandeirantes, 3900 Monte Alegre CEP:14040-902 Ribeiro Preto, SP, Brasil E-mail: crisgalv@eerp.usp.br

Tela 156 Surgical Positioning: Evidence for Nursing Care


The goal of surgical positioning is to promote access to the surgical site. It should be carried out correctly to ensure patient safety and prevent complications. This integrative literature review aimed to search for and evaluate available evidences in literature about nursing care related to surgical positioning of adult patients in the intraoperative period. Pubmed, Cinahl and Lilacs databases were used for the selection of the articles. The sample consisted of 20 articles. The synthesis of the available evidence showed that included studies focused on three main topics: risk factors for developing complications, complications due to surgical positioning and nursing care related to surgical positioning. Among the gaps in the research theme, the need to conduct studies on effective devices for each type of surgical position is highlighted. DESCRIPTORS: Perioperative Nursing; Nursing Care; Research.

Posicionamiento quirrgico: evidencias para el cuidado de enfermera


El posicionamiento quirrgico tiene como principal finalidad promover el acceso al sitio quirrgico y debe ser realizado de forma correcta para garantizar la seguridad del paciente y prevenir complicaciones. El presente estudio tuvo como objetivo buscar y evaluar las evidencias disponibles en la literatura sobre los cuidados de enfermera, relacionados al posicionamiento quirrgico del paciente adulto en el perodo intraoperatorio. El mtodo de investigacin adoptado fue la revisin integradora de la literatura. Para la seleccin de los artculos, se utilizaron las bases de datos PubMed, CINAHL y LILACS. La muestra se constituy de 20 artculos. En la sntesis de las evidencias se constat que los artculos incluidos enfocaron tres tpicos principales, que son: los factores de riesgo para el desarrollo de complicaciones, las complicaciones provenientes del posicionamiento quirrgico y los cuidados de enfermera relacionados al posicionamiento quirrgico. Entre los vacos del tema investigado, se destaca la necesidad de conducir estudios sobre dispositivos eficaces para cada tipo de posicin quirrgica. DESCRIPTORES: Enfermera Perioperatoria; Atencin de Enfermera; Investigacin.

Introduo
O enfermeiro perioperatrio responsvel pelo planejamento e implementao de intervenes de enfermagem que minimizam ou possibilitam a preveno de complicaes decorrentes do procedimento anestsico-cirrgico, visando a segurana, conforto e a individualidade do paciente .
(1)

em equipe e a utilizao de dispositivos e equipamentos de posicionamento especficos para cada paciente. O enfermeiro compartilha com a equipe (cirurgio, anestesista e pessoal de enfermagem) a deciso do melhor posicionamento do paciente para facilitar as atividades durante o ato anestsico-cirrgico. Para isso, necessria a identificao das alteraes anatmicas e fisiolgicas do paciente, associadas ao tipo de anestesia, tipo de procedimento e ao tempo cirrgico a que ser submetido, para que o posicionamento seja adequado e no ocasione complicaes ps-operatrias(2). A conduo do estudo ocorreu devido escassez

O posicionamento cirrgico do paciente procedimento importante na assistncia de enfermagem no perodo perioperatrio. O principal objetivo desse procedimento promover a tima exposio do stio cirrgico e, ao mesmo tempo, a preveno de complicaes, decorrentes do posicionamento cirrgico. Para tal, essencial o trabalho
www.eerp.usp.br/rlae

Lopes CMM, Galvo CM.

Tela 157

de

pesquisas

sobre

os

cuidados

de

enfermagem

de pesquisas de maneira sistematizada, contribui para o aprofundamento do tema investigado, auxilia na tomada de deciso e, consequentemente, na melhoria da prtica clnica, com base em resultados de pesquisas pr-existentes(5-6). Para a elaborao da presente reviso integrativa adotou-se as seguintes etapas: identificao do tema ou formulao da questo norteadora; amostragem ou busca na literatura dos estudos; categorizao dos estudos; avaliao dos estudos includos na reviso; discusso e interpretao dos resultados e a sntese do conhecimento evidenciado nos artigos analisados ou apresentao dos resultados da reviso integrativa(5,7). A pergunta norteadora para a elaborao da reviso integrativa foi: quais so os cuidados de enfermagem relacionados ao posicionamento cirrgico do paciente adulto no perodo intraoperatrio? Para a busca dos artigos, utilizou-se a internet para acessar as bases de dados: PubMed (arquivos digitais biomdicos e de cincias da sade do US National Institutes of Health), CINAHL (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature) e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Cincias da Sade). As palavras-chave que tinham relao com o tema foram selecionadas e verificadas nas bases de dados se essas eram descritores controlados de acordo com a indexao em cada base especfica. Nesse contexto, na Tabela 1 esto apresentados os descritores estabelecidos para a conduo da reviso integrativa.

no posicionamento cirrgico em mbito nacional, a importncia da construo de pesquisas que oferecem subsdios para a tomada de deciso dos enfermeiros que atuam no perodo perioperatrio, uma vez que esses tm acesso limitado literatura, devido falta de tempo, bem como vivenciam dificuldades para buscar e analisar as evidncias disponveis e aplic-las na prtica clnica. O referencial terico adotado para o desenvolvimento deste estudo foi a Prtica Baseada em Evidncias (PBE). A PBE abordagem que integra as melhores evidncias provenientes de pesquisas com a competncia clnica do profissional e as preferncias do paciente e familiares, na tomada de deciso na assistncia sade com qualidade alta(3). A implementao da PBE na enfermagem incentiva o enfermeiro a conduzir pesquisas direcionadas para as necessidades da prtica clnica e/ou a utilizao de resultados de pesquisas disponveis na literatura(4).

Objetivo
O presente estudo teve como objetivo buscar e avaliar as evidncias disponveis na literatura sobre os cuidados de enfermagem, relacionados ao posicionamento cirrgico do paciente adulto no perodo intraoperatrio.

Procedimento metodolgico
A reviso integrativa da literatura foi o mtodo de pesquisa adotado. Esse mtodo inclui a anlise e sntese

Tabela 1 - Descritores controlados e no controlados de acordo com as bases de dados selecionadas


Base de dados PubMed Descritores controlados Intraoperative period Intraoperative care Intraoperative complications Intraoperative procedures Perioperative nursing Operating room nursing Nursing care LILACS Perodo intraoperatrio Complicaes intraoperatrias Cuidados intraoperatrios Enfermagem perioperatria Enfermagem de centro cirrgico Cuidados de enfermagem CINAHL Intraoperative care Intraoperative period Intraoperative complications Perioperative positioning injury Perioperative care Perioperative nursing Perioperative period Posicionamento Postura Descritores no controlados Intraoperative positioning Patient positioning Surgical positioning Surgical patient positioning Intraoperative nursing

www.eerp.usp.br/rlae

Rev. Latino-Am. Enfermagem mar-abr 2010; 18(2):[08 telas] Para promover ampla busca de artigos,

Tela 158

a identificao de lacunas do conhecimento para o desenvolvimento de futuras pesquisas.

realizaram-se todas as combinaes possveis entre os descritores em cada base de dados. Os critrios de incluso dos artigos foram: artigos que abordavam o cuidado de enfermagem prestado ao paciente adulto no posicionamento cirrgico, no perodo intraoperatrio; publicados em ingls, espanhol e portugus de julho de 1998 a julho de 2008 e artigos sem distino do delineamento de pesquisa empregado. Os artigos foram selecionados pelo ttulo e resumo de acordo com o objetivo do estudo, obedecendo aos critrios de incluso. Na base de dados PubMed foram pr-selecionadas 600 referncias de artigos, na LILACS encontraram-se 140 artigos e na CINAHL 754 artigos, totalizando 1494 artigos, que resultaram em amostra de 20 artigos, os quais foram analisados na ntegra. Para a extrao dos dados, utilizou-se instrumento de coleta de dados publicado e j validado(8). Para a anlise do nvel de evidncia e do delineamento de pesquisa dos estudos includos na reviso, utilizaramse os conceitos propostos por pesquisadores da rea de enfermagem(3,9). A anlise e sntese dos artigos foram realizadas na forma descritiva, possibilitando ao leitor avaliar a qualidade das evidncias (nvel de evidncia) disponveis na literatura sobre o tema investigado, fornecer subsdios para a tomada de deciso no cotidiano da enfermagem perioperatria, bem como

Resultados
Dos vinte artigos includos na reviso, constatouse que dezenove foram publicados em ingls e um em portugus; dentre os pases de origem das publicaes, houve o predomnio dos Estados Unidos da Amrica, com treze artigos. Em relao s revistas houve diversidade, com destaque para o AORN Journal (quatro artigos). Em relao ao nvel de evidncia, apenas um estudo apresentou nvel de evidncia forte (nvel II) com delineamento experimental, do tipo ensaio clnico randomizado controlado; um estudo foi considerado com nvel de evidncia moderada (nvel III) com delineamento quase-experimental, do tipo avaliao (anlise de processo) e oito estudos apresentaram evidncias fracas (nvel VI e VII), sendo trs com delineamento no experimental, dois do tipo descritivotransversal e um correlacional retrospectivo; dois do tipo opinio de especialistas e trs relatos de experincia. Atrelado a essa situao, os outros 10 estudos (reviso narrativa de literatura) no tm classificao de acordo com o sistema hierrquico adotado. Nas Tabelas 2, 3, 4 e 5 apresenta-se a sntese dos artigos analisados.

Tabela 2 Sntese dos estudos com delineamento de pesquisa experimental e quase-experimental


Estudo Feuchtinger et al.(10) Objetivo Avaliar a efetividade do uso do dispositivo de viscoelstico Ensaio clnico randomizado controlado (n=300) termoativado de 4cm na reduo de leses decorrentes do posicionamento cirrgico Resultado No houve diferena estatstica significante entre os grupos experimental (dispositivo testado) e controle (cuidado usual) Concluso A conduo de outros estudos necessria para identificar os dispositivos eficazes que auxiliam na preveno de leses decorrentes do posicionamento cirrgico

Power(11)

Avaliar a experincia de dor psoperatria, relacionada ao tipo

A frequncia da dor relatada pelos pacientes foi maior com o aumento da idade e do tempo de permanncia na mesa operatria. No houve diferena na incidncia ou severidade da dor com relao ao tipo de posio

O autor recomenda que o enfermeiro perioperatrio deve documentar as intervenes implementadas e relacion-las aos achados clnicos para que se possa repensar a prtica e buscar a melhoria dos cuidados de enfermagem

Avaliao (anlise de processo)

de posicionamento cirrgico em pacientes submetidos a cirurgias ginecolgicas

www.eerp.usp.br/rlae

Lopes CMM, Galvo CM.

Tela 159

Tabela 3 Sntese dos estudos com delineamento de pesquisa no experimental


Estudo Roeder et al.(12) Estudo descritivo transversal Objetivo Avaliar a presso capilar suportada na regio dos calcneos e panturrilha em indivduos na posio litotmica Resultado A presso maior de acordo com o aumento da altura dos suportes da panturrilha nas variaes da posio litotmica e quanto mais larga a superfcie de suporte, menor a presso capilar suportada Concluso Os autores recomendam o uso da posio mais baixa dos calcneos; colocar apoio de suportes sob a rea de maior contato e manter o paciente na posio litotmica o menor tempo possvel Matos, Piccoli(13) Estudo descritivo transversal Verificar a frequncia do diagnstico de enfermagem risco para leso perioperatria por posicionamento, caractersticas definidoras e fatores relacionados Stevens et al.(14) Estudo correlacional retrospec- tivo Analisar as leses de pacientes submetidos a procedimentos cirrgicos urolgicos, correlacionando os fatores predisponentes O diagnstico foi identificado em 100% da amostra. As caractersticas definidoras e os fatores identificados foram perda de barreira protetora habitual secundria anestesia e comprometimento da perfuso tissular secundrio ao frio da sala operatria que obtiveram mais de 50% de frequncia O posicionamento cirrgico e o tempo de cirurgia prolongado estavam significativamente associados ao desenvolvimento de leses de pele. O risco de desenvolvimento de leses maior nos pacientes em posio lateral e essa a posio de escolha em cirurgias urolgicas As leses de pele desenvolvidas pelos pacientes, submetidos a cirurgias urolgicas so decorrentes do posicionamento cirrgico e esse procedimento requer cuidado e ateno da equipe que atua no cenrio perioperatrio O enfermeiro deve planejar aes baseadas nas caractersticas especficas de cada paciente, o posicionamento cirrgico do paciente o que determina procedimento seguro e eficiente

Tabela 4 Sntese dos estudos do tipo opinio de especialista e do tipo relato de experincia
Estudo AORN(15) Opinio de especialista Objetivo Oferecer aos enfermeiros perioperatrios diretrizes das melhores prticas para o posicionamento do paciente Sntese A Associao construiu as recomendaes prticas em seis padres, a saber: I. a avaliao pr-operatria das necessidades especiais do paciente relacionada ao posicionamento cirrgico, II. os dispositivos para auxiliar o posicionamento devem estar disponveis, limpos e de preferncia devem manter a presso normal de interface capilar, III. o enfermeiro deve monitorar o alinhamento corporal e integridade tecidual do paciente baseado em princpios fisiolgicos, IV. depois de realizado o posicionamento, o enfermeiro deve avaliar o paciente novamente, V. a documentao do posicionamento deve seguir as Recomendaes Prticas da AORN para documentao do cuidado de enfermagem perioperatrio, VI. as normas e os procedimentos adotados na instituio durante a deciso do posicionamento do paciente devem ser revisados e atualizados anualmente e devem ser seguidos por todos que participam dessa atividade O autor descreve sobre o uso de um novo tipo de perneira, utilizado para o posicionamento do paciente em posio litotmica, o qual denominado Direct Placement Leg Holders (DPLHs). Esse dispositivo fcil de movimentar, fixar e posicionar, alm de reduzir a presso sobre o calcneo e panturrilha, facilita a rotina e promove a segurana do paciente. Compete ao enfermeiro providenciar o melhor equipamento e garantir o seu uso correto para proporcionar a melhoria do cuidado prestado ao paciente Os autores descrevem as dificuldades para posicionar o paciente obeso em posio litotmica, depois da induo da anestesia. Assim, relatam o uso de um dispositivo plstico, liso, com 91,44x60,96cm, barato, normalmente utilizado para brincadeiras de escorregar na neve, coberto por um campo e colocado embaixo do paciente. Logo depois da induo anestsica, esse dispositivo auxilia a deslizar o paciente para a parte inferior da mesa, procedimento simples que facilitou o posicionamento do paciente, evitando leses nesse e na equipe e que pode ser utilizado em qualquer outro centro cirrgico Nos trs casos de leses decorrentes do posicionamento cirrgico no foi evidenciado negligncia por parte da equipe perioperatria, porm, um alerta aos enfermeiros para que implementem os cuidados no transporte, transferncia e posicionamento do paciente na mesa operatria, com as devidas protees e acolchoamentos, sendo importante a documentao que proporciona respaldo legal sobre o cuidado prestado A tcnica utilizada para permitir o acesso livre s estruturas que necessitam ser debridadas do paciente queimado. O correto posicionamento cirrgico proporciona tempo de cirurgia menor e, consequentemente, diminuio do nmero de intervenes e reduo do risco de complicaes

Richardson(16) Opinio de especialista

Descrever sobre a utilizao de um tipo de perneira e seus benefcios durante o posicionamento cirrgico do paciente

Carris, Franczek(17) Relato de experincia

Descrever um dispositivo para o posicionamento cirrgico de pacientes submetidos a procedimentos urolgicos endoscpicos

Murphy(18) Relato de experincia

Relatar trs casos com decises judiciais envolvendo leses intraoperatrias decorrentes do posicionamento cirrgico Descrever uma tcnica para o posicionamento do paciente queimado no intraoperatrio

Schulman et al.(19) Relato de experincia

www.eerp.usp.br/rlae

Rev. Latino-Am. Enfermagem mar-abr 2010; 18(2):[08 telas] Tabela 5 Sntese dos estudos do tipo reviso narrativa de literatura
Estudo Hoshowsky
(20)

Tela 160

Objetivo Discutir os pontos principais durante o posicionamento cirrgico do paciente submetido a cirurgia ortopdica

Sntese Os objetivos do posicionamento cirrgico so: promover a melhor exposio do stio cirrgico, acesso ventilao e monitorizao, manuteno das funes fisiolgicas, do conforto, segurana e da privacidade do paciente. As intervenes de enfermagem para o paciente submetido cirurgia ortopdica dependem do tipo de posio e a avaliao prvia deve ser realizada para conhecer as especificidades de cada paciente No posicionamento do paciente recomendado: checar se os equipamentos e mesa operatria esto limpos e seguros, movimentar o paciente com cuidado, coloc-lo na posio desejada e fix-lo, ter cuidado com pontos de presso, pois leses de pele podem ser causadas pela longa permanncia na mesa, por mau posicionamento e/ou movimentao inadequada do paciente, associados aos fatores como idade, peso, estado nutricional e controle da temperatura O transporte e posicionamento cirrgico do paciente obeso requerem planejamento adequado para evitar leses no pessoal que atua na sala de operao e no prprio paciente O provimento correto de dispositivos, equipamentos e instrumentais cirrgicos do tamanho adequado ao paciente obeso deve ser antecipado. Em pacientes obesos, o autor recomenda a proibio das posies Trendelemburg, supina e prona As causas de leses podem ser relacionadas s foras impostas devido ao posicionamento cirrgico por tempo prolongado; hiperextenso ou compresso de tecidos, que podem privar os nervos de oxigenao e levar ao dano, que pode ser temporrio ou permanente. O correto posicionamento, acolchoamento e monitoramento do paciente no intraoperatrio auxiliam na preveno dessas complicaes O planejamento e implementao de aes efetivas possibilitam a preveno de complicaes. Para o cuidado adequado do paciente obeso, h necessidade de equipamentos de posicionamento, transferncia e mobilizao disponveis em tamanho adequado para o corpo do paciente e se deve evitar algumas posies como a litotmica A SC doena potencialmente fatal que ocorre quando a presso de perfuso cai abaixo da perfuso tecidual em um compartimento, desenvolvendo isquemia no local. O correto e seguro posicionamento cirrgico com a utilizao de dispositivos adequados e a manuteno desse durante o perodo intraoperatrio consiste em conduta absolutamente necessria de todos os envolvidos no atendimento do paciente Algumas posies cirrgicas potencializam o risco de complicaes no paciente obeso como a supina e a prona; entretanto, outras podem beneficiar como a lateral. Deve-se avaliar e selecionar os equipamentos necessrios para auxiliar no posicionamento antes do paciente chegar sala operatria. A transferncia para a mesa de cirurgia deve ser realizada com nmero adequado de pessoal O desenvolvimento de tcnicas adequadas de posicionamento, o uso de equipamentos de suporte e de dispositivos de acolchoamento contribuem para a segurana do paciente. O planejamento da assistncia, considerando o tempo cirrgico, o tipo de cirurgia e de anestesia, alm da identificao dos fatores de risco para cada paciente ir determinar o dispositivo adequado a ser utilizado As principais posies citadas so supina, litotmica, lateral e prona. As complicaes decorrentes do posicionamento cirrgico so potencializadas no paciente anestesiado. Deve-se ter cuidado com os locais onde se localizam plexos e nervos, impedindo a ocorrncia de leses nervosas; avaliar as proeminncias sseas que esto em contato com a mesa operatria e garantir que a presso capilar fique 32mmHg; respeitar o alinhamento corporal e utilizar dispositivos que auxiliam no posicionamento especficos para cada tipo de posio e necessidades do paciente Realizou-se reviso de literatura na base de dados LexisNexis, no perodo de fevereiro de 2002 a fevereiro de 2004, com as palavras-chave: operating room and nurse, negligence or malpractice. Encontrou-se 78 casos nas trs instncias judiciais, sendo 4 sobre o desenvolvimento de lceras por presso, decorrentes do posicionamento cirrgico do paciente. O planejamento do posicionamento deve ser elaborado com antecedncia e com participao de toda a equipe

Taylor, Campbell(21)

Revisar a preveno de erros nos procedimentos cirrgicos, o posicionamento cirrgico do paciente e cuidados com reas de presso Descrever os fatores de risco que podem ser exacerbados no paciente cirrgico obeso

Keller(22)

Heizenroth(23)

Descrever as causas de leses nervosas em pacientes cirrgicos, no intuito de nortear a prtica e o planejamento de cuidados. Analisar os fatores de risco e os cuidados necessrios com o paciente cirrgico obeso

Troia(24)

Wilde(25)

Descrever a sndrome compartimental (SC).

Dybec(26)

Apontar as principais consideraes sobre o posicionamento cirrgico do paciente obeso

Millsaps(27)

Revisar os pontos principais durante o posicionamento cirrgico

OConnell(28)

Descrever os tipos de posies cirrgicas e os cuidados de enfermagem no posicionamento do paciente

Murphy(29)

Identificar os casos judiciais relacionados a danos ocorridos no ambiente operatrio

www.eerp.usp.br/rlae

Lopes CMM, Galvo CM.

Tela 161

Discusso
Na sntese de dados dos estudos includos na reviso, constatou-se que esses enfocaram trs tpicos principais, a saber: os fatores de risco para o desenvolvimento de complicaes, as complicaes decorrentes do posicionamento cirrgico e os cuidados de enfermagem relacionados ao posicionamento cirrgico do paciente. A avaliao pr-operatria dos fatores de risco de cada paciente, submetido ao procedimento cirrgico, e a considerao desses na elaborao do plano de cuidados pode contribuir para o no desenvolvimento de complicaes no intraoperatrio(20-28). Todos os fatores de risco identificados devem ser documentados, bem como as orientaes dadas ao paciente(29). Os principais fatores de risco citados foram: - anestesia geral - situao que o corpo perde a proteo fisiolgica para os mecanismos compensatrios e fica suscetvel a leses musculares e/ou nervosas e dor. O uso de medicaes como os relaxantes musculares e para dor podem mascarar e retardar o diagnstico de leses que aconteceram no intraoperatrio(20-28); - idade - os pacientes em idade avanada ou muito jovens podem ter a pele mais sensvel e maior probabilidade para desenvolver leses de pele(20-21, 25, 27- 28) ; - peso - avaliar o ndice de massa corporal, pois a obesidade e o sobrepeso podem potencializar as complicaes decorrentes do posicionamento e o baixo peso acarreta a exposio acentuada de proeminncias sseas do paciente, regies mais suscetveis ao aparecimento de leses de pele(20-22, 24-28); - imobilidade ou problemas de mobilizao - alm de dificultarem o posicionamento cirrgico, podem propiciar a formao de trombos nos vasos e tambm pontos de presso(20, 23--25, 27-28); - problemas no controle da temperatura corporal - a hipotermia faz com que estruturas do corpo dependam de mais oxignio e, sem o aporte necessrio, pode favorecer a formao de necrose ou morte de tecidos (20-21,26,28); - condies de sade pr-existentes - diabetes mellitus, cncer, insuficincia renal, nveis baixos de hematcrito e hemoglobulina no pr-operatrio, doenas vasculares, cardacas, respiratrias e que afetam o sistema imunolgico podem favorecer o desenvolvimento de complicaes(20-22,24-28); - tempo cirrgico prolongado:- cirurgia com mais de 2 horas de durao pode acometer a oxigenao dos tecidos comprimidos e favorecer a formao de lceras
www.eerp.usp.br/rlae

por presso(20-28) . Todos os estudos avaliados(10-29) apontaram que o posicionamento cirrgico do paciente causa algum impacto negativo nos sistemas do corpo e podem danos ocasionar em vrias complicaes de leses como: de dor pele, musculoesqueltica, nervos deslocamento perifricos, articulaes,

comprometimento cardiovascular e pulmonar e at sndrome compartimental. Dentre os cuidados de enfermagem recomendados nos artigos analisados, salientam-se: respeitar o alinhamento corporal; implementar aes para as reas de presso; reduzir a frico, cisalhamento e presso; checar proeminncias sseas; selecionar e disponibilizar dispositivos de posicionamento de acordo com as necessidades de cada paciente e relacionar ao tipo e tempo cirrgico; realizar a movimentao, transporte e posicionamento com nmero adequado de profissionais de sade e com equipamentos adequados, para que no ocorra leses ocupacionais, bem como aos pacientes; documentar todos os procedimentos de posicionamento(10,20-22,24,26-28). As principais recomendaes para as posies cirrgicas so: - supina - utilizao de travesseiros ou apoios de cabea e abaixo dos joelhos, os braos em ngulo mximo de 90 com o corpo, manter as pernas descruzadas, ateno para a hiperextenso dos ps; - prona - proteger rosto, olhos e queixo, favorecer o acesso aos tubos e linhas de monitoramento, manter o alinhamento do pescoo, colocar coxins em formato de rolos da clavcula crista ilaca e sob as pernas e ps, deixar as genitlias livres, proteger os ps de hiperflexo; - lateral - manter o alinhamento espinhal, observar orelhas, colocar um apoio sob a cabea, regio da axila e entre as pernas, manter a perna em contato com a mesa flexionada na regio do quadril e a superior esticada; - litotomia - manter os braos em braadeiras num ngulo mximo de 90, acolchoar quadril, ndegas e laterais do corpo, utilizar a menor elevao das pernas pelo menor tempo possvel e minimizar o grau de abduo do quadril.

Concluso
Com a concluso da presente reviso integrativa fica evidente a importncia da atuao do enfermeiro no de posicionamento complicaes cirrgico, seja desse na preveno decorrentes procedimento,

Rev. Latino-Am. Enfermagem mar-abr 2010; 18(2):[08 telas] na avaliao das necessidades de cada paciente e na disponibilizao de equipamentos e dispositivos adequados. salutar que os enfermeiros se tornem consumidores de resultados de pesquisas e/ou conduzam estudos que respondam aos problemas vivenciados

Tela 162

no cotidiano, bem como busquem estratgias de implementao das evidncias disponveis na prtica clnica, o que, na opinio da autoria deste estudo, implicar na consolidao da Prtica Baseada em Evidncias.

Referncias
1. Galvo CM. A prtica baseada em evidncias: uma contribuio para a melhoria da assistncia de enfermagem perioperatria. [livre-docncia]. Ribeiro Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto da Universidade de So Paulo; 2002. 114 p. 2. St-Arnaud D, Paquin M. Safe positioning for neurosurgical patients. AORN J. 2008; 87(6):1156-72. 3. Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Making the case for evidencebased practice. In: Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidencebased practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2005. p. 3-24. 4. Galvo CM, Sawada NO, Rossi LA. A prtica baseada em evidncias: consideraes tericas para sua implementao na enfermagem perioperatria. Rev Latino-am Enfermagem 2002; 10(5):690-5. 5. Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvo CM. Reviso integrativa: mtodo de pesquisa para a incorporao de evidncias na sade e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008; 17(4): 758-64. 6. Mendes KDS, Galvo CM. Liver transplantation: evidence for nursing care. Rev Latino-am Enfermagem 2008; 16(5):915-22. 7. Whittemore R, Knafl K. The integrative review: updated methodology. J Adv Nurs. 2005; 52(5):546-53. 8. Ursi ES, Galvo CM. Preveno de leses de pele no perodo perioperatrio: reviso integrativa da literatura. Rev Latino-am Enfermagem 2006; 14(1):124-31. 9. Polit DF, Beck CT, Hungler BP. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: mtodos, avaliao e utilizao. Porto Alegre (RS): ArtMed; 2004. 487 p. 10. Feuchtinge J, Bie R, Dassen T, Halfens R. A 4-cm thermoactive viscoelastic foam pad on the operating table to prevent pressure ulcer during cardiac surgery. J Clin Nurs. 2006; 15(2): 162-7. 11. Power H. Patient positioning outcomes for women undergoing gynaecological surgeries. Can Oper Room Nurs J. 2002; 20(3):710, 27-30. 12. Roeder RA, Geddes LA, Corson N, Pell C, Otlewsk M, Kemeny A. Heel and calf capillary-support pressure in lithotomy positions. AORN J. 2005; 81(4):821-5. 13. Matos FGOA, Piccoli M. Diagnstico de enfermagem risco para leso perioperatria por posicionamento identificado no perodo transoperatrio. Cincia, Cuidado e Sade 2004; 3(2): 195-201. 14. Stevens J, Nichelson E, Linehan M, Thompson N, Liewehr D, Venzon, et al. Risk factors for skin breakdown after renal and adrenal surgery. Urology 2004; 64 (2):246-9. 15. Association of periOperative Registered Nurses. Recommended practices for positioning the patient in the perioperative practice setting. AORN J. 2001; 73(1):231-8. 16. Richardson C. Use of leg positioning holders. Br J Perioper Nurs. 2004; 14(3):127-30. 17. Carris J, Franczek T. Patient positioning: snow fun in the OR. Today Surg Nurse 1999; 21(3):47-8. 18. Murphy EK. Negligence cases concerning positioning injuries. AORN J. 2004; 80(2):311-4. 19. Schulman CI, Namias BJ, Rosales O, Pizano LR, Ward CG, Namias N. A portable, universal patient positioning and holding system for use in the burn patient The Burnwalter. Burns 2005; 31(5):647-9. 20. Hoshowsky VM. Surgical positioning. Orthop Nurs. 1998; 17(5):55-65. 21. Taylor M, Campbell C. Patient care in the operating department (1). Br J Theatre Nurs. 1999; 9(6):272-5. 22. Keller C. The obese patient as a surgical risk. Semin Perioper Nurs. 1999; 8(3):109-17. 23. Heizenroth P. Surgery: its got some nerve! Hosp Nurs. 2001; 31(10):32hn1-4. 24. Troia C. Promoting positive outcomes in obese patients. Plast Surg Nurs. 2002; 22(1):10-7, 28. 25. Wilde S. Compartment syndrome. The silent danger related to patient positioning and surgery. Br J Perioper Nurs. 2004; 14(12):546-50, 552-4. 26. Dybec RB. Intraoperative positioning and care of the obese patient. Plast Surg Nurs. 2004; 24(3):118-22. 27. Millsaps CC. Pay attention to patient positioning! RN 2006; 69(1):59-63. 28. OConnell MP. Position impact on the patient positioning. Nurs Clin North Am. 2006; 4(12):173-92. 29. Murphy EK. Protecting patients from potential injuries. AORN J. 2004; 79(5):1013-6.

Recebido: 6.5.2009 Aceito: 13.8.2009

Como citar este artigo:


Lopes CMM, Galvo CM. Posicionamento cirrgico: evidncias para o cuidado de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. mar-abr 2010 [acesso em: __ ____ __];18(2): 08 telas]. Disponvel em:
dia ano

___________
URL

www.eerp.usp.br/rlae

ms abreviado com ponto

S-ar putea să vă placă și