Sunteți pe pagina 1din 21

1

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS UNIDADE UNIVERSITRIA DE SANTA HELENA DE GOIS

SETER SOFTWARE PARA CONTROLE DE ESCRITURAO DE TERRENOS

KEILA MONIQUE IENDRAICAK

SANTA HELENA DE GOIS 2011

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIS UNIDADE UNIVERSITRIA DE SANTA HELENA DE GOIS

SETER SOFTWARE PARA CONTROLE DE ESCRITURAO DE TERRENOS

KEILA MONIQUE IENDRAICAK

Projeto apresentado no Curso de Sistemas de Informao como parte de avaliao na matria Prtica Interdisciplinar em Desenvolvimento de Software.

SANTA HELENA DE GOIS 2011

SUMRIO

LISTA DE FIGURAS INTRODUO 1 REGULARIZAO FUNDIRIA 1.1.1 Zonas Especiais De Interesse Social 1.1.2 Regularizao Fundiria no Municpio de Rio Verde 1.2 Registo de Imveis 1.2.1 Breve Histrico Sobre o Registro De Imveis 1.2.2 Sistemas De Transferncia De Propriedade 1.2.3 Aquisio de Imveis 1.2.4 Princpios Que Regem O Registro de Imveis 1.2.5 Matrcula, Registro E Averbao 1.3 SETER 2 TECNOLOGIAS UTILIZADAS 2.1 Engenharia de Software 2.2 Linguagem de Modelagem Unificada (UML) 2.3 Ferramenta Jude 2.4 Linguagem de Programao Java 2.5 NetBeans IDE 2.6 Banco de Dados Firebird 2.6.1 IBExpert 2.7 CaseStudio 2.8 iReport REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

04 05 07 08 09 10 10 11 12 13 14 15 16 16 18 18 19 19 20 21 21 21 22

LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 Ciclo de Vida Clssico

17

INTRODUO O problema da moradia irregular algo que vem ocorrendo h muitos anos. A populao de baixa renda procura por uma moradia, e por fim acaba habitando lugares inadequados. A regularizao fundiria tem o objetivo de legalizar essas moradias. As Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) foram criadas para facilitar este processo, pois elas permitem abrir algumas excees quanto sua normalizao. A regularizao veio para garantir o direito moradia digna para os habitantes irregulares, para assegurar o seu bem-estar social e para incluir a populao dessas zonas comunidade e dar-lhes cidadania. No municpio de Rio Verde, existem cerca de 20 mil lotes irregulares, distribudos em terras do Estado, do Municpio e particulares. O objetivo deste projeto visa apenas os lotes municipais. Para a regularizao fundiria em Rio Verde, foram criadas algumas leis especficas, autorizando a regularizao dos bairros atravs de um programa da prefeitura e tambm a confeco das escrituras pelo prprio municpio, necessitando do cartrio apenas para registros. O registro de imveis surgiu para assegurar aos proprietrios a posse concreta de um imvel. Ele garante a segurana e a publicidade nas transferncias imobilirias. Permitindo, assim, conhecer toda a histria do imvel. Existem dois sistemas de transferncia de propriedades, o franco-italiano e o germnico, que sero explicados mais adiante. O sistema adotado no Brasil o germnico. As aquisies de imveis que sero apresentadas sero por acesso, usucapio, direito hereditrio e tradio. Os princpios que regem o registro de imveis so: publicidade, fora probante, legalidade, territorialidade, continuidade, propriedade, especialidade e instncia. Ser abordada, tambm, a diferena entre matrcula, registro e averbao. No captulo 1 ser explicada a regularizao fundiria e o registro de imveis mais detalhadamente.

No captulo 2 sero apresentadas as tecnologias que sero utilizadas para desenvolver o software em questo.

1 REGULARIZAO FUNDIRIA

O desenvolvimento urbano irregular, que vem ocorrendo dcadas, resulta num problema grave de moradia informal sem garantia das condies mnimas para uma moradia digna, embora seja um direito humano fundamental, que significa a pessoa ter acesso aos elementos mnimos de habitabilidade para sua existncia. A populao que no tem uma moradia levada a habitar locais de extrema pobreza e risco social, como terrenos de alta declividade, terras localizadas em reas de proteo a mananciais, as de preservao ambiental, as reas sob rede de alta tenso, entre outras. E tambm h a ocupao de reas pblicas, como as que esto destinadas a construo de praas ou de equipamento pblicos. Essas reas so ocupadas por meio de autoconstruo e se tornam precrias. Casimiro (2010, p. 177) comenta sobre a regularizao fundiria afirmando que:
Diante desse quadro, o processo de regularizao fundiria em reas onde no h impedimento instransponvel, como os riscos ambientais urbanos que ameaam direta ou indiretamente a integridade fsica dos seus ocupantes ou de quem os circundam se firma como soluo possvel e necessria promoo da moradia adequada. (CASIMIRO, 2010, p. 177)

A regularizao fundiria a regularizao jurdica, fsica e social da permanncia de populaes moradoras de reas urbanas irregulares com finalidade habitacional, garantindo o direito terra e moradia; consiste tambm em melhorias no ambiente urbano, priorizando o bem-estar social e a segurana jurdica da populao. De acordo com Dias (2008), sob o aspecto jurdico, o processo de legalizao de assentamentos urbanos informais visa a atribuio do domnio ou da posse da terra, por meio de alienao ou de concesso, onerosa ou gratuita, de uso, aos ocupantes de reas que as utilizam para sua moradia e/ou de sua famlia, mediante aprovao municipal do parcelamento do solo e do conseqente registro cartorial, com abertura de matrculas individualizadas, lote a lote. Esse objetivo tambm pode ser alcanado por meio da usucapio de reas privadas, ocupadas ininterruptamente e sem oposio h cinco anos ou mais, desde que o ocupante no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. A usucapio individual

pode beneficiar ocupante de rea ou edificao urbana de at 250 m, e a usucapio coletiva aplica-se populao de baixa renda que ocupe rea com mais de 250 m em que no seja possvel a identificao dos terrenos de cada morador. Do ponto de vista social, a proposta dar melhores condies de vida a essas populaes. Garantir-lhes moradia fixa, e assim, poderem participar da vida em comunidade no geral. A implementao da poltica de regularizao requer aes pblicas que tem como objetivos modificar a realidade dos assentamentos. Para tanto, necessrio que levem em considerao a dimenso jurdica e urbanstica que autorizem o tratamento diferenciado nas reas ocupadas por moradias informais, sendo a declarao de zonas especiais de interesse social um importante instrumento nesse processo.

1.1.1 Zonas Especiais De Interesse Social

Casimiro (2010) explica que para a regularizao fundiria ocorrer h uma srie de aes urbansticas e jurdicas e, acolhendo os padres urbansticos especficos adotados pela populao. Para tal, o zoneamento por si no suficiente. necessria uma definio mais especfica, indicando que o territrio destinatrio da interveno dirige-se a uso especial de interesse social e que merece ser tratado de forma diferenciada, de acordo com as tipicidades do local, o que inclui a anlise do territrio ocupado, seja de titularidade pblica ou privada. [...] as Zonas Especiais de Interesse social funcionam como instrumentos urbansticos que permitem a interveno regulatria a partir de flexibilizao dos parmetros legais de ocupao na rea a ser regularizada (CASIMIRO, 2010, p.178). Sem as Zeis o governo teria muitas dificuldades para garantir o acesso moradia para a populao como se deve. A legislao processual, urbanstica, ambiental e cartorria iriam causar vrios empecilhos para regularizar os assentamentos. Mas a regularizao fundiria de interesse social abre excees nesses quesitos para poder beneficiar a populao com a moradia digna e o bem-estar social. Elas propiciam a adequao das normas realidade existente nos assentamentos. Tiago Silva afirma sobre a criao das Zeis:
A criao das ZEIS possibilitou o reconhecimento legal dos assentamentos pobres, constitudos pelas ocupaes irregulares do solo urbano. Cria um conjunto de

normas especficas, baseadas nas caractersticas dos assentamentos de baixa renda. (SILVA, 2009, p.68).

Dias (2008) explica como acontece a regularizao atravs das Zeis, as aes de regularizao so desenvolvidas pelo municpio em terras pblicas ou particulares. A transformao de uma gleba em Zeis ocorre mediante a promulgao de lei especfica que deve conter o permetro da rea, os critrios para a elaborao e a execuo de um plano de regularizao, as diretrizes para o estabelecimento de normas especiais de parcelamento, uso e ocupao do solo e de edificao e os institutos jurdicos que podero ser utilizados para a legalizao fundiria das reas declaradas como Zeis. Instituda a Zeis, d-se incio ao processo de constituio de uma comisso composta por representantes da Prefeitura Municipal e de moradores do assentamento. Essa comisso responsvel pela elaborao e pela aprovao do plano de urbanizao. O plano de urbanizao fica sujeito aprovao, por decreto, pelo chefe do Executivo municipal. Ainda segundo Dias (2008) quando aprovado o plano, a Prefeitura procede s obras de urbanizao do assentamento e, em seguida, remete o processo ao Cartrio de Registro de Imveis, para o registro do parcelamento, com a correspondente abertura das matrculas individualizadas. Ao final do processo, no caso de terrenos pblicos, outorga-se a cada famlia o ttulo de posse ou de propriedade do lote. Os ttulos de posse ou de propriedade devem ser averbados no correspondente cartrio imobilirio. Muito embora a regularizao jurdica possa ocorrer mediante a simples outorga de ttulos, ou seja, pela aplicao de instrumentos como a concesso de uso especial para fins de moradia, a concesso de direito real de uso ou a compra e venda, a instituio de Zeis possibilita tambm o registro do parcelamento no cartrio de registro de imveis. Conforme Silva, a institucionalizao das ZEIS busca compatibilizar os princpios da funo social da propriedade com o da funo social da cidade, pois quando se transforma uma rea em ZEIS, quebra o livre usar, gozar e dispor, inerentes a propriedade, o proprietrio passa a obedecer s novas normas para utilizao de seu imvel.

1.1.2 Regularizao Fundiria no Municpio De Rio Verde

Em mbito municipal de acordo com a Lei n 5.599/2009, visa nos termos do inciso XIV, artigo 2, da Lei n 10.257/01- Estatuto da Cidade e artigo 142 da Lei Municipal n 5.318/07- Plano Diretor, promover mediante o estabelecimento de norma especial a regularizao dos bairros clandestinos e irregulares no Municpio de Rio Verde, atravs do

10

Programa Sonho Escriturado- Programa de Escriturao de Imveis do Municpio de Rio Verde. De acordo com o Segundo Artigo, o Chefe do Executivo est autorizado a regulamentar os seguintes bairros clandestinos e irregulares existentes no municpio de Rio Verde, inclusive nos distritos, no mbito municipal (Santa Cruz I, Santa Cruz II, Prol. Jardim Adriana, Setor Barrinha, Centro, Distrito De Ouroana, Distrito de Lagoa do Bauzinho, Distrito de Riverlndia), no mbito estadual (Maurcio Arantes, Valdecy Pires, Parque Dom Miguel, Cu Azul, Renovao, Mutiro, Res. dos Buritis), e no mbito particular (Jardim Neves, Bairro Accia, Vila Mariana II, Prol. Parque Bandeirantes, Moreira Atades, Vila Moraes II). No referente projeto, sero abordados apenas os bairros municipais. Analisando o terceiro artigo da Lei n 5.865/2010, o Procurador Geral do Municpio est autorizado a firmar as escrituras de doao a serem lavradas pelo Municpio, nos termos do art. 108 do Cdigo Civil Brasileiro, reservando-se o Poder Executivo a mesma competncia, considerando que a regulamentao tenha finalidade de regulamentao fundiria. As famlias beneficiadas devem atender aos seguintes requisitos: residir na moradia beneficiada e no utiliz-la para outro fim que no seja a moradia, no possuir imvel rural ou urbano, receber no mximo at cinco salrios mnimos.

1.2 Registro De Imveis

Wald (1995) comenta sobre a finalidade do Registro de Imveis:


A finalidade do Registro de Imveis garantir a segurana e a publicidade nas transaes imobilirias. Permite o registro que se possa conhecer a histria do imvel, as transaes sucessivas que a seu respeito se realizaram. Por outro lado, o eventual comprador de um imvel tem a possibilidade de, com relativa rapidez, conhecer os nus que gravam o imvel, o valor de uma hipoteca, a existncia de uma servido ou de outro direito real limitado... Do registro devem constar todos os atos relativos constituio, modificao ou extino de direitos reais. (WALD, 1995, p.130)

1.2.1 Breve Histrico Sobre o Registro De Imveis

O imvel de extrema importncia para garantir o equilbrio econmico na vida de uma pessoa. O proprietrio precisa de segurana para assegurar que no perder seu imvel, precisa de algo que comprove que o imvel seu. Assim, foi criado um sistema para

11

transferncia imobiliria por meio da publicidade, surgindo, ento, o registro de ttulo de bens imveis e constitutivo de direitos reais. Conforme Chicuta (s.d), a doutrina brasileira anota que o registro de imveis tem sua origem no direito medieval, mais precisamente no testemunho judicial germnico. Foi o remate de evoluo tcnica que comeou pelo fingimento de litgio entre vendedor e comprador, para que se desse, judicialmente, a transcrio. Depois, passou a ser ato de jurisdio voluntria. A alienao de imveis em juzo, ou, depois, perante os escrives, era a outorga mais a aceitao. Passou-se, em seguida, ao sistema francs de registro somente cronolgico para se chegar ao registro por folhas, uma para cada imvel. A f pblica do registro deriva da publicidade da audincia, que est sua origem, como da escritura pblica. Chicuta (s.d.) relata sobre o processo de Registro de Imveis no Brasil:
No Brasil, o processo de sistematizao local do Registro de Imveis iniciou-se com a Lei Oramentria n. 317, de 1.843, regulamentada pelo Decreto n. 482, de 1.846, criando o registro de hipotecas, e depois ampliado para o que se chamou de Registro Geral pela Lei n. 1.237, de1. 864, substituindo a tradio pela transcrio como modo de transferncia do imvel, gerando o contrato to somente direitos pessoais. O Cdigo Civil de 1.916 incorporou ao seu texto o Registro Geral com o nome de Registro de Imveis e atraiu para ele todas as transmisses de imveis e de direitos reais a ele relativos, incluindo as decorrentes por sucesso causa mortis e de ttulos judiciais, e que at ento estavam dispensados do registro. No essencial, manteve necessidade de registro para transferncia de domnio, mas disps no seu artigo 859 o seguinte: Presume-se pertencer o direito real pessoa, em cujo nome se inscreveu, ou transcreveu. Alm disso, supondo sempre existncia de ttulo causal, manteve o registro como modo e aquisio, adotando princpios bsicos inerentes ao sistema de registro, como o da inscrio, prioridade, legalidade, continuidade, publicidade, presuno e f pblica. O Cdigo Civil nada disps sobre a organizao dos ofcios registrais, os livros necessrios e os procedimentos necessrios, relegando a matria para legislao autnoma, o que se fez com o Decreto n. 4.827, de 1.924, que reorganizou os registros pblicos. Adotou-se sistema de base documental (transcrio por extrato das declaraes essenciais dos ttulos ). (CHICUTA, s.d.)

De acordo com Wald (1995), o direito civil, no seu aspecto conservador, quis dar, atravs dos registros pblicos, uma proteo especial riqueza imobiliria por ele considerada como aquela que perdura e se mantm, merecendo a sua transferncia uma publicidade.

1.2.2 Sistemas De Transferncia De Propriedade

Wald (1995) afirma que existem dois sistemas distintos de transferncia de propriedade o franco-italiano e o germnico. Para o franco-italiano, o simples contrato transfere a propriedade, o acordo de vontade suficiente para que determinado bem saia de um patrimnio sendo incorporado a outro. No sistema germnico, ao contrrio, a propriedade

12

s se transfere mediante a transcrio do ato ou da sentena no Registro de Imveis competente. este ltimo o sistema adotado pelo nosso direito. As diferenas bsicas entre os dois sistemas so as seguintes: No sistema franco-italiano, o contrato transfere a propriedade entre as partes e s o registro a transfere para terceiros. Deste modo, assinado o contrato de compra e venda, por exemplo, o vendedor no pode recusar-se a entregar o que foi vendido ao comprador. Este j tem a propriedade do objetivo em virtude da simples assinatura do contrato e pode, pois reivindic-la, embora os terceiros s reconhecero a sua propriedade aps a transcrio do ato no Registro de Imveis. possvel reivindicar contra quem de acordo com o Registro de Imveis seria proprietrio; No sistema germnico e brasileiro, o contrato s cria obrigaes, cujo inadimplemento importa perdas e danos, isto ressarcimento do prejuzo causado. Mas o contrato por si s, no transfere a propriedade. Assim se o vendedor no entrega o que foi vendido e a escritura de venda, por qualquer motivo, no pode ser transcrita no Registro de Imveis, a nica possibilidade para o comprador rescindir a compra e pedir uma indenizao pelos prejuzos que o vendedor lhe causou. O registro estabelece uma presuno de propriedade, necessrio pois, antes de reivindicar um imvel que est registrado em nome alheio, que o reivindicante pea a anulao da transcrio no referido Registro, podendo todavia cumular os dois pedidos numa s ao, que vise, ao mesmo tempo, o cancelamento do registro e a reivindicao.

1.2.3 Aquisio De Imveis

De acordo com Gonalves (1997), os imveis so adquiridos pela transcrio do ttulo de transferncia no registro de imveis, dos seguintes modos: Acesso: modo originrio de aquisio da propriedade, criado por lei, em virtude do qual tudo o que se incorpora a um bem fica pertencendo ao seu proprietrio. Na acesso predomina o princpio segundo o qual a coisa acessria segue a principal. Entretanto, com relao a suas conseqncias, aplica-se tambm o princpio que veda o enriquecimento sem causa.

13

Usucapio: aparece o elemento tempo influindo na aquisio e na extino de direitos. A primeira modo originrio de aquisio da propriedade e de outros direitos reais suscetveis de exerccio continuado pela posse prolongada no tempo, acompanha de certos requisitos exigidos pela lei; a segunda a perda da ao atribuda a um direito, e de toda a sua capacidade defensiva, em conseqncia do no uso dela durante um determinado espao de tempo. Direito hereditrio: modo de aquisio da propriedade imvel porque, aberta a sucesso, o domnio da herana transmite-se, desde logo, aos herdeiros. O inventrio feito em funo do princpio da continuidade do registro de imveis, para que o herdeiro ali figure como titular do direito da propriedade. Todavia, a aquisio desse direito d-se simplesmente em razo do falecimento do proprietrio, quando ento se considera aberta a sucesso. Wald (1995) inclui, ainda, nos meios de aquisio a tradio, que nada mais que a entrega material do imvel, que se faz com a inteno de transferir a posse. A tradio, para ser vlida, exige agentes capazes, transferncia do bem e justa causa. Entre as formas de tradio podemos citar a traditio longa manu que quando a entrega simblica; a traditio brevi manu que ocorre quando o adquirente j possua o bem alienado, mas a ttulo que no fosse, o de proprietrio; e o constituto possessrio que acontece quando o alienante que conserva o imvel, no mais como proprietrio, mas por outro ttulo qualquer.

1.2.4 Princpios Que Regem O Registro De Imveis

Gonalves (1997) aponta que para proporcionar maior segurana aos negcios imobilirios, criou o legislador um sistema de registros pblicos, informado por diversos princpios que garantem a sua eficcia. O primeiro princpio o da publicidade. O registro confere publicidade s transaes imobilirias, valendo contra terceiros. O segundo princpio o da fora probante ou presuno. Os registros tm fora probante, pois gozam da presuno de veracidade. O terceiro princpio o da legalidade. Incube ao oficial do cartrio, por dever de ofcio, examinar a legalidade e a validade dos ttulos que lhe so apresentados para registro, nos seus aspectos intrnsecos e extrnsecos. O princpio da territorialidade o quarto princpio. o que exige o registro na circunscrio imobiliria da situao do imvel.

14

Em quinto lugar, aparece o princpio da continuidade, pelo qual somente se admite o registro de um ttulo se a pessoa que nele aparece como alienante a mesma que figura no registro como o seu proprietrio. Em sexto lugar figura o princpio da prioridade, que protege quem primeiro registra seu ttulo. A prenotao assegura a propriedade do registro. Em stimo lugar aponta-se o princpio da especialidade, que exige a minuciosa individualizao, no ttulo, do bem a ser registrado. Por ltimo, pode ser mencionado o princpio da instncia, que no permite que o oficial proceda a registros de ofcio, mas somente a requerimento do interessado, ainda que verbal.

1.2.5 Matrcula, Registro E Averbao

Balbino Filho (1982) orienta que qualquer ttulo, para obter seu ingresso no registro imobilirio, deve ter o imvel objeto do ato jurdico celebrado previamente matriculado. Os elementos constantes do ttulo apresentado e do registro anterior nele mencionado compem os requisitos necessrios objetivao da matrcula. Segundo Sottano, citado por Balbino Filho (1982, p. 75), matrcula o ato cadastral, necessrio e imprescindvel, que d origem individualidade do imvel e que independe do ato imediato que determinou sua abertura.
A atual Lei dos Registro Pblicos, pretendendo melhor individualizar os imveis, instituiu a matrcula, exigindo a sua realizao antes do registro quando o imvel sofrer a primeira alterao na titularidade aps a sua vigncia (arts. 176, 1., e 228). Os imveis, antes da referida lei, recebiam um novo nmero de transcrio a cada alienao. Depois da sua entrada em vigor, somente conservam o antigo nmero de transcrio os imveis que no sofreram nenhuma alterao em sua titularidade. Os que foram vendidos, doados, permutados ou transferidos por sucesso hereditria receberam um nmero de matrcula, por ocasio do registro do ttulo translativo (escritura pblica, formal de partilha), nmero este que sempre os acompanhar. As alienaes posteriores sero registradas na mesma matrcula. [...] No a matrcula que produz a transferncia da propriedade, mas sim o registro. Se parte do imvel for alienada (desmembramento), constituir ela um novo imvel, que dever, ento, ser matriculado, recebendo nmero prprio. Pode ser requerida a fuso de dois ou mais imveis contguos, pertencentes ao mesmo proprietrio, em uma s matrcula, de novo nmero, encerrando-se as primitivas (art. 234). (GONALVES, 1997, p. 93 e 94)

Mas no se deve confundir matrcula e registro. A matrcula um nmero que individualiza o imvel, identificando a sua localizao e descrio; enquanto que o registro

15

o apontamento de todas as mudanas havidas no imvel. Por exemplo, todas as escrituras de compra e venda so registradas na matrcula. Conforme Gonalves (1997), o registro sucede matrcula e o ato que efetivamente acarreta a transferncia da propriedade. O nmero inicial da matrcula mantido, mas os subseqentes registros recebero numeraes diferentes, em ordem cronolgica, vinculados ao nmero da matrcula-base. Ainda de acordo com Gonalves (1997), a averbao qualquer anotao feita margem de um registro, para indicar as alteraes ocorridas no imvel, seja quanto sua situao fsica, seja quanto sua situao jurdica do seu proprietrio. Averbam-se fatos posteriores matrcula e ao registro, que no alteram a essncia desses atos, modificando apenas as caractersticas do imvel ou do sujeito. Averbar fazer constar na folha de um registro todas as ocorrncias que, por qualquer modo, o alterem. (BALBINO FILHO, 1982, p.376)

1.3 SETER

O software SETER ir gerenciar (incluir, buscar e excluir) cadastros de famlias, e atravs deste, gerar as escrituras conforme a realidade apresentada. O sistema tem, principalmente, o objetivo de facilitar o rastreamento e a confeco de escrituras, gerando maior agilidade e maior segurana. Ele ser implantado no Programa Sonho Escriturado, que foi iniciado pela Prefeitura Municipal de Rio Verde em 2009 com a finalidade de executar a regularizao fundiria nos bairros necessitados, melhorando, ento, o atendimento ao pblico e proporcionando rapidez e confiana na escriturao.

16

2 TECNOLOGIAS UTILIZADAS

2.1 Engenharia de Software

A engenharia de software uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de qualquer software. Atravs dela possvel construir software de qualidade, com baixo custo e no prazo estimado.
A engenharia de software um rebento da engenharia de sistemas e de hardware. Ela abrange um conjunto de trs elementos fundamentais mtodos, ferramentas e procedimentos que possibilita ao gerente o controle do processo de desenvolvimento do software e oferece ao profissional uma base para a construo de software de alta qualidade produtivamente. [...] (PRESSMAN, 1995, p. 31)

De acordo com Pressman (1995), a engenharia de software foi proposta em 1968 em uma conferncia para discutir a ento chamada crise do software, que se refere a um conjunto de fatores que so encontrados no desenvolvimento do software. Alguns dos fatores so: as estimativas de prazo e de custo frequentemente eram imprecisas; a produtividade das pessoas da rea de software no acompanhava a demanda pelos seus servios; a qualidade do software, geralmente, era menor do que a adequada. Todos os problemas que se passavam para desenvolver um software acabavam provocando erros nos programas, custos elevados, no se cumpria o prazo de entrega; e assim, causava insatisfao do cliente e sua falta de confiana. E, ainda, com o surgimento da necessidade de desenvolver softwares mais complexos e de grande porte, verificou-se que a construo de software de maneira informal no era suficiente e adequada. A engenharia de software veio para solucionar esses problemas. A engenharia de software uma tcnica relacionada com todos os aspectos da produo do software, desde os estgios iniciais at a sua manuteno. Pressman (1995) explica que os mtodos de engenharia de software envolvem um amplo conjunto de tarefas que incluem: planejamento e estimativa do projeto, anlise de requisitos de software e de sistemas, projeto da estrutura de dados, arquitetura de programa e

17

algoritmo de processamento, codificao, teste e manuteno. As ferramentas proporcionam apoio automatizado ou semi-automatizado aos mtodos. Os procedimentos constituem o elo que mantm juntos os mtodos e as ferramentas e possibilita o desenvolvimento racional e oportuno do software de computador. Todas essas etapas so citadas como paradigmas de engenharia de software. O paradigma escolhido para o desenvolvimento desse projeto o ciclo de vida clssico, ou cascata.

Fonte: Pressman (1995: p.33). FIGURA 1.7 O ciclo de vida clssico FIGURA 1 Ciclo de Vida Clssico

A definio de Pressman (1995) para o ciclo de vida clssico que ele requer uma abordagem sistemtica, sequencial ao desenvolvimento do software, que se inicia no nvel do sistema e avana ao longo da anlise, projeto, codificao, teste e manuteno. Modelado em funo do ciclo da engenharia convencional, o paradigma do ciclo de vida abrange as seguintes atividades: Anlise e engenharia de software: envolve a coleta dos requisitos em nvel do sistema, com uma pequena quantidade de projeto e anlise de alto nvel; Anlise de requisitos de software: o processo de coleta dos requisitos intensificado e concentrado especificamente no software. Os requisitos, tanto para o sistema como para o software, so documentados e revistos com o cliente; Projeto: o projeto de software se concentra em quatro atributos distintos do programa: estrutura de dados, arquitetura de software, detalhes procedimentais e

18

caracterizao de interface; e o projeto documentado e torna-se parte da configurao do software; Codificao: o projeto deve ser traduzido numa forma legvel por mquina, essa tarefa executada pela codificao; Testes: assim que o cdigo for gerado, iniciar-se- a realizao de testes do programa, que se concentra nos aspectos lgicos internos do software, garantindo que todas as instrues tenham sido testadas, e concentra-se tambm nos aspectos funcionais externos, ou seja, realizando testes para descobrir erros e garantir que a entrada definida produza resultados reais que concordem com os resultados exigidos; Manuteno: o software sofrer mudanas depois que for entregue ao cliente, assim, a manuteno de software reaplica cada uma das etapas precedentes do ciclo de vida a um programa existente.

2.2 Linguagem de Modelagem Unificada (UML)

Quando surgiram as linguagens de programao orientadas a objetivo, por volta da metade da dcada de 1970 e o final da dcada de 1980, viu-se a necessidade de uma metodologia diferente, que tambm fosse orientada a objeto. Assim, criou-se a linguagem de modelagem unificada, a UML. Booch; Rumbaugh; Jacobson (2000) explicam que a UML uma linguagempadro para a elaborao de estrutura de projetos de softwares. Ela poder ser empregada para a visualizao, a especificao, a construo e a documentao de artefatos que faam uso de sistemas complexos de software. No desenvolvimento desse projeto ser utilizada a UML porque ela se enquadra perfeitamente no sistema proposto que ser desenvolvido utilizando a programao orientada a objeto.

2.3 Ferramenta Jude

Para fazer os diagramas da UML, ser utilizada a ferramenta Jude. JUDE/Community uma ferramenta de modelagem UML gratuita com funcionalidades bsicas. Ele rico em funcionalidade, oferecendo caractersticas como edio

19

e impresso de diagramas UML 2.0, importa/exporta cdigo fonte Java, sada de grficos e disposio automtica, como relata o site do Jude.

2.4 Linguagem de Programao Java SE

Paul Deitel e Harvey Deitel (2010) comentam a histria do Java:


Os microprocessadores tm um impacto profundo em dispositivos eletrnicos inteligentes de consumo popular. Reconhecendo isso, a Sun Microsystems, em 1991, financiou um projeto de pesquisa corporativa interna que resultou em uma linguagem baseada em C++ que seu criador, James Gosling, chamou de Oak em homenagem a uma rvore de carvalho vista por sua janela na Sun. Descobriu-se mais tarde que j havia uma linguagem de computador com esse nome. Quando uma equipe da Sun visitou uma cafeteria local, o nome Java (cidade de origem de um tipo de caf importado) foi sugerido; e o nome pegou. (DEITEL, P; DEITEL, H, 2010, p. 6)

Conforme Cadenhead e Lemay (2005), Java uma linguagem orientada a objetos, independente de plataforma e segura, projetada para ser mais fcil de aprender do que C++ e mais difcil de abusar do que C e C++. Cadenhead e Lemay (2005) comentam ainda, que a programao orientada a objetos (OOP) uma metodologia de desenvolvimento de software em que um programa percebido como um grupo de objetos que trabalham juntos. Os objetos so criados com modelos, chamados classes, e contm os dados e as instrues necessrias para usar esses dados. Java completamente orientada a objetos. De acordo com Paul Deitel e Harvey Deitel (2010), os programas Java consistem em partes chamadas classes. As classes incluem partes chamadas mtodos que realizam tarefas e retornam informaes quando as tarefas so concludas. Voc pode criar cada parte necessria para formar seus programas Java. Entretanto, a maioria dos programadores Java tira proveito das ricas colees de classes existentes nas bibliotecas de classe Java.

2.5 NetBeans IDE

Para o desenvolvimento do sistema ser utilizado o programa NetBeans, que um ambiente de desenvolvimento integrado livre e possui todas as ferramentas necessrias para criar sistemas com a plataforma Java. Conforme o site do NetBeans, o NetBeans IDE um ambiente de desenvolvimento - uma ferramenta para programadores escrever, compilar, depurar e

20

implantar programas. escrito em Java - mas pode suportar qualquer linguagem de programao. Existe tambm um enorme nmero de mdulos para aprimorar o NetBeans IDE. O NetBeans IDE um produto gratuito sem restries de como ser utilizado. um produto open source e livre para uso comercial e no comercial.

2.6 Banco de Dados Firebird

Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) constitudo por um conjunto de dados associados a um conjunto de programas para acesso a esses dados. O conjunto de dados, comumente chamado banco de dados, contm informaes sobre uma empresa em particular. O principal objetivo de um SGBD proporcionar um ambiente tanto conveniente quanto eficiente para a recuperao e armazenamento das informaes do banco de dados. (SILBERSCHATZ; KORTH; SUDARSHAN, 1999, grifo do autor). Conforme Silberschatz; Korth; Sudarshan (1999) os sistemas de banco de dados so projetados para gerir grandes volumes de informaes. Um banco de dados deve garantir a segurana das informaes armazenadas contra eventuais problemas com o sistema, alm de impedir tentativas de acesso no autorizadas. O sistema de banco de dados que ser utilizado nesse projeto o Firebird que um banco de dados gratuito e com muitos recursos. Segundo o FireBase, site brasileiro de informaes sobre o Firebird, o banco de dados Firebird um poderoso banco de dados Cliente/Servidor relacional e foi desenvolvido para ser um banco de dados independente de plataformas e de sistemas operacionais. Esse banco de dados dispensa maiores estruturas dentro da empresa, como Administradores de banco de dados (DBA) e o uso de super-servidores, onde basta instalar o software e usar. um banco de dados fcil de utilizar, compacto, com recursos de um SGDB bom, grtis e principalmente confivel. O FireBase relata que seu desenvolvimento iniciou em meados de 1985 por uma equipe de engenheiros da DEC (Digital Equipament Corporation). Tendo como nome inicial de Groton, o produto sofreu vrias alteraes at 1986 onde recebeu o nome de Interbase, iniciando-se na verso 2.0 e hoje estando na verso 7. Desenvolvido por um grupo independente de programadores voluntrios, o cdigo fonte do Firebird baseado no InterBase 6.0, disponibilizado pela Borland em 25 de Julho de 2000. O cdigo da verso atual do FireBird foi submetido a uma extensa limpeza, eliminao de "bugs", passando por vrias verses betas, durante os anos que passaram entre a disponibilidade do cdigo fonte e o

21

lanamento. Mesmo sendo um banco relativamente novo no mercado, o Firebird est crescendo muito. Sua utilizao bastante vasta, podendo ser usado tanto em aplicaes Cliente/Servidor como em pginas da Internet, existem vrios sites utilizando e aprovando seu desempenho.

2.6.1 IBExpert

Ainda de acordo com o FireBase, uma das principais ferramentas disponveis para administrao, atravs de interfaces grficas do Firebird a ferramenta desenvolvida pela empresa HK Software chamada IBExpert. O IBExpert possui uma verso gratuita, com algumas limitaes, e uma verso paga completa e a sua instalao muito simples. Essa ferramenta oferece recursos variados, como permitir a criao de tabelas sem a necessidade da utilizao de comandos DDL (Linguagem de Definio de Dados). Todos os atributos de uma tabela, tais como: campos, chave primria, chave estrangeira, ndices, triggers, etc., podem ser criados e alterados visualmente e o IBExpert gera automaticamente o script.

2.7 CaseStudio

O CaseStudio , conforme seu prprio site, uma ferramenta paga para criar e administrar banco de dados. usado para modelar banco de dados pequenos ou grandes. simples e fcil de utilizar. Suas principais caractersticas so: diagramas entidaderelacionamento; suporte para vrios bancos de dados, gerao de SQL, engenharia reversa, entre outros.

2.8 iReport

De acordo com Edson Gonalves (2008), o iReport um programa Open Source, capaz de criar os mais complexos relatrios para aplicaes Java no formato da biblioteca JasperReports. Como escrito em 100% Java, significa que tambm multiplataforma. O desenvolvedor capaz de criar qualquer tipo de relatrio de forma simples e rpida atravs de uma interface grfica intuitiva. No referente projeto, o iReport ser utilizado, alm de fazer os relatrios, para confeccionar as escrituras utilizando os dados do banco de dados.

S-ar putea să vă placă și