Sunteți pe pagina 1din 11

Revista Brasileira de Biotica

INCLUSO SOCIAL NO CONTEXTO POLTICO DA BIOTICA Social inclusion in the political context of bioethics

Volnei Garrafa
Ctedra UNESCO de Biotica da Universidade de Braslia, Braslia, Distrito Federal, Brasil. volnei@unb.br

Resumo: O presente artigo refora a necessidade de politizao da biotica como forma de construo da justia social. Analisa a incluso social a partir dos conceitos de empoderamento, libertao e emancipao, como possveis ferramentas epistemolgicas da Biotica de Interveno. Alm das caractersticas relacionadas ao rigor acadmico, o texto defende a necessidade da ao poltica concreta para a transformao social. Apresenta o teor da Declarao Universal de Biotica e Direitos Humanos construda pela UNESCO com a participao efetiva dos pases em desenvolvimento, discutindo o avano representado pela incorporao dos temas sociais e ambientais agenda da biotica do sculo XXI. Palavras-chave: Biotica de Interveno. Biotica e poltica. Empoderamento. Libertao. Emancipao. Direitos Humanos. Abstract: This article reinforces the need of a politics-oriented bioethics as an instrument to build social justice. It analyzes social inclusion from some concepts such as empowerment, liberation and emancipation, as they are the epistemological tools of Intervention Bioethics. The text defends the necessity of a concrete political action aiming at social transformation. It presents the content of the Universal Draft Declaration on Bioethics and Human Rights assembled by UNESCO with the effective participation of developing countries, discussing the advance attained by the inclusion of social and environmental themes to the bioethics agenda of 21st century. Key words: Intervention Bioethics. Bioethics and politics. Empowerment. Liberation. Emancipation. Human Rights.

122

Volume 1, n o 2, 2005

o tema da justia sanitria faz parte da agenda biotica. As imensas desigualdades no acesso aos recursos - a tudo que caracteriza a qualidade de vida - tornam esse tema efetivamente orgnico quando se pretende aplicar a tica para garantir a dignidade da vida humana. Isso no significa que em outras regies do mundo o assunto seja aceito pacificamente. Pelo contrrio, em alguns pases desenvolvidos e mesmo em determinados ncleos acadmicos das naes em desenvolvimento, existem fortes resistncias utilizao, no campo sanitrio, dos paradigmas referenciais da biotica, que se volta preferencialmente biotecnologia e, com a mesma nfase, recusa a politizao da pauta biotica internacional. Duas so as razes bsicas para essa resistncia. Em primeiro lugar, o preciosismo acadmico de alguns estudiosos da rea que, utilizando a lgica formal e asspticas argumentaes tericas, tentam desqualificar o academicismo do debate scio-poltico da biotica, afirmando que a temtica poltica, que inclui temas da sade pblica e coletiva, como a incluso social e outros, est fora do escopo epistemolgico da disciplina, constituindo na realidade outra rea, que denominam de biopoltica (KOTTOW, 2005). Em relao a essa primeira razo, pode-se questionar o sentido intrnseco de tal posicionamento. Como aponta Castoriadis, o filsofo foi, desde o incio da civilizao grega, um cidado plenamente inserido no seio da sociedade da qual fazia parte, a polis, atuando como tal na vida social, a exemplo de Scrates. Dessa forma, a filosofia se dedicava a questionar a ordem estabelecida, em lugar de meramente justificar sua reproduo por meio de frmulas que se descolam da realidade concreta, experimentada cotidianamente. Desde Plato e, de maneira crescente em Kant e outros filsofos modernos, a dissociao entre a razo e a ao vem provocando um tipo de perversidade edificante que privilegia a primeira em detrimento da segunda. Tal tendncia, que na ps-modernidade ganhou contornos de niilismo estagnado, impede tanto a reflexo quanto a ao - o processo dialtico - que hoje indispensvel na medida em que a tecnocincia institui novas fronteiras para o exerccio do poder. Esse limite no se restringe apenas ao adestramento da corporeidade pelo desempenho autnomo das regras e normas sociais, como sempre aconteceu. Pela ao da tecnologia, o controle social imiscui-se nesse mesmo corpo e recria-o a partir de uma linha divisria que secciona inexoravelmente aqueles que tm direito qualidade de vida e bem-estar, dos demais que, privados disso, so cerceados condio de sustentculos da desigualdade.

N os pases latino-americanos, de modo geral, e no Brasil, especificamente,

123

Revista Brasileira de Biotica

Nesse sentido, cabe um reparo idia de transformar o princpio justo da proteo em uma epistemologia de cunho mais abrangente como forma de suprimir as desigualdades. Ainda que proteger os que suportam a ordem estabelecida, a custa da expropriao de seus corpos e vidas, e defender sua integridade frente aos que usufruem todos os benefcios dessa diviso espria seja uma ao que pode melhorar sua qualidade de vida, restringir a possibilidade de intervir na realidade proteo aos menos favorecidos no deixa de ser uma concesso com a manuteno da desigualdade, dos privilgios e da excluso. Por isso, deve-se considerar a proteo como um princpio, essencial para a construo da justia social, mas que no deve ser alado condio de matriz terica. Sob a capa de um humanismo paternalista e patriarcal a maximizao do princpio da proteo acaba revelando, em ltima anlise, a assimetria concreta entre quem protege e quem protegido. De certa forma, revela tambm uma admirao acrtica pelo pensamento escolstico, mesmo quando este somente reproduz uma retrica esvaziada do sentido que deve impregnar a relao entre teoria e prtica, entre o plano ideal e a realidade. Com relao a isso, Castoriadis afirma que: s sairemos da perverso que caracterizou o papel dos intelectuais desde Plato, e de novo agora nos ltimos setenta anos, se o intelectual se tornar verdadeiramente cidado. Um cidado no (no necessariamente) militante de um partido, mas algum que reivindica ativamente sua participao na vida pblica e nos negcios comuns, tanto quanto os outros. Aqui aparece com toda a evidncia uma antinomia, que no tem soluo terica, que somente a phronsis, a sabedoria, pode permitir ultrapassar. O intelectual deve pretender ser cidado como os outros, deve tambm pretender ser, de direito, porta-voz da universalidade e da objetividade. O intelectual s pode se manter nesse espao, reconhecendo os limites do que sua suposta objetividade e universalidade lhe permitem. Deve reconhecer, e no com desdm, que o que ele tenta fazer entender ainda uma doxa, uma opinio, e no uma epistm. Cumpre sobretudo reconhecer que a histria o domnio onde se desenvolve a criatividade de todos, homens e mulheres, eruditos e analfabetos, de uma humanidade na qual ele mesmo apenas um tomo. E isso ainda no deve vir a ser pretexto para que se afiance, sem crtica, as decises da maioria, nem para que se incline diante da fora, por ser ela a expresso dos mais numerosos (CASTORIADIS, 1992).

124

Volume 1, n o 2, 2005

Em segundo lugar, e talvez, como decorrncia lgica dessa primeira posio, tal resistncia pode ser imputada ao conservadorismo ou estreiteza poltica de certos pesquisadores, que acreditam que toda gama de conflitos ticos relacionados vida e sade pode ser circunscrita ao mbito biomdico, mesmo com certas incluses tangenciais de alguns deles pelo campo social. Sob tal argumento, criticam as tentativas de transportar essa discusso para o campo onde verdadeiramente se do as grandes decises, que alijam ou incluem indivduos como beneficirios do desenvolvimento cientfico e tecnolgico, ou seja, a seara das decises polticas. Disfarados sob as vestes do vazio ideolgico deixado pela modernidade tardia (ou ps-modernidade, se preferirem os leitores...) e, com outra linguagem, ressuscitam uma superada contradio fortemente constatada na Amrica Latina dos anos 1960 e 1970. Naqueles tempos, notveis sanitaristas como os saudosos Juan Cesar Garcia, Ceclia Donngelo e Sergio Arouca, entre tantos outros que ainda seguem vivos nas mesmas trincheiras, tiveram que empreender herica resistncia s ditaduras militares plantadas no continente. Nas suas reas de trabalho, combateram e transformaram os estreitos referenciais da antiga medicina social e os contedos preventivistas em moda na poca, por meio da construo concreta de pautas socialmente comprometidas com a essncia democrtica e inclusiva da sade pblica e coletiva. A biotica social, para ser efetiva, alm de disposio, persistncia e preparo acadmico, exige uma espcie de militncia programtica e coerncia histrica por parte do pesquisador. De minha parte, o que venho tentando fazer h alguns anos com a linha de pesquisa que denominei inicialmente de Biotica Dura (hard bioethics) e posteriormente Biotica de Interveno (GARRAFA, 2000; GARRAFA & PORTO, 2003). A Encyclopedia of Bioethics, no captulo dedicado Amrica Latina, em sua ltima edio, traz comentrios positivos do responsvel pela matria, prof. Jos Alberto Mainetti, sobre o surgimento da Biotica Dura na regio. Com vistas a aprofundar os fundamentos epistemolgicos dessa vertente latino-americana da biotica, analiso neste artigo o tema da justia social em sade e sua relao com a biotica, a partir dos diferentes conceitos utilizados para promover incluso social e a expanso significativa que o assunto adquiriu com sua insero na Declarao Universal de Biotica e Direitos Humanos, a ser homologada pela UNESCO em outubro de 2005, na sua Assemblia anual. Neste sentido, aps a consagrao da Declarao, com o considervel avano logrado no contedo referido ao campo social, pretendo passar a incorporar a

125

Revista Brasileira de Biotica

Biotica de Interveno, definitivamente, Biotica Social, uma vez que j ter sido alcanado um dos principais motivos de sua criao, ou seja, a necessria visibilidade poltica ao tema.

Discutindo a Incluso Social na Epistemologia da Biotica


O tema da incluso social recebeu suporte terico de diversos conceitos cunhados no campo da sade pblica nos ltimos anos. Algumas destas palavras revelaram-se bastante apropriadas, outras nem tanto... No campo da biotica, igualmente, diferentes autores tm tratado o assunto sob ngulos e interpretaes diversas. To importante quanto o significado da expresso escolhida, naturalmente, so as justificativas e a sustentao argumentativa com relao a sua utilizao. Para o objetivo dessa discusso, analiso trs expresses recorrentes - empoderamento, libertao e emancipao - que podem embasar o debate sobre quais princpios se prestam a sustentar a interveno biotica no campo social. A palavra empoderamento, traduo livre e direta do ingls, teve seu uso fortalecido a partir do momento em que o cientista indiano Amartya Sen, recebeu o Prmio Nobel de Economia. Sem dvida, em nosso idioma, esta verso cunhou uma palavra feia, de difcil pronncia e audio, mas que, no obstante, possui um apelo prtico especialmente grande. De qualquer modo, justia seja feita, ao longo de toda sua vasta obra, para dar idia de empoderamento, Sen utiliza com freqncia a palavra liberdade, como na seguinte passagem: Para que se torne possvel superar a fome, a pobreza, as ameaas de destruio do meio ambiente e outras formas de iniqidade, exige-se da sociedade uma postura de cumplicidade fortalecedora da idia de liberdade, da qual ela mesma no pode se furtar (SEN, 2000). Tal como apontado neste trecho, a idia de empoderamento dos sujeitos individuais, vulnerabilizados em decorrncia do processo histrico e da caracterstica cultural das sociedades nas quais esto inseridos, perpassa o todo social, atuando como elemento capaz de amplificar as vozes dos segmentos alijados do poder de deciso, e promovendo sua insero social. A idia do empoderamento estaria, portanto, alicerada na articulao orgnica entre os diferentes grupos e segmentos, processo que, como j apontava Durkheim, o que transforma um mero aglomerado de indivduos em uma sociedade (DURKHEIM, 1990).

126

Volume 1, n o 2, 2005

A meu ver, o que confere humanidade aos seres biologicamente reconhecidos como humanos, decorre de um processo coletivo, que se consubstancia na produo e reproduo contnuas dos significados atribudos s prticas sociais. Neste sentido, a proposta inclusiva aqui desenvolvida passa pelo pressuposto que a ao social politicamente comprometida aquela capaz de transformar a prxis social. Essa definio coaduna-se aos marcos tericos delineados pela Biotica de Interveno, que aponta o corpo como parmetro da interveno tica (GARRAFA & PORTO, Op. Cit.). Ela identifica e incorpora a dimenso social, a percepo da pessoa como uma totalidade somtica na qual esto articuladas as dimenses fsica e psquica, que se manifestam de maneira integrada nas inter-relaes sociais e nas relaes com o meio. Nesse sentido, a viso de empoderamento delineada por Sen estabelece a ponte entre os indivduos, cuja corporeidade sustenta o processo de produo e reproduo social e a coletividade da qual essas pessoas fazem parte. Explicita-se, assim, a relao dialtica entre reflexo e ao na responsabilidade individual e coletiva pelo impacto que as escolhas dos indivduos produzem na realidade. Assim, parece claro que a idia de empoderamento reporta justamente importncia de perceber que as escolhas dos sujeitos sociais no podem ser marcadas apenas por uma viso mope e estereotipada de autonomia, que circunscreve a opo individual ao exerccio narcsico e antropocntrico, levando o pensamento em direo questo do poder de uns e outros cidados em mundos desiguais. E se a desigualdade construda no meio social - na formao do indivduo - suplant-la implica em reconhecer a relao inequvoca entre autonomia e responsabilidade. A autonomia se manifesta no s na capacidade de responder a uma situao de forma a atender ao mesmo tempo moralidade social, s normas legais, aos desejos, necessidades e vontades do indivduo, como tambm no reconhecimento da interconexo entre os seres humanos e todas as formas de vida, assim como na responsabilidade existencial exigida frente a elas. Em abril de 2004, proferi a conferncia de encerramento do V Congresso Brasileiro de Biotica, realizado em Recife cujo tema foi A biotica no sculo XXI. Tendo, como de costume, levado a discusso para o mbito social e da politizao da biotica, comparei as idias de Sen e a tambm extraordinria produo do educador brasileiro Paulo Freire. Guardadas as peculiaridades de cada palavra e de cada contexto, Sen de certa forma expressa com o uso da categoria empoderamento o que Freire denomina libertao.

127

Revista Brasileira de Biotica

Porm, a idia de libertao implica em mais do que o simples reconhecimento da existncia do poder. Ela, necessariamente, aponta para o locus aonde se instalam a fora capaz de obrigar sujeio, e a fragilidade, manifesta na incapacidade de desvencilhar-se da submisso. Ao definir esses plos, Freire identifica a oposio entre cativeiro, ou a privao do direito de escolha, e a libertao, o verdadeiro exerccio da autonomia. Dessa forma, assinala que os sujeitos sociais so, eminentemente, atores polticos, cuja ao pode tanto manter como transformar o status quo. A categoria libertao desvela as posies de poder e permite pressupor uma tomada de posio no jogo de foras pela incluso social. A utilizao desta categoria na Biotica de Interveno pretende apontar em que direo se deve conduzir a luta poltica para garantir tal liberdade. Sua adoo visibiliza a luta das cidads e cidados que logram sua incluso social, seja no contexto da sade ou em contextos mais amplos, a partir da tomada de conscincia sobre as foras que os oprimem e pela ao concreta em oposio a elas. Paulo Freire particularmente contundente ao criticar o preciosismo acadmico e sua malvada conseqncia, a assepsia moral, que constituem obstculos libertao: Da o tom de raiva, legtima raiva, que envolve o meu discurso quando me refiro s injustias a que so submetidos os esfarrapados do mundo. Da o meu nenhum interesse de, no importa que ordem, assumir um ar de observador imparcial, objetivo, seguro, dos fatos e dos acontecimentos. Em tempo algum pude ser um observador acinzentadamente imparcial, o que, porm, jamais me afastou de uma posio rigorosamente tica. Quem observa o faz de um certo ponto de vista, o que no situa o observador em erro. O erro na verdade no ter um certo ponto de vista, mas absolutiz-lo e desconhecer que, mesmo do acerto de seu ponto de vista possvel que a razo tica nem sempre esteja com ele. O meu ponto de vista o dos condenados da Terra, o dos excludos (FREIRE, 2001). No entanto, o que se v no meio da sade pblica brasileira que a palavra empoderamento tem uma utilizao bastante aceita e incorporada ao nosso lxico sanitrio, enquanto libertao raramente utilizada. Entre outras razes, imputo essa constatao ao fato de Sen trabalhar na rea de economia, de grande visibilidade no contexto capitalista contemporneo, ao passo que Freire se debatia em meio a teorias educacionais, de menor apelo mercadolgico, trabalhando a idia da educao como prtica de libertao.

128

Volume 1, n o 2, 2005

Embora os dois autores tenham desenvolvido seus estudos no sentido de favorecer as populaes dos pases pobres do Hemisfrio Sul do mundo, o apelo da economia, infelizmente, flagrantemente maior que o da educao, no atual contexto histrico pelo qual passa a humanidade. A terceira expresso que incluo nessa anlise emancipao. O sujeito emancipado no deixa de ser um sujeito livre. O jovem emancipado, por exemplo, aquele que adquiriu status de maioridade e passa a ser senhor e responsvel pelos seus prprios atos. Emancipao significa alforria, independncia, liberdade, o caminhar que se inicia com a libertao. S emancipado aquele que suprimiu sua dependncia, que alcanou o domnio sobre si mesmo e pode garantir no apenas a sobrevivncia, mas suas escolhas frente aos meios de alcanar essa sobrevivncia. O poder sobre si mesmo o que outorga a emancipao, tornando a pessoa imune s foras que buscam sua sujeio. Portanto, suprimir a dependncia pr-condio para a emancipao, e isso vale tanto para a pessoa quanto para o Estado. nessa concepo que a categoria emancipao se presta Biotica de Interveno como ferramenta ou veculo para direcionar a luta pela libertao e para colocar essa luta na dimenso coletiva. No entanto, parece-me que, pelo menos ao ouvido, a emancipao tem um sentido mais jurdico do que poltico, sublinhando o reconhecimento legal da capacidade de decidir. Porm, para que a incluso social (inerente ao cidado emancipado) reflita efetivamente sua autonomia, ela deve ser fruto de uma conquista pelo direito de decidir e pela possibilidade real do exerccio desse direito, no podendo decorrer de mera concesso, como um presente que sem luta foi ofertado e que, por isso, da mesma forma, pode ser tirado ao sabor da vontade de quem concedeu a ddiva, como ocorre no caso da proteo. Para a Biotica de Interveno, a incluso social a ao cotidiana de pessoas concretas e precisa ser tomada na dimenso poltica, como um processo no qual os sujeitos sociais articulam sua ao. Na medida em que a ao cotidiana direciona as escolhas no apenas em funo de uma inclinao pessoal, mas considerando a dimenso do todo - a necessidade de garantir a existncia das pessoas e de todas as formas de vida - ela se torna inclusiva, tendendo, como decorrncia, maior simetria. De qualquer modo, creio que qualquer uma das trs expresses empoderamento, libertao e emancipao - embora com conotaes diferentes, auxiliam compreenso do fenmeno de incluso social como um processo dinmico que necessita ser construdo e levado prtica, objetivando a conquista da verdadeira justia social em sade.

129

Revista Brasileira de Biotica

A Agenda Social na Declarao Universal de Biotica e Direitos Humanos


Depois de mais de dois anos de intensas discusses e a produo de consecutivas verses, entre os dias 20 e 24 de junho de 2005, foi realizada na UNESCO, em Paris, a reunio definitiva de experts dos diversos governos filiados quela Organizao, com o objetivo de definir o teor da futura Declarao Universal de Biotica e Direitos Humanos. Aps a superao de inmeras dificuldades, tendo em vista posies antagnicas de diferentes pases sobre as mesmas questes, finalmente chegou-se a um documento consensual. Desde o incio das negociaes, ficou patente o interesse dos pases ricos e seus satlites, guiados por Estados Unidos, Alemanha e Canad, em reduzir a agenda biotica aos temas relacionados exclusivamente biotecnologia/biomedicina, alijando sumariamente os outros dois pilares da disciplina, caros aos pases em desenvolvimento do Hemisfrio Sul: a biotica social e a biotica ambiental. A delegao brasileira teve um papel poltico fundamental na conduo da reao dos pases perifricos, com o apoio das naes latino-americanas muito especialmente da Argentina - africanas, de alguns pases rabes e da ndia. Embora se saiba que uma Declarao Internacional deste tipo contenha apenas normas no vinculantes, que no podem ser consideradas como lei, servem como guias futuros para a construo das legislaes nos diferentes Estados. Neste sentido, o documento construdo em Paris pode ser considerado um avano extraordinrio para os pases em desenvolvimento. Sua construo mostra um prembulo substancial composto de vrios considerandos, onde so mencionados como referncia documentos e tratados internacionais j aprovados pelas Naes Unidas. Posteriormente, vem a Declarao propriamente dita, com 28 artigos, divididos em cinco captulos: um captulo introdutrio com as disposies gerais que incluem o escopo e objetivos da biotica (dois artigos), seguido de outros dois que trazem os princpios (em nmero de 15) e sua aplicao (quatro artigos), alm de duas partes finais relativas a sua implementao e promoo (quatro artigos), finalizando com as consideraes finais (trs artigos). O mais importante, para os objetivos deste texto, se refere s conquistas obtidas na Declarao com relao ao campo da sade pblica e da incluso social. Entre outros, foram includos tpicos sobre dignidade humana e direitos humanos; respeito pela vulnerabilidade humana e integridade pessoal;

130

Volume 1, n o 2, 2005

igualdade, justia e eqidade; respeito pela diversidade cultural e pluralismo; solidariedade e cooperao; proteo do meio ambiente, biosfera e biodiversidade; responsabilidade social e sade pblica e diviso dos benefcios. Em relao a esses dois ltimos pontos ficou claro o compromisso dos Estados-membro em proporcionar acesso a sistemas sanitrios de qualidade, aos benefcios do desenvolvimento cientfico e tecnolgico, a novos medicamentos e nutrio, assim como reduo da pobreza e outros temas afins, to caros pauta contempornea da sade pblica. Alm disso, deve ser mencionada a incluso de um tpico que poder servir de antdoto contra o avano da teoria do duplo-standard nas pesquisas em pases pobres e ricos, embora se tenha conseguido coloc-lo apenas no prembulo do documento: ... os seres humanos, sem distino, deveriam ser beneficiados pelos mesmos elevados padres ticos nas pesquisas em medicina e nas cincias da vida (UNESCO, 2005). De modo geral, portanto, a Declarao Universal de Biotica e Direitos Humanos re-define a agenda biotica para o sculo XXI, expandindo generosamente seu campo de interpretao, pesquisa e ao. As firmes e legtimas aes polticas dos pases latino-americanos foram decisivas para a mudana do panorama. Ou seja: a Biotica incursionou pela poltica para incluir as questes sociais em sua agenda. E isso no biopoltica. a biotica intervindo em uma dimenso mais ampla: a poltica. Esse grande passo trar, sem dvida, conseqncias positivas e concretas no sentido de ampliar as discusses ticas em sade, proporcionar melhores condies para implementao de medidas de incluso social e favorecer a construo de sistemas sanitrios mais acessveis; criando, assim, condio para que as sociedades humanas alcancem uma qualidade de vida mais justa. Para a Biotica de Interveno, o reconhecimento dessas pautas teve distintos significados. A incluso de tais temticas no contexto das Naes Unidas reafirmou a relevncia de seus pressupostos tericos, legitimando a pertinncia da interveno tico-poltica nesse mbito. Por outro lado, consubstanciou uma ao efetiva de interveno no sentido de conformar a realidade a partir de parmetros de eqidade, incluso social e justia. Mais do que isso, porm, a criao desse documento traou uma orientao universal e objetiva a partir da qual a biotica pode lutar pelo empoderamento, pela libertao e pela emancipao dos condenados da terra. Agradecimento: Agradeo a Dora Porto, companheira de primeira hora na construo da Biotica de Interveno, pelas preciosas sugestes ao presente texto, bem como pela parceria constante nas reflexes sobre o tema.
131

Revista Brasileira de Biotica

Referncias Bibliogrficas
CASTORIADIS, C. O mundo fragmentado: as encruzilhadas do labirinto / 3. So Paulo, Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P Pedagogia da Autonomia. So Paulo, Paz e Terra, 2001. .

DURKHEIM, . As regras do mtodo sociolgico. So Paulo, Companhia Editora Nacional, 1990. GARRAFA, V. Biotica fuerte uma perspectiva perifrica a las teorias bioticas tradicionales. Conferncia. Congreso de la Federacin Latino-Americana y del Caribe de Instituciones de Bioetica, Panam, 2000. mimeo.

KOTTOW, M. Biotica y biopoltica. Revista Brasileira de Biotica, 1 (2): 110-121, 2005. POST, S.G., [Ed.] Encyclopedia of bioethics. 3rd edition. New York, Macmillan Publisher Company, 2003. SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. So Paulo, Companhia das Letras, 2000.

GARRAFA, V. & PORTO, D. Intervention bioethics: a proposal for peripheral countries in a context of power and injustice: Bioethics. 17 (5-6):399-416, 2003.

UNESCO. Universal Draft Declaration on Bioethics and Human Rights. Paris, mimeo, 24 de junho 2005.

132

S-ar putea să vă placă și