Sunteți pe pagina 1din 11

Minerais Mineral uma substncia natural formada em resultado da interao de processos geolgicos em ambientes geolgicos.

. Cada mineral classificado e denominado no apenas com base na sua composio qumica, mas tambm na estrutura cristalina dos materiais que o compem. Em resultado dessa distino, materiais com a mesma composio qumica podem constituir minerais totalmente distintos em resultado de meras diferenas estruturais na forma como os seus tomos ou molculas se arranjam espacialmente (como por exemplo a grafite e o diamante). Os minerais variam na sua composio desde elementos qumicos, em estado puro ou quase puro, e sais simples a silicatos complexos com milhares de formas conhecidas. Embora em sentido estrito o petrleo, o gs natural e outros compostos orgnicos formados em ambientes geolgicos sejam minerais, geralmente a maioria dos compostos orgnicos excluda. Tambm so excludas as substncias, mesmo que idnticas em composio e estrutura a algum mineral, produzidas pela atividade humana (como por exemplos os betes ou os diamantes artificiais). O estudo dos minerais constitui o objeto da mineralogia. Estrutura cristalina Estrutura cristalina de um cristal de sal (NaCl). Note-se a ordenao dos tomos.Um dos pilares fundamentais do estudo dos minerais, e um dos elementos determinantes na sua classificao, a determinao da sua estrutura cristalina (ou ausncia dela), j que esse fator determina, a par com a composio qumica, a generalidade das propriedades do material e fornece indicaes claras sobre os processos e ambientes geolgicos que estiveram na sua origem, bem como o tipo de rochas de que poder fazer parte. Neste contexto, estrutura cristalina significa o arranjo espacial de longo alcance em que se encontram os tomos ou molculas no mineral. Na natureza existem 14 arranjos bsicos tridimensionais de partculas (neste caso tomos ou molculas, entenda-se), designados por redes de Bravais, agrupados em 7 sistemas de cristalizao distintos, que permitem descrever todos os cristais at agora encontrados (as excees conhecidas so os quasecristais de Shechtman, os quais, contudo, no so verdadeiros cristais por no possurem uma malha com repetio espacial uniforme). portanto da conjugao da composio qumica e da estrutura cristalina que definido um mineral, sendo em extremo comuns substncias que em condies geolgicas distintas cristalizam em formas diferentes, para no falar da similaridade de cristalizao por parte de substncias com composio qumica totalmente diversa. De fato, dois ou mais minerais podem ter a mesma composio qumica, mas estruturas cristalinas diferentes, sendo nesse caso conhecidos como polimorfos do mesmo

composto. Por exemplo, a pirita e a marcassita so ambos constitudos por sulfeto de ferro, embora sejam totalmente distintos em aspecto fsico e propriedades. Similarmente, alguns minerais tm composies qumicas diferentes, mas a mesma estrutura cristalina, originando isomorfos. Um exemplo dado pela halita, um composto de sdio e cloro em tudo similar ao vulgar sal de cozinha, a galena, um sulfeto de chumbo, e a periclase, um composto de magnsio e oxignio. Apesar de composies qumicas radicalmente diferentes, todos estes minerais compartilham da mesma estrutura cristalina cbica. As estruturas cristalinas determinam de forma preponderante as propriedades fsicas de um mineral: apesar do diamante e grafite terem a mesma composio, a grafite to branda que utilizada como lubrificante, enquanto o diamante o mais duro dos minerais. Para ser classificado como um "verdadeiro" mineral, uma substncia deve ser um slido e ter uma estrutura cristalina definida. Deve tambm ser uma substncia homognea natural com uma composio qumica definida. Substncias semelhantes a minerais que no satisfazem estritamente a definio, so por vezes classificados como mineralides. Esto atualmente catalogados mais de 4 000 minerais, todos eles reconhecidos e classificados de acordo com a International Mineralogical Association (IMA), a instituio de referncia na aprovao da classificao e nomenclatura internacional dos minerais. De fora ficam materiais como: o mbar, que embora tenham carter homogneo, origem geolgica e aspecto mineral dado pela sua origem, ocorrncia e caractersticas macroscpicas, no so materiais cristalinos. Minerais e rochas Embora na linguagem comum por vezes os termos mineral e rocha sejam utilizados de forma quase sinnima, importante manter uma distino clara entre ambos. preciso no perder de vista que um mineral um composto qumico com uma determinada composio qumica e uma estrutura cristalina definida, como atrs foi apontado. verdade que existem rochas compostas por um nico mineral, na generalidade dos casos, uma rocha uma mistura complexa de um ou diversos minerais, em propores variadas, incluindo frequentemente fraes, que podem ser significativas ou mesmo dominantes, de material vtreo, isto , no cristalino. Os minerais especficos numa rocha, ou seja aqueles que determinam a classificao desta, variam muito. Alguns minerais, como o quartzo, a mica ou o talco apresentam uma vasta distribuio geogrfica e petrolgica, enquanto outros ocorrem de forma muito restrita. Mais de metade dos mais de 4000 minerais reconhecidos so to raros que foram encontrados somente num punhado das amostras, e muitos so conhecidos somente por alguns pequenos cristais. Pondere-se a diferena de abundncia entre o quartzo e o diamante, sendo certo que este ltimo nem dos minerais mais raros.
2

Propriedades fsicas dos minerais As propriedades fsicas dos minerais resultam da sua composio qumica e das suas caractersticas estruturais. As propriedades fsicas mais bvias e mais facilmente comparveis so as mais utilizadas na identificao de um mineral. Na maioria das vezes, essas propriedades, e a utilizao de tabelas adequadas, so suficientes para uma correta identificao. Quando tal no possvel, ou quando um elevado grau de ambigidade persiste, como no caso de muitos isomorfos similares, a identificao realizada a partir da anlise qumica, de estudos de ptica ao microscpio petrogrfico ou por difrao de raios X ou de nutrons. So as seguintes as propriedades fsicas macroscpicas, so observveis sem necessidade de equipamento sofisticado (por vezes designadas, por essa razo, por propriedades de campo): Cor uma caracterstica extremamente importante dos minerais. Pode variar devido a impurezas existentes em minerais como o quartzo, o corndon, a fluorita, a calcita e a turmalina, entre outros. Em outros casos, a superfcie do mineral pode estar alterada, no mostrando sua verdadeira cor. A origem da cor nos minerais est principalmente ligada presena de ons metlicos, fenmenos de transferncia de carga e efeitos da radiao ionizante. Eis alguns exemplos: Jadete esverdeado; Augita verde escuro a preto; Cassiterita verde a castanho; Pirita amarelo-ouro. Brilho O brilho depende da absoro, refraco ou reflexo da luz pelas superfcies frescas de fractura do mineral (ou as faces dos seus cristais ou as superfcies de clivagem). O brilho avaliado vista desarmada e descrito em termos comparativos utilizando um conjunto de termos padronizados. Os brilhos so em geral agrupados em: metlico e no metlico ou vulgar. Diz-se que o brilho no metlico, ou vulgar, quando no semelhante aos dos metais, sendo caracterstico dos minerais transparentes ou translcidos. Dentro das grandes classes atrs apontadas, o brilho de um mineral pode ser descrito como:
3

Brilhos no metlicos: Acetinado brilho no metlico que faz lembrar o brilho do cetim; caracterstico dos minerais fibrosos; Adamantino brilho no metlico que, pelas suas caractersticas, nomeadamente a intensidade, se assemelha ao do diamante (so exemplos a pirargirita e a cerussita); Ceroso brilho no metlico que lembra o da cera ( exemplo a variscita); Nacarado brilho no metlico semelhante ao das prolas ( exemplo a caulinita); Resinoso brilho no metlico que lembra o observado nas superfcies de fractura das resinas ( exemplo a monazita); Vtreo brilho no metlico que lembra o do vidro (so exemplos a fluorita, a halita e a aragonita); Brilhos metlicos: Metlico brilho que se assemelha ao dos metais, sendo caracterstico de minerais opacos como a galena, a calcopirita e a pirita; Submetlico brilho que faz lembrar o dos metais, mas no to intenso, sendo caracterstico dos minerais quase opacos como a cromita. Trao (ou risca) A cor do trao de um mineral pode ser observada quando uma loua ou porcelana branca riscada. A clorita, a gipsita (gesso) e o talco deixam um trao branco, enquanto o zirco, a granada e a estaurolita deixam, comummente, um trao castanho avermelhado. O trao de um mineral fornece uma importante caracterstica para sua identificao, j que permite diferenciar materiais com cores e brilhos similares. Clivagem a forma como muitos minerais se quebram seguindo planos relacionados com a estrutura molecular interna, paralelos s possveis faces do cristal que formariam. A clivagem descrita em cinco modalidades: desde pobre, como na bornita; moderada; boa; perfeita; e proeminente, como nas micas. Os tipos de clivagem so descritos pelo nmero e direo dos planos de clivagem.

Fractura Refere-se maneira pela qual um mineral se parte, exceto quando ela controlada pelas propriedades de clivagem e partio. O estilo da fratura um elemento importante na identificao do mineral. Alguns minerais apresentam estilos de fratura muito caractersticos, determinantes na sua identificao.

Dureza Expressa a resistncia de um mineral abraso ou ao risco. Ela reflete a fora de ligao dos tomos, ons ou molculas que formam a estrutura. A escala de dureza mais frequentemente utilizada, apesar da variao da dureza nela no ser gradativa ou proporcional, a escala de Mohs, que consta dos seguintes minerais de referncia (ordenados por dureza crescente): 1 Talco; 2 Gesso; 3 Calcita; 4 Fluorita; 5 Apatita; 6 Ortoclsio; 7 Quartzo; 8 Topzio; 9 Corndon; 10 Diamante. Densidade a medio direta da densidade mssica, medida pela relao direta entre a massa e o volume do mineral.

Tenacidade Mede a coeso de um mineral, ou seja, a resistncia a ser quebrado, dobrado ou esmagado. A tenacidade no reflete necessariamente a dureza, antes sendo dela geralmente independente: o diamante, por exemplo, possui dureza muito elevada ( o termo mais alto da escala de Mohs), mas tenacidade relativamente baixa, j que quebra facilmente se submetido a um impacto. A tenacidade dos minerais expressa em termos qualitativos, utilizando uma linguagem padronizada: Quebradio ou frgil o mineral parte-se ou pulverizado com facilidade; Malevel o mineral, por impacto, pode ser transformado em lminas; Sctil o mineral pode ser cortado por uma lmina de ao; Dctil o mineral pode ser estirado para formar fios; Flexvel o mineral pode ser curvado sem, no entanto, voltar sua forma original; Elstico o mineral pode ser curvado, voltando sua forma original quando o foramento cessa. Magnetismo Ocorre em poucos minerais, que devido sua natureza ferromagntica so atrados por um im. Os exemplos mais comuns so: a magnetita, a pirrotita e outros com elevado teor de metais que podem ser magnetizados aps aquecimento, como o mangans, o nquel e o titnio. Peso especfico (ou densidade relativa) a relao do peso de um mineral quando comparado com o peso de igual volume de gua. Para isto, o mineral deve ser pesado imerso em gua e ao ar. O processo utiliza a balana de Jolly, aplicando a seguinte frmula:

onde b o peso do mineral fora da gua; a a referncia inicial da balana ou calibragem em zero; e c o peso do mineral dentro da gua. Assim, por exemplo, se um mineral tem peso especfico 3,0; determinada pelo processo descrito, tal significa que ele pesa trs vezes mais que igual volume de gua.
6

Sistema cristalino A forma do cristal muito importante na identificao do mineral, pois ela reflete a organizao cristalina da estrutura dos minerais e d boas indicaes sobre o sistema de cristalizao do mineral. Algumas vezes o cristal de to simtrico e perfeito nas suas faces que coloca em dvida a sua origem natural. Porm, os cristais perfeitos so muito raros, pelo que a maioria dos cristais apenas desenvolve algumas de suas faces. Classificao qumica dos minerais Os minerais podem ser classificados de acordo com sua composio qumica e so listados abaixo na ordem aproximada de abundncia na crosta terrestre. Silicatos O grupo dos silicatos de longe o maior grupo de minerais, sendo compostos principalmente por slica e oxignio, com a adio de ctions como o magnsio, o ferro e o clcio. Alguns dos mais importantes silicatos constituintes de rochas comuns so: o feldspato, o quartzo, as olivinas, as piroxnios, as granadas e as micas. Carbonatos O grupo dos carbonatos composto de minerais contendo o anio (CO3)2- e inclui a calcite e a aragonita (carbonatos de clcio), a dolomita (carbonato de magnsio e clcio) e a siderita (carbonato de ferro). Os carbonatos so geralmente depositados em ambientes marinhos pouco profundos, com guas lmpidas e quentes, como por exemplo em mares tropicais e subtropicais. Os carbonatos encontram-se tambm em rochas formadas por evaporao de guas pouco profundas (os evaporitos, como por exemplo os existentes no Great Salt Lake, Utah) e em ambientes de karst, isto regies onde a dissoluo e a precipitao dos carbonatos conduziu formao de cavernas com estalactites e estalagmites. A classe dos carbonatos inclui ainda os minerais de boratos e nitratos. Sulfatos Todos os sulfatos contm o ction sulfato na forma SO4. Os sulfatos formam-se geralmente em ambientes evaporticos, onde guas de alta salinidade so lentamente

evaporadas, permitindo a formao de sulfatos e de halides na interface entre a gua e o sedimento. Tambm ocorrem em sistemas de veios hidrotermais sob a forma de minerais constituintes da ganga associada a minrios de sulfetos. Os sulfatos mais comuns so a anidrita (sulfato de clcio), a celestita (sulfato de estrncio) e o gesso (sulfato hidratado de clcio). Nesta classe incluem-se tambm os minerais de cromatos, molibdatos, selenatos, sulfetos, teluratos e tungstatos. Halides O grupo dos halides constitudo pelos minerais que formam os sais naturais, incluindo a fluorita, a halita (sal comum) e o sal amonaco (cloreto de amnia). Os halides, como os sulfatos, so encontrados geralmente em ambientes evaporticos, tais como lagos do tipo playa e mares fechados (por exemplo nas margens do Mar Morto). Inclui os minerais de fluoretos, cloretos e iodetos. xidos Os xidos constituem um dos grupos mais importantes de minerais por formarem minrios dos quais podem ser extrados metais. Ocorrem geralmente como precipitados em depsitos sitos prximo da superfcie, como produtos de oxidao de outros minerais situados na zona de alterao cerca da superfcie ou ainda como minerais acessrios das rochas gneas da crosta e do manto. Os xidos mais comuns incluem a hematita (xido de ferro), a espinlio (xido de alumnio e magnsio, um componente comum do manto) e o gelo (de gua, ou seja xido de hidrognio). So tambm includos nesta classe os minerais de hidrxidos. Sulfetos Muitos sulfetos so tambm economicamente importantes como minrios metlicos, incluindo-se entre os mais comuns a calcopirita (sulfeto de cobre e ferro) e a galena (sulfeto de chumbo). A classe dos sulfetos tambm inclui os minerais de selenetos, teluretos, arsenietos, antimonetos, os bismutinetos e ainda os sulfossais. Fosfatos O grupo dos fosfatos inclui todos os minerais com uma unidade tetradrica de AO4 onde A pode ser fsforo, antimnio, arsnio ou vandio.
8

O fosfato mais comum a apatita, a qual constitui um importante mineral biolgico, encontrado nos dentes e nos ossos de muitos animais. Esta classe inclui os minerais de fosfatos, vanadatos, arseniatos e antimonatos. Elementos nativos O grupo dos elementos nativos inclui os metais e amlgamas intermetlicas (como as de ouro, prata e cobre), semi-metais e no-metais (antimnio, bismuto, grafite e enxofre). Este grupo inclui tambm ligas naturais, como o electrum (uma liga natural de ouro e prata), fosfinos (hidretos de fsforo), nitritos e carbetos (que geralmente so s encontrados em alguns raros meteoritos).

Minerais tpicos encontrados na natureza Elementos nativos Antimnio, arsnio, bismuto, chumbo, cobre, diamante, enxofre, irdio, mercrio, ouro, paldio, platina, prata. Sulfetos Acantita, arsenopirita, bismutinita, bornita, bornonita, boulangerita, calcocita, calcopirita, cinbrio, enargita, esfalerita, estanita, estibinita, galena, greenockita, jamesonita, loellinguita, miargirita, millerita, molibdenita, nicolita, olivenita, ouropigmento, pirargirita, pirita, pirrotita, proustita, realgar, silvanita, skutterudita, sperrylita, stephanita, tennantita, tetradimita. xidos Baddeleyita, betafita, brookita, cassiterita, columbita-tantalita, corndon, crisoberilo, cromita, cuprita, curita, estibiotantalita, fergusonita, hematita, ilmenita, itrotantalita, ixiolita, microlita, octaedrita, pirocloro, pirolusita, polianita, policrasio, psilomelano, rutilo, samarskita, tapiolita, tenorita, uraninita, zincita. Hidrxidos Bauxita, brucita, disporo, gibbsita, goetita, limonita, manganita. Grupo do espinlio Espinlio, franklinita, gahnita, magnetita Halides Atacamita, boleta, calomelano, carnallita, cerargirita, criolita, cumengeta, embolita, fluorita, halita, laurionita, mendipita, sal amonaco, silvita, villiaumita. Nitratos Buttgenbachita, gehardtita, nitro (salitre). Boratos Boracita, brax, colemanita, hamberguita, kernita, ludwiguita, ulexita Carbonatos Ankerita, aragonita, azurita, calcita, cerussita, dolomita, estroncianita, magnesita, malaquita, rodocrosita, siderita, smithsonita, trona, witherita.

10

Sulfatos Almen potssico, alunita, alunognio, anglesita, anidrita, barita, brochantita, calcantita, caledonita, celestita, copiapita, epsomita, gipsita, glauberita, halotriquita, jarosita, linarita, melanterita, thenartita Volframatos e Molibdatos Ferberita, powellita, raspita, scheelita, volframita, wulffenita Fosfatos Adamita, ambligonita, apatita, autunita, brasilianita, childrenita, descloizita, eritrita, lazulita, mimetita, monazita, piromorfita, purpurita, tirolita, torbernita, trifilita, turquesa, vanadinita, vivianita, wavellita, xenotmio Silicatos Actinolita, adularia, albita, allanita, almandina, alofano, analcima, andaluzita, andesina, andradita, anortita, anortoclsio, antigorita, antofilita, arfvedsonita, astrofilita, augita, axinita, berilo, biotita, bytownita, cabazita, calcednia, cancrinita, catapleta, caulinita, celsiana, cianita, clinozoisita, clorita, cordierita, crisocola, crisotilo, cummingtonita, damburyta, danalita, datolita, diopsdio, dioptsio, dravita, egirina, elbata, enstatita, epidoto (pistacita), escapolita, escolecita, espessartita, espodumnio, estaurolita, estilbita, estilpnomelano, euclsio, eudialita, flogopita, forsterita, fuchsita, gadolinita, gedrita, genthelvita, glaucofnio, grossulria, grunerita, halloysita, hedenberguita, helvita, hemimorfita (calamina), hialofano, hiperstnio, holmquistita, hornblenda, humita, indicolita, jadeita, johannsenita, kalsilita, knebelita (faialita), labradorita, laumontita, lavenita, lawsonita, lazurita, lepidolita, leucita, lizardita, margarita, melilita, merwinita, mesolita, microclnio, montmorillonita, mullita, muscovita, natrolita, nefelina, nontrolita, noseana, oligoclsio, opala, paragonita, pargasita, pectolita, peninita, apofilita, petalita, phillipsita, piemontita, pigeonita, pirofilita, piroxmanguita, prehnita, pumpellyita, quartzo, richterita, riebeckita, rodonita, rubelita, safirina, sanidina, saponita, schorlita, sepiolita, sillimanita, sodalita, talco, thomsonita, titanita, topzio, torita, tremolita, tridimita, uvarovita, vermiculita, vesuvianita (idocrsio), willemita, wollastonita, zinwaldita, zirco.

11

S-ar putea să vă placă și