Sunteți pe pagina 1din 7

QUESTO 25

QUESTO 28

Em relao s correies e s inspees nas serventias judiciais e extrajudiciais da justia do DF, conforme a disciplina do Provimento n. 4, de 2 de setembro de 2002, da Corregedoria da Justia do DF, assinale a opo correta. A As serventias extrajudiciais da justia do DF esto sujeitas a apenas duas espcies de correio, as ordinrias e as extraordinrias. B A periodicidade das correies ordinrias bienal, ao passo que as extraordinrias podem ocorrer a qualquer tempo, por deciso da Corregedoria da Justia do DF, seja de ofcio, seja por provocao de cidado. C O corregedor da justia do DF no precisa realizar ele prprio as correies nas serventias, pois pode deleg-las a uma comisso, cujos membros designar; a comisso, por sua vez, pode solicitar o apoio de rgos de fiscalizao tributria durante seus trabalhos. D A critrio da Corregedoria da Justia do DF e quando esta determinar, os titulares dos servios notariais e de registros devero realizar autocorreio. E As correies e inspees nas serventias judiciais e extrajudiciais da justia do DF no podem realizar-se sem a presena de membro do Ministrio Pblico para acompanhamento de todos os trabalhos.

No que se refere aos distrbios hipertensivos, relativamente freqentes e com alta taxa de morbidade na gestao, assinale a opo incorreta. A Na pr-eclmpsia, o volume plasmtico est diminudo. B O tratamento da hipertenso crnica com inibidores da enzima de converso da angiotensina contra-indicado na gestao. C A hidropsia fetal considerada um dos fatores de risco para a pr-eclmpsia. D A nifedipina uma boa opo para reduzir os nveis elevados de presso arterial em portadoras de pr-eclmpsia severa tratadas com sulfato de magnsio. E A proteinria um indicador de risco fetal na pr-eclmpsia.
QUESTO 29

A respeito da infeco na gestao, assinale a opo correta. A raro o envolvimento fetal pelo Treponema pallidum antes da 18. semana. B O medicamento de primeira escolha para a gonorria na gestao a eritromicina. C A profilaxia da malria contra-indicada na gestao em razo do risco de teratogenicidade para o feto. D A taxa de transmisso fetal da toxoplasmose menor no terceiro trimestre. E Na infeco da me pelo herpes vrus simples, recomenda-se o uso rotineiro de aciclovir para prevenir infeco fetal.
QUESTO 30

CONHECIMENTOS GERAIS E ESPECFICOS


QUESTO 26

Acerca das adaptaes do organismo materno gestao, assinale a opo correta. A Ocorre um aumento na resistncia vascular perifrica. B O tempo de esvaziamento gstrico e o tempo de trnsito intestinal esto diminudos. C H uma acidose respiratria por aumento de no sangue. D O volume sanguneo comea a aumentar a partir do terceiro tero da gestao. E As concentraes plasmticas de colesterol e triglicerdeos elevam-se.
QUESTO 27

O plano da pelve entre o promontrio e a margem inferior da snfise pbica denominado A B C D E conjugada verdadeira. conjugada obsttrica. conjugada diagonal. dimetro sagital. dimetro oblquo.

QUESTO 31

As contra-indicaes ao uso das prostaglandinas para o amadurecimento cervical antes da induo do parto no incluem A B C D E glaucoma. diabetes. asma. reao alrgica ao frmaco. patologia renal e(ou) heptica severa.

A respeito de assistncia pr-natal, assinale a opo correta. A A citologia cervical durante a gestao normal de difcil interpretao pelas alteraes gestacionais. B A gestao no contra-indicao para a vacina ou imunoglobulina para a hepatite B. C Recomenda-se a administrao de 4 mg/dia de cido flico aps o diagnstico de gestao para prevenir defeito do tubo neural. D A avaliao do crescimento fetal e a identificao do sexo so as principais indicaes do exame de ultra-som entre a 16. e a 20.a semanas de gestao. E Evita-se o tratamento da giardase e da amebase na gestao devido ao efeito teratognico da medicao.

QUESTO 32

Os fatores de risco para o descolamento prematuro de placenta no incluem o(a) A B C D E idade materna. multiparidade. asma brnquica. leiomioma uterino. tabagismo.

Tarde UnB / CESPE TJDFT Cargo: A. Judicirio rea: A. Especializado Espec./Ramo: Medicina/Ginecologia-Obstetrcia 8 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 1./6/2003


permitida a reproduo apenas para fins didticos e desde que citada a fonte.

QUESTO 33

QUESTO 37

No trabalho de parto prematuro, alguns procedimentos tm sido recomendados com os objetivos de prolongar a gestao, avaliar a vitalidade fetal e favorecer o amadurecimento do feto. Entre as condutas listadas abaixo, assinale a opo cujo procedimento no tem mostrado resultado satisfatrio visando esses objetivos. A B C D E hidratao venosa urocultura tocolticos corticide, no caso de idade gestacional inferior a 34 semanas bacterioscopia e cultura de secreo endocervical

Com o aumento da expectativa de vida da mulher, cerca de um tero de sua vida transcorrer sem a funo ovariana. Com referncia s alteraes endcrinas aps a menopausa, assinale a opo correta. A A relao estradiol/estrona superior a um. B A maior parte da androstenediona, precursora dos estrognios, derivada de tecido perifrico. C A aromatizao extraglandular dos andrognios sofre influncia do peso. D A ooforectomia na ps-menopausa leva a uma reduo drstica nos nveis de estrognio. E A progesterona continua a ser secretada pelos folculos remanescentes dos ovrios.
QUESTO 38

QUESTO 34

Acerca de intercorrncias na gestao, assinale a opo correta. A O tratamento inicial em situao de nveis elevados de tiroxina livre deve ser feito com propiltiouracil e propanolol. B Recomendam-se dieta e perfil lipdico quinzenal se o resultado do teste oral simplificado de tolerncia glicose for igual a 180 mg/dL. C Gestante com cinco semanas de gestao e estdio III de cncer de colo do tero deve ser imediatamente submetida a histerectomia e linfadenectomia. D Atualmente, existe consenso de que a gravidez no tem maior efeito adverso na progresso da infeco por HIV. E A corticoterapia contra-indicada nos casos de ruptura prematura de membranas para o amadurecimento pulmonar, em razo do risco de infeco intra-uterina.
QUESTO 35

Acerca da anatomia do aparelho genital, assinale a opo correta. A O epitlio vaginal pseudo-estratificado, noqueratinizado e sem glndulas. B O diafragma urogenital constitudo pelos msculos levantadores do nus e pelo msculo coccgeo. C A vulva constituda exclusivamente por dois msculos: o isquiocavernoso e o bulbocavernoso. D A poro inferior da vagina drena para os linfonodos parametriais, obturadores e ilacos externos. E Os cistos do ducto de Gartner so remanescentes embrionrios do paramesonefro.
QUESTO 39

A respeito da fisiologia do ciclo menstrual, julgue os itens abaixo. I O crescimento folicular inicial depende das gonadotrofinas. II O FSH inibe a produo de inibina nas clulas da granulosa. III A dopamina, a serotonina e os peptdeos opiides endgenos so inibidores da secreo do Gn Rh. IV A 17-hidroxiprogesterona secretada pelo corpo lteo tem baixa atividade biolgica. V O pico do LH coincide com o momento exato da expulso do ocito. Esto certos apenas os itens A I e IV. B I e V. C II e III.
QUESTO 36

A infeco genital um dos principais motivos para a consulta em Ginecologia. Conhecendo a sua fisiopatologia e assumindo uma abordagem efetiva para o seu diagnstico, o tratamento com terapia antimicrobiana apropriada reduz seqelas a longo prazo. A respeito de infeco genital, julgue os itens a seguir. I II As infeces genitais por fungos, recorrentes ou crnicas, so freqentemente sensveis aos compostos imidazlicos. Na vaginose bacteriana, a citologia a fresco com soluo fisiolgica mostra um aumento no nmero dos lactobacilos. Na infeco por Chlamydia trachomatis, a cultura de material obtido da crvice no o mtodo de maior sensibilidade para o seu diagnstico. Os sintomas da tricomonase vaginal so geralmente mais intensos aps a menstruao e durante a gestao. Na gestao, as drogas mais eficazes no tratamento da vaginose bacteriana so o metronidazol e clindamicina.

D II e V. E III e IV.

A respeito de endometriose, uma das principais causas de infertilidade, assinale a opo correta. A O tecido endometrial ectpico idntico ao tpico quanto s caractersticas morfolgicas e bioqumicas. B O risco de desenvolver a doena maior em mulheres com menores intervalos entre as menstruaes e maior durao do fluxo menstrual. C As localizaes mais freqentes dos focos da doena so a face posterior do tero e o ligamento uterossacro. D A principal causa da dor na endometriose a liberao de substncias, como fatores de crescimento, por ao da progesterona. E O danazol mais eficaz que outros medicamentos disponveis para o tratamento da endometriose.

III

IV V

Esto certos apenas os itens A I, II e IV. B I, II e V. C I, III e IV. D II, III e V. E III, IV e V.

Tarde UnB / CESPE TJDFT Cargo: A. Judicirio rea: A. Especializado Espec./Ramo: Medicina/Ginecologia-Obstetrcia 9 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 1./6/2003


permitida a reproduo apenas para fins didticos e desde que citada a fonte.

QUESTO 40

QUESTO 43

Acerca das patologias que acometem a vulva, assinale a opo correta. A O tratamento mais efetivo para o lquen escleroso vulvar feito com a progesterona tpica. B A manifestao clnica inicial mais comum da neoplasia intra-epitelial vulvar a lcera. C O tipo histolgico mais comum de cncer de vulva o carcinoma verrucoso. D H uma forte associao entre HPV e neoplasia intra-epitelial vulvar. E O tratamento recomendado para a neoplasia intra-epitelial vulvar a vulvectomia radical, devido ao alto potencial de progresso para carcinoma invasivo.
QUESTO 41

Acerca das recomendaes da Organizao Mundial da Sade sobre as indicaes e contra-indicaes dos mtodos contraceptivos, assinale a opo correta. A Os dispositivos intra-uterinos so contra-indicados nas diabticas com doena vascular. B Os anticoncepcionais hormonais orais combinados de baixa dosagem so contra-indicados em mulheres com antecedente pessoal de hiperglicemia na gestao. C Em portadoras de anemia falciforme, so contra-indicados contraceptivos hormonais orais contendo somente o progestognio. D As mulheres com doena da tireide podem usar o anticoncepcional hormonal oral combinado de baixa dosagem em qualquer circunstncia. E Os anticoncepcionais injetveis contendo acetato de medroxiprogesterona so contra-indicados em portadoras de cncer de ovrio.
QUESTO 44

A respeito de doena mamria, assinale a opo correta. A No existe correlao entre alteraes fibrocsticas associadas a alteraes proliferativas e o cncer de mama. B O fibroadenoma, raro na ps-menopausa, pode surgir nessa fase aps a administrao de estrognio. C O risco de cncer de mama maior em mulheres cujas mes ou irms tiveram cncer de mama bilateral aps a menopausa. D Os anticoncepcionais hormonais orais aumentam o risco de cncer de mama em mulheres com histria familiar positiva para essa enfermidade. E O agente etiolgico mais comum na mastite puerperal o Streptococcus epidermidis.
QUESTO 42

Julgue os itens seguintes, a respeito do cncer do aparelho reprodutor. I No estdio III de cncer de endomtrio, o carcinoma envolveu o corpo e o colo mas no se estendeu para fora do tero. II O epitlio branco o achado em colposcopia mais indicativo de cncer cervical invasivo. III A conizao indicada em gestantes cuja citologia e bipsia tenham sido compatveis com neoplasia intra-epitelial III. IV O cistoadenocarcinoma seroso o tumor maligno de ovrio mais freqente. V O tratamento do cncer de vagina invasivo cirrgico na maioria das vezes. A quantidade de itens certos igual a A 1.
QUESTO 45

O citrato de clomifeno uma droga amplamente utilizada para a induo da ovulao em mulheres infrteis. A respeito desse medicamento, assinale a opo correta. A Ocupa os receptores do estrognio na hipfise, impedindo, assim, a ao endgena desse esteride. B O risco de gestao mltipla nas mulheres induzidas pelo citrato de clomifeno de aproximadamente 20%. C Seu efeito fica comprometido quando os nveis de estradiol esto baixos. D Um pouco menos da metade das portadoras da sndrome dos ovrios policsticos ovulam com o tratamento com citrato de clomifeno. E A ovulao, quando ocorre, d-se somente aps duas semanas da ingesto do ltimo comprimido.

B 2.

C 3.

D 4.

E 5.

As patologias que uma paciente com amenorria primria e genitlia ambgua pode apresentar no incluem o(a) A disgenesia gonadal 46, XY. B disgenesia gonadal 45,X/46,XY. C hermafroditismo verdadeiro. D hiperplasia adrenal congnita. E resistncia completa aos andrognios.
Concurso Pblico Aplicao: 1./6/2003
permitida a reproduo apenas para fins didticos e desde que citada a fonte.

Tarde UnB / CESPE TJDFT Cargo: A. Judicirio rea: A. Especializado Espec./Ramo: Medicina/Ginecologia-Obstetrcia 10 / 14

QUESTO 46

QUESTO 48

Em relao aos direitos e s vantagens dos servidores pblicos, julgue os itens a seguir. I As indenizaes so espcies do gnero vantagens, integrando o conceito de remunerao apenas para os fins de estabelecimento do teto remuneratrio, que atualmente equivalente ao subsdio recebido pelos ministros do STF. A exemplo do que ocorre com os trabalhadores da iniciativa privada, o servidor que acumular mais de dois perodos sem gozar frias receber o perodo mais antigo com os valores pagos em dobro no momento em que vier a usufruir o direito. O servidor investido em mandato de vereador, havendo compatibilidade de horrio, perceber as vantagens do cargo efetivo, acumulando-as com a remunerao do cargo eletivo. O servidor que trabalha em condies insalubres e perigosas no pode acumular os adicionais de insalubridade e periculosidade, cessando o recebimento na hiptese de serem eliminadas as condies ou os riscos que deram causa concesso. O adicional de atividades penosas tem como condio para seu recebimento apenas o exerccio em locais cujas condies de vida justifiquem essa indenizao.

Em relao ao processo administrativo federal e de acordo com a Lei n. 9.784, de 1999, assinale a opo correta. A vedada administrao a recusa imotivada de documentos, devendo o servidor orientar aos interessados quanto ao suprimento de eventuais falhas. B So vedadas as cobranas de quaisquer tipos de despesas processuais pela administrao em relao aos administrados, haja vista o direito de petio, inscrito na Constituio Federal com vistas a garantir o exerccio de cidadania. C Um rgo administrativo e seu titular podero, caso no exista impedimento legal, delegar parte de sua competncia apenas aos rgos hierarquicamente subordinados, se julgarem-no conveniente e em razo de circunstncias tcnicas, sociais, econmicas, jurdicas ou territoriais, desde que motivadamente. D O requerimento inicial do interessado deve ser escrito, no se admitindo nenhuma excepcionalidade nesse sentido. E Cabe administrao o nus da prova em contrrio em relao aos fatos alegados pelos interessados, devendo as decises ser motivadas caso neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses dos administrados.
QUESTO 49

II

III

IV

Em relao s formas de provimento em cargos pblicos, assinale a opo correta. A O servidor irregularmente demitido dever ser reconduzido ao cargo que originariamente ocupava antes da deciso judicial ou administrativa que o apenou. B Na hiptese de inexistncia do cargo vago, o servidor posto em disponibilidade poder retornar ao servio pblico na forma de provimento denominada aproveitamento, passando a exercer suas atribuies como excedente, at que a vaga venha a ocorrer. C A posse o ato pelo qual o agente passa a ser considerado servidor mediante a assinatura do respectivo termo, todavia, se ele no entrar em exerccio em quinze dias, no respectivo cargo efetivo para o qual foi nomeado, o ato de sua designao tornar-se- sem efeito. D So formas de provimento derivado: a promoo, a readaptao, a reintegrao, a reconduo, o aproveitamento, a posse em outro cargo inacumulvel. E Na forma de provimento denominada reverso, aps o retorno atividade em razo do interesse da administrao, o servidor no ter direito a ter seus proventos calculados com base nas novas regras.
QUESTO 50

A quantidade de itens certos igual a A 1.


QUESTO 47

B 2.

C 3.

D 4.

E 5.

Um servidor efetivo da administrao pblica federal que ocupa o cargo em comisso de chefe de diviso do setor de servios gerais de determinado ministrio, em vrias compras e servios realizados na modalidade convite, aproveitou-se do cargo para lograr proveito pessoal em detrimento da dignidade da funo pblica. Tendo sido descoberto e aps o devido processo legal, verificou-se a ausncia de atenuantes a seu favor e a existncia de vrias provas de que aquele comportamento era contumaz. Considerando essa situao hipottica, a penalidade a ser aplicada, a priori e em tese, ser de A B C D destituio do cargo em comisso. destituio de funo comissionada. demisso a bem do servio pblico. demisso com impedimento para retorno ao servio pblico a qualquer tempo. E demisso com incompatibilizao para nova investidura em cargo pblico federal pelo prazo de cinco anos.

O servidor ser punido com a penalidade de advertncia quando A cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que este ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitrias. B se recusar a ser submetido a inspeo mdica determinada pela autoridade competente. C utilizar pessoal ou recursos materiais da repartio em servios ou atividades particulares. D cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuio que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado. E exercer quaisquer atividades que sejam incompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho.
Concurso Pblico Aplicao: 1./6/2003
permitida a reproduo apenas para fins didticos e desde que citada a fonte.

Tarde UnB / CESPE TJDFT Cargo: A. Judicirio rea: A. Especializado Espec./Ramo: Medicina/Ginecologia-Obstetrcia 11 / 14

PROVA DISCURSIVA
Na prova a seguir que vale cinco pontos , faa o que se pede, usando as pginas correspondentes do presente caderno para rascunho. Em seguida, transcreva o texto para a respectiva FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO da prova discursiva, nos locais apropriados, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Utilize, no mnimo, trinta e, no mximo, sessenta linhas. Qualquer texto com extenso aqum da mnima de trinta linhas ser apenado, e qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de sessenta linhas ser desconsiderado. ATENO! Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho, pois no sero avaliados os textos que tenham qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

As exigncias apresentadas em todos os tempos e em todos os ambientes sociais pela melhoria da condio do homem terminaram na reivindicao de liberdade e de direitos sinteticamente qualificados de Direitos Humanos (...). Na comunidade internacional, os ideais humanos foram, durante longo tempo e normalmente, invocados somente em relao ao tratamento dos estrangeiros e, mais esporadicamente, em relao ao tratamento de indivduos que faziam parte de minorias tnicas ou de grupos religiosos. A grande importncia que os Estados, os membros de base da comunidade internacional, atriburam defesa da prpria soberania e, por conseqncia, ao respeito que os demais Estados lhes dedicassem fez que agissem pela promoo e pela tutela dos direitos humanos somente quando seus direitos estavam em jogo, para dar proteo diplomtica aos prprios sditos no exterior ou para solidarizar-se com indivduos ligados populao nacional por particulares vnculos de ordem tnica, lingstica ou religiosa. Foi s no decurso da Segunda Guerra Mundial, aps as aberraes do Nazismo e as reaes por ele suscitadas, e depois da intensificao da tentativa das Naes Unidas de multiplicar os esforos para realizar uma mais estreita cooperao e solidariedade internacional, que foi possvel a criao de um perfil de ao internacional pela promoo e pela tutela do homem enquanto tal.
N. Bobbio, N. Matteucci e G. Pasquino. Dicionrio de poltica. Braslia: EdUnB/ So Paulo: Imprensa Oficial do Estado, vol. 1, 2000, p. 355 (com adaptaes).

Considerando que as idias apresentadas no texto acima tm carter unicamente motivador, redija um texto dissertativo, posicionandose acerca do seguinte tema:

PROTEO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS.

Tarde UnB / CESPE TJDFT Cargo: A. Judicirio rea: A. Especializado Espec./Ramo: Medicina/Ginecologia-Obstetrcia 12 / 14

Concurso Pblico Aplicao: 1./6/2003


permitida a reproduo apenas para fins didticos e desde que citada a fonte.

RASCUNHO 1 / 2
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
Tarde UnB / CESPE TJDFT Cargo: A. Judicirio rea: A. Especializado Espec./Ramo: Medicina/Ginecologia-Obstetrcia 13 / 14 Concurso Pblico Aplicao: 1./6/2003
permitida a reproduo apenas para fins didticos e desde que citada a fonte.

RASCUNHO 2 / 2
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60
Tarde UnB / CESPE TJDFT Cargo: A. Judicirio rea: A. Especializado Espec./Ramo: Medicina/Ginecologia-Obstetrcia 14 / 14 Concurso Pblico Aplicao: 1./6/2003
permitida a reproduo apenas para fins didticos e desde que citada a fonte.

S-ar putea să vă placă și