Sunteți pe pagina 1din 5

1.

Introduo
O tratamento do esgoto coletado no Estado do Paran predominantemente executado atravs de estaes de tratamento que utilizam Reatores Anaerbios de Lodo Fluidizado (Ralf), uma variao dos Reatores Anaerbios de Fluxo Ascendente (UASB). Trata-se de unidades modernas e compactas que atingem nveis de reduo de 70% da demanda bioqumica de oxignio (DBO) a um custo at 80% menor que o dos sistemas convencionais de tratamento. O lodo gerado apresenta umidade final de 30 a 40%. As desvantagens a baixa remoo de ovos de helmintos e patogenos , soh funcionar com esgotos temperatura superior a 15C e o processo ser afetado com muitos compostos qumicos (faixa de pH estreita de funcionamento). (1, 2 ) Dentro dos reatores, o esgoto despejado e distribudo na base. Ele percola em seguida pelo manto de lodo que mantido em seu interior. Com isso, as partculas finas suspensas so filtradas e componentes solveis so absorvidos na biomassa. A biomassa, porteriormente, converte o esgoto em biogs pelas bactrias anaerbicas. O biogs (metano) sai na forma de bolhas e mistura o contedo dentro do reator. Na parte superior, existem os queimadores de biogs, j que este no coletado, mas poderia ser. O excesso de lodo retirado e levado para leito de secagem ou aterros sanitrios. (4 ) Aps o tratamento no Ralf, o efluente conduzido para os filtros biolgicos ou tambm chamados de leitos percolados. assim denominado por seu leito ser muito permevel, constitudo de pedras de tamanho varivel com microorganismos aderidos a elas. Ao passar por esse leito, ocorre a oxidao da matria orgnica por bactrias aerbicas e a aerao do lquido. O liquido ento levado para decantao, para a separao dos slidos que restam em suspenso. (4) As caractersticas tcnicas dos Ralf so: Tempo de deteno hidrulico Vazo Mdia = 6 a 9 horas Vazo Mxima = 4 a 6 horas Velocidade Ascensional Vazo Mdia = 0,5 a 0,7 m/h Vazo Mxima = menor que 1,5 m/h Profundidade = 4 a 6 metros Tubos difusores = 2 a 4 m2 por entrega Carga Orgnica mxima = 1 kg DBO/m3 reator Coletores de Biogs = 15 a 20% da rea do reator Separador de fases Profundidade = 1,5 a 2 metros Inclinao das paredes = maior que 45

O lodo retirado do Ralf passa por um processo de secagem ao ar livre nos leitos de secagem. O resultado a formao de um p grosseiro. Recebe, ento, um tratamento

higienizante com cal para eliminao de cistos de helmintos e microorganismos patognicos e sendo este levado a um aterro sanitrio ou utilizado como adubo. Algumas pesquisas foram feitas para minimizao de odores que afetam toda a regio ao redor de uma ETE. Foram testados vrias substancias, sendo o tratamento com hipoclorito de sdio ou de calcio do efluente do reator aquele que possui maior custo-beneficio para a reduo da emisso de gs sulfdrico. (3) O objetivo da visita a Estao de Tratamento de Esgoto da SANEPAR em Cambe observar o funcionamento dos Ralfs e o processamento do lodo para utilizao como adubo agrcola.

2. Materiais e Mtodos
A visita a ETE da Sanepar em Cambe foi realizada no dia 28/05/2012. A recepo foi feita pelo gerente da ETE , o qual proferiu uma palestra acerca da historia da ETE, do sistema de tratamento de efluentes utilizado RALF e do tratamento dado ao lodo residual proveniente dos reatores para sua higienizao. Cada etapa do processo de tratamento de efluentes era detalhada conforme a observao in loco era feita. Para a apresentao dos reatores, foram fornecidas mascaras aos alunos. Os filtro biolgicos e tanques de decantao vieram em seguida. Os tanques de secagem estavam posicionados ao lado, descendo o nivel do terreno. Foi observado, em um tanque o seu enchimento com o lodo e em outro, a raspagem para sua retirada , j submetido a calagem. Foi-nos mostrado em seguida o aterro sanitrio onde o lodo enterrado.

3. Resultados e Discusso
O sistema de tratamento de esgoto da Sanepar em Cambe, cujo fluxograma representado abaixo, responsvel por abastecer uma populao de 57.618 habitantes e possui 3 Ralfs, 2 filtros biolgicos, 2 decantadores secundrios, 4 tanques de secagem e 1 casa de clorao.

Os dados fornecidos no site mostram as anlises de DQB E DBO feitas no efluente para garantir a qualidade do tratamento e deteco de problemas relacionados a ele. Os dados obtidos comprovam , portanto, a eficincia do tratamento do esgoto em reduzir as cargas de DQO e DBO a nveis aceitveis para despejo do efluente no rio sem prejudicar o equilbrio deste. (4) So feitas tambm analises de Alcalinidade, AGV, pH, OD e coliformes, bem como de perfil de slidos no manto de lodos. Alm de avaliar a eficincia do sistema, fornece dados para controle de sade pblica. Por exemplo, quando o efluente chega com uma carga muito elevada de cistos FB= filtro biolgico; DS= desinfeco

de helmintos, faz-se necessria uma comunicao a nvel municipal para

adoo de medidas para controle dessas doenas. (5) A regio sul e sudeste, por apresentarem as maiores porcentagens de acesso rede de esgoto, apresentam menores taxas de mortalidade devido a doenas transmitidas pela gua. A qualidade de vida aumenta e os impactos ambientais so reduzidos. A visita permitiu um aprofundamento dos conhecimentos de equilbrio ecolgico atravs do tratamento de esgoto para conservao de bacia hidrogrfica, do solo e das espcies animais que vivem ao redor. Conclui-se, portanto, que o sistema eficaz no tratamento de esgoto e de seus resduos, minimizando seu impacto no meio ambiente.

4. Bibliografia

1. A Reciclagem Agrcola do Lodo de Esgoto e a Gesto do Processo em Estaes de Tratamento de Esgoto. Disponvel em: <http://www.sanepar.com.br/Sanepar/Gecip/Congressos_Seminarios/Lodo_de_Esgoto/Gestao_d e_biossolidos_Barretos.pdf.>. Acesso em: 26/06/2012. 2. RALF, Reator Anaerbio de Manto de Lodo e Fluxo Ascendente reduzindo custos e economizando energia no Tratamento de Esgotos. Disponivel em: <http://www.sanepar.com.br/sanepar/calandrakbx/filesmng.nsf/1B9DF09C9EAE4D2B83257376 0042EB40/$File/APRESENTA%C3%87%C3%83O_RALF_SANEPAR%20-.pdf>. Acesso em: 26/06/2012. 3. ALVES, B. HAROLDO. Precipitao qumica e Clorao para Combate a Maus Odores em Estaes de Tratamento de Esgoto Anaerbias. Sanare. Revista Tcnica da Sanepar, Curitiba, v.21, n.21, p. 19-32, jan./jun. 2004. <http://pessoal.utfpr.edu.br/rosa/arquivos/Precipita%C3%A7%C3%A3oquimicaeclora%C3%A7 %C3%A3o(1).pdf >. Data de acesso: 26/06/2012. 4. BONA , ALEXSANDRO. Avaliao do Sistema RALF e Filtro Biolgico para o Tratamento de Esgoto Sanitrio. Disponvel em: <http://www.sanepar.com.br/sanepar/sanare/v18/avaliaralf.htm>. Acesso em: 26/06/2012. 5. C. PAULINO, ROSANGELA. Tratamento Anaerobico de Esgoto e sua Eficiencia na Reducao da Viabilidade de Ovos de Helmintos. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Minas Gerais. 34, set-out, 2001. <http://www.scielo.br/pdf/rsbmt/v34n5/5990.pdf>. Data de acesso: 26/06/2012.

LEANDRO MIORIM ROCHA MARIANA NEGRO MORTARI

RELATRIO DA VISITA ESTAO DE TRATAMENTO DE ESGOTO- RALF- SANEPAR, CAMB

PROF. EDSON APARECIDO PRONI

2012

S-ar putea să vă placă și