Sunteți pe pagina 1din 23

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 1

O professor Luiz Mauro Andrade da Fonseca apresentou o trabalho que vem desenvolvendo em conjunto com o professor Francisco Rodrigues de Oliveira h cerca de quinze anos, atravs de reunies semanais. Explicou que estava trazendo um resumo do que ambos haviam obtido at o momento, deixando claro que no se trata de uma obra concluda, mas de um processo sujeito a revises, interferncias e correes. Explicou que concentram seus estudos no trecho que vai de Simo Pereira, ponto em que o Caminho Novo adentra o estado de Minas Gerais, at as sesmarias prximas ao caminho em Conselheiro Lafaiete. Ressaltou que no conhecem bem as sesmarias no estado do Rio de Janeiro e pouco sabem das sesmarias de Lafaiete, bem como das que da seguem at Ouro Preto. Os pesquisadores fizeram uma comparao entre Antonil (1709), Tavares de Brito (1732) e material da Casa de Contos (1717), ressaltando que nesta ltima fonte so encontrados registros oficiais que incluem a quantidade de escravos de cada sesmeiro. Desta forma puderam montar os quadros mostrados, os quais listam os sesmeiros na ordem em que se localizaram ao longo do Caminho Novo. O primeiro foi Simo Pereira de S, seguido por Matias Barbosa da Silva e logo depois por Antnio de Arajo dos Santos, sobre o qual pouco se sabe at o momento. Foi destacado que os registros da Casa de Contos so considerados mais fidedignos, por ali estarem dados relativos a pagamentos de impostos, e que foram encontradas informaes inconsistentes nos autores Antonil e Tavares de Brito. No prximo trecho, j na regio do municpio de Juiz de Fora, constam os seguintes sesmeiros: Jos de Medeiros, com 14 escravos; Jos de Souza Fragoso com 6 escravos, na localidade de Marmelo, onde foi construda a primeira Usina Hidreltrica da Amrica do Sul; Joo de Oliveira o primeiro sesmeiro da fazenda Juiz de Fora, conforme descoberta de Wilson de Lima Bastos. Esta sesmaria, concedida em janeiro de 1710, posteriormente foi vendida a um Juiz do Rio de Janeiro Luiz Bustamante de S, donde teria surgido o nome Juiz de Fora. Continuando com as sesmarias no municpio de Juiz de Fora: Tom Correia Vasques, com 26 escravos, na Fazenda da Tapera, de triste lembrana para os imigrantes que por ali passaram no final do sculo XIX; Antnio Moreira da Cruz, com 12 escravos; Jos de Queiroz, com 8 escravos; Manoel Correia Vasques, Juiz da Alfndega; e, Jos de Azevedo, com 18 escravos. Na rea do municpio de Ewbank da Cmara: Luiz Ferreira, com 5 escravos e Manoel de Arajo, com 8 escravos.

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 2

Passando para o municpio de Santos Dumont, Luiz Mauro mencionou uma passagem de Antonil em que mencionado o stio do Bispo, a respeito do qual no foi encontrada nenhuma outra referncia. J o Tavares de Brito fala num Gonalves que, segundo documentos da Casa de Contos, seria Domingos Gonalves Ramos e seu genro, Pedro Alves de Oliveira, com 9 escravos. O outro Gonalves referido pelo Tavares de Brito seria Joo Gonalves Chaves que posteriormente vendeu as terras para Joo Gomes, que deu nome ao local. O prximo sesmeiro de Santos Dumont foi Agostinho Pinho e Silva, com 6 escravos, cujo nome permanece ainda hoje nas localidades de Pinho Velho, Pinho Novo, Rio Pinho e Represa Pinho, sendo que o rio mencionado um afluente do Rio Pomba. Chega-se ao municpio de Antnio Carlos onde foi concedida sesmaria a Domingos Rodrigues da Fonseca com 30 escravos, Fazenda da Borda do Campo. Este sesmeiro ajudou Garcia Rodrigues Paes na abertura do Caminho Novo e, para os pesquisadores, Domingos da Fonseca teria construdo o trecho entre Valena, no estado do Rio de Janeiro, e Barbacena, em Minas Gerais. Passando a territrio do municpio de Barbacena, segundo Tavares de Brito encontram-se as sesmarias do Registro de Garcia Rodrigues Paes e os sesmeiros Jos Rodrigues e Joo Rodrigues. Os pesquisadores apuraram na Casa de Contos os seguintes: Sargento Mor Jos Pereira, com 3 escravos; Jos Ribeiro Leito com 6 escravos e Jos Dias de Carvalho com 3 escravos. Em Alfredo de Vasconcelos a sesmaria foi concedida a Alberto Dias de Carvalho, que possua 20 escravos, e que deu nome ao Ribeiro Alberto Dias. J em Caranda a mencionada Roa de Manuel Arajo. Em relao s sesmarias de Conselheiro Lafaiete os autores chamaram a ateno para o fato de no terem ali realizado um trabalho de campo que lhes permitissem melhor desenvolver o assunto. Sendo assim, apresentaram de maneira sinttica as seguintes informaes sobre os sesmeiros: - Joo Batista e Joo da Silva Costa, citados por Antonil; - Outeiro, Dois Irmos, Galo Cantante, Rocinha, Amaro Ribeiro e Carijs, segundo Tavares de Brito; - Manuel Seixas com 6 escravos; Leandro de Carvalho com 4 escravos; Bento Gonalves com 8 escravos; Belchior Rodrigues de Lima com 3 escravos; Jos Ferreira com 2 escravos; Manuel Gomes Ribeiro com 12 escravos; Urbano de Couto Menezes com 10 escravos; Mateus da Costa com 2 escravos e Sargento Mor Antnio Delgado com 7 escravos, todos conforme registro da Casa de Contos.

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 3

Foi mencionado, tambm, o sesmeiro Jernimo Salgado Pimentel, cujas terras confrontavam com Joo da Silva Costa e com Aramo Ribeiro Sena e que mencionado nos documentos do Arquivo Pblico Mineiro como tendo recebido as terras em 1711. A seguir Luiz Mauro informou que, considerando a presena da professora Maria Lcia Prado Costa, que mais tarde falaria sobre o Album Chorographico Municipal de Minas Gerais, incluiu entre os slides o mapa do municpio de Juiz de Fora para auxiliar na identificao das localidades mencionadas: Simo Pereira So Pedro de Alcntara, Matias Barbosa e Ewbank da Camara que depois pertenceu a Santos Dumont.

Os autores reuniram, tambm, mais algumas informaes sobre os primeiros sesmeiros de Simo Pereira: Manuel da Silva Rosa, alferes: entre a roa da Paraibuna e a roa de Simo Pereira de S , 5 de dezembro de 1709 (APM, sc 7, p. 143).

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 4

Antnio Alves da Costa: (1719 - Carrara), sobejos da sesmaria de Manuel da Silva Rosa no Paraibuna.

Simo Pereira de S: paragem adiante do Paraibuna, no Caminho Novo, 30 de setembro de 1716 (APM, sc 09, p. 208); declara ter 17 escravos em 1717 (Arquivo da Casa dos Contos).

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 5

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca Sesmeiros de Matias Barbosa: Matias Barbosa da Silva, coronel: 9 de maro de 1709, data de concesso de sesmaria, s margens do rio Paraibuna, compreendendo uma lgua de testada, correndo pelo Caminho Novo, por trs lguas de serto, confrontando com as sesmarias de Simo Pereira de S e Antnio Arajo dos Santos. (Bastos, p.63-65). Um dos fundadores de Barra Longa. Antnio Arajo dos Santos (citado por Antonil e Tavares de Brito). 6

Sesmeiros de Juiz de Fora: Jos de Medeiros: 17 escravos (Arquivo da Casa dos Contos), citado por Tavares de Brito.

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 7

Jos de Souza Fragoso, sargento-mor: recebeu, em 1708, carta de sesmaria no lugar dito Marmelo; 06 escravos em 1717 (Casa dos Contos); citado por Antonil e Tavares de Brito.

Joo de Oliveira: primeiro sesmeiro da Fazenda do Juiz de Fora, em terras devolutas de Jos de Souza Fragoso e Tom Correia Vasques, obtendo carta de sesmaria em 15 de janeiro de 1710 (Bastos, p.55), vendendo-a posteriormente ao Juiz de Direito (Juiz de Fora) Luiz Fortes Bustamante e S.

O palestrante destacou que a imagem acima do sculo XIX e que a maioria das imagens de Minas Gerais citadas como do sculo anterior so, na verdade, construes reformadas nos anos oitocentos. Tom Correia Vasques, alcaide-mor: sesmaria no lugar dito Fazenda da Tapera; declara ter 26 escravos em 1717 (Casa dos Contos); citado por Antonil e Tavares de Brito. Antnio Moreira da Cruz, capito: declara ter 12 escravos em 1717; citado por Tavares de Brito. Manuel Correia Vasques, Juiz da Alfndega: citado em 1732 por Tavares de Brito.

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 8

Salvador Correia de S Vasques: sesmaria obtida em 1717, no Caminho Novo , entre a roa de seu irmo Manuel Correia Vasques e a de Manuel de Azevedo. (Carrara).

Jos de Queirs: oito escravos (1717- Casa dos Contos); Rocinha do Queirs (1749 Costa Matoso).

Jos de Azevedo: 18 escravos (1717 Casa dos Contos) - Azevedo (1732 Tavares de Brito).

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca Sesmeiros de Ewbank da Cmara: Luiz Ferreira: declara ter 5 escravos (1717- Casa dos Contos); Stio do Luiz Ferreira (1749 Costa Matoso); topnimo ainda atual. Manuel de Arajo Eigueira: declara ter oito escravos (1717 Casa dos Contos); citado por Antonil (1711) e Tavares de Brito (1732). Nome primitivo: Stio dos Tabues. 9

Sesmeiros de Santos Dumont: Domingos Gonalves Ramos: sesmaria pedida em 1709, sendo concedida em 7 de junho de 1721 (APM, sc12, p. 26); declara ter nove escravos (1717 Casa dos Contos) e morar com o genro Pedro lvares (Alves) de Oliveira (Fazenda Pedro Alves); sesmaria, no Caminho Novo, entre a de Manuel de Arajo Eigueira e a de Joo Gonalves Chaves. Citado por Tavares de Brito (1732). Topnimo ainda existente nos mapas atuais.

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 10

Joo Gonalves Chaves: sesmaria concedida em 15 de janeiro de 1715, situada entre terras de (seu sogro) Domingos Gonalves Ramos e de Agostinho Pinho da Silva; citado por Tavares de Brito (1732); Em 1728, vendeu a sesmaria a Joo Gomes Martins, pai do inconfidente Jos Aires Gomes.

Joo Furtado de Mendona (1717 - Carrara), 1, Agostinho de Pinho e Silva / Joo Batista / Joo Gonalves Chaves ---- Agostinho de Pinho e Silva (Fazenda Pinho Velho): seis escravos (1717 Casa dos Contos) Agostinho de Pinho e Silva (1732 Tavares de Brito) ----- Stio do Pinho Velho e Stio do Pinho Novo (1749 Costa Matoso). Fazenda da Mantiqueira : sitio de Santo Antnio da Chapada da Mantiqueira? ; Mantiqueira (1732 Tavares de Brito); Stio da Mantiqueira (1749 Costa Matoso) .

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 11

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 12

Sesmeiros de Antnio Carlos: Borda do Campo do coronel Domingos Rodrigues da Fonseca (Fazenda da Borda do Campo; citado por Antonil (1711) e Tavares de Brito (1732); declarou ter uma venda e 30 escravos em 1717 (Arquivo da Casa dos Contos). Fazenda histrica ainda existente. Joo Raposo da Fonseca: (1718 - Carrara), 1, Borda do Campo, sobras das sesmaria de Garcia Rodrigues Pais e Domingos Rodrigues da Fonseca [Leme].

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 13

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 14

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 15

Sesmeiros de Barbacena: Garcia Rodrigues Pais: (1727 - Carrara) ----- Registro Velho (1732 Tavares de Brito) ----Stio do Registro Velho (1749 Costa Matoso) ----- Registro Velho (1763/69 Gov. Luiz Diogo) Jos Pereira, sgt-mor: roa, 1717, trs escravos (Casa dos Contos)

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca Stio de Jos Ribeiro Leito: 1717, seis escravos, (1749 Costa Matoso) Stio da Caveira: (1749 - CM0 ----- Igreja Nova (1763/69 Gov. Luiz Diogo ----- Stio do Cangalheiro (1749 Costa Matoso) - Teixeira, Jos Ribeiro Sert. para dentro da Faz. da Caveira, C. R. M. 1770. ATUAL CIDADE DE BARBACENA. 16

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 17

Sesmarias de Alfredo Vasconcelos, Ressaquinha e Caranda: Manuel Dias Lobo (1719 - Carrara), stio na Ressaca e nos ribeires de Alberto Dias (municpio de Ressaquinha) e da Caveira, Manuel Diniz ( seria Dias?) da Caveira / Alberto Dias de Carvalho -- Jos Dias de Carvalho, 1717- trs escravos

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 18

Alberto Dias de Carvalho, capito (1711 - Antonil) 1717, 20 escravos ----- Joo da Silva Lopes (1735 - Carrara), morador na Borda do Campo de Alberto Dias ----- Jos Lopes de Oliveira (1735 - Carrara), com escravos, Caminho Novo, ribeiro Alberto Dias, com posses para o Chopot, lagoa no stio do Macaco ------ Ribeiro Alberto Dias (1749 - CM) ----Alberto Dias (1763/69 Gov. Luiz Diogo) -----

Ressaquinha (1749 Costa Matoso) ----Manuel de Seixas, 1717 seis escravos (Casa dos Contos), Ressaca - Fonseca, Manuel de Seixas da. Confirmao da sesmaria em 1725, doc. 518, p. 42, Lisboa.

Manuel Gonalves Viana (1711 - Carrara), 3/1, # 6 a., Caminho Novo, Ressaca ----- Ressaca (1711 - Antonil) ---- Ressaca (1732 Tavares de Brito) ----- Ressaca (1749 Costa Matoso) --

Manuel da Gama (1716 - Carrara), entre as roas de Caranda e da Ressaca ----- Stio do Gama (1749 Costa Matoso)

Caranda (1732 Tavares de Brito) ----- Stio do Caranda (1749 Costa Matoso) ----Caranda (1763/69 Gov. Luiz Diogo) -----

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 19

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 20

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca 21

Sesmarias de Conselheiro Lafaiete: Joo da Silva Costa e Leandro de Carvalho, 1717 quatro escravos Jernimo Pimentel Salgado: St. na Borda do Campo, em Carijs, junto das Congonhas, F. N. Sra. da Conceio 1711. . Principiava no ribeiro da casa branca pelo caminho do povoado at a igreja de N. Sra. Da Conceio (W96). Confrontante: Joo da Silva Costa e Amaro Ribeiro de Sena. Urbano de Couto, 1717 10 escravos - Menezes, Urbano do Couto de St Borda do Campo, no caminho novo para os Goiases 1737. Confrontantes: Manuel Fernandes Serra e Loureno de Amorim. Antnio Delgado: 1717 7 escravos (Casa dos Contos). Belchior Rodrigues Lima: 1717 trs escravos (Casa dos Contos) Bento Gonalves: 1717 oito escravos (Casa dos Contos) Francisco Arajo de Azevedo: sesmaria em Carijs 1723.

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca Jos Ferreira: 1717 2 escravos Jos Ventura Mendanha Soto Maior: Carijs 1711 Manuel Gomes Ribeiro: 1717 12 escravos (Casa dos Contos) Mateus da Costa: 1717 2 escravos (Casa dos Contos) Taipas (1763/69 Gov. Luiz Diogo) Engenho (1763/69 Gov. Luiz Diogo) Paraopeba (1763/69 Gov. Luiz Diogo) Carijs (1763/69 Gov. Luiz Diogo) 22

PRIMEIRAS SESMARIAS DO CAMINHO NOVO Francisco Rodrigues de Oliveira e Luiz Mauro Andrade da Fonseca BIBLIOGRAFIA ASSIS, Joo Paulo Ferreira de. Histria do municpio de Senhora dos Remdios. Barbacena: Ed. do autor, 2003. BARBOSA, Waldemar de Almeida. Dicionrio histrico e geogrfico de Minas Gerais. Belo Horizonte, Itatiaia, 1995. BASTOS, Wilson de Lima. Caminho Novo Espinha dorsal de Minas. Juiz de Fora: Funalfa Edies, 2004. CASTELLO BRANCO, Oswaldo H. Uma cidade beira do Caminho Novo. Petrpolis: Vozes, 1988. CASTRO, Olvio de Albuquerque. Apontamentos para a histria de Matias Barbosa. 3. ed. , 1998. CARRARA, ngelo Alves. Contribuio para a histria agrria de Minas Gerais sculos XVIII-XIX. Universidade Federal de Ouro Preto. Departamento de Histria. Mariana, 1999. CATLOGO DE SESMARIAS APM 1988 2 VOLUMES COSTA, Joaquim Ribeiro. Toponmia de Minas Gerais: com estudo histrico da diviso territorial administrativa. Belo Horizonte: Imprenssa Oficial do Estado, 1970. ESTEVES, Albino. lbum do municpio de Juiz de Fora. Belo Horizonte: Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, 1915. MASSENA, Nestor. Barbacena: a terra e o homem. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1985. OLIVEIRA, Wilian Marcos de & SILVA, Geraldo Magela da. Ressaquinha de canto a canto. Ressaquinha: Cidade de Barbacena Grfica e Editora, 2002. PINTO, Jos Damasceno. Subsdios para a histria da Ex-Queluz de Minas (hoje Conselheiro Lafaiete) at o final do sculo XIX. Libreto sem outros dados de indentificao. 23

S-ar putea să vă placă și