Sunteți pe pagina 1din 10

EXPEDIENTE Coordenao Bruno F. Leite Flora Sineiro Divulgao e diagramao Alessandra Perez Flora Sineiro Reviso Profa.

Rosale de M. Souza

Prof. Joo Marcus F. Assis


Colunista Fernanda Blanco Chargista Joo Anderson

P./Arquivologia/UNIRIO) e realizada com o apoio da Equipe do IM. Nesta edio, contamos tambm com as seguintes contribuies: Um Dilogo entre Arquivologia e Educao: O(s) Arquivos(s) Como Instrumento Pedaggico, da Profa. Priscila Ribeiro Gomes (DEPA/UNIRIO); Para que servem os congressos?, de Chica Blanco (7 P./Arquivologia/UNIRIO); Homenagem Pstuma ao Prof. Luis Carlos Lopes, da Profa. Rosale de Mattos Souza (DEPA/UNIRIO). Ainda, na nossa Seo Rapidinhas, um texto sobre a 1 CONSOCIAL, saiba o que e participe! Boa leitura e no se esquea de acessar nosso site: http://inspiracaomiscelanea.tk/ Linha editorial: 1) Nosso jornal um espao que no tem vinculao com poltica partidria, de livre circulao de idias e opinies, porm estas devero, no mnimo, tangenciar a Arquivologia e/ou suas questes; 2) Toda e qualquer opinio ser respeitada e devidamente publicada. Ressalvamos, contudo, que acusaes ou crticas diretas devem ser fundamentadas com fatos, dados ou opinies de outros autores. Por exemplo, textos, notcias de jornais e/ou demais registros. No objetivamos com isso realizar censura a determinados textos/autores, buscamos apenas dar um norte aos textos e que os mesmos tenham fundamentos claros; 3) Nosso pblico-alvo assim como nossos colaboradores , sero os discentes, docentes e os formados do nosso curso; 4) Temos como objetivo manter uma linguagem leve, informativa, reflexiva, crtica. Obs.: As ideias expostas nos textos so de responsabilidade de seus respectivos autores. A Equipe.

EDITORIAL Registrar uma ao que carrega, querendo ou no, intencionalidade(s) e objetivo(s). Sendo assim, podemos dizer que as colaboraes que recebemos para compor cada edio do Inspirao Miscelnea carrega uma inteno de quem a produz. Porm, sem entrar no mrito de cada uma dessas intenes, pode-se dizer que todas, querendo ou no, vm ajudando ao IM a realizar seus objetivos fundadores: ser um jornal informativo, descontrado, relevante dentro da rea arquivstica e, principalmente, colaborativo. Acho que estamos conseguindo, e muito do que temos alcanado quanto aos nossos objetivos, graas aos nossos colaboradores. Nesta edio de agosto, aps um ms de frias da Equipe do Jornal, voltamos com mais novidades para voc. Uma delas o resultado da nossa 1 Pesquisa de Opinio realizada pela Equipe do IM, escrita por Bruno F. Leite (7

UM DILOGO ENTRE ARQUIVOLOGIA E EDUCAO: O(s) ARQUIVO(s) COMO INSTRUMENTO PEDAGGICO *Por Profa. Priscila Ribeiro Gomes O presente trabalho, que ainda encontra-se em fase de desenvolvimento, fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido na UNIRIO1, e tambm de alguns apontamentos surgidos com a minha entrada no doutorado. Debruando-nos sobre as duas reas Arquivologia e Educao, percebemos o quanto o conceito de interdisciplinaridade2 se faz fundamental, nos permitindo um dilogo profcuo entre os dois campos de conhecimento. Desta forma, este estudo prope como objetivo principal uma reflexo acerca da importncia do(s) Arquivo(s) enquanto instrumento metodolgico das prticas pedaggicas. importante esclarecer que, quando nos reportamos a Arquivo(s) no plural, estamos, neste caso, tentando ressaltar a relevncia do Arquivo, enquanto Instituio, seja pblica ou privada, e tambm do Arquivo existente na escola, ou seja, o Arquivo Escolar3, muitas vezes invisibilizado pelos sujeitos que compartilham o cotidiano escolar e at mesmo pelos profissionais que atuam na rea de Arquivologia. De acordo com Menezes, Silva e Teixeira (2005) quando lidamos com arquivos escolares percebemos que o descaso ainda muito acentuado, no sendo considerada a riqueza do patrimnio documental existente nestes arquivos, bem como os ganhos em conhecimento para a escola, seu projeto pedaggico, suas prticas educativas e para a memria da evoluo do ensino
Projeto intitulado Arquivo e Escola: Reflexes sobre a contribuio da Educao Patrimonial na tessitura do conhecimento, vinculado ao Departamento de Estudos e Processos Arquivsticos (DEPA) da UNIRIO. 2 Olga Pombo (1994) define a interdisciplinaridade como combinao entre duas ou mais disciplinas, com vistas compreenso de um objecto, a partir da confluncia de pontos de vista diferentes, e tendo como objectivo final a elaborao de uma sntese relativamente ao objecto comum. 3 [os arquivos escolares so] sedes privilegiadas de uma multiplicidade de aes humanas, pedaggicas, culturais, sociais, afetivas, produto de um quotidiano sempre reinventado, da instituio educativa no resta por vezes mais que um resduo documental, irregularmente repartido no tempo e pouco representativo, nomeadamente no que se refere riqueza do quotidiano escolar. (Justino de Magalhes, 1998, apud Gonalves, 2005, p. 4).
1

de modo a contribuir para a historiografia educacional. Martins (2008) complementa que necessrio ampliarmos os debates sobre memria, cultura e configurao dos sujeitos, reiterando as facetas de uma educao pela memria. Sendo assim, este trabalho busca apresentar aos leitores uma breve sntese das principais ideias do projeto de pesquisa que vem sendo realizada na UNIRIO. Destacamos que para dar incio a investigao, se faz importante, primeiramente, um entendimento sobre a noo de Patrimnio, pois quando propomos educar nos/com os Arquivos, estamos falando em educao patrimonial, algo pouco discutido no s no espao escolar, mas tambm no acadmico. Segundo Horta, Grunberg e Monteiro (1999, p.6), a Educao Patrimonial consiste em:
[...] um processo permanente e sistemtico de trabalho educacional centrado no Patrimnio Cultural como fonte primria de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. A partir da experincia e do contato direto com as evidncias e manifestaes da cultura, em todos os seus mltiplos aspectos, sentidos e significados, o trabalho da Educao Patrimonial busca levar as crianas e os adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriao e valorizao de sua herana cultural, capacitando-os para um melhor usufruto destes bens, e propiciando a gerao e a produo de novos conhecimentos, num processo contnuo de criao cultural.

Nossa inteno inicial investigar o que os sujeitos da escola equipe pedaggica, professores e alunos, entendem sobre Arquivo. Buscamos, com isso, problematizar a relao Arquivo e Escola, concebendo o primeiro como um instrumento potencial nos processos de ensino e aprendizagem. Inserido (ou pelo menos deveria) no tema educao patrimonial, faz-se importante reflexes acerca de sua presena nos projetos polticopedaggicos, no apenas na formao bsica, mas principalmente na formao de professores, j que compem o rol de agentes principais responsveis pelo ato de ensinar.

Dentre as carncias ou podemos chamar de pedagogia das ausncias, conforme enfatiza Santos (2003), existentes em qualquer campo do saber, destacar-se que em nosso caso, na Arquivologia, principalmente, no Brasil, carecemos ainda de estudos que venham somar na busca por um dilogo mais consistente quando o assunto educar nos/com os Arquivos. Deste modo, concordo com as palavras de Vidal (2005) ao salientar o Arquivo como mais uma possibilidade para o exerccio da prtica pedaggica, destacando que para isso indispensvel um alargamento da noo de documentos arquivsticos na educao, de modo a contribuir para a produo de conhecimento. Desta forma, elegemos, inicialmente, trabalhar com escolas da rede pblica da cidade do Rio de Janeiro. Optou-se pela entrevista como tcnica, por oferecer a possibilidade das pessoas que sero pesquisadas professores, alunos, arquivistas e agentes do poder pblico - exporem suas idias, suas necessidades, suas aflies e angstias, que segundo Thiollent (1998, p.29) tem a finalidade de oferecer ao pesquisador melhor condio de compreenso, decifrao, interpretao, anlise e sntese do material qualitativo gerado na situao investigativa. Essa escolha deu-se, pois, segundo Minayo (2004, p. 53):
[...] precisamos nos aproximar mais da idia de campo que pretendemos explicitar. Num primeiro momento, realizar um trabalho de campo pode nos reportar a uma fantasia um tanto quanto extica. Pode nos fazer relembrar estudiosos que partiam para regies distantes em busca de culturas diferentes, para um rduo trabalho de compreenso dos distintos modos de vida desses povos. Essa percepo representa uma das possveis dimenses da ida ao campo, uma vez que as possibilidades e os limites das diversas realidades existentes no cotidiano social permitem ao pesquisador um infinito leque de procedimentos e descobertas.

possibilidade de aproximao com novas questes que venham a surgir no decorrer da pesquisa. Certos de que ainda temos um longo percurso pela frente, entendemos que se faz fundamental em qualquer campo de conhecimento um olhar interdisciplinar sobre os saberes e fazeres que integram a complexidade do objeto pesquisado, o que nos permite uma maior ampliao da compreenso, nos revelando novos caminhos para tratarmos o processo de investigao. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS GONALVES, Nadia Gaiofatto. Arquivos histricos escolares: contribuies para o ensino de histria e a histria local. Santa Catarina, 2005. Disponvel em: http://www.educacao.ufpr.br/lab_nucleo_e_centro/ gde_historia. Acesso: 20 mar. 2009. HORTA, M. L. P.; GRNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia Bsico de Educao Patrimonial. Braslia: Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional / Museu Imperial, 1999. MARTINS, Maria do Carmo. Memria, Histria e Educao (apresentao). Cadernos do CEOM. Ano 21, n. 28, 2008. MENEZES, Maria; SILVA, Eva; TEIXEIRA, Oscar. O arquivo escolar: lugar da memria, lugar da histria. Horizontes. v. 23, n. 1, jan./jun. 2005 MINAYO, M. C. Pesquisa Social. Teoria, mtodo e criatividade. 22 ed. Petrpolis: Vozes, 2004. POMBO, O. Interdisciplinaridade: conceito, problemas e perspectivas. In: LEVY,T.; GUIMARES, H.; POMBO, O. A interdisciplinaridade: reflexo e experincia. 2. ed. Rev. e aum., Lisboa:Texto, 1994. Disponvel em: < http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/mathesi s/interdisciplinaridade.pdf> Acesso em: 01 mar. 2011. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausncias e uma sociologia das emergncias. In: Santos, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: Um discurso sobre as cincias. Porto: Afrontamento, 2003. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ao.8 ed. So Paulo:Cortez, 1998.

Portanto, estas observaes iniciais so indispensveis, pois nos permitem uma aproximao com o problema pesquisado, e ainda oferece a

VIDAL, D. G. Cultura e prtica escolares: uma reflexo sobre documentos e arquivos escolares. In: SOUZA, Rosa F. e VALDEMARIN, Vera T. (orgs.) A cultura escolar em debate: questes conceituais, metodolgicas e desafios para a pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2005. *Por Profa. Priscila Ribeiro Gomes DEPA/CCH/UNIRIO

HOMENAGEM PSTUMA AO PROF. LUIS CARLOS LOPES *Por Profa. Rosale de Mattos Souza

Soube do falecimento do prof. Luis Carlos Lopes, em abril ltimo, na Espanha, atravs do site da Associao Brasiliense de Arquivistas ABARQ, em junho de 2011. O prof. Lopes foi historiador, escritor, professor de Arquivologia e Cincia da Informao, com Doutorado em Histria Social, pela Universidade de So Paulo USP (1992), Ps-Doutorado em Cincias da Informao (Arquivstica), na Universidade de Montreal, Canad, (1997-1998), e em Comunicao, na Universidade Paris 1 (Sorbonne, 2003 -2004). Nos ltimos 12 anos encontrava-se no Departamento de Comunicao, do Instituto de Artes e Comunicao Social, da Universidade Federal Fluminense - UFF, e vinha se dedicando s Teorias da Comunicao. O fato desta perda me causou perplexidade, e acredito que a todos que o conheceram, pois foi um acontecimento para o qual a classe arquivstica no estava preparada. Houve da parte dos nossos pares uma sensao de algo surreal, que necessitava de confirmao oficial. Professor e terico voltado para as reflexes da nossa rea, com posies algumas vezes extravagantes, sinalizando a quebra de paradigmas da arquivstica contempornea no Brasil. O mesmo foi tambm um grande entusiasta da linha Canadense da Arquivstica, ou seja, da Arquivstica Integrada, revalorizando o Ciclo documental e as trs idades documentais, estando afinado com as idias de Carol Couture, Jean-Yves Rousseau, e Jacques Ducharme, tendo inclusive traduzido textos desses autores. Participou ainda como Professor de Psgraduao, no Mestrado em Comunicao, Imagem e Informao da Universidade Federal Fluminense UFF, alm de ter realizado diversas consultorias na rea de arquivo no pas, destacando-se a consultoria

Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro ALERJ. O Prof. Lopes foi um homem e um acadmico polmico, gerou discpulos em Braslia, e colaborou para a criao do Curso de Arquivologia, do CID, Universidade de Braslia UNB. Problematizou questes fundamentais na Arquivologia, tais como, as famosas Massas Documentais Acumuladas, que ficaram mais conhecidas como MDAs, tentando sempre conscientizar aos profissionais e ao meio acadmico sobre as questes inerentes aos problemas da produo, classificao, manuteno e destinao dos documentos de arquivo. Enquanto terico o professor elaborou e publicou diversos livros e artigos da rea, e ainda sobre a Teoria da Comunicao, sempre com interfaces com a Filosofia, a Histria, a Comunicao, e inclusive sobre a Cincia da Informao, contribuindo para a anlise epistemolgica, sua interdisciplinaridade, e as inquietaes dos desafios das tecnologias da informao, sem transform-la no nico elemento balizador de seus artigos e da sua produo cientfica. No podemos deixar de mencionar um de seus textos mais emblemticos: Arquivpolis: Uma Utopia Ps-Moderna . No referido artigo, fez um breve diagnstico da situao dos arquivos no Brasil, mencionando que somente o governo federal no pas havia acumulado cerca de 5 mil quilmetros de documentos, apresentando termos curiosos e at extravagantes como Arquivpolis, Documentolndia ou Judicilndia! H algo de artstico, literrio e at por que no dizer de fico cientfica, no qual faz uma narrativa de uma megacidade povoada por documentos com cerca de 5 mil edifcios para armazen-los, que mesmo assim no dariam conta do problema das MDAs, apresentando como uma das solues para o problema, o tratamento tcnico dos arquivos correntes por profissionais capacitados. Outro tema que deu incio reflexo foi a idia da classificao como matricial para todas as atividades arquivsticas, inclusive para organizar, avaliar, destinar e dar acesso aos documentos. Num de seus ltimos livros, denominado A Nova arquivstica na modernizao administrativa analisou o fenmeno da informao, comentando que a mesma controvertida em seus conceitos, mencionando que somente (BELKIN apud LOPES, 2009) tem cerca de nove conceitos diferentes para a mesma, e que h a necessidade da adjetivao da palavra, pois sozinha no faz sentido. Por extenso, analisou-a do ponto de vista da Cincia da Informao, mas tambm da Arquivologia, pois nesta

ltima ela pode ser adjetivada como Informao Registrada, Informao Arquivstica ou Informao Orgnica. No mesmo livro, analisou questes que so muito caras no s para a Arquivologia, mas para a Filosofia, que so os aspectos da memria e do conhecimento, que na opinio do autor so temas que ultrapassam as fronteiras de uma nica rea, se constituindo em assuntos de grande interesse para as Cincias Sociais e Humanas. A arquivologia brasileira perdeu um grande terico, mas que deixou para a Arquivologia, os Arquivistas, para os alunos que foram seus discpulos, hoje profissionais bem colocados no mercado de trabalho, e para as futuras geraes de Arquivistas, que para a rea avanar no se deve temer o rompimento com os dogmas, pois estes fazem parte da seara do discurso religioso e no do discurso cientfico. A Arquivologia deve se desprender do tecnicismo, ganhando exemplo de outros campos do conhecimento ao problematizar e buscar solues para as questes no somente do fazer, mas principalmente do pensar arquivstico, construindo para uma arquivstica independente, como campo terico de uma cincia, com seu objeto e metodologia da pesquisa bem definidos, fazendo com que a Arquivologia caminhe de forma segura, na direo de um campo do conhecimento cientfico. Chamamos pelos Deuses da Arquivstica para que o guardem em bom lugar. Algumas das principais obras do Prof. Dr. Luis Carlos Lopes:

Rio de Janeiro, 09.08.2011 *Profa. Rosale de Mattos Souza DEPA/CCH/UNIRIO

PARA QUE SERVEM OS CONGRESSOS? *Por Chica Blanco

LOPES, Lus Carlos. Arquivpolis: Uma Utopia PsModerna . Cincia da Informao. Braslia, 22(1): 41-43, jan./abr. 1993. LOPES, Lus Carlos. A gesto da informao: as organizaes, os arquivos e a informtica aplicada. Rio de Janeiro: APERJ, 1997. 143 p. 1 d __________________. A imagem e a sombra da arquivstica. Rio de Janeiro: APERJ, 1998. 110 p. 1 d __________________.A informao e os arquivos: teorias e prticas. Niteri; So Carlos: EdUFF; EdUFSCAR, 1996. 142 p. 1 d __________________A Nova modernizao administrativa. Editorial, 2009. arquivstica na Braslia: Projeto

Um congresso uma reunio, um encontro de representantes de determinada rea de atividade para debater assuntos importantes sobre a rea em questo. um evento onde profissionais de determinada rea se renem para ensinar e aprender. Entenderam? Agora eu posso comear... H dois anos eu participei do meu primeiro ENEARQ, que foi realizado na UnB, no ano de 2009, em Braslia. Olha, eu poderia falar desse congresso por horas a fio, mas a necessidade agora outra, ento eu basicamente quero contar o que aconteceu depois, quando as aulas recomearam. Assim que voltamos, fui convidada para escrever um texto para um jornal de alunos de Arquivologia (que no esse). Queriam que eu falasse do congresso, tentasse descrever por meio de minha poesia e mente feliz a magnitude de tal evento. Pois , me senti honrada (bvio), ento topei o desafio. Devo confessar que o texto mexeu comigo, que me emocionou de verdade, assim como a todos que chegaram a ler na poca, mas, infelizmente a censura impediu que ele fosse publicado. E a questo : Por qual motivo? Eu sei bem qual. O fato (digo a palavra fato com total firmeza), que houve realmente muito erro naquele evento, e a partir do incio. Ainda que os estudantes tenham conseguido reverter a situao, ainda que todos tenham sido vitoriosos, no podemos negar os erros, nem tentar abaf-los. Fatos so fatos. E eu acabei expondo esse fato no texto, porque julguei que uma verdade conhecida por todos os estudantes do curso de Arquivologia do pas, no iria surpreender os leitores do jornal (arquivistas e estudantes do curso). Mas a verdade di e esse detalhe eu tinha esquecido. Pois , a verdade doeu, meu texto foi elogiado e rejeitado, ento me pediram que o reescrevesse, ocultando esses pequenos detalhes verdicos. Eu recusei com doura e preferi no me envolver mais nesses assuntos. Mas eu no fazia idia do quanto essa desistncia iria me abater. Eu fiquei realmente desestimulada e descrente aps esse acontecimento,

porque eu cresci pensando que quando eu terminasse a escola e ingressasse em uma universidade, as coisas seriam mais claras, eu poderia ter um pouco de voz, os meus ideais poderiam ser um pouco mais respeitados, mas essa repreenso contrariou todas as minhas esperanas e expectativas. E foi a que eu tive minha primeira decepo com o curso de Arquivologia. Mas, hoje eu percebo que o problema no est na Arquivologia. Eu vivenciei uma situao parecida num outro curso e cada vez mais eu ouo pessoas de diversos cursos falarem o mesmo. E eu que achava que s na escola o estudante no poderia ter voz... Penso que enquanto estamos na escola, somos tratados meio que como animais domsticos e nossos pais, como os donos. Eles so os responsveis, ento tudo o que fizermos est ligado educao (ou falta dela) que recebemos em casa. Mas acreditava numa evoluo, numa libertao. Mas no. Na universidade ns somos tratados como rfos. Ento a nica forma de conseguirmos ser ouvidos atravs de uma emancipao mental. E para que isso seja possvel, no preciso gritar, armar um escndalo, iniciar uma greve, nada disso. Precisamos apenas aprender a usar justamente a nica coisa que podemos ter sem depender de ningum: A inteligncia. O conhecimento a verdadeira chave para qualquer tipo de libertao, mas, o nico problema que o conhecimento a verdade, ento ele di. A sabedoria um caminho sem volta, ela s tende a aumentar e se expandir, a racionalidade sem as interrupes da alienao como uma doena incurvel. E quem no estiver disposto a suportar o fardo de ser consciente ter que se sujeitar a ser sempre um aluno do primrio da vida. Sempre vo chamar seus pais e te dar bronca. Voc no levar a culpa sozinho, mas ser como um animalzinho que anima a famlia, pois at iro te escutar, mas ningum ir te entender nunca. *Por Chica Blanco 7 Perodo de Arquivologia - UNIRIO

tanto para nosso projeto quanto para nossos leitores, se passssemos a realizar pesquisas de opinio. Em vista disso, ainda no incio de 2011, realizamos um levantamento de dados junto a quatro segmentos presentes na UNIRIO: discentes, tcnicos administrativos, docentes e funcionrios do quadro auxiliar (terceirizados). Objetivo Nosso objetivo foi dar incio a um mapeamento das impresses das pessoas ligadas UNIRIO sobre alguns aspectos referentes a ela. Nesta primeira pesquisa, buscamos identificar a opinio dos questionados quanto infra-estrutura atual da universidade assunto notoriamente relevante, pois influncia, direta ou indiretamente, no ensino, nas pesquisas e nos projetos de extenso desta universidade. Metodologia Buscamos identificar os questionados fazendo com que os mesmos se declarassem como: 1) discentes; 2) tcnicos administrativos; 3) docentes; e 4) funcionrios do quadro auxiliar (terceirizados). Em seguida, pedimos que escolhessem, dentre algumas opes, a que mais lhe incomodava no seu cotidiano dentro da universidade. A saber: 1) Banheiros sem manuteno; 2) Portas sem fechadura e/ou quebradas; 3) Quadros e cadeiras deterioradas; 4) Bebedouros com defeito; e 5) Outra coisa. Na opo nmero 5 (cinco), o questionado teve a possibilidade de explicitar por escrito algum problema no contemplado nas opes anteriores. Ainda, aproveitando o instrumento de coleta de dados, questionamos sobre as opinies quanto construo do Bandejo/Restaurante Universitrio e do prdio Anexo do Centro de Cincias Humanas e Sociais CCH. Estas duas perguntas tiveram como objetivo saber dos questionados se eles confiavam que as respectivas obras teriam incio ainda no ano de 2011. Resultados

PESQUISA DE OPINIO REALIZADA PELA EQUIPE DO IM

Introduo No primeiro semestre do ano de 2011, percebemos que seria relevante, de alguma forma,

Quanto aos resultados, tivemos um universo de pesquisa correspondente a 60 (sessenta) questionrios preenchidos, sendo que um destes foi descartado por no conter a marcao que identifica que quem respondeu discente, tcnico administrativo, docente ou funcionrio do quadro auxiliar (terceirizado).

Quanto aos 59 (cinquenta e nove) questionrios vlidos, iremos representar seus preenchimentos de forma quantitativa, a fim de avali-los na parte final deste artigo a discusso dos resultados. Fazemos apenas uma ressalva quanto pesquisa: dentre os 59 (cinqenta e nove) questionrios vlidos, 19 (dezenove) foram preenchidos com mais de uma marcao para as opes referentes ao que mais lhes incomodava na infra-estrutura da UNIRIO. Entendemos que estes questionrios so vlidos, pois a marcao de mais de uma opo no seria motivo suficiente para desfigurar relevantemente os resultados alcanados com a pesquisa. Discusso

Na leitura deste segundo grfico fica claro que, dentre as opes por ns fornecidas, a infraestrutura dos banheiros da universidade a que mais incomoda s pessoas questionadas. O que no quer dizer que as outras deficincias infra-estruturais no carecem, tambm, de maior ateno por parte da administrao da UNIRIO. * Seguem as 18 (dezoito) opes criadas pelos questionados quanto a alguma precariedade infraestrutural: 1) Lmpada caindo; 2) A sujeira que os alunos fazem; 3) Horrios de atendimento da secretaria de arquivologia; 4) M iluminao do Campus; 5) A falta de vagas (estacionamento); 6) Textos oriundos pela net; 7) Falta de refeitrio decente; 8) Luminrias caindo; 9) Estrutura Geral; 10) Falta de segurana; 11) SEM CANTINA, ELEVADOR LOUCO E XEROX LOTADA; 12) Falta de recursos audiovisuais em sala de aula; 13) Estrutura das salas: luzes, ventiladores...; 14) SEM CANTINA!!!; 15) Elevador com defeito; 16) Falta de um lugar melhor para refeio; 17) Falta de controle na entrada do estacionamento; 18) LANCHONETE (OPES). Obs.: Respeitamos as frases escritas em caixaalta e as transcrevemos como na origem. Dentre as opes de descontentamento, recebemos uma mensagem que chamou ateno. Resolvemos no cont-la, mas dar a ela a devida importncia. No espao reservado para escrever sobre o que podia incomodar o questionado, uma pessoa escreveu: Poder estudar junto a essa montanha cheia de energia. Bem, esta mensagem no remete a um descontentamento, e sim a um aspecto positivo ligado UNIRIO. Portanto, estimulados pela mensagem citada acima, nossa prxima pesquisa provavelmente ser sobre os aspectos positivos de se estudar na referida universidade.

Grfico 1

Nmero de Participantes 60 50 40 30 20 10 0 Discentes N de Participantes 54 Tcnicos Funcionrio Docentes Administrat s do 0 3 2

Este primeiro grfico explicita que predominantemente os discentes impeliram sobre os resultados da pesquisa. No desprezado, claro, a participao de outros segmentos. Mas a esses, conseguimos atingir em menor nmero.

Grfico 2
O que mais incomoda na infra-estrutura da UNIRIO 50 40 30 20 10 0 Banheiro Portas s sem sem 39 16 Quadros Bebedou e ros com 12 11 Outra coisa* 18

O que mais incomoda na infraestrutura da UNIRIO

RAPIDINHAS
Grfico 3
Essas obras tero incio este ano? 40 30 20 10 0 Bandejo/Restaurante Universitrio 37 20 Anexo do Centro de Cincias Humanas e Sociais CCH 21 33

1 CONSOCIAL... SAIBA O QUE E PARTICIPE! - O que ? A 1 Conferncia Nacional sobre Transparncia e Controle Social (1 Consocial) tem o objetivo principal de promover a transparncia pblica e estimular a participao da sociedade no acompanhamento da gesto pblica, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrtico que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro pblico. - Quais os objetivos e limites de atuao da Conferncia? O encontro dever ter como objeto a prpria atividade governamental de promoo da transparncia pblica e de suporte ao controle social e suas especificidades. A transparncia pblica remete clareza do funcionamento das instituies pblicas, seus resultados e respectivos meios utilizados para alcan-los. O termo transparncia est associado ao exerccio do poder pblico de forma clara e compreensvel aos cidados. Em todos os nveis de governo, o cidado possui direito ao pleno conhecimento dos atos do Poder Pblico. O controle social atividade intermediria necessria efetiva fiscalizao do uso dos recursos pblicos. Entretanto, para fins metodolgicos, ele ser entendido como a atividade de promoo e incentivo participao popular no controle da gesto pblica, e no como o controle especfico de uma ou mais polticas pblicas. Quanto ao carter propositivo da conferncia, pretende-se que as diretrizes subsidiem a elaborao de um Plano Nacional sobre Transparncia e Controle Social para os rgos da Administrao Pblica e orientadoras da atividade no seio da sociedade. - Quais as temticas abordadas? Os Eixos Temticos so objeto de deliberao da Comisso Organizadora e esto definidos no Regimento Interno da Conferncia. Existe uma vinculao entre os Eixos Temticos e os Textos-Base da 1 Consocial. Os participantes, em todas as etapas, devem debat-los

SIM NO

Este ltimo grfico demonstra que os entrevistados acreditam no incio das obras do Bandejo/RU para este ano de 2011, mas no pensam o mesmo, em linhas gerais, quanto construo do Anexo do CCH. Em suma, acreditamos que o presente resultado de nossa pesquisa serve aos objetivos criadores do nosso jornal Inspirao Miscelnea, que , primeiramente, ser uma construo coletiva visando uma melhoria comum, partindo, claro, do universo arquivstico, o que no quer dizer que no possamos interferir em outras reas, em outros contextos. Alm de realizar alguns dos objetivos fundadores do IM, esta pesquisa demonstra-se, acreditamos, como um resultado de nosso aprendizado cientfico e humano, o qual se teve o privilgio de adquirir junto universidade objeto desta pesquisa. Sendo assim, pensamos estar colaborando com ela da melhor forma que podemos fazer hoje. Por fim, gostaramos que este artigo chegasse s mos dos interessados em colaborar para as melhorias almejadas para essa universidade que aprendemos tanto a gostar.

Agradecemos aos colaboradores e lhes dedicamos este texto. Continuem colaborando com o IM, enviando textos e sugestes para o e-mail no fim deste jornal. *Por Bruno F. Leite Pesquisa realizada junto Equipe do jornal Inspirao Miscelnea

e tom-los como base para elaborao de todas as propostas e diretrizes. So eles: 1 - Promoo da transparncia pblica e acesso informao e dados pblicos; 2 - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitao da sociedade para o controle da gesto pblica; 3 - A atuao dos conselhos de polticas pblicas como instncias de controle; e 4 - Diretrizes para a preveno e o combate corrupo. Acesse o sitio sobre a Conferncia e saiba como participar: http://www.cgu.gov.br/consocial/index.asp Fonte: http://www.cgu.gov.br/consocial/index.asp INTERAO COM O LEITOR Mande sua mensagem, critica ou sugesto para o e-mail: inspiracaom@gmail.com Obs.: Este espao destinado a textos curtos. Caso queira nos enviar um artigo, crnica, poesia, etc. leia antes a nossa linha editorial no site: http://inspiracaomiscelanea.tk/ Aguardamos a sua participao!

MONOGRAFIAS, SAIAM DAS GAVETAS! Sem enrolar: estamos convidando a TODOS! que esto concluindo ou concluram o curso recentemente a nos enviar um artigo, de no mximo duas laudas, sobre o assunto tratado em suas monografias. Portanto, contribuam com o nosso jornal e exponham suas monografias aos leitores da rea de Arquivologia. Vamos l, participe!

Calouros, sejam bem vindos !!!!

S-ar putea să vă placă și