Sunteți pe pagina 1din 24

FAHESA - Faculdade de Cincias Humanas, Econmicas e da Sade de Araguana ITPAC - Instituto Tocantinense Presidente Antnio Carlos Ltda.

Curso de Odontologia

CRIE DO TIPO MAMADEIRA E PROMOO DE SADE NA INFNCIA

Aldo A Costa Filho Dierk Andre S Gama

Araguana/TO Junho/2012

Introduo
A Crie. Crie tipo mamadeira. Dieta Promoo de Sade.

http://nadiafigueiredo.blogspot.com.br/2011/09/carie-demamadeira.html

Proposio
Este trabalho tem o propsito de atravs da reviso de literatura descrever sobre a crie dentria do tipo mamadeira, que manifestada em crianas bem jovens associada a hbitos de dormir mamando lquidos aucarados em mamadeira. O contedo do trabalho aborda a questo acerca da influncia da dieta rica em acares e a doena crie. Com o Objetivo de relatar tambm sobre a importncia da preveno e orientao sobre alimentao e higiene.

Crie
A mancha branca ativa, representa o primeiro sinal clnico da crie, apresenta aparncia esbranquiada com superfcie opaca e rugosa.

http://nadiafigueiredo.blogspot.com.br/2011/09/carie-de-mamadeira.html

Crie tipo mamadeira

Tipo de crie avanada ,que afeta a dentio decdua em crianas bem jovens .Tem sempre um componente scio cultural, relacionado alimentao noturna e ausncia de Higiene. MAC DONALD (1991)

Etiologia
Streptococcus Mutans. A. Tempo de permanncia de lquidos na boca da criana. B. Lquidos Fermentveis. C. Hospedeiro.

http://www.mercadorama.com.br/detalhe/mercearia/ac hocolatados/73950-achocolatado-em-po-toddy

http://alimentosaudeinfantil.files.wordpress.co m/2011/04/carie-mamadeira.jpg

O prprio leite materno poder provocar o aparecimento de cries, mesmo sendo amamentadas no seio da me. KNOB (2002) Os dentes ficam cobertos por uma fina camada de restos alimentares ,que com a ao dos microrganismos, formam a placa dental .SILVA (2010)

http://garimpandopalavras.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.html

Streptococcus mutans x crie dental


A aquisio precoce do Streptococcus Mutans o maior fator de risco para o desenvolvimento da crie na infncia e outras futuras. Geralmente a transmisso feita pela me e familiares.

http://infantilebenezerjp.blogspot.com.br/2011/07/carie.html

Caractersticas da crie tipo mamadeira


Os dentes mais atingidos so os incisivos superiores. No incio apresenta-se como uma mancha branca na superfcie vestbulo- gengival, podendo evoluir para cavitaes.

http://infantilebenezerjp.blogspot.com.br/2011/07/carie.html

http://nadiafigueiredo.blogspot.com.br/2011/09/carie-demamadeira.html

http://nadiafigueiredo.blogspot.com.br/2011/09/carie-demamadeira.html

Utilizao de leite x crie tipo mamadeira

O leite materno importante no s pelo aspecto nutritivo, mas tambm por ser um elo emocional entre me e filho. SOUZA (1997) Leses de Crie. Associao do leite materno e leite bovino.

Preveno e promoo de sade


A preveno o mtodo mais indicado para se tratar a crie de mamadeira.

http://www.blogcryar.com.br/saude/todo-o-cuidado-na-denticao-dospequenos

http://www.viuvale.com/C%C3%A1rie-infantil.php

Odontologia intrauterina x clnicas do beb


A fase anterior ao nascimento da criana a melhor para se determinar um programa de sade eficaz. Aps o nascimento o cuidado com a criana deve ser redobrado.

http://odontopediatria-odontopediatria.blogspot.com.br/ http://odontobloggers.blogspot.com.br/2011/01/odontologia-na-gravidezatividades.html

Controle da dieta alimentar

Acares Lactose e Sacarose. Caractersticas fsicas dos alimentos. Apreciar os alimentos. Outras formas de se alimentar. Orientao sobre dieta equilibrada.

Controle da dieta alimentar


Educao do ncleo familiar: a) Responsabilidade da famlia as mudanas dos hbitos alimentares. b) Ajudar a criana a entender o porque da rejeio de certos alimentos. c) Refeies Planejadas.

http://blog.jasminealimentos.com/10-dicas-para-umaalimentacao-saudavel/

Controle da placa

http://capitaocegonha.com.br/blog/2012/02/09/saude-higiene-bucal-mesmosem-os-dentinhos

Limpar a Boca.

Escovao.
Misture bem 1 (uma) Colher de sopa gua oxigenada 10 volumes, mais 3( Trs) colheres de sopa de gua filtrada ou fervida.

Discusso
Mac Donald (1991), Loesch e Teles (1993) e Martins Correa (1998) concordam que a amamentao sem a devida higienizao, a principal causa de crie em crianas muito jovens, Bastos (2000) relata que fatores no biolgicos tem participao na crie de mamadeira, descordando de Caulfield (1993) e Trabulsi (1999) mencionam que o principal agente causador da crie de mamadeira e o Streptococcus mutans. Guedes Pinto (1998) relata que no ocorre crie de mamadeira nos incisivos inferiores, descordando de Loesch e Teles (1993) citam que nos casos mais graves a crie pode atingir os incisivos inferiores.

Walter et. al; (1996) relata que o leite bovino mais cariognico do que o leite materno, discordando de Pires Corra (2006) que em seus estudos ficou comprovado que o leite materno mais cariognico devido a maior concentrao de lactose. Silva (2010) relata que aps a amamentao se forma uma fina camada de restos alimentares, que iniciam o processo de crie, concordando com os estudos de Knob (2002) e Ripa (1989) citaram que aps a amamentao sem a devida higienizao se forma a placa dental, dando origem a crie de mamadeira. Loesch e Teles (1993) e Ripa (1989) concordam que as mamadeiras com altos nveis de sacarose e glicose, so os principais causadores da crie de mamadeira, descordando de Pires (2010) relata que o leite materno tem maior quantidade de lactose aumentando assim seu potencial cariognico.

Souza (1997) e Pires (2010) concordam que a amamentao importante tanto no aspecto nutritivo como no emocional. Figueiredo (1997) e Olimpio K.P.K. et. al; (2006) citam que a educao alimentar importante mesmo antes do primeiro dente a erupcionar.

Concluso
Com base na reviso de literatura apresentada, foi concludo que: A exposio prolongada a substratos cariognicos e a diminuio do fluxo salivar no perodo noturno so fatores relevantes para o aparecimento da crie de mamadeira. A fase anterior ao nascimento da criana a melhor para se determinar um programa preventivo e aconselhar os pais quanto higiene dental e orient-los sobre dieta, pois quando se estabelece uma norma de conduta ideal de higienizao e alimentao para os o pais, esta ser transmitida para as crianas, visto que em geral elas herdam os hbitos de higiene e alimentao deles. Uma alimentao rica em sacarose, faz com que o Streptococcus Mutans seja mais aderente ao esmalte dental, aumentando sua permanncia e auxiliando no processo destrutivo do dente.

REFERNCIAS
BARROS, E. R. C. Fundamentos da Higiene Oral. Monografia apresentada no Centro de Pesquisa em Odontologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Odontologia, p. 26, 1976. BASTOS, L.F.et al. Diagnstico da crie: determinado por uma cavitao ou por uma anlise multifatorial. UFES Rev. Odontol. Vitria. 2000; 2(2): 42-46. BEZERRA, A. C. B.; TOLEDO, O. A. Nutrio, dieta e crie. In: KRIGER, L. Promoo de Sade Bucal ABOPREV. 2. ed. So Paulo: Artes Mdicas, 1999, p. 43-67.

CAUFIELD, P. W.; CUTTER, G. R.; DASANAIAKE, A.P. Initial acquisition of Mutans Streptococcus by infants: evidence of a discret window of infectivity. J. Dent Res. V. 72, N.1, P. 37-45, 1993.
SILVA, J.B.O.R.D. Manual de orientao para profissionais e estudantes da rea da Sade. Universidade Jos do Rosrio Vellano-Unifenas. 2008 FIGUEIREDO M.C, PALMINI A.I, RODRIGUES, R.M.A. A importncia da interao pediatra e odontopediatra no atendimento integral a crianas. RFO UPF, Passo Fundo. 1997; 2(2): 11-18. GUEDES PINTO, A.C.; et al. Preveno: o primeiro vcio, Ver ABO Nac, v. 3, n. 1, p. 6-8, fev./mar. 1995. GUEDES PINTO, A.C. Odontopediatria clinica. So Paulo: Artes Mdicas. 1998. volume 11.

KNOB, A. Estudo da higienizao bucal e dos hbitos alimentares em bebs. Incidncia da Crie precoce. Seminrio: Estado e politicas sociais no brasil. Paran. 2002. Disponvel em: http://cacphp.unioeste.br/projetos/gpps/midia/seminario1/trabalhos/Saude/eixo2/06ligiamarinaconradoma ibuk.pdf Data de acesso: 10/04/2012 KONISH, F. Odontologia Intrauterina In: Cardoso RJA, Gonalves EAN. Odontopediatria: preveno. So Paulo: Artes Mdicas. 2002. p.113-136. LARA, M.O. Determinantes sociais, culturais e educacionais sobre uma forma de dieta. Diamantina, (Monografia) - Faculdade de Odontologia de Diamantina, 105p, 2000. LEGLER, D. W; MENAKER, L. Definio, etiologia, epidemiologia e implicaes clnicas da crie dentria. In: MENAKER, L.; MORHART, R. E.; NAVIA,J. M. Caries dentrias bases biolgicas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2. ed. Cap.8, p.187-198, 1984. LOESCHE, W. Crie Dental: Uma infeco tratvel. In: TELES JC, Uzeda M, Arajo WC (Coord. e Trad.). Rio de janeiro: Cultura Mdica, 1993. MAC DONALD R.E; AVERY D.E. Odontopediatria. 5 Edio. Rio de Janeiro. Guanabara. Koogan, 1991. MARTINS, A.L.C. et al. A crie dentria. In: CORREA, M.S.N.P. Odontopediatria na Primeira Infncia. So Paulo: Santos, 1998. Cap.17, 204-205. MASSARA, M.L.; RIBEIRO, F.R.; RODRIGUES, P.M. Associao entre aleitamento materno e leses cariosas: relato de um caso. Rev. do CROMG, Belo Horizonte, v.4, n.2, p.94-100, jul./dez. 1998.

OLYMPIO K.P.K.et al. Preveno de crie dentria e doena periodontal em Ortodontia: uma necessidade imprescindvel. R Dental Press Ortodon Ortop Facial 118 Maring, v. 11, n. 2, p. 110-119, mar./abril 2006 Disponvel em: http://www.portaleducacao.com.br/arquivos/arquivos_sala/media/objeto_de_aprendizagem_prevalencia_ carie_dentaria_doenca_periodontal.pdf Data de acesso: 13/05/2012 PIRES C. M.S. N; DISSENHA R.M. S; WEFFORT,S,Y.K. Sade Bucal do beb ao adolescente. Ed: Santos. So Paulo 2005. PIRES C.M.S.N. Odontopediatria na primeira infncia. Ed. Santos. 3Ed. So Paulo, 2010. PINHEIRO, D.M. Apresenta informaes sobre: Crie de mamadeira. Disponvel em: http://www.unilavras.edu.br/~unilavra/wpcontent/uploads/2010/04/artigos_odontologia_carie_de_mamadeira.pdf Data de acesso: 10/04/2012 RIPA, L. W. Nursing caries: a comprehensive rewiew. Pediatric Dent, v. 10, n. 4, p. 268-81, 1988. RIBEIRO LP, MODESTO A, SOUZA IPR. Conhecimentos e atitudes de alguns pediatras da cidade do Rio de Janeiro sobre aspectos de sade oral do beb. J Bras Odontopediatr Odontol Beb, Curitiba. 1999; 2(9): 345-349. RODRIGUES H.B, et al. Ufes Rev.dontol 2008, 10(2):52-57

SANTOS, P L.et al. O que as gestantes conhecem sobre sade bucal? J. Brasil Odontopediatria Odontolgica para o Beb. Curitiba. 2001; 4(21): 429-434.
SILVA, J.B.O.R, Souza IPR, Tura LFR. Sade bucal da criana: manual de orientao para profissionais e estudantes da rea da sade. Universidade Jos do Rosrio Velano UNIFENAS 2006, 38 p disponvel em : http://www.unifenas.br/extensao/cartilha/saudebucal.pdf data de acesso: 11/05/2012

SILVA, C. apresenta informaes sobre: etiologia e preveno sobre carie do tipo mamadeira em 2010. Disponvel em: http://www.clinicaamai.com.br/carie-de-mamadeira acesso em 03/05/2012 TRABULSI et al. Microbiologia, 3 ed, Editora Atheneu. So Paulo, Rio de Janeiro, Belo horizonte, 586p, 1999. WALTER, L. R. F; FERELLE, A; ISSAO, M. Odontologia para o beb. So Paulo: 1996. 246p. http://www.odontologiaonline.odo.br/odonto/enfermidadesorais/streptococcus-mutans/. Data de acesso: 07/05/2012

S-ar putea să vă placă și