Sunteți pe pagina 1din 3

As Pesquisas na Western Electric

As pesquisas realizadas nesta companhia tinham como objetivo, a princpio, criar leis cientficas que se adequassem ao servio nela realizado fabricao de equipamentos para as empresas telefnicas; tinham a colaborao do Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos e foram acompanhadas por Elton Mayo, F.J. Roethlisberger, entre outros. Entretanto, no decorrer do programa, as pesquisas tomaram um rumo diferente do que era proposto por Taylor. Este lanou seu livro no comeo do sculo, j a pesquisa foi realizada no final da dcada de vinte, portanto, durante a depresso causada pela queda da bolsa em 1929. Pode ser que esse fato tenha contribudo nos resultados. Em sua histria, a companhia sempre se mostrou preocupada com seus operrios e em torn-los o mais adaptado as suas funes, ou seja, tentavam se valer dos conhecimentos da administrao cientfica, porm sua pesquisa foi um contraponto a tal administrao. A pesquisa teve quatro etapas: Na primeira, a inteno era determinar a relao entre a intensidade da iluminao e a eficincia dos operrios, porm, nenhuma relao neste sentido foi obtida, pois se notou que os operrios no sofriam interferncia somente da iluminao, mas tambm, e principalmente, de seu fator psicolgico. Decididos a continuar com a pesquisa tentaram deixar de lado este fator e seguiram fazendo outros exames com os funcionrios como, por exemplo, a fadiga no trabalho. Tambm foi visto nessa primeira etapa que se pode obter a cooperao dos trabalhadores. Na segunda experincia (Sala de Provas de Montagem de Rels), a nfase tambm era sobre o ritmo de produo, embora a empresa dissesse que no possua interesse em aumentar a produo. Nessa fase, as moas que foram selecionadas para ficarem na sala eram avisadas com antecedncia o que seria feito, e podiam dar suas opinies, que eram escutadas e, por vezes, levadas em conta. Tambm foi pedido a elas que no aumentassem seu ritmo, para melhor anlise do que ocorria na experincia, porm foi permitida a conversa entre elas (essa permisso foi destacada nos relatrios). Essa etapa teve doze divises e foi percebido que o grupo desenvolveu liderana e objetivos em comum. Ao final chegou-se, novamente, a concluso que os fatores fsicos no influenciavam tanto na produo quanto os psicolgicos, j que o aumento ocorrido nessa se deve a uma mudana de atitude mental das operrias.

A terceira etapa foi o programa de entrevistas, aqui ficou claro que o estudo passara a ser sobre as relaes humanas. O plano era entrevistar todos os operrios, idia que teve de ser abandonada por causa do grande nmero desses. Mesmo sem que todos os trabalhadores fossem entrevistados, essa etapa foi muito bem recebida por eles, pois se sentiram mais importantes para a empresa, alm da necessidade que o ser humano tem de ser ouvido; e tambm por seus supervisores que viam nas entrevistas uma forma de crescerem profissionalmente. Na quarta, e ltima etapa foi escolhido um grupo de homens para trabalhar em uma sala separada do departamento, junto deles um observador e um entrevistador. Essa etapa tinha como finalidade entender a formao de grupos informais. Foi notado que estes grupos controlavam a produo, deixando a administrao sem saber o que realmente acontecia, e tinham um comprometimento entre seus membros que no podia ser desrespeitado. Nessa fase no houve um aumento de produo como na segunda, pois os homens se mostraram mais desconfiados (da administrao) que as mulheres da sala de rels.

Concluso

Nesse estudo ficou claro que: grupos de operrios iro se formar, pois afinidades sempre vo surgir quando pessoas passam a conviver; e que h uma falha na comunicao entre os trabalhadores e a administrao que deve ser sanada para que os operrios no se oponham totalmente a organizao tcnica.

S-ar putea să vă placă și