Sunteți pe pagina 1din 5

GESTO E COMUNICAO NA EDUCAO A DISTNCIA Suely Hase O presente texto, que sendo uma forma de comunicao, visa trabalhar

o conceito, a reflexo e a discusso da importncia da comunicao dialgica na gesto dos processos educativos na Educao a Distncia (EAD), assim como explicitar as caractersticas imprescindveis do seu gestor. Os conceitos sero embasados em autores especialistas no atravs de pesquisa bibliogrfica. A relevncia do assunto se d devido importncia da EAD na contemporaneidade onde as Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC), j fazem parte, atravs de seu uso, em todos os segmentos sociais, econmicos e principalmente na educao. Hoje, no mundo globalizado, a comunicao se d de maneira instantnea, ficamos sabendo de quase tudo que acontece no mundo atravs da mdia, veiculados por computadores, TV a cabo, digitais, satlites entre outros. No nosso caso iremos nos ater no na comunicao como informao, mas sim como construtora e transmissora do conhecimento, onde a relao dialgica tem importncia primordial. o caso do ensino e aprendizagem na educao a distncia. Para melhor compreenso do texto veremos alguns conceitos: COMUNICAO Para Bordenave (1998) apud Hack (2009, p.14), entende "comunicao: um processo natural, uma arte, uma tecnologia, um sistema e uma cincia social. Para o autor, a comunicao pode tanto ser o instrumento legitimador das estruturas sociais como tambm pode ser a fora contestadora e transformadora". A comunicao carrega em si ideologias, polticas, sentimentos. A respeito do assunto Hack (2009, p. 14) diz: O processo comunicacional ainda pode ser instrumento de autoexpresso e de relacionamento pacfico entre as pessoas, entretanto, pode ser um recurso de opresso psicolgica e moral. Em suma, atravs do processo comunicacional as pessoas dialogam, lutam, sonham, choram, amam, educam e gerenciam as mais variadas situaes que compem suas vidas. Podemos comunicar para construir, transformar, formar, usando arte, criatividade e tecnologias. A comunicao est em constante transformao. Nas cavernas, o homem prhistrico se comunicava atravs de seus desenhos, dando um salto histrico, passamos pelo advento da imprensa escrita, chegando s atuais tecnologias informatizadas. Se a comunicao esteve sempre presente com a humanidade, ela considerada como uma forma de relacionamento entre as pessoas na sua construo social e histrica.

Como qualquer outro elemento que integra a sociedade, a comunicao somente tem sentido em termos das relaes sociais que a originaram, nas quais ela se integra e sobre as quais influi. Quer dizer que a comunicao que se d entre as pessoas manifesta a relao social que existe entre as mesmas pessoas. Neste sentido, os meios de comunicao devem ser considerados, no como meios de informao, mas como intermdio tcnicos nas relaes sociais. (DAZ BORDENAVE, 1983, p.12). Mediante o exposto por Bordenave, podemos desta forma, fazer uma ponte entre a comunicao do gestor na EAD, visto que ela intermdia relaes e constri o conhecimento. GESTO NA EDUCAO A DISTNCIA Para Hack (2009, p. 47) "[...] a gesto da EAD pode ser conceituada como a busca de mltiplas estratgias, ferramentas, cooperadores e conhecimentos a serem administrados em um sistema de EAD para a otimizao do processo de ensino aprendizagem a distncia". Anncios Google

Entendemos ento que a gesto na EAD necessita de conhecimento da arte de ensinas (didtica), mediadas com as novas tecnologias de forma a construir o conhecimento atravs da interao, comunicao. Para que o professor da EAD consiga comunicar-se com seu aluno a distncia necessita fazer uso da comunicao de forma dialgica e ter um perfil desejado nesta modalidade de ensino. COMUNICAO DIALGICA NA GESTO DA EAD Hack (23009) coloca como importante no processo da comunicao o feedback, que a conferncia de que a mensagem foi codificada (enviada) por ele e decodificada (retornada) pelo interlocutor da forma desejada. atravs do dilogo que obtemos as respostas e perguntas necessrias para as interaes. Na construo do conhecimento com o aluno, o dilogo a ponte onde ambos fazem acontecer o processo ensino e aprendizagem.

[...] o processo comunicacional docente, entende-se que sua atuao envolve no s a realizao de aes que permitam prever, ordenar, dirigir, coordenar e controlar os processos e produtos educacionais envolvidos, mas tambm todos os problemas que dela derivem, utilizando-se para tanto da comunicao. (HACK, 2009, p. 15). O professor da EAD mantm este dilogo atravs dos materiais midiatizados para construir o conhecimento com seus alunos. Para estendermos midiatizao citamos FLORES e BARICHELLO (2009, p.1): O espao central que a mdia ocupa na ordem social juntamente com as mudanas tecnolgicas e culturais da contemporaneidade so fatores que estruturam o surgimento do fenmeno da midiatizao, no qual a organizao da sociedade fica imersa em um contexto em que so utilizadas algumas lgicas que anteriormente pertenciam apenas ao setor ou campo da mdia. Este processo vem a reboque de importantes de importantes transformaes culturais e comunicacionais ligadas ao acelerado desenvolvimento tecnolgico da contemporaneidade. Conforme pudemos ver a importncia da comunicao e seus produtos na construo cultural e histrica da sociedade, assim como a importncia da comunicao dialgica no processo ensino e aprendizagem. Desta importncia nos ateremos ao papel do professor e sua atuao na EAD, no qual necessrio ter um perfil para atuar nesta modalidade de ensino. PERFIL DO PROFESSOR NA GESTO DA EAD O papel do docente mediante as novas tecnologias repensado, pois hoje mesmo na educao presencial o uso das novas tecnologias vem se ampliando com o intuito de deixar um ensino mais atraente e em que o aluno interage de maneira satisfatria, pois o contato de muitos alunos com computadores, vdeo games e outros se fazem fora da escola. Normalmente a dificuldade em lidar com essas novas tecnologias por parte do professor e no do aluno. Sabe-se que a introduo do computador na educao tem auxiliado no processo de ensino e de aprendizado, mas o resultado tem sido pouco observvel na prtica e a educao formal continua essencialmente inalterada. O que se observa que a formao do professor no tem acompanhado o avano tecnolgico porque as mudanas pedaggicas so difceis de serem assimiladas e implantadas na escola. (FUGIMOTO; ALTO, 2008, p. 1). No caso da EAD, lidar com essas ferramentas faz parte do perfil do professor, entre tantas outras. Conforme Hack (20009, p.17) em suas palavras diferencia as duas situaes, presencial e a distncia, da docncia. A seleo, organizao e transmisso do conhecimento nas aulas do ensino presencial iro corresponder, em EAD, preparao e autoria de cursos e textos que constituiro a base dos materiais didticos midiatizados em diferentes suportes (mdulos impressos, programas em udio, vdeo, web, entre outros). A orientao do processo de aprendizagem se exercer no mais em contatos pessoais e coletivos em sala se aula ou atendimento individual, mas em atividades atravs de diversos meios, como o telefone, o fax, o e-mail, as Plataformas Virtuais de Ensino e Aprendizagem, entre outras.

Portanto para atuar como professor de EAD necessrio que tenha certos requisitos para que obtenha sucesso na sua funo de promover o ensino aprendizagem. Parafraseando Hack (2009), o professor precisa conhecer profundamente a lngua materna, pois dela depender a interao com seus alunos. Necessita conhecer uma lngua estrangeira para interagir com alunos, docentes e pesquisadores de outros pases. Dever tambm dominar as Tecnologias de Informao e Comunicao para que possa se comunicar de maneira dialgica com seus alunos para promover a aprendizagem. Dentre outras competncias que o professor da EAD deve ter, podemos citar: Fazer uso das novas tecnologias de forma a incrementar novos recursos metodolgicos; Melhorar a interao com seus alunos; Ter a conscincia de que no o detentor do conhecimento, mas sim construir junto com o aluno atravs do dilogo; Conhecer e dominar as diversas linguagens; Ser organizado e saber trabalhar em equipe; Saber usar seus recursos com as TIC de forma a conhecer a realidade do aluno; Incentivar a autonomia do aluno. Hack (2009) coloca a questo do gerenciamento que se for estratgico pode promover um perfil, crtico, criativo e comunicativo tanto no aluno como no professor, portanto para se ter um perfil desejado depende tanto do gerenciamento como do professor, pois o professor dever ter o desejo de aprender cada dia mais. De acordo com Hack (2009, p. 83): Salientamos, ainda, que o desenvolvimento do perfil crtico, criativo e comunicativo do gestor da EAD um processo de conscientizao contnua. Em outras palavras, um momento de reflexo rigorosa e coletiva sobre a realidade em que se vive, de onde emergem novos projetos de ao a serem executados. Trata-se de uma compreenso de EAD como um processo permanente, porque a ao depois de executada dever novamente ser discutida, donde surgir um novo projeto, uma nova reflexo e, assim, ininterruptamente. (FREIRE, 1979). Ou seja, um espao onde a gesto repensada continuamente, com vistas a potencializar a comunicao educativa do conhecimento. Hoje, no mundo de tantas mudanas e novidades, temos que estar abertos para mudanas, porm de forma crtica, analisada e pensada. REFERNCIA BIBLIOGRFICA DAZ BORDENAVE, Juan E. Alm dos meios e mensagens. Rio de Janeiro: Vozes, 1983. FLORES, Ana Cssia Pandolfo; BARICHELLO, Eugnia Mariano da Rocha. Midiatizao da sociedade: scio-tcnica e ambincia. Revista Culturas Miditicas, vol. II, n. 02 jul/dez/2009. FUGOMOTO, Sonia Maria Andreto; ALTO, Anair. A resistncia das professoras da educao bsica em relao ao uso do computador em sala de aula. Seminrio de Pesquisa. Universidade Estadual de Maring. 24 a 26 de setembro de 2008. Disponvel em http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2008/pdf/c020.pdf. Acesso em 14 jan. 2010. HACK, Josias Ricardo. Gesto da Educao a Distncia. Centro Universitrio Leonardo da Vinci Indaial: Grupo UNIASSELVI, 2009.

S-ar putea să vă placă și