Sunteți pe pagina 1din 11

MercadoSocialdeArrendamento

Mercado Social de Arrendamento A ideia de criar bolsas de arrendamento tem quase 40 anos mas nunca foi executada cabalmente;

Hoje, o Governo PSD/CDS conseguiu concretizar esta ideia de uma forma nunca antes imaginada: Com um mbito Nacional; Com o envolvimento da iniciativa privada; Numa perspectiva descentralizada com os Municpios; Sem o Governo ter gasto 1 euro.

O que ? O mercado social de arrendamento uma medida do Programa de Emergncia Social que d resposta a uma das mais prementes necessidades sociais: a habitao. Um novo paradigma habitacional em Portugal; Um novo segmento dentro do mercado de arrendamento; Mais um contributo para a reestruturao do arrendamento urbano; b Um mercado intermdio entre o mercado livre de arrendamento e o da habitao social.

Destinatrios:

O Mercado Social de Arrendamento jovens Casais ou Famlias de classe habitao social, mas tambm suficientes para aquisio d casa fi i t i i de mercado livre.

uma medida inovadora para mdia que no tm direito a no possuem rendimentos prpria ou arrendamento no i d t

Benefcios: O mercado social de arrendamento apresenta trs benefcios:

Responde s necessidades das Famlias com ofertas de imveis com rendas em at 30% abaixo de mercado livre;

Rentabiliza o crescente patrimnio imobilirio que se encontra devoluto, tendo assim inerente uma racionalidade econmica e dandolhes d d lh uma f social; funo i l

Potencia a Reabilitao Urbana do Parque Habitacional e contribui para a recuperao do parque habitacional.

Parceiros: Tratase de uma iniciativa de mbito Nacional, estabelecendo uma parceria entre o Estado Entidades Bancrias e Cmaras Estado, Municipais que se queiram associar; O Estado estar presente com a colocao de Imveis no Mercado do Instituto de Habitao e Reabilitao Urbana (IHRU) e do Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social; As Entidades Bancrias criaram, entre si, um Fundo Imobilirio de Arrendamento Urbano (FIIAH) que tem como nome Soluo (FIIAH), Soluo Arrendamento e que ser gerido pela NORFIN, que foi por escolhida em concurso realizado pelos Bancos; Os Imveis disponibilizados pelos Bancos totalizam j uma alocao de 72 milhes de euros.

Parceiros:

As Cmaras Municipais que adiram ao Mercado Social de Arrendamento tero um papel fundamental, sobretudo na inscrio e na primeira triagem das Famlias que querem aceder a este Mercado de Arrendamento, isto porque so as Autarquias que , p q q q tm o conhecimento do terreno e sabem quem so os Muncipes que se enquadram neste novo segmento de mercado.

At hoje, no estando o Programa no terreno, j foram assinados 60 Protocolos de Colaborao entre a Norfin, o IHRU e o IGFSS e as Cmaras Municipais . Uma adeso muito positiva e que est a p p q aumentar.

Imveis: Neste momento, encontramse no Mercado Social de Arrendamento, prontos a serem habitados, 915 Imveis e da e to, p o tos se e ab tados, 9 5 es distribudos por 108 Municpios: 729 d do F d Fundo d de I Investimento para arrendamento ti t d t habitacional; 172 do Instituto da Habitao e da Reabilitao Urbana; 14 do Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social.

O objectivo inicial do Mercado Social de Arrendamento chegar ao final de um ano da apresentao desta iniciativa com 2000 Imveis disponibilizados para arrendamento.

Candidaturasecritriosdeseleco: O(a)s Candidato(a)s ao Mercado Social de Arrendamento no podem ser proprietrios , arrendatrios ou titulares de direito que lhes garanta o uso e habitao de outro imvel e tero de revelar capacidade econmicofinanceira para suportar o pagamento da renda. Na avaliao das Candidaturas para arrendamento sero respeitados os seguintes critrios de seleco: g O rendimento mensal do agregado familiar deve ser compatvel com uma renda que signifique uma taxa de esforo mnima de 10% e mxima de 30% do rendimento mensal disponvel do agregado familiar (p. ex.: uma Famlia com um rendimento mensal disponvel de 1.000 euros poder arrendar uma habitao com uma renda entre 100 a 300 euros); t ) A tipologia da Habitao dever ser adequada dimenso e composio do agregado familiar.

Candidaturasecritriosdeseleco:

Em E caso d existir mais d que uma candidatura elegvel a de i i i do did l l determinado imvel tero sempre prioridade os agregados familiares que sejam compostos por, ou tenham a seu cargo, pessoas com deficincia, idosos e filhos dependentes, pela referida ordem.

No caso dos Imveis disponibilizados pelo IHRU e o IGFSS existe a orientao poltica do Governo para que Jovens e Jovens Casais beneficiem de uma discriminao positiva.

Fim

S-ar putea să vă placă și