Sunteți pe pagina 1din 3

XI Maratona Cearense de Qumica ABQ-CE Ensino Fundamental 8o Ano

01) comum quando voc pega um cubo de gelo com a mo molhada ele colar em seus dedos por um instante de tempo. Isso ocorre devido seguinte mudana de estado: (0,7 pt)

A) solidificao.

B) evaporao.

C) fuso.

D) liquefao. (0,4 pt) C) A cadeira um objeto e cloreto de sdio uma substncia. D) Biodiesel uma substncia e o vidro uma matria

02) Assinale a alternativa correta. A) Madeira um corpo e a celulose um objeto. B) Lpis um corpo e o grafite uma substncia

03) At o sculo XIX acreditava-se que existiam apenas 3 estados fsicos da matria, mas no sculo XX surgiram o quarto e o quinto estados da matria. Com relao a esses dois estados assinale a alternativa verdadeira. (0,9 pt) A) Para mostrar o quarto estado os cientistas provocaram o mximo resfriamento possvel da matria. B) O plasma que se trata de um gs muito quente exemplifica o quinto estado da matria. C) O quinto estado da matria obtido quando a temperatura chega a ser to baixa que as molculas entram em colapso. D) No quarto estado, a matria deixa de agir como partcula e adota o comportamento de uma onda luminosa. 04) A Qumica faz parte do nosso cotidiano, estando presente no dia-a-dia. Assinale a alternativa em que NO OCORRE processo qumico. (0,4 pt) A) Produo de biodiesel. B) Sublimao da naftalina. C) Crescimento de uma rvore. D) Deteriorao dos alimentos.

05) Para que os experimentos de qumica sejam executados adequadamente, necessrio o conhecimento do nome e da utilizao de cada material. Sendo assim, assinale a alternativa correta que correlaciona o equipamento de laboratrio e seu nome: (0,4 pt)

A) Proveta.

B) Pipeta.

C) Erlenmeyer.

D) Kitasato.

06) Hoje comprei um aspirador de p, cinza, pesando 3,5 kg. Com relao s propriedades gerais e especficas desta matria (aspirador) pode-se dizer que na frase acima est descrita. (0,7 pt) A) Uma propriedade geral e duas propriedades especficas da matria. B) Uma propriedade especfica considerada organolptica. C) Nenhuma propriedade geral da matria. D) Duas propriedades gerais da matria sendo que uma a massa e a outra a divisibilidade.

07) O feijo um alimento bastante consumido pela populao brasileira. Se voc tivesse que sugerir para a sua me trocar trs dias o feijo por outro alimento sem grandes prejuzos nutricionais na sua alimentao, a alternativa mais coerente seria: (0,9 pt) A) milho, devido ao alto teor de carboidratos presentes neste alimento. B) trigo, devido o alto teor de aminocido. C) ervilha, devido ao teor de protenas. D) nenhuma das alternativas pois o feijo no pode ser substitudo. 08) Um experimento num laboratrio de qumica deve ser realizado levando-se em considerao alguns procedimentos bsicos de segurana. Assinale o procedimento correto de conduta no laboratrio de qumica. (0,4 pt) A) Despejar gua em cido concentrado. B) Na falta de um copo no laboratrio, pode-se usar um bquer para beber gua. C) No fumar no laboratrio ou em outro local que possa colocar em risco a segurana das pessoas e instalaes. D) Algumas amostras de reagentes podem ser identificadas atravs de odores e pelo gosto. 09) Assinale a alternativa que apresenta, na seqncia, os termos corretos que preenchem as lacunas da seguinte afirmativa: (0,4 pt) a gua uma __________ formada por mais de um(a) _________, e o gs oxignio uma _________, formado por um s _____________. A) Substncia composta, elemento qumico, substncia simples, elemento qumico. B) Mistura, tomo, substncia composta, elemento qumico. C) Substncia, molcula, substncia composta, tomo. D) Substncia simples, tomo, substncia simples, tomo. 10) So fenmenos qumicos: I morte de uma pessoa por dengue hemorrgica. II escrever no seu carto as respostas desta prova. III determinar a densidade de sua caneta. IV usar a cola super bonder para colar seu tnis. V limpar um ferimento com gua oxigenada. A) I, IV e V B) I, III e V C) II, III e IV D) III, IV e V
(0,7 pt)

(0,9 pt)

11) Usa-se o funil de separao para separar misturas: A) heterogneas slido/lquido, realizado ao coar um cafezinho. B) heterogneas slido/gs, usado pelo aspirador de p. C) homogneas lquido/lquido, usado na separao dos diferentes derivados do petrleo. D) heterogneas lquido/lquido, como leo e gua. 12) Com relao a Qumica no cotidiano assinale a alternativa verdadeira.

(0,7 pt)

A) lcool, o biocombustvel no 1 do Brasil, emite menos poluentes na combusto, mas normalmente em sua produo requer queima de combustveis fsseis. B) O vidro feito principalmente de slica, que vem do petrleo. C) A matria-prima do alumnio a bauxita, um mineral que requer pouco gasto de energia para ser extrado do solo. D) Para produzir a edio de um jornal, com 20 pginas e circulao de 50.000 exemplares, preciso muitas folhas de rvores para produo do papel.

13) H diversos sistemas para a classificao dos tipos de solos. Todos levam em conta a proporo dos quatros principais componentes: argila, areia, calcrio e humo. Desta forma os tipos de solos so: argiloso, arenoso, calcrio e humfero. Correlacione o tipo do solo com suas caractersticas. (0,9 pt) I - Argiloso II - Arenoso III - Calcrio IV - Humfero ( ) Solo permevel e bastante seco. Ainda que seja rico em clcio, nele sobrevivem apenas as apenas as plantas resistentes a falta de gua. ( ) Solo mido e impermevel. Quando ocorre seca prolongada ele racha, quebrando as razes. Poucas plantas se desenvolvem bem neste tipo de solo. ( ) Solo rico, mido e muito frtil, por ter muita matria orgnica em decomposio. muito encontrado em florestas e bosques. ( ) Solo muito seco, com pouca capacidade de reteno de gua. Pobre em vegetao permite a sobrevivncia de cactos, coqueiros, palmeiras e cajueiros.

A alternativa que apresenta a seqncia correta de cima para baixo : A) III, I, IV e II B) II, III, IV e I C) IV, II, III e I D) I, IV, II e III (0,7 pt)

14) Com relao a gua e suas propriedades assinale verdadeiro ou falso: ( ) O que permite que um mosquito pouse sobre a superfcie da gua sem afundar a elevada presso da gua. ( ) Os objetos que afundam na gua tm densidade menor do que ela. ( ) Se o gelo fosse mais denso do que a gua, a gua congelaria do fundo para a superfcie. Indique a alternativa que apresenta a seqncia correta: A) F, F, V B) V, F, F C) F, F, F D) V, V, V

15) Assinale a alternativa onde todas as trs espcies qumicas so misturas: A) cido muritico, barrilha e iodeto de potssio B) soda custica, vinagre e hidrxido de sdio C) hipoclorito de sdio, bicarbonato de sdio e perxido de hidrognio D) cido muritico, vinagre e sal de cozinha Dados que podem ser necessrios nesta prova: Elemento Alumnio Clcio Carbono Cloro Hidrognio Ido Nitrognio Oxignio Potssio Silcio Sdio Smbolo Al Ca C Cl H I N O K Si Na

(0,9 pt)

S-ar putea să vă placă și