Sunteți pe pagina 1din 2

A crnica

A crnica, oficialmente, no existe. Mas, como ocorre com bruxas, h sempre algum disposto a testemunhar que j a viu - e nas mais diferentes formas. Pode aparecer na forma de comentrio sobre a cena poltica, ou como um recorte da infncia. Ontem, disfarou-se em digresses sobre o cotidiano. Amanh, ser poema em prosa. s vezes exibe-se como trecho de algum romance que vai consumindo o autor ao longo de muitas madrugadas. Assume ainda caractersticas de ensaio, ou de experimentao estilstica. Pode ser brincalhona, amarga, profunda, superficial, atrevida. Tentativas de enquadr-la com rigor em algum gnero no parecem recomendveis. Catalogar a crnica como gnero menor, por exemplo, esbarra na evidncia de que no existem gneros menores. H grandes e pequenos romancistas, grandes e pequenos poetas, grandes e pequenos contistas. Tambm h bons e maus cronistas. Contrap-la ao conto imaginar, equivocadamente, que crnicas seriam apenas histrias breves, inferiores ao conto em qualidade, densidade ou qualquer outro substantivo invocado para comparaes dessa espcie. Numa frase: a crnica no passaria de conto leve e leviano. Mas como aplicar tal definio s obras-primas de um Rubem Braga ou um Fernando Sabino? Inconstante, descompromissada, libertria, a crnica avessa a regras e incompatvel com camisas-de-fora. Nos tempos da Provncia de So Paulo, por exemplo, j foi at annima. Raul Pompia e Olavo Bilac assinavam textos curtos. Euclides da Cunha, Monteiro Lobato - obcecado com a questo da dicotomia atraso-progresso publicavam, sem limitao de espao, textos altura das obras que lhes asseguraram uma vaga entre os grandes autores da lngua portuguesa.

Alm disso h outras particularidades: por exemplo ao perguntarem a Rubem Braga o que era a crnica, ele respondeu: "Repare bem: se no aguda crnica!".
Moacir Amncio

O conto
J o conto, universalmente admirado, versa sobre os mais variados assuntos, de tal forma que, tecnicamente, os contos so classificados por tipo: "Contos Policiais", "Contos de Fadas", "Contos Erticos", "Fico", "Contos Infantis", etc. Conto a designao que damos forma narrativa de menor extenso e que se diferencia do romance e da novela no s pelo seu tamanho, mas tambm por possuir caractersticas estruturais prprias. Possui os mesmos componentes do romance, mas evita anlises, complicaes do enredo, e o tempo e o espao so muito bem delimitados. O conto um s drama, um s conflito, uma nica ao. Tudo gira em torno do conflito dramtico. A montagem do conto est em volta de uma s idia, uma imagem ou vida, desprezando-se os acessrios. O conto uma narrativa linear, que no se aprofunda no estudo da psicologia das personagens nem nas motivaes de suas aes. Ao contrrio, procura explicar aquela psicologia e essas motivaes pela conduta das prprias personagens (R. Magalhes Jnior). O conto uma narrativa breve; desenrolando um s incidente predominante e um s personagem principal, contm um s assunto cujos detalhes so to comprimidos e o conjunto do tratamento to

organizado, que produzem uma s impresso. (J. Berg Esenwein citado por Ndia Battella Gotlib). Mas ser isso mesmo? Ou tais normas so flexveis? Bernardo lis, por exemplo, s vezes muito descritivo; alm disso, conta outras histrias dentro do mesmo conto, dividindo-o em mais de um ncleo, usa flashback etc. Outro pecado seu narrar um conto como se fosse um romance (leia-se O padre e um sujeitinho metido a rabequista in Veranico de Janeiro). Mesmo conspirando contra tais normas, Bernardo lis no deixa de ser um clssico, muito pelo contrrio. O romance procura representar o mundo como um todo: persegue a espinha dorsal e o conjunto da sociedade. O conto a representao de uma pequena parte desse conjunto. Mas no de qualquer parte, e sim aquela especial de que se pode tirar algum sentido (alguma lio, se preferir), seja ele positivo ou negativo, no importa. (Murmrios no espelho, Flvio Aguiar in Contos, Machado de Assis). Parodiando Machado de Assis: o conto tudo isso, sem ser bem isso.

S-ar putea să vă placă și