Sunteți pe pagina 1din 13

A Lei dos Sexagenrios em um jornal catlico Alceste Pinheiro*

Aps um perodo em que ficou como que suspensa do debate pblico, sobretudo nos anos que sucederam Lei do Ventre Livre, a chamada Questo Servil entrou novamente em pauta a partir de 1880 ano que Robert Conrad considera o reincio da luta antiescravista. o comeo da organizao de clubes emancipacionistas, como o liderado por Joaquim Nabuco, e o avano da campanha pela imprensa, sobretudo com Jos do Patrocnio, e com O Abolicionista, rgo da Sociedade Brasileira contra a Escravido (CONRAD, 1978: 168-172). Tratava-se de um movimento urbano, com envolvimento de setores mdios da populao, com avano ainda que lento na Cmara dos Deputados e no Senado. Um observador do perodo, lder abolicionista, o percebeu.
Foi na legislatura de 1879/80 que, pela primeira vez, se viu dentro e fora do Parlamento um grupo de homens fazer da emancipao dos escravos, no da limitao do cativeiro s geraes atuais, a sua bandeira poltica, a condio preliminar da sua adeso a qualquer dos partidos (NABUCO: 2003, 25).

Foi um perodo curto. J que no ano seguinte, 1881, sob o governo liberal, conduzido pelo senador baiano Jos Antnio Saraiva, ficou evidente que a opo era por um gradualismo lento, que levasse ao fim da escravido em 20 anos com base no que fora aprovado na chamada Lei do Ventre Livre. Os escravocratas passaram ofensiva. Assim foi tambm em 1882, embora o visconde de Paranagu, chefe do governo liberal, tenha prometido acelerar a transio. Entretanto, no h sequer uma s meno Questo Servil na Fala do Trono de 17 de janeiro de 1882. Nabuco, um dos principais lderes do ainda incipiente movimento abolicionista, gravitava ento entre o pessimismo e o otimismo. Pessimista, considerava os ganhos dos produtores de caf um dos impeditivos para a emancipao. O lucro dos senhores era grande no sul do pas
*

Professor Associado do Departamento de Comunicao Social da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Histria Social para Universidade de So Paulo.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Lucro, de que partilham todas as classes intermdias do comrcio, comissrios, ensacadores, exportadores; cujas migalhas sustentam uma clientela enorme de todas as profisses, desde o camarada que faz o servio de votante, at ao mdico, ao advogado, ao vigrio, ao juiz de paz; e do qual por fim uma parte, e no pequena, absorvida pelo tesouro para manuteno da cauda colossal do nosso oramento o funcionalismo pblico (Idem: idem, 143).

Otimista, porque estava convencido de que j havia uma atmosfera contrria escravido.
A opinio pblica, tal qual se est formando, tem influncia e ao sobre o governo. Ele representa o pas perante o mundo, concentra em suas mos a direo de um vasto todo poltico, que estaria pronto para receber sem abalo a notcia da emancipao, se no fossem os distritos de caf nas provncias de So Paulo, Minas e Rio de Janeiro, e assim sempre impedido pela conscincia nacional a afastar-se cada vez mais da rbita que a escravido lhe traou (idem, idem).

S em 1883 que o movimento emancipacionista recrudesceu de forma vigorosa. Nabuco lanou o seu O Abolicionismo, de enorme repercusso. Na corte, alguns dos principais militantes emancipacionista trataram de reunir os clubes abolicionistas em uma confederao, que lanou um manifesto em agosto. Em novembro, nasceu a Sociedade Central de Imigrao, com o objetivo de trazer trabalhadores brancos, europeus e livres para as fazendas do Imprio. No incio de 1884, o abolicionismo da capital do Imprio tomou pela primeira vez o carter de um movimento de massas (CONRAD, 1978: 234-239). No prprio parlamento, as discusses reacenderam-se. Mesmo os deputados e senadores que claramente defendiam os direitos dos proprietrios, j percebiam a inevitabilidade do fim do sistema e reconheciam a necessidade de encaminhamento da Questo Servil. J no havia apoio intelectual e ideolgico escravido. Era grande a maioria dos que apostavam nas vantagens do trabalho livre sobre o trabalho escravo. As divergncias eram como proceder transio. Nisso se concentravam os principais temas em debate (MENDONA, 2008, 47-48).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Emlia Viotti da Costa, em estudo j clssico, observa que se difundia ento uma forma de argumentao relativamente nova. At a os argumentos contrrios escravido eram inspirados no Iluminismo, no Romantismo e na economia liberal clssica. A partir de ento entra em cena o Positivismo, abraado por setores mdios dos centros urbanos (COSTA, 1998, 427). No era mais de bom tom defender o sistema. Ao contrrio, era chiqurrimo assumir fumaas abolicionistas naqueles anos finais da escravido (CHALHOUB: 1990, 170). O Apstolo o percebeu: os que nada queriam ceder, hoje j sentem a necessidade de transao (APSTOLO: 10 de outubro de 1884, nmero 110, p. 1). E desde os embates do Ventre Livre a Igreja Catlica Romana tambm deixara defender, justificar e legitimar a escravido, e o setor j hegemnico da instituio o ultramontano - passara a engajar-se claramente no processo abolicionista. Esse

movimento possvel de constatao nas pginas do jornal Apstolo, nas quais ficam expressos os princpios que norteavam a defesa da emancipao e deixa evidente que sociedade queria para o Brasil esse grupo catlico, que o jornal O Globo1 qualificou ento de neo-catlicos (Idem: 21 de maro de 1883, nmero 32, p. 2). A discusso da chamada Lei dos Sexagenrios se d naquele perodo que Juarez Bahia qualifica de segunda fase da imprensa brasileira, iniciada em 1880, quando j est preparada para o estgio empresarial. Os veculos aposentaram os processos j superados de composio e impresso e adquiriram equipamento moderno, mais rpido, que reduziram o esforo fsico e o tempo industrial (BAHIA: 2009, 114). uma fase prenunciada a partir da chamada Conciliao, quando as elites se arranjam nos partidos Liberal e Conservador, pem fim s lutas internas, consolidam a centralizao e o Imprio e abrem as portas para um perodo de progresso material e equilbrio poltico. O pas entra ento em uma etapa de paz e tranquilidade, de construo e afirmao do sistema conservador e escravocrata, com evidentes reflexos na imprensa. medida que a chamada Questo Servil ganhava importncia, os jornais enredavam-se nos debates e discusses. De um modo geral, todos defendiam abolio,

No se trata do jornal homnimo que circula atualmente, que saiu s bancas nos anos 1920. O Globo citado acima o lanado em 1874 e que teve na direo Quintino Bocaiva, a figura mais eminente da imprensa brasileira em sua poca (SODR: 1983, 252).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

mas com nuances que iam de uma posio favorvel emancipao imediata at a defesa de um gradualismo que daria fim escravido somente no sculo XX. que a imprensa dos novecentos no Brasil tornara-se um territrio de um embate para a imposio de uma determinada ideia de Brasil. As discusses sobre a chamada Questo Servil foram propcias para a defesa de diferentes modelos de nao. E dessa luta participar o setor ultramontano da Igreja. o que possvel perceber nas pginas de O Apstolo. O jornal saiu em 1866 como uma publicao sem vnculos formais com a Igreja, mas produzido por padres. Semanrio nos primeiros anos, fora dirio por um curto perodo, entre 1874 e 1875, em meio chamada Questo Religiosa, na qual teve intensa participao em defesa dos bispos do Par, dom Antnio Macedo Costa, e de Olinda, dom Vital Maria Gonalves de Oliveira. Na poca em tela, anos 1880, quando das discuses da denominada Lei do Ventre Livre, o jornal saa trs vezes por semana, domingo, quarta-feira e sexta-feira. Adotava ainda o formato standart, com quatro pginas. Redao e tipografia funcionavam nos nmeros 14 e 16 da Rua Nova do Ouvidor2, a regio mais importante do centro da cidade. O jornal passara por algumas reformas nos 15 anos antecedentes. O que vai venda nos primeiro anos da dcada de 1880, ao preo de 15 mil ris a assinatura anual, e de 8$000, a semestral, mais noticioso, mais aberto a outros temas que no o religioso3. O jornal estava disponvel venda avulso nas principais igrejas do Rio de Janeiro e na redao4. Publicava uma Seco Comercial, com informaes econmicas e financeiras, e publicava uma Seco Doutrinaria. Editava ainda uma Seco Noticiosa, em que cabia tudo, de fait-divers a notcias importantes provindas do mundo inteiro. O jornal
2 3

atual Travessa do Ouvidor. guisa de comparao, os preos da assinatura do Correio Paulistano, dirio, eram de 12$000 para a capital, e de 16 mil ris para o interior (SODR: 1973., 188). A Revista Ilustrada, que saa aos sbados com muito sucesso, estabelecia a assinatura anual em 12$000 (corte) e 20$000 (interior). O exemplar avulso custava $500 (idem: idem, 217). J o Jornal do Commercio, tambm dirio, cobrava 40 ris por exemplar (idem: idem, 224). Os preos das assinaturas anuais do dirio Provncia de So Paulo estavam fixadas em 14$000 (capital) e 18$000 (interior), e as semestrais, em 7 e 9 mil ris, respectivamente. O numero avulso custava 200 ris ( (idem: idem, 227). No foi possvel descobrir a tiragem do Apstolo. No deveria ser grande, mesmo para a poca. Em 1882, por exemplo, o Correio Paulistano tinha tiragem de 1800 exemplares e atingiria 8500 em 1904 (idem: idem, 225). A Revista Ilustrada, que tinha a maior que qualquer peridico da Amrica Latina, imprimia 4 mil exemplares na poca (idem: idem, 217). Em 1885, a tiragem do Provncia de So Paulo era de quatro mil.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

aceitava os chamados pedido e tambm anncios, sempre na ltima pgina: de literatura religiosa, de estabelecimentos comerciais, de mdicos e at de remdios. Em uma sesso denominada Telegrama, o trisemanrio publicava as notcias de ltima hora5. Embora no se apresente como rgo oficial da Igreja, mantinha uma Seco Oficial, com informaes burocrticas da Diocese do Rio de Janeiro (proclamas, provimentos e transferncias de padres, festas e cerimnias religiosas). Publicava ainda textos oficiais do bispo da corte, dom Pedro Maria de Lacerda, e do Papa Leo XIII. Sempre na primeira pgina, assim como um folhetim, tpico dos jornais da poca, e o editorial, entao conhecido tambm por artigo de fundo, que sai em todos os nmeros sob a vinheta O Apstolo6. A dcada de 1880 no foi auspiciosa para a empresa que edita O Apstolo. A crise financeira afetou a publicao. A reclamao das condies financeiras desfavorveis ser constante. A situao era to grave que o fundador e proprietrio do jornal, monsenhor Jos Gonalves Ferreira, no resistiu e o vendeu em 2 de junho de 1882 (idem: 2 de junho de 1882, 72, 1). A mudana de direo provocou alteraes no formato e de endereo. As sees jornalsticas foram mantidas, mas o jornal passou a tablide, o que lhe reduziu metade, ainda que com quatro pginas editoriais. O peridico se torna mais apologtico e mais firme no combate ao que os ultramontanos consideravam inimigos da Igreja: protestantes, principalmente, maons, espritas, livre-pensadores, positivistas. Essa linha editorial traada pelos seus dois novos redatores: os padres Fernando Thiago Esberard e Joao Scaligero Augusto Maravalho, que mudam a feio do jornal e o tornam mais agressivo. Esberard era j uma referncia pelo seu radicalismo ultramontano. Apesar disso, ou por isso mesmo, fez carreira na Igreja. Foi bispo de Olinda, entre 1891 e 1893, e depois o primeiro arcebispo do Rio de Janeiro, de 1893 a 1897, quando morreu.
5

Nesta poca, o Brasil j era servido por cabos telegrficos submarinos, instalados em 1874. Nesse mesmo ano, a agncia francesa Havas instalou-se no Rio de Janeiro e passou a provir os jornais de notcias internacionais. Folhetim era o termo que definia a seo de p de pgina do jornal em que eram publicados os chamados fait-divers, crnicas, crticas e, principalmente captulos de romances na maior parte das vezes produzidos para este fim. Com o tempo essas obras de fico passaram a ser denominadas de folhetim.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Scaligero Maravalho era um antiescravocrata conhecido desde os tempos em que atuara no Cear como proco em Quixad, nos anos 1870 a uma das razes pelas quais o jornal acompanha com ateno o processo de emancipao cearense. claro que a informao privilegiada, redigida por um correspondente nunca identificado, era aquela que envolvia padres e leigos catlicos uma forma de demonstrar que a Igreja defendia a emancipao e foi sempre contrria escravido. De qualquer forma, o jornal sempre noticiou com entusiasmo a abolio no Cear, o que fortalecia a ideia de que no se aliava aos escravocratas. Como os jornais mais importantes e conhecidos, O Apstolo dedicou pouco espao Questo Servil em 1881. O assunto parecia como que congelado, e o jornal entrara na onda, que prosseguiria no ano seguinte. O trissemanrio sequer alude falta de meno escravido na Fala do Trono de 17 de janeiro de 1882. Reclama, sim, do fato de o Imperador no ter mencionado em seu discurso curto como sempre as exposies de histria do Brasil e da indstria nacional, nem se referido s relaes do Estado com a Igreja, que ningum sabe quais so (idem: 20 de janeiro de 1882, nmero 9, p. 1). A partir de 1882, o jornal passa a publicar mais sobre a Questo Servil. O Apstolo vai se esmerar ento na tentativa de demonstrar que contra a escravido, assim como a Igreja o foi, em toda a sua histria. O Apstolo defendia sem dvida a emancipao dos escravos, mas condicionada aos princpios de gradualismo, de controle sobre o liberto e de segurana dos proprietrios. O jornal tambm se posicionava contra a introduo em massa de imigrantes, ainda mais se protestantes. No incio da nova campanha emancipacionista, nos princpios da dcada de 1880, no necrolgio do conselheiro Jos Maria da Silva Paranhos, o visconde do Rio Branco, o jornal ainda manifestava a opinio de que a Lei do Ventre Livre garantia a libertao gradual, mas efetiva da escravido no Brasil. Era o que setores senhoriais argumentavam contra qualquer nova iniciativa em favor do fim do regime servil (APSTOLO: 3 de novembro de 1880, nmero 124, p.1). Dois anos depois, quando a campanha em favor da abolio ganhara mais intensidade, o Apstolo condenava os jornais que preconizavam a abolio de chofre. A posio fora tomada diante da informao da Gazeta de Notcias de 9 de novembro de 1882 de que escravos tinham provocado tumulto em duas fazendas de So Paulo.

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Condenava a imprensa pela proteo, a mais desarrazoada possvel, ao escravo, e a responsabilizava por revoltas contra os senhores e por propagar princpios subversivos.

No , pois, de admirar que os escravos, esses mrtires [grifado no original], na linguagem dos nossos abolicionistas sui generis, ouvindo tantas vezes gritar liberdade, igualdade e fraternidade. No queiram por em prtica tais princpios. (...) A causa dessas desordens, desses levantamentos, dessa decadncia moral e social, est na imprensa livre e no desprezo e indiferena religio.

Garantia que todos os brasileiros so amantes da liberdade e desejam a abolio da escravatura entre ns, mas a querem sem estremecimento da sociedade, com cuidados em relao aos prprios escravos, lavoura e sociedade (Idem: 25 de novembro de 1882, nmero 134, p. 3). Em 1884, o Apstolo adicionava outra razo para defender a soluo gradual da questo servil: a econmica. Considerava que a emancipao de chofre exporia o pas a uma comoo violenta que ainda mais viria agravar o mau estado de nossas finanas. Entretanto, j alertava para a ineficincia de meias medidas e reconhecia que era preciso ir um pouco alm da Lei do Ventre livre, mas dentro do terreno da legalidade (Idem: 17 de fevereiro de 1884, nmero 19, p.1). Gradualismo no entender do Apstolo significava cautela. Cautela para impedir a diviso na nao e as revolues, como as que propagavam na Europa. Na medida em que o ideia abolicionista avanava, na forma de um movimento vertiginoso, o jornal alertava para o que considera um perigo para o pas

Somos amantes da liberdade, como j temos dado provas, e nunca recusaremos o nosso auxlio a favor da emancipao (...), mas no poderemos deixar de chamar ainda uma vez a ateno do governo para o estremecimento que se nota no seio de algumas provncias, a paralisao da vida nacional e o temor de um futuro desastroso mais ou menos prximo (Idem: 2 de maio de 1884, nmero 49, p. 1).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

Cautela significava tambm cuidado para que a classe hegemnica no perdesse o poder e tivesse garantia de segurana. Diante do inevitvel, o grupo ultramontano, j hegemnico na Igreja Catlica no Brasil, buscava ao menos deixar claro que desejava uma abolio que no abalasse o que considerava alicerces da sociedade brasileira. Era preciso controlar o liberto, o que tinha vrios sentidos e direo. Um dos controles estava em despertar no escravo um sentimento de gratido e de vnculo com o senhor. Da a nfase que o Apstolo passa dar alforria, com a publicao de manumisses concedidas por leigos e clrigos ou por interveno eclesistica. Na opinio dos produtores do Apstolo, alforria era sempre uma concesso, uma ddiva do senhor, uma ao de caridade que servia de exemplo aos outros. Nunca deixou ao menos pistas de que a manumisso fora o resultado da prpria ao do escravo, como acontecia, conforme demonstram Keila Grimberg (2002, p. 33-35) e Chalhoub (1990, p.149 e 198). Constitua-se uma prerrogativa exclusiva, uma deciso pessoal dos senhores, que deveria provocar no escravo sentimento de gratido, e no o de conquista de um direito. Era necessrio que a alforria pudesse ser representada pelo senhor sempre como concesso ou ddiva, mesmo quando a graa cruzava com dinheiro na outra mo (Slenes, 1997, p. 260). Esse sentimento de gratido seria capaz de manter o escravo ligado propriedade, mo-de-obra barata, sem efeitos prejudiciais aos interesses do senhor sobre o trabalho no campo. Outra forma de controle preconizada pelo Apstolo era a constituio de famlias escravas, tidas como garantia de segurana para o proprietrio e de mo de obra. Um texto significativo, ainda que longo, vale ser reproduzido:

Reformar os costumes dos escravos, moralizando-os pelo casamento, e formao de famlia legtima seria um passo para atenuar os perigos provveis da prxima revoluo que se operar na economia do trabalho entre ns. Casado, o escravo tratar de edificar, plantar, conviver ao lado do senhor que naturalmente o protegeria. Chegada a crise, encontraria o escravo ligado ao amo pelo duplo lao de propriedade e do afeto. O escravo casado deixar de ser encarado como mquina inconsciente de trabalho indefeso; ser um homem de corao para esposa; de nobres sentimentos para os filhos, que convir educar; de gratido para o

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

senhor, em quem no olhar s o brao vigoroso armado do ltego que castiga, porm as mos generosas que protegem. As famlias escravas agrupadas em torno da fazenda do senhor sero outros tantos esteios que fortificaro o edifcio do amo, quando se desencadearam as procelas emancipadoras. Desse modo remedeia-se em grande parte a lacuna de braos de que se apavora a lavoura perante o movimento abolicionista. Tudo conseguir-se- em harmonia de interesses: trabalho e moralidade sem as violentas comoes que nos ameaam. (idem: 1 de abril de 1883, nmero 40, p. 2)

Alforria e constituio de famlia legtima no seriam as nicas estratgias de conteno. O Apstolo preconizava tambm a educao e a preparao do liberto para o mundo do trabalho. S assim seria possvel a emancipao um argumento dos que estavam preocupados com os escravos, mas tambm, e principalmente, dos que queriam adiar, quem sabe indefinidamente a soluo da questo servil. Era um argumento simples: o escravo no estava preparado para a liberdade e s poderia usufru-la se educado. Se assim no fosse, o liberto se constituiria um perigo. O Apstolo considera que, desta forma, estaria na defesa do escravo.

Proteja-se dentro dos limites legais o escravo, mas instrua-se-os como ao povo livre. Forme-se-lhe o corao para entrarem no gozo da liberdade, seguindo o ensino da Igreja, para que tenham amor ao trabalho e moralidade, e sejam teis sociedade, em vez de serem nocivos (Idem, 25 de novembro de 1882, nmero 134, p. 3)

A educao tem um claro contedo controlador e conservador. Ao mesmo tempo em que defendia a abolio, uma ideia bonita, civilizadora, humanitria e crist, alertava para a crise aterradora, que necessariamente aparecer depois da liberdade de milhares de homens aviltados, sedentos muitos de vingana, sem conscincia, sem temor a Deus, nem ideia de dever. Portanto, preciso preparar os escravos para gozar de liberdade - preparao que se daria pelo ensino da moral crist a fim de incutir-lhes a obedincia s leis, o respeito propriedade e o amor ao trabalho. essa a nica maneira

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

de garantir a futura paz do senhor. Tarefa de governo e proprietrio (idem, 18 de abril de 1883, nmero 42, p. 3).

Esses milhares de ingnuos que vo tendo uma vida de escravos, e crescem no vcio e degradao dos costumes, e a quem a lei de 28 de setembro prometeu proteo nunca foram lembrados pelo parlamento. E entretanto da educao deles depende a soluo desse problema aterrador: a transio do trabalho escravo para o livre (idem, 12 de setembro de 1883, nmero 103, p. 1).

Por isso, a proposta de educao dos ingnuos leva em conta tambm o que o jornal catlico denomina escola prtica, que os adestre para a oficina e as prticas da lavoura, o que seria tambm uma forma de diminuir a criminalidade. O projeto inclui ainda indicar ao liberto o seu lugar na sociedade, mesmo sem indicar a qu especificamente se refere.
Da educao e ensino prtico vir necessariamente a regenerao social e a para o desenvolvimento da lavoura, comrcio e indstria. No devemos confundir instruo com a educao, mas fazer desta uma realidade. E sem desprezar a educao popular e mesmo de um modo obrigatrio, para que o homem sabendo ler e escrever, saiba e conhea seus direitos de cidado, no se descure da educao, para que possam tambm conhecer sua posio e lugar no edifcio social (idem, 28 de setembro de 1883, nmero 110, p.1).

Quase seis meses depois, retornava ao tema com a proposta do pas comear um programa de educao com o estabelecimento de escolas pblicas para incutir nos escravos noes de moral e amor ao trabalho. Considerava lastimvel que o governo se descure do futuro do elemento servil e no tenha um passo dado para melhorar a sua sorte quando entrem no gozo dos direitos civis, ao mesmo tempo em que procuram imigrantes com toda fora.
Vamos de teoria em teoria, e quando se cuida de atrair colonos, preparar-lhes terrenos e meios de trabalho, como meio de salvao da lavoura e da indstria nacional, esquecem-se os escravos que, libertados,

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

10

so lanados ou entregues mesma degradao de costumes e vcios, abandonados misria, s paixes e ao crime. No sero eles braos vlidos, aclimados, que possam servir lavoura? (idem, Abolio e educao, 2 de maro de 1884, nmero 24, p.1).

Lanar medo sobre os leitores era uma das estratgias. O liberto deseducado, sem temor a Deus e respeito Igreja constitua um perigo. Chamava a ateno para as ruas, cheias de meninos vagabundos (...) viciosos e sem ocupao, como no se v em cidade nenhuma do mundo (idem, 26 de fevereiro de 1883, nmero 21, p.1). A soluo era estabelecer um sistema educacional que conformasse o liberto e o formasse para o trabalho. Era tambm um modo de se contrapor propaganda imigrantista, considerada perniciosa para a Igreja pois buscava introduzir europeus e protestantes no Brasil. O Apstolo defendia a preparao do escravo para o mundo do trabalho e tambm a adoo de leis rigorosas para coibir o que denominava de vagabundagem. medida que se aguavam as discusses em torno da chamada Lei dos Sexagenrios e que ficava cada vez mais previsvel o fim do regime servil, mais o jornal alertava para os riscos da falta de controle sobre o liberto. Em edio de outubro de 1884 manifestava ceticismo quanto situao futura do escravo. A marcha do abolicionismo continua sem nenhum futuro vantajoso para o liberto; e longe de fazer-lhes um bem, faz-lhe um mal. Considerava que a liberdade do escravo era incompleta e cheia de iluses e previa o aumento do nmero de vagabundos e talvez das estatsticas do crime. Cobrava do governo leis que obrigassem o escravo ao trabalho e lhe afastassem da mendicidade, dos vcios e de todas as imoralidades (Idem: 10 de outubro de 1884, nmero 1117, p. 1). Pouco mais de um ano depois, j com a Lei dos Sexagenrios aprovada e em vigor, o Apstolo reiterava o pedido de leis que coibissem a vagabundagem e obrigasse ao trabalho. Denuncia o aumento do

nmero dos criminosos, dos gatunos, dos capoeiras, contra os quais o governo, no confiando nos meios deficientes de nossa legislao, v-se obrigado a exorbitar e ser mesmo arbitrrio. (...)

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

11

Os gatunos, os vagabundos, os capoeiras nem fogem represso da autoridade e nem tem a sano penal (...), certos da impunidade ou de uma pequena pena (idem, 27 de novembro de 1885, nmero 134, p. 1).

Preocupado com a possibilidade de entrada em massa de protestantes europeus, o jornal deixava claro que os imigrantes no eram menos dados ociosidade. Tinha-os por proletrios viciosos e acostumados nos grandes centros populosos da Europa que no queriam trabalhar no campo. O trabalho horroriza aos colonos.

Recebem eles um lote de terra, vendem e vm entregar-se nas grandes cidades a exploraes, a pequenas indstrias. (...) por isso que vemos aqui na Corte milhares de homens vlidos sem nada produzirem, quando no entregues ao roubo, vagabundagem, condio de baleiros, vendedores de jornais, de bilhetes de loteria e de engraxadores (idem, 23 de agosto de 1885, nmero 94, p. 1)

Portanto, o problema no era to somente do elemento servil. O jornal buscava desqualificar o imigrante e apresentava como alternativa o escravo liberto, instrudo, catequizado e de menor custo. Por isso, para controlar o liberto e o imigrante, preconizava uma legislao que regulasse as relaes de trabalho, uma condio essencial para a nossa existncia de nao civilizada (Idem, 21 de dezembro de 1884, nmero 51, p. 1). Para o Apstolo essa questo era to crucial que chega a criticar o prprio imperador por no ter se referido necessidade de uma legislao trabalhista na Fala do Trono de 1844 (Idem, 4 de junho de 1884, nmero 62, p.2). J em 1883, sugeria que o parlamento discutisse uma lei que garantisse a locao de servios, no campo e na cidade, inclusive o trabalho domstico. Uma lei que protegesse, na verdade, o proprietrio:

Que garantia tem o fazendeiro, o agricultor, o dono de casa, qualquer pessoa que contrate servios com um trabalhador, criado, etc., sobre qualquer trabalho e por tempo ou no determinado, e eles se retiram sem concluir o servio e sem pagar o que devem?

E conclua: pior se for ainda estrangeiro (Idem: 18 de abril de 1883, nmero 43, pgina 2).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

12

Referncias bibliogrficas

ARNT, Hris. A influncia da literatura no Jornalismo: o folhetim e a crnica. Rio de Janeiro: E-papers, 2002. BAHIA, Juarez. Histria, jornal e tcnica: histria da imprensa brasileira, volume I. 5 Edio. Rio de Janeiro, Mauad, 2009. CHALHOUB, Sidney. Vises da Liberdade: uma histria das ltimas dcadas da escravido na corte. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. CONRAD, Robert. Os ltimos anos da Escravatura no Brasil: 1850-1888. Trad.: Fernando de Castro Ferro. 2. edio. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1978. COSTA, Emlia Viotti. Da senzala colnia. 3. edio. So Paulo, Unesp, 1998. (Biblioteca bsica). GRAHAM, Richard. Escravido, reforma e imperialismo. So Paulo: Perspectiva, 1979. GRINBERG, Keila. Alforria. In: VAINFAS, Ronaldo (direo). Dicionrio do Brasil Imperial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. MENDONA, Joseli Maria Nunes. Entre a mo e os anis: a Lei dos Sexagenrios e os caminhos da abolio no Brasil. 2. edio. Campinas, SP: Unicamp, 2008. NABUCO, Joaquim. O abolicionismo. Braslia: Senado Federal, Conselho Editorial, 2003. (Edies do Senado Federal; v. 7). ROMANCINI, Richard & LAGO, Cludia. Histria do jornalismo no Brasil. Florianpolis: Insular, 2007. SLENES, Robert. Senhores e subalternos no Oeste Paulista. In: NOVAIS, Fernando A. (coordenador geral da coleo) & ALENCASTRO, Luiz Felipe (organizador do volume). Histria da Vida Privada, vol. 2. So Paulo, Companhia das Letras, 1997. SODR, Nlson Werneck. Histria da imprensa no Brasil. 3. edio. So Paulo, Martins Fontes, 1983. (Ensino Superior).

Anais do XXVI Simpsio Nacional de Histria ANPUH So Paulo, julho 2011

13

S-ar putea să vă placă și