Sunteți pe pagina 1din 30

Massoterapia

APOSTILA DE MASSOTERAPIA

A MASSAGISTA

Benditas mos firmes e suaves, que transmitem no toque o bem-estar e o calor humano, quando deslizam sobre a pele, a massagear este universo do corpo.

Benditas mos a irradiarem energia Csmica, que curam atravs do contato direto e ntimo, neste linguajar silencioso do tocar, pegar, segurar independentemente de sexo, credo ou raa.

Benditas mos que destroem couraas a reprimirem emoes, fazendo emergir do fundo dalma, traumas, neuroses, que tantos sofrimentos nos causam.

Benditas s tu, massagista, que nascestes com o dom divino de curar e de ouvir, em silncio, lamentos, desabafos, confidncias, nesta profisso que podemos dizer, de terapeuta do corpo e da alma. Davi Wagner

Miologia Sistema Muscular O sistema muscular compreende os msculos e rgos anexos. O estudo do sistema muscular denomina-se miologia e engloba apenas a musculatura esqueltica e cutnea. Os msculos so estruturas biolgicas capazes de reagirem a estmulos adequados por contrao. constitudo por uma poro carnosa, o ventre, e uma parte tendinosa, o tendo. O ventre a parte ativa, que produz movimento, enquanto o tendo a parte passiva, que apenas transmitem a fora da contrao do ventre para o osso. A musculatura esqueltica constitui o prprio sistema corpreo, responsvel por cerca de 40% do peso do corpo. A musculatura lisa e cardaca representam aproximadamente 0.3% do corpo. Funes dos Msculos Movimento A contrao da musculatura esqueltica produz movimentos do corpo, como: andar, escrever e mastigar. Os movimentos associados com a respirao, digesto, fluxo sanguneo e linftico so tambm produzidos por msculos (lisos e cardacos). Produo de calor Todas as clulas liberam calor como produto final do metabolismo e uma considervel quantidade de clulas so musculares. Postura e sustentao do corpo O sistema muscular confere a forma e o apoio para o corpo e mantm sua postura em oposio gravidade.

Principais Msculos

Estrutura Muscular O tecido muscular, esqueltico em conjunto com o tecido conjuntivo, assume padres altamente organizados por meio dos quais as foras de contrao musculares so reunidas e dirigidas para a estrutura ser movida. O msculo esqueltico estende-se sobre uma articulao, sendo ligado a cada extremidade do osso por um tendo. O msculo tem a capacidade de contrair-se quando estimulado e ao cessar o estmulo o msculo relaxa, ou seja, volta ao normal. O msculo relaxado mantm um tnus residual que corresponde a sua capacidade de reao. Quando apresenta um tnus residual acima do normal temos a Hipertonia e abaixo do normal temos a Hipotonia, isto , um msculo com pouco potencial (Flacidez). Na degenerao do msculo temos a Atrofia Muscular, que corresponde diminuio no tamanho de um msculo que j havia atingido o tamanho adulto, e que pode ser causada por doena, falta de uso, infeco, problemas nutricionais e velhice. Podemos recuperar o msculo com exerccios, sendo que as fibras musculares crescem quando estimuladas pelos exerccios, desde que a causa da atrofia, no tenha sido em resposta seco dos nervos transmissores de estmulos que so responsveis pela resposta muscular. Um estmulo uma alterao do ambiente, e os estmulos que provocam a contrao muscular podem ser de natureza, qumica, trmica, mecnica, tica, acstica e eltrica. Se estmulos eltricos so aplicados ao msculo em sucesso rpida, uma contrao ainda no ter terminado completamente quando a prxima comea. Portanto, o msculo j est parcialmente contrado quando comea a segunda contrao e nesta encurtao o grau ser levemente maior do que ocorreria em uma contrao isolada. Numa sobreposio de contraes provocadas por excesso de estmulos, poder ocorrer uma contrao forte e mantida, chamada Tetania. As cibras so contraes espasmdicas e sustentadas de um msculo, geralmente acompanhadas de intensa dor local. Grandes perdas de tecido muscular so substitudas pela proliferao de tecido conjuntivo, porque o tecido muscular quase no tem capacidade de regenerao. Origem a denominao que se d extemidade do msculo que se encontra presa ao osso e que no se desloca. Insero a extremidade do msculo que se prende ao osso que se desloca. Atualmente usa-se apenas o termo Inseres (Proximais e Distais) o qual abrange os dois itens acima descritos. Temos quatro principais padres de fibras nos msculos esquelticos, so elas: 1 Msculos Paralelos (Fusiformes) Tem grande extenso e boa resistncia, so especialmente fortes, ex: Sartrio, Reto, Femural e Abdominal. 2 Msculos Convergentes Em forma de leque, tem fibras que se afilam juntas na insero para maximizar a contrao, ex: Deltide, Peitoral Maior. 3 Msculos Penados Tem extenso curta e so fortes, mas no tem boa resistncia, fornecem agilidade, ex: Msculos do Antebrao. 4 Msculos Circulares Circundam os orifcios do corpo agindo como esfncter ao se contrarem, ex: Orbicular da Boca, Orbicular dos Olhos. O msculo recoberto por uma membrana chamada Epimsio.

Depois temos o Perimsio que recobre a face medial. Internamente temos o Endomsio que faz a ligao entre as fibras musculares que vo formar o fascculo muscular. Classificao Funcional dos Msculos Msculo Agonista o agente principal na execuo de um movimento, ex: quando o msculo braquial se contrai para flexionar o brao, ele o Agonista. Msculo Antagonista o msculo que se ope ao trabalho do Agonista, seja para regular a rapidez do movimento ou a potncia. Exemplo: o movimento de extenso do antebrao produzido pelo msculo Trcepes, Braquial, controlado pelo msculo Braquial, que se ope a este movimento, retardando-o. Neste caso, atua como Agonista. Msculo Sinergista o msculo que impede um movimento indesejado produzido pelo Agonista. Ex: ma flexo dos dedos, os msculos flexores dos dedos so os agonistas. Para evitar a flexo simultnea da mo, os extensores do carpo se contraem e estabilizam o punho. Eles agem como Sinergistas. Classificao do tipo da Contrao Muscular A contrao da musculatura pode ser: Isomtrica Quando o comprimento do msculo no se altera. Isotnica Quando o msculo encolhe mas sua tenso permanece a mesma. Normalmente a contrao muscular uma mistura dos dois tipos: Contrao Isomtrica quando o comprimento do msculo no se reduz durante a contrao. A contrao Isomtrica no produz movimento, ela mantm as partes firmes. Contrao Isotnica o msculo exerce um trabalho externo, porque movimenta uma carga e tem que vencer a inrcia para pos a carga em movimento. Classificao dos Msculos conforme sua origem e insero Msculos Esquelticos Tanto a origem quanto a insero situam-se em ossos. Estes msculos movimentam parte do esqueleto ou as mantm na sua posio. Msculos Mmicos A origem encontra-se no tecido sseo, enquanto a insero est em contato com a fscie de outros msculos ou com a pele. Msculos Cutneos Tanto a origem quanto a insero encontram-se inscritos nas fscies de outros msculos ou na pele.

Nomenclatura dos Msculos e suas Aes Critrios de Nomenclatura Forma Localizao Ligamentos Tamanho Orientao Fibras Posio Relativa Funo

Exemplos Rombide, Trapzio, ou quanto ao n. de cabeas de origem, Bcepes (duas cabeas). Peitoral, Intercostal, Branquial. Zigomtico, Temporal, Esternocleidomastideo, Tibial. Mximo, Mnimo e Longo Paralela e Oblqua Lateral, Mediano e Externo Abdutor, Flexor, Extensor e Pronador

Definies dos Termos Usados Ao Flexo Extenso Abduo Aduo Elevao Depresso Rotao Supinao Pronao Inverso Everso Msculos da Face Msculos Epicrnio Origem Glea, Aponeurtica, Osso Occipitital. Insero Pele da Sobrancelha, Glea, Aponeurtica. Ao Franze a Testa, Move o Escalpo. Msculo Frontal Origem Glea, Aponeurtica. Insero Pele da Sobrancelha. Ao Franze a Testa, eleva a Sobrancelha. Msculo Occipital Origem Osso Occipital, Processo Mastideo Insero Glea Aponeurtica. Ao Move o Escalpo para trs. Msculo Corrugador Origem Fscia abaixo da Sobrancelha. Insero Raiz do Nariz. Ao Puxa a Sobrancelha em direo linha mediana. Msculo Orbicular do Olho Origem Ossos da rbita. Insero Tecidos da Plpebra. Ao Fecha o Olho. Msculo Nasal Origem Maxila, Cartilagem Nasal. Insero Aponeurose do Nariz. Ao Comprime as Narinas Msculo Orbicular Origem Fscia o redor dos Lbios. Insero Mucosa dos Lbios. Ao Fecha e contrai os Lbios. Msculo Levantador do Lbio Superior Origem Maxila, Osso Zigomtico Insero Orbicular da Boca, Pele sobre os Lbios. Ao Eleva o Lbio Superior. Msculo Zigomtico Definio Diminuio de um ngulo de juno Aumento de um ngulo de juno Mover um membro para longe da linha mediana Mover um membro para perto da linha mediana Elevao Abaixamento Girar um osso sobre seu eixo longitudinal Girar para que a palma da mo fique para frente Girar para que a palma da mo fique para trs Rotao medial da planta do p. Rotao lateral da planta do p. Exemplo Bceps do Brao Trceps do Brao Deltide Adutor longo Levantador Depressor do lbio inferior Esternocleidomastideo Supinador Pronador redondo Tibial anterior posterior Fibular longo e curto

Origem Osso Zigomtico Insero Canto superior do Orbicular. Ao Eleva o canto da Boca. Msculo Risrio Origem Fscia da Bochecha Insero Orbicular da Boca, no canto desta. Ao Puxa o canto da Boca para os lados. Msculo Depressor do ngulo da Boca Origem Mandbula Insero Canto Inferior do Orbculo da Boca. Ao Abaixa o canto da Boca. Msculo Depressor o Lbio Inferior Origem Mandbula. Insero - Orbicular da Boca. Ao Abaixa o Lbio Inferior. Msculo Mental Origem Mandbula (queixo) Insero Orbicular da Boca Ao Eleva e contrai o Lbio Inferior Msculo Platisma Origem Fscia do Pescoo e do Peito Insero Borda Inferior da Mandbula Ao Abaixa o Lbio Inferior Msculo Bucinador Origem Maxila Insero Orbicular da Boca Ao Comprime a Bochecha. Msculos da Mastigao Msculo Temporal Origem Fossa Temporal. Insero Processo coronide da Mandbula. Ao Eleva a Mandbula. Msculo Masseter Origem Arco Zigomtico. Insero Ramo Lateral da Mandbula. Ao Eleva a Mandbula. Msculo Pterigideo Medial Origem Osso Esfenide. Insero Ramo da Mandbula. Ao Eleva e move lateralmente a Mandbula. Msculo Pterigideo Origem Osso Esfenide. Insero Face anterior do Cndilo Mandibular. Ao Protrai a Mandbula.

Msculos do Pescoo Msculo Esternocleidomastideo Origem Esterno Clavcula. Insero Processo Mastideo do temporal. Ao Gira a Cabea Flexiona o Pescoo. Msculo Digstrico Origem Borda Inferior da Mandbula, Incisura Mastideo. Insero Osso Hiide. Ao Abre a Mandbula, eleva o Hiide. Msculo Milo-Hiideo Origem Borda Inferior da Mandbula. Insero Corpo do Hiide, Rafe Mediana. Ao Eleva o Hiide e o Assoalho da Boca. Msculo Estilo-Hiideo Origem Processo Estilide do Osso Temporal. Insero Corpo do Hide. Msculo Hioglosso Origem Corpo do Hiide. Insero Lado da Lngua. Ao Abaixa os lados da Lngua. Msculos Esternohideo e Esternotireideo Origem Manbrio. Insero Corpo Hiide e Cartilagem Tireidea. Ao Abaixa o Hiide e Abaixa a cartilagem Tireidea. Msculo Tireohiideo Origem Cartilagem Tireidea. Insero Corno maior do Hiide. Ao Abaixa o Hiide e Eleva a Tireide. Msculo Omo-Hiideo Origem Borda Superior da Escpula. Insero Clavcula, Corpo de Hiide. Ao Abaixa o Hiide. Msculos da Respirao Msculo Diafragma Origem Processo Xifide, Cartilagens Costais das ltimas 06 Costelas, Vrtebras Lombares. Insero tendo Central. Ao Puxa o tendo Central para baixo e aumenta a dimenso vertical do Trax. Msculo Intercostal Externo Origem Borda inferior de uma Costela. Insero Borda superior da Costela de baixo. Ao Aproxima as Costelas. Msculos Intercostal Interno Origem Borda superior de uma Costela. Insero Borda inferior da Costela de cima. Ao Aproxima as Costelas.

Msculos Abdominais Msculo Oblquo Externo Origem As oito Costelas inferiores. Insero Crista Ilaca, Linha Alba. Ao Comprime o Abdmen, Rotao Lateral. Msculo Oblquo Interno do Abdmen Origem Crista Ilaca, Ligamento Unguinal, Aponcurose. Insero Linha Alba, Cartilagens Costais das 03 e 04 ltimas Costelas. Ao Comprime o Abdmen, Rotao Lateral. Msculo Transverso do Abdmen Origem Crista Ilaca, Ligamento Unguinal, Aponeurose Toracolombar, Cartilagens Costais das ltimas 06 Costelas. Insero Processo Xifide, Linha Branca, Pbis. Ao Comprime o Abdmen. Msculo Reto do Abdmen Origem Crista Pbica, Snfise Pbica. Insero Cartilagens Costais da 5 a 7 Costelas, processo Xifide. Ao Flexiona a Coluna Vertebral. Msculos Espinhais Msculo Quadrado Lombar Origem Crista Ilaca, ltimas 03 Vrtebras Lombares. Insero Ligamento Iliolombar, adjacente Crista Ilaca. Ao Flexo Lateral. Msculos Ileocostal Lombar Origem Crista Ilaca. Insero ltimas 06 Costelas. Ao Estender a regio Lombar. Msculo Ileocostal Torcico Origem ltimas 06 Costelas. Insero Primeiras 06 Costelas. Ao Estender a regio Torcica. Msculo Ileocostal Servical Origem ngulos de 03 a 06 Costelas. Insero Processos Transversos da 04 a 06 Vrtebra Cervical. Ao Estender a regio Torcica Cervical. Msculo Longo do Trax Origem Processos transversos das Vetebras Lombarres. Insero Processos transversos de todas as Vrtebras Torcicas, ltimas 09 Costelas. Ao Estender a regio Torcica. Msculo Longo da Cabea Origem Processos transversos das 04/05 primeiras Vrtebras Torcicas. Insero Processos transversos da 02 a 06 Vrtebra Cervical. Ao Estender a Regio Cervical Flexo Lateral. Msculo do Trax Origem Processos espinhais das primeiras Vrtebras Lombares e ltimas Torcicas. Insero Processos Espinhais das primeiras Vrtebras Torcicas.

Ao Estender a Coluna Vertebral. Msculos Peitoral Msculo Serrtil Anterior Origem Primeiras 08 ou 09 Costelas. Insero Borda Ventral Anterior da Escpula. Ao Puxa a Escpula para a Frente e para baixo. Msculo Menor Origem Extremidade esternal da 03 04 e 05 Costelas. Insero Processo Coracideo da Escpula. Ao Puxa a Escpula para frente e para baixo. Msculo Subclvio Origem Primeira Costela. Insero Goteira Subclvia da Clavcula. Ao Eleva a Escpula, puxa a Cabea para trs. Msculo Trapzio Origem Occipital, processos Espinhosos das Vrtebras. Insero Clavcula Espinhada, Escpula, Acrmio. Ao Eleva a Escpula, puxa a Cabea para trs. Msculo Levantador da Escpula Origem 4 e 5 Vrtebras Cervicais. Insero Borda Vertebral da Escpula. Ao Eleva a Escpula. Msculo Rombide Maior Origem Espinhas da 2 a 5 Vrtebras Torcicas. Insero Borda Vertebral da escpula. Ao Eleva e retrai a Escpula. Msculo Rombide Menor Origem 7 Vrtebra Cervical e 1 Vrtebra Torcica. Insero Borda Vertebral da Escpula. Ao Eleva e retrai a Escpula. Msculos do Tronco Msculo Peitoral Maior Origem Clavcula, Esterno, Cartilagens Costais das 02 a 06 Costelas. Insero no mero Tubrculo Maior. Ao Flexiona, abduz e gira o Brao para o plano mediano. Msculo Grande Dorsal Origem Processos Espinhosos das Vrtebras Sacrais, lombares e Torcicas inferiores, Crista Ilaca, Costelas Inferiores. Insero no mero Goteira Intertubercular. Ao Estende, abduz e gira o mero para o plano mediano e retrai o Ombro. Msculo Deltide Origem Clavcula, Acrmio, Espinha da Escpula. Insero no mero Tuberosidade Deltidea. Ao Abduz o Brao, estende ou flete o mero. Msculo Supra-Epinhal Origem fossa Supra-Espinhal da Escpula. Insero no mero Tubrculo maior. Ao abduz e gira lateralmente o mero.

10

Msculo Infra-Espinhal Origem Fossa Infra-espinhal da Escpula. Insero no mero Tubrculo maior. Ao Gira o Brao lateralamente. Msculo Redondo Maior Origem ngulo inferior da Escpula. Insero no mero Goteira Intertubercular. Ao estende o mero e gira o Brao para o plano mediano. Msculo Redondo Menor Origem Borda Axilar da Escpula. Insero no mero Tubrculo maior, Goteira. Ao Gira o Brao lateralmente. Msculo Subescapular Origem Fossa Subescapular. Insero no mero Tubrculo Menor. Ao Gira o Brao para o plano mediano. Msculo Coraco-Braquial Origem Processo Coracide da Escpula. Insero no mero Difise. Ao Flexiona e abduz a articulao do Ombro. Msculo Bceps do Brao Origem Processo Coracide e Tuberosidade acima da Fossa Glenide da Escpula. Insero no mero Tuberosidade Radial. Ao Flexiona e Supina o Antebrao. Msculo Braquial Origem Face anterior do mero. Insero no mero Processo Coronide da Ulna. Ao Flexiona o Antebrao. Msculo Braquio-Radial Origem Goteira Supracondilide do mero. Insero no mero Proximal ao processo estilide do Rdio. Ao Flexiona o Antebrao. Msculo Trceps do Brao Origem Tuberosidade abaixo da Fossa Glenide, Faces Lateral e Mediana do mero. Insero no mero Processo Olacrano da Ulna. Ao estende o Antebrao.

Msculos Profundos do Dorso Msculos do Quadril / Membros Inferiores Msculo Iliopsoas (Ilaco) Origem Fossa Ilaca e regies adjacentes do sacro. Insero Trocanter Menor. Ao Flexo. Msculo Iliopoas (Psoas) Origem 12 Vrtebra Torcica, Todas as Lombares e Discos Invertebrais Lombares. Insero Trocanter Menor com o Ilaco. Ao Flexo.

11

Msculo Glteo Mximo Origem Parte posterior do Ilaco, Crista Ilaca e Cccix. Insero Tuberosidades Gltea do Fmur e Trato Iliotibial. Ao Extenso e Rotao Lateral. Msculo Glteo Mdio Origem Entre as linhas Glteas, anterior e inferior no lio. Insero Trocanter Maior, superfcie anterior. Ao Rotao Medial. Msculo Glteo Mnimo Origem Entre as linhas Glteas, anterior e inferior no lio. Insero Trocanter Maior, superfcie anterior. Ao Rotao Medial. Msculo Tensor da Fscia Lata Origem Crista Ilaca. Insero Trato iliotibial. Ao Auxilia na Flexo, Abduo e Rotao Medial. Msculo Grcil Origem Anterior e inferiormente Snfise Pbica. Insero Superfcie medial e proximal da Tbia. Ao Aduo. Msculo Pectneo Origem Crista Pectnea do ramo Pbico. Insero Face medial do Fmur. Ao Flexo, Aduo. Msculo do Adutor Longo Origem Anterior ao Pbis. Insero Meio da Linha spera do Fmur. Ao Aduo. Msculo Adutor Curto Origem Ramo inferior do Pbis. Insero Parte superior da linha spera do Fmur. Ao Aduo. Msculos Adutor Magno Origem Ramos inferiores do Pbis e squio. Insero Linha spera do Fmur. Ao Aduo. Msculo Sartrio Origem Espinha Ilaca Anterosuperior. Insero Superfcie medial superior da Tbia. Ao Auxilia na Flexo, Abduo e Rotao Lateral. Msculo Reto da Coxa Origem Espinha Ilaca Antro-Inferior, margem do Acetbulo. Insero Patela, pelo Tendo comum. Ao Flexo, Extenso. Msculo Vasto Lateral Origem Trocanter Maior e Linha spera do Fmur. Insero Patela, pelo Tendo comum. Ao Extenso. Msculo Vasto Medial Origem Superfcie Medial do Fmur.

12

Insero Patela, pelo Tendo comum. Ao Extenso. Msculo Vasto Intermdio Origem Superfcie anterior e lateral do Fmur. Insero Patela, pelo Tendo comum. Ao Extenso. Msculo Bceps da Coxa Origem Tuberisquitrico Linha spera do Fmur. Insero Cabea da Fbula, Cndilo lateral da Tbia. Ao Flexo, Extenso e Rotao. Msculo Semi-Tendinoso Origem Tuberisquitrico. Insero Poro Proximal da Face Medial do Corpo de Tbia. Ao Flexo, Extenso e Rotao. Msculo Semi-Membranoso Origem Tuberisquitrico. Insero Cndilo Medial da Tbia. Ao Flexo, Extenso e Rotao. Msculo Tibial Anterior Origem Epicndilo Lateral e Tbia. Insero Primeiro Metatarso, Cuneiforme Medial. Ao Dorsiflexo e Inverso. Msculo Extensor Longo do Dedos Origem Cndilo lateral da Tbia, superfcies anteriores e superiores da Fbula. Insero 2 e 3 Falanges dos quatro ltimos dedos. Ao Dorsiflexao, Extenso e Everso. Msculo Extensor Longo do Hlux Origem Superfcie anterior da Fbula e Membrana Interssea. Insero Superfcie Dorsal da Falange Distal do Hlux. Ao Extenso. Msculo Fibular Terceiro Origem Tero inferior e anterior da Fbula. Insero Superfcie Dorsal do quinto Metatarso. Ao Dorsiflexo, Everso. Msculo Fibular Longo Origem Cndilo lateral da Tbia, Cabea e Corpo da Fbula. Insero Primeiro Cuneiforme e primeiro Metatarso. Ao Everso. Msculo Fibular Curto Origem 2/3 distais da Fbula. Insero Lateral do 5 Matatarso. Ao Everso. Msculo Gastrocnmio Origem Epicndilos lateral e medial do Fmur. Insero Superfcies posterior do Calcneo. Ao Flexo Plantar. Msculo Sleo Origem Parte posterior da Fbula e Tbia. Insero Tuberosidade do calcneo pelo Tendo de Aquiles. Ao Auxilia na Flexo Plantar.

13

Msculo Plantar Origem Epicndilo lateral do Fmur. Insero Tuberosidade do Calcneo pelo Tendo de Aquiles. Ao Auxilia na Flexo Plantar. Msculo Poplteo Origem Epicndilo lateral do Fmur. Insero Parte Posterior Superior da Tbia. Ao Flexo e Rotao. Msculo Flexor Longo do Hlux Origem Parte Posterior da Fbula. Insero Falange Distal do Hlux. Ao Flexo. Msculos Membros Inferiores Msculo Flexor Longo dos Dedos Origem Superfcie Posterior da Tbia. Insero Falanges Distais dos quatro ltimos dedos. Ao Flexo. Msculo Tibial Posterior Origem 2/3 superiores e inferiores da Fbula. Insero Navicular, Cuneiforme, Cobide e Calcneo. Ao Inverso.

14

Ficha de Anamnese Ficha de Anamnese Corporal Nome................................................................................................................... Idade....................... Sexo: Fem. ( ).................. Masc. ( ).............................. Endereo.............................................................................................................. Bairro.................................... Cidade..................................... CEP..................... Tel............................................................Fax...................................................... Profisso........................................................................ Data.............................. Solteira(o) ( ) Casada(o) ( ) Desquitada(o) ( ) Viva(o) ( ) Atividade Fsica: nenhuma ( ) pouca ( ) mdia ( ) bastante ( )

Qual atividade fsica que pratica?........................................................................ Alimentao: Refeies: Digesto: Bebidas: Bebidas Alcolicas: Fumante: Antecedentes: Familiares: Antecedentes: clnicos Alrgicos: peso em excesso Diabetes ( cosmticos ) ( ( ( ) ) ) obeso celulite ( ( ) ( ) ( ) ) ( ) equilibrada rpida gua no no ( ( ) muito rica ( ( ( ( ) ) ) lenta quantidade ( ) mdio ( ( ( ) dieta ( ( ( ( ) ) ) ) litros/dia muito( ) ) muito( ) )

regulares

irregulares

) pouco

) pouco

) mdio (

cirrgicos

alimentares

A produtos de tratamento corporal Dados Ginecolgicos: Ciclo menstrual: regular ( Contracepo: Gravidez: Estado dos seios: Dados Circulatrios: oral ) irregular ( ( ) ) ) ) menopausa outra quistos ( ( ( ) ( ) ( )

ltima menstruao........................................................................................... nmero ( normal ( nmero de filhos ) ptose ( grvida ( ( ) ) )

) hipertrofia ( )

pernas pesadas

) extremidades frias ( ) ) ) varizes (

varicosidades

fragilidade capilar ( Dados Neurolgicos: Alteraes: Cardacas Bronquite ( ( ) ) Gastrointestinais ( ) Reumticas ( ) Resfriados ( ( ) ) ansiedade ( Insnia ) (

depresso ( )

nervosismo (

Constipao intestinal Renal ( ) ( )

) ( )

Reteno de gases

Glandulares

Prteses Metlicas

15

Possui outras disfunes aqui no descritas, quais.............................................. Medicamentao por tempo prolongado............................................................. ltima consulta mdica............................Usa medicamento.............................. Tratamento corporais habituais........................................................................... Tratamento especficos j experimentados de sobrecarga celultica: Tipo de Tratamento:.................................................................................. Resultado:.................................................................................................. Anotaes diversas.................................................................................... Peso ( Grande ( D.E. D.E. D.E. ) Quadril Culote Coxa alta Coxa baixa Abdmen -A -B -C ( ( ( ) ) ) culote coxa interna ( ) joelho interno abdmen ( ( ( ( ) ) ) ) leve muita generalizada quadril D.E. D.E. ) Mdia Altura ( ( ) ) Pequena D.E. D.E. ( )

Dados CorporaisEstrutura: Ante-brao Brao Busto Estmago Cintura Fibro Edema Gelide FEG + Gordura Geral ou Localizada FEG + Obesidade 1. 2. 3. 4. ( ( ( ( ) ) ) ) cervical ombros axilas glteos

Perna Tornozelo

Estrias.................................................................................................................Observaes..................... ..................................................................................

TERMO DE RESPONSABILIDADE

As declaraes acima so expresso da verdade, no cabendo Terapeuta a responsabilidade por fatos omitidos ou falsos.
______________________ Data
Biometria

___________________________ Terapeuta

............................................................................... Assinatura reconhecida da cliente Programa de Tratamento

Dados Corporais

16

17

Oramento Toda cliente, dever receber por escrito uma via do oramento, relativo ao tratamento que for combinado entre as partes. O oramento, dever ser impresso em papel timbrado em duas vias, constando dados da empresas ou do profissional e os respectivos nmeros dos registros nos rgos competentes. Dever conter nome da cliente e data. Proposta do tratamento: espao com linhas suficientes para anotar com clareza os principais itens combinados como: Descrio clara dos tratamentos estticos. Tipo de tratamento a ser aplicado. Provveis resultados. Esclarecimentos sobre alergias. Cuidados recomendados para ps-tratamento. Nmero de aplicaes por semana. Nmero de aplicaes por ms. Preo combinado e a forma de pagamento. Data do vencimento. Data da nova Biometria.

Mencionar tambm as seguintes clusulas: 1- Fica estabelecido entre as partes, antecipadamente, que a esteticista no pode prever a eficcia dos resultados, por se tratar de um tratamento ligado diretamente ao sistema metablico da pessoa. 2- Para conseguir resultado satisfatrio a cliente dever seguir criteriosamente o tratamento, comparecendo com assiduidade ao nmero de sesses recomendadas, e manter disciplina nas demais orientaes. 3- Comprovando-se alguma resposta negativa do tratamento, na 2 biometria, a esteticista compromete-se a entrar em entendimentos com a cliente, para que esta manifeste seu desejo de continuar ou no o mesmo, ou se prefere seguir em outras bases, ou seja: outro tipo de tratamento, preo, etc.. 4- Durante as aplicaes, somente ser permitido atraso de 15 minutos. 5- Fica estabelecido : a cliente que no avisar com um (1) dia de antecedncia, o seu no comparecimento sesso marcada, ficar sujeita ao pagamento da mesma. 6- No caso de qualquer reclamao, comprovando-se que as condies constantes neste documento no foram respeitadas, a esteticista fica isenta de responder ou reparar danos por qualidade de servio prestado ou de produtos aplicados. Estando ciente e de pleno acordo, declaro que, se durante o tratamento, ocorrer um dos itens a cima citados, nada tenho a pleitear ou reclamar sobre a conduta esttica aplicada. Data............................................................ CIENTE.............................................................. Assinatura da Cliente ............................................................................ Assinatura da Esteticista

18

Gomage A Gomage a forma mais leve e mais superficial de Peeling cosmtico, podendo ser aplicada mesmo em peles sensveis, alpicas, extremamente finas, ou com o manto hidro-lipdico normal. A Gomage retira somente clulas que j se encontram em vias de eliminao, isto , no compactadas e sem vnculo com a liga intercelular e que pertencem ao extrato crneo. Um dos objetivos da Gomage a preparao da pele para um tratamento geralmente para uma hidratao, revitalizao ou regenerao da pele desidratada, desvitalizada e precocemente envelhecida. As clulas do extrato crneo, so clulas completamente queratinizadas e desprovidas de qualquer capacidade higroscpica. Por isso dificultam a umectao da superfcie cutnea impossibilitando a adeso ao extrato crneo de produtos aquosos ou mesmo de emulses. Sem um contato ntimo no h emolincia e conseqentemente no h penetrao. Quanto mais desidratada for a pele, maior ser sua dificuldade de hidratao. Retirando-se suavemente as clulas mais superficiais atravs da Gomage, a umectao da pele pelo produto, torna-se possvel e com isso, sua permeao para as camadas epidrmicas. Como funo secundria, a Gomage ajuda na eliminao da foliculite secundria. Material da Gomage Bucha vegetal ou sinttica Esponjas grandes Esptula de plstico ou ao inox. Cuia de plstico ou ao inox Recipiente de plstico ou ao inox. Tipo bacia.

Produtos Creme abrasivo de Abricot utilizar em Peles descamativas, altamente desidratadas. Creme abrasivo mdio para Peles desidratadas / equilibradas. Tcnicas de Gomage

1- Leite de Limpeza Corporal aplicar na superfcie da pele realizando movimentos alternados


com as mos em sentido ascendente.

2- Creme Abrasivo colocar o produto a ser aplicado no recipiente adequado. Aplicar sobre a
rea a ser tratada com esptula.

3- Com bucha umedecida executar movimentos circulares ascendentes sobre toda a superfcie
da pele em tratamento, at que a mesma fique hiperemica.

4- Limpar com esponja umedecida em gua morna, nunca fria. Enxugar em seguida.
Obs: A gomage poder ser realizada no corpo inteiro com exceo da face.

19

20

Efeitos Fisiolgicos da Massagem Massagem 1 Vasodilatao Com a vasodilatao se consegue: (efeitos secundrios). Relaxamento muscular. Melhora da circulao. Aumento do aporte sanguneo. Aumento da calibre do vaso aumento da permeabilidade capilar maior aporte sanguneo (melhora da circulao local, melhora da nutrio tecidual, melhora da oxigenao tecidual). Se entra mais nutrientes, sai produtos txicos catablicos, ento se tem um refluxo de substncias txicas; possvel, atravs da vasodilatao retirar produtos txicos dos tecidos. Diminuio da excitabilidade das terminaes nervosas presentes nos tecidos, pelo efeito de acomodao. Aumento da temperatura local, por conduo aumento temperatura global. Mecanismos para se chegar a vasodilatao na massagem: Mecnico: Por atrito (presso tangencial, deslizamento profundo, distenso dos msculos. Nervoso: Pessoa que tem leso no sistema nervoso simptico no vasodilata. A Noradrenaliana liberada via atrito. Humoral: Vem de hormnio. Onde a distenso dos tecidos vai fazer com que a histina se transforme em histamina, que uma protena enzimtica vasodilatadora e vai ajudar no aumento do calibre deste vaso. 2 Efeitos Fisiolgicos Gerais Num primeiro momento a massagem de efeito local, mas o efeito majorado porque ela atinge globalmente o corpo. Ex: A temperatura local da massagem aumenta de 1 a 3 graus, mas no corpo se aumenta de 0,3 a 1,2 graus sistematicamente, por isso s vezes se massageia s os ps e se consegue um relaxamento inteiro. Condiciona a vasodilatao. Condiciona hiperemia reativa (vem da reao vermelhido). Favorece a mobilizao de fludos tissulares. Favorece a reabsoro de acmulos metablicos (hemsticos, serosos, linfticos, venosos, etc. Aprofundamento transitrio da respirao. Diminuio do tnus muscular. Ganha sensao agradvel de calor. A pessoa se deixa ficar na massagem. A respirao se aprofunda. Tonifica rgos internos, porque se faz chegar um aporte sanguneo melhorado. Analgesia aumento do limiar da percepo da dor, pela Vasodilatao, se lubrifica, este limiar e a vasodilatao atua no local da dor. Aumenta a sensao geral de energia. Favorece condies de calmaria psquica. Melhora estado de stress.

21

Indicaes da Massagem Em toda e qualquer patologia ou disfuno onde a vasodilatao seja indicada. Contra-Indicaoes da Massagem - Tumores de qualquer natureza - Infeces Agudas - Inflamaes Agudas - Febre e Gestantes Direo Sempre centrceta, ou seja, em direo ao corao, para que se possa facilitar o retorno venoso e linftico. Presso e Intensidade So objetivas ao prprio terapeuta, cada terapeuta tem uma fora, presso e intensidade pessoal que deve vir de acordo com as condies do cliente, no se pode ultrapassar o limite de dor dele. Freqncia e Ritmo Segundo Mennella, a massagem deveria ter 15 movimentos por segundo, exceto o deslizamento superficial. Hoje no se usa isto, se adota o ritmo pessoal, uma velocidade pessoal, e a freqncia acaba saindo, mas o que muito importante que seja constante. Durao Depende: rea a ser tratada. Condies e idade da cliente. Constituio fsica da cliente. + ou 20 minutos para membros inferiores. + ou 15 minutos para membros superiores. + ou 30 ou 40 minutos para tronco. + ou 15 minutos para rosto e couro cabeludo. Dosagem Considerar: Estado clinico da cliente. Condies scio-econmicas da cliente. Tcnicas Clssicas Na massagem clssica no se retira a mo do cliente em momento algum. 1 Deslizamento superficial. 2 Deslizamento profundo. 3 Amassamento. 4 Percusso. 5 Frico. 6 Rolamento. 7 Vibrao (mtodo sueco).

22

Deslizamento Contato com as palmas das mos e os dedos num deslizamento sobre a superfcie cutnea, em uma direo geralmente centrpeta. Pode ser superficial ou profundo, segundo a presso exercida. Amassamento Compresso dos tecidos atuando sobre os msculos e tenses situados a maior e menor profundidade. a mais completa das manipulaes. A compresso no amassamento ativa e mvel. A manobra tpica do amassamento o amassamento com os dedos. Se aplica a mo aberta sobre a pele de modo que entre o polegar e o restante dos dedos se apalpe o msculo subjacente e se procura levant-lo e separ-lo de outros planos. Percusso Esta manobra consiste em uma sucesso de breves golpes, dados rapidamente com as duas mos. Os efeitos produzido pela percusso so complexos. Frico Compresso dos dedos da temperatura na pele da zona que est tratando. Manobras para atingir tecido profundo. ngulo de entrada na pele (< reto). A caracterstica da frico que a pele no deve escapar debaixo do dedo que manipula. O ponto ao qual o dedo se move. Vibrao As vibraes consistem numa srie de oscilaes rpidas transmitidas nos tecidos por uma sucesso de presses e relaxamentos. Se executa imprimindo mo um espcie de tremor, devido a uma rpida contrao dos msculos do antebrao, oscilaes breves, que atravs dos dedos se transmitem paciente. Sua intensidade deve ser dosada entre 8 e 31 segundos. Estimulante 8 a 16 e Sedante 16 a 32 segundo. 1 Deslizamento Superficial Manobras: Mos Ficam acopladas e espalmadas ao contorno da superfcies corporal acompanhando o relevo da regio. Ritmo Constante. Direo Qualquer uma prefere-se a centrpeta. Presso Suave a manobra mais suave que se tem. Efeitos fisiolgicos especficos desta manobra: Tomada de contato com o cliente. Ritmo lento garante efeito sedante. Iniciador do relaxamento (cliente passa a ficar mais em contato, mais na mesa). Promove o inicio da diminuio de espasmos musculares atravs da resposta reflexa de proteo, que responde com a vasoconstrio e aumento do tnus (contrao). Em reposta ao primeiro estmulo.

2 Deslizamento Profundo Manobras: Mo Acoplada superfcie. Ritmo Lento, uniforme e constante. Direo Centrpeta (fluxo circulatrio). Presso Maior que no deslizamento superficial. Velocidade Constante, como no deslizamento superficial.

23

Efeitos: Aprofundamento no deslizamento superficial. Estimula a circulao venosa e linftica, pela reao mecnica. Favorece o relaxamento de msculos contraturados (espasmos, tenso). Tem efeito sedativo com o aumento da desensibilizao de terminaes nervosas.

Generalidades dos Deslizamentos Profundo e Superficial Renova a camada espitelial da pele, porque ajuda a descamar as clulas mortas. Desobstruo de poros, pela limpeza do epitlio e pela vasodilatao. Diminuio da excitabilidade de terminaes nervosas. Aumento da circulao cutnea. Aumento da temperatura global da rea tratada. Aumento do fluxo venoso e linftico, maior eficincia. Auxilia a remoo de catablicos e produtos de glndulas sebceas e sudorparas (pele). Efeito sedativo, com ritmo lento e prolongado.

3 Amassamento Manobras: Mos Usadas as duas ao mesmo tempo. Presso, elevao e compresso com distenso. Ritmo Constante e lento. Direo Centrpeta e conforme a rea, obedecer a direo de fibras musculares. Presso Intensa e intermitente.

Efeitos: 4 Frico Manobras: Mos 1 dedo, 2 e 3 dedos, cotovelo e punho. Ritmo Conforme efeito a ser conseguido. Direo Mantida desde a 1 manobra. Presso intensa (respeitar a dor do cliente). Movimentos Pequenos, circulares ou elpticos em pequenas regies. Manobra de alcance mais profundo. Auxilia a circulao de retorno. Dissocia tecidos em formao patolgicas, contratura e aderncias. Aumenta a possibilidade de contratibilidade da fibra muscular. Aumento da nutrio e circulao tecidual local. Aumento da remoo de catablicos, inclusive os de fadiga muscular. Alonga tecidos encurtados. Vasodilatadora.

5 Percusso uma manobra estimulante com vasodilatao.

24

5 Manobras: Mo Aplaudir (citilada). Palmadas (regies ocas). Punho percusso. Mos em concha (tapotagem). Tamborilamento. Ritmo e Velocidade Constante, rpida. Movimento Golpes rpidos e de forma alternada. Presso Varivel (depende da regio a ser tratada). Ateno Escolher uma das 5 tcnicas de acordo com a dor da cliente, a massa muscular e a regio a ser tratada. 6 Rolamento Manobra que atua efetivamente sobre os msculos, estimulando-os. Manobra Segurar a rea a ser tratada, estando as duas mos do terapeuta estendidas paralelamente, uma em face da outra, para em seguida deslizar rapidamente em sentido inverso. 7 Vibrao uma manobra sedante, principalmente hipersensibilizante dos nervos. Auxilia em quadros de rigidez articular, tendnes e ligamentar. Aplica-se em articulaes. Manobra: Mo Em concha sobre a articulao, ou com o primeiro e o segundo dedos conjuntamente, por exemplo, nas vrtebras da coluna. Presso Leve. Movimento Vibrar do antebrao do terapeuta transmitida para o cliente (isometria de antebrao). Fixar a articulao no ombro do terapeuta e cotovelo e vibrar o antebrao. Deslizamento Superficial Trmino da Sesso Continuidade da massagem, aviso ao paciente que a massagem est terminando. Sensao agradvel de sedao. Perda seletiva de calor. Sensao de pilo-ereo. Forma uma camada de ar entre a pele e o pelo, que isolante trmico, ento a sensao de calor se prolonga por mais tempo. Arrepiou, parou.

25

Regras Gerais A Terapeuta Deve usar roupa confortvel para facilitar os movimentos, bem como us-las limpas. Deve cuidar das mos, usar unhas curtas, limpas. Deve antes e aps a terapia lavar as mos, antes com gua quente, aps com gua fria. Deve estar com os braos com os antebraos desnudos. A amplitude de movimento referente a todas as articulaes do antebrao e mo deve ser completa, para poder efetuar os exerccios abaixo. Deve moldar a mo ao corpo (forma) a ser tocado. No deve estar com colar, anis, pulseiras e relgio. Os Exerccios Ponta dos dedos. Movimentos adjacentes (entre dois dedos). Mo em prece. Lado externo das mos. Mos em prece para cima, para baixo.

O Corpo da Cliente Deve estar desnuda a rea a ser tratada, as demais partes devem estar protegidas. A pele deve estar limpa. O Local Ventilado. Protegido. Temperatura agradvel. Iluminado. Limpo.

Roupa Necessria Lenis, fronhas e cobertor de algodo. Travesseiros de tamanho padro. Travesseiros de tamanhos pequeno e mdio. Cobertor de l. Toalhas.

A Maca

Altura da maca deve ter como base o trocanter maior do terapeuta, pode ser acima deste, se o terapeuta sentir-se mais confortvel. A maca pode ter um orifcio na sua estrutura, para quando a cliente estiver em decbito ventral, poder respirar.

26

Massagem Esttica Corporal Posio: Decbito Dorsal Ps e Pernas

1- Deslizamento superficial nos ps Com as mos em conchas, alternado-as at os tornozelos de baixo para cima, suavemente com pouca presso. 2- Deslizamento sobre os tendes Com os polegares alternados, nos tendes de cada artelho. 3- Presso nos artelhos Segurando os dedos um a um, nas juntas com presso suave do sentido proximal para o distal. 4- Rotao dos dedos Suavemente um a um, no sentido horrio e no sentido anti-horrio. 5- Frico lateral Segurar a perna elevando-a com uma das mos e com a outra fazer a massagem com o polegar em pequenos crculos, comeando pelo calcanhar subindo pela lateral da planta do p. 6- Frico no tendo de Aquiles Com os dedos polegar e indicador friccionar o tendo da base do tornozelo para baixo. 7- Aquecimento da articulao dos ps com movimentos de rotao. 8- Deslizamento superficial na perna Mos paralelas, alternadas, movimentos ascendentes. 9- Deslizamento profundo na perna Mos paralelas, alternadas, movimentos ascendentes com maior profundidade e velocidade. 10- Presso com deslocamento Com as mos em forma de um anel, pressionar e deslizar profundamente em sentido ascendente. 11- Presso com deslocamento Com as mos em forma de pina, pressionar e deslizar profundamente com os polegares alternados. Coxas 1- Amassamento transversal com toro rea Medial Intermdia e Lateral do Coxa, com movimentos ascendentes. 2- Deslizamento profundo latero-lateral com polegar e demais dedos. 3- Rolamento Subcutneo Deslizamento profundo alternado dos polegares e demais dedos. 4- Pinamento - Pequenos belisces com as mos em forma de pina. rea Medial, Intermdia e Lateral da Coxa, movimentos ascendetes. 5- Percusso Tapotamento rea Medial, Intermdia e Lateral da Coxa, movimentos ascendentes. 6- Frico com punho fechado Movimentos alternados, ascendentes iniciando pela lateral da Coxa. 7- Deslizamento superficial 8- Percusso Cutiladas Movimentos ascendentes, rea Medial, Intermdia e Lateral da Coxa.

27

9- Deslizamento superficial 10- Vibrao por isometria. 11- Flexo da articulao dos joelhos 3 vezes o movimento. Abdmen 1- Deslizamento superficial Com as mos, alternadamente partindo do umbigo para fora no sentido horrio. 2- Deslizamento circular Com as mos sobre postas e com as pontas dos dedos, em pequenos crculos, contornar o abdmen com movimentos rpidos e leves. 3- Frico circular Uma das mos realiza o movimento circular em toda a regio sem perder o contato, enquanto a outra faz movimento semi-circular somente na regio abaixo do umbigo. 4- Frico semi-circular Com as mos executando os crculos alternadamente, paralelas, cruzando-se e descruzando-se de forma a torcer o tecido. 5- Amassamento transversal com toro Movimentos ascendentes, iniciando pela lateral oposta. 6- Amassamento localizado com toro Na regio abdominal com maior concentrao de gordura. 7- Presso com deslocamento lateral Deslizar suavemente pelo centro do abdmen, subindo com presso pelas laterais. 8- Grande amassamento transversal Torcer toda a extenso do abdmen, de baixo para cima. 9- Rolamento cutneo Deslizamento profundo alternado dos polegares e demais dedos. 10- Pinamento Movimentos ascendentes, rpidos e leves. 11- Percuo Tapotamento Cutiladas leves e ascendentes. 12- Drenagem do clon descendente. 13- Vibrao por isometria. Mos e Braos Aplicar seqncia da massagem clssica. Mamas 1- Deslizamento circular Em ambas as mamas. 2- Deslizamento nas laterais Uma mama de cada vez, movimentando alternadamente as mos. 3- Deslizamento em oito Sobre o externo. 4- Deslizamento em oito sobre as mamas. 5- Deslizamento total. Rosto 1- Deslizamento superficial 2- Deslizamento profundo Platisma.

28

3- Deslizamento profundo Masseteres. 4- Deslizamento profundo Orbicular da Boca. 5- Deslizamento profundo Zigomaticos. 6- Deslizamento profundo Orbicular dos Olhos. 7- Deslizamento profundo Frontal. Pescoo 1- Deslizamento do trapzio: Com movimentos alternados, contornar ombros e trabalhar toda a rea do trapzio. 2- Deslizamento da cervical: Movimentos de deslizamento com 3 dedos da base do pescoo at a regio occipital. 3- Alongamento do trapzio: Com a mo direita sobre a face direita e a mo esquerda sobre o ombro direito, empurrar o ombro em direo maca sem colocar fora no rosto. 4- Estriamento da cervical: Colocar as mos sobrepostas na base do pescoo e pux-lo delicadamente na direo da profissional, sem levant-lo, contar at 3 e soltar. 5- Alongamento da cervical: Colocar uma mo na nuca e outra na altura da cabea, levant-la delicadamente no sentido de encostar o queixo na regio subelvica (perto), contar at 5 e retornar vagarosamente a cabea na posio inicial. Glteos 1- Deslizamento superficial em crculos. 2- Deslizamento profundo em crculos. 3- Amassamento 4- Frico com punhos fechados. 5- Percuso - cubital 6- Vibrao por isometria. 7- Deslizamento total. Costas 1- Deslizamento superficial. 2- Presso com deslocamento lateral descer suavemente pelo centro da coluna e subir com presso pelas laterais. 3- Massagem escapular. 4- Presso com os polegares em oito, vrtebra a vrtebra. 5- Frico na lateral da coluna com os polegares. 6- Com os dedos indicador e mdio flexionados subir deslizando-os da base da coluna at a nuca. Costas

29

7- Idem ao item 4. 8- Idem ao item 4 porm a cada trs movimentos, descer com os polegares para a lateral. 9- Amassamento. 10- Tapotamento. 11- Deslizamento total. 12- Vibrao em zigue-zague. 13- Vibrao por isometria. 14- Presso na coluna com as mos em concha e com a respirao coordenada.

Finalizao Ao terminar, cubra a cliente e deixe-a repousando. Lave rigorosamente as mos. Tome um copo de gua. Calmamente faa-a mexer as mos e os ps. Alongue a rea lombar de sua cliente. Ajude-a a levantar-se. Alongue a rea cervical de sua cliente.

30

S-ar putea să vă placă și