Sunteți pe pagina 1din 22

APOSTILA DE TELEFONIA

APARELHO TELEFNICO

TELEFONE
1. FUNDAMENTOS DE ACSTICA
1.1 VOZ x AUDIO O som a sensao causada no sistema nervoso pela vibrao de delicadas membranas no ouvido, como resultado da vibrao de corpos rgidos ou semi-rgidos, tais como diapaso, alto-falante ou uma campainha.

O som uma energia mecnica, necessitando de um meio material para sua propagao, diferentemente da energia eletromagntica que se propaga no vcuo.

O ar constitui um meio do qual o som pode ser transmitido, entretanto, outros meios, sejam eles slidos ou lquidos podem servir para sua propagao.

Constata-se que um meio com maior densidade, ou seja, um slido, propaga o som melhor que o ar. Principais partes do ouvido humano

APARELHO TELEFNICO As freqncias audveis vo desde 16 Hz at 20 kHz, sendo que o limite superior varia de pessoa para pessoa e decresce com a idade.

Para que o som possa ser percebido pelos rgos auditivos, deve haver uma intensidade mnima, que corresponde ao limite superior de audibilidade, chamado umbral de audibilidade. Este limite varia com a freqncia, sendo que o ouvido humano tem uma sensibilidade maior para as freqncias de aproximadamente 3 kHz.

As principais caractersticas do ouvido humano so: Recepo: vibrao do tmpano, Faixa de freqncia: 16 Hz a 20 kHz, Resposta: no linear. Curva de resposta em freqncia do ouvido humano.

A voz humana produz vibrao sonora de uma faixa de freqncias de 100 Hz a 10 kHz. Cada som emitido composto simultaneamente de diversas freqncias. A freqncia dos sons vocais so harmnicos de uma certa freqncia fundamental das cordas vocais. A potncia mdia da voz de diversas pessoas pode variar dentro de amplos limites, sendo, no entanto de um valor muito baixo. Uma pessoa falando baixo produz 0,001 microwatt, falando normalmente 10 microwatts, e gritando 1 a 2 miliwatts.

Outra caracterstica importante da voz que deve ser levada em conta, que a maior parte da energia est concentrada nas baixas freqncias.

APARELHO TELEFNICO As principais caractersticas da voz humana so; Emisso: vibrao das cordas vocais Faixa de freqncia: 100 Hz a 10 kHz Faixa de maior energia: 100 Hz a 1500 Hz Faixa de maior inteligibilidade: 1500 Hz a 8000 Hz

Curva caracterstica da voz humana no domnio da freqncia

1.2 INTELIGIBILIDADE

Diversos estudos foram realizados para determinar qual a faixa de freqncias mais apropriada, sob o ponto de vista econmico e de qualidade para as comunicaes.

Para fonia (transmisso de voz), foram basicamente levados em conta os seguintes fatores, resultantes das caractersticas da voz e do ouvido humano;

Inteligibilidade, Energia da voz

A inteligibilidade definida como o percentual de palavras perfeitamente reconhecidas numa conversao.

Verificou-se que na faixa de 100 a 1,5 kHz estava concentrada 90% da energia da voz humana, enquanto que na faixa acima de 1,5kHz estava concentrada 70% da inteligibilidade das palavras.

APARELHO TELEFNICO Baseado num compromisso entre estes dois valores, foi escolhida a faixa de voz entre 300 a 3,4 kHz para comunicaes telefnicas, o que garante 85% de inteligibilidade e 68% de energia e da voz recebida pelo ouvinte. Para transmisso de msica, no entanto, necessrio uma faixa bem maior, de 50 Hz a 10 kHz.

Considerando esse fato, os sistemas telefnicos em geral foram projetados e construdos no mundo todo para atender bem ao espectro definido pela telefonia simples, assim os aparelhos telefnicos tm boa resposta nas cpsulas transmissora e receptora para a parcela de energia da voz humana que se situa entre as freqncias de 300 a 3,4 kHz, garantindo 85% de inteligibilidade.

A evoluo da utilizao da rede telefnica para outros servios, especialmente a comunicao digital de dados em alta velocidade, conduziu naturalmente necessidade de utilizao de bandas passantes superiores a 3,4 kHz, sendo ento desenvolvidas novas tecnologias para o atendimento dessas necessidades.

2. O TELEFONE
Por definio [ALENCAR 1999], o dispositivo eletrnico responsvel pela origem e destino das ligaes e que permite a conversao entre assinantes, alm de trocar informaes com a central telefnica.

O aparelho telefnico foi inventado por Alexander Graham Bell, em 1876, possibilitando duas pessoas falarem por um circuito atravs de fios.

Aps todos estes anos da inveno na qual a tecnologia e os materiais tenham sido modificados substancialmente, o principio de funcionamento o mesmo ao de 100 anos atrs.

O telefone um equipamento eletrnico, e como tal, necessita de uma alimentao de corrente contnua (DC).

APARELHO TELEFNICO

Antigamente os aparelhos telefnicos utilizavam uma bateria local junto ao prprio aparelho, tornando o aparelho dispendioso e complicado para o usurio, alm de originar problemas tcnicos freqentemente.

Atualmente, os aparelhos telefnicos utilizam o que chamamos de bateria central, proveniente da prpria central telefnica, assim h uma reduo de custos e facilidade de operao e manuteno do aparelho.

As principais funes do aparelho telefnico so: Solicitar a utilizao dos recursos da central local, quando o usurio retira o fone do gancho; Informar o usurio que a central local est apta para o incio da chamada, emitindo o tom de discar; Transmitir o nmero de telefone do chamado central local; Indicar o estado de uma chamada em progresso (tocando campainha, ocupado, etc..) Avisar o usurio que uma chamada est ocorrendo (toque de campainha); Transformar a energia acstica de voz em energia eltrica e vice-versa; Ajustar automaticamente as variaes existentes nos comprimentos dos cabos; Avisar a central local que a chamada terminou logo aps o usurio chamador colocar o fone no gancho.

Sendo que de maneira simples podemos dizer que o telefone possui trs circuitos bsicos:

Um circuito de voz (speech circuit), Um circuito de transmisso, processador de chamadas (pulse dialer ou DTMF), Um circuito de dispositivo sonoro ou campainha (tone ringer).

APARELHO TELEFNICO 2.1 CIRCUITO DE VOZ

2.1.1 Transmissor

Quando nos referimos ao circuito de voz, responsvel pela converso de sinais eltricos em sonoros e vice-versa, temos a cpsula transmissora, que gera vibraes que so transmitidas a um diafragma, este comprime as partculas de carvo, as quais so comprimidas umas contra as outras, fazendo maior contato entre elas e a resistncia entre os dois eletrodos do microfone diminui, quando o diafragma volta a posio original diminui a rea de contato entre as partculas de carvo e a resistncia aumenta.

Quando uma corrente circula nos terminais da cpsula, temos como resultado uma corrente variante no tempo. As cpsulas de carvo so as mais baratas e de menor qualidade, suas caractersticas so muito instveis e causam grande distoro.

Transformao de energias eltrica em acstica

APARELHO TELEFNICO Cpsula transmissora a carvo.

Cpsula transmissora de aparelho telefnico

Nos dias de hoje esta funo realizada por microfones de eletreto, que composto por um eletreto, material cermico, que ao ser comprimido produz uma variao de tenso na sada.

Microfone de eletreto

APARELHO TELEFNICO Neste tipo de cpsula a variao causada pelas laminas internas so muito pequenas, a qual deve ser ento amplificada, atravs de um amplificador do tipo FET. A desvantagem deste tipo de cpsula a sensibilidade a interferncia por rdio freqncia (RF), devido a alta impedncia do FET. 2.1.2 Receptor O receptor, tambm conhecido como cpsula receptora, faz a funo inversa, ou seja, transforma as variaes de corrente eltrica em variaes sonoras. Para a transformao da energia eltrica em energia acstica, utilizam-se cpsulas magnticas e dinmicas. A cpsula magntica constituda basicamente de um im permanente com duas peas polares, providas de bobinas, atravs das quais circula corrente DC.

Transformao de energia eltrica em acstica (cpsula magntica).

Nas cpsulas receptoras dinmicas, a bobina pela qual circula a corrente DC est unida membrana, movendo-se num campo magntico cilndrico (figura abaixo), sendo a fora que atua sobre a bobina e a membrana proporcional fora do campo magntico.

APARELHO TELEFNICO

Transformao de energia eltrica em acstica (cpsula dinmica). Cpsula receptora

Monofones

10

APARELHO TELEFNICO Esquema de conversao telefnica

2.2 PROCESSADOR DE CHAMADAS

Um assinante, quando deseja originar uma chamada ou efetuar uma ligao, retira o monofone do gancho e aguarda o tom de discar (ou tom de linha).

Aps a confirmao do sinal, ele dever enviar a informao central local do nmero com que deseje falar.

Para isto, os aparelhos telefnicos so dotados de um teclado ou disco numrico, de forma que o assinante chamador envie central o nmero do assinante chamado.

Disco numrico

O sinal produzido pode ser uma seqncia de pulsos ou sinais multifrequeciais DTMF.

11

APARELHO TELEFNICO 2.2.1 Pulse Dialer (Discagem por Pulso)

Nos telefones com disco, o usurio gira o disco no sentido horrio at o elemento de bloqueio (ou encosto). O disco ao retornar a posio normal, devido ao de uma mola, provoca a abertura no loop de corrente da linha, tantas vezes quanto for o nmero discado.

A central percebe a interrupo do loop de corrente e contabiliza os pulsos enviados, que chegam na razo aberto-fechado de 2:1, divididos em 66,66 ms e 33,33 ms, um pulso totalizando 100 ms (0,1 s), sendo que o processo deve ser repetido para cada dgito discado. A esse processo d-se o nome de discagem decdica. Pulsos decdicos de discagem (dgito 3)
33,33 ms

66,66 ms

O telefone de disco composto por partes eletromecnicas que ao girar, enviam pulsos de corrente linha telefnica. Estes tipos de aparelhos foram substitudos por teclados, o qual torna-se mais fcil de usar, alem disso o telefone de teclado tornou a discagem mais rpida, outra facilidade do teclado refere-se que estes possuem uma chave tom / pulso a deve ser colocada na converso adequada da linha. Na forma de pulso seria o equivalente ao telefone de disco numrico, s que os pulsos so realizados no interior do aparelho. Na verso tom, so enviados tons multifrequenciais DTMF (Dual Tom Multifrequency) linha telefnica.

2.2.2 DTMF Generator (Multifrequencial)

Nos telefones multifrequenciais, quando uma tecla pressionada, ativa a emisso de um par de freqncias (DTMF) na faixa de udio, por um perodo de tempo de

12

APARELHO TELEFNICO aproximadamente 100 ms, central local, que filtra e identifica o par como sendo o cdigo de um nmero predeterminado.

Cada dgito decimal ou tecla possui um par de freqncias especficas, como mostrado na figura abaixo.

Tons multifrequenciais. A quarta coluna utilizada para aplicaes especiais.

Os aparelhos modernos possuem uma chave de seleo tom/pulso e ainda a opo de converso para tom durante a ligao decdica, utilizando uma tecla especfica para esse fim (tecla tom ou *).

Os sinais DTMF pr serem confiveis e facilitarem o projeto de circuitos eletrnicos, tm contribudo para o desenvolvimento de equipamentos sofisticados para automao e controle, como, por exemplo, atendimento automtico para saldo bancrio, saldo de carto de crdito, identificadores de chamada (BINA).

A opo DTMF proporciona diminuio do tempo de transmisso da sinalizao, portanto mais vantajosa. Atualmente praticamente todas as centrais digitais fazem automaticamente o reconhecimento da opo de sinalizao utilizada pelo assinante.

As teclas bsicas que acompanham um telefone moderno so:

0 9: dgitos decimais para discagem. REDIAL: rediscagem do ltimo nmero discado.

13

APARELHO TELEFNICO TOM/PULSO: mudana automtica de decdico para DTMF e vice-versa. FLASH: acesso a servios da central. Consiste em interromper a corrente de loop (abrir a linha) por um tempo de 100 a 800 ms e equivale a um breve toque no gancho do aparelho. PAUSE: insere um atraso de aproximadamente de 2 segundos antes de enviar os dgitos a serem discados, aps o pressionamento dessa tecla. STORE: armazenamento de nmero da agenda. MEMO: chama automaticamente o nmero programado na agenda. MUTE: a tecla temporariamente. VOL: regula o nvel da campainha. de sigilo que bloqueia a transmisso/recepo

3. Circuito de Campainha ou Ring (Tone Ring)


A central telefnica aps identificar o assinante chamado deve enviar um sinal e fazer soar a campainha do telefone. Esse sinal deve ter potncia suficiente para avisa-lo da chamada a uma distncia razovel.

Nos aparelhos mais antigos, foi utilizada uma campainha eletromagntica. A corrente necessria e padronizada para esse fim foi a corrente alternada, senoidal, cujo valor poder estar situado entre 70 a 90 Vrms (eficazes) com freqncia de 25 Hz (+/- 20 %).

A corrente denominada de corrente de toque enviada ao assinante chamado de forma pulsada, de maneira a provocar um segundo toque de campainha e quatro segundos de silncio (1:4 s).

usado um capacitor para bloquear a corrente contnua da linha e permitir a passagem apenas da corrente de toque.

14

APARELHO TELEFNICO

a
Linha de Assinante

Chave C Campainha
20 ~25 Hz

Circuito do Aparelho Telefnico

A chave, quando o fone est no gancho, fica aberta. Quando o usurio tira o fone do gancho, interrompe a corrente alternada e simultaneamente uma corrente contnua alimenta o aparelho telefnico.

Dessa forma, todos os circuitos combinados, forma o diagrama geral do telefone, conforme indicado abaixo.

Diagrama de blocos do telefone.

4. Alimentao do Aparelho Telefnico


Os telefones funcionam com tenso contnua de -48V, corrente de operao de 20 a 80 mA. Esta alimentao proveniente da prpria central telefnica, simplificando os circuitos do aparelho e a sua instalao.

15

APARELHO TELEFNICO

5. SINALIZAO
Sem dvida, os equipamentos que compem um sistema telefnico foram criados para possibilitar a comunicao entre os humanos. Porm, entre as centrais telefnicas, devero precisar haver uma comunicao protocolar para que o sistema funcione de forma autocontrolada e auto-sustentada, conhecidas pelo nome de sinalizao.

A sinalizao telefnica de suma importncia para o processo de efetivao e tarifao das chamadas. a sinalizao quem informa a prestadora de servios os dados necessrios para faturar as contas dos assinantes, atravs dela tambm as Operadoras tm dados estatsticos extremamente importantes para a gesto operacional.

Basicamente existem dois tipos de sinalizao:

a primeira ser entre os aparelhos telefnicos dos usurios e a central de comutao a que estiverem conectados, a segunda so as sinalizaes ocorridas entre as centrais telefnicas.

5.1 Sinalizao de assinante

Tambm conhecida como Sinalizao Acstica, consiste em uma srie de sinais audveis com freqncias e cadncias preestabelecidas emitidas da central telefnica para o assinante e se divide em:

5.1.1 Tom de Discar (TD)

Tambm chamado tom de teclar, o sinal que informa ao assinante originador da chamada o momento de iniciar o processo de chamada, por meio da discagem ou teclagem do nmero do assinante destino.

A central enviar esse sinal toda vez que for reconhecido que o assinante retirou o fone

16

APARELHO TELEFNICO do gancho, pois isso indicar que ela estar pronta para receber o nmero do assinante destino.

A tenso presente na linha de assinante quando o fone estiver no gancho (loop aberto) ser de -48 volts DC, quando o usurio retirar o fone, uma chave fechar o loop de linha e a tenso cair para aproximadamente 12 Volts DC, que ser detectada pela central e assim saber que o fone foi retirado do gancho.

O assinante que deseja fazer a ligao ter um tempo determinado pela central entre 15 a 20 segundos para faz-lo, caso no o faa, ser desligado da central, para que no ocupe o sistema e receber um sinal de ocupado, sinalizando para que refaa a ligao.

O sinal enviado ao assinante originador continuamente em uma freqncia de 425 Hz 25Hz at a recepo do primeiro dgito acionado pelo mesmo.

Grfico do Sinal Eltrico do Tom de Discar.

5.1.2 Tom de Chamada (TC) ou Tom de controle de Chamada

O sinal (tambm denominado RBT) que informa ao assinante originador da chamada que ela foi processada pela central e que o assinante de destino foi localizado. Nesse momento,

17

APARELHO TELEFNICO no mesmo instante o assinante chamado recebe a corrente de toque de campainha, fazendo soar um sinal no seu telefone.

O sinal vem de forma cadenciada, na razo de 1:4, isto , um segundo de toque (corrente de toque de campainha) para 4 segundos de silncio. A freqncia desse sinal de 425Hz 25Hz.

Grfico do Sinal eltrico do Tom de Discar

5.1.3 Tom de Ocupado (TO ou LO)

enviado diretamente da central para o assinante que originou a chamada, informando-o das seguintes situaes:

se a linha do assinante destino encontra-se ocupada no momento do chamado; se h congestionamento em algum ponto da cadeia de comutao, seja nas rotas diretas ou no trfego de transbordo; se os dgitos no foram enviados satisfatoriamente ou em tempo hbil para a central; se o enlace no pde ser processado em algum ponto da cadeia de comutao, por problemas tcnicos;

Esse sinal ser de 425Hz, cadenciado em ciclos iguais de 250ms de sinal e 250ms de silncio (1/4 de segundo).

18

APARELHO TELEFNICO

Grfico do Sinal eltrico do Tom de Ocupado

5.1.4 Tom de Nmero Inacessvel (TNI)

Tambm chamado de Tom de Nvel Vago ou Nmero Inexistente. um sinal de 425Hz enviado ao assinante originador da chamada (chamador) em uma seqncia de sinal com durao de 250ms por 750ms, intercalado por um perodo de silncio de 250ms.

Indica as seguintes possveis situaes:

nmero do assinante enviado no existe; a linha do assinante destino est com defeito; nmero do assinante destino foi mudado; acesso ao nmero negado para a sua categoria de usurio.

Esse sinal tem sido gradativamente substitudo por uma gravao do tipo esse nmero no existe ou foi mudado, favor ligar para o servio de auxlio Lista 102.

5.1.5 Corrente de Toque (CT)

uma corrente alternada produzida com uma tenso de 75 Volts rms (eficazes) com tolerncia de +20% e freqncia de 25Hz, enviada campainha (circuito ring) do telefone do assinante de destino, informando-o sobre a existncia da chamada. 19

APARELHO TELEFNICO A corrente enviada na mesma cadncia do tom de controle de chamada, um segundo de sinal por quatro segundos de silncio, at que o assinante atenda ou aps completar um perodo de temporizao.

Sinalizaes

5.1.6 Outros Tipos

Existem outros tons, como o Tom de advertncia de Telefone Pblico, que informa ao usurio de telefone pblico o momento de trocar o carto ou colocar outra ficha (moeda); Tom de Confirmao de Programao, utilizado na programao de centrais privadas tipo PABX, Tom de Chamada em Espera, utilizado pelas centrais digitais quando o assinante usufrui a facilidade de atender duas chamadas em uma mesma linha, dentre outras sinalizaes de assinante.

6. OUTROS TIPOS DE TELEFONE

6.1 Telefone Digital

So aparelhos inteligentes (microprocessados) com circuitos dedicados, de forma a serem conectados diretamente a um PABX digital ou a uma central digital com recursos de uma RDSI. Todos os sinais, voz e dados so digitalizados (PCM), constituindo uma rede de comunicao de dados. 20

APARELHO TELEFNICO Os aparelhos digitais possuem funes especiais, com comunicao direta e rpida com o sistema de comutao, como;

BINA, Correio de voz, Agendas.

6.2 Telefone Sem Fio (Cordless Telephone)

O telefone sem fio um aparelho com uma parte fixa denominada unidade base, e outra mvel.

A parte mvel corresponde, funcionalmente a um telefone porttil com recursos de um telefone convencional, incorporado ao prprio monofone, acrescido de um circuito de RF (radiofreqncia) para comunicao com a unidade base.

A unidade base, alm do circuito de RF, est conectada diretamente cental e, eletricamente, faz a interface entre o usurio e a central. Ela fecha o loop, providencia a sinalizao para o processo de discagem, reconhece o toque de campainha e faz a interface de udio.

Os telefones sem fio comuns funcionam a uma distncia de at aproximadamente 100 metros.

Outros denominados longa distncia, trabalham com freqncia de RF na faixa de 900 MHz e funcionam at aproximadamente 400 metros.

21

APARELHO TELEFNICO 7. BIBLIOGRAFIA http://br.geocities.com/saladefisica Apostila Telefonia Bsica Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia Eltrica Apostila Telefone Prof Walter Pichi ETEC SP Tecnologia de Centrais Telefnicas Vicente Soares Neto Francisco Teodoro Assis Carvalho Ed. rica 2 Edio

22

S-ar putea să vă placă și