Sunteți pe pagina 1din 3

MINISTRIO DA EDUCAO COORDENAO DE APERFEIOAMENTO DE PESSOAL DE NVEL SUPERIOR - CAPES DIRETORIA DE EDUCAO BSICA PRESENCIAL DEB INSTITUTO FEDERAL

L DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAO DOCNCIA PIBID - 2011

FICHA DE ATIVIDADE 21/05/2012 NATLIA PIMENTA

Ensino

(x) Fundamental ( ) Mdio 9ano Disciplina: ARTES N Alunos: 34 identificando nas Durao: 1 Aulas mesmas os Elementos da

Srie:

Ler uma imagem seja ela artstica ou cotidiana, Competncias Linguagem Visual compreendendo que a imagem um texto e que pode ser lido e interpretado atravs do fazer artstico. Explorar o universo grfico, desenvolvendo o seu imaginrio pessoal, descobrindo novas tcnicas e novos materiais. Habilidades Atribuir ou fortalecer conceitos sobre arte, aprofundando um estudo acerca da histria da produo artstica, para a leitura de uma obra bi ou tridimensional. Elementos formais e intelectuais (perspectiva, luz, Contedo volume e cor; harmonia cromtica nas obras de arte e nas produes dos alunos). Desenho figurativo, geomtrico e abstrato. Materiais folha A4.

PROCEDIMENTO METODOLGICO

A turma ser dividida em grupos de trs, para uma dinmica com onze pergunta e resposta para os grupos, a respeito do tema onde uma metade da sala ficar com as perguntas e a outra metade ficar com as respostas, os grupos que ficaram com as perguntas iram perguntar e logo em seguida os outros grupos tentaram responder a questo certa, assim eles conciliaram seus conhecimentos com o tema. QUESTES SUGERIDAS 1- O cenrio determina o espao e o tempo da ao teatral, com tudo para se entender o cenrio e preciso? 2- Qual a linguagem cnica que se encarregam de representar um espao geogrfico, um espao social e um espao interior? 3- O que o cenrio pode projeta? 4- Qual a principal funo da iluminao?

RESPOSTA ESPERADAS 1. preciso recorrer gramaticalidade de outra linguagem cnica e artstica com a pintura, a escultura, a arquitetura, a decorao o design da iluminao. 2. O espao geogrfico representado por uma paisagem, o espao social por uma praa pblica, uma cozinha, um bar etc. O espao interior representado por a mente, as paixes, os conflitos, os sonhos, o imaginrio humano. 3. Ele pode projeta o tempo: a poca histrica, estaes do ano, horas do dia, os momentos fugazes do imaginrio. 4. delimitar o espao cnico, determinado o ponto do palco, aonde a ao vai se desenrolar. Comentrios pedaggicos Todos os alunos participaram da atividade, todos estavam empolgados, quando um dos grupos liam uma questo todos os outros grupos que estavam

com as questes queriam responder, mesmo sem ter a certeza que a resposta estava certa. Foi bem legal depois falamos novamente sobre as perguntas, para saber se todos entenderam o assunto, um ou dois no entenderam mais a maioria entendeu. Isso ser feito para mostrar que no teatro os objetivos podem ter diversas funes. E que o aluno possa perceber no cenrio, os elementos que so necessrios para sua composio. REFERNCIAS Referencial Curricular do Ensino Fundamental das escolas pblicas do Estado do Tocantins: Ensino Fundamental do 1 ao 9 ano. 2 Edio / Secretaria de Estado da Educao e Cultura. TO.BORGATO, Ana Maria Trinconi. Tudo linguagem: Lngua Portuguesa / Ana Maria TrinconiBorgatto, Terezinha Costa Hashimoto Bertin, Vera Lcia de Carvalho Marchezi. 2. ed. So Paulo: tica, 2009.

S-ar putea să vă placă și