Sunteți pe pagina 1din 34

Curso: Introduo Cincia dos Materiais Aplicados Engenharia Civil O Concreto auto-adensvel (CAA)

Profa Dra. Mnica Pinto Barbosa

Definio:
O Concreto auto-adensvel (CAA), pode ser definido como um concreto capaz de fluir dentro de uma frma, passando pelas armaduras e preenchendo a mesma, sob o efeito do seu prprio peso, sem o uso de equipamentos de vibrao. Assim, o uso do CAA aumenta a produtividade, reduz a mo de obra exigida e melhora o ambiente de trabalho.
Segundo OKAMURA (1997), o concreto auto-adensvel uma mistura que pode ser adensada em qualquer local na frma, apenas por meio de sua prpria acomodao devido ao seu peso prprio e, sem necessidade de vibrao. Sonebi (2004) define o CAA como uma nova categoria de concreto de alto desempenho caracterizado pela habilidade de se espalhar dentro dos moldes em que lanado sob ao da gravidade, sem a necessidade de vibrao, e se auto-adensar sem segregar e sem causar bloqueio.

SHINDOH & MATSUOKA (2003) : Definem o CAA como um concreto com excelente deformabilidade, alta resistncia segregao que pode ser lanado em estruturas densamente armadas sem a necessidade de adensamento . Para que isso ocorra, o CAA deve ter excelente adensabilidade em reas densamente armadas, deformando-se por causa de seu peso-prprio sem a segregao de nenhum de seus componentes.

Barbosa et al (2002): O termo concreto auto-adensvel (CAA) identifica uma categoria de material cimentcio que pode ser moldado nas frmas e preencher cada espao exclusivamente atravs de seu peso prprio, sem necessidade de qualquer forma de compactao ou vibrao externa.
A auto-adensabilidade do concreto no estado fresco descrita como a habilidade de todo o material preencher espaos e envolver as barras de ao e outros obstculos, atravs, exclusivamente, da ao da fora da gravidade, mantendo uma homogeneidade adequada (BOSILJKOV, 2003).

A EFNARC (European Federation of National Trade Associations Representing Producers and Applicators of Specialist Building Producters), entidade europeia com sede no Reino Unido, descreve o CAA como o mais revolucionario desenvolvimento na construo de estruturas de concreto ocorrido nas ltimas decadas, constituindo-se em um dos casos particulares dos concretos de nova gerao. Ele se particulariza por ter como requisitos de desempenho no apenas os fatores de resistncia mecnica e de durabilidade, mas o fato de ser concebido para se tirar partido de outras exigncias, como as facilidades de lanamento, a reduo de rudos em obras e a rapidez no tempo de execuo. O C.A.A. marcado por suas propriedades no estado fresco, as quais so alcanadas por meio da utilizao de aditivos superplastificantes e de uma porcentagem elevada de pasta; soma-se a isto o fato de que a porcentagem de agregados grados na mistura menor do que para o caso dos concretos convencionais.

Um concreto s ser considerado auto-adensvel, se trs propriedades forem alcanadas:


A fluidez; A coeso necessria para que a mistura escoe intacta entre barras de ao ou habilidade passante; A resistncia segregao. Fluidez a propriedade que caracteriza a capacidade do concreto
auto-adensvel de fluir dentro da frma e preencher todos os espaos.

Habilidade passante a propriedade que caracteriza a capacidade do

CAA de escoar pela frma, passando por entre as armaduras sem obstruo do fluxo ou segregao.

Resistncia segregao a propriedade que caracteriza a capacidade

do CAA de se manter coeso ao fluir dentro das frmas, passando ou no por obstculos

Sabe-se ainda que: A habilidade do concreto fresco, CAA ou no,

de passar atravs de espaos estreitos ou obstculos um dos principais fatores que influem na qualidade final do concreto endurecido.

Entretanto......

Existia o problema da exsudaao do concreto.

At meados dos anos 70, o ACI (American Concrete Institute) no recomendava que se utilizasse misturas com resultados de abatimento (slump test) acima de 175mm, j que a exsudao aumentava exponencialmente. Observa-se, no grfico que medida que o consumo de cimento diminui o problema se agrava, pois a quantidade de finos menor.

ENTO......
Figura 1: exsudao de concretos sem aditivos (fonte: COLLEPARDI, 2001, p.12)

SURGIRAM OS ADITIVOS SUPERPLASTIFICANTES


Com eles pode-se dosar concretos fluidos com valores de abatimento acima de 250mm com nenhuma ou desprezvel exsudao, vejamos.... Foi ento sugerido que se nomeasse de concretos reodinmicos aquelas misturas bastante fluidas, mas ao mesmo tempo coesivas e com baixa tendncia segregao e exsudao.

HISTRICO
O moderno concreto auto-adensvel foi desenvolvido no Japo para resolver o problema da baixa durabilidade de construes em concreto armado. Por volta de 1983 iniciaram os primeiros estudos, coordenados por Hajime Okamura, da Universidade de Tkio.
Primeiramente, Okamura pensou em adaptar o concreto a ser estudado para as estruturas convencionais, os concretos submersos resistentes lixiviao, que j eram utilizados na poca para resolver este problema. importante frisar que aquele concreto possua uma excelente resistncia segregao devido ao aditivo modificador de viscosidade, a base de polmeros solveis em gua. Mas este tipo de concreto no satisfez completamente s expectativas, basicamente por duas razes: a grande viscosidade impedia eliminao de bolhas de ar aprisionadas na massa do concreto e a compactao deste em reas altamente reforadas com armaduras era complicada. Assim, os estudos foram direcionados para a trabalhabilidade de concretos.

MOTIVAAO DAS PESQUISAS:


A falta de mo de obra qualificada em toda a indstria da construo civil do Japo e, conseqentemente, nos canteiros de obras, para realizar a compactao adequada do concreto, necessria para execuo de estruturas durveis. Atravs da visualizao do concreto em um experimento proposto por Hashimoto, pode-se observar o movimento dos agregados grados, com a substituio da argamassa do concreto por um material polmero transparente. Neste experimento pode-se observar que o bloqueio da fluidez atravs de um obstculo ou passagem estreita ocorreu em funo docontato entre os agregados grados. Para evitar este problema, foi limitada a quantidade de agregado grado, assim como estabeleceu-se que o concreto deveria possuir uma viscosidade moderada.

Segundo Okamura para o concreto fluir uniformemente atravs de barras de ao, a tenso de cisalhamento da argamassa deve ser pequena. Esta tenso surge na argamassa, devido ao deslocamento das partculas de agregado grado. Observando-se resultados experimentais, Okamura concluiu que a tenso de cisalhamento da argamassa dependeria da relao gua/aglomerante (a/agl), e que existia uma relao a/agl tima, para a menor tenso. Assim, surge um problema: aumentando a relao gua/aglomerante, aumenta a fluidez do concreto, mas, ao mesmo tempo, diminui sua viscosidade. Por isso que para a produo de concretos auto-adensveis praticamente obrigatrio o uso de aditivos superplastificantes e recomendvel o uso de modificadores de viscosidade, o primeiro para aumentar a fluidez e o segundo para aumentar a viscosidade do concreto.

PORM....
Somente aps um estudo aprofundado de todas estas informaes, em 1988, foi que Ozawa desenvolveu o primeiro concreto auto-adensvel.

ESTUDOS DERAM SEGMENTO A ESTA NOVA TECNOLOGIA


em 1989 foi publicado o primeiro trabalho sobre o CAA por Ozawa no

Second East-Asia and Pacific Conference of Structural Enginnering and Construction (EASEC2); Em Maio de 1992 Ozawa apresenta o CAA no CANMET & ACI International

Conference, em Istambul, permitindo assim a divulgaao do novo concreto pelo mundo todo; em 1993, Okamura, Ozawa e Mackawa publicaram o primeiro livro na rea

(em japons) High Performance Concrete; Em Novembro de 1994, Paul Zia promove o primeiro Workshop ACI em Bangkok, sendo que a partir da o CAA passa a ser ponto de referencia comum entre pesquisadores e engenheiros; Em 1996 a Fergunson Lecture by Okamurana ACI Fall Convection, em New Orleans desperta o interesse dos engenheiros e pesquisadores americanos; Em agosto de 1998 ocorre o primeiro seminrio sobre CAA , em Kochi no Japo, onde se decidiu estabelecer uma rede de intercmbio de informao, usando um web-site na internet International Network for Self-Compacting Concrete (SCC-Net);

E TEM MAIS.....
Janeiro de 1997 foi formado o Comit Tcnico da RILEM para estudar o novo tipo de concreto que surgia;
Em Julho de 2000 a SFGC (Association Francaise de Genie Civil) lana suas primeiras recomendaoes sobre o CAA; Lanamento do projeto da comunidade europeia FP5 Brite-Euram Scc Project (2001-2004) envolvendo empresas de construo francesas e suecas, e sobretudo laboratorios e centros de pesquisas e Universidades, dentre elas se destacando a Universidade de Paisley na Esccia, o Laboratoire Central des Ponts et Chausss na Frana e a Technical University of Lulea na Sucia;

Em 2001 o RILEM lana suas primeiras recomendaes tcnicas sobre o CAA;


No Brasil os primeiros estudos sobre o CAA surgem a partir de 2001.

VANTAGENS
Algumas das vantagens do CAA so aqui enumeradas: a) acelera a construo; b) reduz a mo-de-obra no canteiro; c) melhora o acabamento final da superfcie; d) pode aumentar a durabilidade por ser mais fcil de adensar; e) permite grande liberdade de formas e dimenses; f) permite concretagens em peas de sees reduzidas; g) elimina o barulho de vibrao; h) torna o local de trabalho mais seguro, em funo da diminuio do nmero de trabalhadores; i) pode obter um ganho ecolgico; j) pode reduzir o custo final do concreto e/ou da estrutura.

ALEM DISSO....

O CAA possui uma grande deformabilidade no estado fresco, ou seja, pode ser moldado facilmente nas mais diversas formas, sob a ao da gravidade, e, ainda mais se foras externas forem aplicadas. Isto permite que o CAA percorra at dez metros de distncia horizontal, mesmo com obstculos no caminho (armaduras, eletrodutos e outros). Segundo Coppola (2000), a grande resistncia segregao, aliada fluidez do CAA, permite a eliminao de macro defeitos, bolhas de ar e falhas de concretagem, responsveis diretos por perdas de desempenho mecnico do concreto e durabilidade da estrutura, e tambm importante frisar que esta tecnologia acelera a edificao, podendo haver um ganho de tempo da ordem de vinte a vinte e cinco por cento. Bartos e Sderlind (2000), em estudo experimental realizado, concluram que o rudo captado por trabalhadores e pelo entorno da edificao, quando utilizado o CAA, de, aproximadamente, um dcimo do rudo recebido quando o concreto convencional utilizado, em decibis.

E TEM MAIS....

De La Pea (2001) afirma que, alm das vantagens j mencionadas, o concreto autoadensvel permite obter altas resistncias compresso a curto e longo prazo, baixa relao gua/cimento, baixa permeabilidade e alta durabilidade. E a possibilidade da eliminao da vibrao muito interessante, uma vez que, alm da economia de energia eltrica e mo de obra, a vibrao produz rudo, podendo causar doenas nos operrios. Somado a isso, a vibrao tambm desgasta e exerce forte presso nas frmas, podendo estas cederem, se no estiverem bem presas. Para (BOSILJKOV, 2003), ao mesmo tempo em que resduos da construo podem funcionar como finos, dando coeso ao CAA, a viabilidade de sua utilizao pode ser uma soluo para os problemas gerados em sua disposio. Assim, o cimento, que um material mais caro, poder ser usado com a nica funo de dar resistncia ao concreto. ZHU e BARTOS (2003) concluiram que o CAA apresentou redues significativas no coeficiente de permeabilidade e absoro capilar, se comparado ao concreto convencional referncia, de faixas de resistncia similares.

UTILIZAO DO CAA
O CAA pode ser utilizado tanto moldado in loco como na indstria de prmoldados, pode ser dosado no canteiro de obras ou em centrais de concreto e depois transportado via caminho betoneira para as construes. Tambm pode ser lanado com bombas de concreto, gruas ou simplesmente espalhado, ou seja, o CAA to verstil quanto o concreto convencional.

NO JAPO:
As duas ancoragens da ponte suspensa Akashi-Kaikyo, aberta em Abril de

1998. Esta ponte tinha, na poca, o maior vo do mundo (1991 metros), e foram lanadas 290.000 m3 de CAA. Nas paredes de um tanque LNG pertencente a Osaka Gas Company, as quais consumiram 12000 m3 de CAA e foram entregues em 1998. O tnel construdo em Yokohama, no Japo, com trs metros de dimetro e um quilmetro de comprimento, onde foram utilizadas duas camadas de ao protendido, preenchidas com CAA, numa aplicao de 40 m. Na indstria de pr-moldados sobretudo na construo de aduelas para tneis.

Blocos de ancoragem - ponte Akashikaikyo (a) vista area e (b) vista lateral ()

(b) Ponte Shin-kiba Ohashi executada no Japo em 2003

Execuo do reservatrio de metano liquefeito com CAA , pertecente a Osaka

Gas Company (1998)

CAA aplicado em revestimento de tnel em Yokohama.

NA FRANA:
Na obra de CHAMARANDE, em 1998, onde as peas concretadas com

CAA eram longas paredes, com 2,30 metros de altura, 0,16 metros de Ralisations espessura e 30 metros de comprimento e colunas altamente reforadas.
Na obra de Bretonneau, em 1999.

Na auto-estrada A46 em Lyon, em 2000

O Viaduto de Millau, a 340 m de altitude

A Passarela da Paz em Sul-Coria (2002)

A ponte Rion-Antirion, na Grecia

A torre de Hypergreen em Paris com 246 m de altura.

Utilizao de CAA em indstria de pr-moldados nos EUA (2003)

NO BRASIL

Condomnio composto de trs edifcios residenciais de sete pavimentos, totalizando 72 apartamentos. Vista geral de edifcio executado em CAA em Goinia.

Obra do museu Iber Camargo em Porto Alegre com CAA branco

CONCRETO AUTO ADENSVEL VERSUS CONCRETO CONVENCIONAL


A maioria dos materiais para produzir CCV pode ser usada na produo de CAA, apesar de haver diferenas significativas na obteno do CAA comparado com a produo de CCV. Em termos de composio dos concretos, alguns autores ilustram a diferenciao entre um CAA e um CCV, atravs da figura abaixo:

Comparao da composio de um CAA e de um CCV (fonte: Okamura, 2003)

Estado endurecido
No geral, as propriedades no estado endurecido do CAA so similares ou superiores as dos concretos convencionais equivalentes.

Lanamento do concreto
a atividade que mais muda quando se usa o CAA. A operao final de colocao e lanamento do CAA requer muito menos habilidade ou mo-de-obra para se obter um produto (concreto) final uniforme e denso, comparado com concreto tradicional. Sendo a vibrao desnecessria, o barulho e o risco de desenvolver problemas devido ao uso de equipamentos so reduzidos. Entretanto, maior tempo para testar o concreto antes do lanamento consumido.

Representao esquemtica das composies do CAA e do CCV (fonte: Holschemacher e Klug, 2003)

Estado Fresco
O CAA no estado fresco muito mais sensvel s variaes de qualidade e uniformidade dos constituintes que o compem.

MATERIAIS CONSTITUINTES
Um concreto auto-adensvel constitudo pelos materiais conforme se segue:

Cimento Filers (pozolnicos e/ou no-pozolnicos) Areia Brita gua Aditivos (os mais importantes so os superplastificantes e os modificadores de viscosidade)
OBS: 1. Segundo Persson (2001) podem ser usados os seguintes flers, entre outros: cinza volante, fler de vidro, fler calcrio, slica ativa e fler de quartzo. 2. O fler calcrio tem sido o tradicional fler usado para a produo de CAA. Alm do calcrio, outras adies minerais tm sido consideradas. Por exemplo, materiais finos como areia fina ou p grantico tambm podem ser usados. 3. Tambem para evitar a separao entre as partculas maiores no CAA so usados aditivos modificadores de viscosidade (VMAs) ou flers para aumentar a viscosidade.

OBS: 1. Os finos referem-se s partculas de cimento e de fler com dimenses inferiores a 125 m. 2. Um alto teor de finos (cimento+adies), na ordem dos 500-600 kg/m3 de concreto, geralmente necessrio para minimizar o potencial de segregao de concretos fluidos. 3. Quanto aos aditivos superplastificantes, responsveis pela alta fluidez do CAA, se pode dizer que os mesmos so praticamente uma obrigao para a obteno de concretos fluidos e autoadensveis. 4. Ramachandran et al (1998) colocam que a funo principal dos superplastificantes no concreto alcanar e controlar a trabalhabilidade do concreto fresco sem afetar adversamente outras caractersticas do sistema cimentcio, como tempo de pega, ar incorporado, resistncia mecnica, ou quantidade de vazios. 5. Os trs tipos de superplastificantes mais comuns na atualidade so: os de base naftaleno sulfonados, os de base melanina sulfonados e os chamados de superplastificantes de nova gerao ou 3 gerao que so os policarboxilatos. Estes ltimos so considerados os que apresentam melhor capacidade de disperso e habilidade de fluidificar.

TIPOS DE CONCRETO AUTOADENSVEL


Do ponto de vista da sua composio, os CAAs no Japo costumam ser divididos em trs categorias, em funo do mtodo para torn-lo autoadensvel:

- Tipo finos (powder type): este tipo de CAA caracteriza-se por possuir alto teor de finos para evitar a segregao, proporcionando uma viscosidade adequada. So os finos que proporcionam a viscosidade necessria para que as partculas de agregado grado se mantenham em suspenso na argamassa.
- Tipo combinado (combination type): este o tipo caracterizado pela adio de uma pequena quantidade de VMA aos finos para balancear as flutuaes da mistura durante a produo do CAA, uma vez que o CAA bastante sensvel s variaes de umidade e composio granulomtrica dos seus componentes. Portanto, o VMA, neste caso, possui apenas a funo de fazer o ajuste da dosagem.

- Tipo agente de viscosidade (viscosity agent [stabilizer] type): este tipo de CAA apresenta-se com um teor de finos similar ao de um concreto convencional, ao qual adicionado um agente ou aditivo modificador de viscosidade (VMA) para estabilizar a mistura e inibir a segregao dos materiais. Este aditivo tem a funo de aumentar a viscosidade para manter a mistura coesa e resistente segregao. Esse tipo de CAA geralmente produzido quando no existem finos para aumentar a viscosidade ou quando a aplicao destes no for econmica e/ou tecnicamente vivel;
Exemplos de traos de CAA produzidos no Japo e na Europa, mostrando os trs tipos de dosagem: tipo finos, tipo VMA e tipo combinado.

Exemplos de traos de CAA produzidos no Japo

Exemplos de traos de CAA produzidos na Europa

COMPORTAMENTO REOLGICO DO CAA NO ESTADO FRESCO


Reologia a cincia que estuda a deformao e o escoamento da matria, o que significa que a reologia trata das relaes entre tenso, carga, taxa de deformao e tempo. tambm definida como o ramo da mecnica dos fluidos que estuda as propriedades fsicas que influenciam o transporte de quantidade de movimento num fluido. A viscosidade a propriedade reolgica mais conhecida, e a nica que caracteriza os fluidos newtonianos.

PORQUE ESTUDAR A REOLOGIA DO CONCRETO FRESCO????

Alm do objetivo de fornecer informaes teis para explicar e prever algumas propriedades do concreto, outros objetivos do estudo da reologia da pasta de cimento podem ser resumidos em:
- caracterizar o real comportamento reolgico do material, por exemplo, a reologia de um grout; - fazer do estudo reolgico um meio possvel de controlar a produo de cimento, atravs da realizao em laboratrios de testes reolgicos em pequena escala; - prever os efeitos dos aditivos sobre o concreto fresco, correlacionando os seus efeitos na pasta de cimento e no concreto. A reologia do concreto fresco frequentemente descrita pelo modelo de Bingham, que caracterizado pela tenso de cisalhamento (ou tenso de corte) limite e pela viscosidade plstica.

J a viscosidade pode ser definida como a propriedade de resistir deformao, ou melhor, a medida da resistncia interna ou frico interna de uma substncia ao fluxo quando submetida a uma tenso. Esta propriedade medida por um coeficiente que depende do atrito interno em conseqncia coeso das partculas de seus componentes.

PORTANTO:
Quanto mais viscosa a massa do material, mais difcil de fluir e maior o seu coeficiente de viscosidade. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor a velocidade em que o fluido se movimenta. Ela define-se pela lei de Newton da viscosidade, mostra a equao 1: onde: = tenso de cisalhamento = coeficiente de viscosidade ou viscosidade dinmica u/y = gradiente velocidade/deslocamento

VEJAMOS....

Segundo o modelo de Bingham, ilustrado na figura, necessrio aplicar certa tenso de corte ou de cisalhamento (0) para que se inicie o movimento, seguido pelo aumento da tenso de cisalhamento a uma velocidade de corte crescente. O declive da reta corresponde viscosidade plstica (pl em Pa.s).

O CAA caracterizado por baixo limite de cisalhamento (yield value) necessrio para alta capacidade de deformao e por moderada viscosidade para garantir suspenso uniforme das partculas slidas durante e aps o processo de concretagem at ao inicio de pega.

LOGO....
A reduo da viscosidade diminui a habilidade da mistura manter uma disperso homognea dos seus constituintes. A falta de estabilidade (coeso) pode levar segregao e bloqueio do fluxo, e anisotropia na direo da concretagem que enfraquece a interface entre a pasta de cimento e agregado e armadura.

PORTANTO...
O CAA se enquadra na faixa de valores baixos de tenso de cisalhamento (limite de cisalhamento), aproximando-se de um fluido Newtoniano, e apresentando ao mesmo tempo uma viscosidade plstica adequada.

VEJAMOS....

Na figura abaixo pode-se ver as propriedades reolgicas do CAA, sendo que: (a) tendo uma tenso de cisalhamento prxima zero, de forma que se comporte como um fluido Newtoniano e (b) com alta, mas adequada viscosidade para minimizar o potencial de segregao da mistura.

S-ar putea să vă placă și