Sunteți pe pagina 1din 20

DISCIPLINA: EXERCICIOS DE ENFERMAGEM

CURSO DA SADE ANO: 5T0 TEMA: Introduo a tica ASSUNTO: Conceito de tica; moral; deontologia. Instituto Superior Privado de Angola ISPRA-2007/08

Introduco
No curso de Sade a disciplina de Biotica e Deontologia Profissional tem como objectivo essencial o ensino, e consequente aprendizagem, da tica nos cuidados de sade, muito em particular no que diz respeito dimenso tica da sade e da doena e sua relao com a profisso mdica. No plano dos conceitos pretende-se a transmisso to ampla quanto possvel das teorias ticas mais representativas do pensamento humano, de modo a que seja vivel a integrao desses conceitos na tradio humanista caracterstica das sociedades modernas ocidentais. Pressupe-se que estes conceitos, apresentados sumariamente no mdulo de Biotica da Disciplina de Introduo Medicina (1 ano), so analisados com algum detalhe nas diversas disciplinas clnicas ao longo do curso.

Introduco

Do grego ethik ou do latim ethica (cincia relativa aos costumes), tica o domnio da filosofia que tem por objectivo o juzo de apreciao que distingue o bem e o mal, o comportamento correcto e o incorrecto. Os princpios ticos constituem-se enquanto directrizes, pelas quais o homem rege o seu comportamento, tendo em vista uma filosofia moral dignificante. Os cdigos de tica so dificilmente separveis da deontologia profissional, pelo que no pouco frequente os termos tica e deontologia serem utilizados indiferentemente.

A tica Conceito

estuda o comportamento moral dos homens em sociedade, ou seja, estuda uma forma especfica de comportamento humano. Seu objecto de ateno so os actos humanos conscientes e voluntrios que afectam outros indivduos, grupos sociais e at mesmo toda a sociedade.

A tica

Embora estejam intimamente relacionados, os termos tica e moral no se confundem; antes, se completam. tica, do grego "ethos", significa "modo de ser", "carter" e moral, do latim "mos", significa "costume", "conjunto de normas adquiridas pelo homem." Assim, ambos os termos se referem a duas qualidades especificamente humanas: o "modo de ser" ou o "carter" de cada um, sobre o qual se assestam os "costumes" ou as "normas adquiridas", plasmando o comportamento moral do homem.

A tica

A tica na enfermagem estuda, ou analisa, o comportamento moral dos enfermeiros enquanto profissional em actividade de enfermagem. O campo da tica prev direitos (diceologia) e deveres (deontologia) para os enfermeiros, estando ambos ordenados no Cdigo de tica da enfermagem, composto de: Princpios Fundamentais

A tica

A biotica, termo criado pelo oncologista e bilogo americano Van Rensselaer Potter II e publicado em seu livro Bioethics: bridge to the future,1971, o estudo sistemtico da conduta humana na rea das cincias da vida e dos cuidados da sade, na medida em que esta conduta examinada luz dos valores e princpios morais. Esse conceito original, apresentado na Encyclopaedia of Bioethics em 1978, foi modificado na edio de 1995 da mesma, sendo atualmente aceito o seguinte: o estudo sistemtico das dimenses morais- incluindo viso, deciso e normas morais das cincias da vida e do cuidado sade, utilizando uma variedade de metodologias ticas num contexto multidisciplinar

O que trata a Biotica?

no trata apenas do direito dos individuos sade e assistncia mdica; trata tambm das responsabilidades sobre as ameaas vida no planeta. fruto da evoluo do saber e de concepes novas geradas pelas actuais realidades da medicina, da biologia, da sociologia, do direito e da filosofia. A biotica principialista baseiase em princpios assim resumidos: o princpio da autonomia que requer do mdico o respeito vontade, crenas e valores morais do paciente ou manifestos por seu responsvel, reconhecendo o domnio do paciente sobre a prpria vida e o respeito sua intimidade; o princpio da beneficncia que assegura o bem-estar das pessoas evitando-lhes danos e que sejam atendidos os seus interesses; o princpio da no - maleficncia que prega sejam minorados ou evitados danos aos pacientes como professam os princpios hipocrticos

Continuaco

o princpio da justia que exige eqidade na distribuio de bens e benefcios tanto pela medicina quanto pelas demais profisses da rea da sade e tambm por entidades que participem ou colaborem nas aes para a recuperao da sade dos doentes e o princpio da proporcionalidade que procura o equilbrio entre riscos e benefcios visando o menor mal e o maior benefcio s pessoas. A biotica analisa os problemas ticos - dos pacientes, dos mdicos e de todos os envolvidos na assistncia - relacionados com o incio e o fim da vida, com a engenharia gentica, com os transplantes de rgos, com a reproduo humana assistida com embries congelados, com a fertilizao in vitro e com a interrupo da gestao nas malformaes incompatveis com a vida, com o prolongamento artificial da vida, a morte enceflica e as vrias formas de eutansia e com os direitos dos pacientes terminais, etc.

Deontologia

um termo introduzido em 1834 por Jeremy Bentham para referir-se ao ramo da tica cujo objeto de estudo so os fundamentos do dever e as normas morais. conhecida tambm sob o nome de "Teoria do Dever". um dos dois ramos principais da tica Normativa

Deontologia

O termo Deontologia surge das palavras gregas don, dontos que significa dever e lgos que se traduz por discurso ou tratado. Sendo assim, a deontologia seria o tratado do dever ou o conjunto de deveres, princpios e normas adoptadas por um determinado grupo profissional. A deontologia uma disciplina da tica especial adaptada ao exerccio da uma profisso.

Continuaco

Pode-se falar, tambm, de uma deontologia aplicada, caso em que j no se est diante de uma tica normativa, mas sim descritiva e inclusive prescritiva. Tal o caso da chamada "Deontologia Profissional". A deontologia em Kant fundamenta-se em dois conceitos que lhe do sustentao: a razo prtica e a liberdade. Agir por dever o modo de conferir aco o valor moral, por sua vez a perfeio moral s pode ser atingida por uma vontade livre. O imperativo categrico no domnio da moralidade a forma racional do dever - ser, determinando a vontade submetida obrigao. O predicado "obrigatrio" da perspectiva deontolgica, designa na viso moral o "respeito de si".

Continuaco

Existem inmeros cdigos de deontologia, sendo esta codificao da responsabilidade de associaes ou ordens profissionais. Regra geral, os cdigos deontolgicos tm por base as grandes declaraes universais e esforam-se por traduzir o sentimento tico expresso nestas, adaptando-o, no entanto, s particularidades de cada pas e de cada grupo profissional. Para alm disso, estes cdigos propem sanes, segundo princpios e procedimentos explcitos, para os infractores do mesmo.

Continuaco

Alguns cdigos no apresentam funes normativas e vinculativas, oferecendo apenas uma funo reguladora. A declarao dos princpios ticos dos psiclogos da Associao dos Psiclogos Portugueses, por exemplo, exclusivamente um instrumento consultivo. Embora os cdigos pretendam oferecer uma reserva moral ou uma garantia de conformidade com os Direitos Humanos, estes podem, por vezes, constituir um perigo de monopolizao de uma determinada rea ou grupo de questes, relativas a toda a sociedade, por um conjunto de profissionais

tica Moral e Direito

Estas trs reas de conhecimento se distinguem, porm tm grandes vnculos e at mesmo sobreposies. Tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as aces humanas. Ambas, porm, se diferenciam

A Moral

estabelece regras que so assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. A Moral independente das fronteiras geogrficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.

O Direito

busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis tem uma base territorial, elas valem apenas para aquela rea geogrfica onde uma determinada populao ou seus delegados vivem. O Direito que referencial utilizado no Brasil, baseia-se na lei escrita. As sentenas dadas para cada caso em particular podem servir de base para a argumentao de novos casos. O Direito Civil mais esttico e a mais dinmica.

Continuaco

Alguns autores afirmam que o Direito um subconjunto da Moral. Esta perspectiva pode gerar a concluso de que toda a lei moralmente aceitvel. Inmeras situaes demonstram a existncia de conflitos entre a Moral e o Direito. A desobedincia civil ocorre quando argumentos morais impedem que uma pessoa acate uma determinada lei. Este um exemplo de que a Moral e o Direito, apesar de referirem-se a uma mesma sociedade, podem ter perspectivas discordantes.

A tica

o estudo geral do que bom ou mau. Um dos objectivos da tica a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela diferente de ambos - Moral e Direito pois no estabelece regras. Esta reflexo sobre a aco humana que a caracteriza.

S-ar putea să vă placă și