Sunteți pe pagina 1din 18

AULO

Julho/2012

1 Sobre as caractersticas da prosa realista-naturalista, assinale o que for correto. 01) Desenvolve-se, em geral, uma preferncia pela abordagem do tipo, do caracterstico, como forma de explicitar a realidade. 02) Dentro do iderio realista-naturalista, o romance mergulha nas tradies populares, no legendrio, dando espao ao maravilhoso e sobrenatural. 04) As personagens so moldadas de acordo com a realidade, sem idealizaes; o retrato do corpo e de comportamentos exteriores (tendncia naturalista); retrato do esprito e da vida interior da personagem (tendncia realista). 08) O romance encarado como instrumento de denncia e combate, uma vez que focaliza os desequilbrios sociais.

2 Assinale o que for correto em relao s obras que correspondem s estticas literrias. 01) Iracema, Navio Negreiro, A Moreninha, A Escrava Isaura Romantismo. 02) O Ateneu, Memrias Pstumas de Brs Cubas, Quincas Borba Realismo. 04) Macunama, Manifesto Pau-Brasil, Brs, Bexiga e Barra Funda primeira fase do Modernismo. 08) Vidas Secas, Menino do Engenho, So Bernardo, Capites da Areia segunda fase do modernismo. 16) Grande Serto Veredas, A Hora da Estrela, Morte e Vida Severina terceira fase do modernismo.

3 -Assinale o que for correto: 01)Assim como em "O Guarani" de Jos de Alencar, o ndio foi tambm tema das poesias do Arcadismo, tais como "O Uraguai" de Baslio da Gama e "Caramuru" de Santa Rita Duro. 02) "Dom Casmurro" e "O Guarani" so obras representativas do Romantismo, sendo o amor desapegado o tema central das obras. Em "O Guarani", o ndio caracterizado como um heri aos moldes europeus. 04) Clarice Lispector a principal autora intimista da literatura brasileira. Suas obras fazem a transio entre o Parnasianismo e o Modernismo. 08) O cime um sentimento contemplado em "Dom Casmurro", "O Guarani", "Dois Irmos" e em alguns contos da obra "Felicidade Clandestina".

4 Sobre os versos abaixo, assinale o que for correto. "O sapo-tanoeiro, Parnasiano aguado, Diz "Meu cancioneiro bem martelado." 01) Esses versos fazem parte do poema "Os Sapos", de Manuel Bandeira. Esse poema foi lido numa das noites da Semana da Arte Moderna, realizada em So Paulo, nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922. 02) O tom irnico do poema de Manuel Bandeira, com mtrica e rimas rgidas, parodia a forma parnasiana, usando expresses da linguagem coloquial. 04) Os versos criticam as poesias que contrariam as novas propostas para a literatura brasileira: "o mergulho em nossas razes culturais e o aproveitamento das manifestaes europeias que refletiam a sociedade urbana cosmopolita, veloz e industrializada." 08) Os versos so uma demonstrao de que a Semana da Arte Moderna defendeu a arte com os rigores Parnasianos. 16) Os dois ltimos versos referem-se aos cuidados excessivos com a mtrica e a rima nos versos da poesia Parnasiana.

5 A respeito das obras indicadas para leitura, assinale o que for correto. 01) Isabel, personagem de "O Guarani", de Jos de Alencar, no prima, mas sim irm de Ceclia. 02) "Muitas Vozes", de Ferreira Gullar, uma coletnea de poesias que trata exclusivamente da arte pela arte, ideal dos parnasianos. 04) Em "Dom Casmurro" de Machado de Assis, Jos Dias aconselha Bentinho a afastar-se de Pdua, tio de Capitu, por serem de classes sociais diferentes. 08) Em "Felicidade Clandestina", de Clarice Lispector, h um conto que narra o desejo de uma menina de ler uma obra de Monteiro Lobato.

6 A literatura nos mostra, entre outras coisas, os valores e questes polticas e sociais de qualquer tempo e lugar. A diferena de classes um dos temas bastante presente na literatura. Quanto a essa temtica, assinale o que for correto. 01) "Mas que na forma se disfarce o emprego/Do esforo; e a trama viva se construa/De tal modo, que a imagem fique nua,/ Rica mas sbria, como um templo grego." 02) "D. Lauriana era uma senhora de cinqenta e cinco anos; magra, mas forte e conservada como seu marido No ermo em que se achava, em lugar de procurar desvanecer um pouco a distino social que podia haver entre ela e os homens no meio dos quais vivia, ao contrrio, aproveitava o fato de ser a nica dama fidalga daquele lugar para esmagar os outros com a sua superioridade, e reinar do alto de sua cadeira de espaldar, que para ela era quase um trono." 04) " (...) mas oua-me, j que falamos nisto, no bonito que voc ande com o Pdua na rua. (...) Quando era mais jovem; em criana, era natural, ele podia passar por criado. Mas voc est ficando moo e ele vai tomando confiana. D. Glria, afinal, no pode gostar disso. A gente Pdua no de todo m. (...) no nego que seja honesto, tem um bom emprego, possui a casa em que mora, mas honestidade e estima no bastam, e as outras qualidades perdem muito de valor com as ms companhias em que ele anda. Pdua tem uma tendncia para gente reles. Em lhe cheirando a homem chulo com ele." 08) "Se o velho arqueja... se no cho resvala,/ Ouvem-se gritos... o chicote estala./ E voam mais e mais.../ Presa nos elos de uma s cadeia,/ A multido faminta cambaleia,/ E chora e dana ali!"

7 Com relao produo literria em prosa, assinale o que for correto. 01) "O pas do carnaval" de Jorge Amado, "Vidas secas" de Graciliano Ramos e "O Quinze" de Rachel de Queiroz so exemplos da prosa regionalista da segunda fase do Modernismo Brasileiro. 02) "O Guarani" e "Iracema" so prosas indianistas de Jos de Alencar. 04) "Dom Casmurro" de Machado de Assis destacou-se na produo em prosa no Brasil pelas caractersticas do RealismoNaturalismo, como por exemplo, a idealizao do amor e da mulher. 08) "A prosa" de Clarice Lispector essencialmente introspectiva, mergulha na intimidade dos personagens e o analisa profundamente. Sua prosa rica em caractersticas poticas e exposio do fluxo psicolgico dos personagens. 16) "Jos" de Carlos Drummond de Andrade e "Morte e Vida Severina" de Joo Cabral de Melo Neto so exemplos da prosa do pr-modernismo no Brasil.

8 Com relao s obras literrias recomendadas para leitura, assinale o que for correto. 01) Em "Dom Casmurro", o personagem-narrador explica que o objetivo de seu livro era buscar o intento que no conseguira com a construo de uma casa igual a de sua adolescncia: "atar as duas pontas da vida e restaurar na velhice a adolescncia". 02) Em "O Guarani" de Jos de Alencar, Loredano apaixona-se por Isabel, filha bastarda de Dom Antonio de Mariz. Depois de uma briga com lvaro por cimes de sua amada, Loredano pede a Peri que lhe entregue um bracelete como prova de amor. 04) As obras "Felicidade Clandestina", "O Guarani", "Dom Casmurro" e "Muitas Vozes" so exemplos da produo em prosa das trs geraes do Modernismo Brasileiro. 08) Em "Felicidade Clandestina" o autor apresenta a histria de uma famlia de imigrantes que buscam um lugar em So Paulo para se instalarem. Mas descobrem, que por mais que lutem por um lugar melhor, a felicidade sempre lhes seria clandestina. 16) D. Glria em "Dom Casmurro", D. Lauriana em "O Guarani" e Zana em "Dois Irmos" so personagens femininas dessas obras literrias.

9 Na cano "Capitu", Luiz Tatit constri, com engenho e arte, a dimenso de um feminino, de um forte imaginrio de mulher, que vindo do sc. XIX literrio, da obra Dom Casmurro, chega ao sculo XXI via internet. Assinale as alternativas corretas tendo em vis-ta as caractersticas das estticas realista e contempornea. 01) Na esttica realista h uma preocupao com os aspectos sociolgicos da obra e com a construo de personagens que apresentam uma mistura de sentimentos, s vezes contraditrios. 02) Na esttica contempornea a preocupao com uma nova "socialidade", com o experimentalismo na forma, com o cotidiano, com uma esttica das mos estendidas do homem na sociedade. 04) Nas estticas realista e contempornea no h preocupao com a construo do cotidiano. 08) A construo do universo feminino se aproxima tanto na esttica realista quanto na contempornea, medida que a mulher deixa de ser mitificada.

10 Quanto s personagens femininas dos romances "O Guarani" e "Dom Casmurro", assinale o que for correto. 01) Capitu era forte, decidida e dissimulada e Ceclia era frgil, meiga e quase divinizada. 02) As duas mulheres fazem parte da alta sociedade e so descritas de forma idealizada pelo narrador. 04) Nenhuma das personagens descrita de forma objetiva, embora uma seja idealizada e a outra no. 08) De acordo com os narradores, a inocncia a principal caracterstica das duas personagens. 16) Devido perspectiva unilateral assumida pelo narrador de "Dom Casmurro", o leitor no tem a real descrio da personagem Capitu.

11 Identifique as opes em que o fragmento confirma que Capitu pode ter cometido adultrio. 01) Como vs, Capitu, aos quatorze anos, tinha j idias atrevidas, muito menos que outras que lhe vieram depois; mas eram s atrevidas em si, na prtica faziamse hbeis, sinuosas, surdas, e alcanavam o fim proposto, no de salto, mas aos saltinhos. No sei se me explico bem. Supondo uma concepo grande executada por meios pequenos. 02) Ouvimos passos no corredor; era D. Fortunata. Capitu comps-se depressa, to depressa que, quando a me apontou porta, ela abanava a cabea e ria. Nenhum laivo amarelo, nenhuma contrao de acanhamento, um riso espontneo e claro. 04) Assim, apanhados pela me, ramos dois e contrrios, ela encobrindo com a palavra o que eu publicava pelo silncio. 08) Antes de examinar se efetivamente Capitu era parecida com o retrato, fui respondendo que sim. Ento ele disse que era o retrato da mulher dele, e que as pessoas que a conheceram diziam a mesma cousa. Tambm achava que as feies eram semelhantes, a testa principalmente e os olhos. Quanto ao gnio, era um, pareciam irms. (...) Na vida h dessas semelhanas assim esquisitas. 16) Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos. Muitos homens choravam tambm, as mulheres todas

TEXTO PARA QUESTO 12 "A manh apaga as perguntas da noite as coisas so claras as coisas so slida s o mundo se explica s por existir a memria dorme o presente ri." 12 Com relao ao texto, assinale o que for correto. 01) No poema, percebe-se a liberdade de expresso no contedo e na forma, que o caracteriza como pertencente esttica modernista. 02) Em a memria dorme/ o presente ri/ h uma referncia s questes presentes que se repetem, porque "a memria dorme", fator que caracteriza o autor como engajado na poesia poltico-social. 04) O autor Ferreira Gullar um dos autores que participou da Semana da Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922. 08) O poema aproxima-se das caractersticas parnasianas, exceto pela linguagem. 16) O poema faz parte do livro "Muitas Vozes" de Ferreira Gullar.

13 No que se refere obra "Muitas Vozes", de Ferreira Gullar, assinale o que for correto. 01) Os temas da identidade, do tempo e da linguagem se defrontam com o silncio da temtica da morte, muitas vezes apresentada na obra. 02) "Thereza", "Meu Pai", "Visita" e "Internao" so exemplos de poemas romnticos, que expressam o saudosismo do eu - lrico. 04) A obra "Muitas Vozes" traz reflexes acerca do homem latino americano, com permanncia no plano abstrato do homem rural. 08) "Muitas Vozes" um livro que traz reflexes acerca da temtica "morte", bem como apresenta solues para questes polticas do Brasil. 16) A temtica da morte, presente em toda a obra apresentada de modo suave e quase que imperceptvel, visando a "busca pela expresso".

14 No que se refere a Ferreira Gullar e suas obras, assinale o que for correto. 01) "Muitas Vozes" uma obra de intensa reflexo, pois traa imagens provocadoras, mas tambm delicadas, do ponto de vista esttico. 02) Uma das obras mais conhecidas de Ferreira Gullar "Poema Sujo" (1976), recheada de versos concretos e simtricos. 04) Poemas erticos e de exaltao da vida so constantes na obra de Ferreira Gullar, exceto em "Muitas Vozes". 08) A linguagem empregada pelo autor informal, inclusive faz uso de palavras "pesadas", que expressam a "fria", segundo o prprio escritor. 16) A literatura ps-moderna, da qual Ferreira Gullar faz parte, representa o resgate histrico da identidade do sertanejo brasileiro, massacrado pelo capitalismo.

15 Com relao obra "Muitas Vozes", assinale o que for correto. 01) Amor, saudades e morte so temas que esto presentes nos poemas que compem Ao Rs da fala. 02) Um exemplo de poema narrativo o poema "Meu pai" que apresenta recordaes da viagem do pai ao Rio para tratamento de cncer. 04) Em redundncia: "E ningum vive a morte/ quer morto quer vivo/ Mera noo que existe/ s enquanto existo" fazse uma reflexo sobre o significado da morte. 08) Uma das caractersticas dos poemas em "Muitas Vozes" so os versos livres. 16) O poema "Muitas Vozes" descreve a essncia dos poemas como exploso das vozes silenciosas das recordaes das experincias vividas.

16 Sobre Yaqub, personagem de "Dois Irmos", assinale o que for correto. 01) Foi perseguido e preso por causa da briga com o irmo. No teve direito liberdade condicional. Depois que sai da priso, graas a economias da irm, evita a sua presena e a dos vizinhos. 02) Era "Um tmido que podia passar por conquistador.Sorria e dava uma risada gostosa no momento certo: o momento que as meninas das praas, dos bailes e dos arraiais suspiravam." 04) "Nesse gmeo lacnico, carente de prosa, crescia um matemtico. O que lhe faltava no manejo do idioma sobrava-lhe no poder de abstrair, calcular, operar com nmeros." 08) "... gazeava lies do latim, subornava porteiros sisudos do colgio dos padres e saa para a noite, fardado, transgressor dos ps ao gog, rondando os sales da Maloca dos Bars, do Acapulco, do Cheik Clube, do Shangri-L. De madrugada, na hora do ltimo sereno, voltava para casa." 16) Sofria chacotas na escola por causa da cicatriz causada pelo irmo

17 No que se refere obra "Dois irmos", de Milton Hatoum, assinale o que for correto. 01) Incio do sculo XIX, aps um perodo de grande efervescncia econmica e cultural, o contexto que forma o pano de fundo da obra. 02) A tumultuada relao entre os gmeos Yaqub e Omar a trama principal da obra, apresentada de modo cronolgico e linear. 04) A temtica da rivalidade entre irmos faz intertextualidade com histrias bblicas, como a de Esa e Jac, nomes que do ttulo obra de Machado de Assis. 08) A obra recheada de recuos cronolgicos, uma vez que os fatos no so narrados em ordem cronolgica. 16) Em determinado trecho da obra, o narrador revela sua paixo por Rnia, personagem que foi alvo de disputa entre os irmos

S-ar putea să vă placă și