Sunteți pe pagina 1din 24

Estratdias de Logistica e Operaes Globais.

Grupo: Guilherme, Camila, Natlia e Ramon.

Durao: 5 anos
Comit: diretor geral, de vendas, de produo, de planejamento de fluxo (DOE/PR), de logstica de distribuio (DOE/GD) e pelo diretor de rede de vendas integradas. Estabelecimentos: em 17 pases da Europa h estabelecimentos de vendas. Fabricas: na Europa esto localizadas na Frana, Reino Unido, Alemanha, Espanha e Itlia. Fundamental: manuteno de alto nvel de servio como vantagem competitiva. (diretor geral)

Diretor de Vendas observa a importncia de fazer a distino entre dois tipos de mercados:
Equipamentos Originais (EO) Pneus de Reposio (PR)

As montadoras possuem estratgias de produo e vendas na Europa. Seu plano de produo definido tomando-se a Europa como base, mesmo que a compra de componentes seja negociada localmente. Os pneus so trocados. H mudanas de fornecedores.
Entrega de pneus ou pneus montados. H uma tendncia por pneus montados. Montadoras (duas categorias): so fabricantes quanto importadoras de veculos (Esta ltima categoria representa uma parcela marginal desse Mercado.

Campo de vendas e tecnologia: fabricantes do preferncias a seus relacionamentos com montadoras por motivos estratgicos. A escolha do tipo de pneu no momento da reposio fortemente influenciada pelo tipo de pneu utilizado inicialmente.

Demanda varia de acordo com o cliente e os canais de distribuio tendem a ser particulares para cada pas.
Fabricantes busca distribuio extensiva, enquanto os concorrentes do preferncia distribuio seletiva. Desenvolver verdadeira imagem da especialidade tcnica no que se refere a pneus (particularmente no campo de pneus para caminhes pesados). Investir na capacidade dos revendedores (especializados) capazes de fornecer servios de qualidade.

Revendedores especializados Oficinas, revendedores de peas para automveis e postos de servios. Franquias, revendedores multiespecializados. Revendedores de peas para veculos de duas rodas. Sell-in: fluxos de vendas de produto de reposio do fabricante para os seus clientes. Contudo, no mostra um reflexo realista das vendas de pneus de reposio para o usurio final.

Existe um fluxo: revendedores de primeiro nvel, que fazem negocio diretamente com o fabricante, e revendedores do segundo nvel so chamados Sell-out. Esses so as empresas que atingem o usurio final. Sell-out d para observar como ocorre o meio campo entre fabricantes e o usurio final.

Rede de vendas controlada por fabricantes tende a aumentar progressivamente sua fatia de mercado em detrimento a outros canais. Representam 19% do Sellin para automveis particulares.
Revendedores esto aumentando a penetrao no mercado enquanto ainda permanecem como o meio de distribuio menos bem-sucedido, com 8,3%. Concentrao gradual de pontos de entrega, que perdeu 5000 pontos de entrega nos ltimos trs anos, para 18%.

Rede de vendas controlada pelo fabricante perdem espao.


Atacadistas e revendedores independentes ganham novos espaos no mercado (dobram sua parcela). Essas tendncias no mercado de automveis particulares so tambm percebidas para caminhes pesados e vans. Contudo, as redes de vendas so mais numerosas no primeiro mercado que no segundo.

Fabricantes ignoram o comportamento logstico de seus clientes primeiro passo ;e ter os produtos listados e ento empurrar os fluxos de forma a ocupar os espaos de venda.
As vendas no levam em conta os parmetros da logstica, tais como VOLUME ou PERODOS de entrega. Duas razes:
Esse mtodo significaria que os fabricantes teriam que fornecer maior

qualidade de servio, que seriam incapazes de fornecer por si prprios. Resultado: circunstancias econmicas difceis. estratgia de vendas do fabricantes, que so os clientes com pedidos pequenos.

Tal mtodo daria preferncia a grandes clientes, o que iria de encontro

No h conhecimento preciso sobre o nvel de servio de EO, contudo sabe-se que h uma preferncia s entregas EO do que a PR. Expectativas das montadoras de veculos:
Ps-manufatura ou montagem. Produtos de mxima disponibilidade Possibilidade de fluxos sincronizados Entrega de estoques avanados

1) Contato cliente-fornecedor
Proximidade do fornecedor para itens de atendimento pelo

estoque manha)

Horrios de atendimento mais flexveis (como sbado de

Meio de comunicao eficiente e facilitado ex. Nmero

limitado de toques, qualidade da recepo (identifica-se o cliente e a lngua, alm de personalizar o atendimento) do produto, confiabilidade e velocidade da informao e antecipao das necessidades dos clientes

Profissionalismo do interlocutor da manufatura conhecimento

2) Processamento dos pedidos logsticos


Emisso de faturas Confidencialidade do processamento

3) Processamento dos pedidos fsicos


Regularidade das entregas (alta qualidade)

Qualidade do transporte
Estoque do cliente no fornecedor Demanda por artigos recentemente manufaturados

4) Servio de ps-venda
SAC de qualidade (eventuais reclamaes) Processamento de erros Retorno de artigos no vendidos

5) Outros servios
Recolhimento de embalagens Recolhimento de desperdcios

Eixo da Classificao tipoltica dos pneus


Mercado PR Classe Categoria Veculos particulares Veculos particulares Veculos particulares Mercado EO Grandes REs Outros REs

A B C

M4 M4 -

M3 M2 M1

M2 M1 M1

Vans
Motocicletas Veculos agrcolas Rodas Retorno de embalagens

A -

M3
M2 M2 M4 -

M2
M1 M1 M1 M2

M1
M1 M1 M3 M1

* Categoria de produtos de acordo com o volume (Classificao ABC) ** Perfil de pedidos em termos de quantidade do pedido (M1 a M4, representado M4 o maior volume.

Tempo de entrega considerados


Mercado PR Classe Categoria Veculos particulares Veculos particulares Veculos particulares Vans Motocicletas Veculos agrcolas Rodas Retorno de embalagens Mercado EO Grandes REs Outros REs

A B

a a

c c

b a

C
A -

a a b -

a
b c c c d

a
c c c d

Considera-se nessa tabela a velocidade de entrega, distinguindo-se quatro tempos de entrega: a: urgente, em 24h. b: reposio urgente em 48h. c: reposio menos urgente em trs dias. d: duas semanas.

1)

Retirada direta da prateleira pelo cliente nas instalaes dos fabricantes.


Entrega em questo de poucas horas ou no mesmo dia.

2)

3)

D+1, sendo D o dia do recebimento do pedido e a entrega no dia seguinte.


Semanal, isto , na semana seguinte ao pedido. Comeo do ms, ou M+1, onde se recebe o medido num ms e a entrega deve ser feita no ms subseqente.

4) 5)

Pontos importantes:
Exposio dos objetivos de vendas ficam mais claros, facilita a busca pela

eficincia da organizao logstica, tanto na produo de servio quanto dos custos logsticos. extremamente variados, logo ser mais difcil para se definir as cadeias de suprimento. flexveis e especialmente devido as mudanas de mercado e a posio de mercado do fabricante. da empresa e que o sistema permita a gesto eficiente de informaes confiveis por meio de uma rede de comunicao integrada.

Os nveis de servio a serem oferecidos para os clientes parecem ser

H a necessidade de se pensar em sistemas logsticos que sejam simples,

Garantir que o sistema de informao no se torne uma barreira no progresso

Previso: a estimativa dos pedidos futuros, comparada com a demanda de alocao (DA). Porm, possui problema: baixa eficincia e dificuldade na previso.
Demanda de Alocao: fornece as vendas futuras atravs de cenrios de alocao da demanda. As previses de vendas so comparadas com os estoques de vendas. O gerente se suprimento responsvel pela anlise inicial da dimenso do estoque. Problema: falta de gerncia de planejamento no nvel europeu. Planejamento: Calcula as necessidades de produo lquida por produto (NPLP) e o planejamento por manufatura e distribuio (PMD) desenha a carga para produo de cada planta. A produo disponvel para produo (PDPD) o somatrio do estoque com o estoque de produtos que sobraram de outros meses.

Alocao: Procura responder trs questes principais: para quem? Onde? quantos produtos? Assim, busca alocar os produtos de forma a combinar estoques, com vendas e necessidade de entrega. Gesto de estoques: Acumulo de estoque como resultante de dois fatores: demanda e capacidade. Os produtos so retirados do estoque em consonncia com a necessidade das entregas, o que pode gerar um problema: alocao geogrfica precoce.
Distribuio: Os fabricantes de veculos tm prioridade para no sofrerem falta de estoque. H centros de distribuio que permitem a melhor distribuio fsica de produtos e busca de otimizao do transporte.

Processo de deciso descentralizado e assimtricos. Falta de sincronizao de informao.

Origem Destino Frana Reino Unido Espanha Itlia

Frana

Reino Unido Espanha

Itlia

Alemanha

Total

64% 28% 22% 31%

11% 48% 9% 11%

9% 8% 57% 9%

9% 8% 7% 39%

7% 8% 5% 10%

100% 100% 100% 100%

Alemanha

23%

10%

8%

5%

54%

100%

Cada pas produz uma porcentagem da sua necessidade, sendo que o restante provm, principalmente, de pases como Frana e Itlia.

S-ar putea să vă placă și