Sunteți pe pagina 1din 60

Cavitao em Turbinas Hidrulicas

Um problema de origem simples, mas de consequncias complicadas. Rafael Linhares Marinho

Cavitao, segundo a definio simplificada de engenharia : Quando a presso local de um lquido cai abaixo da presso de vapor do mesmo, h mudana de fase, e formao de cavidades cheias de vapor. Tais cavidades ao migrarem para regies onde a presso mais alta que a presso de vapor, implodem violentamente.

Mas no bem assim...

Ocorrncia da Cavitao

A cavitao um fenmeno que acontece em vrios lugares e ocasies, tanto deliberadamente como no deliberadamente:
Vlvulas de Controle Hidroflios Propellers de Barcos Motores a Diesel Placas de Orifcio Bombas Centrfugas Turbinas Hidrulicas

Sonicadores e banhos de limpeza ultrassnica

Emulsificadores
Limpeza Dentria

Sonoqumica
Tratamentos de beleza Tratamento de esgoto Deposio eletroltica Destruio de bactrias

Tipos de Cavitao

Cavitao Acstica: Causada pela irradiao de um campo sonoro na massa lquida. Cavitao Hidrodinmica: Causada pelos efeitos inerciais, dinmicos e viscosos de um escoamento. Em geral, a cavitao acontece sempre que um lquido recebe energia suficiente (exemplo: laser)

Efeitos da Cavitao

Segundo o Prof. Knapp, uma das referncias no assunto, cavitao hidrodinmica an unpleasant hydrodynamic phenomenon, the harmful effects of which often creates serious difficulties in solving many scientific and engineering problems
Vibraes acentuadas. Eroso associada ou no corroso Baixo rendimento em turbomquinas. Emisso de rudo em excesso.

Definio mais detalhista. Redefinir o fenmeno de cavitao: Existncia de uma populao de nuclei em uma massa lquida. Todo lquido real tem uma populao finita e no nula de nuclei.

Um nucleus pode ser entendido como um ponto fraco na massa lquida, ponto que ir romper primeiro ao submeter o lquido ao abaixamento de presso.

Os NUCLEI

Um NUCLEUS uma bolha de gs no condensvel, esfrica, microscpica, que est em suspenso no lquido. No confundir com gs dissolvido. O bom entendimento da populao de nuclei fundamental para o estudo cavitao, e para a repetibilidade dos experimentos. Isso explica porque h turbinas iguais apresentando resultados diferentes.

Comportamento de um Nucleus

Condio de equilbrio de uma microbolha de gs no condensvel e vapor, levando em conta a tenso superficial e a presso externa:

R o raio
S a tenso superficial Condies iniciais

Realizando uma transformao isotrmica com o gs, a presso inversamente proporcional ao novo volume:
O tempo de difuso de gs-lquido longo
O tempo de vaporizao-liquefao curto

Define-se deste modo a presso crtica, que sempre menor que a presso de vapor, e que depende no s do lquido e da temperatura, mas depende do volume de gs e sua presso parcial.

A diferena entre a presso de vapor e a presso crtica denominada delay de presso


Quanto menor a bolha, maior o delay Analogamente, define-se raio crtico.

Em uma populao de nuclei, temos presses crticas diferentes

Susceptibilidade de um lquido

A presso de susceptibilidade por definio a presso crtica do maior nucleus encontrado em uma massa lquida. um parmetro importante na origem da cavitao em um escoamento.

Resposta de um nucleus

Se um nucleus submetido a um abaixamento abrupto de presso na massa lquida: Se a presso final maior que a presso crtica, o nucleus aumenta de raio e depois retorna ao estado inicial, como um oscilador Caso contrrio, o ncleus se torna instvel e cresce explosivamente H formao de cavidades macroscpicas, de meia vida curta, em geral.

Populao de Nuclei

Quanto maior um nucleus, mais suave o crescimento e mais estvel Quanto menor o nucleus, menor sua presso crtica, mas o crescimento mais instvel e explosivo Na verdade, o contedo de gs que d equilbrio e estabilidade. Bolhas de vapor puro no so estveis, em nenhum raio.

Equao de Rayleigh-Plesset

Assumindo uma bolha esfrica, em um lquido incompressvel, com massa de gs constante, com presso parcial de vapor igual presso de vapor na temperatura em questo, e transformao gasosa isotrmica para microbolhas e adiabtica para macrobolhas:

Equao de Rayleigh-Plesset

u(r,t) a velocidade no lquido a um raio r maior que o raio da bolha p(r,t) a presso no lquido a um raio maior que o raio da bolha

R(t) o raio instantneo da bolha


Na interface, u(R,t) igual a Levando em conta a viscosidade, o stress normal superfcie :

Equao de Rayleigh-Plesset

No equilbrio, o balano das foras normais superfcie:


Onde pg(t) a presso do gs, dada por uma transformao adiabtica a partir de uma presso inicial pg0:

a razo entre as capacidades calorficas do gs e vapor.

Equao de Rayleigh-Plesset

Na ntegra a equao fica:

Assumindo u(,t) 0, e p(,t) = p(t), que dada.

Assumindo (0) = 0

Equao de Rayleigh-Plesset

O campo de velocidades do lquido , devido simetria esfrica, irrotacional e devido conservao de massa e incompressibilidade:

Para este caso particular, o termo da viscosidade da equao de NAVIER-STOKES zero. Para fluidos viscosos ou no, a equao de momento fica:

Equao de Rayleigh-Plesset

Substituindo a penltima equao na ltima:

Integrando com respeito ao raio e considerando as condies no infinito:

Equao de Rayleigh-Plesset

Na interface (r=R) temos por substituio:

Usando a equao para presso na interface e lembrando que:

Equao de Rayleigh-Plesset

Finalmente temos a equao que rege o comportamento da bolha (presso e raio) em funo da presso distante, a equao de RAYLEIGH-PLESSET:

Devido aos termos inerciais, muito no linear.

Crescimento de uma bolha

Considerando um nucleus em equilbrio inicial, e submentendo a um degrau de abaixamento de presso no raio infinito, desprezando viscosidade, mas considerando a tenso superficial:

Crescimento de um nucleus

A equao de Rayleigh-Plesset do tipo 2 = f(R), e sua anlise baseada na existncia de razes de f(R), o que determina os limites de variao de R, desde que s possvel movimentao quando f(R)>0.

Crescimento de uma bolha

Se p = p0, temos equilibrio esttico, a bolha no altera o raio. Obriga raiz dupla de f(R) em R0. Significa que o nucleus est em repouso incialmente (raio no muda) e h balano de foras, voltando primeira equao S h estabilidade na vizinhana de R0 se f(R0)<0. Estvel somente na parte decrescente.

Crescimento de um nucleus

Se p < p0, ento o nucleus pode ter um outro raio R1 > R0 que raiz para f(R). Isto vale tanto para p maior ou menor que pv. Oscilao entre R0 e R1, sem viscosidade (dissipao) e com caractersticas determinadas pela relao entre R1 e R0. Para R1R0, o nucleus oscila aproximadamente linear com

Crescimento de um nucleus

Para R1>>R0, significa oscilaes altamente no lineares de grande amplitude. As oscilaes parecem uma sucesso de colapsos e exploses, possveis devido elasticidade do gs. Se no h raiz para f(R) que seja maior que R0, ento no h limite para o crescimento

Crescimento explosivo, com velocidade terminal:

Valor este que observado experimentalmente.

Imploso de um Nucleus

Desconsiderando o efeito da presena do gs no nucleus, da viscosidade e tenso superficial, temos que o nucleus est inicialmente em uma presso igual a presso de vapor. Est portanto em equilbrio instvel.

Quando um degrau de presso maior que a presso de vapor aplicado, o nucleus implode com um tempo chamado Rayleigh time.

Imploso de um nucleus

Usando uma relao de balano energtico, podemos integrar a equao de RayleighPlesset e encontrar que a velocidade de interface negativa (colapso) e seu mdulo aumenta indefinidamente

Usando integrao do raio inicial at raio zero, temos que:

Imploso de um nucleus

De fato, temos uma boa aproximao para valores observados experimentalmente para nucleus com 1um a 1m, sendo que a velocidade final da ordem da velocidade de propagao do som, o que sugere que temos que levar em conta a compressibilidade do lquido (formao de ondas de choque).

Onda de presso gerada

Colapso prximo a uma superfcie slida

Segundo Plesset e Chapman, que em 1971 computaram a imploso de um nucleus de 1mm de raio encostado em uma parede plana slida, o colapso no esfrico:

Microjatos

A presena de uma parede slida nas proximidades em geral aumenta o tempo de vida do nucleus instvel, e deforma a imploso, gerando um microjato em direo parede.

O microjato causa fadiga e impingment.


Este microjato um dos mecanismos de transferncia de energia mais importantes relacionados eroso e ao rudo.

E mais:

Alternativamente, a bolha me pode colapsar com o microjato e o toride remanescente ricochetear e quebrar em inmeras bolhas menores, que produziro novas imploses com emisso de ondas de choque.

Interaes mais complexas so possveis

Cavidade Fixa

Cavidade fixa ou attached cavitation, sheet cavitation, ou ainda partial cavity pode ser formada em hidroflios, em condies especificas. Aparece como uma folha grudada por exemplo em uma p de hlice ou rotor. Pode desprender, periodicamente ou no, cavidades em formas de nuvens de microbolhas de vapor, a chamada cloud cavitation. Sempre h um jato reentrante na cavity closure Esta cavidade sempre deixa para trs turbulncia.

Colapso coerente

As inmeras microbolhas deixadas para trs por uma attached cavity formam uma nuvem de vapor, que atravessam uma zona de grande turbulncia. As microbolhas tendem a ficar prximas espacialmente, e com raio muito reduzido Interao entre bolhas

Colapso coerente entre todas as bolhas de uma nuvem, muito erosivo e ruidoso.

Travelling Bubble Cavitation

Krman Vortex Shedding

Von Krman Vortex Cavitation

Se a populao de nuclei for favorvel e houver o fenmeno vortex shedding, temos:

Draft tube swirl

um tipo particular de vortex cavitation, mas que o vrtice mantido pelo rotor da turbina Forma um cordo (vortex rope), que produz rudo de alta frequncia modulado em frequncia abaixo da rotao da turbina Adicionalmente produz flutuaes de presso e vibraes intensas

Pode causar falha catastrfica

Draft tube swirl

uma cavidade relativamente estvel por causa do vrtice, e que em geral aparece em turbinas em potncia baixa.

Compressibilidade do Lquido

Durante os estgios finais da imploso de um nucleus esfrico, as ondas de presso geradas so muito elevadas, de modo que a compressibilidade do lquido deve ser levado em conta, pois h a formao de ondas de choque Ondas de choque so caracterizadas por uma mudana abrupta, quase descontnua, nas propriedades do meio. So um importante mecanismo de transferncia de energia

Classificao da Cavitao

Existem vrios nveis de cavitao, dependendo da ocorrncia dos nuclei no tempo e no espao: Cavitao incipiente

Cavitao limitada
Cavitao desenvolvida Supercavitao e Choked flow (a vazo no depende mais da presso de sada)

Turbinas Hidrulicas

As turbinas pode ser classificadas em turbinas de impulso e turbinas de reao Dentre as turbinas de reao, temos em geral os tipos Francis, Kaplan, Bulb e o tipo reversvel bomba-turbina. As diferenas esto basicamente no rotor e estator. A cavitao ocorre de formas diferentes em turbinas de tipos diferentes A cavitao depende da rugosidade das peas da turbina, e dos nveis de gua

Turbinas Hidralicas

A cavitao depende da temperatura da gua e de sua qualidade, pois impurezas em suspenso podem grudar no rotor, aumentando a rugosidade, e o contedo de gs afeta a populao de nuclei

Um nuclei perturba o equilbrio de presses no rotor. Como a ocorrncia de exploses e colapsos aleatria, essas perturbaes so aleatrias tambm

Turbinas Hidrulicas

Geralmente, os fabricantes das turbinas limitam a faixa de potncia gerada para evitar a cavitao. Operar em potncias abaixo da mnima produz draft tube swirl e operar acima produz outros tipos de cavitao

o que acontece no Brasil, onde a maioria das turbinas esto ou em subcarga ou sobrecarga. A demanda varia muito rapidamente hoje em dia.
Korto e outras empresas monitoram turbinas

Emisso acstica em turbinas

Cada nucleus ao implodir pode gerar uma onda de presso de grande amplitude e curta durao, com formato dos pulsos bem documentados na literatura Adicionalmente, se houver uma parede slida nas proximidades, h a formao de microjatos e mais pulsos de presso H ainda o colapso coerente das cloud cavitations, multipulsos prximos A literatura fala da existncia de colapsos silenciosos, e de no haver diferna entre os rudos emitidos pela cavitao erosiva e no erosiva(!!)

E mais:

Um pulso de presso gerado a uma distncia D do observador, chega com um atraso de D/c e com amplitude proporcional a 1/D da amplitude no ponto de gerao. Cada nuclei estvel atua como um oscilador no linear, com frequncia dependente do seu raio crtico A ocorrncia de nuclei aleatria, assim como os eventos de exploso e colapsos

Ainda mais...

Se h interao entre bolhas, em geral o espectro emitido ganha mais frequncias altas, pois h formao de bolhas menores O nvel acstico emitido depende do nmero de cavitao Sem cavitao no h emisso de rudo Na cavitao incipiente h o aparecimento do rudo

Durante a cavitao limitada o nvel emitido aumenta com a diminuio de


Na cavitao desenvolvida o nvel para de subir

Na supercavitao o nvel emitido cai

Portanto...

O somatrios desses pulsos de presso ( e de vibrao e emisso acstica) espaados no tempo e no espao e das oscilaes naturais das bolhas produz um sinal que soa como um rudo de banda larga, que pode se extender de 5kHz (norma) at alguns MHz. Essa premissa no vale para mquinas rotativas.

Para conhecer as caractersticas da emisso acstica, devemos conhecer a hidrodinmica e a mecnica das instalaes depende da turbina em si tambm...

Cavitao em barcos
No artigo Adaptive extraction of modulation for cavitation noise, o autor fala que o modelo matemtico para o sinal que usado e citado na literatura uma modulao em amplitude em banda larga:

Onde nc(t) um rudo banda larga e fr a frequncia fundamental de rotao.

Cavitao em turbinas
Analogamente, em outro artigo sobre o assunto (Detection of cavitation in hydraulic turbines) , o autor menciona que a emisso de rudo de alta frequncia fisicamente modulada em amplitude pela passagem das ps do rotor. No meu entendimento, os nuclei (que so de ocorrncia aleatria tanto temporalmente quanto espacialmente) so influenciados pelas caractersticas do escoamento

Escoamento x Nuclei

Passagem de uma p pode dar origem a traveling bubble Interao forte entre rotor-estator (ps do rotor e palhetas diretoras do distribuidor) produz vrtices devido proximidade Cavidades fixas nas ps podem desprender periodicamente ou no nuvens de vapor

Vortex no difusor pode atrair e coalescer nuclei

CFD

De fato, vrios pesquisadores usando poderosos computadores j simularam turbinas Francis e Kaplan, montando animaes que mostram os campos de velocidades e presses envolvidas.

No foram encontradas simulaes de emisso acstica/vibracional de turbinas


Mas h quem simulou emisso acstica de barcos (limitada)

Sistemas comerciais

Existem j algumas solues venda: Monitoramento de altas e baixas frequncias (com banco de dados) Demodulao em AM, simples com retificadores Ou com tcnicas envolvendo transformador de Hilbert

Tcnicas sncronas

Onde est a informao?

A informao sobre a populao de nuclei e o tipo de cavitao, bem como sua intensidade, deve estar na portadora modulada A informao da localizao da cavitao bem como outras informaes (nmero de ps e palhetas,...) deve estar na modulante composta.

Ser que d certo ??

AGRADEO A PACINCIA DE ASSISTIR E ME DESEJE BOA SORTE...

H ainda muito a fichar, no consegui fichar metade do material adquirido.

S-ar putea să vă placă și