Sunteți pe pagina 1din 28

ESCOLA BBLICA VIRTUAL CLASSE: A BBLIA EM UM ANO PROF: FRANCISCO TUDELA PIBPENHA -SP

Pentateuco Tor
GNESIS XODO LEVTICO NMEROS DEUTERONMIO

LIVROS HISTRICOS

JOSU JUIZES RUTE 1 SAMUEL 2SAMUEL 1 REIS 2REIS

1CRNICAS 2CRNICAS ESDRAS NEEMIAS ESTER

Livros Poticos
J SALMOS PROVERBIOS ECLESIASTES Cnticos dos Cnticos

LIVROS PROFTICOS
Profetas Maiores: ISAAS JEREMIAS LAMENTAE SEZEQUIEL DANIEL Profetas Menores: OSIAS JOEL AMS OBADIAS JONAS MIQUIAS NAUM HABACUQUE SOFONIAS AGEU ZACARIAS MALAQUIAS

Agostinho (354-430 dC), filsofo e telogo cristo, cunhou as expresses profetas maiores e profetas menores Os livros mais volumosos (Isaas, Jeremias, Ezequiel e Daniel) profetas maiores Os demais livros, que de to curtos foram reunidos na verso grega do Antigo Testamento (a Septuaginta) em apenas um livro chamado de Dodecapropheton : Doze Profetas Menores (Osias, Joel, Ams, Obadias, Jonas, Miquias, Naum, Habacuque, Ageu, Sofonias, Zacarias e Malaquias)

Os profetas menores dividem-se em trs grupos:

Profetas

1 - Os profetas de Israel: Jonas Ams Osias

2 - Os profetas de Jud: Obadias Joel Miquias Naum Habacuque Sofonias

3 - Os profetas do ps-cativeiro: Ageu Zacarias Malaquias

Profeta Obadias

a.C 855 840

Joel
Ams Jonas Osias Miquias Naum Sofonias

835 805
760 750 793 - 753 753 715 742 687 663 612 640 621

Habacuque
Ageu Zacarias Malaquias

612 589
520 516 520 518 430

ISRAEL

JUD

O pecado do povo do reino do Norte ao deixarse influenciar por povos pagos Cananeus e circunvizinhos: passaram a idolatrar a Baal, e realizar prticas de prostituio cultural ou sagrada.

LIVRO DE OSIAS AUTOR: OSIAS (SALVAO) DATA: APROX 750 A.C. APRESENTA DEUS COMO O ESPOSO QUE AMA A ESPOSA INFIEL TEMA: UM RETRATO DO AMOR DE DEUS!

Propsito
A profecia de Osias foi a ltima tentativa de Deus em levar Israel a arrepender-se de sua idolatria e iniqidade persistentes, antes que Ele entregasse a nao ao seu pleno juzo. O livro foi escrito com o objetivo de revelar: (1) que Deus conserva seu amor ao seu povo segundo o concerto, e deseja intensamente redimi-lo de sua iniqidade; (2) que conseqncias trgicas se seguem quando o povo persiste em desobedecer a Deus, e em rejeitar seu amor redentor.

A tarefa de Osias:

Viver concretamente o problema antes de pregar sobre ele. Experimentar a agonia da traio e prostituio da esposa para levar a mensagem de como Deus se sentia com a traio do povo. Denunciar os erros do povo, utilizando-se dos nomes que os filhos receberam.

Em Congonhas a obra de Aleijadinho


O tema da inscrio do filactrio, que Osias leva mo esquerda, traduz uma dessas aes simblicas. O casamento, por ordem do Senhor, com a esposa adltera, tomada como imagem da terra de Israel prostituda pela sua infidelidade ao Deus nico. - "Accipe Adul/ Teram, Ait Do/ Minus Mihi: Id/ Exsequor: illa/ facta Uxor, Pro/ Les Concipit./ Atque Parit./ Osee Cap. 1". "Toma a adltera disse-me o Senhor: eu o fao: ela, tornando-se minha esposa, concebe e d luz. Osias, cap. 1".

ESBOO

O contexto histrico
Quando Osias iniciou o seu ministrio, durante os ltimos anos de Jeroboo II (753 a.C.), Israel desfrutava de uma temporria prosperidade econmica e de paz poltica. Logo a nao comeou a se deteriorar e procurou alianas com outras naes em lugar de confiar na liderana do Senhor. Passados quinze anos da morte de Jeroboo II, quatro de seus sucessores seriam assassinados. Decorridos mais quinze anos (721 aC), Samaria incendiada, e os israelitas, deportados Assria e, posteriormente, dispersados entre as naes. Para conhecer mais esse perodo da histria, leia 2 Reis 14-17 e 2 Crnicas 26-29.

O plano de Deus
O problema era como levar a mensagem de um Deus de amor a um povo que no estava inclinado a dar ouvidos e, provavelmente, no entender, se eles ouvissem. A soluo de Deus foi deixar o profeta ser seu prprio sermo. Osias tinha de mostrar seu amor por Gomer, o tipo de amor que Deus tinha por Israel.

DESTAQUES
Osias 1 3
Como livro potico Um homem extremamente apaixonado. Como livro de relacionamentos Entre um homem e uma mulher adltera e entre Deus e o homem.

1.1 Palavra do SENHOR que veio a Osias, filho de Beeri, durante os reinados de Uzias, Joto, Acaz e Ezequias, reis de Jud, e de Jeroboo, filho de Jeos, rei de Israel.

Osias, cujo nome significa salvao, identificado como filho de Beeri. Osias era de Jud (reino do sul) e profetizou a Israel (reino do norte). Talvez a ocupao de Osias fosse a de "padeiro Os 7.4. No entanto, o domnio que tinha sobre assuntos histricos e religiosos mostra que deve ter recebido uma excelente educao, no podendo ser algum aldeo ou interiorano. Casado teve filhos. Mais nada se sabe do profeta.

Israel, a esposa de Deus (Ez 16.18-15), ABANDONARA A DEUS E SE ENTREGARA ADORAO DOS deuses CANANEUS, O QUE ERA UM ADULTRIO ESPIRITUAL.

Deus ordena que Osias tome para si uma esposa adltera (1.2). Essa experincia real de se relacionar com uma mulher sem carter, impura e infiel, simbolizava o amor e desejo de compromisso de Deus para com aquela nao desobediente.
O amor de Osias uma figura da graa de Deus, pois graa o favor imerecido. Israel, no merecia o amor de Deus, mas ele escolheu amar os pecadores.

O CULTO AOS deuses CANANEUS INCLUIA A PROSTITUIO OU PROMISCUIDADE (4.11-14), por isso grande parte das mulheres estavam relacionadas prostituio fsica, alm da espiritual. Ainda que sua esposa tivesse decidido se vender na prostituio, Osias foi at o cliente e a comprou de volta (3.1-5), pois a amava tanto que se recusava a perd-la para outro, ainda que ela quisesse isso!

Jernimo - So Jernimo de Strdon, santo cristo, tradutor da Bblia para o latim (a Vulgata)- no sculo IV comentava: Quem no fica escandalizado ao ver que Osias, um profeta, recebe a ordem de casar-se com uma prostituta e ele no resiste. Nem sequer simula no querer, para dar a impresso de que executa a ao obscena de m vontade. Pelo contrrio, cumpre a ordem como se desejasse. Ao ouvir o mandato, a testa de Osias no enruga, no expressa sua dor, ficando plido, no demonstra sua vergonha ficando vermelho, simplesmente caminha para o prostbulo, vai busc-la e logo leva a prostituta para a cama. No se casou com a filha do sacerdote, ou a do imperador, ou a de um fazendeiro, ou com a filha de algum levita, Gomer (a prostituta) seria a ltima escolha para os pais de Osias

Jizreel (1.4) o nome do primognito significava Deus espalha, recebeu o nome da cidade onde Je massacrara a famlia de acabe e teve vitria como Elias profetizou (2 Rs 10.10 e 11). Agora, o reino de Israel que seria massacrado por seus pecados. Lo-Ruama (1.6) o nome da filha significava no amada. O amor de Deus por Israel, estava chegando ao fim. Lo-Ami (1.8) o nome do 3 filho significava no meu povo. O povo de Israel seria dizimado, no seria mais o povo de Deus, nem Deus o seu Deus (1.9) l Mas em seguida, no cap 2, Osias comea a proclamar os nomes dos filhos sem o prefixo lo (no); Ami e Ruama (1.11; 2.1) - profetizando que um dia Israel voltaria a ser seu povo e sua amada. A rejeio no duraria para sempre.

3.1 O SENHOR me disse: V, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adltera. Ame-a como o SENHOR ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas.

Deus ordena a Osias que v atrs dela. A narrativa em Os 1:2-9 fala do profeta na 3 pessoa, j em Os 3 o relato feito na 1 pessoa. O primeiro relato o casamento, e o segundo a reconciliao com a mulher que tinha se tornado indigna de ser a sua esposa. Mesmo depois do pecado de adultrio, perdo e reconciliao so possveis!

3.2 Por isso eu a comprei por cento e oitenta gramas de prata e um barril e meio e de cevada

Mais da metade do valor de um escravo (Ex 21:32 equivale a 30 moedas de prata, a paga de Judas). Historiadores contam que quando uma mulher era oferecida num leilo de escravos, era despida permanecia em p diante da multido curiosa. Osias no comprou sua esposa a fim de puni-la, mas para redimi-la . O Senhor, para mostrar o grau de seu amor por seu povo, vem e ordena a ele que a compre novamente. Fica clara a vontade do Senhor em ter um povo seu, um povo que se volta para Ele em todos os tempos.

UM ESPELHO PARA NS A LISTA DOS PECADOS DE ISRAEL: FALSIDADE (4.1, 10.4)

SENSUALIDADE (4.11-12)
HOMICDIO (5.2) ROUBO (7.1) OPRESSO (12.7) SOBERBA (7.10)

INDEPENDNCIA DE DEUS (8.3)


IDOLATRIA (13.2) CORAO DIVIDIDO (10.2)

Osias viveu to longe de ns 2750 anos. Sua poca, podemos at dizer, foi diferente da nossa, pode at ter sido em costumes e tecnologia, mas em pecado no o foi. Cada dia surge em nossa cidade uma nova religio, pessoas sendo escravizadas por doutrinas no bblicas. O amor de Deus no O torna cego aos nossos pecados, Ele corrige e pune Seus filhos. Deus perdoa os que se arrependem.

Toda a Bblia em um ano: Ester a Malaquias; Dusilek, Darci; 10 Ed. Rio de Janeiro; Ed. Horizonal, 2011 A Histria de Israel no A T; Schltz Samuel J.; Ed. Sociedade Religiosa Edies Vida Nova; 1977 Manual Bblico SBB; trad. Noronha, Lailah; So Paulo; Ed. Sociedade Bblica do Brasil; 2008 Textos Bblicos extrados: Bblia Sagrada Nova Verso Internacional; So Paulo; Ed. Vida; 2001 BRUCCE, F. F. Comentrio Bblico NVI. So Paulo, Ed. Vida, 1 edio, 2008 Bola de Neve Church http://www.ctadoradores.com.br/Mergulhando/ Reflexes extradas: Pginas da World Wide Web
26

Quem l fica sbio Quem cr fica salvo Quem pratica fica santo

OS RELACIONAMENTOS DE HOJE

28

S-ar putea să vă placă și