Sunteți pe pagina 1din 58

VRUS E A SADE HUMANA

VRUS E A SADE HUMANA


Viroses so doenas causadas pelos vrus

AIDS Sndrome da imunodeficincia adquirida

A AIDS uma sndrome caracterizada por um conjunto de infeces surgida devido a queda da imunidade. Essa queda ocasionada principalmente pela reduo da quantidade de um tipo de linfcito do sangue chamado linfcito T. Essa reduo se deve a destruio dos linfcitos T auxiliados pelo HIV.

AIDS

AIDS significa Sndrome da Imunodeficincia Adquirida. Sndrome : Conjunto de sinais e sintomas que se desenvolvem conjuntamente e que indicam a existncia de uma doena. A Aids definida como sndrome porque no tem uma manifestao nica, pelo contrrio, caracteriza-se pelo surgimento de vrias doenas sucessivas e simultneas, que ocultam a sua verdadeira causa.

Imunodeficincia : Trata-se de uma deficincia do sistema imunolgico. "Imuno" refere-se ao sistema imunolgico que responsvel pela capacidade natural que o corpo humano possui para se defender das doenas. "Deficincia" quer dizer que o sistema imunolgico incapaz de defender o organismo humano das doenas que o atacam.

Adquirida : Existem formas de deficincia hereditrias. No caso da Aids, a imunodeficincia ocorre por contgio com pessoas ou veculos (sangue, esperma, secrees vaginais) em que o vrus esteja presente.

AIDS
Seu

agente etiolgico um vrus Retroviridae (retrovrus) que possui material gentico composto de cido ribonuclico (RNA), denominado HIV (do ingls Human Immunodefficiency Virus), ou Vrus da Imunodeficincia Humana

ESQUEMA DO HIV

CICLO DO HIV

CICLO DO HIV

Unio do vrus ao linfcito T. Fuso do envelope do vrus com a membrana da clula. Liberao do RNA viral e das enzimas. A transcriptase reversa converte o RNA viral em molculas de DNA viral. Integrao do DNA viral ao DNA celular por ao da enzima integrase. Transcrio do RNA viral no ncleo da clula. A clula usa o DNA viral como molde para a produo de RNA viral, que passa para o citoplasma. Sntese de protenas. As proteases quebra as cadeias polipeptdicas, dando origem as diferentes protenas. Montagem e liberao do vrus

SUBTIPOS DO HIV
HIV-1

Difundido mundialmente, 99% dos casos. 2 frica Ocidental, regies da Europa, apresenta maior perodo de latncia.

HIV-

ORIGEM DO HIV
Ainda um mistrio. A maioria dos cientistas supe que a transmisso ao Homem ocorreu atravs de macacos portadores do vrus SIV(Imunodeficincia Smia do chimpanz) na frica, cujo cdigo gentico foi comparado com amostras de HIV, revelando similaridade.

ORIGEM DO HIV

Vem da frica o caso mais antigo de infeco por HIV conhecido, um homem de etnia Bantu morto em 1959 no Congo (antigo Congo-Belga). A coincidncia gentica e geogrfica confirma que o HIV passou para o Homem por contato de caadores com sangue dos animais abatidos.

SINTOMAS DA AIDS

1- Sndrome Aguda pelo HIV, surge em 2 a 6 semanas aps a exposio ao HIV.A aids no se manifesta da mesma forma em
todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais so geralmente semelhantes e, alm disso, comuns a vrias outras doenas. So eles: febre persistente, calafrios, dor de cabea, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele, gnglios ou nguas embaixo do brao, no pescoo ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer. Com a progresso da doena e com o comprometimento do sistema imunolgico do indivduo, comeam a surgir doenas oportunistas, tais como: tuberculose, pneumonia, alguns tipos de cncer, candidase e infeces do sistema nervoso (toxoplasmose e as meningites, por exemplo).

Principais infeces oportunistas na AIDS:

Citomegalovirose; Infeces por micobactrias como a Mycobacterium avium-intracellulare; Candidase da cavidade oral e esfago pelo fungo Candida albicans (o "sapinho"); Meningite pelo fungo Cryptococcus neoformans, Toxoplasmose (Sistema Nervoso Central) pelo protozorio Toxoplasma gondii; Tuberculose, por Mycobacterium tuberculosis;

Infeco por herpes vrus na boca, esfago, genitlia externa e regio


Diarrias

graves por protozorios e bactrias oportunistas como a Salmonella e Shigella; Aumento da incidncia de certos cnceres como o Sarcoma de Kaposi, um tumor maligno presente em at 40% dos indivduos com infeces oportunistas.

HERPES

SARCOMA DE KAPOSI

FORMAS DE TRANSMISSO DO HIV


sexual; sangnea (em receptores de sangue ou hemoderivados e em usurios de drogas injetveis,) e vertical (da me para o filho, durante a gestao, parto ( via placentria com rompimento de vasos) ou por aleitamento).

Alm das formas mais freqentes pode ocorrer transmisso ocupacional (acidente de trabalho) em profissionais da rea da sade (mdicos, dentistas etc), atravs de ferimentos com instrumentos contaminados pelo sangue de pacientes infectados pelo HIV.

FORMAS DE PREVENO DO HIV


uso de preservativos nas relaes sexuais; controle de sangue e hemoderivados com exames e anlises especficas;

usurios de drogas injetveis utilizarem apenas seringas descartveis;


acompanhamento durante a gestao e parto da me contaminada (aleitamento desaconselhvel )

TIPOS DE EXAMES

1. Testes Elisa Essa tcnica amplamente utilizada como teste inicial para deteco de anticorpos contra o HIV no sangue do paciente, podendo ser realizada com um grande nmero de amostras ao mesmo tempo. Para a sua realizao, utiliza-se uma placa de plstico que contm algumas protenas do HIV absorvidas ou fixadas nas cavidades em que cada amostra de soro ou plasma (que so fraes do sangue) ser adicionada. Aps uma seqncia de etapas, em que so adicionados diferentes tipos de reagentes, o resultado fornecido por meio de leitura ptica, em um equipamento denominado leitora de Elisa. Se uma amostra apresentar resultado negativo no teste Elisa, esse resultado fornecido para o paciente, acompanhado do aconselhamento ps-teste. Caso uma amostra apresente resultado positivo nesse teste, necessria a realizao de outros testes adicionais, denominados testes confirmatrios. 2. Teste de imunofluorescncia indireta para o HIV-1 Esse teste tambm permite a deteco de anticorpos contra o HIV. No entanto, somente utilizado quando a amostra de sangue do paciente apresentar resultado positivo no teste Elisa. , portanto, um teste confirmatrio. Para a sua realizao, utiliza-se uma lmina de vidro que contm clulas infectadas com o HIV, fixadas nas cavidades onde o soro ou plasma do paciente adicionado.

Aps uma seqncia de etapas, em que so adicionados diferentes tipos de reagentes, o resultado fornecido por meio da leitura em um microscpio de imunofluorescncia.
Esses testes so produzidos pela Fundao Oswaldo Cruz/Ministrio da Sade e so distribudos gratuitamente para os laboratrios da rede pblica.

TIPOS DE EXAMES

3. Teste western blot O western blot tambm um teste confirmatrio. Assim, s realizado quando a amostra de sangue do paciente apresentar resultado positivo no teste Elisa. Para sua realizao, utiliza-se uma tira de nitrocelulose que contm algumas protenas do HIV fixadas. O soro ou plasma do paciente ento adicionado, ficando em contato com a tira de nitrocelulose. Aps uma seqncia de etapas, em que so adicionados diferentes tipos de reagentes, o resultado fornecido por meio de leitura visual, que feita pelo profissional responsvel pela execuo do exame. Esse teste tem o custo bastante elevado e no deve ser feito com um grande nmero de amostras. 4. Testes rpidos anti-HIV Os testes rpidos permitem a deteco de anticorpos contra o HIV, presentes na amostra de sangue do paciente, em um tempo inferior a 30 minutos. Por isso, podem ser realizados no momento da consulta. A utilizao desse teste permite que, em um mesmo momento - o da consulta -, o paciente faa o teste, tenha conhecimento do resultado e receba o aconselhamento pr e ps-teste.

NO SE PEGA AIDS

importante que voc tenha clareza de que o HIV no se transmite pelo contato social cotidiano, como pela respirao, objetos (como pratos, talheres), alimentos, assentos de sanitrios ou insetos.

AIDS

DENGUE

Dengue uma doena causada por um vrus, o vrus do dengue, transmitida de uma pessoa doente para uma pessoa sadia por meio de um mosquito, o Aedes aegypti. A doena pode se manifestar de duas formas: DENGUE CLSSICO Dengue se inicia de maneira sbita com febre alta, dor de cabea, dor atrs dos olhos, dores nas costas. s vezes aparecem exantemas (manchas vermelhas no corpo). A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente h complicaes. DENGUE HEMORRGICO Dengue hemorrgico uma forma grave de dengue, quando se tem a doena uma segunda vez. No incio os sintomas so iguais ao dengue clssico, mas aps o 5 dia da doena alguns pacientes comeam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vrios rgos. Alguns doentes apresentam choque circulatrio. Este tipo de dengue pode levar a pessoa morte. Dengue hemorrgico necessita sempre de avaliao mdica de modo que uma unidade de sade deve sempre ser procurada pelo paciente. O mdico ir avaliar a condio do doente e indicar o tratamento correto.

DENGUE
A

origem do Aedes aegypti, inseto transmissor da doena ao homem, africana. Na verdade, quem contamina fmea, pois o macho apenas se alimenta de seivas de plantas. A fmea precisa de uma substncia do sangue (a albumina) para completar o processo de amadurecimento de seus ovos. O mosquito apenas transmite a doena, mas no sofre seus efeitos.

MOSQUITO DA DENGUE

PREVENO

Ralos Abertos: jogar CLORO puro, Sal ou Creolina trs vezes por semana e tapar com tela. - Trilhos de Box de Banheiros: escovar, pelo menos trs vezes por semana. - Vaso Sanitrio sem tampa ou uso: tampar e jogar CLORO puro. - Copos ou recipientes com gua: tampar ou esvazi-los. - Vasos e jarros de plantas, xaxim: eliminar vasos com gua. Colocar areia nos pratos das plantas. - Calhas entupidas: desentupir e escovar com gua e sabo. - Ralos Abertos: jogar CLORO puro, Sal ou Creolina trs vezes por semana e tamplos. - Caixa dgua e tambor sem tampa: limpar a cada seis meses e tamp-los. - Vasilhas de gua para os animais: escovar todos os dias e trocar a gua. - Garrafas, frascos, latas, potes vazios: deixar virados de boca para baixo. - Aqurio sem tampa ou tela: tampar ou colocar tela de proteo. - Pneus e outros entulhos velhos: guardar os pneus, limpos e secos em lugar coberto. - Barco ou caiaque: manter barcos e caiaques com a abertura para baixo. - Bromlias: no jogar gua em cima delas. Furar as folhas que acumulam gua.

CATAPORA

CAUSA: pelo vrus varicela-zster. MODO DE TRANSMISSO: saliva ou contato com objetos contaminados pelas leses da pele. CARACTERSTICAS DA INFECO: o vrus provoca pequenas e numerosas feridas no corpo, que geralmente no deixam cicatrizes. MEDIDAS PROFILTICAS: vacinao e evitar contato direto com doentes.

CAXUMBA

A caxumba tambm chamada de papeira ou parotidite uma infeco viral das glndulas salivares (geralmente a partida), sublinguais ou submandibulares, todas prximas aos ouvidos. TRANSMISSO:atravs do contato direto com secrees (saliva ou espirro) da pessoa infectada. SINTOMAS:As glndulas ficam inchadas, podendo-se perceber pelo pescoo logo abaixo da orelha, e doloridas. Tambm causa dor de cabea, dores musculares, fraqueza, febre, calafrios e dor ao mastigar ou engolir. Nos casos masculinos pode ocorrer orquite, isto inflamao do testculo e em casos femininos, a ooforite, isto , inflamao dos ovrios. Em alguns casos podem ocorrer meningite, as seqelas podem ser diminuio da capacidade auditiva e esterilidade. MEDIDAS PROFILTICAS:vacinao e evitar contato direto com doentes.

CONDILOMA ACUMINADO

O condiloma acuminado uma leso na regio genital, causada pelo Papilomavirus Humano (HPV). A doena tambm conhecida como crista de galo, figueira ou cavalo de crista. Sinais e Sintomas O HPV provoca verrugas, com aspecto de couve-flor e de tamanhos variveis, nos rgos genitais. Pode ainda estar relacionado ao aparecimento de alguns tipos de cncer, principalmente no colo do tero, mas tambm no pnis ou no nus. Porm, nem todo caso de infeco pelo HPV ir causar cncer.

CONDILOMA ACUMINADO
Formas

de contgio A infeco pelo HPV muito comum. Esse vrus transmitido pelo contato direto com a pele contaminada, mesmo quando essa no apresenta leses visveis. A transmisso tambm pode ocorrer durante o sexo oral. H, ainda, a possibilidade de contaminao por meio de objetos como toalhas, roupas ntimas, vasos sanitrios ou banheiras

CONDILOMA ACUMINADO

Preveno No existe forma de preveno 100% segura, j que o HPV pode ser transmitido at mesmo por meio de uma toalha ou outro objeto. Calcula-se que o uso da camisinha consiga barrar entre 70% e 80% das transmisses, e sua efetividade no maior porque o vrus pode estar alojado em outro local, no necessariamente no pnis, mas tambm na pele da regio pubiana, perneo e nus. A novidade a chegada, ainda em 2006, da primeira vacina capaz de prevenir a infeco pelos dois tipos mais comuns de HPV, o 6 e o 11, responsveis por 90% das verrugas, e tambm dos dois tipos mais perigosos, o 16 e o 18, responsveis por 70% dos casos de cncer de colo do tero. Ainda em discusso os valores para dose (3 doses), para o mercado privado brasileiro Na maioria das vezes os homens no manifestam a doena. Ainda assim, so transmissores do vrus. Quanto s mulheres, importante que elas faam o exame de preveno do cncer do colo, conhecido como "papanicolau" ou preventivo, regularmente.

HERPES SIMPLES

TRANSMISSO:se d pelo contato direto das leses com a pele ou a mucosa de uma pessoa no infectada. O vrus de herpes humano pode permanecer latente no organismo e provocar recidivas de tempos em tempos. SINTOMAS:pequenas bolhas cheias de lquido claro ou amarelado que formam crostas quando se rompem - precedida por alguns sintomas locais como coceira, ardor, agulhadas, formigamento e que desaparecem em uma semana aproximadamente. No caso especifico do herpes genital, podem ocorrer febre e ardor ao urinar. Algumas pessoas se referem tambm sensao de choque, sintoma explicado pela afinidade desse vrus com as terminaes nervosas. A primeira infeco costuma ser mais grave e o restabelecimento completo, mais demorado. Nas recidivas, os sintomas so os mesmos, mas menos intensos.

HERPES
PREVENO:

uso de preservativo nas relaes sexuais. Evitar contato direto ou indireto com as feridas que surgem nas manifestaes herpticas.

HERPES

RAIVA OU HIDROFOBIA

A raiva uma doena provocada por vrus caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. Transmitida pelo co, gato, rato, bovino, eqino, suno, macaco, morcego e animais silvestres, atravs da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos. Os animais silvestres so reservatrio primrio para a raiva na maior parte do mundo, mas os animais domsticos de estimao so as principais fontes de transmisso da raiva para os seres humanos.

RAIVA OU HIDROFOBIA

SINTOMAS:No homem, o primeiro sintoma uma febre pouco intensa (38 graus centgrados) acompanhada de dor de cabea e depresso nervosa. Em seguida, a temperatura torna-se mais elevada, atingindo 40 a 42 graus. Logo a vtima comea a ficar inquieta e agitada, sofre espasmos dolorosos na laringe e faringe e passa a respirar e engolir com dificuldade. Os espasmos estendem-se depois aos msculos do tronco e das extremidades dos membros, de forma intermitente e acompanhados de tremores generalizados, taquicardia, parada de respirao.

RAIVA OU HIDROFOBIA

MEDIDAS PROFILTICAS:O controle e profilaxia visa vacinar os animais de estimao a partir de 3 meses de idade e depois anualmente; capturar ces de rua; controlar os transmissores (morcegos), evitando, porm, contato direto com o mesmo. Caso seja detectada a presena de morcegos em alguma regio deve-se: procurar iluminar reas externas nas residncias; colocar telas nos vos, janelas e buracos e fechar ou vedar pores, pisos falsos e cmodos pouco utilizados que permitam o alojamento de colnias.

HEPATITE A,B,C,D e E

"A hepatite uma doena caracterizada por uma inflamao do fgado. Pode apresentar diversas causas como as infeces por vrus, uso abusivo de lcool e certos medicamentos, de drogas, doenas hereditrias e auto-imunes. Entretanto, sabemos que as causas mais comuns so as virais. A hepatite pode ser classificada em aguda e crnica, sendo que essa ltima representada por um processo inflamatrio que dura mais de seis meses, porm a cronificao no ocorre em todos os casos."

HEPATITE

Hepatite por vrus A: esse vrus eliminado nas fezes e seu modo de transmisso chamado fecal-oral, ou seja, ingesto de gua e/ou alimentos contaminados. Por isso, essa forma de hepatite bastante comum em pases menos desenvolvidos e em locais com precrias condies de higiene e saneamento bsico. Acomete principalmente crianas, na faixa etria entre dois e seis anos, mas qualquer indivduo pode ter a doena, caso ainda no tenha tido. Devemos ressaltar que quando os sintomas aparecem, o vrus j est comeando a desaparecer das fezes, isto , a fase de maior transmissibilidade j est terminando. Mesmo assim, recomenda-se um perodo de isolamento (no ir escola, creche, etc) de mais ou menos sete dias, a partir do incio dos sintomas. Em raros casos pode evoluir de forma grave, com hepatite fulminante. Por isso, pode apresentar-se em surtos, epidemias. Uma caracterstica de extrema importncia: esse tipo de hepatite no se cronifica.

HEPATITE

Hepatite por vrus B: o modo de transmisso desse vrus atravs do uso compartilhado de seringas e agulhas (entre usurios de drogas), relao sexual sem preservativo, acidentes prfuro-cortantes (como durante cirurgias) e durante o parto, quando a me pode transmitir o vrus para o recm-nascido. Uma forma de transmisso comum no passado era a transfuso de sangue. Na forma aguda, pode evoluir mais frequentemente que a hepatite A com hepatite fulminante, podendo levar morte. Hepatite por vrus C: o modo de transmisso semelhante ao do vrus B, porm a transmisso durante o parto bem menor. Antigamente era considerada a principal causa de hepatite transmitida por transfuso de sangue, mas atualmente existem exames bastante eficazes na realizao de triagem das amostras em bancos de sangue, o que diminuiu a transmisso. Apresenta tambm potencial para desenvolvimento de formas crnicas Hepatite por vrus D: o modo de transmisso o mesmo do vrus B, e esse tipo de hepatite s ocorre em indivduos infectados pelo vrus B, pois o vrus D precisa dele para poder multiplicar-se. Hepatite por vrus E: o modo de transmisso o mesmo do vrus A. Ocorre em pases menos desenvolvidos, em formas de epidemias. Em grvidas, pode levar mais comumente a formas graves.

HEPATITE

SARAMPO

TRANSMISSO:Gotculas da respirao e mesmo o ar com o vrus ainda vivo so responsveis pela disseminao da doena. SINTOMAS:Febre muito alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e exantema mculo-papular (pele com placas speras avermelhadas). O exame interno da bochecha permite identificar pequenos pontos branco-amarelados (enantema de Koplick) que confirma o diagnstico. MEDIDAS PROFILTICAS:vacina anti-sarampo, altamente eficaz, aplicada em duas doses, sendo a primeira aos 9 meses e a segunda aos 15 meses.

GRIPE

MODO DE TRANSMISSO: o vrus Influenza se dissemina, principalmente, pelo ar. Quando a pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotculas com o vrus ficam dispersas no ar por um tempo suficiente para ser inaladas por outra pessoa. SINTOMAS:febre, calafrios, suor excessivo, tosse seca - pode durar mais de duas semanas dores musculares e articulares (dores no corpo) - podem durar de 3 a 5 dias fadiga - pode levar mais de duas semanas para desaparecer malestar ,dor de cabea ,nariz obstrudo, irritao na garganta

GRIPE
PREVENO:

A melhor maneira de se proteger da gripe fazer a vacinao anual contra o Influenza antes de iniciar o inverno, poca em que ocorrem mais casos. Evitar contato direto com doentes.

C Contaminao por gotculas eliminadas ao espirrar, tossir ou falar


CAUSADAS POR VRUS

Gripe
Agente etiolgico: Influenza - diversas variedades
Hematoglutinina (H)

Neuroaminidase (N)

Licena: CC-BY-AS-2.5.

Sintomas:Febre, coriza, dores de cabea e musculares. Profilaxia: Higiene pessoal, evitar contato com doentes, vacinao.

Gripe A (H1N1)

COMPARAO DE SINTOMAS
Sintomas Febre Dor de cabea Calafrios Cansao Dor de garganta Tosse Muco Dores Musculares Ardor nos Olhos Gripe Comum < 39 Menor intensidade Espordicos Moderado Forte Menor intensidade Congestionamento nasal Moderadas Leve Gripe A 39 Intensa Frequentes Extremo Leve Seca e contnua Pouco comum Intensas Intenso

FEBRE AMARELA

doena infecciosa causada por um tipo de vrus chamado flavivrus, cujo reservatrio natural so os primatas no-humanos que habitam as florestas tropicais. Existem dois tipos de febre amarela: a silvestre, transmitida pela picada do mosquito Haemagogus , e a urbana transmitida pela picada do Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue e que foi reintroduzido no Brasil na dcada de 1970. Embora os vetores sejam diferentes, o vrus e a evoluo da doena so absolutamente iguais. A forma urbana j foi erradicada. O ltimo caso de que se tem notcia ocorreu em 1942, no Acre, mas pode acontecer novo surto se a pessoa infectada pela forma silvestre da doena retornar para reas de cidades onde exista o mosquito da dengue que prolifera nas cercanias das residncias e ataca durante o dia.

Febre Amarela
Principal vetor: Aedes aegypti

Sintomas: Febre, dor de cabea e nas costas, nusea, vmitos,


colorao amarelada da pele e mucosas (bilirrubina), insuficincia heptica e renal.

Profilaxia: Combate ao mosquito vetor e vacinao

FEBRE AMARELA

SINTOMAS:Febre alta, mal-estar, dor de cabea, dor muscular muito forte, cansao, calafrios, vmito e diarria aparecem, em geral, de trs a seis dias aps a picada (perodo de incubao). Afeta principalmente o fgado, dando aspecto amarelado pele do doente. Afeta tambm bao, rins, medula ssea e linfonodos, podendo levar o indivduo morte.

FEBRE AMARELA

PROFILAXIA:Vacine-se contra febre amarela pelo menos dez dias antes de viajar para reas de risco e no se esquea das doses de reforo que devem ser repetidas a cada dez anos; Use, sempre que possvel, calas e camisas que cubram a maior parte do corpo; Aplique repelente sistematicamente. No se esquea de pass-lo tambm na nuca e nas orelhas. Repita a aplicao a cada quatro horas, ou a cada duas horas se tiver transpirado muito; No se esquea de reaplicar o repelente toda a vez que molhar o corpo ou entrar na gua; Use mosqueteiro, quando for dormir nas reas de risco, Procure informar-se sobre os lugares para os quais vai viajar e consulte um mdico ou os ncleos de atendimento ao viajante para esclarecimentos sobre cuidados preventivos; Erradicar o mosquito transmissor da febre amarela impossvel, mas combater o mosquito da dengue nas cidades uma medida de extrema importncia para evitar surtos de febre amarela nas reas urbanas

POLIOMIELITE

TRANSMISSO: O vrus pode ser eliminado na saliva ou nas fezes de pessoas contaminadas. A transmisso pode ocorrer por meio de gotculas de saliva ou pela ingesto de gua ou alimentos contaminados por fezes de doentes. SINTOMAS: O vrus afeta o sistema nervoso e a musculatura. Pode causar paralisia severa que leva morte. A forma mais comum a paralisia infantil. PROFILAXIA: Vacinao

POLIOMIELITE

VAROLA

TRANSMISSO: gotculas de saliva e uso de objetos contaminados pelo vrus. SINTOMAS: doena caracterizada por feridas grandes e numerosas na pele, que deixam cicatrizes.Hoje considerada erradicada, mas causou numerosas mortes e deixou sequelas em muitas pessoas em todo mundo na dcada de 1950. PROFILAXIA: vacinao

VAROLA

transmitida atravs do contato direto atravs de minsculas gotas de saliva liberadas no ar ao tossir, espirrar ou falar, ou atravs da me para o feto atravs da circulao comum

Os maiores agravos determinados pelo vrus da rubola esto associados a ocorrncia da infeco durante a gestao. Nesta circunstncia, a rubola pode causar aborto, morte fetal, parto prematuro e mal-formaes congnitas (catarata, glaucoma, surdez, cardiopatia congnita, retardo mental).

S-ar putea să vă placă și