Sunteți pe pagina 1din 52

PSICODRAMA PEDAGGICO

TEORIA DOS PAPIS Moreno atribua a inspirao de sua teoria dos papis mais ao teatro do que Sociologia Contempornea.O significado da palavra do termo ingls role= papel, originrio de uma antiga palavra que penetrou no francs e ingls medievais, deriva do latim rotula. Na Grcia e tambm na Roma Antiga, as diversas partes da representao teatral eram escritas em rolos e lidas pelos pontos aos atores que procuravam decorar seus respectivos papis; essa fixao da palavra role parece ter se perdido nos perodos mais incultos dos sculos iniciais e intermedirios da Idade Mdia. S nos sculos XVI e XVII, com o surgimento do teatro moderno, que as partes dos personagens teatrais foram lidas em rolos ou fascculos de papel.Dessa maneira, cada parte cnica passou a ser designada como papel ou role.

As teorias morenianas sempre se referem ao homem

em situao, imerso no social e buscando transform-lo pela ao. O conceito de papel que pressupe interrelao e ao central nesse conjunto de teorias. As teorias psicodramticas levam o conceito de papel a todas as dimenses da vida.So utilizadas para abordar a situao do nascimento, e a existncia, enquanto experincia individual e enquanto modo de participao na sociedade. Papel, de acordo com os seus dois sentidos, compreendem unidades de representao teatral e de ao e funes sociais.

Na vida real, em sociedade, os indivduos tm funes, determinadas por circunstncias scio-econmicas, por sua insero numa determinada classe social, por seu tomo social e por sua rede sociomtrica. Assim, h papis profissionais: marceneiro, metalrgico, mdico, entre outros; h papis determinados pela classe social: patro, operrio, sem-terra, fazendeiro e outros; papis constitudos por atitudes e aes adotadas a partir dos anteriores: lder, revolucionrio, negociador, repressor, entre outros; papis afetivos: amigo, inimigo, companheiro e outros; papis familiares: pai, me, filho, sucesso da famlia, entre outros; papis nas demais instituies: diretor, deputado, coordenador e outros. O conceito de papel mais apropriado que o de personalidade, cujas formulaes vagas impediam que fosse relacionado a fatos observveis e mensurveis. Definiu papel como a menor unidade observvel de conduta.

O papel a forma de funcionamento que o indivduo assume no momento especfico em que reage a uma situao especfica, na qual outras pessoas ou objetos esto envolvidos. Todo papel uma fuso de elementos privados e coletivos. Papel a unidade de condutas inter-relacionais observveis, resultante de elementos constitutivos da singularidade do agente e de sua insero na vida social. - Origem dos Papis na Matriz de Identidade Matriz de Identidade constitui a base psicolgica para todos os desempenhos de papis. Para Moreno o ego deriva dos papis e o que se costuma chamar de personalidade deriva de fatores GETA: genticos, espontaneidade, tele e ambiente.

As principais fases da Matriz so: Matriz de Identidade Total Indiferenciada ( Fase do Duplo): os papis psicossomticos so tambm os primeiros dentre os papis precursores do ego. A criana desse perodo ainda no tem uma unidade prpria, e no esto diferenciados, para ela, outras pessoas e objetos. Matriz de Identidade Total Diferenciada ou de Realidade Total ( Fase do Espelho ): cada criana vive de um determinado modo seus papis psicossomticos, dependendo das atitudes e satisfaes que encontra nos primrdios da identidade.

Desde a formao dos papis psicossomticos, tudo se passa como se cada surgido tendesse a se aglutinar com outros, formando um aglomerado ou cacho de papis. Na fase da realidade total, a criana comea a imitar algumas formas de ao que observa. Ainda no capaz de representar ou desempenhar papis, sem confundir com aspectos seus aquilo que observa e estabelecendo distino entre papis reais e imaginrios. c) Matriz da Brecha entre Fantasia e Realidade (fase de Inverso de Papis)

Nos papis sociais a contrapartida da funo de realidade. Nos papis sociais opera predominantemente a funo de realidade, e nos papis psicodramticos, a fantasia ou funo psicodramticas. importante salientar que, nesse perodo, a imaginao no perde seu poder nem a sua funo. Apenas fica delimitado o seu mbito. Atingidas as condies para a separao entre produes imaginrias e realidade, conquistam-se os papis psicodramticos. Os papis psicodramticos correspondem dimenso mais individual da vida psquica, a dimenso psicolgica do eu, e os papis sociais, dimenso da interao social

Cumpre assinalar que a funo psicodramtica tambm pode encontrar resistncias, mas unicamente por parte do agente ( a criana ou adulto) quando ele, por exemplo, teme uma volta a etapas anteriores da matriz. Da dinmica entre aglomerados de papis, que so comunicantes entre si, por meio de vnculos operacionais, constitui-se o ego: O ego inteiro, realmente integrado, de anos posteriores, ainda est longe de ter nascido. Tm de se desenvolver, gradualmente, vnculos operacionais e de contato entre os conglomerados de papis sociais, psicolgicos e fisiolgicos, a fim de que possamos identificar e experimentar, depois de sua unificao, aquilo a que chamamos o ego e o si mesmo.

somente com a integrao dos papis precursores, por volta dos trs anos de idade, que a criana dispe de um ego e de uma identidade que lhe permitem relacionar-se como indivduos=, com outros egos, outras pessoas, e entrar em relao mais ou menos tlica com outras identidades. Gradualmente, a experincia da realidade permite que, adoo de papis, iniciada com os papis psicossomticos, venham se acrescentar s vrias possibilidades de interao dos papis sociais e psicodramticos. O processo de desenvolvimento de um novo papel passa por trs fases distintas:

TEORIA DA AO O principal pressuposto moreniano a respeito da ao o seguinte: a experincia da ao livre, isto , espontnea e correspondendo aos verdadeiros anseios do sujeito, permitelhe recuperar sua melhor condio para a vida criativa. AO ESPONTNEA E DESEMPENHO DE PAPEL Moreno no Psicodrama pressupunha que, encontrando-se como seu ser em papis imaginrios ou correspondentes a funes assumidas dentro da realidade social, o indivduo recuperava a capacidade de realizar transformaes autnticas na sua vida, no relacionamento interpessoal e, at, na comunidade. A realizao da verdadeira ao espontnea equivale criao e ao desempenho de papis que correspondem a modelos prprios de existncia.

A realizao da verdadeira ao espontnea equivale criao e ao desempenho de papis que correspondem a modelos prprios de existncia. A convalidao existencial refere-se escolha radical de um papel transformador para si mesmo. Ao Espontnea, Seinismo e Convalidao Existencial Moreno foi um dos criadores do que era apresentado como uma nova filosofia: o seinismo ( do verbo sein, ser em alemo). Cada homem precisa encontrar o seu verdadeiro ser e agir de modo a convalid-lo, agir em consonncia com o reconhecimento profundo da prpria escolha de valores.

Um dos exemplos que ele nos legou, de convalidao existencial, foi o da transformao radical realizada em sua vida pelo escritor russo TOLSTI. Habituado a uma vida cercada de conforto material e famoso, Toslti teria a esta renunciado para fazer a experincia de viver como um campons, seguindo o seu verdadeiro desejo. Ao Espontnea e Fatores Intervenientes Toda ao interao por meio de papis.Para agir em conjunto ou deforma combinada, as pessoas precisam de um tempo de preparao.

Para interagir necessrio ativar a sensibilidade, a captao do movimento, do ritmo, dos sentimentos de outra pessoa; uma verdadeira afinao entre os agentes indispensvel para a ao efetiva. Para agir de modo espontneo preciso quenos entendamos, conosco e com o outro. Todo e qualquer ato est relacionado a trs fatores, que se encontram tambm na origem do organismo humano, das idias e dos objetos: lcus, matrix e status nascendi. O lcus delimita a rea ou local especfico onde se d um determinado processo. A matrix a parte nuclear de todo o processo. O status nascendi a pauta de ao primria, a preparao. Estes conceitos,quando aplicados ao sujeito e suas interrelaes, recebem os nomes de zona, foco e aquecimento.

Dessa forma temos que: - Zona: o conjunto dos elementos atuantes e presentes numa ao determinada. - Foco: a regio de coincidncia dos diversos componentes da zona,sendo portanto o ncleo principal da zona. - Aquecimento: a preparao para agir de acordo consigo mesmo ou com outrem.Ele disparado pelos iniciadores, que so Meios de provocao do organismo, voluntrios e involuntrios, e que podem ser de natureza fsica, qumica, mental e social. A zona oral o conjunto da boca, lbios e lngua do beb e o peito, o leite e o mamilo da me, alm do ar ambiental.

Ao no Psicodrama: a Dramatizao A dramatizao o mtodo por excelncia, segundo Moreno, recuperao de condies para o inter-relacionamento.Visam propiciar a ocasio para que o protagonista encontre os papis que vem evitando ou mesmo desempenhando sem convico,nem espontaneidade. Moreno propunha a atores, egos-auxiliares e protagonistas a utilizao de seu corpo para desempenhar, com emoo autntica, os papis a partir dos quais iriam interagir. Os iniciadores so, pois,mecanismos prprios, deliberada e conscientemente desencadeados pelos atores,ou movimentos e vrias formas de expresso corporal,que o diretor do Psicodrama pede que os protagonistas explorem, visando o aquecimento para o desempenho espontneo e criativo de papis na dramatizao.

Ao, Aquecimento e Teoria da Tcnica. A dramatizao s pode ocorrer de modo proveitoso e espontneo se o aquecimento for efetivo. A fase de aquecimento inespecfico, a servio da apreenso do clima afetivoemocional e da escuta daquilo que dito, consciente e inconscientemente, pelos membros do grupo, reconhecendo o protagonista.

Aquecimento Inespecfico e Emergncia do Protagonista O protagonista emerge, escolhido pelo grupo ou descoberto pelo terapeuta.Muitas vezes o grupo procura escolher um falso protagonista, algum que no representa o sentimento ou emoo predominante no grupo,para evitar(inconscientemente) o confronto consigo mesmo. Acontece,eventualmente,de o protagonista ser todo o grupo;propiciando a relao dos membros do grupo entre si ou com os terapeutas

Aquecimento Especfico e Dramatizao Aquecimento especfico a preparao do protagonista para a dramatizao; a preparao do protagonista para a dramatizao; ,tambm,a manuteno do clima de envolvimento com a realidade vivida e dramatizada. Quando a pessoa ou o terapeuta no conseguem manter afinao tlica,a dramatizao ou no se inicia, ou interrompida,ou cai no vazio.Se a transferncia( no sentido moreniano) predomina sobre a telesensibilidade,o aquecimento especfico impossibilitado.Exemplo: o protagonista sente-se perseguido ou censurado pelo terapeuta ou pelo grupo; o terapeuta est tomado pelo desejo de exibir sua capacidade de dirigir ou quer provar alguma coisa para o protagonista.

IX- FASES DE CADA ENCONTRO Planejamento: improvisao versus criatividade Todo encontro deve seguir um planejamento metodolgico cuidadoso.Dentro da direo do encontro, cabem a flexibilidade e a criatividade: variaes que podem ser feitas de acordo com as necessidades do momento e com o ritmo do grupo. Deve-se sempre saber onde est e onde quer chegar, o protagonista se torna criativo quando pode variar o como, sair de onde est para chegar sua meta.

Preparao do ambiente fsico O ambiente fsico a extenso direta da pessoa do protagonista. Os aprendentes podem se sentir bemvindos,acolhidos e aceitos, ou no,dependendo em parte, de como foi preparado o ambiente. Uma sala de grupo preparada de forma adequada transmite uma mensagem de disponibilidade por parte do ensinante.Este deve estar atento aos seguintes itens: limpeza, ausncia de rudos externos, claridade e temperatura adequadas, decorao e disposio das cadeiras. Se, por um lado, um ambiente fsico bem preparado transmite mensagens importantes aos aprendentes, por outro, sua preparao produz efeitos benficos sobre o ensinante.

Acolhimento Acolher ou receber as pessoas, no incio de cada encontro,permite o aquecimento da relao entre ela; como o boto que liga um motor. o conjunto de comportamentos de cordialidade e aceitao presentes no incio dos encontros sociais ou profissionais,desde que, no caso do ensinante, no sejam posturas superficiais.Se sua postura no for genuna,seu corpo ir tra-lo, revelando a falsidade de seus gestos. As habilidades de acolher ajudam o ensinante a entrar em sintonia mais facilmente com os aprendentes.

Dramatizao e Papis No Vividos A dramatizao uma oportunidade para que o protagonista examine, atravs da experincia no como se, o sentido profundo de papis em que vem investindo sua fantasia. A ao no como se s vezes permite o reconhecimento, e a posterior libertao, de papis idealizados, que vm impedindo a ao espontnea no quotidiano do protagonista.Exemplo: na dramatizao o protagonista,examina seu papel, de professor sabetudo; ignora o quanto est inconscientemente comprometido com esse papel. Com esta unidade cristalizada de fantasia (esse papel imaginrio e novivido) irrealizvel, pois ningum sabe tudo,ela se mantm perturbando o sujeito em suas atividades e relacionamentos, fonte de ansiedade e frustrao.

Passagem ao Ato: Acting-out O termo acting-out utilizado para expressar o atuar para fora aquilo que est dentro do paciente. Ele distinguia dois tipos de acting-out: o irracional e incalculvel, tendo lugar na prpria vida, que prejudicial ao indivduo e suas relaes.Para referir-se ao actingout, Freud,em 1905, utilizou o vocbulo alemo para o relato de um caso clnico chamado Dora; o teraputico e controlado,que tem lugar no contexto dramtico do tratamento. Em vez de provocar inadvertidamente o atuardos contedos internos fora da relao teraputica, o Psicodrama procura deliberadamente o acting-out como forma de interveno. O Psicodrama dramatiza para desdramatizar, isto , pela acentuao, exagero at,pela encenao do ato enfim,permite que a tendncia ao ato impulsivo e a repetitividade patolgica dos papis sejam esvaziadas.

Catarse de Integrao a mobilizao de afetos e emoes ocorrida na inter-relao, tlica ou transferencial, de dois ou mais participantes de um grupo teraputico, durante uma dramatizao. Possibilita a um ou mais desses participantes a clarificao intelectual e afetiva das estruturas psquicas que o impelem de desenvolver seus papis psicodramticos e sociais, abrindo-lhe novas possibilidades existenciais. A catarse se d por meio da ao dramtica, permitindo ao sujeito tornar-se inteiro,completando alguma etapa de seu processo de identidade.

A Catarse do Grupo A depositao de seus prprios sentimentos e emoes na figura e no drama do protagonista permite que venham tona contedos que tambm estavam afastados da conscincia de outros participantes do grupo. Os interesses, sentimentos e emoes vividos conjuntamente permitem, freqentemente ,que os integrantes do grupo dem voz quilo que vinha sendo evitado,comunicando-se com seus companheiros e, posteriormente,com o protagonista.

TCNICAS DE PSICODRAMA PEDAGGICO Role-playing, treinamento ou desenvolvimento de papis.Deve-se limitar ao manejo do papel a desenvolver e do seu papel complementar.Neste caso os papis a serem trabalhados so os de professor e aluno. importante pontuar que a formao em Psicodrama Pedaggico longa e ao final de sua formao, os futuros psicodramatistas pedaggicos, realizam a sua prtica de ensino e, recebem uma informao terica acerca do papel que iro desempenhar. Se ao invs desta informao, ministra-se nas disciplinas do ltimo ano de formao,o role-playing,o futuro terapeuta ter a possibilidade de elaborar suas expectativas e temores,mediante o treinamento de papis,tomando tambm conscincia de suas idealizaes com relao futura profisso; e percebe,com maior objetividade,os limites de sua tarefa enquanto educador.

O Psicodrama Pedaggico no pode se embasar na

intuio,pois isso tornar sua atuao frgil para suportar as responsabilidades e as exigncias prprias do papel. Torna-se evidente que, diante dos fatos, nem a intuio,nem os conhecimentos tericos ou mesmo tcnicos, constituem uma base slida para a ao,e os novos mestres percebem ento a necessidade de instrumentos adequados para a mesma. Com relao ao afeto que colocam na tarefa, os professores que se formam percebem que deve existir um limite em seu uso e em sua disponibilidade,uma vez que o professor uma ponte que aproxima o aluno do conhecimento e vice-versa, com isto no podendo a relao professor-aluno superar a relao aluno-conhecimento.Os professores normalmente optam entre assumir e criar um papel ou aderir a um pseudopapel.

No desenvolvimento do papel,consegue-se uma

conscincia maior do espao vida da sala de aula e compreende-se melhor o papel desempenhado pelo tempo, o valor do perodo,no processo de aprendizagem. Por outro lado, o treinamento de papis permite adquirir maior habilidade no manejo de situaes concretas,com relao ao princpio de autoridade e de problemas de disciplina, alm de uma maior objetividade quanto a como sentido ou valorizado o conhecimento,a avaliao dos alunos, provas,exames,entre outros dos contextos, porque no cenrio ocorre, com freqncia, uma cena dentro da outra. Respeitar os contextos em si mesmo um fator de esclarecimento e compreenso.

O professor ou especialista na rea,desenvolve

seu papel com o auxlio de tcnicas dramticas, quem melhor pode avaliar os benefcios que pode produzir, usando a metodologia psicodramtica,quando no exerccio de sua funo. Do ponto de vista estrutural,a locomoo do grupo a mudana de um grupo, de uma regio a outra, dentro do campo psicolgico, isto , as caractersticas do grupo em si mesmo, as dos indivduos que o compem, como tambm seu ambiente, as finalidades do grupo e os caminhos que percorrer para alcan-los. Do ponto de vista dinmico concebe-se o grupo com a funo resolver os sistemas de tenso aos quais est submetido, a saber:

- Sistema de tenso positiva,em relao ao caminhar do grupo frente aos seus objetivos, os quais so alcanados graas resoluo positiva do sistema de tenso,progressivamente. - Sistema de tenso negativa, em relao aos mecanismos de funcionamento do grupo e seus membros (a resoluo permanente deste sistema de tenso indispensvel manuteno e sobrevivncia do grupo). Se adotamos uma perspectiva de eficcia,uma vez definida a quantidade de energia utilizvel,quanto mais um grupo gasta energia para manter sua coeso a qualquer preo(utilizando diferentes meios,que so outros tantos mecanismos de defesa),menos energia resta para atingir seus objetivos,e mais reduzida ser sua produo. Graas eficcia de funcionamento de seus mecanismos autoreguladores, o grupo poder manter um equilbrio satisfatrio entre as necessidades e as obrigaes contraditrias.

Teatro Espontneo: tudo improvisado,a obra,a ao,o tema,as palavras,o encontro e a resoluo de conflitos;participao do auditrio: todos so autores,espectadores participantes; no h cenrios construdos classicamente: o cenrio aberto cenrioespao, espao aberto,espao de vida,a vida mesma. Jornal Vivo: pode ser considerado o antecessor do Sociodrama, porque permite ao grupo vivenciar o presente sociocultural da comunidade, numa experincia de criao coletiva, onde no h um protagonista individual,mas onde todos o so, a partir das notcias.Busca o processo criador espontneo, em status nascendi, no aqui e agora da situao.

As finalidades das ltimas tcnicas so: - Estudo diagnstico; exploratrio,de situaes existenciais,psicolgicas e relacionais do grupo social. - Estudo de qualquer acontecimento para concluses, dos pontos de vista psicossocial e institucional; - Busca de solues dos problemas por meio da catarse de integrao grupal e conseqentes modificaes da relao sociomtricas do grupo, instituio ou comunidade trabalhada

VIII- ETAPAS DO PSICODRAMA PEDAGGICO Aquecimento: onde sobressai a gnese das idias do grupo, a proposta da tarefa a ser executada e a pergunta: o que o grupo deseja protagonizar. Dramatizao e Criao: onde sobressaem a busca da concepo dramtica, a distribuio dos papis, a armao do cenrio e alenta metamorfose dos atores. Compartilhar: onde finalizada a dramatizao especfica, central na preocupao do grupo,compartilhando as emoes levantadas,para possveis transformaes. Comentrios: h um predomnio da reflexo intelectual,buscando-se a elaborao do acontecido com o grupo como um todo e com cada um,atingindo em sua individualidade.

IX- FASES DE CADA ENCONTRO Planejamento: improvisao versus criatividade Todo encontro deve seguir um planejamento metodolgico cuidadoso. O ensinante deve ter uma direo bem clara para no se perder. Dentro dessa direo, cabem a flexibilidade e a criatividade: variaes que podem ser feitas de acordo com as necessidades do momento e com o ritmo do grupo. Sabendo sempre onde est e onde quer chegar, o ensinante se torna criativo quando pode variar o como sair de onde est para chegar sua meta. Preparao do ambiente fsico O ambiente fsico a extenso direta da pessoa do ensinante. Os aprendentes podem se sentir bem-vindos,acolhidos e aceitos,ou no,isso depende,em parte,de como foi preparado o ambiente. Uma sala de grupo preparada de forma adequada transmite uma mensagem de disponibilidade por parte do ensinante.Deve estar atento aos seguintes itens: limpeza,ausncia de rudos externos,claridade e temperatura adequadas,decorao,entre outros.

Se por uma lado, um ambiente fsico bem

preparado transmite mensagens importantes aos aprendentes,por outro,sua preparao produz efeitos benficos sobre o ensinante. Todas as tarefas do dia-a-dia,h sempre um ritual de preparao sendo cumprido. medida que se prepara externamente, a pessoa intensifica o estado de ateno, ficando pronta para a tarefa que vai realizar e incorporando o papel que vai desempenhar.A preparao do ambiente lhe d conscincia do que est fazendo e lhe permite entrar em sintonia com o grupo que vai chegar.

Acolhimento Acolher ou receber as pessoas, no incio de cada encontro,permite o aquecimento da relao entre elas; como o boto que liga um motor. o conjunto dos comportamentos de cordialidade e aceitao presentes no incio dos encontros sociais ou profissionais,desde que, no caso do ensinante,no sejam posturas superficiais.Se sua postura no for genuna,seu corpo ir tra- lo,revelando a falsidade de seus gestos. As habilidades de acolher ajudam o ensinante a entrar em sintonia mais facilmente com os aprendentes.

Aquecimento Nesta etapa,os aprendentes iniciam uma conversa informal e descontrada entre si,desde o encontro na sala de espera at o momento em que se assentam na sala de grupo. No incio do encontro,no esto prontos ainda para as atividades didticas,apenas para esse contato informal.Este um momento importante para a dinmica de grupo; quando seus participantes comeam a se conhecer,at que possam aprofundar seu relacionamento mais tarde. O ensinante deve estar atento para no participar da conversa nessa fase, evitando polarizar as atenes para si e facilitando o entrosamento dos aprendentes.

Revivncia Esta fase responsvel pela ligao entre o ltimo encontro e o que est se iniciando nesse momento. O ensinante pede a cada aprendente que compartilhe com o grupo: - o que mais o tocou no grupo anterior; - se continuou trabalhando com algum aspecto importante no decorrer da semana; - como introjetou a experincia vivida no encontro anterior; - como ele a transferiu para seu cotidiano:em casa,no trabalho, na escola,com os amigos,entre outros. A passagem da fase do aquecimento para a revivncia muito suave: na primeira,os aprendentes falam de si e das situaes vividas durante a semana; na segunda,falam de si em relao ao grupo,como foram tocados e quais as descobertas que fizeram a partir do ltimo encontro.

Reviso O ensinante pede aos aprendentes que respondam,s questes: o que ,para que e como, relativas ltima habilidade apresentada. importante,que cada um d suas prprias respostas,sem repetir o que est escrito no livro. No item para que, os aprendentes devem buscar razes para o treinamento da habilidade em questo tanto para o ensinante quanto para o aprendente. Ao final,cada um compartilha com o grupo o que escreveu. Vivncia um exerccio experencial,que deve envolver a participao de todo o grupo e que serve como introduo para o novo passo.Sua finalidade aumentar a prontido dos aprendentes para a aprendizagem de uma nova habilidade. Muitas vezes, a vivncia funciona como uma tcnica para instigar a curiosidade do consumidor, fazendo-se um certo suspense em torno do produto a ser divulgado. O mesmo acontece na fase da vivncia: os aprendentes fazem o exerccio sem saber o que vir em seguida, o que instiga sua curiosidade em relao ao prximo passo.

Explanao Terica O ensinante explica teoricamente a habilidade que foi introduzida com a vivncia, dividindo essa explicao em trs partes: o que habilidade(conceito),para que serve(finalidade) e como pode ser desenvolvida(passos do treinamento). Essa fase deve ser de curta direo, para no cair na monotonia das aulas tericas ou no estrelismo de um conferencista que faz uma palestra. Mesmo envolvendo contedo terico, o Psicodrama Pedaggico um processo ativo, no a aprendizagem passiva das aulas convencionais na base do giz e quadro.

Treinamento a fase do como, que deve durar a maior parte do encontro.Eminentemente prtica, feita geralmente pelos exerccios em duplas. O ensinante d as instrues e observa as duplas enquanto fazem o exerccio.Ao final deste,cada uma compartilha sua vivncia com o restante do grupo. O ensinante avalia as dificuldades de cada aprendente, jamais deixando de apontar tambm seus pontos positivos e seus progressos. Para Casa O ensinante pede aos aprendentes que reapliquem esse exerccio durante a semana. a aplicao direta da habilidade aprendida s situaes do dia- a- dia. Ao final de algum tempo, torna-se um estilo de vida, e no uma estratgia de relacionamento.

1 O primeiro encontro: o encontro de reconhecimento do grupo.Pede-se a cada participante que se apresente, por meio de um smbolo construdo tendo como material: uma folha de papel ofcio e as mos. Construir um smbolo que o represente,apresentando-se ao grupo e o porqu do smbolo. No final o ensinante se apresenta e convida a todos iniciar seu portiflio. A finalidade dessa apresentao facilitar a integrao dos aprendentes. muito difcil nos aproximarmos e gostarmos daquilo que no conhecemos.A melhor maneira de nos fazermos conhecer falarmos de ns mesmos. O problema que temos receio de nos expor,isso nos ameaa e por causa desta ameaa, continuamos desconhecidos para o outro. Precisamos aprender a dizer de nossa pessoa para o outro, simplesmente porque a nica maneira de construirmos relaes verdadeiras.Aprender a falar de si como nascer de novo. O ensinante precisa ter alguns cuidados essenciais ao bom funcionamento do grupo.

- Sigilo: deve- se fazer um pacto de absoluto sigilo com os

aprendentes.Cada um deve ter a garantia de absoluta privacidade em relao s coisas que vai dizer. - Respeito: importante que o ensinante deixe muito claro que a histria de cada pessoa to importante quanto a prpria pessoa. Tem sua razo de ser e deve ser respeitada.Sua funo permitir que se conhea a pessoa e, no invadir a sua privacidade. Deve- se avisar aos aprendentes que no digam nada que possa lhes trazer incmodo ou desconforto depois.A verdade pode ser dita em pequenas doses, medida que cada um se sentir livre,confiante e seguro em relao ao grupo. Nesta atividade iniciada,de maneira informal,a aprendizagem do escutar e responder,passos que sero vivenciados em todos os encontros.

2 Fases da Vida Neste encontro, entrega- se a cada participante trs folhas de papel ofcio e lpis de cor. Pede- se que em uma folha pinte a sua infncia, na outra a sua adolescncia e na ltima sua fase atual.Posteriormente, faa a unio destas trs partes da maneira que mais lhe convier,montando desta forma a segunda pgina de seu portiflio. O ensinante no deve apressar a realizao desta atividade, no passando ao grupo sua impacincia. Coloca- se um fundo musical relaxante como estmulo realizao. Abre-se uma roda de conversa e cada participante apresenta a sua histria de vida,caso queira. Mediante a aceitao ou no da apresentao,respeita- se a sua vontade e o seu silncio.

3 Trabalhando com Jornal: Cada participante receber uma folha de jornal, tinta ou giz de cera, para que neste momento registre por meio de desenhos, palavras ou rabiscos, todas as sensaes e emoes desconfortveis de que se lembrem. Aps, o ensinante, pede que cada um rasgue, pique seu papel o mais que puder livrando-se pela ao destes momentos de desprazer. Diante da montanha de papel picado, entrega-se ao aprendente uma cartolina, papel madeira,cola e possibilite que reelabore por meio da colagem ressignificando a aprendizagem. Abre-se a roda de conversa para as devidas apresentaes e dilogos espontneos entre os participantes e pontuados pelo ensinante.

4 A pessoa significativa: Convida- se o grupo a uma viagem interna, um passeio

pelo arquivo emocional, em busca de uma pessoa que tenha marcado intensamente a vida de cada um,seja de modo positivo. Pergunta- se; Como ou era essa pessoa?

Quais so ou eram suas caractersticas mais marcante? Sua aparncia fsica? Sua postura? O que,exatamente,fez com que essa pessoa se tornasse to especial a ponto de ser lembrada nesse momento como uma pessoa significativa? Cada participante se utiliza sua criatividade para ir dando vida a esta pessoa.A medida que cada um apresenta seu trabalho e fala da pessoa significativa,est falando de si, de uma experincia de extrema importncia em sua vida. importante que o ensinante respeite o ritmo do grupo, que precisa de todo o tempo necessrio para reviver fatos que podem ter sido determinantes em relao a muitos de seus comportamentos atuais.

5 Pr- Teste e Retrato do Grupo O importante nesse momento fazer com que os

ensinantes se vejam por um momento como pessoas que esto sendo ajudadas. Mais importante ainda que faam, o pr-teste. Este consiste em uma auto- explorao, por escrito, por recorte e colagem, das reas emocional, fsica,intelectual ,social e espiritual. importante ressaltarem os aspectos de sua vida que querem mudar, assim como aqueles com os quais esto plenamente satisfeitos. Abre- se uma roda de conversa para apresentao dos trabalhos ao grupo,compartilhando as descobertas evocadas pelo exerccio. Este o momento ideal para o ensinante tirar fotos do grupo, lgico com a permisso do mesmo.Devem ser feitas trs fotos, no mnimo, pedindo- se aos aprendentes que determinem suas posies a cada vez. Estas fotos tm grande utilidade tanto para o ensinante quanto para os aprendentes. O primeiro entra em sintonia com cada participante mais facilmente quando estiver se preparando para o prximo encontro.

6 Treinando a Acolhida Considerando que chamar as pessoas pelo nome um elemento fundamental na habilidade de acolher, o ensinante pede aos aprendentes que se lembrem das pessoas com quem se encontraram no dia anterior:da hora em que se levantaram at a hora em que se deitaram, noite. importante que e lembrem do maior nmero possvel de nomes: desde as pessoas de casa at os colegas de trabalho ou escola,passando por funcionrios,porteiros,o limpador do carro, o rapaz do posto de gasolina ou o vendedor de uma loja,entre outros. Numa folha de papel, os aprendentes escrevem numa coluna esquerda os papis das pessoas (chefe, subordinado, colaborador, companheiro)e, direita,os nomes correspondentes a cada um. Terminada a tarefa relatam o que descobriram com a atividade: quantas pessoas mencionaram e o nmero de nomes lembrados, como sua habilidade de memorizar os nomes das pessoas no dia-a-dia, a freqncia com que chamam as pessoas pelos nomes,como se sentem quando so chamadas pelos nomes e quando no so,entre outros. Pontua-se desta forma a importncia do reconhecimento.

XI- CONCLUSO Praticamos o Psicodrama Pedaggico constantemente em nossa vidas. A partir do momento que permitimos nos conhecer, conquistando Liberdade, Conhecimento, Saber,que culminam em Educao e Reflexo. Psicopedagogia: aprender para todos!

Dialtica Humana O homem se preocupa tanto em no morrer Que mal encontra tempo para viver A violncia est constante Existem vtimas a todo instante. Sonhos de um mundo melhor e fascinante Mas a paz algo distante O que fazer para no matar ou morrer? Ser que isso que o homem sabe fazer? Os seres humanos devem se respeitar mutuamente Somente assim podero viver sem ao menos viver Sem medo de perder a vida sem ao menos viver Vivendo na verdade apenas um perecer. Mas ainda h uma salvao Como nos embalos de uma cano Deixando a alma ser guiada pelo corao. Emerson Rogrio

XII BIBLIOGRAFIA CONSULTADA BORIS, Georges. O Psicodrama de Jacob Levy Moreno.In:Noes bsicas de Fenomenologia.Fortaleza: UNIFOR-Universidade de Fortaleza,2006.( mimeo) CONSUELO, Dulce. Os vnculos como passaporte da aprendizagem: um encontro DEUS.Rio de Janeiro:Editora Caravansarai,2003. FONSECA FILHO, Jos S. Psicodrama da Loucura. 3.ed.So PAULO: Agora,1980. GONALVES,Camila Salles; WOLFF. Jos Roberto; ALMEIDA, Wilson Castelo.Lies de Psicodrama: introduo ao pensamento de J.L.Moreno.So Paulo: Agora,1988. MIRANDA, Mrcio Lcio de.Construindo a Relao de Ajuda: guia do treinador.2.ed. Belo Horizonte: Editora Crescer,1995. MORENO, Jacob Levy. Psicodrama. So Paulo: Editora Cultrix,1998. ROMAA, Maria Alicia.Psicodrama Pedaggico.2.ed. So Paulo: Papirus Editora,2000.

S-ar putea să vă placă și