Sunteți pe pagina 1din 19

CARACTERSTICAS GERAIS

Foram considerados como vegetais =1969 classificados em um reino parte. Apresentam caractersticas que permitem sua diferenciao das plantas; So eucariticos: (um s leveduras), ou multinucleados filamentosos ou bolores). ncleo: (fungos

CARACTERSTICAS GERAIS
Heterotrficos : nutrem-se de matria orgnica morta - fungos saprofticos, parasitrios ou simbiontes.

Suas clulas possuem vida independente e no se renem para formar tecidos verdadeiros;

Parede celular
Quitina; Hexoses; Hexoaminas; Polissacardios e protenas (cistena);

ESTRUTURA DOS FUNGOS


Leveduriformes; Filamentosas; As hifas podem ser contnuas ou cenocticas e tabicadas ou septadas;

Ao conjunto de hifas, d-se o nome de miclio. O miclio que se desenvolve no interior do substrato: elemento de sustentao e de absoro de nutrientes, chamado de miclio vegetativo; O miclio que se projeta na superficie e cresce acima do meio de cultivo o miclio areo (miclio reprodutivo);

Propgulos ou rgos de disseminao: so classificados em externos e intemos, sexuados e assexuados; O miclio vegetativo no tem funes de reproduo, MAS fragmentos de hifa podem se desprender e cumprir funes de propagao

Estes elementos so denominados de talocondios e compreendem os:

REPRODUO
Os fungos se reproduzem em ciclos assexuais, sexuais e parassexu A reproduo assexuada abrange quatro modalidades: Fragmentao de artrocondios; Fisso de clulas somticas; Brotamento ou gemulao do blastocondios-me; Produo de condios.

Os condios representam o modo mais comum de reproduo assexuada; so produzidos pelas transformaes do sistema vegetativo do prprie miclio. As clulas que do origem aos condios so denominadas clulas conidiognicas.

Os condios podem ser hialinos ou pigmenntados, geralmente escuros - os feocondios; apreentar formas diferentes esfricos, fusiformes, cilndricos, piriformes etc; ter parede lisa ou rugosa; serem formados de uma s clula ou terem septos em um ou dois planos; apresentarse isolados ou agrupados.

No aparelho de conidiao Aspergillus, os condios formam cadeias sobre filides, estruturas em forma de garrafa, em torno de uma vescula que uma dilatao na extremidade do conidiforo.

Alguns fungos formam um corpo de frutificao piriforme denominado picndio, dentro do qual se desenvolvem os conidiforos, com seus condios: os picnidioconidios. Essa estrutura encontrada na Pyrenochaeta romeroi, agente de eumicetoma.

Os propgulos assexuados internos se originam de esporngios globosos, por um processo de clivagem de seu citoplasma, e so conhecidos como esporoangiosporos ou esporos. Pela ruptura do esporngio, os esporos so liberados.

Os esporos sexuados se originam da fuso de estruturas diferenciadas com carter de sexualidade. O ncleo haplide de uma clula doadora funde-se com o ncleo haplide de uma clula receptora, formando um zigoto. Posteriormente, por diviso meitica, originam-se quatro ou oito ncleos haplides, alguns dos quais se recombinaro, geneticamente.

Reproduo sexuada.
Os esporos sexuados internos so chamados ascosporos e se formam no interior de estruturas em forma de saco, denominadas ascos.

S-ar putea să vă placă și