Sunteți pe pagina 1din 20

A URBANIZAO BRASILEIRA E SEUS PROBLEMAS

URBANIZAO BRASILEIRA

URBANIZAO UM CONJUNTO DE EQUIPAMENTOS DE BENS E SERVIOS QUE EXISTEM PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA OS HOMENS NAS CIDADES. QUANTO MAIS ESTRUTURADOS ESSES EQUIPAMENTOS MAIOR A QUALIDADE DA CIDADE.

POPULAO RURAL E URBANA

O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAO BRASILEIRA ESTIMULOU O SURGIMENTO DE GRANDES REGIES URBANIZADAS NO BRASIL


REGIO SUDESTE A PARTIR DA DCADA DE 1950 1980 TODAS AS REGIES BRASILEIRAS, EXCETO A NORDESTE, A POPULAAO URBANA MAIOR QUE A RURAL 1991 75% DA URBANIZADA. POPULAO BRASILEIRA

E SURGE A URBANIZAO

A URBANIZAO ACONTECEU DE MANEIRA DESIGUAL, TANTO NO MUNDO COMO NO BRASIL. ISSO ACONTECEU PORQUE A CHAMADA URBANIZAO ACONTECEU EM DECORRNCIA DA INDUSTRIALIZAO. A INDUSTRIALIZAO COMO ESTUDAMOS ACONTECEU PRIMEIRAMENTE NOS PASES QUE CHAMAMOS DE DESENVOLVIDOS, SOMENTE DEPOIS QUE ACONTECEU NOS PASES DE INDUSTRIALIZAO TARDIA.

CAUSAS DA URBANIZAO

PROBLEMAS EXISTENTES NO CAMPO COMO BAIXOS SALRIOS, MECANIZAO DO CAMPO, ETC.


EXPANSO DO SETOR DE SERVIOS COM OS GRANDES NMEROS DE NOVOS EMPREGOS QUE SURGIRAM . A MDIA APRESENTOU UM NOVO MODO DE VIDA QUE ATRAIU O HOMEM DO CAMPO PARA A CIDADE GRANDE BUSCA POR MELHORES CONDIES DE VIDA.

CATEGORIAS E FUNES URBANAS FUNES URBANAS DEFINIDAS: cidades que possuem caractersticas especficas como religiosas, porturias, industriais, tursticas, etc.
DESENVOLVIMENTO DO SETOR TERCIRIO: cidades com poucos espaos rurais onde circulam grandes volumes econmicos e tambm pessoas e idias. TODAS AS CIDADES POSSUEM FUNES E EXISTEM TAMBM HIERARQUIAS ONDE DEVEMOS OBSERVAR QUE ALM DA FUNO UMA CIDADE MAIOR QUE A OUTRA.

HIERARQUIA URBANA. PRIMEIRAMENTE MEGALPOLE:

So grandes aglomeraes urbanas, formadas por cidades de diversos tamanhos, nas quais se incluem metrpoles das quais as cidades pequenas mantm uma relao econmica muito intima umas com as outras.

CORNUBAO

a unificao de duas ou mais cidades, em consequncia de seu crescimento, ou seja, duas ou mais cidades que cresceram tanto que seus limites se entrelaaram formando praticamente uma nica paisagem. Podemos destacar como exemplo a o estado de So Paulo e o continente europeu.

REDE URBANA

Um conjunto de cidades que mantm entre si relaes comerciais, financeiras, industriais, culturais, polticas, mas geralmente sob o comando de uma cidade que apresenta o setor de prestao de servios mais desenvolvido e diversificado.

REGIES METROPOLITANAS Conjunto de municpios agregados, unidos e integrados social e economicamente a uma cidade central. o caso da cidade de Fortaleza onde existe 16 municpios que se integram.

Por que o Brasil apresentou uma urbanizao to acelerada?

Causas: Crise da cafeicultura ps1929,intensificando o xodo rural no pas;

- Industrializao ps-2 Guerra Mundial: as cidades passam a ser atrativas iluso de uma vida melhor emprego, escola, hospital?

ABC paulista So Caetano maio de 1946

- Falta de apoio e de infra-estrutura social ao pequeno agricultor que vende suas terras ao latifundirio (presso do grande proprietrio);

- Expanso da monocultura e da mecanizao do campo;

CONSEQUNCIAS

-Processo de macrocefalia urbana, ou seja, inchao das cidades, que passam a apresentar intensa favelizao, falta de infra-estrutura social e hipertrofizao do setor tercirio;

Problemas urbanos

PROBLEMAS URBANOS

FAVELAMENTO
Os movimentos migratrios do homem do campo para a cidade crescem e nem sempre as grandes cidades tem estrutura para receber grandes contingentes populacionais. Isso faz surgir moradias precrias com pessoas marginalizadas.

CONSEQUNCIAS DO PROCESSO DE EXCLUSO


As pessoas marginalizadas se organizam formando movimentos sociais. Esses movimentos lutam por melhores condies de vida como escola, sade, moradia, trabalho, etc. Nem sempre existe o devido respeito de governantes e da populao por esses movimentos.

MOVIMENTO DOS SEM-TETO

o movimento das pessoas que lutam por moradia e esse movimento existe em vrias partes do mundo. Eles trabalham em mutiro e lutam contra a especulao imobiliria que existe no nosso pas. Esse mutiro acontece para a construo de moradias rapidamente em um determinado local sempre reivindicando uma melhor qualidade de vida. Esse movimento acontece devido o desinteresse do poder publico em criar leis e projetos para trazer dignidade para as pessoas que vivem em situao de favelamento.

S-ar putea să vă placă și