Sunteți pe pagina 1din 25

Faculdade Estcio de S de Santa Catarina

PROCESSO ELETRNICO: UMA ANLISE DA LEI 11.419/06 E SUA APLICABILIDADE NO PODER JUDICIRIO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Acadmico: Jos Nardelio de Abreu Filho Orientadora: Natlia Gaspar Machado

Objetivo, Problema e Mtodo


OBJETIVO: Demonstrar a efetiva relevncia do Processo Eletrnico nos dias de hoje, como um meio de efetivao do instituto da durao razovel do processo e dos meios que garantam a celeridade de sua tramitao: PROBLEMA: O idealizado pela lei 11.419/06 poder contribuir para um Poder Judicirio mais clere mediante a efetiva aplicao do Processo Judicial Eletrnico, frente aos meios tradicionais de tramitao processual? MTODO: mtodo dedutivo que consiste numa pesquisa a partir de uma premissa geral, para ao final obter a informao desejada

Estrutura:
O Processo Judicial brasileiro; Princpios constitucionais de aplicao ao processo; O processo eletrnico da Lei 11.419/06 e sua aplicao no Poder Judicirio de Santa Catarina.

Captulo 1 - O Processo Judicial brasileiro


Processo civil europeu: a) Perodo primitivo: Dos perodos mais remotos ao ano de 1088 (perodo romano-barbrico); b) Perodo judicialista: compreendido entre 1088 e 1563; c) Perodo prtico: compreendido de 1563 a 1806; d) Perodo procedimentalista: compreendido de 1806 a 1867 Evoluo do processo e da jurisdio; Separao da legislao processual civil e a penal da lei material; e) Perodo processualista: de1868 at os dias atuais; Evoluo da justia privada para a justia pblica monoplio do Estado (imparcial); Necessidade de um rgo julgador: Poder Judicirio.

Captulo 1 - O Processo Judicial brasileiro


Evoluo do processo judicial no Brasil: Ordenaes Filipinas: Importante diploma jurdico promulgado em 1603; Independncia poltica do Brasil de Portugal: decreto de 20 de outubro de 1823; Cdigo Comercial: Evoluo do comrcio, sancionado em 1850; Regulamentos n 737 e 738: publicados em1850; O regulamento 737 foi considerado de grande importncia at a edio do Cdigo de Processo de 1939, composto de 1.052 artigos, dividido em 10 livros. Ainda nos trs primeiros livros: o Princpio da Oralidade e o Princpio da Publicidade; CPC 1939: Diversas alteraes ao longo dos anos, o que o tornou ineficaz s necessidades da sociedade, o que acarretou na edio do cdigo de 1973. Presidente Jnio Quadros em 1961, encarregou o Prof. Alfredo Buzaid para elaborar o anteprojeto do Cdigo de Processo Civil, que tornou-se lei em 1973; Alteraes destaque: aquelas em relao aos recursos, aos processos e procedimentos.

Captulo 1 - O Processo Judicial brasileiro


Os problemas relacionados prestao jurisdicional: Morosidade do prprio sistema judicirio; Procedimentos burocrticos x informatizao; Falta de legislao compatvel com o aumento de demandas; Falta de sistemas informatizados; Excesso de formalismo do magistrado; Tempo neutro x tempo nobre do processo;

A conseqncia disso a demora na instruo e resoluo dos processos, aliada, ao nmero insuficiente de juzes.

Captulo 2 - Princpios constitucionais de aplicao ao processo


Devido processo legal: Constituio Federal de 1988, artigo 5, LIV: Ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. Garantia constitucional todos os cidados que a soluo de seus conflitos obedecer aos mecanismos jurdicos de acesso e desenvolvimento do processo, conforme previamente estabelecido em leis. Contraditrio e Ampla defesa: Constituio Federal de 1988, artigo 5, LV: aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Visa a assegurar o direito parte de apresentar sua defesa, ou contestar os fatos que lhe so imputados numa lide, mediante alegaes e provas.

Captulo 2 - Princpios constitucionais de aplicao ao processo


Acesso justia; Constituio Federal de 1988, artigo 5, XXXV: "A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. Visa facilitar o acesso dos cidados ao judicirio enquanto instituio do Estado, bem como tornar vivel o acesso a ordem jurdica justa, clere e eficaz. Acesso justia x barreira financeira (R$). Juiz Natural: Constituio Federal de 1988, artigo 5, LIII: Ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente. Garantia de julgamento por um juiz, ente do Estado; Se traduz pelo julgamento da pretenso com imparcialidade = Julgamento justo; Sistemas eletrnicos consagrado ainda mais.

Captulo 2 - Princpios constitucionais de aplicao ao processo


Publicidade: Constituio Federal de 1988, artigo 5, LX e artigo 93, IX. O artigo 5 LX prev que A lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem; Forma de fiscalizao do poder judicirio; Funo educativa (idias); Incentivo ao interesse pela justia; Aumento da confiana no poder judicirio; Publicidade restrita x publicidade popular. Razovel durao do processo e Celeridade de sua tramitao: Conveno Americana sobre Direitos Humanos: ratificada pelo Brasil em 6 de novembro de 1992, especifica as regras do devido processo legal, dentre elas a prestao jurisdicional dentro de um prazo razovel e efetivo; Na Constituio Federal de 1988 a incluso do princpio ocorreu com a emenda constitucional n 45/2004 de 08 de Dezembro de 2004 (art. 7); Tempo do processo = bom senso; Demora = descrdito.

Captulo 3 - O processo eletrnico e sua aplicao no Judicirio Catarinense


A informatizao do processo judicial: Lei 9.800/99: Sistema de transmisso de dados para a prtica de atos processuais. Lei 11.419 de 19.12.2006: Utiliza a internet. Principal objetivo: disciplinar o processo eletrnico, reduzir os custos, acarretar celeridade e economia processual. Caractersticas positivas: a comunicao eletrnica de atos processuais (maior celeridade); digitalizao dos autos (armazenamento digital). Conselho Nacional de Justia CNJ, criado em 31 de dezembro de 2004: Diretrizes: Modernizao tecnolgica do Judicirio; Ampliao do acesso justia. Resolues, programas e metas: Resoluo 46, de 18 de dezembro de 2007 (classes, assuntos e movimentaes) Resoluo 65, de 16 de dezembro de 2008 (uniformizar numerao) Meta 3: Informatizar todas as unidades judicirias e interlig-las ao respectivo tribunal e rede mundial de computadores (internet).; Meta 10: Implantar o processo eletrnico em parcela de suas unidades judicirias.

Captulo 3 - O processo eletrnico e sua aplicao no Judicirio Catarinense


Lei 11.419/06: Dos artigos 1 ao 3 a lei dispe acerca da do uso do meio eletrnico no envio e tramitao das peties; dos artigos 4 ao 7 sobre a comunicao eletrnica dos atos processuais, como O Dirio da Justia eletrnico e intimaes eletrnicas por meio de portal prprio; do artigo 8 ao 13 sobre o processo eletrnico, distribuio, citao, intimao etc., alm das disposies gerais e finais do artigo 14 ao 22. O documento eletrnico e seus requisitos de validade: a) Garantia de autenticidade verdade da indicao do autor e, singularmente, da subscrio, ou seja, a correspondncia entre o autor aparente e o autor real H a necessidade de empregar a assinatura digital no documento, emitida por Autoridade Certificadora. b) Integridade do Documento Eletrnico Diz respeito a proteo contra alterao indevida posterior ao envio. Assinatura digital: Token ou Smart Card

Captulo 3 - O processo eletrnico e sua aplicao no Judicirio Catarinense

Ilustrao 1 Smart Card e Token Ilustrao 2 Solicitao do PIN do Smart Card ou Token O usurio necessita informar a senha para vincular ao documento a assinatura do carto digital, que garantir a origem e o signatrio do documento para os fins no qual foi produzido

Captulo 3 - O processo eletrnico e sua aplicao no Judicirio Catarinense


O sistema SAJ e as caractersticas do modelo adotado no TJSC Soluo destinada : modernizao do Poder Judicirio e dos rgos correlatos, Softplan/Poligraph + 7 (sete) Tribunais Estaduais No Judicirio Catarinense: a) desnecessidade de deslocamento at o frum; b) reduo de despesas com materiais e equipamentos de escritrio; c) acesso rpido a informao desejada. Automatizou: a distribuio de processos; o cadastro unificado de pessoas; pauta de audincias; controle de pendncias e prazos; emisso de documentos; emisso e controle de mandados; andamento e movimentaes processuais; Novidades: Aviso de Recebimento Postal; Gravao de audincias.

Aps a distribuio a petio entrar num WorkFlow (escaninho eletrnico) que poder, de pronto, ser analisada pelo Juiz e receber um despacho padro, a ser digitalmente assinado

Captulo 3 - O processo eletrnico e sua aplicao no Judicirio Catarinense


Anlise dos primeiros dados extrados na implantao do processo eletrnico no Poder Judicirio catarinense:

Objetivo: interligar todas as comarcas do Estado; Comarca piloto: 1991 So Jos; 1996 - Lages; 1999 Todas interligadas;
Resultado: 112 comarcas; 8.300 usurios gerenciando 2 milhes de processo ativos. 2006: Virtualizao completa dos processos de Execuo Fiscal, o que tornou o processo eletrnico uma realidade no Estado de Santa Catarina. No Poder Judicirio Catarinense, o servio do peticionamento eletrnico foi disponibilizado aos advogados em meados de Maio de 2008, desde ento, constata-se a crescente adeso dos advogados catarinenses.

Captulo 3 - O processo eletrnico e sua aplicao no Judicirio Catarinense


Anlise dos primeiros dados extrados na implantao do processo eletrnico no Poder Judicirio catarinense

Ilustrao 3 Peticionamento Eletrnico TJSC at o dia 16/09/2009

Captulo 3 - O processo eletrnico e sua aplicao no Judicirio Catarinense


Anlise dos primeiros dados extrados na implantao do processo eletrnico no Poder Judicirio catarinense

Implantao do processo eletrnico na Vara de Execuo Fiscal da Comarca da Capital. Incio: Secretaria da Fazenda encaminha as CDAs para a Procuradoria; Procuradoria gera os "kits de ajuizamento: Petio Inicial + CDA; Distribuio aleatria aos procuradores para assinatura digital;
Ajuizadas: protocolao digital - garantia de autenticidade e de tempestividade No frum os processos so distribudos automaticamente s Varas de Execuo Fiscal. O magistrado, atravs do fluxo de trabalho (workflow) encontra todas as filas de trabalho que ir trabalhar, podendo emitir os despachos determinando citao ou a emenda.

Captulo 3 - O processo eletrnico e sua aplicao no Judicirio Catarinense

Ilustrao 4: Processo listados na fila conclusos para despacho inicial

Despachos padronizados podem ser emitidos em bloco para todos os processos da fila.

Captulo 3 - O processo eletrnico e sua aplicao no Judicirio Catarinense

Ilustrao 5: Portal e-SAJ disponvel na internet no site do tribunal

Intimada a parte > procura um advogado > peticiona eletronicamente atravs do portal eSAJ

Captulo 3 - O processo eletrnico e sua aplicao no Judicirio Catarinense

Ilustrao 6: Atividades a serem executadas para o processo

No Frum: Conferncia dos documentos recebidos > Juntados pasta digital > Intimao do procurador para manifestao das alegaes do devedor.

Captulo 3 - O processo eletrnico e sua aplicao no Judicirio Catarinense


Ao final a procuradoria intimada pelo portal e o devedor, pelo Dirio da Justia Eletrnico. Decorrido o prazo sem manifestao das partes, o processo arquivado eletronicamente. Informatizao da Execuo Fiscal eletrnica no Estado de Santa Catarina: Ajuizamento eletrnico 28.795 CDAs: impediu a prescrio da pretenso devido ao grande volume de tarefas; A Procuradoria do Municpio de Florianpolis recebeu de forma eletrnica da Secretaria da Fazenda os dados de 28.795 CDAs, o que soma um total de R$ 15.276.579,15; Agrupamento por nome de devedor: Total de 15.706 aes. No tribunal a etapa de cadastramento das peties foi eliminada devido ao reaproveitamento dos dados, o que permitiu a distribuio automtica das peties e logo em seguida o despacho inicial do juiz.

Captulo 3 - O processo eletrnico e sua aplicao no Judicirio Catarinense

Tabela 1 Ajuizamento Convencional de 28.000 CDAs Procuradoria: 233:25 + TJ: 1974:35 = 2.208:00 (hh:mm)

Captulo 3 - O processo eletrnico e sua aplicao no Judicirio Catarinense

Tabela 2 Ajuizamento Eletrnico de 28.000 CDAs Procuradoria: 42:35 + TJ: 15:10 = 57:45 (hh:mm)

Captulo 3 - O processo eletrnico e sua aplicao no Judicirio Catarinense

Desde a importao at a assinatura do despacho inicial foram menos de 59 horas, contra as 2.200 horas que seriam necessrias para o ajuizamento dos processos fsicos, o que resulta num ganho de 97.34% no tempo total utilizado at o despacho inicial.

Resultados: Reduo do tempo (ocioso); Reduo do custo (insumos); Benefcios para natureza; Desburocratizao do processo.

CONSIDERAES FINAIS
O uso do processo eletrnico no Poder Judicirio Catarinense, trouxe um resultado positivo muito significante em termos de tempo do processo; Obteve-se ganhos em mais de 97% do tempo, se comparado com o ajuizamento convencional; Os resultados do uso do processo eletrnico se fundem no s em benefcios para o cidado que tem seu direito concretizado dentro de um menor espao de tempo, mas tambm em benefcios para o meio ambiente. Milhares de rvores so poupadas. A energia eltrica empenhada na produo do papel que se transforma em pginas do processo tambm reduz consideravelmente. A justia do futuro tambm est se modernizando e se adequando aos avanos tecnolgicos, basta agora que os operadores do direito acreditem nessa ferramenta a faam valer os parmetros estabelecidos na Lei 11.419/06.

OBRIGADO!

S-ar putea să vă placă și